terça-feira, 21 de maio de 2019

Carnaval 2019 - Primeiras Desimpressões de Kaguya-sama: Love is War

O blog tarda, mas não falha!

Chegou o #CarnaKimono2019, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Agora que o feriadão passou e você deu um jeito de fugir dos confetes, serpentinas e marchinhas, venha curtir o melhor Carnaval Otaku... FORA DE HORA!

Confira a programação no post de abertura do CarnaKimono e venha fazer a festa conosco! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.

Ficha técnica
Título: Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen

Diretor: Shinichi Omata ou morre
Estúdio: A-1 Pictures
Temporada: Janeiro 2019

Total de episódios: 12
Onde assistir?: Crunchyroll


Kaguya-sama: Love is War
1º episódio
Você teria coragem de negar um pouquinho do seu almoço para esta jovem?
Opinião: Junto com Pop Team Epic (Kamikaze Douga) este foi com certeza um dos animes mais comentados no Twitter... Mentira, só na minha timeline mesmo.

E como não dá para confiar no gosto dos blogueiros e influenciadores digitais da Blogosfera Otaku, resolvi conferir eu mesma se isso aqui realmente é todo o suprassumo que eles diziam ser ou apenas fogo de palha, como é o costume.

Relembrando o que falei no post de início de temporada, um dos mais venenosos do blog, a premissa até seria interessante se não tivéssemos uma história bosta por trás dela.

Não tenho problema nenhum com criança sendo tsundere e não conseguindo se confessar, agora vir falar que na relação amorosa entre duas pessoas, uma serve e a outra é servida, uma manda e a outra obedece... É DE CAIR O SHIRIKODAMA DA BUNDA!

Esse tipo de relação seria considerada abusiva por qualquer pessoa saudável, com a única exceção do casal ter combinado isso anteriormente e a parte submissa estar de acordo. De resto... Ah não, obrigada, esse é um background BEM BOSTA.

Bom, também tem que existir a consideração sobre como japonês não sabe se relacionar e transmitir direito os seus sentimentos. Tudo na vida deles segue hierarquias, então por que o amor não seria mostrado da mesma forma?

É por isso a premissa e sua "história por trás" fazem tanto sentido se você pensar com a cabeça japonesa, e não com a minha, por exemplo.

Como blogueira e pseudo-analista de animes, eu consigo separar a minha opinião particular do comentário que é necessário fazer sobre a obra. Então isso me irritou pessoalmente em Kaguya-sama desde o trailer.

"Nossa, Kimono, precisava descascar o japonês ali em cima dizendo que ele não sabe se relacionar?" - Leitor, em 2019 eu bati A COTA (que eu nem sabia que existia) de posts falando sobre o principal problema de relacionamento na sociedade japonesa: a falta de diálogo.

Em um desses textos me aprofundei no assunto e abordei sobre educação tradicional, a pressão da sociedade e como até mesmo os próprios indivíduos não sabem lidar com o que sentem. É tudo muito truncado e quebrado por aquelas bandas.

Tirando esse fator que me irritou profundamente, o que foi que sobrou?
É ISSO QUE VOCÊ VAI DESCOBRIR LENDO ESTE POST, LEITOR!!!!

Então, voltando ao Twitter, vi a nata da alta cúpula da Blogosfera Otaku falando da abertura, relacionando ao nosso incrível Sidney Magal e acabei não resistindo. Fui lá no YouTube e... FIQUEI VICIADA NESSE RAIO DESSA ABERTURA!

A animação em si não é lá grande coisa, tirando alguns trechos em que os "amantes" se armam para lutar nessa guerra que é o amor.
Mais cafona do que isso que descrevi, só se eu estivesse com um paletó verde limão e um girassol preso nele. Abraços, Falcão!

