quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Parallel World Pharmacy #04 e #05

Leitor, você não está alucinando nesta quarta-feira!
SIM, O COMBO DA MEDICINA CHEGOU COM O FARMACOLOGISTA REENCARNADO EM APRENDIZ DE FARMACÊUTICO! AÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!
 
Nos episódios anteriores... menino Farma-Yakutani foi pedir perdão pelo vacilo de ser um sem sombra para a Elen e fazer com que a mentora de Artes Divinas continue o ensinando pacientemente. Depois, Farma precisou enfrentar o pai para evitar que a imperatriz do reino morresse prematuramente e assim eu descobri que "peste branca" é o outro nome que dão à tuberculose.

Quer dizer que você é a relações públicas da farmácia, Lotte?

Parallel World Pharmacy
4º episódio
Peraí, meu senhor, que ordem é essa que está feita?
ATENÇÃO!!: Este anime contém menções a medicamentos e prescrições médicas (como usar, por quanto tempo, etc) para fins de embasamento da história. JAMAIS TOME MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO OU DE UM FARMACÊUTICO! O uso incorreto de remédios pode prejudicar a saúde!!!
 
Opinião: Bom, leitor, em vez de ficar me lamentando por isso e por aquilo só para me sentir culpada e dar uma enchida de linguiça na introdução do post, vou aproveitar o espaço para contar que resolvi ir a uma reunião do conselho gestor da UBS em que sou atendida.

Cada Unidade Básica de Saúde tem um dia específico no mês em que fazem reuniões para falar de assuntos de interesse dos usuários, que vai desde explicar por que determinados serviços estão com poucos profissionais até quantidade de vacinas (e quais tipos) aplicadas durante aquele período.

O conselho gestor é composto por conselheiros de profissionais da saúde e conselheiros que são usuários do serviço, gente como eu e você, que correm atrás de melhorias junto à subprefeitura e de conscientização de outros usuários, além da pessoa que administra a UBS (gestor) e alguém do setor administrativo (que serve como uma espécie de escrivão). Além desses membros, existem os convidados, que são pessoas que vão às reuniões para saber como trabalha o conselho e um dia, quem sabe, se candidatar para conselheiro. Altas responsabilidades, hein?

É uma forma de tentar mudar o mundo a partir da sua comunidade e combater a desinformação.

Participei da reunião do mês passado e estou ansiosa para a deste mês.
Eu busco me engajar em atividades que possam ajudar os outros, porque assim acredito que o mundo se torne um lugar melhor.

Uau, isso que foi tamanho de introdução! Agora vamos descobrir quantas toneladas de pesquisa terei que fazer por causa do Farma.
 
Vou aproveitar e soltar uma fofoca sobre a reunião do conselho gestor: fiquei sabendo que infelizmente em algumas unidades as pessoas preferem tumultuar do que de fato resolver os problemas locais. Por favor, não sejam esse tipo de gente.

Muito bem, hora de descobrir quem vai ser igualmente escroto no caminho do nosso pequeno farmacêutico.

"Conhecimento útil deve ser compartilhado com todos" - Ah, Farma, se todo mundo pensasse nisso e menos em trocar a saúde e a vida das pessoas por dinheiro...

Adoro que o Farma vai falando dados científicos e o Bruno só "é o Deus das Drogas que fez essa revelação?". O farmacologista reencarnado não tem um momento de tranquilidade...

Caramba, nem lembrava que era já neste episódio que tínhamos o vislumbre de um potencial tretento. Bom, se pensarmos que estamos em 2023 e eu já não lembro de cabeça quais os animes que trabalhei em janeiro DESTE MESMO ANO, vocês podem imaginar como vou me "surpreender" com algumas coisas ainda.

O MENINO FOI PROMOVIDO.
NEM SEI QUANTOS ANOS ESSE LEK TEM E ELE FOI PROMOVIDO A FARMACÊUTICO-REAL.
A primeira farmácia dos isekais!!!
Eu gosto que esse anime tem ZERO PUDOR de pururucar as ideias do póbi do Farma.
Ajudou a imperatriz a se curar, foi promovido a farmacêutico-real, ganhou um terreno e o direito de construir uma farmácia... daí teve que escolher tudo meio que na correria, porque a imperatriz quer tudo para ontem e os póbis dos trabalhadores têm que botar a mão na massa.

