segunda-feira, 23 de maio de 2022

Primeiras Impressões: Temporada de Janeiro 2022 no Kimono Amarelo

Assim como janeiro passado, cinco animes sendo comentados neste post.
E aí, leitor?
 
Curiosamente essa temporada rendeu mais que a de outubro, que foi basicamente "coisas que eu gosto", e não exatamente "deixa eu tentar isso aqui".
 
Acho que já está bom de introdução.
EU QUERO MESMO É ASSISTIR ANIMES, SABE?
 
O texto pode não ter a seriedade e qualidade técnica que o leitor espera, por isso estou recomendando alguns blogs que são especializados em animação japonesa, estúdios, diretores e afins, além de possuírem análises mais apuradas:

-Anime Crazies
-Lacradores Desintoxicados

O Kimono Amarelo obviamente não se responsabiliza pelas opiniões alheias, portanto, não venha me cobrar explicações se você não curtir algum conteúdo apresentado nos sites citados.

Os animes analisados aqui passaram pela "primeira peneira" do post Animes da Temporada de Janeiro 2022.
 
Vamos ao avisos de praxe:
-O compromisso aqui é com a MINHA verdade;
-Não sou da blogosfera especializada;
-Reconheço vozes masculinas japonesas, não estranhe;
-Aqui comentarei apenas o PRIMEIRO EPISÓDIO de cada série. Se eu gostar pode ser que o anime tenha POSTS SEMANAIS;
-Essas análises sairão seguindo o Cronograma 001;
-Todos os detalhes técnicos foram tirados do MAL;
-Os prints e episódios serão da Crunchyroll.

Este texto pode conter:
-Surtos de QC;
-Reclamações de blogueira;
-Risos de otaku;
-Desespero de ser humano.

Temporada de Janeiro 2022
Koroshi Ai/Love of Kill
~Abrindo chamada no Procon~
Alguém precisa ensinar esse moço sobre "hora certa" para tudo.
Diretor: Hideaki Ooba
Estúdio: Platinum Vision
Número de episódios: 12 - MAL

Leitor, antes de tudo, você precisa saber que eu escolhi a ordem dos animes obedecendo os seguintes critérios:
-Love of Kill é meio qualquer coisa;
-Orient parece alguma coisa;
-Espero muito de Sono Bisque Doll;
-Salaryman's, eu te amo;
-Tokyo 24 por último, pois são 40 e tantos minutos e encerro logo o post.

Lembrando que as análises serão feitas com os episódios de estreia em japonês.
Sim, gente, amo o Ryang-ha do Peterson Adriano, mas vamos aguentar Shimoninho gracinha nesse patife, ok?

Aliás, neste post, apenas Bisque Doll, Orient e Love of Kill receberam dublagem em português. Quem sabe num futuro Carnaval eu analise, como fiz com Vanitas e Kimetsu?

Certo, bora começar essa bodega!

Para mostrar que o Ryang-ha é foda e dar aquela moralzinha, ele leva uma CORONHADA NA CARA e não morre nem desfalece. O assassino é tão profissional e apelão que ainda consegue derrubar a trouxa da loirinha.

Só que a melhor parte vem em seguida.
Maior tensão, a Chata, digo, a Chateau achando que vai morrer e... O Ryang-ha saca o celular, pergunta o nome e do nada, ABSOLUTAMENTE DO NADA, fala que está dando em cima dela (e ainda tirou uma foto).

Moço, assim... Entendo que no seu ramo de atuação seja meio difícil encontrar alguém para sair, mas... ESPERA.

LEITOR, EU ACABEI DE ENTENDER TUDO!
O Ryang-ha acha que aquilo de dizer que estava sem balas e avançar para cima de uma moça ARMADA, era paquerar.

O nível do esgoto, sem or da dificuldade em ser normal, né?
Depois otaku que é estranho...

E falando em otaku, lembro quando estava trabalhando em Love of Kill e a voz do Ryang-ha, que é dublado pelo Hiro Shimono, parecia MUITO com a do Kousuke Toriumi. O Shimono deu uma entonação tão suave, que eu confundi algumas vezes.

Pois é, sociedade, a gente vem procurando por "de inimigos para namorados" e recebe um "de inimigos para stalker".

Ryang-ha não só CONSEGUIU o contato da moça, como COMEÇOU A PERSEGUI-LA.
Leitor, se você acha que essa história vai ter um romance saudável, está completamente enganado. É disso para baixo e no fundo ainda tem um alçapão, por isso não se iluda.

É uma pena, pois a arte (mais a do mangá que a do anime) é muito bonita. O roteiro é uma desgraça nível Brasil 2018: SÓ TROUXA SENDO ENGANADO.
Apesar de ter evitado esse papel em 2018, chegou 2022 e fui trollada por um anime.

NUNCA É TARDE PRA SER TROUXA, LEITOR!
CONTA AÍ OS MICOS QUE VOCÊ JÁ PAGOU POR CAUSA DESSES DESENHOS BONITOS!

Sabe o que eu mais acho engraçado em todo esse absurdo? A gente tem o Ryang-ha stalker e a Chateau aproveitando que o cara é bom em encontrar alvos, facilitando o trabalho dela.

Então tudo bem aguentar o cara stalkeando, desde que ele garanta metade dos trabalhos, né? AMIGA, NÃO VAI NESSA, AMIGA. É UM CAMINHO DESGRAÇADO...

Muito bem, leitor, terminei o episódio e tenho tantas considerações para fazer, que a gente periga ficar aqui até amanhã de manhã.

Bora de Telecurso Medida Protetiva - A Chateau deveria pedir uma!
 
Como o papo vai ser extenso, começarei pelas informações técnicas!
 
A abertura é "Midnight Dancer" de Toshiki Masuda e o encerramento é "Makoto Period" de Aika Kobayashi.
Sendo bem sincera, não gostei de nenhuma das músicas ou animações. Ainda assim o encerramento é mais ok.

Ryang-ha, o assassino stalker ou stalker assassino, é dublado por Hiro Shimono.
 
Chateau Dankworth, a Chatinha, é dublada por Saori Oonishi.
Seus papéis de destaque são: Nagi Kirima de Boogiepop wa Warawanai (Madhouse), Kanoka Amanai de Haikyuu!! 4, Kuro de Isekai Shokudou (SILVER LINK.), Micchon Shikimori de Shikimori's Not Just a Cutie (Doga Kobo), Saphentites Neikes de Monster Musume no Oishasan (Arvo Animation), Shunrai Yamamoto de Orient, Nozomi de Sonny Boy (Madhouse).

A maior piada do mundo é que descobri HOJE que a Saori Oonishi dá voz à nossa EMBAIXADORA DO CARNAKIMONO: dona La Folia Rihavein de Strike the Blood. GENTE, ISSO É UM ABSURDO MARAVILHOSO! CURTI PACAS!

Euripedes Ritzland, o chefe da Chateau e que a pegou no flagra com o Ryang-ha, é dublado por Kenyuu Horiuchi.
Seus papéis de destaque são: Dr. Franxx de Darling in the FranXX (A-1 Pictures, Trigger, CloverWorks), En de Dorohedoro (MAPPA), Barazou Mankanshoku - pai da Mako - de Kill La Kill, Darius Leoxses de Magi: Sinbad no Bouken, Pain e Tobirama Senju de Naruto (Studio Pierrot), Mr. Pierre de Yowamushi Pedal, Hokushin de Yu Yu Hakusho (Studio Pierrot).

