sexta-feira, 21 de abril de 2023

Animes da Temporada de Janeiro 2023

E aí, leitor?
 
Eu tenho energia para fazer este post? NÃO!
Eu tenho energia para fazer este post e o de abril? NÃO!
Mas vou tentar, porque se eu ficar defasada demais, certamente vocês perderão ainda mais a vontade de ler este blog e isso seria triste.
 
Afinal... NÃO EXISTE NINGUÉM NA LIMBOSFERA OTAKU QUE SURTE MAIS DO QUE EU! (Na real, na Limbosfera, só tem eu mesma... Na Otakusfera, são outros quinhentos)
 
Caso você queira apenas saber a lista completa de animes que estrearam, procure no Google um "guia de animes da temporada" e vá ser feliz.
 
Você pode conferir todas as minhas análises de início de temporada abaixo:

Versão "Pau no cu":
2013: Abril 2013
- Outubro 2013
2014: Abril 2014
- Julho 2014 - Outubro 2014
2015: Janeiro 2015
- Abril 2015 - Julho 2015 - Outubro 2015
2016: Janeiro 2016
- Abril 2016 - Julho 2016 - Outubro 2016 (escroto)

Versão "Menos Pior":
2016: Outubro 2016
(clean)
2017: Janeiro 2017
- Abril 2017 - Julho 2017 - Outubro 2017
2018: Janeiro 2018
- Abril 2018 - Julho 2018 - Outubro 2018
2019: Janeiro 2019
- Abril 2019 - Julho 2019 - Outubro 2019
2020: Janeiro 2020 - Abril 2020
 - Julho 2020 - Outubro 2020

Esquemas do Kimono Amarelo
As informações usadas são do My Anime List (lista de animes e simulcasts) e do guia da temporada da Crunchyroll.

>>Atualmente não comento mais todos os animes da lista, escolho alguns para destacar e talvez fazer a alegria de quem gosta de ver o mundo pegar fogo.<<

E agora temos QUATRO CATEGORIAS de animes escolhidos e comentados:
 
~Lista de Trabalhos~
A partir deste ano, teremos uma categoria somente para os animes em que trabalhei como revisora de legendas na equipe de localização na Crunchyroll. A lista completa de trabalhos desde 2021 está aqui.
 
~Canto da Sereia~ 
Animes que me interessam e irão para as primeiras impressões.

~Hora do Pitaco (ex-Pitaco Edition)~
Animes que senti vontade de comentar e que podem ir OU NÃO IR para o post de primeiras impressões.

~Reservatório de Chorume (ex-Chorume Edition)~
Seguindo a tradição, aqui estarão animes com os comentários mais cruéis e escrotos por realmente não servirem para nada, além de gastar dinheiro dos japoneses.

Desde 2014 o blog segue o esquema de peneiras, sendo ESTE POST a primeira peneira e o post de primeiras impressões a segunda peneira.

Sistema de Peneiras
PRIMEIRA PENEIRA:

-Animes com NÃO: não vou assistir. Ou seja, não terá primeiras impressões.
-Animes com VOU TENTAR: vou dar uma chance, vai para a segunda peneira.
-Animes com ASSISTO: vou assistir e está garantido na programação do blog.

SEGUNDA PENEIRA:
-Post com as primeiras impressões do PRIMEIRO EPISÓDIO das séries que passaram na "primeira peneira";
-Se o anime tiver "
ASSISTO" ou "VOU TENTAR" nessa etapa, terá posts semanais, podendo ou não ser dropado durante esse período.
 
SOBRE NOVAS TEMPORADAS DE ANIMES JÁ ANALISADOS NO BLOG!!!
Desde o Cronograma 001.1, os animes serão listados aqui, mas não entrarão no post de primeiras impressões, indo DIRETAMENTE para a programação do blog quando existir possibilidade (vai demorar para um caramba).
 
Boneco de neve aqui não se cria!
Até porque se começar a nevar num mês que não deveria estar frio no Brasil, a gente entra em desespero, culpa a La Niña E O AQUECIMENTO GLOBAL, QUE VAI COMER A NOSSA CARCAÇA ANTES DO FIM DO MUNDO... que é logo ali.

Este texto poderá conter:
-Cansaço;
-Preguiça crônica;
-Dor de cabeça;
-Otakice de dublagem;
-Variações de humor;
-Problematização de questões sérias.

É isso, leitor, os avisos foram dados.
Agora, se você quiser se arriscar por esse mar de bagaceiras, não diga que não avisei. Apenas diga que não joguei a boia, pois... não existe boia neste lugar. Traga a sua própria boia da próxima vez (se houver próxima para você).
 
~Lista de Trabalhos~
Sugar Apple Fairy Tale
Diretor: Youhei Suzuki
Estúdio: J.C.Staff
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Menina que perdeu a mãe segue para cidade grande a fim de prestar um concurso de confeitos de açúcar. Como a "estrada é longa e ela vai bem sozinha", precisa de alguém para garantir sua segurança. No mundo onde ela vive, fadas existem e são caçadas e escravizadas por seres humanos, então a menina resolve comprar uma fada guerreira.

E sabe qual fada guerreira está no mercado? A que é dublada pelo Masaaki Mizunaka. Simplesmente uma fada lindíssima com voz de gostoso.

E foi assim que eu caí na cilada.

Em Outubro de 2022, o Masaaki Mizunaka interpretou o imperador Gaojun em Raven of the Inner Palace, daí pirei na batatinha quando vi a voz de gostoso num anime da nova temporada.

FOI A PIOR COISA QUE EU FIZ NA MINHA VIDA.
Elenco de dublagem não salva história e eu sei dessa merda HÁ ANOS, porém, como uma pessoa que precisa pagar contas, achei que valia os boletos.

Sim, valeu os boletos.
Como espectadora, não valeu um minuto de entretenimento do Masaaki Mizunaka.
O que valeu, além dos boletos, foi a equipe que são pessoas queridas, maravilhosas e IGUALMENTE SOFREDORAS!

