segunda-feira, 4 de abril de 2022

Carnaval 2022: Primeiras Impressões de Tokyo Revengers

Achou que não ia ter Carnaval neste blog, otaku? ACHOU ERRADO!

Chegou o #CarnaKimono2022, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Do dia 01/04 (sexta-feira) até 05/04 (terça-feira), você confere uma programação totalmente especial para quem não aguenta desfile de escola de samba, odeia bloquinho de rua e quer mais é que confetes e serpentinas fiquem longe!

Confira a abertura oficial do CarnaKimono e venha fazer a festa conosco! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime, não existe nenhuma garantia de que eu vá analisá-lo semanalmente;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.
Ficha técnica
Título: Tokyo Revengers

Diretor:
Kouichi Hatsumi
Estúdio: LIDENFILMS
Temporada: Abril/Primavera 2021

Total de episódios: 24
Onde assistir?: Crunchyroll
 
Tokyo Revengers
1º episódio
Legal que nem passou pela cabeça dele que poderia ser... UM ISEKAI! Não, pera... "Isekai" é outro mundo, não viagem no tempo... E ele não foi atingido por um caminhão. Se bem... Trem conta como meio de transporte, né?
Intercâmbio cultural é que não é, Takemichi!
Opinião: Leitor, os motivos para este anime estar na lista de Carnaval são totalmente fúteis: fazer dobradinha com Tokyo Magnitude 8.0, ter recebido dublagem brasileira e porque parecia uma boa ideia, afinal, é Carnaval e eu estou como qualquer folião, totalmente sem compromisso.

Então vamos começar pelos detalhes que eu não gosto em Tokyo Revengers, a partir dos trechos de cenas que assisti no Twitter da Crunchyroll: acho muito violento, tem brigas estúpidas e viagem no tempo.
 
Antes que o leitor comece a cuspir machismos ou outros comentários bem desnecessários, bora desenvolver o pensamento.

Eu fui criada à base de mahou shoujo e shounen de lutinha. Colorido, brilho, sangue e porradaria fizeram parte da minha formação infantil em animes.
A pessoa que torcia pelo Time Urameshi no Torneio das Trevas não tem muito do que reclamar sobre violência, né?

Pois bem, ao contrário de Yu Yu Hakusho, a porradaria de Tokyo Revengers não tem glamour nem poderzinhos. É só soco, chute e cotovelada no coleguinha. Assim como fujo de anime de drama, já considero a vida real bastante violenta, então também não quero ver um bando de idiotas apanhando de gente mais forte.

Sobre a parte de "brigas estúpidas": esse rolê de reunir galera para enfrentar outro pessoal de outra escola/gangue me soa muito estúpido, assim como guerras. São embates de ideologias ou simples prepotência e ganância (Exemplo: "bora tomar o território do adversário").

E particularmente não gosto de viagem no tempo.

Agora engole essa caixa de marimbondos que você quer soltar em mim, pois vem o contra-argumento para este anime estar aqui.

Não, esta não é a versão dublada em português. Sim, também sofro com o fato do Takemichi (na versão legendada) não ser dublado pelo Luís Sérgio Vieira. SIM, LEITOR, EU SOU OTAKU DE DUBLAGEM, BOM DIA PRA VOCÊ TAMBÉM!

Luís Sérgio eternamente na minha memória afetiva como Tai de Digimon (Toei Animation), Plagg de Miraculous Ladybug e o Dudu de Du, Dudu e Edu (Danny Antonucci). Ele também dubla o Jim de Love of Kill.

Certo, se não tem a voz do Luís Sérgio, qual a graça de Tokyo Revengers?
A curiosidade.

Assim como Odd Taxi, Tokyo Revengers foi anunciado no Crunchyroll Anime Awards do ano passado, o que me deixou um tanto curiosa.
 
Também teve o escândalo com o dublador Tatsuhisa Suzuki, que foi cortado do elenco de Tokyo Revengers depois de trair sua esposa LiSA, cantora da primeira abertura de Kimetsu no Yaiba, "Gurenge".

Bom, agora vamos ver se Tokyo Revengers é tão "terrível" assim ou se existe uma história interessante (e um grande elenco de dublagem) por trás de tudo isso.

O desespero do universo é tanto, que eu botei pra assistir o primeiro episódio... E ENTROU O DUBLADO EM PORTUGUÊS!

Eu automaticamente: "Tá louco, irmão? Não quero dublado não!"
SAIA DE PERTO DE MIM, TENTAÇÃO! NÃO POSSO! TEM QUE SER LEGENDADO!!!

Moço, ninguém quer saber da sua vida sexual, a gente quer saber como que morreram os Tachibana, você voltou ao passado e todas as tretas foram realocadas. Não se humilha mais, porque já estourou sua cota em menos de três minutos.

Olha, mais um companheiro de Youjo Senki...

PERA.
OI?
NÃO, ESPERA. ACHO QUE EU NÃO LI DIREITO A LEGENDA.

Quem que não tira a mão de onde?
Espera... Sério? Que... Melhor não perguntar, a internet vai me massacrar se eu perguntar.
Sinal de que você foi bem educado. Não sei como se tornou delinquente no ginásio.
Makoto do pau, Yamagishi do óculos, Akinho o líder e Takuya o amigo de infância.
Grupo de delinquentes do Ensino Fundamental II.

GRUPO DE DELINQUENTES.
ENSINO FUNDAMENTAL II.

E eu achando que a vida adulta já era tosca o bastante...

Se eu falar que Tokyo Revengers tem uma pitada de Youjo Senki, mergulhado no Boku Dake ga Inai Machi e uma leve passada de Yusuke Urameshi e Kazuma Kuwabara de Yu Yu Hakusho, alguém vai discordar veementemente?