A cena MAIS HILÁRIA é do menino simplesmente pensando consigo mesmo em voz alta, quando solta um... "FARMÁCIA num MUNDO PARALELO".

Qual ficou o nome da farmácia? FARMÁCIA MUNDO PARALELO.
Apesar de soar bastante suspeito, "Outro Mundo", que é uma das traduções livres de "isekai", ficaria igualmente estranho.

Aí a Elen fala da GUILDA FARMACÊUTICA.
Gente, o que esse menino MAIS VAI ENCONTRAR na vidinha de pivete dele é inimigo. O pessoal não quer que ele distribua medicamento para os mais pobres, não quer que ele forneça cura gratuita ou de baixo custo... SIMPLESMENTE OS GANANCIOSOS QUERENDO ENCHER AINDA MAIS O COBRE DA TABELA PERIÓDICA DE DINHEIRO!

Ah... Espera.
A TRETA É AINDA MAIS EMBAIXO.
O Farma é filho de um arquiduque, logo, um nobre. A Guilda Farmacêutica é composta apenas por plebeus.
 
Como ele recebeu o direito de ter e administrar uma farmácia, não precisa necessariamente entrar na guilda para trabalhar. NO ENTANTO, a Farmácia Mundo Paralelo ainda será uma concorrente para os farmacêuticos plebeus.

Quando o Veron, chefe da guilda, vem para tretar, digo... Vem para cumprimentar o Farma pela loja, ele deixa um detalhe bem importante exposto: o "custo baixo" para um nobre é diferente de um "custo baixo" para um plebeu.

E nós podemos perceber melhor isso, quando algum programa de TV visita a casa de alguém muito famoso e a pessoa vive num lugar que caberiam umas oito famílias, tem um par de tênis que vale seis meses a um ano de aluguel de uma casa razoável num lugar mais ou menos próximo de meios de transporte público, e muitos outros detalhes chocantes.

A diferença do custo de vida da gente e de um famoso desses é completamente assustadora. Dez mil reais para eles é o dito "dinheiro de pinga". Já para nós, resolveria uma parte dos nossos problemas.

Como atualmente o dinheiro ainda não tem valido tanto e as coisas continuam bastante caras, dez mil ajudaria a tapar o "buraco do dente", ou seja, uma parcela pequena das dívidas de um brasileiro médio que ganha até dois salários mínimos por mês.

E quando a gente coloca a diferença de custo para se manter a saúde em dia, sejam com consultas periódicas, remédios e até mesmo emergências, é basicamente impossível para um brasileiro médio pagar os custos de um hospital ou um médico particular. Isso afetaria o orçamento de uma forma drástica.

Estou trazendo a conversa para o nosso mundo, fazendo um recorte do Brasil, que é onde vivemos. Mas pense nas pessoas que vivem no mundo do Farma, em que plebeus, exatamente pela distribuição hierárquica, têm menos oportunidades que os nobres e que muitos conhecimentos sequer chegam até eles.

Por isso, em certo ponto, a indignação do Veron faz sentido.
É mais uma farmácia de um nobre tirando o espaço dos plebeus e servindo para atender SOMENTE NOBRES.

É igual as construtoras que vão comprando terrenos a torto e a direito, subindo prédios cubículos, chamando os apartamentos de "estúdios" e cobrando todos os órgãos que a pessoa tiver nesta vida e nas próximas três encarnações. Isso quando não fazem prédios gigantescos, luxuosos e ainda mais caros.

A quantidade de pessoas que detém as maiores rendas do país é pequena.
O déficit de moradia da quantidade de pessoas que detém as menores rendas do país é gigantesca. O que a gente precisa é de prédios que abriguem moradores da classe média para baixo, não de um monte de prédio para milionários e bilionários, que são um número extremamente menor se comparado a quem realmente precisa de uma moradia.

