sexta-feira, 22 de setembro de 2023

GeGeGe no Kitarou (2018) - #81 e #82

SEXTA-FEIRA PEDE O QUÊ?
Pizza? Fast-food? Sextar? Sim, tudo isso, leitor... E SOBRENATURAL, É CLARO!
 
Nos episódios anteriores... teve Halloween em Shibuya! Não, pera... Até teve, mas... Enfim... Um youkai, em forma de gato com asas de morcego, revelou ser um subordinado de Backbeard e decidiu reunir bastante sangue humano para trazer seu mestre de volta. Ainda bem que não deu tão certo, mas ao que tudo indica, alguém acabou mesmo aproveitando a oportunidade. Depois disso, Kitarou foi ajudar um colega da Mana Humana que estava definhando enquanto casos estranhos de coma surgiam por seu bairro.

Descobriu como me traumatizar, Ouchi Fukuchi? Digo... Nurarihyon?

GeGeGe no Kitarou (2018)
81º episódio
Kitarou não querendo assumir o B.O. de ninguém.
Imagina que gostoso morar dentro de uma nuvem? Visão direta para o céu!
Opinião: Ultimamente tem tanto anime sobrenatural na programação que ele acabou virando "regra", né? Enquanto animes de outros temas são "exceções".

Bom mesmo vai ser quando eu terminar boa parte dos títulos que estão rodando há anos por aqui e que acumularam, porque o universo me dá mais problemas do que energia.

Tristemente, acho que a gente entra em 2024 ainda analisando Kitarou.
Será que a minha shirikodama foi roubada ou a vida é mesmo um treco cansativo pra caramba?

Enfim, bora descobrir se o Zoião volta para atormentar a patota do Kitarou e se o Nurarihyon vai continuar quieto no canto dele.
EDITADO: Pra que que eu fui falar do Nurarihyon, né?

Hokusai? Você vai me obrigar a fazer pesquisa, né, Kitarou? TAVA DEMORANDO...

"Kitarou, você não pode entregar o manuscrito no meu lugar?" - Os editores de mangás saíam correndo quando viam o PÓBI DO YOUKAI, NAS ALTAS MADRUGADAS, quando não tinha mais NENHUMA VIVA ALMA NO EDIFÍCIO. Completamente compreendo o cagaço.

Então, né... Kitarou já viu a quantidade insalubre de vezes em que youkais e humanos tretaram e a relação ficou bem ruim, por isso ele não quer colocar lenha na fogueira, evitando assim que o Hiderigami perca o controle e que os humanos não abusem da boa vontade de ninguém.

Esse tio aí que apareceu, CHUTO QUE É DUBLADO PELO TAITEN KUSUNOKI! Já ouvi demais a voz desse homem no trabalho! Se não for ele, vou ficar em choque!

CARAAAAAAAAAAAAAACA, ACERTEI MUITO!
Taiten Kusunoki, é nóis, parça. JÁ OUVI SUA VOZ DEMAIS PRA NÃO TE RECONHECER! Foi em Tokyo 24th Ward, Malevolent Spirits: Mononogatari e Undead Murder Farce!

TRÊS TRABALHOS E A VOZ DELE GRUDOU NA MINHA BIBLIOTECA AUDITIVA!
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!!

"A aparência do artista não importa" - TIO, ESPERO QUE O SENHOR NÃO FODA OS ESQUEMAS, APESAR DE TER ESSA CONSIDERAÇÃO AÍ E O HIDERIGAMI SENDO UM YOUKAI!

Sumitomi, vice-editor-chefe.

MENTIRA QUE O YOUKAI MORA NUMA NUVEM! NÃO É POSSÍVEL!
Ah, mano, que saco... Vou ter que caçar links desmentindo o Ômi Rato, porque não é todo mundo envolvido no mangá que ganha dinheiro com as adaptações. Os mangakás mesmos nem sempre ganham e os animadores... ESSES SÃO OS VERDADEIROS FODIDOS DO ROLÊ.

Enfim, conversa para o Telecurso.

"Então um artista humano não pode escrever um mangá com um protagonista youkai?" - Eu sou basicamente o meme do boneco macaquinho, olhando para frente e depois para a câmera. Gente... SHIGERU MIZUKI, NÉ? Só comentando... Nem vou falar do trouxa do Hiroshi Shiibashi e de mais uma penca de doido e doida que enfiou youkai nas histórias.