Fofoca de bastidores: todos xingamos muito o Jonas e a Bridget.
Nosso puro suco do ódio.

Sabe o que é mais engraçado? Depois de trabalhar no último episódio, a gente bateu o martelo acreditando que não ia ter 2ª temporada disso. ESTAVA TODO MUNDO FELIZ QUE NÃO IA TER QUE SOFRER COM A BURRICE DO ROMANCE RUIM.

No dia seguinte anunciaram a 2ª temporada.

O estado mental da equipe, galera...
E a 2ª temporada volta quando? JULHO DE 2023.

Sabe a única coisa que vai me salvar em julho? O retorno do gostoso do Gojou, A 5ª temporada de Bungou.

E ESSA FOI TODA A COTA DE FOFOCA DE BASTIDORES DA EQUIPE DE LOCALIZAÇÃO!
 
Agora vou falar como a velha blogueira de sempre.
A premissa não é lá a coisa mais interessante do mundo, até porque eu estou extremamente cansada desse rolê de escravidão. Sempre que tem coisa "de época", colocam escravidão para dar aquele drama e causar toda uma comoção dentro da história. NÃO VEJO REAL NECESSIDADE. ENTERRA ESSE CARALHO DE ESCRAVIDÃO! DE SACO CHEIO DE INJUSTIÇA NESSA MERDA!
 
O que me chamou a atenção além do Mizunaka e da Rie Takahashi (minha esposa) no elenco, foi o rolê dos CONFEITOS DE AÇÚCAR.

Achei que veríamos mais sobre essa arte e... ela existe? Existe sim. Só que a história é mais sobre os personagens do que exatamente sobre a beleza dos confeitos que... infeliz e, provavelmente para facilitar a vida da produção do anime, foram feitos em computação gráfica. Daquela com custo-benefício razoável, mas que dói nos olhos.

Bom, o Twitter do anime soltou alguns vídeos de confeitos de açúcar reais baseados nos que apareceram no anime e... sinceramente... LINDÕES.
Além de botar os dubladores para fazer aqueles docinhos japoneses em que você mistura pózinhos.

Certo, bora assistir o trailer e comentar.
Ah é, apaixonei nesses olhos de céu estrelado do Shall. FUI TROUXA DEMAIS.
Caramba, leke... CHEIO DE SPOILER NO PV1!
A arte é bonitona, né? CHATEADA QUE ESSA MERDA TEM "AÇÚCAR" NO NOME, MAS DEVERIA SER "MAÇÃ DO SOFRIMENTO"!!!! Ai, que ódio.

É, leitor, se você ainda não deu uma chance a Sugar Apple, achou a temporada de abril vazia e quer buscar algo para assistir, vou dar alguns avisos que podem conter spoilers SEM CONTEXTO: tem sofrimento/angústia, é romance tipo de novela em que o casal principal é burro demais e todo mundo dá olé neles, universo machista e misógino (tem explicação mais para frente) para servir de obstáculo na trama, assédio sexual e moral, além de violência contra a mulher, bom elenco de dublagem, animação bonita tirando os 3D dos confeitos e design de personagens lindíssimo.

Particularmente, um dos motivos para eu não gostar de mangás de romance, é que ele traz esse esquema imbecil de casal que não se esforça tanto assim para ficar junto e que esconde os sentimentos um do outro. Ainda que haja alguns comportamentos interessantes a cerca de determinadas situações, o universo aqui também não ajuda muito.

Bom, como estou estreando essa nova seção de "lista de trabalho" e não quero me obrigar a assistir para o blog algo que não tenho REAL vontade, vou jogar aqui uma pequena análise bem spoilenta com cor clarinha para ninguém reclamar que tomou sem pedir.

Sim, este anime não vai para as primeiras impressões, pois assim diminuo a quantidade de títulos que preciso assistir e o post SAI MAIS RÁPIDO. Ou seja, todo mundo ganha.
 
AH! JÁ ESTAVA ESQUECENDO! Informações técnicas!
 
A abertura é "Musical" de Minori Suzuki e o encerramento é "Kanaeru" de Sumire Morohoshii.

Além do Mizunaka e da Takahashi, o elenco conta com: Tomoaki Maeno, Yuuto Uemura, Takuma Terashima (Shiki Granbell de Edens Zero - J.C.Staff), Kouki Uchiyama, Takeo Ootsuka (Kakeru Kurahara de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru), Kazuyuki Okitsu (Fat Gum de Boku no Hero Academia 4), Reiji Kawashima (Fushi de To Your Eternity).