Por isso a revolta do Veron. É basicamente MAIS UMA CONSTRUTORA FAZENDO PRÉDIO PRA MILIONÁRIO, enquanto as pessoas de classe mais baixa não têm onde morar.
Ele simplesmente pediu uma farmácia. Podia ter pedido um Sistema Único de Saúde, né?
Se você vai me chamar de comunista, chame o Farma também. Ele quer distribuir remédio de graça ou, no mínimo, com um custo simbólico. O garoto não precisa de lucro exorbitante para viver, ele precisa de fluxo de caixa para manter a farmácia funcionando, pagar fornecedores, os trabalhadores que ele contratar e outros detalhes que exigem de uma loja/empresa.

E se você acha que remédio de graça ou de baixo custo não é um direito que todo cidadão deveria ter, melhor parar de xingar as pessoas de coisas que você não sabe o que é e fazer um estudo sobre consciência de classe.

Sim, leitor, extremamente revoltada com gente de POUCAS CONDIÇÕES sendo lambedoras de milionário que quer mais que a gente morra numa vala.
Foram péssimos quatro anos de desgovernos e de pessoas instruídas concordando com quem não quer que a gente viva. Revolta ainda é o mínimo que eu sinto.

Bom, depois de trazer um recorte importante e explicar um pouco sobre diferença de custo de vida, sigamos para... a farmácia com o nome mais engraçado do império, porque sim.

MUNDO PARALELO.
Será que tem um portal que leva a outro mundo?
Parece quando o farmacêutico vende remédio genérico, que tem o mesmo princípio ativo com o nome químico do remédio de nome mais fácil de falar e que é protegido pela patente de um laboratório.

PORRA, FARMA, O CÉDRIC IA SE APOSENTAR, FICAR DE BOA NO CAMPO, E TU VAI E TIRA A APOSENTADORIA PRA ELE TRABALHAR NA SUA FARMÁCIA?

Que bom ser filho de arquiduque, né, Farma? ACABOU DE GANHAR UM BAÚ DE FLUXO DE CAIXA BEEEEEEEEEEEEEEEEM FARTO!

Espera... Bruno, você dispensou o Cédric da mansão... PARA SEU FILHO PODER PEGAR UM CONTADOR/ADMINISTRADOR HONESTO E CONFIÁVEL?

É BOM DEMAIS NASCER EM FAMÍLIA RICA, NÉ?

Enfim, dito isto, hora do Telecurso da Farra - SEM TERMOS TÉCNICOS PARA PESQUISAR! ALELUIA, MINHA GENTE!.

Se bem que se eu acabar comemorando antes do tempo e depois vier uma penca de coisa para pesquisar, ficarei triste, né?

Certo, hora de dividir o episódio por partes para entendermos o que o mais novo empreendimento na vida do pequeno Farma pode significar no império.

Não é incrível que um garoto de dez anos com poderes praticamente milagrosos e com um farmacologista reencarnado dentro de si, tenha conseguido tanta coisa em quatro episódios?

Comportamento estranho > A Lotte achou que tinha a ver com o Deus das Drogas.
Falta de sombra > A Elen ficou com medo e depois pensou que poderia ter algo a ver com o Deus das Drogas ou ser o próprio.
Uso de Artes Divinas desconhecidas e acesso a um conhecimento completamente novo > O Bruno achou que tinha a ver com o Deus das Drogas.

Farma sendo salvo de todos os jeitos pelo Deus das Drogas.

Depois de trazer um tratamento que garantiu a recuperação total da imperatriz, obviamente o pequeno Farma não saiu de mãos abanando.
Juntamente com seu pai, que é o Farmacêutico-Real Chefe, o garoto participou de uma cerimônia em que o pai ganhou o poder sob o território de Marseirre (gravem esse nome) que é um grande produtor de ervas medicinais no império.

OU SEJA, se tem uma pessoa muito abençoada no isekai, essa pessoa é o Farma.

Aí eu fico pensando no Pastry, né?
Okashi na Tensei/Sweet Reincarnation/Doce Reencarnação, o isekai que tem doce no nome, mas que o protagonista mais se lasca do que tem bênçãos.

O pai do Pastry é um lorde de feudo que ganhou o título de nobreza mais baixo do rank (lorde), são pobrinhos, a terra era tão árida que depois de 20 anos cuidando, eles conseguiram plantar trigo e cevada, menino reencarnado era pâtissier prodígio no outro mundo e não tem acesso a doces na vida atual por conta dessas dificuldades, em compensação ganha magia e uma penca de problemas para resolver.