MALUUUUUUUUUUUUUUUUCO... Respeitei o vice-editor-chefe. O CARA BOTOU PRA QUEBRAR BONITO e não se intimidou só porque o Hiderigami era youkai, e muito menos estava sendo mau com ele por isso. ESTOU EM CHOQUE.

Mano... Não é possível que tudo ia tão bem quando estava com uma cara de que não daria certo, aí o Hiderigami foi super compreensível e o Sumitomi estava tão focado, tão determinado... MANO... OS HUMANOS QUANDO QUEREM, SÃO PIOR QUE AS PRAGAS DO EGITO! VAI SE LASCAR!

Estou, sim, completamente chocada que tivemos final feliz dessa vez.
O negócio estava no limiar do "VAI DAR MERDA" e conseguiu segurar o rolê. Por essa eu não esperava.

E é bom de vez em quando assistir histórias assim, depois de tanta desgraçaiada, sofrimento e finais agridoces.
Gente, eu não esperava essa grande parceria entre o Sumitomi e o Hiderigami.
Enfim... Chegamos ao Telecurso dos Mangakás - Quem vai sozinho pode até ir mais rápido, mas quem vai acompanhado certamente vai mais longe!

Aprendi esse ditado com a fofurinha do Akira de Love All Play e, desde então, uso sempre que posso e quando o contexto permite.

Achei que ia dar altas merdas por três motivos: Ômi Rato, humanos sendo piores que demônios da crença cristã e a natureza irritada do Hiderigami.

E olha só que bela surpresa, apesar de ter dado umas merdas, num geral o saldo foi positivo. Sem falar que é muitíssimo curioso o caso do site pirata de mangás do Ômi Rato.

Bom, antes de entrarmos em todas essas questões, HORA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS! Começando pelo elenco de dublagem!

Sumitomi, o vice-editor-chefe exigente e super gente boa, é dublado por Taiten Kusunoki.
Seus principais papéis são: Banshoumaru Shinra de Mob Psycho 100 II, Ibiki Morino e Gantetsu de Naruto (Pierrot), Genichirou Sanada de Prince of Tennis (Trans Arts), Morel McCarnathy de Hunter X Hunter (2011) (Madhouse), Nail de Dragon Ball Kai (2014) (Toei Animation), Leonardo Burns de Fire Force (David Production), Gori Suido de Tokyo 24th Ward, Kai de Malevolent Spirits: Mononogatari, Ganimard de Undead Murder Farce.

Hiderigami, o youkai mangaká, é dublado por Masashi Ebara.
Seus principais papéis são: Yomi de Yu Yu Hakusho (Pierrot), Bolt Crank de Eat-Man (Studio Deen), Andy Von de Oniate de Cowboy Bebop (Sunrise), Might Guy de Naruto, Van Hohenheim de Fullmetal Alchemist (Bones), Shambal Ramal de Magi: The Kingdom of Magic.

Agora falemos do youkai Hiderigami!

Hiderigami (em inglês) é uma criatura sobrenatural de pelo avermelhado que irradia calor em áreas extensas. Tanto é que dizem que a única forma de matá-la é afogando-a num banheiro. Hiderigami se alimenta de umidade, então por onde passa seca tudo.

No site, diz-se que todo Hiderigami é fêmea e que possuem apenas um braço e uma perna, sendo mesmo assim exímias corredoras.

Acredita-se que seu surgimento aconteceu na parte sul da China e primeiramente na forma de uma deusa. Quando o lendário Imperador Amarelo da China lutou contra senhor da guerra Chi You, ele invocou uma poderosa deusa chamada Batsu.
Ela continha muito calor dentro de si e quando o liberou no campo de batalha, a luta terminou rapidamente. Porém, por ter usado poder demais, Batsu não conseguiu reter novamente o calor e não pôde voltar aos Céus. Como esse poder continuava a secar os arredores, o imperador teve que exilá-la para uma área muito longínqua. Não se sabe se ela se tornou a mãe dos Hiderigamis ou se ela mesma se corrompeu e acabou se tornando o youkai.

Já Hokusai, citado pelo Hiderigami no episódio, se trata de Katsuhika Hokusai, um famoso pintor de estilo ukiyo-e e gravurista japonês. Conhecido por "A Grande Onda de Kanagawa" (sim, é aquela onda azulona e bonitona que você está pensando) e as "Trinta e seis vistas do Monte Fuji".
 