Sim, tenho idade para ser mãe de vocês.
Concordo, presidente! Vamos falar de pecado que é mais interessante!
A abertura MARAVILHOSA é "Love Dramatic feat. Rikka Ihara" de Masayuki Suzuki e o encerramento é "Sentimental Crisis" de halca. Recomendo mais o encerramento da Chika, que é "Chikatto Chika Chikattsu" interpretado por Konomi Kohara, a dubladora de Chika Fujiwara.

Tive que procurar o nome no próprio YouTube, porque o MAL é o Rei dos Desfalcados. Falarei mais sobre esse encerramento lá na análise do terceiro episódio.

Igual a alguns animes que aparecem durante as temporadas sazonais, Kaguya-sama passou a impressão de ser presunçoso demais, querendo levar o patamar de "comédia romântica" a outro nível.

Bom, não sou especialista nesse gênero, então vou ficar devendo a experiência sobre como normalmente são as histórias nesse estilo. Ainda assim a obra aqui é presunçosa.

P.S.: Disse a pessoa que não é especialista em nada. EM ABSOLUTAMENTE NADA. Só se for em dar desgosto. E ainda nem nisso sou perfeita.

O bom é que aos poucos essa impressão vai se dissolvendo e dá para aproveitar melhor o entretenimento.

Somos apresentados ao presidente e sua vice NENHUM POUCO DECORATIVA OU PUXADORA DE TAPETES (ao contrário do Brasil, né?). Dois adolescentes muito bem vistos, respeitados pelos colegas e que acabam gerando aquela fofoquinha básica: será que estão namorando?

Impressionante como o planeta vê uma pepeca e um pipico e acha que automaticamente eles têm que se interessar um pelo outro.

É o mesmo problema dos ingressos para assistir o filme romântico. O presságio fala sobre garotas que gostam de garotos e vice-versa. Então se você não se encaixa na heteronormatividade, eu sinto muito, só que mais uma vez não encontrará representação aqui (ou pelo menos nesses três episódios comentados no texto).

A primeira a ser apresentada é a vice Kaguya Shinomiya que vem de uma família tradicional, podre de rica e com um currículo de posses que deixa qualquer pobre irritado.

Já o presidente Miyuki Shirogane não parece compartilhar do mesmo berço dourado que a colega, estando lá mais por sua inteligência arrebatadora.

Quem lembrou vagamente de Ouran Highschool Host Club (Hatori Bisco) LEVANTA A MÃO!

E com isso o Kimono Amarelo acaba ganhando o seu segundo "Miyuki". O primeiro foi Miyuki Sagara de RDG: Red Data Girl que, igualmente ao seu xará, tinha problemas para professar seu amor por uma garota complicada.

O episódio é dividido em três partes, todas com alguma disputa entre o nosso casal principal. E ao contrário do que se poderia imaginar, nem sempre há um vencedor e isso por culpa de Chika Fujiwara, a secretária do conselho estudantil e ponto de virada em várias discussões.

Um dos exemplos é quando a menina aparece com dois ingressos para um filme de romance que ela mesma não pode usar, porque os pais não a deixam ver essas coisas.

Deixa chegar o episódio da revista de "saliências" que a gente vai ter uma conversa séria sobre conservadorismo, ignorância e os estorvos trazidos por eles.

O que mais me divertiu nessa sequência de cenas foram presidente e vice elaborando estratégias para pegar o outro desprevenido. Durante esses pensamentos caóticos, temos um recurso visual que lembra a qualidade de imagem das antigas fitas VHS. Curti, apesar de não entender dessas coisas técnicas.
Se fazendo de pura donzela, quando na real é PURA MALIGNIDADE NO CORAÇÃO!
Enquanto pensavam desesperadamente num jeito de fazer o outro confessar seu amor, a Chika, que não pegou o fio da meada, acabou oferecendo OUTROS INGRESSOS para um filme que obviamente não tinha nada a ver com romance.

Na segunda parte temos a Kaguya recebendo uma carta de amor com um convite para jantar.