Aparentemente o sonho dos adultos é voltar a ser criança.
Concordo, minha infância foi linda e feliz, por favor, DEVOLVA!

2005, Takemichi?
2005 eu estava no 2º ano do Ensino Médio. Zero saudades.
 
Takemichi acredita que está vendo a vida passando de forma tão realista, que ELE ESTÁ REVIVENDO AS PARADAS TODAS. Quem vai avisá-lo?

Os guris não têm mais o que fazer, daí vão para outra escola ARRANJAR BRIGA.
Como é bom ser burro jovem desocupado.

"Eu não brigo há o quê? Uns dez anos? Vou me mijar nas calças" - Eu vou junto, só que é de rir. Bom, por enquanto ainda temos motivos para rir, quero ver quando começar a desgraçaiada toda.

Ah, já saquei.
O Takemichi vai perceber que não é a vida dele passando diante dos olhos quando começar a apanhar. É sobre isso, né, sociedade?

Não basta ser do terceiro ano, ainda são de uma gangue de motoqueiros.
Mas são de qual terceiro ano? Do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio?

Ok, terminei o episódio.
Então vamos de Telecurso das Gangues - Não julgue o delinquente pelo cabelo, julgue pela atitude!

Uma coisa precisa ser dita: o primeiro episódio causa impacto. E isso é de extrema importância numa obra, já que ele pode determinar quem vai largar mão agora e quem vai dar uma chance.

O engajamento no episódio de estreia gera interesse no resto da série, que consequentemente alavanca as vendas do mangá. Pelo menos é assim que acontece em boa parte das histórias que ganham adaptação em anime.

Para quem gosta de viagem no tempo e suspense/drama, eu indicaria Boku Dake e Tokyo Revengers. Com o diferencial de que os Vingadores de Tóquio trazem a temática dos delinquentes juvenis e muita porradaria.

Eu não fiquei empolgada, contudo, entendo os pontos que chamam a atenção do público.

Por mais que todos tenhamos vontade de usar argumentos sexistas para reclamar ou defender o anime, acho a opção idiota. Dividir a história por "você é mulher, não vai entender" e "isso é coisa de homem", me deixa bem preocupada.

Primeiro, porque é um argumento pobre e, segundo, que muitas mulheres podem se interessar pela trama e pelas porradas.

A minha questão é: precisamos de mais uma história com glamorização de violência?
Rindo das caras e bocas que o Takemichi faz nesse anime.
A impressão que Tokyo Revengers me passa, em paralelo à trama, é a exaltação da violência gratuita. Não é o "se me atacar, vou atacar" da Inês Brasil, é um simples "não estamos fazendo nada, então boa descer o cacete numa molecada".

O meu receio aqui também é pela violência criada e movida por ideologia.
Tem gente que acha certo matar o outro por causa de religião, por não ser de uma "raça" pura, por discordar da sua opinião, e por aí vai.

Por enquanto os grupos de delinquentes aqui só quiseram fazer uma demonstração de poder. O grupo do Takemichi que queria ficar famoso dando uma coça num pessoal de outra escola e os delinquentes motoqueiros do terceiro ano em "defender" a reputação da sua escola.

A reviravolta vem exatamente com a inclusão da viagem no tempo e a missão de Takemichi em tentar salvar Hinata Tachibana, a antiga namorada.

E daí caímos em mais um problema: a Mulher na Geladeira.

Para quem não está familiarizado com o termo, ele se refere à história do Lanterna Verde #54 (1994) em que um vilão mata a namorada do super-herói, colocando-a na geladeira. Gail Simone, escritora de HQs, percebeu a recorrência desse tema em outras histórias.

"Mulher na Geladeira" é quando uma mulher é morta, mutilada, violentada, tem seus poderes tirados ou sofre qualquer outra violência, para que o personagem masculino seja desenvolvido. Na história do Lanterna Verde, ele só vai atrás do vilão e fica a ponto de matá-lo por causa do assassinato da namorada.

E o mesmo acontece aqui.
Mais do que as gangues de delinquentes, a trama gira em torno do Takemichi e do Naoto voltando no tempo e tentando salvar a Hinata, nossa "Mulher na Geladeira".
Pelo menos essa é a premissa inicial. Se lá pelas tantas o negócio vira outra coisa, já não faz parte da minha análise (3 episódios apenas, lembra?).

Sobre a viagem do tempo...
Teve uma época que eu escutava o Nerdcast do Jovem Nerd e em um dos programas o grupo discutia sobre isso, algo que nunca me interessou. Mas como eu gostava de escutar alguma coisa enquanto jogava Minecraft (Mojang), botava o que tinha disponível.

O interessante nessa conversa é pensar que a cada viagem, o Takemichi cria uma nova linha do tempo, e é entre elas que o protagonista deve encontrar o caminho para que sua amada não morra.

Ao mesmo tempo que acho incrível o rolê de viagem no tempo mais os delinquentes juvenis, também acho chato. Não gosto de viagem no tempo, não gosto de porradaria gratuita...

"E assiste por quê?" - Porque exceções existem nessa vida.
Eu que não gostava de animes de esportes, hoje sou sofredora por seis. Reza a lenda que na temporada de abril eu talvez morra por Love All Play também. Em janeiro me rendi aos petecalariados de Salaryman's Club, aliás, altamente recomendado, viu?

Traduzindo, leitor: se não tentarmos animes fora dos gêneros que estamos acostumados, nunca saberemos se é possível nos surpreendermos com eles. E cá estou eu, prova viva da maligna influência de animes de esportes.