Muito bem, leitor, terminaram as informações técnicas. Agora vamos falar de como eu não esperava nada e recebi tudo com este episódio!
Ganhar dinheiro, estão ganhando, o problema são as porcentagens, sabe?
Tristemente, relendo os meus surtos... falei que ia comentar o negócio que o Ômi Rato disse que os autores de mangá ganhavam um bom dinheiro e... NÃO É BEM ASSIM. Principalmente se for um autor novato, como é o caso de Koyoharu Gotouge, autora de Kimetsu no Yaiba, que não viu toda essa cor de dinheiro quando o filme do Trem Infinito bateu recordes nas bilheterias.

E para quem não sabe, já falei em outros posts sobre as condições problemáticas das equipes de animação e os cronogramas insanos que os estúdios colocam os profissionais. Você pode conferir mais sobre isso em Keep Your Hands Off Eizouken #08 e #09 e #ESPECIAL - Bastidores de The God of High School.

Obviamente existe uma remuneração para todo o trabalho envolvendo uma série, porém, essa renda nem sempre consegue sustentar o autor, principalmente se ele viver em Tóquio, onde o custo de vida é alto.

Bom, quanto à parte em que o Ômi Rato resolve fazer um site pirata para publicar mangá e depois é preso, o Japão é bastante rígido nessa questão.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, dê uma olhada nesses textos do JBox: Uchi, Mangá e Pirataria e Fechando o cerco contra a pirataria.

Acho que a única pirataria que o Japão curte é One Piece (Eiichiro Oda).
SIM, UMA PIADA RUIM, LEITOR! EU PRECISAVA FAZER!

Enfim, depois de contextos dados e algumas explicações, vamos focar na relação entre humano que faz edição de mangás em uma revista e um youkai mangaká, e como algo que poderia desandar por diversos fatores, mostrou que a cumplicidade vai além de "espécies".

Que o Kitarou tem duzentos pés atrás quando se trata de humano e youkai fazendo qualquer coisa juntos, isso a gente está cansado de saber. Também é comum vê-lo aconselhando ambos os lados a não se misturarem.

Quando o Hiderigami, que tem o sonho de ser mangaká, surge pedindo para que o garoto entregue o manuscrito em seu lugar por ter uma aparência mais humana, ele se nega.

Faz sentido pelos "pés atrás" que ele tem com os humanos e... Bom, o certo é o autor original fazer isso, já que as críticas e comentários devem ir a quem entende do trabalho.

Como alguém com um sonho quer realizá-lo, o Hiderigami continua batendo de porta em porta numa revista, tentando sua oportunidade, até que encontra o Sumitomi.

Ele é vice-editor-chefe de uma revista e aceita olhar o manuscrito do youkai.
Por conta daquela cara fechada, acreditei que, das duas, uma: ia enrolar o coitado do Hiderigami e se aproveitar dele ou seria super escroto.

Foi meio escroto, mas daí vimos que ele é um editor bastante exigente. Tanto é que depois de não gostar do manuscrito, ele foi dando alguns toques do que o mangaká iniciante poderia melhorar.

E assim os dois acabaram criando uma relação.

O mais legal é que, de tudo que poderia dar errado, nada foi motivado pelo Sumitomi.
Pensa num cara que correu atrás e brigou com o editor-chefe para publicar o mangá mesmo sendo de um youkai, mostrando que ele acreditava no trabalho e que não se importava com a aparência do autor.

E o que cativou mesmo foi quando ele disse: "E uma mulher não pode escrever um mangá com protagonista homem? Por que um youkai não pode criar um mangá com protagonista humano? Só existem dois tipos de mangás, os divertidos e os que não são divertidos".

E nós temos ótimas autoras de mangás shounen, como a Hiromu Arakawa (Fullmetal Alchemist, Silver Spoon, Arslan Senki) e a Shinobu Ohtaka (Magi, Adventure of Sinbad, Orient). Sim, só citei minhas preferidas. Se bem que a Ohtaka é um casinho bem à parte, essa doida varrida.

O que o Sumitomi exige do Hiderigami é que ele consiga passar os sentimentos do protagonista na história e no desenho, de modo que o leitor possa se conectar e assim consumir aquele material.

Antes do trabalho começar a render frutos, das pessoas gostarem do Rocket-Men, a dupla teve um grande embate. Tanto é que o Kitarou ficou num prédio próximo para intervir se fosse necessário. A sinceridade do Sumitomi em apostar no projeto e estar com o Hiderigami foi tanta, que ele não se intimidou pelo poder do youkai e mostrou que estava ali para ajudá-lo.