Como sou curiosa bem de vez em quando, fui procurar quem poderia ser o tal "Hayasaka" que tinha assinado a carta e... a única personagem com esse nome, segundo o MAL, é Ai Hayasaka, uma dama de companhia/mordomo da Kaguya.

A CARTA ERA UMA MENTIRA, GALERE?!
Bom, pelo menos fez o idiota do presidente quebrar uma lapiseira, tentar consertar com durex e QUEBRAR NOVAMENTE, POIS O SENTIMENTO DE POSSESSÃO POR SUA ADORÁVEL VICE É MAIS FORTE!

E o impressionante até aqui é a vontade que cada um tem em ver o outro numa posição de humilhação ao declarar o seu amor, o que sinceramente não condiz mesmo com amor.

E, por fim, MAS NUNCA MENOS IMPORTANTE, a parte do almoço.
Aquele momento que você gostaria de colocar a mão no ombro da menina Kaguya e dizer: "Pois é, miga, também nunca vi uma marmita com essas salsichas em forma de polvo".

O MELHOR, O MAIS INCRÍVEL, A PERFEIÇÃO DESSA PARTE é a total ignorância do Shirogane em relação aos reais desejos de sua vice. A PESSOA É TÃO INTELIGENTE QUE ELA SEQUER IMAGINOU QUE A AURA ASSASSINA ERA VONTADE DE COMER AQUELA MARMITA DE GENTE NORMAL.

A Kaguya também é um pedrinha preciosa à parte.
O almoço dela é feito por chefs renomados com os melhores e mais frescos ingredientes, tudo balanceado.

Foi de chorar quando ela ofereceu as ostras ao presidente e ele se sentiu rebaixado, como se fosse digno de pena. Moço, ela só queria uma salsichinha em forma de polvo. A rica nunca viu ao vivo um almoço de meros mortais.

Bom, se a gente lembrar que é a rica que DESEJA UM PAÍS OU UMA CIDADE NATAL como presente para pensar em sair com alguém... É difícil imaginá-la tentada por algo que as pessoas normais e menos abastadas têm.

A cerejinha do sundae acaba virando a pobre Chika, que da forma mais natural possível, vai lá e pede um pedaço da comida do presidente.

Pior é no outro dia que a Kaguya descobre que o moço não apenas trouxe sua marmita, COMO FEZ UMA SÓ PARA A CHIKA. Depois dessa, não sei como a secretária do conselho NÃO APARECEU MORTA.

Ah, verdade, ela acaba percebendo o que a vice queria e... dá-lhe salsichinha de polvo para acalmar o gênio da adolescente.
OLHA PARA ESSA CARA DE SACRIPANTA! DÁ OU NÃO DÁ VONTADE DE BATER NELE?
E tudo isso aconteceu depois do presidente e sua vice passarem pelo pátio e virem um casal dividindo o almoço, com a menina dando comida na boca do namorado.

"IMPRÓPRIO", "VULGAR", "QUE NOJO"...
Coerência e hipocrisia, até parece o Brasil em 2019 essa Kaguya.

Agora aleatoriedades que eu não gostaria de deixar passar...
Foi a sem vergonha da menina rica que colocou os ingressos do filme de romance com uma carta de "VENCEDORA" na caixa de correio da Chika.

E só para não deixar passar em branco, já que fiz um estardalhaço em Kaze ga: CHAZUKE. O famoso chá com arroz ou arroz com chá que meu filho tigre comeu TRINTA TIGELAS em Bungou Stray Dogs e deixou o Kunikida mais pobre.

Não vimos aqui, mas o Shirogane comentou mais detalhes.
Ainda não consigo entender o japonês comendo arroz frio com água quente, ou melhor... Digo, pior, com chá. Imagina mergulhar arroz no chá.

Sou neta de japoneses e ainda assim não entendo.
Ascendência não serve para nada, leitor, só se você quiser cidadania, visto e olhe lá. No final, nem serve realmente para alguma coisa.