"Kimono, hiato no blog, mas não nos animes, né, sem vergonha?" - Leitor, agora que trabalho como quality checker de legenda, eu tenho que assistir, nem que sejam apenas as séries que eu esteja trabalhando.

Muito bem, falemos de Takemichi no estilo Kimono, porque sei lá qual comentarista baixou nos parágrafos acima para gerar tanta conversa séria.

Basicamente Takemichi foi dar uma de delinquente durante o Fundamental II/Ginásio (não o poliesportivo), apanhou, virou escravo de delinquente de gangue, cansou dessa vida de bosta e resolveu tentar ser alguma coisa na vida. Fracassou com louvor e só não morreu sendo atingido por um trem, porque o ex-cunhado o salvou.

COMO?
Se a gente não descobrir nos próximos dois episódios, pergunta para quem assistiu o resto da série... ou veja por si mesmo.
Nada mais incrível do que terminar o episódio de estreia com conversa estranha.
Na experiência de quase morte o fracassado volta 12 anos no passado, na sua "época de ouro", que não era lá tão melhor assim. Depois de passar por situações que ele foi recordando enquanto aconteciam, reencontrou a namoradinha, ficou emocionado (já que no presente, descobriu que ela morria), salvou o cunhado versão pivete e CONTOU PRA ELE O ROLÊ DA VIAGEM NO TEMPO.

Apertou a mão do moleque e... DEOS CHAMANDO? MOMENTO YU YU HAKUSHO DA ROLETA "VAI DESCER PRO INFERNO OU SUBIR PRO PARAÍSO?".

Não.
O cara acordou numa cama de enfermaria.
Salvo por quem? POR UM POLICIAL! Mas não é qualquer policial, galera, é o CUNHADO CRESCIDO, digo, ex-cunhadinho.

Nessa linha temporal em que Takemichi não morreu, Naoto está igualmente vivo e o salvou, nossa querida Hinata não teve a mesma sorte. Então a proposta que une os dois é "volta ao passado, fracassado, e salva a minha irmã".

Um detalhe que curti muito neste episódio foi o protagonista tentando se lembrar dos acontecimentos da época e aos poucos as memórias retornando. Pena que não muito antecipadas para ele evitar levar uma coça.

Boa estreia, agora vamos ver se o baile segue na eloquência ou vai amornar o rolêzinho.
 
Tokyo Revengers
2º episódio
Legal que ele te salvou... pra te matar de tanto estudar sobre gangue.
Opinião: Poder? E o que mais? O poder dele só funciona quando está prestes a morrer?

Legal, dois dias depois de quase morrer, agora o Naoto, que é policial, está mantendo o Takemichi em cárcere privado.

É claro que o cara está doido.
Não basta acreditar em viagem no tempo, ele ainda quer que você volte ao passado para se infiltrar na gangue que é o motivo da morte da irmã.

Uau.
No lugar de um dos globos oculares tinha uma mídia mostrando o assassinato de um policial infiltrado. ISSO, NAOTO, FAZ O TAKEMICHI CAGAR NAS CALÇAS! VAI DAR MUITO BOM!

Que chique, a organização criminosa tem dois líderes. Agora me convença que eles não vão disputar o poder.

Manjiro Sano, o tal do Mickey ou seja lá qual for o apelido, e Tetta Kisaki, o cara que a gente vai rir do nome, pois temos 6 anos de idade.

Takemichi: Eu pensei que ele era doido, mas o Naoto realmente acredita que eu posso viajar no tempo.
Kimono: Ou seja... ELE É DOIDO.

Leitor, eu estou tirando sarro, mas obviamente para continuar com Tokyo Revengers é preciso comprar o argumento. Sem isso, não vale a pena investir tempo.

Legal que ele aperta a mão do Naoto e daí quando abre os olhos... TÁ NO MEIO DE UMA RINHA DE MOLEQUES... E ELE É UM DOS MOLEQUES! EU ESTOU URRANDO DE TANTO RIR!

Esse líder aí com a cicatriz na sobrancelha... não seria dublado pelo Satoshi Hino, né? Parece, mas... Não, né? (Não verei isso agora) Editado: RAPARIGA, O OUVIDO, RAPARIGA! O OUVIDO!!!!

MANO.
DO CÉU.
TU NÃO FOI FAZER UMA PERGUNTA DESSAS, NÉ, TAKEMICHI?
TUA CONSCIÊNCIA DE ADULTO FOI PRA ONDE? PRO INFERNO?

Espera... Esses moleques TÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II?
MAS NEM FERRANDO, TAKEMICHI! CÊ TÁ LOUCO? ISSO AÍ JÁ É TUDO ENSINO MÉDIO, PELAMORDIDEOS, SABE?

Primeiro anime que eu vejo com um fracassado que assume que é fracassado e abraça o seu fracasso.

Hinata querendo que o anime se torne um BL.
CONCORDO. BORA TIRAR ESSA PORRADARIA E METER UM BL, FAZENDO FAVOR!

O lutador do dia vai ser o Takuya.
O TAKUYA EGUCHI?! AQUELE POSTE EM FORMA DE DUBLADOR?
Digo... AQUELE DUBLADOR EM FORMA DE POSTE?

Ah, é o loirinho ali... Pffff...
Pensei que era o nosso amado Eguchi e que ele surraria todo mundo. ehehehe

Vai apanhar o amiguinho bonitinho do Takemichi.

E terminou o episódio. Já adianto que o encerramento é muito legal.
Bom, agora a gente vai de Telecurso "De Volta Para o Passado" - Aperto de mão perigoso!

Começaremos pelas informações técnicas, que daí eu tenho mais tempo para pensar na loucura que vimos neste episódio.
 