A coisa se desenrolou tão bem que o mangá do Hiderigami foi nomeado para uma grande premiação e... o alto escalão da revista não quis aceitar, pois o autor era um youkai. Que achavam um absurdo um prêmio tão tradicional ir para UM YOUKAI.

Em meio a esse caos, a revista resolveu cancelar o mangá.
E depois de ver o conhecido trilhar por esse caminho, ter sucesso e ser escorraçado apenas por não ser humano, Kitarou lembrou que sua mãe blogueira tem ligações com a Máfia do Porto e resolveu intervir. Se bem que Kitarou já foi meio que da máfia, né?

Meu filho não manda recado, ele É O RECADO.
E o mais legal foi o Hiderigami falando isso, porque era uma das preocupações do Kitarou, do youkai ser enganado e perder o controle causando problemas.
Entretanto, mostrando que tinha atingido seu objetivo e que aceitaria esse destino, Hiderigami pediu para que o Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais não fizesse nada. Quem chegou e eu JUREI QUE IA METER UM SOCAÇO na cara do editor-chefe, foi o Sumitomi. Entregou a carta de demissão.

E o bacana é que ele sempre foi sincero com o Hiderigami e até sugeriu sair da revista para criar a sua própria e assim continuar publicando as histórias do dedicado youkai. Bom, a atitude do editor-chefe foi a gota d'água para ele.

Também teve a revelação de que Hiderin, o mangaká por trás de Rocket-Men, era o youkai e, ao contrário do que se imaginava, MUITA GENTE o apoiou.

Ainda que seja compreensível que a revista não quisesse ter sua imagem ligada a youkais, já que o Ômi Rato tinha sido preso por pirataria, eles só se aproveitaram da treta para se livrar de um "problema".

E eu acabei pensando em como os youkais, em casos como esse, podem ser uma alegoria do "estrangeiro" ou até mesmo dos descendentes de japoneses, nascidos ou não no Japão.

É sempre bom lembrar o leitor que o Japão não é uma terra perfeita e que um lugar assim não existe no planeta. Portanto, temos uma parcela da população que é bastante preconceituosa e supremacista.

Lembra aquele papo do nazismo de "raça pura"? Pois bem, a crença de que existe uma raça pura ou um meio de separar as pessoas entre as mais perto da pureza e aqueles que são de grupos inferiores é um pensamento supremacista e, por tabela, preconceituoso.

Os youkais japoneses são nascidos no Japão, porém, não são humanos.
Assim como as crianças miscigenadas, com pai ou mãe japonês e a outra parte estrangeira, que nascem em próprio solo nipônico, nem sempre parecem ser consideradas japonesas. A cor do cabelo (texto em inglês) e até mesmo se ele é crespo (texto em inglês) ou ondulado são considerados PROBLEMAS nas escolas japonesas.

Obviamente essa é só a pontinha do iceberg, quando existem outros motivos ainda mais imbecis para a segregação dos miscigenados e dos imigrantes que têm ascendência japonesa e não são nascidos em solo nipônico. Aliás, mesmo que a criança nasça no Japão, se ambos os pais forem brasileiros imigrantes, pro exemplo, a criança não é registrada como japonesa, e sim como brasileira.

Enquanto no Brasil, qualquer criança nascida em nosso território, mesmo com ambos os pais estrangeiros, recebe cidadania brasileira.

Não estou dizendo que o Brasil é o melhor país do mundo e nem que é zilhões de vezes melhor que o Japão, só que observando essas políticas básicas pode-se aprender muito sobre cada nação.

Claro que o Brasil é um poço de preconceito, afinal, nenhum lugar no planeta que conviva com estrangeiros vai ser imune a pessoas preconceituosas, não tem como fugir. Ainda assim, soa mais acolhedor quando o país reconhece aquela criança nascida em seu território.

E para conseguir cidadania japonesa, não é como os brasileiros que têm cidadania italiana, não existe dupla-cidadania. Você fica com o que já tem ou abandona e escolhe a cidadania japonesa.