Kaguya-sama: Love is War
2º episódio
As pessoas, elas curtem complicar as próprias vidas e depois reclamam quando Deos Matoba não ajuda...
Eu ainda quero saber como o Shirogane teve a capacidade de se meter nessa situação.
Opinião: Chegou a parte que eu mais gosto no post, FALAR SOBRE O ELENCO DE DUBLAGEM, a única coisa que a blogueira aqui realmente parece entender... Mentira, não entendo nada de nada, mas sigo tentando como uma reles mortal.

Kaguya Shinomiya é dublada por Aoi Koga.

Ela tem poucos papéis se comparada com outros colegas de trabalho e não consigo destacar nenhum, pois é a primeira vez que a vejo em ação. Mesmo assim a atuação é boa e a voz que ela deu para a Kaguya ficou simplesmente perfeita. É BEM A VOZ DE UMA MENINA RICA ZOERENTA, principalmente nos tons esnobes. Adorei.

Miyuki Shirogane é dublado por Makoto Furukawa.

Bom, ainda que eu não tenha visto muitos trabalhos do Furukawa, os que vi acompanhei até o final e, falando mais especificamente desta série, o trabalho dele está igualmente incrível. Destaque para o moço fazendo voz de menina neste episódio, gente.

Chika Fujiwara é dublada por Konomi Kohara.

Seus destaques no blog são: Kirin Kumazuka de Gakuen Babysitters, Kai Yawara de Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu, Kukuri de Mahoujin Guru Guru (2017). Também destaco a personagem Kasumi Nomura de Asobi Asobase (Lerche), mais um anime que alguns influenciadores/blogueiros curtiram. Ainda assim a comoção não foi tão grande.

Yuu Ishigami é dublado por Ryouta Suzuki.
O personagem é apenas mencionado em um desses três episódios.

Suzuki ainda tem poucos papéis, mas o que posso destacar são: Hayashi de Net-juu no Susume e Ryouhei Yamanouchi de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu.

O elenco também conta com Takehito Koyasu fazendo o pai do presidente do conselho estudantil.

No blog seus destaques são: Guiscard de Arslan Senki, Barbarossa de Magi: Sinbad no Bouken, Kyuso de Nurarihyon no Mago e Fool de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou.

Agora falando sobre o episódio...
Ainda bem que no próximo o narrador dá uma resumida naquela introdução, porque eu já estava ficando SEM TEMPO IRMÃO para todo aquele lenga lenga de amor é guerra, a vice é rica e o presidente é inteligentíssimo.

Aliás, era um desses que a gente precisava no Brasil.
O quê? Não disse nada...

Se na estreia a gente estava se acostumando as loucuras que aconteciam e dando umas risadinhas em alguns momentos, aqui as coisas vão começando a se assentar.

Tivemos o Caso do LINE Zap, Praia x Montanha e os Incríveis Conselhos Amorosos do Miyuki Shirogane.

Se o Zapzap é o favorito entre os brasileiros, no Japão o pessoal aderiu ao LINE, que funciona mais ou menos do mesmo jeito que o mensageiro espalhador de fake news.

Só que em vez de usar o seu número de telefone, você faz uma conta (Skype oi?).

Não sei o que é mais precioso nessa parte: se o presidente que finalmente comprou um smartphone ou a Kaguya que é podre de rica e anda com um celular tão antigo que só a Kyouka (08) tem um parecido.

você vê como funciona a cabeça da pessoa para o mal, né? A MENINA BOTOU OS FUNCIONÁRIOS PARA FAZEREM UM AMBIENTE QUE SUGERISSE AO SHIROGANE QUE COMPRAR UM CELULAR ERA EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.

