sexta-feira, 30 de junho de 2023

Primeiras Impressões: Temporada de Abril 2023 no Kimono Amarelo

Sem criatividade e com pressa, mas definitivamente adorando um frufru.
E aí, leitor?
 
Agora que os invernais já sofreram, hora dos primaveris!
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
 
Não quero pensar que estamos tão perto de julho, que logo vou ter que fazer outro post desse para a nova temporada.
 
O texto pode não ter a seriedade e qualidade técnica que o leitor espera, por isso estou recomendando alguns blogs que são especializados em animação japonesa, estúdios, diretores e afins, além de possuírem análises mais apuradas:

-Anime Crazies
-Lacradores Desintoxicados

O Kimono Amarelo obviamente não se responsabiliza pelas opiniões alheias, portanto, não venha me cobrar explicações se você não curtir algum conteúdo apresentado nos sites citados.

Os animes analisados aqui passaram pela "primeira peneira" do post Animes da Temporada de Abril 2023.
 
Vamos ao avisos de praxe:
-O compromisso aqui é com a MINHA verdade;
-Não sou da blogosfera especializada;
-Reconheço vozes de dubladores japoneses, não estranhe;
-Aqui comentarei apenas o PRIMEIRO EPISÓDIO de cada série. Se eu gostar pode ser que o anime tenha POSTS SEMANAIS;
-Essas análises sairão seguindo o Cronograma 001.1;
-Todos os detalhes técnicos foram tirados do MAL;
-Os prints e episódios serão da Crunchyroll.

Este texto pode conter:
-Surtos por causa de dubladores japoneses;
-Fofocas da Era Taisho dos Bastidores dos animes em que trabalhei;
-Sofrimento.

Temporada de Abril 2023
My Clueless First Friend/Jijou wo Shiranai Tenkousei ga Guigui Kuru
~Por mais tapados de coração de ouro neste mundo!~
Amiga, o sol não pode ser amaldiçoado. Ele ilumina tudo que seus raios tocam!
Diretor: Shigenori Kageyama
Estúdio: Studio Signpost
Número de episódios: 13 - MAL
 
Acho que a melhor piada dessa temporada é que peguei DOIS ANIMES DE PROTAGONISTA SOFRENDO BULLYING para trabalhar e gostei dos dois.
Confesso que o meu favorito ainda é a Rainha dos Furries (Princesa Oferenda e o Rei das Feras), no entanto... Amei demais Amigo Tapado e Rokudo.

Como uma pessoa que sofreu bullying desde criança, sinto a dor da Akane Nishimura, a nossa querida "Dona Morte". Queria que alguém tivesse sido meu Taiyou Takada, ignorando o bullying do pessoal e fazendo com que eles passassem vergonha por serem tão babacas.

Digamos que esse anime fez carinho na Kimono criança e a acolheu, então, eu realmente vou guardá-lo com muita saudade e respeito.

DITO ISTO... PARTIU EPISÓDIO, PORQUE EU QUERO FAZER LOGO ESSE POST... para fazer mais post. Essa é a minha vida de blogueira: quanto mais eu escrevo, mais eu tenho que escrever!

A gente deveria imprimir mais Takada.
Um mundo com mais amigo tapado e com menos gente que acha legal ser cruel com os outros...

O menino COMPLETAMENTE TAPADO DAS IDEIAS, levando o rolê de "Dona Morte" para o lado mais "shounen de lutinha" possível.

A coitada da Nishimura apanhou tanto com esse rolê de maldição, que ela não quer que impliquem com o menino transferido. Ô tadinha...

Nishimura: O pessoal vai implicar com você.
Takada: Quero que impliquem.
Kimono: *Pikachu chocado*
 
"QUERO QUE IMPLIQUEM" - O MOLEQUE É PODEROSO DEMAIS!
Ele não entendeu que o pessoal a chama assim para implicar, diminuir e isolá-la.
TAKADA É A PRIMEIRA CRIANÇA DESSE PRIMÁRIO QUE ACHA QUE A MENINA TEM ALTOS PODERES SOBRENATURAIS, QUE ELA É FODONA E ELE QUER ISSO NA VIDA DELE!
 
Takada é o nosso MVP, Most Valuable Player! É verdadeiramente o craque da partida!

Outra criança pura e que deve ser protegida a todo custo: Hino, O MENINO OBCECADO POR REGATAS.

Eu adoro que toda vez que o Kitagawa tenta zoar o Takada por causa da Nishimura ou a própria Nishimura, o moleque simplesmente LEVA UMA SURRA do tapado. É uma melhor que a outra!

Kitagawa: ...não porque a Nishimura é a Dona Morte e você deveria voltar pra casa com a gente!
Takada: Mas você é um humano normal.
Kitagawa: PORRÃ, MAN! A NISHIMURA TAMBÉM!
Takada: Uai, vocês não dizem que ela é a Dona Morte? Então como que ela é uma humana normal?
*O programa bullies está levando mais tempo do que deveria para carregar. Quer fechar ou esperar mais um pouco?*

A NISHIMURA CHORANDO, MALUCO, VERMELHA DE TUDO PORQUE O MOLEQUE SIMPLESMENTE METEU ESSA: QUERO CONHECÊ-LA MELHOR.

O trator Takada passando por cima do bullying e resgatando a autoestima quebrada da menina. AMIGO BOM É AMIGO QUE ERGUE A GENTE!
Tão entretido com a Nishimura, que de fato é importante, que nem notou os trouxas!
Ela com as mãos no rosto, envergonhada e confusa, dizendo que seus olhos são o problema, que passam essa ideia de sombria e... o moleque tira as mãos dela da frente e diz que os olhos são lindos.

Takada trabalha de duas formas: derrubando o bullying e elevando a autoestima da coleguinha.

Takada todo empolgado com a Nishimura e... ESQUECEU DA EXISTÊNCIA DO KITAGAWA E DOS COLEGUINHAS DELE! AMOOOOOOOOOOOOOO!!!

Os dois indo embora de MÃOS DADAS, daí a póbi da menina que foi abençoada pela vindo desse sol* pergunta sobre as mãos dadas e o moleque...
Takada: Se você quiser, a gente pode soltar.

ALÉM DE BOM AMIGO, AINDA É RESPEITOSO!
ONDE QUE IMPRIME MAIS TAKADA NO PLANETA? COMO FAZ?!

Jun Fukuyama em janeiro, em abril... Espero encontrar muito Jun Fukuyama nos animes de julho e outubro... UM ANO CHEIO DE JUN FUKUYAMA!

Aqui ele faz o pai da Nishimura e em Opus.COLORS ele faz o pai do Kazuya.
JUNJUN SÓ NOS PAIS DOS PROTAGONISTAS, HEIN?

Só tinham trinta alunos na sua antiga escola, Takada?
O MENINO MORAVA NO INTERIOR DO INTERIOR, É ISSO?
Ou será que... é a baixa natalidade atacando novamente?

Muito bem, leitor, hora de seguir com o Telecurso do Primário - Os erros gramaticais são propositais!.

Caso você tenha xingado a equipe das legendas de burra, como se tratam de crianças do primário, achamos que fazia sentido manter alguns erros como "chamar ela" em vez de "chamá-la" e coisas do tipo.

Já os adultos e personagens um pouco mais crescidos, falam mais corretamente.

Dito isto... Leitor, por conta do volume de animes ainda sendo analisados e todos os erros de cálculo da Kimono do passado que é tão de Humanas quanto a Kimono do momento, Meu Primeiro Amigo Tapado vai ficar fora da programação.

PORÉM, prometo um post de final de temporada dando meus dois centavos de consideração sobre os animes em que trabalhei.

Certo, agora vamos para as informações técnicas!