Jim, o guri que COMPROU UMA ÁRVORE DE NATAL GIGANTESCA pro escritório, é dublado por Kouhei Amasaki.
Seus papéis de destaque são: Neito Monoma de Boku no Hero Academia 2, Saburou Yamada de Hypnosis Mic: Divison Rap Battle - Rhyme Anima (A-1 Pictures), Takeshi Hoshino de Mob Psycho 100, Manji Sugawara de Tsurune, o gato Kinako de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori.

O elenco ainda conta com: Toshiki Masuda (Eiji Kirishima de Boku no Hero Academia), Maaya Sakamoto, Masakazu Morita (Ichigo Kurosaki de Bleach - Studio Pierrot), Ayumu Murase, Houchuu Ootsuka (Sakonji Urokodaki de Kimetsu no Yaiba) e Tomoaki Maeno.

Muito bem, agora vamos falar de COMO NÃO FAZER ROTEIRO DE ROMANCE.
Moço, já tentou não ser stalker, não apertar o braço dela desse jeito e agir com um pouco mais de noção? Sei lá... De repente as coisas dessem menos errado...
Um dos motivos que muitas pessoas reclamam, e com razão, de romances é o relacionamento abusivo/tóxico.

Existe um modo de fazer um "de inimigos a amantes" sem passar pelo péssimo recurso tóxico? Sim, é possível, basta ser criativo e ter conhecimento.

É sempre bom lembrar que o mundo não é um ovo e está em constante mudança, então apesar de muitos "shoujos de romance" terem relacionamentos abusivos, isso não é mais "regra" nas histórias.

A antagonização entre os personagens principais não funciona e por isso o Ryang-ha tem que forçar a barra para dar a entender esse "de inimigos para". Fica ainda mais estranho quando a Chateau se aproveita das habilidades do antigo "alvo" para concluir seu próprio trabalho.

É até uma questão interessante, se o Ryang-ha não exigisse, por exemplo, um encontro na véspera de Natal. Com direito a andar lado a lado (além de ameaça de OUTRO ENCONTRO se ela não fizesse isso) e jantar íntimo num quarto de hotel.

Poderia ser algo "inocente" se não tivesse alguns fatores:
-A Chateau vai, mas não está a fim;
-Ryang-ha já se mostrou agressivo outras vezes (segurando o braço dela na barraca de suco);
-Ele não respeita o espaço físico dela;
-A moça não está interessada nele, só nas facilidades que pode lhe proporcionar dentro DO TRABALHO.

"Ah, mas o Ryang-ha é tão lindo" - Tem cara de psicopata, na verdade, mas cada um com seu gosto peculiar.
 
De qualquer forma, leitor, pense numa pessoa que você acabou de ver na rua e ela começa a te seguir, abraçar e falar que quer dar um rolê com você. Ficaria de boa? Não chamaria a polícia? Tudo bem andar por aí com uma pessoa estranha que te abordou, do nada, na rua?

É basicamente essa a situação da Chateau e do Ryang-ha, com o agravante que o moço é assassino, stalker e diz umas coisas/faz umas caras de psicopata.

A piada, meio spoiler, é que se você estiver esperando MUITO um sentimento de romance, perdão por avisar, mas vai dar com a cara na porta.

Outro agravante muito sério, principalmente para mulheres, é a questão do assédio. Nós já passamos por situações parecidas durante a vida, então por mais que o cara seja lindo, automaticamente vira um monstro de esgoto se começa a forçar a barra.

"Ô, Kimono. Então como ainda tem mulher e autor de mangá que curte esse tipo de romance?" - Olha, leitor, motivos existem de monte e eu vou dar pelo menos dois para você.

O primeiro é o machismo estrutural e a ideia de submissão da mulher.
Nem toda mulher tem o conhecimento para identificar o machismo e o assédio, pois ninguém nunca virou e falou para ela que certas situações não são legais e que ela não é obrigada a passar.

Se você pensar que ainda hoje mães ensinam suas filhas a "fingirem orgasmo" para agradar o parceiro, dá para ter noção de como o machismo está enraizado.

"Mas o que agradar o parceiro tem a ver com machismo? Foi o cara que pediu?" - Leitor, não é questão de pedir ou deixar de pedir. A masculinidade é um conceito e sentimento extremamente frágil.

Se pensarmos em como uma "broxada" normalmente pesa horrores no psicológico do homem, isso também é uma manifestação do machismo.

Que prega que o homem não apenas tem direito a tudo e deve ser considerado superior à mulher, como deve "mostrar serviço" e não ser sentimental, pois isso "não é coisa de homem".

O machismo afeta qualquer gênero e prega um ideal que nem sempre é o mesmo para cada pessoa.

O segundo motivo para ainda termos esse tipo de romance é derivado do que expliquei no primeiro: a romantização do relacionamento abusivo/tóxico.
Quem nunca quis chegar assim no rolê e poder voltar pra casa depois dessa...
Pegando como exemplo apenas as cenas deste primeiro episódio, ele funciona como "romance" se uma das partes já estiver previamente interessada na segunda.

E não estou falando do Ryang-ha e muito menos da Chateau.
Estou falando do leitor e muito provavelmente da mangaká.

Mesmo o segundo personagem principal tendo um interesse romântico na primeira personagem principal (ela demonstrando corresponder ou não), o leitor/espectador vai acabar se colocando no lugar da mocinha e fantasiando esse relacionamento.

Se você já gosta do par e não tem prévio conhecimento sobre machismo ou conviveu com os homens reais, vai acabar se encantando pelo belo e sedutor assassino que poderia muito bem ter te matado, mas desistiu por te achar uma gracinha.

Sim, leitor, parece coisa que pré-adolescente pensaria para uma fanfic.

Eu até poderia dizer que não tem nada de errado nisso, contudo, acho muito preocupante fantasiar esse tipo de relacionamento e acabar caindo numa armadilha muito maior: viver na vida real.

Muitas mulheres se mantêm em relacionamentos abusivos por fantasia de que o cara vai mudar, que ele não é tão ruim assim e desculpas esfarrapadas afins. Ainda que a maioria das mulheres nesse tipo de relação, na verdade, tenham medo de denunciar e não dar em nada, dependem financeiramente desse homem e por aí vai.

Se você consegue separar o romance tóxico fantasioso do relacionamento abusivo do mundo real, ok. Não acredito ter direito de mandar na imaginação dos outros, então vá ser feliz. O problema é isso ser vivido na realidade e entrar para estatísticas nada bonitas.

Basta assistir o noticiário e você verá a quantidade de feminicídio, tentativa de homicídio e outras barbaridades cometidas por pessoas ciumentas e que não aceitam final de relacionamento.

Bom, agora a gente passa para o próximo anime e o leitor respira mais aliviado depois da surra de realidade e problemática sobre esse tipo de romance.

Assiste ou desiste?: Desisto.
-----------------------------------
Orient
~DesORIENTado~
Os animes quando eu faço esses posts de primeiras impressões:
Diretor: Tetsuya Yanagisawa
Estúdio: A.C.G.T.
Número de episódios: 12 - MAL

Parabéns, a música da abertura é legal.
Ok, a música da abertura é LEGAL PRA CARAMBA!

Leitor, eu vou falar do Yuuma Uchida? Sim, eu vou falar do Yuuma Uchida, porque esse moço está trabalhando bastante e isso é muito bom.