Toda essa engenharia para tentar arranjar o contato do crush.
Até onde você iria por isso, leitor?
A guerra entre as mentes desses dois talvez não termine nem se um dia se casarem...
No final eles acabam mesmo trocando contatos, não exatamente no LINE, porque, né? Assim como um celular antigo não tem suporte para Zapzap, o mesmo vale na história.

Pelo menos pudemos ver o presidente quando era criança... numa situação MUITO PERIGOSA! Como ele foi acabar se enrolando com uma cobra? Tadinho do menino, gente... E ainda tiraram foto disso.

Será que era premonição do que o aguardaria no Ensino Médio?

"Kimono, não vai falar do tal 'Efeito Barnum'?" - Leitor, a coisa foi bem explicada no episódio, então não. Só posso acrescentar que ele também é conhecido por Efeito Forer.

Já comentei em outros animes de comédia que não gostei, que detestava algumas repetições de esquetes ou até mesmo de cenas para reforçar o humor.

No entanto, aqui acabei me apaixonando pelo "o kawaii koto/que fofo", que faz parte da imaginação do presidente com a nossa adorável vice o esnobando.

É TÃO LINDO QUE EU QUERIA VER MUITAS OUTRAS VEZES, pode?

Muito bem, continuando...
No Japão há um grande dilema: praia ou montanha, eis a questão?
E ela é mostrada nessa segunda parte do episódio.

Obviamente o nosso casal imbecil favorito defende o oposto do outro, pois as coisas precisam ser na base da zoeira.

Enquanto a menina rica defende a praia e a possibilidade de ver e mostrar bastante pele exposta, além de tentar seduzir Shirogane com seu biquíni, o rapaz prefere as montanhas e uma cena romântica de declaração sob as estrelas.

O que eu mais amo aqui é que o fazedor de marmitas gostosas NÃO SABE NADAR ("praia nem a pau, mermão") e ODEIA INSETOS ("vai pra montanha fazer o quê?").

E isso faz com que ele escolha o menos pior, mudando de ideia e defendendo a praia.

Já a nossa rica de almoço chique, quando percebe que não seria o foco do presidente, uma vez que, a Chika é mais curvilínea e com biquíni seria o puro suco do pecado, optou por um local que usassem mais roupa: as montanhas.

E mais uma vez a secretária PLOTE TUÍSTICA resolve o problema e sugere o Monte Osore.

Gente, essa menina não está para brincadeira. Ela até pode dançar bem e ter uma voz fofa, MAS DEFINITIVAMENTE NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA!

O Monte Osore é um local cheio de lendas, conhecido pelo festival das médiuns cegas e por ser a "entrada do inferno japonês". Além disso, é uma região com atividade vulcânica e com vibes ~estranhas~.

Bom, deixemos o sobrenatural para GeGeGe no Kitarou.

E daí a gente chega na MELHOR PARTE DE TODAS: na hora do conselho amoroso do presidente com cara de "manja tudo".

Entendo a situação do Shirogane e tenho um pouquinho de pena dele por causa desse julgamento da sociedade. Não é porque você tem dezessete anos que necessariamente precisa já ter feito todas as posições do Kama-Sutra e entender de sexo como a Laura Muller.

Então o pobre rapaz precisa se virar para dar aquela ajudinha ao aluno que vem pedir por uma dose do seu "conhecimento".
Ah, presidente, deve ser dessa sua cara de boêmio, de quem manja das putarias...
Pode inserir nesse momento a imagem da Kaguya falando "que fofo" na sua mente, por favor, é necessário.

E enquanto os dois conversam, com a porta entreaberta a vice-presidente fica escondida ouvindo tudo.

O que realmente importa aqui é como TUDO PODERIA TER DADO MUITO ERRADO e por um capricho do destino não deu.

Não sei nem o que dizer do kabedon e da menina rica do outro lado da porta quase morrendo de morte matada, porque o kokoro dokidokou gostoso só de pensar no presidente fazendo aquilo na frente dela, hein?

Como é bom ser jovem.