Acredito, claro, que cada nação deva fazer sua própria política pensando no que for melhor para si, contudo, a legislação fala muito sobre a nação e seu povo. Porque leis assim são feitas por representantes de um povo, e não por uma monarquia absolutista. O Japão, apesar de ter uma família imperial, possui um primeiro ministro e um parlamento, que são os que realmente mandam no país. Esses políticos são escolhidos pelos cidadãos japoneses, e não simplesmente indicados pelo imperador.

Ainda que obviamente uma parcela das pessoas seja contra esse tipo de segregação e existam políticos que queiram mudar algumas coisas, o Japão prossegue extremamente conservador e por isso mesmo antiquado em alguns seguimentos.

O importante é que as pessoas que querem mudar isso, continuem lutando.
As coisas não vão mudar só com simples reclamações ou achando que o problema não é com você. Aliás, isso serve também para nós brasileiros. Fica a dica.
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
82º episódio
Ômi Rato, só ADIVINHA quem é o motorista do seu táxi. Não é o Odokawa.
Opinião: PELO AMOR DE DEOS MATOBA! EU VOU TERMINAR A MINHA SEMANA ESCUTANDO PELA TERCEIRA VEZ A VOZ DO AKIO OOTSUKA?!
 
HOMEM, PELO AMOR DE DEOS, PARA DE ME PERSEGUIR! O ÚNICO GRISALHO QUE EU CURTO É O GOJOU!!! Não, pera... o quê? HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
 
É o Akio Ootsuka no KUSHIGE de Malevolent Spirits: Mononogatari, é o Akio Ootsuka me traumatizando em Bungou S4 e S5 com o porraloka do Fukuchi e daí eu lembrei que O NURARIHYON DAQUI É DUBLADO PELO AKIO OOTSUKA nesses primeiros segundos de episódio.
 
SR. OOTSUKA, PELO AMOR DOS DEUSES! TRÊS PERSONAGENS NA MESMA SEMANA, MEU SENHOR! O SENHOR QUER PEDIR MÚSICA NO FANTÁSTICO (Globo) OU INFARTAR A BLOGUEIRA?
 
Uma voz digníssima, maravilhosa, só que eu peguei TRAUMA por causa do Fukuchi.
O FUKUCHI ESTRAGOU O QUERIDO DO AKIO OOTSUKA. FUKUCHI, VÁ À MERDA! OBRIGADA, DE NADA!
 
Agora que eu já surtei, bora continuar o episódio.
 
MANO.
DO CÉU.
 
A mulher comprou produtos de beleza BiBiBi e envelheceu uns muitos anos.

MINHA SENHORA, FAÇA UM FAVOR A SI MESMA! Compre produtos Médique com componentes seguros para a sua pele e que trarão proteção e embelezamento! Apenas em Parallel World Pharmacy, sua farmácia isekai! #publi
 
O QUÊ, LEITOR?
EU ACEITEI PROPINA DE ANIME ISEKAI PARA FAZER ESSA PROPAGANDA NO POST? Errado, não foi propina, é publi mesmo, tá?
 
Propina é Jujutsu Kaisen 2 que paga para eu analisar seu anime semanalmente, sem falta. E a propina se chama Satoru Go—
 
Eu gosto muito do conceito "cagaço" deste anime, pois o Kitarou tem todas as carteiras de habilitação possíveis. Dirige táxi, ônibus (68), trem (07)(?), corvos (22) e o escambau... MENINO MANJADO DAS HABILITAÇÕES!
 
Nuppeppo.
Já abri minha Enciclopédia Youkai Online, já que não tenho meu adorável marido Pai Olho por aqui, para me inteirar sobre quem seria esse youkai e... Esperem explicações no Telecurso.
Como diz o meme: VOVÔ KITAROU CUIDARÁ DISSO! HYAHYAHYAHYA!
O Rolo de Algodão com medo de estátuas de Buda. O ROLO DE ALGODÃO COM MEDO. Rolo de Algodão muito gente como a gente! HYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!
 
Aproveitando que o Kitarou está sendo perseguido por uma coisa invisível que dá cada pesada no chão, daí resolvi ser pilantra no Twitter, dando quote RT no perfil da Crunchyroll que avisava que o episódio 9 de Jujutsu 2 já está ON. Falei que estava assistindo o melhor anime de sobrenatural: GeGeGe no Kitarou.

Bom, leitor, prioridades primeiro.
Kitarou é post para sexta e Jujutsu para segunda que vem. PRIORIDADES, SABE?
Mas na real eu queria estar escrevendo sobre Bungou 4 dublado.