ÁREA DE SPOILAS (prossiga com cautela): Acho que além do esquema de romance sofrido de casal burro, o universo de Sugar Apple é machista e misógino.
Quase no final do anime descobrimos que existe preconceito com mulheres artesãs de açúcar. Tudo isso por conta DA RELIGIÃO, que conta a seguinte babaquice: Deus fez o homem e a mulher para governarem a superfície, só que a mulher se apaixonou pelo rei das fadas e traiu o homem. Deus as castigou, não permitindo que fizessem confeitos de açúcar (que são sagrados).
A verdade é que o rei da humanidade, Cédric, era escravo do rei das fadas. Porém, os dois acabaram se tornando amigos e se respeitando, tanto é que o rei das fadas liberou o Cédric. Mas como humanos e fadas se odiavam, os dois grupos fizeram com que seus reis lutassem, saindo os humanos vitoriosos. Triste e enlutado pela morte do rei das fadas, ele pediu a um artesão do açúcar que fizesse um confeito e ofereceu ao amigo falecido.
Assim como boa parte das religiões, a história foi corrompida por homens machistas, colocando a mulher num lugar de servidão e inferioridade.
O arco do refinamento em massa de açúcar mostra como a maioria dos homens da história são incompetentes, inferiores, egoístas e covardes, tendo uma cena que lembra uma tentativa de estupro, com o Sammy e o grupo de amigos dele segurando a Anne e empurrando as mãos dela para dentro de um tacho de açúcar borbulhante. Nesse meio tempo, o Jonas, que foi usado de bode expiatório e enganado para atrair a Anne a um lugar ermo, foge e consegue pedir ajuda do Shall, que salva a garota.
Antes que o leitor não entenda os vários tipos de recursos narrativos de violência contra a mulher, reclame que "ainn tudo agora virou tentativa de estupro", vou explicar a situação. Todo ano tem a Exposição de Confeitos de Açúcar que premia a melhor escultura com uma medalha e o título de Mestre do Açúcar Prateado. Acontece que a colheita da maçã-de-açúcar, matéria-prima do açúcar prateado, foi ruim e por isso os artesão precisam se reunir no Ateliê Radcliffe para ajudar no refinamento em massa. Com isso, eles ganham uma quantidade de maçã para refinar seu próprio açúcar.
Lembra da religião que segrega mulheres e homens? Pois bem. A Anne é a única artesã mulher e precisa enfrentar um ambiente completamente machista para conseguir sua cota de maçã.
Quando ela termina a escultura para a exposição, o diretor do ateliê, Marcus Radcliffe, vai vistoriar os barris de açúcar e a peça. O Sammy vai junto, pois é considerado o sucessor do Marcus. Só que quando o Sammy vê a qualidade do açúcar e a peça da Anne, ele entra em desespero, porque está num nível extremamente acima dele. E todo mundo sabe o que acontece quando alguém com orgulho ferido se sente inferiorizado.
O ato do Sammy, de querer queimar as mãos da Anne para que ela não pudesse mais ser artesã, é um tipo de violência em que o agressor se sente superior e causa um trauma. Ele tem a satisfação de causar esse trauma. Por isso eu comparei com a violência sexual. Agressão física como socos e chutes fala mais sobre o sentimento de raiva. Claro que há uma satisfação em bater e se sentir superior, só que os machucados podem se curar. Dependendo de quanto tempo as mãos da Anne ficassem mergulhadas no açúcar quente, poderia ser irreversível. Sem falar que era um grupo de 3 a 4 homens contra uma garota, o que reforça a imagem perturbadora.
E infelizmente esse tipo de recurso narrativo é bastante usado em romances desse estilo, para reforçar a relação entre a mocinha e seu par, que normalmente chega na hora para salvá-la. E cai naquele problema da "mulher na geladeira", que eu comentei na análise de Tokyo Revengers. O termo se refere basicamente à violência que uma mulher sofre para que o personagem masculino finalmente tome uma atitude na história.
Olha, de coração, leitor, acho que já foi a época de ter falta de criatividade e fazer esse tipo de história com esse recurso estúpido. O único ponto positivo é que a Anne rejeita o Jonas e os pedidos de casamento dele no começo do anime, porque não gosta dele dessa forma e deixa isso claro. Infelizmente ela é muito burra e tonta, caindo em todo o tipo de armadilha e sendo salva aos 45 do 2º tempo pelo Shall. Cansada, sociedade. Ser mulher é aguentar uma quantidade escrota de desgosto.

Status na peneira: Não.
----------------------------
The Ice Guy and His Cool Female Colleague/Koori Zokusei Danshi to Cool na Douryou Joushi
Diretor: Mankyuu
Estúdio: Zero-G, Liber
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Descendente de um ser sobrenatural conhecido como yuki-onna (mulher da neve), cria friagem sempre que algum sentimento muito forte o acomete. Trabalhando numa empresa, ele encontra uma colega que não tem muitas expressões faciais, mas aquece seu coração.

Mais um anime que trabalhei, mais uma equipe supimpa da gota serena!
 
E começando PELAS FOFOCAS DE BASTIDORES...
Nós determinamos que o Himuro usaria umas gírias meio antigas ao ter seus surtos mentais, pois quando ele ficava empolgado em pensamento, usava o dialeto de Kansai.

Por ser meio complicado traduzir essa condição para o português sem correr o risco de ser xenofóbico com alguma parte do Brasil, achamos melhor usar as gírias mais antiquadas.

Até porque, para usar sotaques como o caipira, o nordestino ou um mineirês, deveríamos nos sentir à vontade com isso. Como a maioria é sudestina e do estado paulista, para evitar desconforto entre o público, optamos pelas gírias.

Se tivesse alguém do interiORzão ou de alguma área fora do sudeste, particularmente, acharia válido usarmos o sotaque que essa pessoa da equipe está acostumada. Mas sem ter, o melhor foi não forçar.

E um salve para a tradutora que quebrou a cabeça para deixar a brincadeira "shiritori" utilizável em português.

Shiritori é uma brincadeira em que alguém sugere um tema e diz uma palavra relacionada. Aí a próxima pessoa tem que falar uma palavra que comece com a última letra ou sílaba da palavra anterior.

Simplesmente traduzir o que estava em japonês não faria sentido em português.

É por essas e outras que eu não discuto com tradutor. Tiro dúvidas, pergunto se é aquilo mesmo, MAS NÃO DISCUTO. O TRADUTOR (quase) SEMPRE TEM RAZÃO!
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Bom, eu me meti com esse anime, pois tinha visto há uns anos algumas scans no Twitter e achei um romance fofinho. PARECIA BEM FOFINHO.

Na real, é fofinho, só que é tão água com açúcar que não empolgou minha alma. E vocês sabem, eu sou movida a surto, bateção de mão na mesa, choro e reclamação em voz alta com personagem. É assim que eu funciono. Meu negócio é essa espiral de loucura.

"Então, por que você pega romance para trabalhar?" - Porque eu sou trouxa algumas vezes e nas outras eu preciso pagar boletos. Aqui em Ice Guy eu fui trouxa mesmo.

Sinceramente, recomendo para quem quer assistir um romance levinho e engraçado, sem nenhum tipo de violência que faça a história andar. A gente tem o Himuro surtando, só isso já basta.

Falando em Himuro... BORA ASSISTIR O TRAILER!
A versão da Crunchyroll é bem sucinta, melhor eu pegar o PV1.

Ah, esse trailer me lembrou o "Miaudida".
Como o nome do gato é "Nyamerou", a tradutora adaptou para "Miaudida", porque o nome do gato era derivado de "mordida" com "miau".