Kabe=Parede.
Don=Barulho da sua mão batendo na parede.
Para quem não sabia, TEJE EXPLICADO O NOME.

Bom mesmo é depois descobrir que OUTRA GAROTA é que parecia gostar do menino que veio pedir conselhos.

Acabou ganhando a do bullying exatamente por causa do kabedon, vai entender...

O brigadeiro da festa foi mesmo o presidente revelando que não tem nada com a Kaguya e começando a descascar a menina para o coleguinha. IA CHAMAR ATÉ DE "TÁBUA" quando viu o pedaço do cabelo dela aparecer na fresta da porta e tomar uma decisão acertada: NÃO TORNAR A MENINA RICA SUA INIMIGA MORTAL.

Falou tão bem da garota que ela até gastou a cota de sorrisos com ele.
AH, MIGA, SE TU SOUBESSE O QUE MIYUKI SHIROGANE DIRIA SOBRE VOCÊ... AH, MIGA... AINDA BEM QUE TU DESISTIU DA PRAIA, PORQUE COMPETIR COM A CHIKA TALVEZ FOSSE DIFÍCIL...

O encerramento é legalzinho, parece uma historinha à parte, mas não me conquistou do mesmo jeito que a abertura.

E...
SEM PRÉVIA PRO PRÓXIMO EPISÓDIO, PORQUE ISSO É COISA DE PERDEDOR.

Kaguya-sama: Love is War
3º episódio
Se eu fosse olhada assim pelo crush, eu buscaria por um exorcismo, só isso...
Opinião: Ainda bem que o anime entendeu que ninguém quer ficar assistindo essa introdução todo santo início de episódio, né?

E aqui temos as seguintes partes: Revista de Saliências, Dez Perguntas Para Kaguya e Indo à Escola Sozinha.

Muito bem...
Você é o diretor de uma renomada instituição de educação, frequentada apenas pela elite da elite da riqueza ou da extrema inteligência (Ouran Highschool Host Club, como vai você?) e governa sobre leis bastante restritas.

Na posse de um de seus alunos, você encontra uma revista no estilo Capricho, mais conhecido como a "Bíblia de Amor Para Adolescentes". Além de confiscar e provavelmente aplicar alguma punição ao estudante, você:
a) Destrói a revista;
b) Deliberadamente joga fora;
c) Guarda, porque nada te impede de querer ver umas sacanagens;
d) Entrega ao conselho estudantil e pede para que ELES joguem fora.

Pois é, leitor, por incrível que pareça, o diretor dessa renomada escola ESCOLHEU A LETRA "D" acreditando muito que seus melhores alunos não olhariam o conteúdo. 

Eu nem sei o que pensar do presidente que queria ver NUDEZ COM PELOS PUBIANOS. Isso é uma provável referência a lei japonesa que não permite apresentação de pelos pubianos em material de entretenimento, o que acabou criando uma imagem fetichizada das crianças, já que apenas a partir da puberdade é que esses pelos aparecem.

E exatamente nesta parte do episódio vemos a briga entre a "tradição e modernidade", que exclusivamente aqui pode ser chamada de "hipocrisia".

Por ser um país que viveu sob muito autoritarismo e que ainda hoje tem uma educação tradicional bastante sufocante, não é à toa que um povo saia de um extremo ao outro.

Tudo o que é "proibido" acaba fascinando exatamente por ir contra "as regras". É assim em qualquer lugar do mundo, porém, no Japão as coisas são levadas ainda mais a sério.

E vemos isso com a total ignorância da Kaguya, uma garota de família extremamente rica e que explicou sobre órgãos reprodutores A PARTIR DE FLORES! E que ainda deixou claro que depois do casamento, ela deveria deixar tudo "na mão do homem".

É esse medo irracional de falar sobre sexo que causa gravidez indesejada (muitas vezes na infância ou adolescência) e alto índice de doenças/infecções sexualmente transmissíveis. Por isso a educação sexual é tão importante.