A abertura é "Alcor to Polaris" de Reina Kondou (que dubla a personagem Umi Adachi) e o encerramento é "Kokorone" de Kitri. As duas músicas são umas gracinhas, ainda que eu seja mais fã do encerramento. Ambas as animações são bem bonitinhas.

Akane Nishimura é dublada por Konomi Kohara.
Seus papéis de destaque são: Kukuru de Mahoujin Guruguru (2017), Kirin Kumatsuka de Gakuen Babysitters, Kasumi Nomura de Asobi Asobase (Lerche), Kai Yawara de Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu, Hanako Kamado de Kimetsu no Yaiba, Lala Hagoromo de Star Twinkle Precure (Toei Animation), Chika Fujiwara de Kaguya-sama: Love is War.
 
Taiyou Takada é dublado por Shizuka Ishigami.
Seus papéis de destaque são: Ikumi Mito de Shokugeki no Souma, Ayame Kajou de Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai (J.C.Staff), Nike de Mahoujin Guruguru (2017), Ikuno de Darling in the FraXX (A-1 Pictures, Trigger, CloverWorks), Nat de Yakusoku no Neverland, Thorfinn criança de Vinland Saga (Wit Studio), William James Moriarty de Moriarty the Patriot (Production I.G), Ken Ryuuguji criança de Tokyo Revengers, Musashi criança de Orient, Shouei Barou criança de Blue Lock (8bit), Makio de Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc.
 
*Sol: "Taiyou" também é a palavra japonesa para "sol". Aliás, o kanji do nome do personagem é o mesmo que o do sol, 太陽.
 
Daichi Hino, o menino de regata, é dublado por Kengo Kawanishi.
Seus papéis de destaque são: Rei Kiriyama de 3-gatsu no Lion, John Steinbeck de Bungou Stray Dogs 2, Gen Asagiri de Dr. Stone (TMS Entertainment), Ritsu Souma de Fruits Basket (2019), Shigeru Yahaba de Haikyuu!!, Muichirou Tokitou de Kimetsu no Yaiba, Zetsu e Tobira Senjuu de Naruto: Shipuuden (Studio Pierrot), Roland Fortis de The Case Study of Vanitas.
 
O pai da Akane é dublado por Jun Fukuyama.
 
Sumire Kasahara é dublada por Wakana Maruoka.
Ela tem apenas quatro papéis creditados, sendo três coadjuvantes e uma principal: Ireena Litz de Olhyde de The Greatest Demon Lord Is Reborn as a Typical Nobody (SILVER LINK., Blade).
 
O elenco ainda conta com: Kohei Amasaki (Neito Monoma de Boku no Hero Academia 2) e Atsumi Tanezaki (Chise Hatori de Mahoutsukai no Yome).

Bom, Meu Primeiro Amigo Tapado conta a história de Akane Nishimura que é chamada de "Dona Morte" pelos colegas por causa de seus olhos arregalados.
A vida de Nishimura muda com a chegada de Taiyou Takada, que em vez de seguir os colegas, encontra na "Dona Morte" uma figura poderosa e incrível com quem ele quer firmar uma boa amizade.

Sendo uma comédia com romance subentendido, há uma repetição da fórmula "tapado", afinal, o público precisa ser lembrado de que Takada é o alívio cômico e principal transformador do cenário de bullying em volta da Nishimura.

Sendo um garoto bastante ingênuo, Takada não vê que o apelido tem uma conotação negativa e acaba transformando a "Dona Morte" em uma poderosa detentora de maldições que... deixa seus dias muito mais felizes.

Aos poucos, os dias soturnos de uma menina quieta que não tinha amigos e sofria bullying vão mudando e se tornando mais coloridos e alegres.

Dá para ver neste episódio que a Nishimura prefere se isolar a prejudicar o Takada, temendo que ele não fosse fazer amigos. Ela acaba sendo surpreendida por esse menino tapado e solar.

Acho muito bonitinha a cena em que ele quer ir embora para casa com a Nishimura, daí chega o Kitagawa e a turminha dele e a conversa sai da provocação dos garotos para o Takada ignorando a existência deles e prestando atenção na amiga. É a cerejinha do bolo.

Apesar de dizermos que o Takada seduz ou dá em cima da Nishimura, esse é um conceito que nós, que somos mais velhos que eles, usamos para explicar o comportamento do garoto de forma mais simples. Contudo, é incorreto, já que o tapado não faz isso com alguma finalidade estranha, ele apenas fala essas coisas legais, elogia e chama de fofa, porque é sincero com seus sentimentos e com o quanto ele gosta da Nishimura.
Takada é como um sol num dia fresquinho: impossível de não querer por perto!
Claro que, SPOOOOOILAS, algumas situações acontecem mais para frente e o Takada fica mais consciente dos seus sentimentos. Ainda assim, nem chega perto da maldade que há na cabeça dos adultos.

Por conta disso, não vejo a interação entre essas duas crianças do primário como se fosse algo impuro. Mesmo que os mais novos sejam espertos e peguem muita coisa no ar, seus sentimentos são bem mais puros. Principalmente desses dois, que acompanhamos nesta estreia.

É diferente do Kitagawa e da Kasahara, por exemplo, que já têm certo conhecimento para entender algumas coisas e interpretar de forma maldosa a relação das crianças.

Tanto é que no final, quando o Takada é colocado como casal com a Nishimura, ele acredita que é o "Dono Morte" no sentido de "se tornar alguém poderoso", como um herói de uma história.
E não que estão tirando sarro dos dois e apontando como casal, coisa que no primário, os meninos tentam evitar com afinco.

Se você quer ver crianças sendo crianças e, principalmente, sendo fofas, recomendo este anime. Ele reverte o sentimento de segregação, tristeza e mentira para uma vida saudável com amigos, afeto e autoestima.

E, para não dizer que ignorei por completo, é sempre bom lembrar que o Jun Fukuyama já fez um "Dono Morte", o Greel Sutcliffe de Kuroshitsuji (Yana Toboso).
 
E, para finalizar... FOFOCAS DA ERA TAISHO, digo, DOS BASTIDORES: a tradutora sugeriu traduzir "Shinigami" para "Dona Morte" por se tratarem de crianças do primário. "Deus da Morte" seria um termo muito sério e adulto. A equipe concordou e ficamos aí com esse termo menos sisudo.
 
Assiste ou desiste?: Desisto.
---------------------
Rokudo’s Bad Girls/Rokudou no Onnatachi
~O primo de Tokyo Revengers com harém~
Ah, Rokudo, então aí é que ele não está bem da cabeça mesmo!
Diretor: Keiya Saitou
Estúdio: Satelight
Número de episódios: 12 - MAL
 
Saímos de UM ANIME COM PROTAGONISTA SOFRENDO BULLYING e entramos em OUTRO ANIME COM PROTAGONISTA SOFRENDO BULLYING. Porém, este aqui contém delinquentes e eu acho isso incrível!
 
Nossa...
Cenas dos últimos episódios, assim, na cara. Uau. Claro que quando começou a gente não fazia ideia, mas... Caramba, assistir a estreia depois de ter visto inteiro é muito divertido. Dá para pegar cada referência...

Todo anime escolar mostra a paisagem antes de meter bronca e... aqui é a visualização mais rápida de paisagem que eu já vi. Logo já tem uma omelete enroladinha voando e um coitado de um fodido indo pegar com a boca.

Esse é Tosuke Rokudo, o nosso protagonista.

Então... Sabe essa fala do Chefe, "Se não quer que olhem, não mostre"?
O tradutor disse que deu uma suavizada, porque era ainda mais machista.
Dentro do possível, a equipe de localização tenta suavizar algumas coisas, trocar certos termos, para que o público se sinta mais acolhido e menos ofendido.
Como usar "magia das trevas" em vez de "magia negra", que é um termo racista.