RAPAZ, KITAROU É UM VEINHO DA PLEURA, HEIN?
Senhorinha Mana Gata dizendo que não aguenta mais correr e o Kitarou simplesmente PEGOU A GATA NOS BRAÇOS E FOI! Uau...

EITA.
EEEEEEEEEEEEEEEEITA.
Mentira... VELHO CHORÃO, ESTOU IMPACTADA!

Nossa, Rolo de Algodão, acho que você viu UMA CENA, hein?

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, É O FUKUCHI FALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDOOOOOOOOOOOOOO!!!

Kimono antes de Bungou 5: ...não porque esse Nurarihyon eu nem ligo. QUEM É QUE TEM MEDO DE NURARIHYON...
Fukuchi de Bungou 5: AHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!! *causando o inferno no anime*
Kimono: NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Kushige: Oi.
Kimono: Kushiguinho... NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Nurarihyon: Olá, hahahaha!
Kimono: NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOO!
 
Eu não tenho um dia de paz com esses animes.

Dois personagens dublados pelo Akio Ootsuka que dão problemas pros meus filhos: Fukuchi só jogando B.O. pra cima do Atsushi e o Nurarihyon só enchendo os pacovás de meu lindo Kitarou.

Só dá para salvar o querido do Kushige, que espero que continue sem falar nas próximas temporadas de Mononogatari... Se elas existirem.

E quando a gente achava que estava de boa sem o Nurarihyon tretento desse anime... ELE SIMPLESMENTE REAPARECEU E AJUDOU A FODER O RESTO DE SANIDADE QUE EU TINHA, JUNTO COM O PORRA DO FUKUCHI!

EU VOU COMETER ASSASSINATOS NESSA LIMBOSFERA, A COMEÇAR POR ESSES DOIS IDIOTAS QUE QUEREM TRANSFORMAR O MUNDO NUM INFERNO!
O bicho simplesmente ESTOUROU o Paredão de Cimento. Absurdo.
Olha só, Kitarou, nem precisaria ter feito aquele cosplay (80), né?
E assim a gente segue para o Telecurso da Juventude - A genética é o recurso mais infalível! Sou prova viva disso, afinal, tenho quase 34 anos e as pessoas me dão de 22 anos para baixo, quando não perguntam se eu sou menor de idade. Adoro.

De qualquer forma, leitor, é bom cuidar da pele e da saúde para ter não apenas uma aparência saudável, cuidar da autoestima e consequentemente da saúde mental também é importante.

Muito bem, agora que uma parcela dos leitores torceu o nariz para o meu discurso responsável, FALEMOS DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS!

Nuppeppo é dublado por Naoki Tatsuta.
Seus principais papéis são: Oolong de Dragon Ball (Toei Animation) e temporadas posteriores, Nekobus de Meu Vizinho Totoro (Studio Ghibli), Karin e Bubbles de Dragon Ball Z (Toei Animation), Vasco Shot, Bokuden, Tojit e Bege Capone de One Piece (Toei Animation), Tanukichi de Animal Crossing: The Movie (OLM), Konaki Jijii e Nurikabe de GeGeGe no Kitarou (2007) (Toei Animation), Abura Sumashi e Oshiroi-Baba de GeGeGe no Kitarou (2018), Deus de Heaven's Disign Team (Asahi Production).

Informação tirada do Anime-Planet.

Nuppeppo (em inglês) é uma criatura sobrenatural do tamanho de uma criança e que mal tem um semblante reconhecível, já que é todo coberto por uma espécie de carne derretida. Exala um forte odor de carne podre e um de seus divertimentos é assustar os transeuntes com seu corpo tenebroso e seu cheiro nauseante.

É um youkai um tanto raro de encontrar, já que costuma andar por lugares ermos e malcuidados. É dificílimo de pegar, pois apesar da aparência medonha, se move com extrema velocidade. Farmacêuticos do período Edo diziam que comer da sua carne dá uma grande força física, ainda que a pessoa precise estar realmente disposta a isso e consiga mantê-la em seu estômago. Além disso, ela também serve para criar incríveis medicamentos com um enorme poder curativo.

O nome "nuppeppo" parece derivar de uma gíria que se refere a quem usa muita maquiagem. Tanto a origem do ser quanto de seu nome são um mistério.