Contudo, é como vemos pela reação da Chika: aversão e perversão.
Como o assunto é tratado pelos adultos como algo abominável e impossível de ser discutido com seus filhos/estudantes, eles precisam descobrir por outros métodos e aí mora o problema.

Fico pensando se os pais da Chika, ao proibirem a filha de assistir filmes de romance, estão acreditando muito que isso não instigará a garota a procurar mais sobre o assunto ou ter sentimentos próprios de qualquer ser humano saudável na adolescência.

Bom, o comportamento de "esconder as coisas" é bem típico japonês mesmo, apesar de aprontarem um monte, quando os acontecimentos são expostos, acaba carreira, todo mundo aponta o dedo e lá vai a pessoa pedir perdão até por ter nascido.

Um dos casos que até hoje me revolta é o do dublador Hiroshi Kamiya que NÃO FEZ NADA DE MAIS!

Por conta do sistema doente de idolatração dos fãs aos artistas, casamento e filhos em vez de serem celebrados e tidos como algo privativo, se não forem expostos com anúncios oficiais e MAIS PEDIDOS DE DESCULPAS, realmente "mancham" carreiras.

Revista e site de fofoca no Japão é tão ou mais agressivo que aqui no Brasil, então eles foram atrás e conseguiram uma foto do dublador com uma criança no colo, descobrindo posteriormente que se tratava do filho dele com a mangaká de Arakawa Under The Bridge, Hikaru Nakamura.

Essa informação fez com que várias fãs jogassem produtos dele no lixo ou vendessem por preços módicos na internet. Além de rechaçarem o Kamiya de todas as formas possíveis.

E isso que a terra dos animes e mangás é cheia dos famosos "love hotel", que funcionam como motéis, mas não única e exclusivamente para relações sexuais. São também acomodações mais baratas e que oferecem serviços para quem quer se hospedar ou ficar apenas algumas horas.

Como os trens param de circular à meia-noite, quem perder a condução tem como dormir nesses locais em vez de ficar ao relento.
Nada melhor do que depender do keikaku do destino...
A graça nesse episódio, que está mais para tragédia, é a inocência da Kaguya que achava que "primeira vez" se tratava de beijinho na bochecha, algo que ela fez quando era criança e até com um sobrinho recém-nascido.

Quando a secretária do conselho estudantil explica que não é sobre isso que a publicação comentava, a vice perdeu a sua virgindade mental.

Eu acho interessante a forma como a Chika se refere ao ato sexual: "se mexendo como animais". É mais uma vez o reforço da imagem de algo nojento e grotesco. E isso que eu nem problematizei aquela parte lá de "depois do casamento, deixa tudo na mão do homem".

Essa realidade não está tão longe de nós, era costume dizer isso para as nossas avós e, dependendo da sua idade, até para as nossas mães. Para que fechassem os olhos e rezassem. Não é nada diferente de um estupro.

Coibir a sexualidade, principalmente a feminina, deveria ser considerado crime, assim como barrar o acesso a educação sexual.

E só para não falar que esqueci totalmente...
Sabe aqueles "cabelos" no chocolate que o Monstro Virgem Maligno recebeu? Parece que tem uma simpatia no Japão que, se você fizer os honmei choco e colocar seus pelos pubianos, quando o crush comer esse chocolate vai se apaixonar perdidamente por você.

E A PESSOA ENCHEU UM CHOCOLATE DISSO, MANO...

Ah... Lendo o artigo que está no link, descobri que pode ser só cabelo mesmo... E até sangue. MANO, QUE MEDO DA PORRA!

A segunda parte do episódio apresenta a brincadeira das vinte perguntas em que uma pessoa faz as perguntas e a outra responde apenas com "sim" ou "não". Vence quem acertar até a vigésima pergunta.