Sobre o que vimos até agora, é interessante perceber como a Shinobu Ohtaka (mangaká) gosta de histórias em que temos um sistema com divindades e um oprimido querendo lutar contra a "normalidade", que não é realmente boa para todos. Temos isso em Magi e em Adventure of Sinbad.
 
Escola de mineradores.
História manipulada.
Interessante.
 
Issaê, Kojiro! Bota o Musashi na parede!!! <- A doida que está tentando se entreter com treta de amigos.
 
Vai muito matar oni sem a sua arma, né, imbecil? VAI MUITO.
É TIPO O TANJIROU COM O MACHADO. DEU CERTO UMA VEZ, MAS VAI VENDO SE DARIA CERTO OUTRAS VEZES!
 
Na real, o Tanjirou quase matou: um oni com um machado... e um Hashira... né?
 
Ah.
Eu mal comentei, né?
Então... Já terminei o episódio.
Isso aí, não desistam dos seus sonhos!!!
Assim...
É um shounen de lutinha mediano.
Nada muito empolgante. Quem curte o gênero provavelmente vai dar mais chances.

No meu caso...
Bora seguir com o Telecurso Mineração - Cavar, quebrar pedras e decepar onis!

Acho que entendo um pouco a Ohtaka, afinal, ela fez uma história incrível baseada em "As Mil e Um Noites", só que sempre dá vontade de incluir algo "mais nosso".

A pena é que o anime de Orient saiu depois de outra história com onis fazer muito sucesso: Kimetsu no Yaiba.

Ainda que ambas tragam gente querendo fatiar onis e, por acaso, sejam escritas por mulheres, cada obra tem o seu jeito de trabalhar o assunto.

Em Orient, o mundo é governado pelos Kishin, poderosos onis que exigem obediência e servidão dos seres humanos. Claro que fora da área de mineração e aos olhos da maioria da população, os onis são divindades maravilhosas que permitem uma vida pacífica.

Quem sabe a verdade são os Bushis e seus descendentes, tratados como criminosos e lixo da sociedade. Eles são os únicos que podem lutar contra os onis.

Os personagens principais são os amigos, quase irmãos, Musashi (do cabelo vermelho) e Kojiro (cota de gente loira nas obras da Ohtaka).

Acho bonitinho quando o Kojiro dá aquele "chega pra lá" no amigo, querendo apenas que ele viva de forma tranquila, sem sofrer discriminação por sonhar em ser Bushi.

Legal que o loiro é tão lerdo que, depois de CINCO ANOS, percebe que o coleguinha DEIXOU A MOCHILA LÁ.

Bom, leitor, foi um primeiro episódio que quis mostrar serviço, porém, um tanto corrido. Você mal entende o que está acontecendo e o que tem nesse universo, e já cai no colo da ação e do "não pergunta muito não, só aceita as loucuras aí e pláu".

Para ser sincera, não foi a melhor estreia, mas não sei se daria para esperar algo a mais. É um shounen de lutinha clichê sem muitos atrativos, além da arte bonita e do elenco de dublagem. Se interessou, siga. Se não interessou, passa para o próximo da lista.

Não vou prometer nem post de Carnaval, pois sinceramente não me despertou a mínima vontade. Talvez renda análise do mangá num Carnaval... Mas também não espere com empolgação.

Sim, leitor, zero vontade de seguir com Orient. AINDA BEM QUE TEM OUTROS ANIMES NA LISTA!
Quando você sente que vem TRETA por aí e mesmo assim não escuta a intuição.
E VOCÊ ACHA MESMO QUE NÃO VOU PRINTAR CRIANÇA PITICA CUTI-CUTI?
Agora partimos para as informações técnicas e depois... BISQUE DOLL, NÉ?

A abertura é "Break-out" de Da-iCE e o encerramento é "Naniiro" de Wataru Hatano. Muito boas.

Musashi, o ruivo da foice/picareta, é dublado por Yuuma Uchida.
Kojiro, o filho de Bushi meio tapadinho, é dublado por Soma Saito.
Jisai Kanemaki, o pai do Kojiro, é dublado por Katsuyuki Konishi.

E DAÍ A GENTE TEM A MELHOR DAS PIADAS DESTE ANIME!
Katsuyuki Konishi está em Orient como decepador de onis e... em Kimetsu no Yaiba como... decepador de onis, o Tengen Uzui.

O elenco ainda conta com: Gakuto Kajiwara (Asta de Black Clover - Studio Pierrot), Hiro Shimono, Natsuki Hanae, Kouki Uchiyama, Satoshi Hino, Tomoaki Maeno, Saori Oonishi.

Também estão em Kimetsu no Yaiba: Hiro Shimono, Natsuki Hanae, Kouki Uchiyama e Satoshi Hino.

TAÍ OS DUBLADORES JAPONESES QUE GOSTAM DE FATIAR ONIS, GENTE! Não, pera...

Bom, é isso, vamos dar sequência a esse baile!

Assiste ou desiste?: Desisto.
-----------------------------------
Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru/My Dress-Up Darling
~Blogueira se faz de louca e ignora fanservice escroto de anime, entenda~
O otaku que nunca se sentiu assim num ambiente é porque gosta de muitas coisas que todo mundo gosta. Estou me sentindo excluída.
Diretor: Keisuke Shinohara
Estúdio: CloverWorks
Número de episódios: 12 - MAL

Nem
UM MINUTO
de episódio.

E o menino MAIS FOFINHO DESSA TEMPORADA sofreu sexismo por machismo estrutural.

Foi considerado nojento por gostar de bonecas, porque "boneca é coisa de menina".
 
WAKANA GOJOU, BEBÊ, A TIA VAI FAZER UM BOLO PRA VOCÊ, CHAMAR SEU AVÔ E A GENTE VAI CONVERSAR SOBRE COMO NÃO IMPORTA O GÊNERO, E SIM O AMOR E CARINHO QUE VOCÊ TEM PELO SEU HOBBY, OK?
 
Aí aparece o moleque crescido, adolescente... E EU AQUI CHORANDO, PORQUE ELE FAZ UMA CARA FOFA QUANDO OLHA PRA BONECA HINA.
 
CACETE, MY DRESS-UP DARLING! NÃO DESGRAÇA O MEU CRONOGRAMA NÃO! NÃO DESGRAÇA OS MEUS PLANOS, PELO AMOR DE DEOS! PARA! NÃO ME FAZ QUERER ABRAÇAR ESSA CRIANÇA E CHORAR!

Gente.
Aleluia.
Um Gojou que seja fofo.
*abafa as risadas escandalosas, pois não é hora para isso*

DISGRASSA.
Eu já acho esse anime lindo só por causa da abertura.
DEOS MATOBA, NÃO PERMITA QUE EU GOSTE DESSE ANIME.
DEOS MATOBA, EU NÃO POSSO AUMENTAR MINHA LISTA DE ANIMES PRA ANALISAR.

*Deos Matoba: Ah... Sério? E o SPY x FAMILY de abril? Não pretende analisar, não? Vai pular? Um anime a mais ou a menos não vai fazer diferença para quem já está ferrada até o pescoço.*

Tu não é "deos" não, tá mais pra CAPIROTO SATANÁTICO!

Gente.
Eu tenho uma PÉSSIMA notícia para vocês.
Satoru e Wakana têm os mesmos kanjis pro sobrenome Gojou (五条).
EU JÁ AMO MUITO ESSE ANIME SÓ PELA PIADA PRONTA!