Bom, também não pretendo assistir o episódio de estreia no post de primeiras impressões, então vou dar os spoilers com cor clarinha!
 
Antes disso... Caso você curta romance e queira uma coisa leve e fofa, eu altamente recomendo Ice Guy. Os personagens são divertidos e um dos detalhes mais incríveis da animação é a movimentação dos olhos!!!

E se você gosta de sobrenatural japonês, tem menção a alguns youkais e outros seres sobrenaturais, então vale a pena dar uma conferida se você curtir o combo romance e sobrenatural.

A abertura é "FROZEN MIDNIGHT" de Takao Sakuma e o encerramento é "Linaria" de Nowlu.

O elenco de dublagem conta com: Chiaki Kobayashi (Mash Burnedead de MASHLE - A-1 Pictures), Kouki Uchiyama, Ayane Sakura (Fiona Frost de SPY x FAMILY), Yui Ishikawa (Mikasa de Shingeki no Kyojin).

ÁREA DE SPOILAS: Himuro quando "derrete" é a coisa mais linda e mais pitica do mundo! MELHOR PARTE DO ANIME! Cenas com o Miaudida também são muito graciosas. Adoro a Komori que parece loucona e fica toda envergonhadinha quando o Saejima joga um charme e umas indiretas românticas.
Eu tenho pena da Otonashi tendo que lidar com as artistices do menino fênix.
GENTE, E A PRESIDENTE DA EMPRESA QUE É DESCENDENTE DE NURARIHYON E ADORA FESTIVAIS, PORQUE LEMBRAM O DESFILE DOS CEM DEMÔNIOS (Hyakki Yakkou)!!! SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!

Status na peneira: Não.
----------------------------
Malevolent Spirits: Mononogatari/Mononogatari
Diretor: Ryuuichi Kimura
Estúdio: Bandai Namco Pictures
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Guri perde os dois irmãos mais velhos para um ser sobrenatural e jura acabar com todos da raça dele. Pegue o Eren Jaeger de Shingeki no Kyojin, jogue dentro do liquidificador com uma pitada de Yuji Itadori de Jujutsu Kaisen e bote um pouco de educação exagerada. Depois que ficar homogêneo, sirva seu Hyoma Kunato tretado com Tsukumogami.

Outro anime que volta em julho para fazer companhia a Sugar Apple e Bungou.

Mononogatari é simplesmente a vingança dos Tsukumogamis contra a minha análise da antologia "A magia dos yokais". Falei que lá tinha muita história com Tsukumogami e eis que a temporada de janeiro me joga esse anime CHEIO DE TSUKUMOGAMI no colo.

Bom, tinha Miyuki Sawashiro no elenco, então OBVIAMENTE não pude evitar.
Nesta Limbosfera, somos otários por dubladores japoneses. Digo, OTAKU.

Sawashiro rainha, o resto nadinha.

Como tem sobrenatural e MIYUKI SAWASHIRO, eu me dou o direito de ser TROUXA e assistir o primeiro episódio.

QUE FOI? ACHOU QUE EU NÃO PODIA ASSISTIR PRO BLOG SÓ PORQUE JÁ ASSISTI TRABALHANDO? Meu blog, minhas próprias degradações. Vida que segue, leitor.
 
BOM, MAS PELO MENOS DEIXA EU VER O TRAILER, NÉ?
 
Maluco, eu gosto dessa trilha sonora. Parece que vai ser o novo Jujutsu Kaisen e... Não vai, galera. Hyoma um pouco menos viajado das ideias, não come dedo maldito.

Isso me lembra que o Takeo Ootsuka também está no elenco deste anime. Não como participação minúscula igual Sugar Apple, e sim no papel de protagonista.

Ó A VOZ DA DEUSA NO TRAILER. É PRA ISSO QUE EU VIM! PRA ESCUTAR A SAWASHIRO FALANDO!

Rapaz... Tem cena dos últimos episódios nesse trailer. ESTOU EM CHOQUE.
O poder do spoiler sem contexto. AMO.

Esse trailer é um empurrão da escada... Tendo a escada apenas um degrau beeeeeeem comprido e acolchoado.

Ah, nossa... Como eu sou estabanada! Deixei cair aqui o link para o clipe da música de abertura de Mononogatari... Oh, como sou estabanada... (Usando o post para salvar coisas que quero ver mais tarde. Desculpa o papelão, leitor. Ainda bem que ele pode ir para o lixo reciclável.)

Fofocas de bastidores, informações técnicas e outros detalhes nas primeiras impressões.
 
Status na peneira: Vou tentar.
----------------------------
Tomo-chan Is a Girl!/Tomo-chan wa Onnanoko!
Diretor: Noritomo Yonai
Estúdio: Lay-duce
Número de episódio: 13 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Garota é parça de um cara desde a infância e quando ela finalmente se declara para ele, o comédia acha que é o gostar de "ser parça". Lutando para ser vista como mulher, ela pede ajuda de uma amiga maquiavélica e coisas acontecem.

Vou ser bem sincera... Apesar de algumas cenas e situações desconfortáveis, num geral, eu ri horrores enquanto trabalhava em Tomo-chan.

Primeiro por reencontrar o Kaito Ishikawa, o "dublador repeteco" do ano passado, e por rever minha amada Rie Takahashi. Mais uma vez no papel de uma protagonista bem doida das ideias.

Se eu já amava a Aileen, imagina se eu não quis dar o mundo para a Tomo, né?
 
Já adianto que vou assistir o primeiro episódio SÓ PRA FAZER UMA PORRADA DE CONSIDERAÇÕES QUE NINGUÉM PEDIU, mas tenho necessidade de soltar.
 
Aproveitando, bora ver o trailer.
Ignorar o teaser da Crunchyroll, porque teaser não alimenta otaku. O que alimenta é o PV.

É isso mesmo.
Apresentação dos personagens mais importantes e a treta entre a Tomo e o amigo bocó dela.

Fofocas de bastidores, informações técnicas e outros detalhes nas primeiras impressões.
 