Mas como estamos falando de KAGUYA E SHIROGANE, eles dificultam as coisas para dez e... Mesmo dando a entender que era o rapaz, descobrimos depois que se tratava do cachorro de estimação da Chika.

A última parte do episódio mostra a nossa menina rica indo pela primeira vez à escola SOZINHA! Pois gente rica vai de carro com o motorista, né?

A chance de CASUALMENTE se encontrar com o crush quase vira keikaku perdido quando aparece uma criança chorando na rua E NINGUÉM, SIMPLESMENTE NENHUMA ALMA ALI, vai lá ver o que é e ajudar. Só a Kaguya, porque ela é uma boa alma.

No Japão é costume incitar a independência das crianças, como você pode ver no link acima, no entanto, é costume elas fazerem o caminho em grupos e com um adulto responsável quando são muito pequenas.

No caso, uma menina de Ensino Fundamental está indo COMPLETAMENTE DESACOMPANHADA, porque a amiguinha disse que por algum motivo aleatório não poderiam mais ir juntas. E essa menina tem medo de atravessar a faixa de pedestres.

Bom, miga, totalmente compreensível, né?
VIRA E MEXE TEM UNS LOUCOS QUE PASSAM QUANDO O SEMÁFORO ESTÁ FECHADO... Claro que no Japão é mais difícil, porém, existe.

Acompanhando-a até parte do caminho, a nossa menina rica quase chega atrasada, se não fosse a ajuda do destino!

Que bonitinho o presidente e sua vice infringindo as regras de trânsito, mas garantindo a pontualidade na escola.

Muito bem, agora vamos falar do que realmente interessa aqui: O ENCERRAMENTO DESTE EPISÓDIO COM A CHIKA DANÇANDO!

É simplesmente algo que deveria ser protegido de todo o mal deste mundo!
E como já avisei anteriormente, não manjo de detalhes técnicos, então fiquei bastante curiosa com a animação desse encerramento.

Não parecia computação gráfica, porque o movimento da saia estava fluído demais e meus olhos reconhecem facilmente CGI. E para ter um nível realmente bem feito, só sendo o ufotable para poder pagar por ele. Caso contrário, dá para perceber o quão grotesco é.

Se foi animação tradicional... Ainda assim fico pensando nos gastos disso.
Só sei que ficou realmente incvel e a dá vontade assistir VÁRIAS VEZES.

Oh, love me, mister! Oh, mister!

Últimas considerações sobre a Guerra do Amor em Excelentíssima Kaguya...

Aparentemente eu não gosto muito de comédias românticas, ainda que o anime tenha dado de mil a zero em qualquer filme da Sessão da Tarde (Globo).

É um bom entretenimento como qualquer outro, só que peca no excesso de pretensão, em querer se vender como uma obra incrível e inigualável por conta de duas crianças tsunderes que não sabem direito o que é e nunca experimentaram o amor romântico.

Ah, e não se engane, isso não é um shoujo de romance escolar, é um seinen. Pois é, acreditem com força... ou leiam as tags no MAL e fiquem chocados.

A arte é bonita, principalmente a dos olhos da Kaguya que parecem chamas um pássaro de asas abertas (depende da sua criatividade). O tempo de comédia é bom, porque a obra foi trabalhada nesse quesito com atenção.

Não há desperdício de cena, tirando alguns movimentos de câmera no primeiro episódio que simplesmente me cansaram. Foi algo desnecessário e com ângulos estranhos.

Fiquei levemente curiosa para saber como é o tesoureiro do conselho estudantil, além de descobrir mais sobre o desenvolvimento ou não da relação entre o presidente e sua vice.

Talvez apareça numa edição da Redação de Férias? Não sei. No momento Kaguya-sama não está na minha lista de prioridades.

Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir o feriadão comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos amanhã às 13h com o OVA de Code:Realize: Sousei no Himegimi!

Por Kimono Vermelho aquela que adora o fato de que a sala do conselho estudantil é um lugar à parte - 21/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/