O vô tem QUARENTA E OITO ANOS de experiência em fazer boneca hina. MANO.
MEU SENHOR, AMIGOS PRA QUE SE ELE TEM AS BONECAS HINA? Não, pera...
Tópico delicado: não pergunte ao Wakana se ele já fez amigos. TÁ NA CARA QUE NÃO, VOVÔ! AGORA VAI MATAR O MENINO ENGASGADO!

Por um segundo achei mesmo que ele tinha um amigo... o moleque o confundiu.
ESSE ANIME TÁ DE SACANAGEM COM A MINHA CARA, NÉ? Fez de propósito.

Oh. Tem otaku nessa classe? "Animação divina"?
Aí, Wakana, tem otaku de anime na sua classe. Não há nada pior que otaku de anim— Se bem que tem otaku de dublador, né?

Otaku é uma desgraça. *brincadeira*

Espera...
"Aquela dublagem foi..." - TEM OTAKU DE DUBLAGEM NESSE ANIME!
Bisque Doll melhor anime da Temporada de Janeiro, depois de Salaryman's.

Como?
COMO?!
COMO A MINA VOA DAQUELE JEITO?
É o troço mais absurdo até agora... depois da fala horrível da menina pro Wakana pirralho.

"O bosta aqui é você" - OI, MARIN, TUDO BEM? DÁ PRA GENTE FAZER UM CLUBE OTAKU? VOCÊ, EU E O WAKANA! VOCÊ OTAKU DE ANIME, EU OTAKU DE DUBLAGEM E O WAKANA OTAKU DE BONECA HINA! BORA!!!

Wakana: Ninguém vem nessa sala de costura.
Marin: Opa! Me invocaram aqui!

Agora a alma do Wakana sai.
E não volta nunca mais.

*Deos Matoba: Aí a calcinha da menina aparecendo.*

Não vi.
Vou simplesmente fazer a louca e apagar essas imagens desnecessárias de fanservice. A história é melhor que esse recurso fajuto para angariar punheteiro público.

E terminei o episódio.
Vamos de Telecurso da Otakice - Toda forma de ser otaku!

Não vou fazer suspense não, minha gente.
Pretendo analisar My Dress-Up Darling, então já marca aí na listinha de animes!
Como explicado no Edital do Cronograma 001, vai demorar pra um chuchu, contudo, está na lista.

Apesar dos fanservices completamente desnecessários, a história é uma gracinha, os personagens são carismáticos e a união dos dois pelos hobbies foi uma das melhores partes.

Existem muitas boas pautas para serem comentadas, principalmente sobre a "faixa etária e gênero" para determinar os gostos aprovados pela sociedade e o quanto é importante priorizar também o que se sente.

Como a análise dos episódios 2 e 3 vai demorar, vou aproveitar para começar com essas conversas aqui mesmo.

Para que o leitor tenha uma boa base, preciso explicar antes sobre as bonecas hina.

Dia 03 de março é comemorado o "Dia das Meninas" no Japão, o Hinamatsuri.
É costume montar um altar com as bonecas hina, representando a corte imperial japonesa do Período Heian (794-1185). As principais bonecas são as do imperador e da imperatriz.

No episódio 46 de GeGeGe no Kitarou (2018), a história acontece durante o Hinamatsuri com duas bonecas hina sobrenaturais que vão "catando" os outros membros da corte.
Um mundo onde todos respeitam os hobbies dos outros é bom demais!
A tradição das bonecas nasceu como um meio de pedir para que todos os males fossem levados da casa e das meninas que nela vivem, trazendo saúde e proteção.

Bom, aqui a família Gojou não tem nada a ver com feiticeiros que exorcizam maldições, ainda bem. A família Gojou é conhecida por seus artesãos de bonecas hina, os kashirashi. Sendo o avô de Wakana expoente na área.

Convivendo desde pequeno com essa profissão, o rapaz acabou pegando gosto pelo ofício e é apaixonado pela arte de produzir bonecas hina.

O problema é que, quando era pequeno, Wakana sofreu preconceito de uma coleguinha que foi ensinada com o bê-a-bá básico da sociedade: cor-de-rosa para meninas, azul para meninos, e coisas idiotas do tipo. Então o fato do garoto gostar daquelas bonecas hina fez com que a menina o considerasse estranho.

Antes que todo mundo curta apontar a criança como culpada, é bom lembrar que exatamente por ter pouca idade, ela provavelmente não tem uma opinião formada sobre isso, repetindo os conhecimentos que recebeu da família e do ambiente em que vive.

Por isso nossa responsabilidade como adultos é criar um espaço confortável e seguro para que as crianças tenham seus próprios gostos longe de julgamentos preconceituosos.

Enfim...
Por conta dessa situação, Wakana se fechou para o mundo e não consegue conversar direito com pessoas da idade dele, pois... não têm assuntos em comum e continua com medo de afastar os outros por causa de seus gostos.

Então é muito importante quando ele vê a Marin tendo aquela atitude diante de alguém que critica o que ela ama. Nem a beleza e muito menos o status de alguém dá a ela o direito de pisar e desrespeitar os hobbies dos outros, principalmente quando se trata de algo que está fora da faixa etária dela ou do gênero.

Otaku, de coração, fora da sua bolha de amiguinhos otakus, quantas pessoas acham normal seu gosto por esse tipo de entretenimento? Quantas pessoas não te julgam por achar que anime é "coisa de criança"?

E o que dizer dos garotos e homens que gostam de shoujo?
Lembra o que falei sobre machismo enraizado? Que ele afeta todos os gêneros? Que prega que os homens não podem gostar de coisas sentimentais ou "de menina"?

Um dos detalhes que mais gostei quando conheci um pouco mais essa série, foi o fato de termos um garoto que costura e que se dedica à produção de bonecas. Qual o problema disso? Por que ele é e seria tão mal visto?
Wakana, não fez as oferendas aos deuses salvadores de bundas, né?
Há muitos anos, quando assistia NHK pela TV paga, vi um documentário sobre um homem e sua família, que faziam bonecas hina. E quando eu digo "família", estavam envolvidos a esposa, os filhos homens, as filhas mulheres... É uma arte muito bonita e feita com carinho e responsabilidade.

Além disso, a adolescência é uma fase muito complicada.
Todo mundo quer se sentir acolhido e falar sobre o que ama.

Achei legal a Marin aparecer como uma pessoa que, apesar da aparência dentro do padrão, tem um gosto considerado estranho pelo resto da sociedade e mesmo assim é acolhida pelas amigas. Pelo menos neste episódio de estreia não vi ninguém fazendo pouco caso do gosto dela (além do carinha do salão de beleza).

Mais legal ainda é a garota se sentir segura o bastante para defender sua otakice. Esse é um dos pontos altos do episódio.

O outro com certeza é o Gojou criticando o cospobre da menina.
GENTE, O MOÇO É ENTENDIDO DEMAIS NAS COSTURAS.
Quem não queria ser amigo desse Gojou JÁ ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO!

E, poxa... Para quem não manja disso até que a Marin fez bastante, não?
 
Fico pensando se teremos mais conversas sobre costura... Fiquei interessada. Wakana, não me decepcione. QUERO TERMOS, QUERO COSTURA, BORA FAZER O COSPLAY! BORA AMAR BONECAS HINA!

P.S.: Acho muito fofinho ele conversar com as bonecas. Como uma criança que brincou muito de boneca e conversava com elas, eu aprovo.