Gente, fui dar uma olhada no elenco... o trem acabou de passar por cima.
NÃO É POSSÍVEL A QUANTIDADE DE NOMES INCRÍVEIS NESSE ELENCO!
Parece que Tokyo Revengers é um daqueles animes que o estúdio gasta uma parcela do dinheiro só para pagar o elenco de dublagem... Uau.
Gente, esses dois são doidos. Só isso explica.
A abertura é "Cry Baby" de Official HiGE DANDism e os encerramentos são "Koko de Iki wo shite" de eill (episódios 2-12) e "Tokyo Wonder" de Nakimushi (episódios 13-24). As animações da abertura e do primeiro encerramento são muito bonitas, bem legais, e as músicas são ótimas. Mas confesso que o encerramento ganhou meu coração com mais força.

Takemichi Hanagaki, o viajador de tempo fracassado, é dublado por Yuuki Shin.
Seus papéis de destaque são: Natsuo Todoroki de Boku no Hero Academia 4 e Yuki Yoshida de Given (Lerche).

Hinata Tachibana, a menina que namora o fracassado, é dublada por Azumi Waki.
Seus papéis de destaque são: Anne Shelley de My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom!, Tsukimi Teruya (Udon-chan) de Shiroi Suna no Aquatope, special Week de Uma Musume: Pretty Derby (TV) (P.A. Works).

Naoto Tachibana é dublado por Ryota Osaka.

Makoto Suzuki, o cara que gosta de pegar no pau, é dublado por Shunsuke Takeuchi.
Seus papéis de destaque são: H.P. Lovecraft de Bungou Stray Dogs 2, Kentarou Kyoutani de Haikyuu!! 2, Yamato Godai de Nanbaka, Shinji Date de Burning Kabaddi.

Kazushi Yamagishi, o moleque que mijou e não lavou a mão, é dublado por Shouta Hayama.
Seus papéis de destaque são: Ichirou Dougo de Binan Koukou Chikyuu Boueibu Happy Kiss! (Studio Comet) e Suna de Okashi na Sabaku no Suna to Manu (Kachidoki Studio).

Takuya Yamamoto, o bonitinho que ia apanhar feio neste episódio, é dublado por Yuuya Hirose.
Seus papéis de destaque são: Junichi Aizawa de Handa-kun (Diomedéa), Yuuta Hibiki de SSSS.Gridman (Trigger), Takuma Akutsu de Val x Love (Hoods Entertainment).

Atsushi "Akinho" Sendou, moleque do cabelo estilosão, é dublado por Takuma Terashima.
Seus papéis de destaque são: Wolf de Blood Lad (Brain's Base), Eita Semi de Haikyuu!! 3, Shiroe de Log Horizon (Satelight), Dantalion Huber de Makai Ouji: Devils and Realist (Doga Kobo), Kazuomi Fujimoto de Net-juu no Susume, Kenji Yamaguchi de Tonari no Kaibutsu-kun, Hiroki Motomura de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu, Otoya Ittoki de Uta no Prince-sama Maji Love 1000% (A-1 Pictures).

Manjiro Sano, o Mickey que não é "Mouse", é dublado por Yuu Hayashi.
Seus papéis de destaque são: Ryuunosuke Tanaka de Haikyuu!!, Michizou Tachihara de Bungou Stray Dogs, Jirou Kusano de Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho.

Ken Ryuuguji, a sombra do Mickey, era dublado por Tatsuhisa Suzuki.
Ainda não escolheram o substituto.
 
Masataka Kiyomizu, o Kiyomasa que eu acertei o palpite, é dublado por Satoshi Hino.

O elenco de dublagem ainda conta com: Daisuke Namikawa, Hiro Shimono, Takuya Eguchi, Subaru Kimura (Aoi Toudou de Jujutsu Kaisen), Junya Enoki (Yuuji Itadori de Jujutsu Kaisen), Kengo Kawanishi (Muichirou Tokitou de Kimetsu no Yaiba), Showtaro Morikubo, Natsuki Hanae, Yoshitsugu Matsuoka, Daisuke Ono, Tasuku Hatanaka (Denki Kaminari de Boku no Hero Academia).

Participação especial da Ai Farouz (Jolyne Kuujou de JoJo no Kimyou na Bouken Part 6: Stone Ocean - David Production) fazendo o Manjiro Sano criança.

Leitor, você acredita que eu assisti um trecho aleatório do anime pelo Twitter da Crunchyroll, sobre esse negócio de apertar a mão do Naoto, e ERRONEAMENTE acreditei que O NAOTO TINHA CRIADO UMA MÁQUINA DO TEMPO?

Então foi muito louco quando cheguei aqui e... o cara é poliça.
O Naoto é policial. Não tem cientista. Não tem nada. Só expectativa, engano e decepção.

Dito isso, eu acho sinceramente engraçado o fato do cunhado criança ter acreditado nas palavras de um estranho, que dizia conhecer e amar sua irmã mais velha, além de bater aquele papo sobre viagem no tempo.

O MAIS BIZARRO AINDA não é só a criança acreditar, é o idiota do Naoto ter crescido e levado a sério esse aviso.

Bom, leitor, você já entendeu por que o Naoto sobreviveu e salvou o rabo do Takemichi, né? Pois ao contrário de mim, o rapaz levou a sério a conversa.
Daí a gente já tem aquela gostosa quebra de expectativa, uma vez que, normalmente nesse tipo de trama em filmes, as pessoas DESACREDITAM o protagonista.
Gosto que ele nunca vai atrás da Hina estando fisicamente bem, só esfarrapado.
Agora o que me deixa muito BOLADA são as linhas temporais.