Claro que, como expliquei ali, é dentro das possibilidades. Não dá para fazer milagre quando as falas são problemáticas. Aí vocês reclamem com os roteiristas.

E os primeiros episódios de Rokudo's Bad Girls têm falas machistas.
Dá para dizer que precisamos entender o contexto, que se tratam de garotos no 1º ano do Ensino Médio, que o ambiente onde eles estão é agressivo, que a visão de mundo deles é só rodeada pelo bullying, etc.
Só que o meu trabalho como blogueira é também mostrar a você, leitor, como falas assim afetam a vida de pessoas reais e que é interessante não reproduzi-las.

Bom, a gente fala disso no Telecurso.

Rokudo e Natsume, unidos por uma herança de avós doidos!

Gosto que essa herança PULOU os pais do Rokudo e foi parar justamente na mão do neto. Talvez o filho ou a filha não tenha passado perrengue nesse mundo de delinquentes ou a coisa não fosse tão ruim antes? Enfim...

Estava reparando que o Rokudo tem casa de bacana, hein? Casarão desses no Japão, gente, deve custar uma fortuna!

OLHA A HISTÓRIA ABSURDA DO PERGAMINHO!
Ele veio da Era Heian (794-1185 d.C.) e tinha feitiços usados por onmyouji.
IMAGINA O ABE NO SEIMEI DA VIDA, QUERENDO DAR UNS PEGAS NUMAS GAROTAS MÁS E... "Porrã, deixa eu fazer um feitiço aqui que vai atrair SÓ GAROTA MÁ! NÃO QUERO SABER DESSAS GURIAS CERTINHAS!".
 
A pessoa não sabe o que herda, daí vai tentar dar carteirada em delinquente e ganha... UM HEMATOMA NO ROSTO... e uma garota má sendo gentil? É... Não é bem um lucro, mas... dá para dizer que é.
 
Gente, eu amo que o Iinuma é um dos mais escrotos no começo, daí vemos a abertura e ficamos "como que esse doido vai virar amiguinho do Rokudo, isso aí é sonho".
 
O feitiço do Rokudo fazendo-o roubar namoradinha de delinquente... TÁ PODENDO, HEIN, ROKUDO? SÓ QUERO SABER COMO VAI SE SAFAR DOS SOCOS, NÉ? Porque o feitiço é só para atrair garota má, e não criar um escudo a sua volta!
 
EU NÃO CONSIGO ME CONTER, GENTE! O IINUMA COM CIÚMES DA TSUBAKI, ACHANDO QUE ROLOU ALGUMA COISA COM O ROKUDO!!!! Iinuma corno psicológico, porque real, REAL, não rolou nada... Imagina se o Rokudo desse condição? Vish... IA SOBRAR SOCO PRA CARA DELE!
 
O PRIMO DO KINDAICHI DE HAIKYUU!! FOI TIRAR SATISFAÇÃO COM A LOIRONA... e ela só falou quando o Rokudo FALOU COM ELA!
O cara com pentagrama na testa com medo de uma loirona linda dessas...
As caras e bocas do Rokudo só rivalizam com o Yoigoshi de Burning Kabaddi.
"Pra começar, o que é uma garota?" - Chegou um momento tão crítico de medo, que o cérebro do Rokudo entrou em falência mental.

"Desmantelou famílias da Yakuza"?
IMAGINA UMA BRIGA, LEITOR, UMA BRIGA ENTRE RANNA HIMAWARI E... Tooru Kirishima de The Yakuza's Guide to Babysitting!

Não, pera... a chefinha não aprovaria.
Certo, não imaginem, mas guardem a imagem de terror em seus corações.

Ok, acabou o episódio e agora eu tenho uma porrada de considerações a fazer. Algumas delas atingem o Rokudo pessoalmente. AHAHAHAHAHA~
Calma, Ranna.

Então, sigamos para o Telecurso dos Delinquentes - Não era melhor mudar de cidade?.

A abertura é "ENDLESS LABYRINTH" de EverdreaM e o encerramento é "Love Will Find a Way" de THE RAMPAGE from EXILE TRIBE.
 
As duas músicas são muito boas e as animações são umas gracinhas. Sou suspeita para falar, porque esse é provavelmente um dos poucos animes que gosto tanto da abertura quanto do encerramento.

E agora a minha parte favorita de olhar e não de pesquisar... HYAHYAHYAHYA!
O ELENCO DE DUBLAGEM!!!

Tosuke Rokudo, o protagonista com feitiço na testa, é dublado por Gen Satou.
Seus principais papéis são: Chrome de Dr. Stone (TMS Entertainment), Souma Azemichi de Burning Kabaddi, Fumiya Tomozaki de Jaku-Chara Tomozaki-kun (Project No. 9), Ichibanboshi de Bucchigire!, Finn Oldman de High Card (Studio Hibari), Maru de Tengoku Daimakyou (Production I.G), Ganta Nakami de Kimi wa Houkago Insomnia (LIDENFILMS).

Apesar de sua lista de trabalho ser de tamanho razoável, tem abocanhado uma parte considerável de protagonistas nos últimos tempos.

Ranna Himawari, a delinquente à moda antiga, é dublada por Sumire Uesaka.
Seus principais papéis são: Lum de Urusei Yatsura (2022) (David Production), Sanae Dekomori de Chuunibyo demo Koi ga Shitai (Kyoto Animation), Hayase Nagatoro de Ijiranaide, Nagatoro-san (Telecom Animation Film), Karin Nanase de In/Spectre, Susanna Randall de My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom! X, Akira de Bucchigire!.
 
Kouta Kijima, o Chefe, é dublado por Akira Ishida.
 
Masaru Hinomoto, o Coronel, é dublado por Daisuke Namikawa.
 
Haruya Iinuma, o delinquente que atormenta o Rokudo e seus amigos, é dublado por Haruki Ishiya.
Seus principais papéis são: Tamotsu Denkigai de Akiba's Trip the Animation (Gonzo), Shuuichi Tsukamoto de Hibike! Euphonium (Kyoto Animation), Jirou Yamada de Hypnosis Mic: Division Rap Battle - Rhymae Anima, Saneyasu Adachi de Kono Oto Tomare! (Platinum Vision), Keisuke Sudou de XL Joushi, Jun Yagami de Salaryman's Club.
 
Tsubaki Tachibana, a menina que anda com o Iinuma, é dublada por Misato Matsuoka.
Seus principais papéis são: Tsubame Mizusaki de Keep Your Hands Eizouken!., Kyou Nezokazi de Shikimori's Not Just a Cutie, Tanino Gimlet de Umayuru (Scooter Films).
 
Takeru Tsunoyama, primo do Kindaichi do vôlei, é dublado por Tomohiro Oomachi. Esse é o seu primeiro papel creditado no MAL.
 
E o elenco ainda conta com: Daiki Yamashita, Reina Ueda (Kanao Tsuyuri de Kimetsu no Yaiba), Makoto Furukawa, Ryouta Takeuchi (Elias Ainsworth de Mahoutsukai no Yome) e Naomi Oozora (Samidare Asahina de Lucifer and the Biscuit Hammer - NAZ).
 
Coisas que eu não sabia que precisava nessa vida: Daiki Yamashita dublando delinquente. Gente, o moço tem uma voz fofa para heróis, meninos bonzinhos, otakus bicicleteiros... Mas o que ele faz num delinquente... Rapaz... RECOMENDO.
 
CHAMEM O YAMASHITA PRA DUBLAR MAIS DELINQUENTE! A MORTE AUDITIVA É BOA DEMAIS! ALTAMENTE RECOMENDADA!!! Que timbre maravilhoso, gente!
 
Bom, além disso, temos algumas pesquisas para explicar as referências do anime.
 