"Kimono, ele é um adolescente de 15 anos" - E daí? Você também deve ter uma esquisitice, que se todo mundo soubesse, também te olharia torto, então tenha empatia pelo coleguinha.

Informações técnicas, como músicas e elenco de dublagem, no post de análises.

Assiste ou desiste?: Assisto!
-----------------------------------
Ryman's Club/Salaryman's Club
~6º anime de esportes neste blog~
Depois que tiram os ternos, os rapazes até ficam mais contentes! hahaha
Diretor: Ami Yamauchi
Estúdio: LIDENFILMS
Número de episódios: 12 - MAL

Que raiva. Eu amo muito esse anime.

Banco Mitsuhoshi, galera. Já pode odiar.
Torcer por banco é coisa de trouxa... ou de quem trabalha lá e precisa manter o emprego.

Sim, gente, o menino gosta de: comida bem apimentada e refrigerante de natto.

Parabéns, Wakana Gojou, apareceu um cara com gostos MAIS ESTRANHOS QUE OS SEUS. Deem as boas-vindas a Mikoto Shiratori, sociedade!!!
 
Oh, Kimono, chorando de novo por causa da abertura de Salaryman's Club?
CHORAVA ENQUANTO TRABALHAVA NO ANIME E TÁ CHORANDO AGORA QUE TÁ REASSISTINDO? SÉRIO, KIMONO?!
 
Seríssimo. Amo essa droga desse anime.
Se Love All Play fosse metade de Salaryman's Club, EU IA RODOPIAR NO MARCO ZERO DE SÃO PAULO COM UMA BANDEIRA DA BEBIDAS SUNLIGHT! CONFIA!
 
É, o anime de badminton que me empolgou foi o corporativo.
 
QUE ÓDIO DE ABERTURA LINDA!
EU VOU PROCESSAR A BEBIDAS SUNLIGHT PELO CHORO QUE ESTOU TENDO AGORA! APROVEITAR E BOTAR A TRANSPORTADORA TOMARI E A UNISICS JUNTO, PORQUE EU NÃO MEREÇO TANTA BELEZA NUMA SÓ ABERTURA!
 
Estou extremamente revoltada, leitor.
Pelo menos agora feliz por poder surtar com vocês. ohoho
 
Melhor bêbado é o que acorda caído num parquinho e desidratado.
 
TATSURU MIYAZUMI, CONTE COMIGO PRA TUDO!
Inclusive pra ser chamada de "tia", afinal... TEMOS A MESMA IDADE.
Gente. A minha alegria quando encontro personagem de anime com a minha idade. Miyazumi, parça para todas as horas! ♥

Toya fofura.
Que cena icônica, né? Um bêbado em meio as pétalas de flor de cerejeira.
Esse é o artista dos nós de gravata.
Essa é a arte do Miyazumi no trouxa do Mikoto. HAHAHAHAHA
CARAMBA, MIYAZUMI, PARA DE BULLYING COM O MIKOTO! OLHA COMO ESSE MOLEQUE JÁ É UM FERRADO DA CABEÇA, POXA!

Hilário.
Rapaz de 19 anos é contratado em empresa de bebidas no setor de vendas e entra para o time de badminton corporativo. Ninguém disse que ele tinha que trabalhar.

Não sabe dar nó na gravata, esqueceu os cartões de visita, errou a leitura do nome do cliente... SANTO MIYAZUMI QUE TAVA LÁ PRA SALVAR TUA RABA, NÉ, MIKOTIN?

Gente, e o Tetsuya Kakihara que trabalhou aqui E EM LOVE ALL PLAY?
Não contente em participar de UM ANIME DE BADMINTON, ele foi lá e participou de OUTRO ANIME DE BADMINTON. Eu amo essas coincidências divertidas.

Provavelmente não tem relação nenhuma.
A agência deve ter passado os testes, o Kakihara fez e... acabou que ambas as produções o chamaram. hahahaha

Gente, e o Takeda que tirou foto do Mikoto com a gravata zoada e... MANDOU PRA TODO O TIME DE BADMINTON? Isso se não tiver mandado para a empresa inteira, né?

É, Mikoto, dupla.
VAI FAZER DUPLA COM O BÊBADO MAIS GOSTOSÃO DO ANIME!
PARABÉNS, MIKOTO!!! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!

Poderzinho? Não, é observação, galera.

ALIÁS...
Se você estiver assistindo Love All Play, leitor, já vou explicar neste post alguns termos do badminton para te inteirar dos assuntos, beleza?

Petecalariado.
PETECALARIADO, SOCIEDADE.
Parabéns para a Aline, que trouxe esse termo incrível ao nosso anime de peteca!

E como assim o Miyazumi não tem vergonha de dizer esse termo, né?

Enfim, leitor, terminei o episódio.
QUERO ABRAÇAR O TIME TODO DA BEBIDAS SUNLIGHT! Amo demais esses petecalariados!!

Certo, mas primeiro... Vamos de Telecurso do Petecalariado - Cuidado com nós de gravata dados por bêbados que você encontra em parquinho!

Uma das coisas que mais me deixou encucada com este anime, foi o fato de não termos aquele monte de explicações sobre o esporte. Bom, subentende-se que o pessoal no nível corporativo JÁ SAIBA JOGAR BADMINTON, então...

Se você não curte explicações no meio do rolê e prefere seguir o fluxo, esse talvez seja um anime interessante de assistir.

Como já deu para perceber, o esporte usa raquetes e peteca, podendo ser jogado no individual ou em duplas.
Depois do expediente, os assalariados viram petequeiros!
São três tempos, chamados de "games", que vão até 21 pontos ou quando um dos adversários tiver uma vantagem de dois pontos (quando o placar ficar acima de 21).

Antes de cada partida começar, o juiz fala "love all, play", que é basicamente "0 a 0, comecem". Sim, muito provavelmente o nome do anime de badminton que se passa no Ensino Médio foi inspirado nesse "comando".
 
Acontece que eu só fui perceber isso quando comecei a trabalhar em Love All Play. Sim, pelo menos 10 episódios de Salaryman's e eu nunca tinha reparado.

"Você é tapada, Kimono" - Não, sou seletiva.
Sério, leitor, às vezes o foco é tanto que outros detalhes passam despercebidos.
 
A melhor piada é que eu só fui entender o significado do "love all, play" trabalhando no quinto ou sexto episódio de Love All Play. JURO QUE TEM UMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL!

Dentro do badminton, o "love" significa "0" (zero), o "all" seria "ambos os lados; todos" e o "play" é o comando para jogarem. Então, se traduzirmos "love all, play" de badmintês para o nosso idioma, fica "0 a 0, comecem".

Bom, a história nos apresenta Mikoto Shiratori, um rapaz que saiu da terra natal para tentar jogar badminton em Kyoto, contratado pelo Banco Mitsuhoshi. O problema é que Mikoto, além de ter um trauma quando jogava em dupla, não está rendendo no time corporativo, o que lhe rende a demissão.

Achando que a vida é um fracasso e descobrindo que perdeu o quarto para uma iguana, no trem de volta Mikoto recebe a ligação que mudará sua vida, uma vaga no time de badminton da empresa Bebidas Sunlight.

Um detalhe interessante é que este anime é original, ou seja, não foi adaptado de jogo, livro ou mangá.