E olha só... Quando a gente achava que o Nurarihyon estava em algum canto esquecido, EIS QUE... ele pega os Nuppeppos para fazerem produtos de beleza que prometem rejuvenescer as pessoas e... os youkais contratam o Ômi Rato para fazer o marketing do produto.

O que mais me fascina, e no pior sentido da palavra, é que o Nurarihyon faz tudo isso e mostra ao Kitarou onde ele pode recuperar a juventude das vítimas, sumindo depois.

O cara simplesmente aplicou o golpe para conseguir dinheiro e tchau.
É um requinte de crueldade pior do que os youkais que fazem a coisa errada e ela só se desfaz quando o Kitarou acaba com eles. O Nurarihyon usa tanto humanos quanto youkais para atingir seus objetivos e dane-se o resto.

O que acaba me lembrando da Carmilla no episódio passado, que pegou sangue da galera que foi a Shibuya comemorar o Halloween e ficou preso na cortina dos feiticeiros jujutsu. Não, pera, ANIME ERRADO! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
Olha que lindinhos! À esquerda, Kitarou na versão do anime de 2018 e, à direita, o Kitarou do mangá! Aliás, essa imagem é igual a da capa do mangá 2007 da Kodansha.
Enfim... Temos a ameaça de retorno do Zoião, né?
E engraçado que só funciona se catar sangue japonês. Sangue de outros países não revive capiroto, olha que bacana!

Bom, este episódio foi uma leve crítica ao desespero das pessoas em tentarem evitar o envelhecimento e a mensagem de que temos que dizer o que é importante para aqueles que amamos, antes que seja tarde demais.

Como dito na pesquisa sobre o Nuppeppo, seu nome parece ter surgido de uma gíria para pessoas que usam muita maquiagem, a ponto de ficarem desfiguradas ou irreconhecíveis quando tiram.

A maquiagem em si é uma ferramenta muito boa e que proporciona resultados bem interessantes, como naqueles vídeos em que as pessoas se maquiam para parecer algum famoso e coisa do tipo.

Ainda assim, o uso indiscriminado e sem os cuidados certos com a pele, acaba deixando a pessoa com a aparência de alguém mais velho do que realmente é. Ou seja, causa o efeito contrário.

Também é importante lembrar que usar muitos produtos e sem a orientação de um dermatologista, pode não trazer os resultados desejados e ainda prejudicar a saúde.

É importante saber seu tipo de pele, se você não tem alguma alergia a algum produto específico, se você pode fazer procedimentos mais invasivos ou se ainda não é hora, quais os cuidados diários você deve ter... Sem falar no bom e velho discernimento. Infelizmente alguns profissionais vão querer te entupir de tratamentos extremamente caros e que podem não trazer bons resultados, por isso, cabe a cada um julgar e ter uma pulguinha atrás da orelha.
 
Apesar do pouco tempo de tela, a história protagonizada pela Bruxa de Areia e pelo Bebê Chorão foi muito querida e fala de uma situação bastante preocupante: a Doença de Alzheimer.

Ainda que seja normal que as pessoas esqueçam as coisas com o tempo, a Doença de Alzheimer deteriora as funções cerebrais, como linguagem, memória, razão e habilidade de cuidar de si próprio.

Além de lapsos de esquecimento, como quando a Bruxa de Areia esqueceu quem era o Velho Chorão, elas também podem sair andando a esmo e se perderem, outra cena que vimos bem.

Por enquanto, essa doença não tem cura e o tratamento busca dar alguma qualidade de vida ao paciente e diminuir os sintomas. Existem medicamentos sendo desenvolvidos, com a possibilidade de controlar a doença, só que ainda é tudo muito experimental.
Que horror pensar que esse seria o testamento da nossa amada Bruxa de Areia.
E daí vemos que muito mais do que a aparência física e a dificuldade de mobilidade que pegaram Mana Gata, Kitarou e Rolo de Algodão, o feitiço do Nuppeppo mexeu com a parte mental de alguém que já tinha uma aparência envelhecida.

Foi aí que o Velho Chorão viu o quanto seria doloroso perder sua companheira de implicâncias, gerando uma cena inusitada: o beijo entre os youkais com visão de camarote do Rolo de Algodão.

Fica aí a mensagem: ao invés de perseguir o que o tempo já levou, por que não aproveitar o agora com as pessoas que estão ao seu lado?
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono aquela que aguardava ansiosamente a chegada da primavera, mas que tem medo da previsão do tempo que indicou 37ºC para o domingo paulistano - 22/09/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/