Pastry é o reencarnado que vai mexer com o que fazia na outra vida, beeeeeeeem mais para frente na história. Farma no quatro episódio já abriu até farmácia.

Leitor, não faça perguntas sobre como ando tão envolvida na revisão de legenda de TANTO ISEKAI, já que eu mesma não gosto do gênero. Se serve de consolo, tem uns muito bons, outros nem tanto.

Bom, na cerimônia lá, o Farma também acaba subindo de rank e se torna Farmacêutico-Real. Como seus feitos no tratamento contra a peste branca foram excepcionais, ele ainda ganhou o direito de montar uma farmácia. O Noah, pajem do príncipe (ou algo do tipo), tinha tentado saber do Farma o que ele queria em troca de tamanho trabalho e o molequinho comentou que queria ter uma farmácia.

DITO E FEITO.
Mal recebeu as honrarias e já teve que correr para fazer o projeto do seu empreendimento.

Imagina que bacana, ele só desenhou mais ou menos o que queria, foi dando os pitacos e não teve que botar um centavo nisso. Quem pagou os trabalhadores e os materiais muito provavelmente foi o império.

Agora para gerir o negócio, o Farma recebeu um baú lotadaço de dinheiro do Bruno, afinal, é preciso um fluxo de caixa para manter as coisas funcionando e não falir na primeira semana. Com a entrada do Cédric para cuidar da saúde financeira, o Farma não terá grandes problemas para administrar tudo.
Pensando agora, será que é muita burocracia para um nobre abrir uma farmácia?
O GRANDE PORÉM é a Guilda Farmacêutica.
Se o nosso pequerrucho bochechudo realmente trouxer "custo baixo" ao nível que os plebeus poderão pagar, aí sim a Guilda Farmacêutica vai abrir o berreiro FEIAMENTE. Afinal, será uma disputa totalmente desequilibrada.

Como dito anteriormente, os nobres possuem mais conhecimento do que os plebeus, que dependem de crendices que vão acabar se baseando na "tentativa e erro", como é o caso do conhecimento que as nossas avós e bisavós tinham sobre as plantas.

Acontece que esse conhecimento muitas vezes não resolve boa parte dos problemas e não traz de fato uma cura, apenas o alívio dos sintomas. Então é claro que um medicamento feito por um nobre, vai ser mais efetivo.

Agora imagine uma farmácia de um nobre vendendo remédios a preços que plebeus podem comprar. Sabe o que isso significa? Que ninguém irá para as farmácias dos outros plebeus. Se algo bom está mais barato, para que ficar consumindo algo razoável ou questionável, correto?

Esse é um B.O. que a própria guilda AINDA não percebeu, mas que o Farma terá que lidar.

Para encerrar, bora trazer o elenco de dublagem!

Noah, o pajem fofinho, é dublado pelo Aoi Ichikawa.
Seus principais personagens são: Mitsuru de Darling in the FranXX (A-1 Pictures, Trigger, CloverWorks), Seiya Takehaya de Tsurune, Pele Poporo de Plunderer (Geek Toys), Nagara de Sonny Boy (Madhouse), Demetrius Desmond de SPY x FAMILY, Fuchi Yamada Asaemon de Hell's Paradise (MAPPA).

Cédric, o administrador da mansão e agora da farmácia, é dublado por Nobuo Tobita.
Seus principais personagens são: Ryousai (general que traiu a Hakuei) e Apollonius (idiota que quis tretar com a Yamuraiha) de Magi: The Labyrinth of Magic, Ebisu e Zetsu de Naruto, Dayon de Osomatsu-san, La Seine de GeGeGe no Kitarou (2018) #57.
 
Sobre o personagem que apareceu quando o Bruno pensou que a existência de todo aquele conhecimento do Farma era uma heresia... Falaremos mais sobre ele quanto tivermos MAIS INFORMAÇÕES. Isso inclui o dublador dele.

Parallel World Pharmacy
5º episódio
O fluxo de clientes é inexistente,
pois o proprietário é uma criança nobre.
Opinião: Um mês aberto e ninguém entra na farmácia. ISSO QUE EU CHAMO DE PESQUISA DE CAMPO, HEIN?
 