Onmyouji são especialistas em adivinhação e magia, e um de seus grandes representantes foi Abe no Seimei (em inglês), que dizem ter nascido do relacionamento entre um humano e uma criatura sobrenatural.
Ele era um famoso adivinho, de uma linhagem de onmyouji, que era sempre consultado pelo imperador e pela nobreza. Diziam que possuía o conhecimento de um feitiço que poderia prolongar a vida e até trazer os mortos de volta.
 
Sukeban é um termo japonês para garota delinquente. Mais especificamente para a chefe do grupo. Apesar da nossa loirona não ter uma galera, e sim SER FORTE COMO SE FOSSE UMA GALERA, dá para chamá-la de líder tranquilo. Quem é que vai resmungar com essa linda, né?
 
Bom, Rokudo's Bad Girls conta a história de Tosuke Rokudo que estuda numa escola cheia de delinquentes e que passa perrengue na mão deles junto com seus amigos, Coronel e Chefe.
Espera... ACHEI QUE MASHLE FOSSE OUTRO ANIME!
Depois de mais um dia de humilhação, quando Rokudo volta para casa encontra uma caixa enviada por seu avô... que já faleceu. Dentro dela, um pergaminho com um feitiço que promete resolver seus problemas. Na prática, o feitiço faz com que as garotas más se apaixonem por ele.
 
Acho que seria mais útil se invocasse o Sukuna, né?
 
A estreia é competente em apresentar o universo e os personagens, dando gás para que a premissa das "garotas más" se desenrole bem. Achei o ritmo bom, não pareceu corrido e nem esticou demais sem necessidade.
 
E agora vamos falar de machismo e sexismo.
 
O machismo prega que os homens são superiores que as mulheres, exaltando determinados comportamentos masculinos.
 
O sexismo é quando estereótipos de cada gênero são reforçados, como: mulher tem que cuidar da casa e homem tem que trabalhar fora, mulher usa rosa e homem usa azul.
 
O fato de alguém ser oprimido não quer dizer que ele é perfeito ou tem empatia por outras situações de opressão, nem toda vítima tem essa visão.
 
Tanto o Rokudo quanto seus amigos são bastante machistas.
Tem a fala do Chefe sobre o tamanho da saia da Tsubaki e tem o Rokudo dizendo que as garotas delinquentes invertem a "ordem natural", que é o homem na frente e a mulher obediente atrás.
 
"Kimono, isso quer dizer que o anime Rokudo's Bad Girls é machista?" - Num geral, ele possui algumas ideias machistas dentro da história, mesmo que tenha um número interessante de garotas más realmente fortes (puxando na memória aqui, as boas de briga, 4 principais e algumas figurantes).
 
E, além da Ranna, existem outras mulheres muito fortes na trama.
O problema é que todas elas, de uma forma ou de outra, exercem sua força por meio de algum homem. A Osanada que aparece mais à frente, tinha um colega que botava a pilha. A própria Ranna para de agir por si mesma para agradar o Rokudo de alguma forma.
 
Aliás, a Ranna é oito ou oitenta. Sem o controle do feitiço do Rokudo, ela é pura violência neste início de anime.
 
Sem dar spoilers graves, dá para dizer que o machismo passivo continua ali, na manipulação dos homens sobre essas mulheres fortes. Algumas chegam a se rebelar, mas em detrimento a outros homens. Não é algo feito por ela e para ela, o homem entra como um meio de transformação.
 
Chamo de machismo passivo, pois, ao contrário deste episódio em que o machismo foi mais jogado na cara, como o comentário do Chefe, ele existe em ações e acontecimentos, não em palavras. Ainda assim é machismo.
 
O Rokudo mesmo é bastante machista.
Primeiro com a ideia distorcida da obediência da mulher, depois chamando a Ranna de monstro, em seguida reconhecendo que ela é uma garota por conta de partes do seu corpo e querendo protegê-la, pois "isso é coisa de homem".
 
Cara, na boa, a Ranna não precisa de proteção nenhuma. Ela simplesmente chega e desce o cacete em qualquer um que entrar no seu caminho e fim de papo. Quem precisa se proteger são os outros.
 
Como ela é a violência em seu estado mais bruto, com o perdão da piada, o Rokudo tem medo e a trata como monstro. Depois, lembrando daquela fala idiota de que "todo mundo tem coxas", isso serve especificamente para que ele note que a Ranna é uma garota.
 
Porque só garotas têm coxas, né? Não, isso refuta a frase dele e dos amiguinhos, então... deveria qualificá-la como humana e não exatamente como mulher.
 
E a presunção de que por ser homem, ele deve protegê-la.
 
O Rokudo infelizmente funciona como uma coleira para a Ranna, ou seja, mostra que um homem é capaz de transformar uma fera sem limites numa donzela adorável. É basicamente a premissa de O Cravo e a Rosa, novela de Walcyr Carrasco, inspirada na história de Shakespeare conhecida como "A Megera Domada".
 
"Ah, mas a intenção dele foi boa" - Conhece aquela, leitor? "De boas intenções o inferno está cheio". E a Ranna acaba apanhando de uns delinquentes revoltados pela surra que ela deu numa gangue.
 
Não que aquilo a afete muito, afinal, ela é forte pra caramba, só que sua segurança fica afetada pela promessa-adestramento do Rokudo, de que a Ranna não pode bater em ninguém, seja numa briga, num esbarrão ou quando estiver entediada.
Eu não sei se eu rio ou se pergunto quando ela tirou essa foto...
Analisando a fundo, é uma trama problemática sim.
Ainda que outros assuntos sejam muito interessantes de serem retratos, principalmente do bullying e dos maiores delinquentes terem um passado como vítimas, o caldo mais grosso gira em torno do harém comedido do Rokudo.
 
Digo, "comedido", pois ao contrário da maioria de animes do tipo, o fanservice aqui é muito raro. Tirando uma mão no peito que foi iniciada de um empurrão, e não pensando numa cena de sacanagem.
 
Tem gostosa sendo gostosa? Tem, mas não nessa quantidade que o público masculino deseja. Se você procura por isso, As Garotas Más de Rokudo não vai te dar. Procure um anime mais específico.
 
Bom, leitor, obviamente este anime não segue para a programação por essas problemáticas e por algo ainda pior: tenho uns cinquenta mil animes pendentes para fazer análise e Rokudo não é uma prioridade na minha vida.
 
Apesar de ter dado muita risada enquanto trabalhava neste anime e me divertido horrores com a interpretação primorosa do Gen Satou, preciso ser mais criteriosa na hora de escolher animes para a programação.
 
Já cometi lindos erros em janeiro, agora preciso segurar o freio de mão.
 
SEGURA O BRT, LEITOR, QUE TEM FOFOCAS DA ERA TAISHO, DIGO DOS BASTIDORES!!!

Na abertura, quando aparece o nome do anime, o editor resolveu criar um padrão entre episódios. "Rokudo's Bad Girls" para episódios ímpares e "As Garotas Más de Rokudo" para os episódios pares.

E aí, você reparou?

Assiste ou desiste?: Desisto.
---------------------
Mashle: Magic and Muscles/MASHLE
~Mash Burnedead e o Kimono Amarelo~
Deixa um personal trainer saber de uma coisa dessas pra ver se ele não tem um treco!
Diretor: Tomoya Tanaka
Estúdio: A-1 Pictures
Número de episódios: 12 - MAL
 
Leitor, esta será a 3ª vez que vou assistir o episódio de estreia de MASHLE.

Na primeira, eu estava trabalhando nele. Na segunda, analisei a dublagem brasileira!!!

Pois é, resolvi fazer análise da dublagem antes mesmo de falar sobre a história!
Não teve jeito, precisei aproveitar a oportunidade quando lançaram o episódio em português.
 