Status na peneira: Vou tentar.
----------------------------
Buddy Daddies
Diretor: Yoshiyuki Asai
Estúdio: P.A. Works
Número de episódio: 12 + 1 episódio de recapitulação - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Dois assassinos acabam "adotando" uma pirralhinha no Natal, e descobrem que cuidar de uma criança e conciliar o trabalho sujo, não será nada fácil.

Sim, eu vim totalmente por SPY x FAMILY.
E daí vi o elenco de dublagem.
Acha mesmo que eu não ia dar uma chance para um anime com Kouki Uchiyama e Toshiyuki Toyonaga? VOCÊS TÃO É DOIDOS!
 
Bom, eu tinha grandes expectativas, então garanto pelo menos o episódio de estreia nas primeiras impressões.

Vou pegar o trailer que deve ser mais "recheado", o PV3.
A arte é bonita, a premissa é interessante, A COMIDA É SIMPLESMENTE LINDA... O Rei sem camisa é um entretenimento à parte. ehehehe

Hum...
Vários spoilers de cenas bem mais para frente da trama... e uma porrada de pensamentos que podem complicar o meu cronograma... AH, KIMONO, SEGURA ESSA SUA VONTADE DE ANALISAR ANIME QUE VOCÊ TRABALHOU, POXA! TEM TANTO ANIME TÃO INTERESSANTE FORA DESSA LIS—

Eu tenho uma enorme vontade de falar sobre alguns animes.
Estou pensando seriamente se não faço uns Haoris comentando por cima os animes que trabalho. Daí eu escreveria um dia depois que trabalhasse e só lançaria depois que o episódio fosse ao ar.

BOM, ISSO É UM PENSAMENTO PRO FUTURO, PRA ALGUMA ORGANIZAÇÃO, O QUE NÃO É MEU CASO NO MOMENTO... e os duzentos mil animes que estão na programação e querem comer meu fígado.
 
Fofocas de bastidores, informações técnicas e outros detalhes nas primeiras impressões.

Status na peneira: Vou tentar.
----------------------------
Bungou Stray Dogs 4th Season
Diretor: Takuya Igarashi
Estúdio: Bones
Número de episódio: 13 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: 4ª temporada de Bungou Stray Dogs.

NÃO, LEITOR, EU PRECISO TE CONTAR SOBRE COMO FUI OTÁRIA.
SIM, BORA USAR ESSE ESPAÇO PARA DAR A MELHOR FOFOCA DE BASTIDOR QUE VOCÊ LERÁ NESTE POST!
 
Nas três primeiras temporadas, outras pessoas revisavam Bungou. Nesta temporada, a pessoa responsável deixou o projeto e ABRIU VAGA.
 
Eu podia ter controle nessa minha vidinha ocupada, SÓ QUE EU NÃO SOU AR-CONDICIONADO PARA TER CONTROLE e mandei meu nome para essa empreitada.
 
EIS, LEITOR, QUE ME TORNEI A RESPONSÁVEL POR REVISAR AS LEGENDAS DE BUNGOU. E aí pude viver o ditado: "A vingança é um prato que se come frio".

Fazendo um breve flashback...
Destruí Bungou na 1ª temporada. Assisti parte da 2ª temporada para um Carnaval do blog e me empolguei. Comecei a pesquisar mais sobre os autores que inspiraram os personagens e acabei me apaixonando.
Quando saiu a 3ª temporada, analisei também a na programação.

Traduzindo...
Kimono na S1 de Bungou: Nossa, horrível! Tosco! Sinceramente grotesco!
Bungou: OH NO... D:
*Um ano depois num Carnaval assistindo a S2*
Kimono: Caramba... Muito legal.
Bungou: ...
*Alguns anos depois...*
Kimono: *abraçando a S2 e a S3* EU AMO VOCÊS, apesar da temporada de estreia não ser a melhor coisa do mundo, E VOU PROTEGÊ-LOS DE TODO O MAL DA HUMANIDADE!
Bungou: ¬_¬ Uhum...
*2023...*
Bungou: Olha só, liberou o cargo de revisor... u_u
Kimono: EU! EU AQUI! OLHA PRA MIM! AMANDA EU! AMANDA PRA CÁ! OLHA EU AQUI! \o/
Bungou: QUER MESMO? >8D
Kimono: QUERO! *v*
Bungou: Tá bom... MAS VAI TER QUE SOFRER PRIMEIRO, OTÁRIA!
Kimono: OH NO... O_O

Eu passei por poucas e boas, que não vêm ao caso citar, que deixaram a minha situação quite com Bungou.

Quando a 5ª temporada voltar, estaremos numa boa condição de amizade. Cumplicidade talvez seja cedo demais.

De qualquer forma, por mais que existam certas dificuldades, eu sinceramente amo essa série. E, de forma egoísta, achei que deveria segurar a barra, por acreditar que apenas eu lapidaria o melhor do script. Se ser fã vai se tornar uma maldição, eu não sei, mas vou usando meu poder de escritora para contornar os problemas.

Como esse é um anime com toda essa carga afetiva, BORA ASSISTIR OS DOIS PV's!
 
Eu gosto muito da trilha sonora de Bungou, porque combina perfeitamente.
A impressão que eu tenho é que essa 4ª temporada é "TOMA O SATANÁS E O INFERNO, E AGORA LIDA COM ESSA CARALHA". Eu espero que a 5ª temporada seja "VAMOS REORGANIZAR ESTA PORRA E MOSTRAR QUEM É QUE MANDA EM YOKOHAMA".

Carai, mostrou parte do episódio Chainsaw Man. PORQUE EU CHAMO DESSA FORMA. IMPOSSÍVEL NÃO LEMBRAR... de Pochita.

Enfim... Uma porrada de spoilers. RISOS HISTÉRICOS!

AH! Nesse segundo trailer tem um trecho da música de abertura.
Gente, o Jouno. Eu adoro o design dele. Adoro que é dublado pelo Yuki Kaji. ADORO TODOS OS CHILIQUES DELE, mas certamente colocaria numa prisão. Ele presta ainda menos que o Sukuna.