Se bem que a Elen explicou que:
-Plebeus vão em farmacêuticos plebeus;
-E os nobres normalmente chamam um médico ou mandam o farmacêutico ir em casa.
 
Traduzindo: FARMA ESTÁ LASCADO. Ou aprende a fazer marketing para encher a farmácia ou vai ficar às moscas.
 
A LOTTE FEZ UMA PESQUISA DE CAMPO.
A LOTTE. NOVE ANOS DE IDADE ESSA MENINA E FAZENDO MUITO MAIS QUE O PRÓPRIO FARMA... que não manja de marketing, só de Química Orgânica mesmo.
 
Gente... ESSE EPISÓDIO VAI SER BEM ENGRAÇADO.
Começa com o menino dizendo que já estão há um mês abertos e descobrimos que o único cliente assíduo é um senhorzinho chamado Jean, que compra as "Balas de Marinheiro" e toma água lá.
 
Uma das coisas que a gente pode pensar é: "Por que cargas d'água tem um bebedouro lá e por que as pessoas tomam a água lá? É por ser de graça? Ou será que o Farma cobra?"
 
Leitor, bora dar uma relembrada nas aulas de História.

Como minha memória para datas é um lixo, vou usar um conhecimento razoavelmente fresco no meu cérebro, a época em que Dom João VI veio ao Brasil fugido de Napoleão, 1807~1808, século XIX.

O Brasil era obviamente um local mais "atrasado" do que a Europa, no entanto, Portugal também não era o berço das tecnologias. Ambas as nações não tinham saneamento básico e tratamento de água. Se pensarmos que isso não acontecia nem na realeza, obviamente a plebe tinha ainda menos condições.

Tudo isso para dizer, leitor, que a água oferecida pelo Farma provavelmente era a mais pura H2O ou ÁGUA TRATADA. Já que o garoto pode criar substâncias desde que conheça a fórmula, talvez ele consiga criar uma forma de filtrar a água. Ou pode ter obtido a água por destilação.

Destilação é um processo que aquece o líquido, o vapor passa por um tubo chamado condensador e volta a virar líquido em outro recipiente.

Essa pesquisa eu já não preciso fazer para o Farmabulário. O PROBLEMA SÃO AS OUTRAS, NÉ? AHAHAHAHAHA~ *desespero*

Adorei que o copinho para beber a água parece ser de papel. O problema é que nessa época não deveria existir reciclagem, então... GERANDO MAIS LIXO, NÉ, FARMA? BORA CRIAR UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM!!! (Acho que é pedir demais para o período, né?)

O que me deixou encucada, quando vi esse episódio pela primeira vez, foi quando o Farma sai da farmácia e vê o Sr. Jean falando com umas pessoas distintas. Talvez membros da Guilda Farmacêutica? Não sei. Só sei que um deles tem uma maleta com iniciais... que não reconhecemos, afinal... ALGUM DE VOCÊS FOI ALFABETIZADO NO IDIOMA DO ISEKAI, CERTO?

Não bastasse essa situação estranha, temos pais sendo PAIS.
A mãe e o pai do Farma indo DISFARÇADOS conhecer a farmácia do filho.
DISFARÇADOS... Gente... Eu imagino a mulher convencendo o PÓBI DO BRUNO, Farmacêutico-Real Chefe, a COLOCAR UMA MÁSCARA como se fosse a um baile.

O que um senhor nobre não faz pelas pessoas que ama, não é mesmo?
Só quero ver menino Farma explicar ao principal contribuidor do fluxo de caixa, o porquê de seu empreendimento estar COMPLETAMENTE VAZIO.

YAKUTANI FAZIA DE TUDO UM POUCO, NÉ?
O farmacologista chegou a trabalhar com uma empresa de cosméticos para testar a qualidade e eficácia dos produtos... FARMACOLOGISTAS SÃO INCRÍVEIS, NÉ? Tão incríveis que sabem Química Orgânica. Medo de farmacologistas.
 
Todo dia o Farma e a gente CHOCADÍSSIMOS com o vasto conhecimento do Bruno em substâncias e doenças. O cara sabia que a imperatriz estava com a peste branca, mas como não existia uma cura na época, ele resolveu que aplicaria uma eutanásia. Agora ele veio falar do pó facial branco que a gente vê em filmes de monarquia e nobreza de alguma coisa entre os séculos... XV a XIX? Como eu já disse, minha memória para datas é um lixo.