Bom, agora fiquem com as minhas reações... e a minha péssima lembrança de como sofri com legendas deste episódio. Era muito texto para pouco tempo de tela e sempre que eu lembro, me dá vontade de gritar pela janela. Pena que o horário não permite.

ESSA CRIANÇA COMENDO PROFITEROLE É TODO O FANSERVICE QUE EU PRECISO ASSISTIR AGORA!

Eu normalmente pulo a abertura de MASHLE, mas hoje resolvi assistir inteirinha e... Como já chegamos no final da temporada, é interessante ver os personagens que aparecem mais à frente e reconhecê-los... Tipo o Cell, que é dublado pelo Natsuki Hanae, especialista em fazer voz de fugitivo de manicômio.

Sério, Hanae fazendo fugitivo de manicômio e psicopata é outro nível de fanservice auditivo. É fofo quando faz as crianças graciosas e talz, mas... PSICOPATA E FUGITIVO DE MANICÔMIO SÃO O MELHOR DO QUE O HANAE PODE NOS ENTREGAR!

"Kimono, você é muito emocionada com dublador" - A isso damos o nome de "otaku de dublagem", leitor. Bom dia para você também. A Terra é redonda e gira ao redor do sol, a gravidade faz a maçã cair da árvore, um mais um é dois e anime é desenho. Tenha um ótimo dia!

Quando o Regro diz que fez muitas besteiras na juventude, é aqui que eu penso que ele engravidou alguém e o Mash nasceu.

Se bem que... 75 anos e um filho de... 15 ou algo do tipo... JÁ NÃO ERA TÃO JOVEM QUANDO ENGRAVIDOU ALGUÉM, NÉ?

Calma, leitor, não grita spoilers aí, não chegamos no final do episódio.
E eu li o mangá, ok? Foi meu primeiro pensamento quando li o primeiro capítulo. ME DEIXA REVIVER AQUELES MOMENTOS DE INOCÊNCIA!

Mash, o quebrador oficial de portas. ESSA CRIANÇA É UMA BÊNÇÃO TRAZIDA DOS CÉUS PARA CAUSAR CAOS E PATIFARIA POR ONDE PASSA!

Mash Burnedead, se um dia eu te critiquei, eu estava muito cansada e desanimada da vida. BEBÊ, VOCÊ MERECE UM MUNDO DE PROFITEROLES!

O Regro é tão otário quanto eu, que me emociono com o Hanae fazendo psicopata.
O menino pede desculpas e todo o surto com a porta quebrada meio que se aplaca. REGRO MUITO TROUXA, SÓ PORQUE O FILHO, que o chama de "vovô", É UM BICHINHO FORTÃO E TAPADO!

Gente, haja gente tapada este ano, hein?
Junichiro Kubota, Taiyou Takada, Mash Burnedead.
QUAL SERÁ O PRÓXIMO TAPADO? Atsushi Nakajima?
Não, pera... A MÃE TÁ BRINCANDO, FILHÃO, TU NÃO É TAPADO! A MÃE TE AMA!

Criança, por mais boazinha que seja, é tudo cria do capeta.
Você fala para não fazer e ela vai lá e faz porque é proibido.

Regro falou para o menino não ir à cidade.
MASH FOI PORQUE TINHA PROFITEROLE ESPECIAL NA LOJA.

Você quer alguma coisa dessa criança? DÊ PROFITEROLE DE PROPINA.

Para todo lado que eu olho, o Katsuyuki Konishi está à espreita.
É o Rio Nakashizu de Opus.COLORS, é o Tengen Uzui de Kimetsu do Entretenimento... e agora o Brad Coleman.

Ok, essa foi sacanagem, mas... Caramba, acho que tenho ouvido mais a voz dele do que imaginei.
E onde na floresta que esse menino vai conseguir profiterole, Regro?
A paz dessa criança é comer profiterole em paz. MUITO PROFITEROLE!
Cabra falando que está de serviço. Cabra enchendo o rabo de cachaça em pleno horário comercial. O cabra é policial.
Sabe... Não deveria estar bebendo em horário de trabalho, ainda mais sendo policial. Só comentando.

A PESSOA DERRUBA UM PROFITEROLE E AINDA TEM CHANCE DE SAIR SÓ COM O UNIFORME RASGADO. Já vi gente pegar profiterole dessa criança e acabar com uma concussão cerebral.

O QUÊ?! SPOILER? ONDE?!

Regro Burnedead, 75 anos, maratonista.
A rapidez que ele catou a criança e saiu voado...
75 ANOS ONDE, REGRO? TEM MAIS VITALIDADE QUE EU QUE TENHO 33... Se bem que morar em São Paulo, no inverno, não dá vitalidade a ninguém.

Regro, você viciou sua criança em profiterole.
NEM NA FUGA O MOLEQUE LARGA O DOCE! IMPRESSIONANTE!

Gente... Queria tanto analisar MASHLE...
*os quatrocentos animes apontando armas de todas as espécies para a blogueira*
...mas tenho tanto anime acumulado, que a análise dessa primeira temporada sairia só lá pra 2026.
*os quatrocentos animes abaixam as armas*

Apesar de no começo não ter me empolgado muito com os episódios, depois eu fui me divertindo. É cada causo mais absurdo que o outro. É cada pamonhão mais idiota que o outro. Simplesmente um anime divertido e que tem lutinha.

O famoso shounen de lutinha com comédia.
Os autores de mangás deviam investir nas COMÉDIAS com shounen de lutinha, como faz o de MASHLE. Primeiro a patifaria, depois as briguinhas de moleques.

Galera do Brad é tipo o Mash: para que usar a porta, SE POSSO ENTRAR PELA PAREDE!

BEBÊ MASH, A COISA MAIS PITICA, MAIS LINDA, MAIS FOFA, MAIS MORDÍVEL! CHORANDO E SÓ PARANDO AO SER ABRAÇADO PELO REGRO!

Mash fazendo o Regro ter vontade de viver...
Meu coração fica ainda mais quentinho.

AH, ESPERA... O Brad era da GUARDA do Gabinete de Magia, e não exatamente do Gabinete de Magia.

Bom, o episódio terminou e com isso chega aquela hora preguiçosa de fazer pesquisas e considerações... Então, venha para o Telecurso da Magia - O ONE foi consultado sobre esse cruzamento de One Punch Man e Mob Psycho 100?.

ONE é o mangaká que criou o cara que resolve tudo com um único soco e o adorável cabeça de cogumelo/Lego que é um paranormal poderosíssimo.

Inclusive, o pessoal nos comentários da página do episódio, dizem que MASH significa: Mob, Asta (de Black Clover), Saitama e Harry Potter.

O Mob pela inocência e cabelo, o Asta provavelmente por detalhes da história que eu não faço ideia (Bombado? Não usa magia, mas tem um poder incrível escondido?), o Saitama pela força bruta e o Harry Potter pelo universo e as marcas no rosto (que lembram a cicatriz do protagonista).
O Mash puto certamente tem um vocabulário de vilão.
Não acho que o pessoal está tão errado nas comparações, ainda assim, MASHLE pega tudo isso e usa a seu favor sem ser processado por plágio, o que já é um bom começo.

MASHLE: MAGIC AND MUSCLES conta a história do adolescente Mash Burnedead que vive com seu pai/avô na floresta. O garoto adora profiteroles e vive puxando ferro e assustando os bichos dos arredores por sua força absurda. Porém, um dia ele é descoberto na cidade depois de comprar profiteroles. O problema: Mash não tem uma marca de nascença no rosto, típica de usuários de magia... Coisa que ele não é. E aí começa o caos.