Linha 1 - Azul (Presente): Takemichi soube da morte dos Tachibanas e MORREU NAQUELE INCIDENTE DA ESTAÇÃO. O que acabou despertando o seu poder de voltar exatos 12 anos no tempo. Ou seja, o primeiro gatilho foi a morte/instinto de sobrevivência.
 
Linha 2 - Verde (Passado): Nisso, ele revive o passado, encontra o Naotinho e conta os rolês macabros.

Linha 2 - Verde (Presente): Takemichi NÃO MORRE no incidente da estação, pois é salvo por Naoto, que SOBREVIVEU ao ataque da Toman. Porém, sua irmã não teve a mesma sorte. Então o policial mantém o sobrevivente em cárcere privado para que ele aprenda tudo sobre a Gangue Manji de Tóquio e volte ao passado para mexer uns pauzinhos.

No caso, a gangue tem dois líderes, o Mikey e o Tetta (não vou lembrar o sobrenome, desculpa), e o melhor para todo mundo é que o grupo não aumente muito. Ou seja, Mickey e Tetta não podem se encontrar e achar que é uma boa virar organização criminosa.

A missão do Takemichi voltando ao passado é impedir que esses dois se encontrem ou, na pior das hipóteses, virem amiguinhos.

Linha 3 - Vermelha (Passado): Acontecimentos deste episódio.

Sim, leitor, eu não presto.
A culpa é de São Paulo se as linhas de metrô/CPTM são coloridas. EU NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO. Só aproveitei a piada.

Aqui, além do Takemichi ser azarado PARA UM CARAMBA e acordar justo numa RINHA DE MOLEQUES, parece que a falta de puxar um ronco DESGRAÇOU O CÉREBRO DELE.

Primeiro que desmaiou com um soco só e depois... foi dar uma de louco perguntando se podia encontrar o chefão. Migo, tu é escravo dos bostinhas e quer encontrar o chefão? BEBEU, TÁ SÓBRIO, USOU TÓCHICOS?

Pensa num protagonista que apanha.
Só não vence o brasileiro com esses longos anos de desgoverno, mas, né? Título de eleitor está aí para mudar os rolês, e não limpar o popôzinho.

Aproveita que ainda não é 4 de maio e faça um favor à sociedade se tiver entre 16 e 17 anos: tire seu título de eleitor. É simples, rápido e fácil.
Depois não adianta reclamar que piriri ganhou, se você não votou, votou nulo ou em branco.

Agora que já dei sermão, VAMOS FALAR DE FRACASSO E COVARDIA.

Eu gosto do tipo de personagem que o Takemichi é.
Não abraçou para si a causa de herói e na segunda macetada mais bruta, começou a roer a corda.

Sim, leitor, super legal protagonista metido a salvador do mundo em shounen de lutinha, todo metido e cheio dos poderzinhos bacanas, porém... Ainda mais interessante acompanhar um personagem completamente fora da expectativa.

Takemichi é um lascado, fracassado, não consegue emprego de carteira assinada e só vive de bicos, mora numa caixa de papelão em formato de apartamento (as paredes finas) e vive pedindo desculpas por tudo.

A impressão é que o rapaz não passa de um secundário na sua própria vida e ele leva essa atitude até perto do final do segundo episódio, quando decide tomar as rédeas da situação.

Lembra lá depois da rinha? Que foi perguntar do Mickey e levou uma coça com TACO DE BEISEBOL? Ia desistir de tudo, encontrar o Naoto para segurar na mãozinha dele e pedir arrego no presente, para talvez ter um resto de vida medíocre em paz. Ou melhor, sem apanhar pelo menos.

Daí ele vai pra onde? PRA CASA DA HINATA.
E faz o quê? Espera a namoradinha chegar.
E acontece o que quando ela chega? Eles ficam de conversinha mole.

"Aí, Empoderada, não vai reclamar da conversa da guria com o Takemichi? Do rolê de 'ainn porque se eu fosse homem'..." - Obrigada por lembrar, leitor.

Falemos de "papéis de gênero".
Ou papel social de gênero, se refere a um conjunto de padrões e expectativas que a sociedade tem a respeito de um indivíduo, sendo ele dividido entre macho e fêmea.
Verdade. Dizem que se ele chorar no Reservatório do Cantareira, enche até os 98%.
O que se espera de um garoto como o Takemichi? Alguém que vá caçar briga, seja valentão, não tenha medo de dar e de levar porrada, mostre coragem para salvar a mulher que ama.

E o que se espera da Hinata? Que ela seja uma menina doce e meiga, que apoie o namorado e que não se envolva em brigas ou agressões.

O papel de gênero define que o Takemichi tem obrigação de proteger a Hinata por ela ser mulher e mais frágil, não permitindo que ele sinta dúvidas, tenha medo e se acovarde. Enquanto a Hinata deve ser "a protegida", aquela que não diz coisas rudes e que não vai proteger um garoto, afinal, isso seria desonroso.

Em suma, o papel de gênero é uma besteira. Azul para meninos e rosa para meninas? Babaquice. Cores, comportamentos, a vida é sua e você é responsável pelo que quer ser e demonstrar. Essa é a verdade.

Por isso temos uma "inversão de papel de gênero", uma vez que o Takemichi é o bebe chorão e a Hinata é uma pessoa forte e valente. Aliás... O nome da abertura "Cry Baby" é por causa dele, né?

Depois dessa conversa, de ficar todo vermelhinho com a namorada, no outro dia um dos amigos do Takemichi vai para a rinha. E quem é? O cara que eu já cheguei a achar que era o tal do Mickey.

Gente, esses moleques têm tudo a mesma fuça, o mesmo cabelo comprido e loiro, então não exige muito da minha memória, ok?