Enfim, o uso daquele pó branco (que viria a ser substituído pelo que chamávamos nos anos 90 de "pó de arroz") era prejudicial à saúde. Não necessariamente pelo contato com a pele, e sim pela aspiração via mucosas (boca e nariz).

Segundo o Yakutani-Farma, essa maquiagem antigamente continha metais pesados que são tóxicos para o ser humano, como o chumbo branco e o cloreto de mercúrio.
O uso indiscriminado dessa maquiagem fazia com que as mulheres tivessem vidas mais curtas.

EITA. A MAIS NOVA MODA PARA EMPALIDECER A PELE É... HEMORRAGIA #13.
Ok, aparentemente NÃO É PARA TANTO, ainda que... sangrias constantes meio que funcionam como hemorragias "controladas", não?
O farmacêutico preocupado com o bem-estar das pessoas...
Bruno de Médicis NATURALMENTE SEDUZINDO A ESPOSA...
...na frente do filho! FOI VOCÊ QUE COMEÇOU, BRUNO!
Perder muito sangue também é prejudicial à saúde, pois pode causar anemia.
E dentro do sangue, além dos glóbulos vermelhos que são responsáveis por uma penca de coisas importantes, tem as plaquetas (que curam feridas) e os glóbulos brancos (que matam os antígenos, que causam doenças).

EU IA COMENTAR AGORINHA QUE DEVE SER MUITO BOM ELA SER CASADA COM UM FARMACÊUTICO, PORQUE ELE A IMPEDE DE FAZER LOUCURAS POR CAUSA DA BELEZA E PODE CUIDAR DAS DOENÇAS E...

Ceninha dos pais do Farma namorando na frente do filho.
ACHO QUE ESSA É SEMPRE A MINHA PARTE PREFERIDA DOS ISEKAIS. Reencarnado no corpo de um pirralho fica vendo os pais trocarem declarações de amor. ADORO! CASSEROLE E AGNES, JÁ QUE O FILHO DE VOCÊS NÃO PRODUZ TANTOS DOCES, NOS DEEM ESSE FANSERVICE!!!

Sim, me aguentem fazendo referências a Doce Reencarnação, porque é o que teremos daqui para frente.

Bruno, seu garanhão... u.u *desculpa, foi mais forte que eu*

Pô, chegou uma emergência bem quando estava ficando maravilhoso... ESSES ESCRITORES DE ISEKAI NEM PRA DEIXAR EU ME DIVERTIR UM POUCO COM O "FUWA FUWA" DOS PAIS DOS PROTAGONISTAS!

Espera.
QUAL O NOME DA MOÇA?
Chloé? IS THAT CHLOÉ DE APCHIER ALL OVER AGAIN?!

Não, não é, mas... CHLOÉ.

A guria chocada que o farmacêutico chegou e... É UMA CRIANÇA.
Sim, minha senhora, o farmacêutico é uma criança, contudo, esta criança é um FARMACÊUTICO-REAL, reconhecido por Sua Majestade, o Sabiá a Imperatriz.

Ah.
COMEÇOU A GROSELHAGEM. FARMA, EU VOU TE BAAAAAAAAAATER!!!

Sintomas: rosto muito pálido, sem perturbação na consciência, nada anormal no sistema nervoso central, nem no sistema circulatório e respiratório, tem taquicardia e febre leves, sem sepse.

Basicamente foram feitas sangrias e os ferimentos infeccionaram.
Quando o Farma diz que ela fez uma sangria mesmo sem estar doente, é que esse tipo de tratamento era usado para tirar o "sangue ruim", acreditando assim que estavam se livrando da doença, permitindo que a pessoa conseguisse se curar.
Há mais informações no Wikipédia, PORÉM, se você não gosta de agulhas e bichos feios como sanguessugas, recomendo não olhar a página.

Farminha testando os próprios cosméticos, simplesmente um bebê de tão fofo.

Hum... Grande quantidade de metais pesados pode afetar os nervos e... os rins.
Normalmente, não damos tanta importância aos rins, entretanto, esses "feijões" grandinhos que temos no corpo são responsáveis por filtrar as toxinas do corpo e eliminar o que não é necessário pelo sistema excretor (urina).