O design original de personagens é Suzuhito Yasuda, que já trabalhou no mesmo cargo em vários outros animes, sendo creditado como criador de Yozakura Quartet. Também trabalha no design de personagens, Majiro, que também esteve nesse cargo em Barakamon.

Bom, vamos conhecer os coleguinhas terríveis do Mikoto na Bebidas Sunlight?
Aplaudindo e chorando. Deveria ser crime botarem o Shinichiro Miki pra dublar bonitões cara de pau!
A começar pelo bêbado maravilhoso de 32 e melhor vendedor da empresa, Tatsuru Miyazumi. Husbando material sim, ainda mais com a voz do Shinichiro Miki, que é para a humilhação ser maior.

Também de 19 anos, temos Toya Saeki do departamento de planejamento, menino fofinho com a voz do Ryota Osaka, que acaba lembrando o Bennett de Genshin Impact. Ex-colega de escola do Mikoto. Revelou que o colega saiu fugido de Saitama para jogar badminton em Kyoto.

Toya tem um irmão mais velho, o Sota Saeki, que trabalha no departamento de controle de qualidade. Menino quieto e responsável de 23 anos, dublado pelo maravilhoso Kaito Ishikawa.

Sota joga no individual, enquanto seu irmão faz dupla com... O CARA QUE ESPALHOU A FOTO DA GRAVATA RIDÍCULA DO MIKOTO: Koki Takeda!

Koki de 27 anos, como vimos no episódio, também faz parte do departamento de vendas e é dublado pelo "queridinho" dos animes de badminton, Tetsuya Kaihara!

Por fim, mas não menos importante... TAKAYA KURODA.

Leitor, existem dubladores que são tão icônicos, incríveis e fazem parte de cada anime doido, que toda vez que aparecem a gente só consegue se render e aplaudir! É o caso do Takaya Kuroda dublando o Yasuomi Ono de 46 anos, diretor da empresa e... TÉCNICO DO TIME DE BADMINTON DA SUNLIGHT!

Um homem tão peculiar, que não usa uma raquete... usa um harisen.
Harisen (em inglês) é um leque de papel usado bastante em esquetes de comédia, principalmente com duplas de comediantes, em que um é o inteligente e o outro é o burro (que acaba apanhando de harisen).
"Petecalariado" é basicamente alguém que vai se desdobrar no trabalho de escritório e na quadra jogando badminton.
O protagonista, Mikoto Shiratori, é dublado pelo "arroz de festa" Junya Enoki. O homem que está dublando pelo menos 4 personagens em animes diferentes por temporada.

Sério, para onde eu olho o Enoki está trabalhando.
Na Temporada de Inverno, tive a felicidade de pegar dois animes em que ele está: este e Tokyo 24.

ADORO O ENOKI, MAS...
TÁ TRABALHANDO DEMAIS NÃO, FILHO?
Vai com calma aí, arroz de festa!
 
A abertura é "The Warrior" de Novelbright e o encerramento é "Nisen Gohyaku-man Bun no Ichi" de Mafumafu. Sou viciada na abertura e poderia assisti-la o dia inteiro sem enjoar.

Bora encerrar essa parte de informações técnicas com... GEOGRAFIA!
O time principal de Salaryman's é de Saitama, uma província que faz divisa com a província de Tóquio.

Urawa, citado no episódio, é um distrito de Saitama.
Distrito, para você se localizar, é tipo... "Vila Mariana". Dentro do distrito da Vila Mariana tem os bairros Vila Mariana, Chácara Inglesa, Praça da Árvore e por aí vai.

Hum... Será que faltou comentar alguma coisa?
Ah sim! QUE EU VOU ASSISTIR E ANALISAR ESSA COISA LINDA, NÉ?
PORQUE EU SIMPLESMENTE NÃO TENHO CONTROLE NESSA VIDA E NEM PRETENDO! ohohoho

Assiste ou desiste?: Assisto!
-----------------------------------
Tokyo 24-ku/Tokyo 24th Ward
~Essa quantidade de "-ku" não é por acaso...~
Essa é uma das partes mais cafoninhas da abertura do anime.
Diretor: Naokatsu Tsuda
Estúdio: CloverWorks
Número de episódios: 13 - MAL

"Kimono, no MAL tá 12 episódios" - Estou contando o de recapitulação.
 
A única coisa que dá pra salvar desse anime É A ABERTURA.
 
Nove minutos de episódio e estou percebendo aqui que a função dessas cenas é mostrar que o Shuta é "super-herói" e estou rindo sozinha.
 
Pessoal do CloverWorks pensando em como apresentaria o Shuta até que um gênio falou: "Pô, vamos botar umas cenas em que ele dá uma de super-herói, já que não conseguiu salvar a amiga lá do incêndio".
 
Aí como é que vai apresentar o Ran?
O gênio da CloverWorks ataca novamente: "O Ran não é artista? Mostra ele fazendo umas artes".
 
O Koki é chato, então bora mostrar o menino sendo chato? É essa a lógica?
 
Gente, a Kinako é muito fofa. Pode apertar as bochechas?
 
Ah é, por ser chato, o Koki aparece primeiro num escritório. hohoho
Sim, leitor, adoro escritórios, como você adivinhou? hahaha
 
TSUZURAGAWA.
Nem sei se a moça merece tanto a minha raiva, mas eu fiquei com muito medo de errar o nome dela enquanto trabalhava nesse anime. É COMPRIDO. É ESTRANHO. MINHA MEMÓRIA NÃO FUNCIONA, SABE?
 
Enfim...
Eternamente rindo da Tsuzuragawa dando uma de babá pra cima do Koki.
Jurava que ela era amante do pai do moleque, porque... né? Mulher gostosa trabalhando com figurão nunca saiu do estereótipo. A boa notícia é que aqui não teremos essa patifaria!

Amei essa cena do Koki pedindo pra ela não segui-los, a moça dando o ok e o guri AINDA DESCONFIANDO! Ah, as poucas alegrias de Tokyo 24...

Sim, gente, UM LOCALIZADOR, POIS O FILHINHO DE PAPAI NÃO PODE SER PERDIDO, NÉ?

Gente, em mais de 24 minutos de episódio, já ficou claro que:
-Ran é artista;
-Shuta é super-herói;
-Koki é privilegiado.

Vai, leitor, escolhe a sua rota.
Apesar de gostar mais do Ran, eu iria no Shuta por um único motivo: é dublado pelo Junya Enoki tem padaria.

Uma pessoa rodeada de pães não quer guerra com ninguém.

Coisas que me deixam com vontade de tacar um tijolo na cara da pessoa que fez o roteiro desse anime:
-Menção a trilhos e trem, inclusive sendo uma das situações chave do episódio, por causa do dilema do bonde;
-O uso do RGB (red, green, blue) por causa das cores de cabelo dos personagens;
-A ridícula pretensão de fazer algo super cabeça, inteligentão e ter a capacidade de uma formiga para isso.

Sabe o que esse primeiro episódio parece? Aquelas séries americanas e europeias que querem pagar de inteligentonas e legais. E eu acho isso sinceramente insuportável.
RAN, MELHORES RESPOSTAS!
Eu sou a Anya Forger e essas séries são o Damian Desmond de SPY x FAMILY: a gente sabe que estão se achando horrores e por isso preferimos passar longe. Sim, tem alguns pontos positivos, só que no geral, chega a dar desgosto só de olhar a prepotência.

Quase 27 episódios... digo, minutos, e... O CELULAR TOCA! VAI COMEÇAR A AÇÃO, CAMBADA! OLHA A MORTA LIGANDO!