Menino Takuya "que não é Eguchi" foi o escolhido para a surra do dia.
O protagonista então lembra que esse amiguinho QUASE MORREU DE VERDADE naquele dia. Depois das conversas com Hina, de ver como a patota dele era formada por gente legal e que o Takuya não merecia levar uns cacetes, vestiu o manto da coragem e desceu UMA BRABA NA RINHA!

Confesso que ganhou vários créditos comigo.
Achei que ele ia arregar e evitar mais desgraça para o seu próprio lado, só que, mesmo se pelando de medo e sendo ainda bastante covarde, Takemichi resolveu salvar o rabo do amigo.

Em vez de lutar DOIS MOLEQUES RANHENTOS... Bora tretar o chefe do grupinho de bestas e... Takemichi, o nosso bebê chorão.

"Kimono, desculpa chegar já no fim da conversa, mas... O que significaria 'Toman'?" - Japão adora uma abreviatura, leitor, é impressionante.

Toman vem de "Tokyo Manji". Sim, o tal "Manji de Tóquio".
Assim como chamo o time de Yowamushi Pedal de Kyoto Fushimi. A tradução seria "Fushimi de Kyoto".
 
Tokyo Revengers
3º episódio
Gente, como é que essas crianças não vão parar no hospital depois dessas brigas?
Opinião: Se eu disser que só reparei agora na censura do uniforme da gangue na abertura, vocês vão rir de mim? Achei que era um raio de sol...

Pensa numa pessoa inocente trouxa.

Apanhando pra curar o coração fracote e a atitude passiva que permaneceram por doze anos? É isso mesmo, Takemichi? O Akinho até puxou um canivete na tentativa de ir te salvar. Rapaz, isso que é amigo, hein? Porque certeza que se ele tentasse, os dois seriam mortos rapidinho.

NÃO.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! TU TÁ DE ZOEIRA COM A MINHA CARA.
CHEGOU O GURI DA TATUAGEM NA CABEÇA... OU SEJA, ELE DEVE TER TRAZIDO O MICKEY "QUE NÃO É MOUSE"!
 
Gente...
Toda uma tensão apresentando o "vice-comandante" da gangue e... lá no fundo... tem uma criança com as bochechas infladas. Gente... Só um tretento como o Mickey para fazer cara de qualquer coisa num momento tenso desses, né? Parece o Ronaldinho Gaúcho num rolê aleatório...
 
"Draken" é mais fácil de decorar. Deve ser abreviação de Ken Ryu-tralálá. "Ryuu", dependendo do kanji, pode ser "dragão", então... Ryuu/Dragon [dragão] + Ken = Draken.

Ah, o guri tava comendo... LOL

"Kenzinho" - AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
Tudo brinquedo... Mickey, Ken (referência ao boneco Ken da Barbie)...

Opa.
É "MIKEY" e não "Mickey"...
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
AGORA A TOMAN DERRUBA ESTE BLOG... pena que não vai rolar, pois a Limbosfera Otaku é tipo Teyvat, não fica neste planeta e só dá para acessar com a internet. #mesafei Mikey, pago a minha propina em dorayaki pra você.
Takemitchy tão chocado com o comedor de dorayaki que foi pro chão.
"A partir de hoje você virou meu 'migo'" - A GARGALHADA QUE EU DEI PROVAVELMENTE ACORDOU TODO O BAIRRO, PORQUE NÃO É POSSÍVEL ISSO, SOCIEDADE!

Takemitchy acabou de chegar e já vai sentar na janelinha (não disse qual). EITA.

Bom dia, Takemichi, descobriu que o Mikey é doido. Parabéns.
Se eu te contar que o Naoto também é doido, sim, por causa daquele negócio de achar de boa você viajando no tempo. Bom, a gente já une DOIS DOIDOS NUM SÓ ANIME. BOM DIA, TAKEMITCHY!!!

Não, não, peraí, moçada!
A HINA VAI SE METER NO MEIO DO ROLÊ!
GENTE, FECHA O ANIME QUE A HINA VAI MORRER HOJE MESMO.
Mentira, não vai. Vi esse trecho dublado no Twitter da Crunchyroll e... O Takemichi defende a amada... o que o faz ganhar pontos com o tretinha que eu chamava de "Mickey".

Dislexia, sociedade, eu tenho.

Sério, eu não estou sabendo lidar com a metade pro final desse episódio.
SOCIEDADE, EU RI DE DESESPERO, PORQUE... SIMPLESMENTE... NÃO É POSSÍVEL!

E encerramos Tokyo Revengers por aqui, leitor!
Calma. Terminamos o episódio, a análise segue com o Telecurso Delinquentes Cavalheiros? - Que modalidade de delinquência é essa?.

Leitor, eu realmente gosto muito do Carnaval no blog, pois tenho oportunidade de dar uma boa olhada em animes que me chamaram a atenção, só que tive preguiça... Digo, deixei de lado.

Nem tudo rende análise episódio a episódio atualmente. Não pela falta de qualidade do material, mas pela minha falta de tempo. E se não estou animada, como vou continuar a escrever? Vai se tornar um fardo e não é o tipo de entretenimento que eu quero trazer.

Antes de tudo... BORA JOGAR UNS LINKS LEGAIS AQUI para te explicar sobre os yankiis/yankees japoneses e a censura do símbolo da Gangue Manji de Tóquio.

É interessante conhecer as referências para ficar ainda mais imerso na história.
Fiquei impressionada com a semelhança dos uniformes dos grupos yankiis e da Toman.