Para fazer com que o Mash saia dessa situação rural e vá para uma escola de magia, obviamente precisa ter um gatilho, que se apresenta como o Brad Coleman, um cara que tem uma vidinha miserável e quer dinheiro fácil.
Ele promete manter o segredo da família Burnedead desde que Mash se torne um "visionário divino", ganhando títulos e dinheiro, e assim "sendo aceito pela sociedade", podendo viver em paz com seu avô.

Aí você se pergunta, como que um moleque que não usa magia vai entrar numa escola de magia, SEM TER O ALL MIGHT DANDO UM CABELO PRA ELE COMER E DAÍ COMEÇAR A FAZER MAGIA?

Bom, menino Mash avisou no finalzinho do episódio que vai distribuir PORRADA, então não precisa ter dúvidas, tudo vai ser resolvido no soco... caso o diálogo não funcione, claro.

Apesar de aparentemente ser um anime violento, sabemos que há títulos bem piores nesse quesito. E o Mash só resolve no soco quando seus amigos ou família são ameaçados, de resto, o menino sabe conversar e é bonzinho.

Uma das coisas que eu gosto nesta estreia é que, mesmo tendo muitas informações para passar, o anime se limita a apresentar a parte essencial do universo e poucos personagens.

O menino escolhido como visionário divino que apareceu no jornal é razoavelmente importante, então se você não esquecê-lo, já vai estar no lucro.

E com estas primeiras considerações, acho que já podemos seguir para as informações técnicas.
"Se não for para resolver no diálogo, eu resolvo na porrada".
A abertura é "Knock Out" de Taiiku Okazaki e o encerramento é "Shu Cream Funk" de Philosophy no Dance. As animações são mais legais que as músicas. Particularmente, não curti nenhuma.
 
Mash Burnedead, o maromba viciado em profiterole, é dublado por Chiaki Kobayashi.
Seus principais papéis são: Askeladd de Vinland Saga, Makoto Edamura de Great Pretender (Wit Studio), Louis James Moriarty de Moriarty the Patriot, Langa Hasegawa de S8 the Infinity (Bones), Hayate Ichikura de Play It Cool, Guys, Himuro de The Ice Guy and His Cool Female Colleague, Gabimaru de Hell's Paradise (MAPPA).

Regro Burnedead, o pai/avô do Mash, é dublado por Cho.
Seus papéis de destaque são: Hiroshi Uchiyamada de Great Teacher Onizuka (Pierrot), Brook de One Piece (Toei Animation), Chobi-Hige de Zoku Natsume Yuujinchou, Sodemogi/Comedor de Manga de Nurarihyon no Mago, Matal Mogamett de Magi: The Kingdom of Magic, Shu-no-Bon e Kasha de GeGeGe no Kitarou (2018), Thief de Sand Land (Sunrise, Anima, Kamikaze Douga).

Brad Coleman, o tio folgado da polícia mágica, é dublado por Katsuyuki Konishi.

O elenco ainda conta com: Takuya Eguchi, Kaito Ishikawa, Reina Ueda, Yuki Kaji, Yuusuke Shirai (Shuumei Sakaki de Sakaki and Miyano), Shuuichirou Umeda (Yuu Izumi de Shikimori's Not Just a Cutie), Toshiki Masuda (Eiji Kirishima de Boku no Hero Academia), Shinnosuke Tachibana (Morisuke Yaku de Haikyuu!!), Kengo Kawanishi, Yuuichirou Umehara (Noah Wynknight de The Reason Why Raeliana Ended Up at the Duke's Mansion) e Natsuki Hanae.

Se você quer um shounen de lutinha, mas não tem o mínimo saco para o dramalhão dos garotos e quer se divertir um pouco, sugiro dar uma chance a MASHLE.

Se você é fã de dublagem, além da versão japonesa com elenco incrível, tem a versão brasileira também com um elenco incrível.

Não irei analisar esta série... por enquanto.
Como adiantei, tenho quatrocentos mil animes acumulados e que precisam urgentemente serem analisados e terminados. Aí sim a gente pode pensar em botar mais gente nesse rolê.

"Ah, mas janeiro..." - Os de lá vão demorar tanto, que eu já estou voltando a ficar deprimida por não ter tempo para fazer tudo o que quero e me proponho.

Então, os profiteroles ficam por aqui.
(Lembrando que existe um negócio no blog chamado "Relembrar é viver". Ele só está aposentado, pois tem tanto anime para analisar, que obviamente não preciso ressuscitar nenhum para preencher a programação.)
 
Assiste ou desiste?: Desisto.
---------------------
Skip and Loafer/Skip to Loafer
~Quem nunca, né? Quem nunca foi otário?~
O nível de otária dessa menina bate com o mesmo nível de otária que eu tinha na idade dela. Spoiler: não vai seguir nada como planejado, mas o importante são as vergonhas que passamos pelo caminho. Digo, os amigos que fazemos!
Diretor: Kotomi Deai
Estúdio: P.A.Works
Número de episódios: 12 - MAL
 
Leitor, eu tenho ALTAS EXPECTATIVAS com este anime.
Tudo o que ouvi pela internet e trechos que assisti me levaram a HYPAR de um jeito que eu ACREDITO, antes mesmo de assisti-lo, que irá ALIMENTAR A MINHA ALMA com amor, carinho, sofrimento e muitas considerações importantes para fazer.

EU TENHO A NOÇÃO de que não deveria colocar mais NENHUM anime dentro da programação do blog, MAS ESTE VAI DESAFIAR TODA A MINHA RACIONALIDADE.

Se só vendo trechos e ouvindo falar, eu já quero pegar Skip and Loafer no colo, IMAGINA QUANDO EU DER PLAY! EU VOU ADOTAR ESSE ANIME E QUERO VER QUEM VAI ME IMPEDIR!

"Kimono, você não é muito emocionada, não?" - Leitor, se for para redigir um TCC como se fosse uma inteligência artificial, eu não fazia um blog, eu aprenderia sobre programação.
 
Espera...
ISSO ME LEMBROU A PROGRAMAÇÃO DO BLOG, OS ANIMES CORRENDO ATRÁS DE MIM COM FAQUINHAS DE PLÁSTICO QUE VEM NAQUELES BOLINHOS... AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH, O DESESPE—

Dei o play e a menina do interior está numa videochamada com uma amiga ou familiar. Tão bonitinhas. A MENINA DO INTERIOR DIZENDO QUE AGORA COMEÇA A VIDA COLEGIAL DELA EM TÓQUIO! TÃO FOFINHA ESSA BESTA QUE EU SEI QUE VAI SE PERDER E CHEGAR ATRASADA NO PRIMEIRO DIA DE AULA!

Se eu passar esse anime para a programação, será que MASHLE pega caro—

Ok, voltando ao episódio e... HABEMUS ABERTURA.
É a coisa mais fofa da temporada. Perdão, Amigo Tapado, temos um vencedor aqui.

Se eu falar que gostei da transição entre a "memória dramática" da Mitsumi indo embora com a realidade, vocês vão achar estranho eu reparar nisso? Sabe, sou aquela doida que grita, surta, dá pirueta e se joga na BR, né?

Se bem que se até uma leiga como eu percebe esses detalhes bem-feitos, imagina quem manja do assunto, né?
Daí entra o pessoal se arrumando para ir à escola e... eu tenho quase certeza que foi feito com rotoscopia, porque é preciso de um jeito bem familiar.
Já vi outros animes com cenas de captação de movimentos de uma pessoa e desenhadas por cima. Quando fazem direito, sai que nem esse de Skip and Loafer.

Queria ver vocês na época de Aku no Hana...
Eu tinha acabado de começar o blog e aquilo me pegou completamente desprevenida, pois gravaram o anime todo com atores reais e depois desenharam por cima. Sem design de personagem de anime, só as reações dos atores reais mesmo.

Assim, não que eu ache ERRAAAAADO, porém, faria mais sentido uma série live-action em vez de um anime... com design de desenho "realista".