Eu tacaria sal no celular.

Literalmente o "dilema do bonde".
Descarrilhar o trem com 150 passageiros e assim causar essas mortes ou... deixar o trem correr no trilhos e vitimar uma pessoa e seu cachorrinho.

O Dilema do Bonde é um experimento moral que pergunta: vale mais salvar a vida de várias pessoas em detrimento de uma ou salvar uma e deixar as outras morrerem?

É a escolha entre duas opções que serão igualmente trágicas, com o "diferencial" da quantidade de tragédia.

Coisas filosóficas... Assim como a citação a Carnéades mais para frente no anime. Então se você curte filosofia e groselhagem, Tokyo 24 oferece ambos. Só não disse que será um entretenimento de qualidade.

TSUZURAGAWA COLOCOU OUTRO RASTREADOR NO PRIVILEGIADO.
Haja rastreador para seguir menino Koki.

Todo mundo já sabe que o Gakuto Kajiwara grita.
Também já sabem que o Nobuhiko Okamoto grita.
Ninguém aguenta mais ouvir o Hiro Shimono gritando.

Bom dia, sociedade, lhes apresento JUNYA ENOKI AOS BERROS.
De nada, sociedade. Mais um pro time dos barulhentos.

Aleluia, terminei essa sessão de tortura...

"Nossa, Kimono, que exagero..." - Leitor... SE VOCÊ SOUBESSE a dor de cabeça que eu tenho olhando esse anime... De todas as vezes que eu quis tacar um tijolo de concreto na cara do roteirista... A única salvação para Tokyo 24 foi a equipe de localização. Sofremos juntos, mas também rimos muito juntos. Isso me serve de consolo.

Então agora vamos ao Telecurso do Dilema - Tijolo de concreto ou tijolo de barro na cara do roteirista que fez essa joça?.

Kimono completamente sem paciência. Eu mesma, leitor.
Vou separar a análise desse episódio em "sem spoiler" e "com spoiler", que vai trazer um apanhado geral do anime completo.

Começando, claro, pelas informações técnicas!

A abertura é "Paper Sky" de Survive Said the Prophet e o encerramento é "255255255" interpretado por Junya Enoki, Yuuma Uchida e Kaito Ishikawa. As duas músicas são ótimas, pena que a do encerramento não existe no Spotify e isso é extremamente triste.

Shuta Aoi, o herói padeiro, é dublado pelo "arroz de festa" Junya Enoki.
Koki Suido, o privilegiado, é dublado pelo Kaito Ishikawa.
Ran Akagi, o artista grafiteiro, é dublado por Yuuma Uchida.

Wataru Chikushi, o Chikuwa da Segurança Externa, é dublado por Yuuichi Nakamura.
 
Mari Sakuragi, que conseguiu magicamente prender o pé nos trilhos, é dublada por Yui Makino.
Seus principais papéis são: Misaki Nakahara de NHK ni Youkoso! (Gonzo), Sakura de Tsubasa Chronicle (Bee Train).

Asumi Suido, a morta que faz ligação e propõe "dilema do bonde", é dublada por Manaka Iwami.
Seus principais papéis são:Tohru Honda de Fruits Basket, Kesshouban (Plaqueta do boné para trás) de Hataraku Saibou, Kotsuru Amagami de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori, "Chuuntarou" o pardal do Zenitsu em Kimetsu no Yaiba.

O elenco ainda conta com: Junichi Suwabe, Soma Saito, Sayaka Ohara (Yuuko Ichihara de xxxHolic - Production I.G).
Eu printei por motivos de piada interna.
Piadas: do elenco de Salaryman's temos Enoki, Uchida e Ishikawa. De Jujutsu Kaisen, temos Enoki, Uchida, Nakamura e Suwabe. Enoki e Uchida deveriam ser besties a essa altura do campeonato, né?

Muito bem, hora de fazer a análise dessa bagaça de quase CINQUENTA minutos.
 
Ah, detalhe: Tokyo 24th Ward é um anime original. Lembra o que eu expliquei em Salaryman's? Pois é. A questão é que o roteirista de Salaryman's é bom e criou personagens carismáticos, o de Tokyo 24 estava seriamente de sacanagem com a nossa cara.

- SEM SPOILER -
Antes que o leitor dê um chilique tentando me convencer de que este anime possui uma ideia atrativa... Sim, leitor, eu concordo que a premissa tem um bom apelo, no entanto, essa vontade de "mostrar serviço", de parecer algo MAIS do que o estúdio e o roteirista tinham capacidade, foi o que matou Tokyo 24.

Temos questões políticas interessantes sobre controle de privacidade e como a tecnologia pode ser subvertida para criar o caos e manipular as pessoas. Também existe interação com filosofia, como já adiantado na parte do "dilema do bonde" e de "Carnéades".

O primeiro episódio é bastante competente ao servir uma estreia estimulante com ação, mistério e superpoderes. É uma combinação perfeita para atrair público, mesmo iniciando essa caminhada com quase cinquenta minutos de vídeo.

A animação tem vários pontos fortes, principalmente no parkour do Shuta pela cidade para chegar até os trilhos do trem. Também quando temos aqueles destaques dos personagens diante de uma cena. Existem diversos detalhes que transformam esse episódio num bom entretenimento.

E olha, leitor, que a coisa foi feia para o estúdio CloverWorks, que trabalhou em TRÊS ANIMES para a Temporada de Janeiro: Akebi-chan, My Dress-Up Darling e Tokyo 24. Inclusive, o cronograma estava o puro caos, com o caso do episódio que foi adiado em uma semana e do "tapa-buraco" da recapitulação.

Sim, isso provavelmente afetou o anime num geral e a proposta pretensiosa acabou virando aquilo que a gente chama de "comer mortadela e arrotar presunto de parma".

Se Hollywood/Netflix comprasse os direitos de Tokyo 24, com certeza teríamos aí mais uma daquelas séries com roteiros qualquer coisa e personagens tão recheados quanto a carteira do brasileiro com essa inflação dos anos 90.

É como brinquei lá em cima sobre a apresentação do trio principal.
O Ran e o Koki até conseguem se salvar por terem ambições um pouquinho mais realistas, enquanto o Shuta está mais perdido que jogador em mapa novo. A função dele é basicamente ser herói.

Sério, até o Midoriya sendo chato depois da 3ª temporada de Boku no Hero Academia tem mais motivações e pretensões que o Shuta.

Nada contra a pessoa querer ser um super-herói, só que isso precisa ser trabalhado de uma forma que interesse o público, que chame a atenção, senão fica simplesmente jogado.

Além disso, já aqui temos uma "luta de classes" com o Ran representando a população menos abastada, o subúrbio conhecido como Shanty Town, e o privilegiado Koki Suido, filho do prefeito do 24º distrito.

Por isso enquanto um quer "hackear" as leis para melhorar a vida dos mais pobres, o outro quer ser político... Me pergunto por qual motivo o Koki quer seguir essa carreira. Talvez para evitar que acidentes como o que vitimou a irmã aconteçam?

"Aí, ele é preocupado com a segurança do distrito" - Ok, legal, o menino trabalha na Segurança Externa como estagiário e... OLHA O PRIVILÉGIO! Ele se aproveitou do poder da família para conseguir um estágio na Segurança Externa.
Frases insanas demais para fazerem sentido num só take.
A estreia de Tokyo 24 termina com os seguintes questionamentos: Asumi Suido está viva? Como é possível uma pessoa morta ligar para os entes queridos? E como ela previu o que aconteceria?
 