Dazai sendo algemado e fazendo cara de psicopata, só não vence o Odasaku fazendo cara de psicopata por um prato de curry.

Ah, Ango...
Amo o Ango.
Tacaria uma parede de tijolos de concreto na cara dele.

E OLHA SÓ QUEM MANTEVE O EMPREGO... TAKAHIRO SAKURAI, o adúltero de uma década. Talvez por ser um papel menor, uma participação, tenham mantido. Sorte dele.

Desde o caso de traição do Tatsuhisa Suzuki, casado com a cantora LiSA (responsável pelas aberturas de Kimetsu no Yaiba), que os dubladores adúlteros têm passado por maus bocados. Suzuki perdeu vários papéis importantes, assim como Sakurai. De qualquer forma, a imagem do Sakurai parece um pouco melhor em questão de "manter trabalho", do que o Suzuki.

Enfim, se quiser saber a fofoca mais completinha: toma aí (em inglês).

Primeiro trailer focado na Agência, nos Cães de Caça e nos novos vilões.
Segundo trailer focado na Agência e nos Cães de Caça.

Bom, o que dizer se não... Fofocas de bastidores, informações técnicas e outros detalhes quando o anime entrar na programação do blog!

Status na peneira: (Ver Cronograma 001.1) NA PROGRAMAÇÃO DO BLOG!
----------------------------
~Canto da Sereia~
Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill/Tondemo Skill de Isekai Hourou Meshi
Diretor: Kiyoshi Matsuda
Estúdio: MAPPA
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Ah tá... O CARA NÃO MORRE NESSE ISEKAI. Que bom pra ele. Em compensação, o assalariado é CONVOCADO para ajudar num novo mundo com alguma guerra besta, porque autoridade só sabe fazer guerra.
 
Eis que o assalariado é manjado das ideias e convence as autoridades que seu poderzinho, de comprar comida no Japão por um bom preço, não vai ajudar na treta e é dispensado. Pena que um lobão virado no Rengoku se apaixona por comer bem e decide fazer um contrato com o assalariado.

CHEGA DE TRABALHO! AGORA VAMOS FALAR SÓ DE ANIMES... que não vi AINDA.

Maluco, o MAPPA tinha que gastar o tempo que tem até a 2ª temporada de Jujutsu, né? Aí resolveu fazer um isekai... MAS NÃO É QUALQUER ISEKAI! É UM ISEKAI COM COMIDA! QUE O CARA COZINHA PRA GALERA DO OUTRO MUNDO!

Automaticamente me interessou, pois é cansativo ver os mesmos fracassados e suas jornadas genéricas com fanservice feminino. EU QUERO VER... o Sui.

Vi cenas soltas no Twitter da Crunchyroll e decidi que PRECISO assistir pelo menos o episódio de estreia para o blog. É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO, senão eu vou protestar aqui na Limbosfera!

Rapaz... Tem DOIS PV's. Adivinha quais que eu vou assistir? EXATAMENTE, POR ISSO FALEI "QUAIS" E NÃO "QUAL"!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Pera... Tem uns adolescentes... Daí aparece o assalariado dizendo que não é herói.
O CARA SIMPLESMENTE ENTROU NO PACOTE COM A PIRRALHADA. Alguém salve o assalariado!

O SLIME FOFINHO!
O SLIIIIIIIIIIIIME FOFINHO! EU PRECISO ASSISTIR ESTE ANIME COM CERTA URGÊNCIA! É CASO DE VIDA OU MORTE DA MINHA SAÚDE MENTAL, PRODUÇÃO DE SEROTONINA E NÍVEIS ACEITÁVEIS DE DOPAMINA!
 
O assalariado simplesmente GANHANDO UM CACHORRÃO no isekai. RISOS.
Carai, maluco, olha como a comida é bonita... Ah... Percebi que estamos falando do estúdio MAPPA, aquele que faz os olhos de glitter de Satoru Gojou. AGORA EU ENTENDI TUDINHO!

Vi os dois PV's.
QUERO ASSISTIR ESTE ANIME POR CAUSA DE: comidas bonitas, SUI, cachorrão faminto e assalariado cozinheiro.

Músicas, elenco e outras informações técnicas no post de primeiras impressões!

Status na peneira: SIM!
----------------------------
Tsurune - The Linking Shot -/Tsurune: Tsunagari no Issha
Diretor: Takuya Yamamura
Estúdio: Kyoto Animation
Número de episódio: 13 - MAL
Disponibilidade: Hidive

Resumo da Kimono: 2ª temporada de Tsurune: Kazemai koukou Kyuudoubu.

Você sabe que Deos abandonou os otakus quando animes muito incríveis vão para uma bosta de serviço chamado "HIDIVE".

Eu xingo, pois se fosse um streaming que tratasse o público brasileiro como um público normal e pagante, talvez eu fosse um tiquinho mais educada. Como eles simplesmente CAGARAM na cabeça do Brasil e encerraram seus serviços no país (que nem funcionavam tão bem assim), só me resta RECLAMAR como uma blogueira otaku revoltada.

Leitor, eu podia estar anunciando que a 2ª temporada desse anime entraria na programação do blog, mas vai entender o que se passa na cabeça desses japoneses que NÃO NEGOCIAM COM A CRUNCHYROLL os animes bons, mandando só aquelas aberrações sexualizadas e isekais genéricos.

MANDA ESSAS BOSTAS PRO HIDIVE E PRA *insira nomes de streamings aqui que, por razões legais, não vou debulhar apesar do meu ódio intenso*!

Na real, eu poderia assinar outros streamings, mas acontece que EU SÓ VEJO ANIME, então assinar um serviço para aproveitar só 10% dele me parece idiota e sou sovina demais para me dar ao luxo.

Como a esperança é a última que morre e a primeira que mata, a gente vai ficar esperando que, por algum milagre, essa nova temporada venha fazer companhia à primeira na Crunchyroll.

"Não vai nem assistir o trailer?" - Não estou a fim de sofrer mais do que o necessário hoje.