Moleque acordando 06:50h da matina... Nesse horário, quando eu era estudante, tinha que já estar com os dois pés fora de casa. Zero saudade.

Que fofo, ela colocou a presilha de cabelo de pandinha na borda do bolso do blazer. QUE FOFO! É como se ela levasse a amiga junto no primeiro dia de aula!!!

PENA QUE ESSA FODIDA VAI SE PERDER LEGAL E CHEGAR ATRASADA! É DE LASCAR A SENHORA, NÉ, DONA MITSUMI?
 
TIA NAO, EU TE AMO E VOU TE PROTEGER DE TODO O MAL. CONTE COMIGO PRA TUDO!
 
Mitsumi sendo otária. Infelizmente me sentindo extremamente representada quando era estudante e isso é ofensivo.
"Não porque eu vou gabaritar minha vida no colegial, que não vou ter nenhum deslize, que não sei o que de não sei o que lá..."
AMIGA, ISSO É RECIBO DE OTÁRIA. A vida nos odeia, pense nisso.

Eu entendo muito essa menina... O problema é que ela NÃO SE PREPAROU TANTO ASSIM quanto imaginava. Se tu vai pegar um metrô, um trem, e não conhece o local, fala com seus conhecidos e pesquisa ativamente pela internet. Aí você evita a treta homérica em que acabou se metendo.

Esse menino chamado Sousuke parece aquele cachorro fofo e alegre... Sim, um Golden Retriever... Se bem que a preguiça dele em ir para a aula, deve ser herdada de um cachorro menos animado. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!

ELA TEM UM CACHORRO QUE PARECE ESSE MENINO E O NOME DO CACHORRO É: Satonosuke. O TAMANHO DO NOME DO CACHORRO!
Quem disser que nunca quis fazer carinho na cabeça dele, está errado.
Ih, rapaz, acho que acabou de rolar o momento em que o garoto bonzinho se apaixona pela nossa otária. Quando a viu tirar os sapatos e as meias e correr com toda a força de vontade que possui.

A GURIA.
ESQUECEU O DISCURSO NA MOCHILA.
E FEZ DE CABEÇA.

OTÁRIA, MAS GRANDONA, HEIN?!
Vai lá, Mitsumi, o mundo é seu, sua bestinha adorável!

Essa menina já botou o Sousuke cachorrinho no cagaço, a professorinha e agora o que parece ser o diretor. A MENINA ESTÁ ASSUSTANDO TODO MUNDO. Pode pedir música no Fantástico (Globo) com alguma temática de terror.

MANO.
DO CÉU.

Ela vomitou no visu de 55 mil ienes da professora.
Legal, Mitsumi, começando o colegial num vexame desse e com uma dívida de 55 mil ienes (R$ 1.845,80).

"A vomitona".
Amiga, era só ter corrido para a saída de emergência e vomitado lá fora.
MAS NÃO, TU TINHA QUE CORRER PRA POBRE DA PROFESSORA, NÉ?

Mitsumi hoje apertando todos os meus gatilhos da época de estudante.
Amiga, não quero mais analisar seu anime, não. Certeza que se eu cometer esse erro, quem vai acabar passando mal de vergonha serei eu.

Amiga, segunda vez que você ignora sua pata-mãe.
PRESTA ATENÇÃO NO QUE OS OUTROS FALAM EM VEZ DE SE DESLUMBRAR, POXA!

NÃO É POSSÍVEL!
ANIME ESCOLAR AINDA VAI SER O MOTIVO DE EU TACAR UMA CARTEIRA ESCOLAR NA CABEÇA DOS ROTEIRISTAS JAPONESES!

Todo mundo pensando que o garoto é um gato e daí... ele mete um "vamos trocar contatos". Pronto, vomitona, todos da classe vão chegar em você para ter acesso ao cachorrinho feliz aí. BOM DIA.

TEU COBRE DA TABELA PERIÓDICA, SUA DESGRAÇADA QUE ACABOU DE FALAR O NOME E EU SIMPLESMENTE NÃO GRAVEI PORQUE VOCÊ ESTÁ SENDO INTERESSEIRA!

A MITSUMI ACABOU DE TE DAR OI E VOCÊ NEM TCHUM PRA ELA! DAÍ O CACHORRINHO FOFO VIRA AMIGO E PEGA CONTATO E TU FAZ O MESMO?! EU VOU QUEBRAR A TUA CAAAAAAAAAARA!!!!

Eita.
Primeira aula é da professora que o outfit de quase dois mil reais foi todo vomitado.

Correspondente da Eletrocutei: "Guria mente para a família dizendo que a cerimônia de admissão foi um sucesso e não teve incidentes, mas na verdade ela chegou atrasada e vomitou no outfit de milhares de ienes da professora responsável pela turma dela!"

Maluco, os irmãos da menina MANJADOS TOTALMENTE DO ROLÊ. Família é outra co— A PRÓPRIA FUMI CONCORDANDO... Gente... O pessoal conhece a Mitsumi demais!

A perspicácia do amigo do cachorrinho alegre SABENDO QUE TEM MENINA NO MEIO, já que nunca que ele sairia correndo por estar atrasado para a escola.

A PERSPICÁCIA!
NÃO SEI O SEU NOME, AMIGO DO CACHORRINHO, MAS JÁ TEM O MEU TOMBO.
Sim, meu tombo gira-gira por ter acertado tão na mosca.

"Os erros de hoje não contam, pois foi o primeiro dia" - Completando: A PARTIR DE AMANHÃ TEREMOS MAIS ERROS! Né, Mitsumi? É isso que você quis dizer?

Nao toda linda preparando o café da manhã e a sobrinha aparece com cara de figuração em filme de terror japonês. NAO, SALVA ESSA OTÁRIA, PELO AMOR DE DEOS!

Até a Nao ficou assustada!
Amigo acertou tanto na mosca, que o moleque resolveu desconversar... indo pra casa!
O encerramento é tão bonitinho... COMO QUE SOBREVIVE A ESTE ANIME, LEITOR?! Tão gracioso... Porém...

PORÉM, CHEGAMOS NO FINAL DO EPISÓDIO E CONSEQUENTEMENTE TEMOS QUE SEGUIR PARA O... Telecurso do Primeiro Dia de Aula - Criação de Traumas.

Menina sai da vila Ikajima, no interior da província de Ishikawa (que fica no que parece a região centro-oeste do país), e se aventura na capital Tóquio como estudante de Ensino Médio.

Seu plano é bem ambicioso: se formar na escola, fazer uma das melhores faculdades de Direito do país, entrar para o Ministério do Interior e criar planejamento de urbanização das áreas rurais, daí quando se aposentasse, viraria prefeita de sua terra natal e, assim que sua vida se findasse, suas cinzas seriam jogadas no Mar do Japão.

Só que a vida, leitor, não é um conto de fadas.
E, se fosse, seria bem Sugar Apple Fairy Tale justamente nos dois últimos episódios, que é para sentir o açúcar queimado amargando a boca.

"Nossa, Kimono, você ama Sugar Apple, hein?" - Uma pessoa enganada e traída, é uma pessoa com rancor. E eu sou assim.
Tomara que na 2ª parte do anime, a Anne chegue que nem a Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso (Globo) e diga a icônica frase: "Vocês não sabem o prazer que é estar de volta".

Bom, mas não estamos aqui para falar de animes que voltam em julho, e sim dessa gracinha que acabei de assistir.

Skip and Loafer tem uma atmosfera agradável e um design de personagens muito gracioso.
Por não ter um monte de coisa doida acontecendo, a estreia pode apresentar os personagens e o universo sem desespero e uma apostila complementar para explicar tudo.
 