Sobre o RGB, achei interessante que tanto as cores dos cabelos quanto dos olhos seguem esse esquema.

Shuta Aoi: cabelo azul, olho verde e... "Aoi" é azul em japonês.
Koki Suido: cabelo verde, olho vermelho e... "Sui" é verde em japonês.
Ran Akagi: cabelo vermelho, olho azul e... "Aka" é vermelho em japonês.

- COM SPOILERS -
Esta parte da análise contém spoilers IMPORTANTES do anime, então se você não quer estragar a sua experiência com essa joça, melhor não ler.

AGORA SIM, EU VOU XINGAR MUITO NO TWI-- Digo, no blog!!!
Aquela breve discussão no restaurante entre o Ran e o Koki vai se aprofundar, afinal, um é do povão e o outro privilegiado.

Como disse ali em cima, Tokyo 24 traz debates interessantes, ainda mais quando o trio começa a parar de trabalhar em conjunto e cada um resolve fazer uma coisa. Isso se vê principalmente no caso do tornado que aparece do nada e destrói o GourFest, que apresenta o "inimigo" Carnéades e mata o professor Kaba.

Aliás, uma coisa que virou praticamente piada interna da equipe de localização foram as bandeiras de morte. EU ACHEI QUE IA MORRER MAIS DA METADE DO ELENCO, porque não era possível.

Matou o Kaba, matou o Kunai... Asumi morta, a mãe dela também...
A gente ficou esperando algo épico como a morte de algum dos personagens principais e... Choremos, não rolou.

Aliás, a mãe da Asumi morreu da forma mais estúpida e evitável do mundo. E a explicação para o incêndio na escola, que vitimou a crush do Shuta também foi a mais "qualquer coisa" possível.

O problema desse anime foi sair muito rápido do esquema "monstro da semana". Se o RGB continuasse pelo menos com mais dois casos em sintonia e depois começasse a desandar, talvez a história não precisasse de tanta groselhagem e frufru para explicar toda a ideia.

Aliás... Quem não sentiu a vibe Gendo Ikari e Rei Ayanami quando viu o que foi feito dos restos mortais da Asumi, parabéns. Era o puro suco do Neon Genesis Evangelion (GAINAX).

Mãe no projeto bizarro morreu: temos.
Cientista que trabalha com o pai doido: temos (olar, Tsuzuragawa).
Filho vendo algo com forma humana usada no projeto medonho: temos (entra no robô, Koki).
Parente do sexo feminino sustentando o projeto bizarro: temos (Asumi).
A piada é que isso fica sendo repetido várias vezes durante os episódios.
Pensem que o Hazard Cast é um sistema de prevenção de desastres que usa um CÉREBRO HUMANO para lidar com a quantidade imensa de informações.

Não bastasse tudo o que já vimos por aqui, ainda enfiam esse tabu, como se fossem a própria Glória Perez com a novela O Clone (Globo).

Nesse quesito, a impressão é que tanto o Koki quanto o Ran são mais trabalhados que o Shuta, que fica no meio dos dois fazendo papel de protagonista bobo e forte, que não entende nada e quer que todo mundo seja feliz.

O Ran tem todo o drama da morte do Kunai e de como a tecnologia que o amigo desenvolveu foi usada para causar desconfiança no sistema KANAE (lembrei o nome!!)... E isso tudo obra de quem? Do Zeros ("0th" meu colchonete!), mestre do Ran.

Quando você acha que chegou no fundo do poço, Tokyo 24 abre o alçapão "dos fins justificam os meios".

Para explicar os "dilemas do bonde", o roteiro ainda mete um Frankenstein de que a corrente elétrica do maquinário despertou a consciência da Asumi e aqueles eventos de escolha do futuro é a garota pedindo ajuda ao RGB, depois de ter um pesadelo. E como o celular é cheio das tecnologias, isso proporciona uma melhoria nas habilidades de cada um.

Esta é a típica história que, se você não comprar a ideia os absurdos, não dá para seguir com o rolê.
 
Voltando à luta de classes...
O Shuta e o Koki têm os pais sendo mostrados durante o anime, enquanto o Ran aparece sem família. De Shanty Town, só o Kunai que tinha avó, a Kinako que tem avô e o Yamamori que tinha um sobrinho ou algo assim, que morreu por causa da Drug D.

O mais perto de família que o Ran tem, além do próprio Kunai, é o Zeros.
Isso fala muito sobre quem ele é e seu status nesse grupo.

O Koki tinha uma família estruturada com pai, mãe e irmã. Sendo os progenitores um figurão da política e uma cientista que largou a carreira e se tornou professora.

O Shuta é filho de um casal que tem uma padaria, sendo o pai de ascendência estrangeira (desconfio que francesa por causa da viagem à França).
 
Não está no mesmo nível social que o Koki, mas ainda é alguém mais privilegiado que o Ran, que chegou a roubar para garantir comida às crianças de Shanty Town.

Então é interessante quando vemos as duas pontas dessa comparação em lados opostos. Faz sentido e cria um bom ponto na trama.

Ainda assim, toda a ideia foi muito mal executada.
Talvez o CloverWorks quisesse fazer uma série com episódios de quase cinquenta minutos, como bem pontuou o tradutor da equipe de localização, contudo, o desastre dos problemas na produção não permitiram (ainda bem).

Provavelmente a falta de ação em episódios seguintes também tenha desandado a história, que pareceu meio perdida nesse período de "calmaria".

Tokyo 24 não soube aproveitar o que tinha em mãos.
Aquele momento que não se renega lanchinho oferecido pela mãe.
- FINALIZANDO (ACABARAM OS SPOILERS) -

Se eu vou analisar essa joça pro blog?
NEM QUE ME PAGAS-- Depende de quanto pagassem.
Cem mil na minha conta e eu analiso episódio a episódio.
Sim, cem mil dólares por episódio analisado. hahahaha

Abraços aos guerreiros Gustavo e Hami que enfrentaram essa comigo.
 
P.S.: Tapas no Hami que me sacaneou dizendo que no final todo mundo ia viver num disquete. -> Como eu sou a última a assistir o episódio, os outros membros da equipe podem acabar soltando spoilers. É natural. O HAMI SÓ ME SACANEOU MESMO!

Assiste ou desiste?: Desisto.
-----------------------------------  
Inverno? Sim, em maio...
Massa de ar polar podia ir pros QUINTOS DOS INFERNOS gelar a bunda do capeta, mas não... BORA TENTAR MATAR TODAS AS PESSOAS ALÉRGICAS A FRIO E QUE NÃO PODEM HIBERNAR!

Leitor, eu queria ser um lindo ursinho para hibernar nessa droga de frio, só que nasci humana e parece que vou morrer cada vez que uma massa de ar polar resolve passear pelo Brasil.

Minha meta na vida é morar em Tocantis, lá não tem essa patifaria!
 
É isso...
Nos vemos na temporada de... primavera? Quando é isso? EM JULHO, NÉ?
 
E aí, leitor, vai seguir as recomendações da blogueira ou já terminou tudo isso e está se divertindo horrores com os animes de primavera?

Por Kimono Vermelho aquela que levou algumas semanas para fazer esse post e preferiu que fosse assim, pois pelo menos não me estresso de uma vez, e sim aos poucos... hahaha - 23/05/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/