Outro detalhe importante de comentar é a censura do símbolo manji (os feixes de luz estranhos no meio das roupas).
Por lembrar a suástica nazista, o símbolo budista, que tinha uma mensagem positiva de vida longa e boa sorte, hoje em dia não é bem visto no ocidente.

Essas são apenas parte das informações que você pode ler nos links indicados.

Bom, agora que já trouxe a parte mais "técnica", vamos dividir essa análise em dois: seriedade e surtos.

O QUE, LEITOR? ACHOU QUE EU NÃO IA MAIS SURTAR? PERDEU O JUÍZO? TÁ ACHANDO QUE AQUI É QUAL PARTE DA BLOGOSFERA OTAKU? TÁ PERDIDO? QUER UMA BÚSSOLA OU UM GPS?

Takemichi, o nosso protagonista fracassado e covarde foi atacado por um momento de coragem medonho e... se colocou na rinha de moleques... contra o líder do bandinho deles.

Ok, tudo legal, tudo bacana.
Kiyomasa enchendo o viajante do tempo de porrada, amiguinho pensando em meter o canivete no cara, os outros amiguinhos apavorados e... Quem disse que o Takemichi arregou?
Observem o comedor de dorayaki no fundo da cena.
ARREGOU FOI NADA!
Dói apanhar, leitor? Dói apanhar, mas parece que isso serviu para fazer o rapaz entender que não pode continuar fugindo, que precisa encarar os problemas e enfrentar a vida. Afinal, se essa oportunidade de voltar no tempo lhe foi dada, por que não aproveitar e fazer tudo diferente?

Tudo bem que o pensamento aqui não é tão egoísta assim, a missão principal é evitar que a Hinata crescida morra pelas mãos da Toman. Se bem que no caso dela não seria "lugar errado e hora errada"?

A impressão que tive neste episódio é que o Mikey ainda tem alguns "princípios", dando a entender que o problema era o Kisaki ou que ele levou a Toman a se tornar aquela organização criminosa envolvida com todo tipo de rolo.
Claro que tem também a opção trauma, que pode ter feito o rapaz abandonar essa parte mais "certinha".

Acho hilário que em nenhum momento o Takemichi tentou dar um soco no Kiyomasa. Manteve a defensiva e agarrou o cara como se estivesse numa partida de kabaddi. Anime errado, Take, ANIME ERRADO!

Mais doido ainda foi o Draken e o Mikey estarem passando por lá, não? Ou eles fazem uma checagem rotineira em cada grupinho de delinquentes? Parece que já funciona como organização criminosa, hein?
 
Sabe a parte que eu mais dei risada nessa rinha, além do Mikey terminando de comer dorayaki e reclamando com o "Kenzinho"? Kiyomasa não se garantindo no soco e pedindo o taco de beisebol.

PARECE QUE O ARREGÃO É OUTRO, HEIN?

Não consegui lidar com o moleque comendo dorayaki num segundo e no outro se aproximando do Takemichi e dizendo: "VOCÊ NÃO PARECE ESTAR NO GINÁSIO".

Tem horas que o cobre da tabela periódica do protagonista tranca de um jeito, que a gente deveria chamar de "cobre do cofre". Amigo, ninguém vai acreditar na parada do "viajante do tempo", só o trouxa do Naoto mesmo, por isso relaxa.

Se bem que conhecendo esse loirinho comedor de doce era bem capaz dele acreditar. A amizade dos delinquentes profissionais com o Takemitchy subiu vários níveis neste episódio, principalmente do meio para o final.

Os amigos do protagonista achando legal toda a banca que o moleque agora tem, felizes que não precisarão mais ser escravos do Kiyomasa (pelo menos foi o que pareceu), vida normal, escola complicada, o cara reclamando de acordar oito da manhã.

Irmão, tem gente que acorda a partir das quatro e por aí vai.
OITO HORAS É LUCRO, NÃO É, BRASIL?
MC Hina - ♫ Na Cara Leva Tapão ♫
Acho muito fofo a interação dele com a Hinata. Os dois bem envergonhadinhos e fofinhos. Gente, que namoro puro. Eu adoraria proteger esses idiotas, só que este anime é de porradaria e sofrimento, então não vai acontecer.

Aí olha que legal: na tarde anterior você ficou "amigado" do chefe da gangue, no outro dia de manhã está lá de boa na escola e... MIKEY E DRAKEN INVADINDO A SALA DE AULA PARA DAR UM ROLÊ COM VOCÊ!

No horário de aula.
Melhor que o professor nem retruca.
Acho que o protagonista nunca ficou tão impressionado de ver o rostinho do líder dos delinquentes bem ali, né?

O que mais me deixou impressionada, e de um jeito ruim, foi o "tapete" de estudantes. Acho que finalmente entendi o que me desagrada tanto na violência gratuita de Tokyo Revengers: a humilhação e o abuso de poder.

AGORA FALEMOS DA MELHOR CENA DESTES TRÊS EPISÓDIOS, tirando (é claro) o Mikey comendo e depois reclamando que o dorayaki acabou: O TABEFE DA HINA NO MIKEY.

MAAAAAAAAAAAAAANO.
Não bastasse esse choque, EU AINDA FIQUEI DE CARA, QUE O MOLEQUE DEPOIS CONVERSOU DE BOA COM ELA. MANO... E AINDA METEU PIADA, DIZENDO PRA ELA NÃO BATER NELE DA PRÓXIMA.

Estou em estado de choque.
Pior que isso só eu extremamente confusa com o Yuu Hayashi dublando esse pivete. Gente... É uma coisa bem louca. Não era em todo momento que eu reconhecia a voz do dublador e isso me deixou bugada.

Enfim...
O TABEFE DA HINA NA CARA DO MIKEY.
Acho que é a única pessoa viva (e que permaneceu viva) depois de dar um tapa na cara do líder da Toman.