Status na peneira: Não.
----------------------------
The Vampire Dies in No Time Season 2/Kyuuketsuki Sugu Shinu 2
Diretor: Hiroshi Koujina
Estúdio: Madhouse
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll, Funimation

Resumo da Kimono: 2ª temporada de The Vampire Dies in No Time.

Assisti a temporada de estreia em dois ou três dias quando entrou na Crunchyroll e, apesar de não ser muito fã de piadas de cunho sexual, dava para ignorar e se divertir com o Ronald/Ronaldo, o Draluc morrendo por qualquer coisa e o JOHN SENDO O MAIS CUTI-CUTI DO UNIVERSO!
 
Pretendo assistir essa também, mas no famoso ritmo do "quando eu tiver tempo ou pirar na batatinha num meio de semana e ligar o foda-se".
 
Acho que valeria a pena trazer a 1ª temporada de Vampire Dies para um Carnaval, né? VOU ALI ANOTAR NA MINHA AGENDA PRO ANO QUE VEM!

Assisti o trailer, achei divertido, reconheci umas vozes, estou ansiosa para saber o tipo de tretas que se enfiaram o primo do Satoru Gojou e o vampiro otaku gentleman com um tatu-bolinha adorável.

Status na peneira: Não. MAS A 1ª TEMPORADA VEM PRA UM CARNAKIMONO!
----------------------------
~Hora do Pitaco~
Endo and Kobayashi Live! The Latest on Tsundere Villainess Lieselotte/Tsundere Akuyaku Reijou Liselotte to Jikkyou no Endou-kun to Kaisetsu Kobayashi-san
Diretor: Fumihiro Yoshimura
Estúdio: Tezuka Productions
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Hidive

Resumo da Kimono: Uma garota obcecada por um jogo de romance convence um colega a jogar também. Acontece que o personagem que é a rota principal do jogo COMEÇA A OUVIR AS VOZES DOS DOIS ADOLESCENTES. Agora a duplinha tem a chance de salvar sua querida vilã, apaixonada pelo boy da rota principal, mas fadada a finais trágicos.

Meu plano, agora que trabalho como revisora de legendas, era ser a "Senhora dos Isekais de Vilã", MAS O HIDIVE NÃO ESTÁ FACILITANDO ESSE PLANO!
 
Portanto, ficamos chupando dedo e vida que segue.
 
Ok, agora que fui ler a sinopse e... LOL PARECE AINDA MAIS DIVERTIDO DO QUE EU PENSAVA.
Pelo pôster, chutei que dois colegas de classe morriam e reencarnavam nos principais: a vilã e o bonitão da rota principal.

NOSSA... HIDIVE, TU ME PAGA!

Geeeeeente... Mentira...
YUUICHI NAKAMURA NO CARA DA ROTA PRINCIPAL E KAITO ISHIKAWA NUM DOS COLEGUINHAS QUE JOGA O JOGO!

HIDIIIIIIIIIIIIIVE, EU NUNCA VOU TE PERDOAR!!! F— *minha advogada Adepti (Yanfei) disse que não posso mais xingar o Hidive neste post, uma vez que estourei minha cota e mais do que isso talvez gere processo. Por qual motivo? Por... xingamento? Lesão verbal? Danos morais? Exacerbamento de liberdade de expressão em xingar serviços que mesmo quando trabalhavam no meu país, não eram tão solícitos assim?*

Já dizia o meme do debate eleitoral passado: QUE TISTREZA.

Status na peneira: Não.
----------------------------
~Reservatório de Chorume~
Onimai: I’m Now Your Sister!/Oniichan wa Oshimai!
Diretor: Shingo Fujii
Estúdio: Studio Bind
Número de episódio: 12 - MAL
Disponibilidade: Crunchyroll

Resumo da Kimono: Irmã de saco cheio de ter um irmão fracassado, que não sai de casa e fica jogando jogo erótico, dá um remédio que muda o corpo dele para um feminino. Agora resta ao cara se acostumar ou rezar para que o efeito passe.

O bom é que chegamos no final do post, o triste é que vou ter que redigir um textão sobre toda a problematização desse "genderbender" (troca de gênero), mais a aparência do personagem e a sexualização do corpo feminino.
 
Se você acha cansativo ler isso, imagina como não é cansativo para mulheres cis e trans aguentarem o montante de bosta que esse tipo de material não traz junto.
 
Certo, bora ver o PV2.
Bom, decidi ver os dois PV's e... o segundo é COMPLETAMENTE SAFE, ou seja, encobriram os problemas. O primeiro mostra uma peituda e... Leitor, ter peituda num anime não é crime, muito menos um problema. É só indício de fanservice para o público masculino e, dependendo do uso, aí sim podemos ter algum problema.

Bom, o leitor que nunca chegou perto de Onimai deve estar neste momento se perguntando: por que raios a Kimono vai criar confusão com esse negócio? É pelo "genderbender"? É por que o cara jogava uns joguinhos mais sensuais?

Troca de gênero, design de personagens infantilizado e temática erótica na sinopse, mesmo que seja de um detalhe que pode ou não ter relevância, me acende uma luz de alerta. E isso seria apenas uma questão particular.

O problema mora nos comentários pela internet sobre como algumas cenas e episódios eram bastante problemáticos. Isso quando não aparecia um ou outro com o comentário mais "alerta vermelho" possível: reclamando da censura.

Bom, leitor, vamos por partes para que você entenda a questão toda.

Começando pela censura.
Para que uma série possa ser vendida a outros países e até mesmo passar na TV, certas medidas precisam ser tomadas e isso inclui censurar pessoas nuas. Seja com flashes de luz, blocos pretos ou até mesmo uma fumaça branca estranha.
Versões sem censura costumam sair em mídias físicas, como DVD e Blu-ray, algum tempo depois que certa quantidade de episódios foi ao ar.

Também é importante o leitor entender que eu sou uma mulher cis e as minhas vivências como mulher cis pautam meus pensamentos e incômodos.