Essa é uma das vantagens do slice of life, o famoso "cotidiano", que busca desenvolver a relação dos personagens consigo mesmos e com os outros, enfrentando seus problema e se desenvolvendo como pessoas. Normalmente o slice of life anda de mãos dadas com outros gêneros, como o romance, a comédia e o drama.

Fui verificar e no MAL está apenas "drama".
Ah... Anime de drama, né? Sinto muito, Skip and Loafer, eu já tive minha cota de drama na quinta-feira (um dia antes deste post ir ao ar), então mesmo que tivesse espaço na programação, eu pensaria com UM POUCO MAIS DE CAUTELA se valeria o sofrimento.

Cada um tem as suas preferências, leitor, e não estou discutindo o mérito ou demérito da história aqui, eu só quero dizer que não é minha praia, apesar de já ter analisado muita coisa de drama. Aliás, Shiroi Suna no Aquatope provavelmente é drama e... estamos aí... demorando 50 anos para terminar. (Mentira, o motivo é falta de tempo e quantidade de animes!!!)

UAH! LÁ TEM "DRAMA, SLICE OF LIFE"! QUÊÊÊÊÊ?????
Não sei se me sinto ludibriada por não ter "slice of life" em Skip and Loafer ou por lembrar que me rendi a historinha de aquário sem lembrar que ia ser descida do barranco em carrinho de rolimã sem freio.

Sim, leitor, barranco não permite uma descida com carrinho de rolimã, ou seja, você só cai. Bom dia para você também.

Dito isto, vou aproveitar o gancho para dizer que... NA TEMPORADA DE ABRIL DE 2023, NENHUM ANIME ENTROU NA PROGRAMAÇÃO!

Na real, eu queria muito incluir MASHLE, mas a atual conjectura não me permite e já cometi crimes nas primeiras impressões de janeiro, então bora ter um pouquinho de controle nessa vida.

Enfim, fora isso, um destaque interessante de Skip and Loafer é a participação da Tia Nao.
 
Como se trata de um spoiler que vai ser melhor trabalhado em próximos episódios, talvez possa afetar a experiência de quem não queira saber de nada antecipadamente. Se você quer evitar o spoiler, volte a ler na parte "PARA ENCERRAR...", certo?

Bom, a Tia Nao, que é a responsável pela Mitsumi enquanto ela estiver em Tóquio, vive sozinha e trabalha fora. É uma pessoa independente que ganha o seu próprio dinheiro.

Em um dos episódios, que não sei qual é, pois vi um trecho de uma cena, a Nao está no trem com a Mitsumi e algumas mulheres começam a reparar na aparência dela, achando meio masculina.
Acontece que a Nao é uma mulher trans: nasceu com o sexo biológico masculino, mas se identifica com o gênero feminino. Por isso mesmo usamos pronomes femininos para nos referirmos a ela.

Independente de qual órgão reprodutor que a pessoa nasceu, se ela se identifica com algum gênero, devemos respeitar a sua escolha e tratá-la pelo gênero correto.
 
É assim que o mundo deveria funcionar, porém, vivemos numa sociedade bastante preconceituosa e ignorante, que gosta de criar narrativas perigosas que existem de forma completamente deturpada na mente dessa gente.

A Nao é dublada por Mitsuki Saiga, que tem vários papéis entre masculinos e femininos. Inclusive, é ela que empresta sua voz para o Opera, que apesar de ser tratado pelo gênero masculino... não faço ideia de qual seja realmente o gênero (ou se é não-binário, agênero e afins).

Aparentemente não há nenhuma informação sobre Mitsuki Saiga ser trans. As pesquisas do Google e Wikipédia a tratam por pronomes femininos.
Num mundo perfeito, poderíamos ter pessoas trans dublando pessoas trans... e no Brasil isso aconteceu!

A dubladora Alexia Vitória foi escalada para ser a voz brasileira da Nao!
Sim!! Uma mulher trans dublando uma mulher trans! Ainda que seja um fato incrível e a Alexia mereça todas as parabenizações, as empresas deveriam entender que isso tem que se tornar padrão.

Se uma pessoa trans ou da comunidade LGBTQIA+ é considerada cidadã de uma cidade e de um país e paga impostos como qualquer outra pessoa, ela está apta para ingressar no mercado de trabalho, fazer todas as etapas de estudo que desejar (1º grau, 2º grau, gradução, pós) e ser respeitada além de um mês de orgulho e como consumidora.

Elas são tão pessoas como qualquer outro ser humano.

Não exatamente relacionado ao assunto, a dubladora Megumi Ogata, ganhadora como "Melhor Dubladora" no 16º Prêmio Anual de Dubladores Japoneses (em inglês), disse que a premiação deveria ser "livre de gênero", ou seja, sem dividir os atores e as atrizes. Ela abre essa questão, pois, assim como a Saiga, a Ogata teve diversos papéis masculinos e é mais lembrada por eles.

Particularmente, acho interessante por não considerar o gênero tão importante nesse quesito de premiação. O que realmente importa é a competência das pessoas no trabalho, se atuaram bem, se emocionaram o público...
Eu gosto que essa menina só conseguiu mentir, porque alguma coisa deu certo.
A Nao descobrindo que colocou um fantasma para morar debaixo do mesmo teto.
PARA ENCERRAR...
Vamos às informações técnicas e, em seguida, ao elenco de dublagem!

A abertura é "Mellow" de Keina Suda e o encerramento é "Hanauta to Mawarimichi" de Rikako Aida.

Mitsumi Iwakura, a figurante de filme de terror japonês, é dublada por Tomoyo Kurosawa.
Seus papéis de destaque são: Ulti de One Piece (Toei Animation), Kumiko Oumae de Hibike! Euphonium (Kyoto Animation), Phosphophyllite de Houseki no Kuni (Orange), Honey Kisaragi de Cutie Honey Universe (Production Reed), Hitoha Hongou de Araburu Kisetsu no Otome-domo yo (Lay-duce), Nobuko Takada de Jujutsu Kaisen, Rebeca de Cyberpunk: Edgerunners (Trigger), Pink de Mahou Shoujo Magical Destroyers (Bibury Animation Studios).

Sousuke Shima, o cachorrindo alegre, é dublado por Akinori Egoshi.
Não tem uma lista tão grande de trabalhos, sendo este o seu primeiro personagem principal.

Tia Nao é dublada por Mitsuki Saiga.
Seus papéis de destaque são: Amidamaru de Shaman King (Xebec), Francis e Keith Harcourt de Ashita no Nadja (Toei Animation), Maria Ross de Fullmetal Alchemist (Bones), Kuranosuke Koibuchi de Kuragehime (Brain's Base), Takuto Shindou e Rion Hyuuga de Inazuma Eleven Go (OLM), Yoichi Suketaka Nasu de Drifters (Hoods Drifters Studio), Opera de Mairimashita! Iruma-kun, Richard III de Requiem of the Rose King (J.C.Staff), Yelena de Shingeki no Kyojin: The Final Season Part 2 (MAPPA).


Assiste ou desiste?: Desisto.
---------------------
Buquê de Ipê Amarelo
Bom, se você leu o post de início de temporada, deve ter estranhado a falta de My Love Story with Yamada-kun at Lv999. Como explicado no "editado" que incluí a partir deste mês, resolvi não assistir o anime por ter perdido o interesse e querer terminar logo este post. Ele vai entrar para a lista do Carnaval.
 
Leitor, não espere o post de início de temporada de julho ainda em julho. Quero ver se adianto análises de outros animes, que estão aí mofando no canto mais úmido do armário.

O que posso adiantar é que tem muito anime que eu queria trabalhar e que infelizmente a firma não trouxe. Triste demais.
 
Por Kimono aquela que só queria umas doze horas de sono por dia e vinte e quatro acordada para fazer todos os posts que preciso - 30/06/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/