Juro que quando assisti essa cena pela primeira vez, achei que ele mesmo revidaria... Daí veio o Draken putaço pegando no braço da menina, que estava fugindo calmamente com o Takemichi. Ela tremendo de medo e mostrando que cumpre com a palavra de protegê-lo.
Eternamente em choque com o Mikey levando o tapa na piada...
Rapaz... Takemichi quase fazendo nas calças, mas chegou no Draken e disse para não mexer com a Hina, aceitando qualquer punição e só exigindo que não tocassem um dedo nela.

Depois acabamos descobrindo como o protagonista caiu nas graças do Mikey: ele parece com o irmão mais velho do garoto... que morreu.

O CARA MORREU, MANO.
Se metia em briga para ajudar os outros... e numa dessas morreu.

Aí começou o papo de querer criar uma nova era de delinquentes, que delinquentes não são sem graça e tralálá. Muita groselha para eu decorar, sinto muito, isto aqui é um post de Carnaval, não preciso revirar ninguém do avesso.

"E aí, blogueira, não vai passar pano pro Mikey?" - Não, leitor. Meu estoque de pano foi usado com o Sukuna de Jujutsu Kaisen (pelo fanservice). Ah, espera! Eu também passo pano para Love of Kill... dublado em português. Não resisto ao elenco de dublagem BR.

Um dos fatores que tornam os personagens mais complexos é a existência de paradoxos. O Mikey, assim como o Draken, não veem problema nenhum em surrar quem estiver pela frente e eles não gostarem. São capazes de pisar em outros estudantes e meter medo em todo mundo, ao mesmo tempo que têm "princípios" e são pessoas leves e divertidas num convívio mais íntimo.

Pois é, leitor, desculpa te informar, mas... O ser humano é assim.
O mundo não é dividido entre Bem e Mal, apesar de sermos erroneamente ensinados assim. Há diversas nuances e várias faces de uma mesma pessoa.

Claro que nenhuma "fofurice" e "honra" apagam a atitude agressiva deles.

Enquanto isso Takemichi sobe no conceito dos figurões da Toman: por proteger a Hinata.
Ainda não consigo acreditar que ambos acharam isso legal e não ficaram ofendidos. Tem que ser muito doido mesmo ou ter um pensamento bem flexível.
Eles vão fazer o quê? Serviço voluntário? Arrecadação de doações?
Melhor que isso só o Tetta passando pelo Takemichi no final do episódio, ele achando familiar e não percebendo que era o outro líder treta... Hum... O TRETTA.

Leitor, ainda bem que o post está acabando, né? Eu sei, eu sei...

Pior que eu não recrimino não. Uma vez fui num shopping e encontrei o namorado de uma conhecida. Acho que fazia uns anos aí que eu não via nem ela e muito menos o cara, daí achei familiar e demorei muito para reconhecer.

Piada: ele não estava com a minha conhecida, e sim com outra mulher, e me olhou como se eu tivesse pego na flagra. Quando lembro disso ainda dou risada.

Bom, leitor, adoraria dar uma certeza aqui de que pretendo assistir Tokyo Revengers, mas... continua não fazendo muito o meu tipo de história. Talvez possa ver, talvez esqueça, tudo se resume a "talvez".

Se você leu a análise e ficou curioso, aproveita e assiste.
Eu já dei uma boa pincelada do que acontece nesse começo, você já sabe os temas centrais, então boa sorte.

Aos fãs do anime, não chiliquem.
Os delinquentes continuam bacaninhas e eu não derrubei a reputação de ninguém da Toman. O Takemitchy não conta.
Então vida que segue e sejam todos felizes!

NAH!
VAI TE LASCAR!
EU PRECISO ASSISTIR PELO MENOS O PRIMEIRO EPISÓDIO DUBLADO EM PORTUGUÊS! PÔ! LUIS SÉRGIO, NÉ, GALERA? NÃO POSSO PERDER A OPORTUNIDADE!!!

Sim, sou muito otária de dublagem, digo, otaku de dublagem.
E otária mesmo. Passar pano para Love of Kill é um absurdo.
Mas o Peterson Adriano merece.
 
P.S.: Gente, isso caiu na minha mão nos 45 do 2º tempo e eu precisei incluir aqui.
O governo japonês está fazendo uma campanha sobre a redução da maioriadade civil... usando Tokyo Revengers.
 
Para quem não sabe, comentei em outros posts que a maioridade civil no Japão deixaria de ser de 20 anos, ficando em 18 anos.

Chega de anime com "Tokyo" no nome!
A CARA DO COMEDOR DE DORAYAKI, SOCIEDADE! OLHA A CARINHA!
Isso que eu nem invoquei os outros animes com a cidade no nome.
Parece praga, né? Nunca tem um Chiba alguma coisa, Fukushima tralálá, Hokkaido putzputz ou, sei lá, Oita cricri.

Só sei que já garanti as músicas de abertura e encerramento desse anime na minha playlist. São boas demais para serem ignoradas.

E amanhã o Carnaval no blog termina.
Em plena Terça-feira de... FEIRA, COM PASTEL E TUDO, MOÇADA!
 
Confete colorido
Serpentina enrolada
Carnaval é aqui comigo
Feriadão da otakada! #CarnaKimono2022
 
Nos vemos amanhã às 11h com Kimetsu no Yaiba!
Não, não é o da programação normal do blog. É o Kimetsu no Yaiba dublado em português! Sim! Vou analisar a versão brasileira do Degolador de Comedor de Gente!!
 
Por Kimono Vermelho aquela que não trollou o líder da Toman por querer!!! - 04/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/