Mulher cis/mulher cisgênero é uma pessoa que se identifica com o gênero feminino e nasceu com o sexo biológico feminino. "Sexo biológico", para resumir de uma forma simplória e fácil de compreender, é o "corpo", se tem pênis ou vagina. Não é a melhor explicação, mas é a que o leitor pode pegar mais rápido.

A partir disso, vou dar aqueles oitenta e três centavos de considerações sobre a sexualização do corpo feminino e como isso reforça um pensamento e comportamento machista nos homens.

Dentro do entretenimento e da sociedade, o corpo da mulher é tratado como um objeto de desejo, que serve para excitar o homem e satisfazê-lo. Animes com fanservice feminino normalmente trazem personagens com corpos que atiçam o desejo dos homens, sejam peitões, bundas grandes ou até mesmo corpos ainda mais novos. Os closes, movimentações e cenas com esse fanservice são pensados para despertar desejo nos homens.

Ainda que o meio de entretenimento não influencie o comportamento de todo espectador, como reforcei em My Dress-Up Darling #06, existe uma parcela descolada da realidade que se sente acolhida e consome sem pensar o que aquilo representa.

Traduzindo: não tem problema você gostar de ver peitos balançando na sua tela, ou na sua frente, e você entender que aquele é só um material de entretenimento, não usando como referência da realidade, e seguir o baile. Essa conversa não é para esse tipo de espectador.

Essa conversa é para quem assiste essa série e gosta do fato de ter meninas muito novas (com aparência infantil ou pré-adolescente), pois se excita com isso. Essa conversa é para quem assiste e acha que a mulher tem que ser vista apenas pelo corpo, não pela personalidade ou opinião.

É igual a polêmica que sempre aparece sobre "jogos violentos gerarem violência".
O que gera violência não é o jogo, é um problema (ou uma série de problemas) que a pessoa tem e que não está sendo percebido e tratado.

O que gera violência é o bullying, a humilhação, a falta de apoio para as vítimas...

Voltando ao nosso assunto, se você sente alguma atração por crianças, pré-adolescentes e, sendo maior de dezoito anos, ter desejo por menores de dezoito, é interessante fazer uma análise mental e entender qual é o problema dessa situação. Não é normal e não deve ser normalizado, porque esse tipo de comportamento leva a um problema no mundo real.

Em seguida, procurar ajuda de um psiquiatra.
É melhor uma pessoa entendendo o seu problema e buscando tratamento, do que cometendo crimes e ferrando a vida dos outros.

Agora vamos falar sobre as mulheres trans, pois a temática de "troca de gênero" também as afeta.

Mulher trans/transgênero é uma pessoa que se identifica com o gênero feminino, mas nasceu com sexo biológico masculino.

Na real, acho que o "genderbender" aqui seria relacionado a "troca do sexo biológico" num primeiro momento, já que o Mahiro continua com a "cabeça" de homem num corpo feminino.

O problema dessa temática é como costumam usá-la.
Aqui a "troca de gênero ou sexo biológico" é um fetiche direcionado ao público.
 
Pessoas trans normalmente são vítimas desse tipo de fetiche, tendo seus corpos transformados em objetos sexuais e existindo para uma parcela das pessoas apenas por conta disso.
 
A existência de alguém não deve ser sexualizada.
Pessoas trans já sofrem com uma série de preconceitos na sociedade e outros tantos problemas, então esse tipo de "recurso narrativo" só reforça um comportamento nocivo.
 
Antes que o bonde do "agora tudo é problematização e politicamente correto", vale lembrar que a humanidade evolui e começa a abrir espaço para entender o que gera incômodo no outro e como pode-se acolher as pessoas.
 
Se você reclama disso e acha que tem que voltar a ser tudo "como antigamente", viva num antiquário ou procure ajuda psicológica.

Nível de chorume: *minha advogada Adepti disse que, por mais que eu esteja certa, incitar violência sobre a burrice humana só vai me render processo, não punição a quem se deve.*
----------------------------
Raspadinha com calda de climão!
Bom, agora que as pobres almas sobreviveram ao texto, algumas devem estar ser perguntando por que não falei de anime X, Y e etc... É porque ia me poupar espaço no texto e, se não está na parte de cima, não me interessou.

De qualquer forma, deixa eu fazer as considerações para ninguém sair chorando da Limbosfera dizendo que fui má, como se tivesse roubado doce de criança:

Vinland Saga Season 2: Falei da 1ª temporada? Não, mas já cheguei a analisar alguns capítulos do mangá. Como pode-se notar, não me cativou.

Tokyo Revengers: Seiya Kessen-hen: Mesmo que não estivesse na Netflix e na Disney+, para mim já bastaram as análises no Carnaval.

In/Spectre 2nd Season: Se dependesse de mim, ESSA ABERRAÇÃO TERIA SIDO QUEIMADA PARA NÃO SE REPRODUZIR, só que o Japão gosta de produzir material de esgoto, então não tenho o que fazer.

Trigun Stampede: Acho animação 3D HORROROSA. Meus olhos doem e sangram. E se não assisti a versão antiga que chegou a passar na TV, imagina essa com design repaginado de personagens, só que PÉSSIMA ESCOLHA DE ANIMAÇÃO 3D. Animação 3D é uma aberração, me dá meu 2D, desgraçados! (Sim, se fosse 2D eu assistiria o 1º episódio)

Por enquanto teremos primeiras impressões de:
-Malevolent Spirits: Mononogatari/Mononogatari;
-Tomo-chan Is a Girl!/Tomo-chan wa Onnanoko;
-Malevolent Spirits: Mononogatari/Mononogatari;
-Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill/Tondemo Skill de Isekai Hourou Meshi.

E que venha a temporada das flores desabrochando, da alergia a pólen e de ficar estirado no gramado tomando chuva de pétalas!
 
 
Por Kimono Vermelho aquela que perdeu toda a energia para fazer esse tipo de post, mas TERÁ QUE CONTINUAR, JÁ QUE TEM O DE ABRIL... Leitor, favor levantar os braços para me dar uma genkidama - 21/04/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/