Por isso quando a pessoa não consegue fazer esse processo, sua saúde se deteriora bastante e ela precisa passar por sessões de hemodiálise, em que uma máquina vai fazer o papel dos rins.
 
O problema é que o corpo humano é perfeito, ou seja, ele mesmo regula o tipo e a quantidade de substâncias que precisa excretar, enquanto a máquina de hemodiálise não é tão precisa assim. Dessa forma, muitos pacientes que têm insuficiência renal crônica entram para a fila de transplante, que é uma maneira de ter uma vida um pouco mais normal, já que a hemodiálise causa algumas limitações.

E eis que o Farma criou uma base que branqueia a pele e ainda tem proteção solar.
Já saiu da área do Deus das Drogas, VIROU O DEUS DAS SUBSTÂNCIAS!

ÓXIDO DE TITÂNIO?! CC CREAM?!
Voltou a falar grego.

SERICITA?!
FAAAAAAAAAAAAAAAAAARMA, EU VOU TE MATAAAAAAAAAAAAR!!!

Mano do céu, ESSE MOLEQUE...
Fez TODO O TRATAMENTO DE CUIDADO COM A PELE... Tem um negócio para lavar o rosto, o creme para passar na cara, o pó de acabamento E A PORRA DO REMOVEDOR DE MAQUIAGEM! O MOLEQUE É UM GÊNIO!

Gente, o boca a boca foi instantâneo.
TODO MUNDO INDO PRA FARMÁCIA DEPOIS DO ROLÊ DA MAQUIAGEM... ESTOU IMPACTADA! A MÃE DO FARMA É MANJADA DOS MARKETING!

Vocês sabem quem vai querer a morte real do Farma, né? A Guilda Farmacêutica.
Legal que ninguém lembrou de fazer um kit desses para a imperatriz, né?
Criar uma subsidiária independente para cosméticos...
Quando a gente acha que vai ser só Química Orgânica e medicina... ENFIAM ADMINISTRAÇÃO TAMBÉM! ESSE ANIME É MULTIDISCIPLINAR! NÃO CONSIGO ACOMPANHAR!

Chloé, filha do Marquês de Chântillon, quer financiar a subsidiária e contratar os farmacêuticos. Já posso rolar no chão?

Segunda loja da Farmácia Mundo Paralelo, especificamente para a marca de cosméticos Médique.

MANO DO CÉU, E AINDA CONTRATARAM MULHERES FARMACÊUTICAS QUE TINHAM PERDIDO O EMPREGO SÓ POR TEREM ENGRAVIDADO! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO...

Agora além de comunista, o Farma é feminista. Tsc, tsc... Esses esquerdistas invadindo os animes... Tsc, ts— PFFFFFFFFFFFFFFFFFFF... HYAHYAHYAHYAHYAHYA!

VIRAM COMO UM ISEKAI PODE SER BOM SEM APELAR PARA BOSTEJAMENTO?!
Pois bem, Isekai Pharmacy provando o seu valor todo santo episódio.

Se bem que a ideia de contratar apenas mulheres foi da Chloé.

Farma: Lady Chloé, por favor, instaure a licença maternidade para que essas senhoras possam trabalhar por muito tempo!

É comunista e feminista mesmo... *abafando os risos*

ROLANDO PELO CHÃO COM ESSA IMPERATRIZ... QUE MULHER MARAVILHOSA, GENTE...

No entanto, vocês viram, né? Ela pediu/exigiu que o Farma aumentasse os preços dos produtos, pois a concorrência estava desleal e os nobres não devem atrapalhar o comércio dos plebeus. Certíssimo.

Pelo que vi do título do próximo episódio, o próximo post VAI SER UMA MARAVILHA EM DUZENTAS CAMADAS DE PATIFARIA... ESTOU ANSIOSA...

Pena que vai demorar meio século, afinal, esse post dá mais trabalho que os outros, então conto com a paciência de vocês.

Muito bem, leitor, hora do Telecurso da Beleza - Conheça o skin care da Médique, uma marca Farmácia Mundo Paralelo!.

E a pessoa que esqueceu o termo "skin care" e só foi lembrar agora.
Mais um pouco e eu teria colocado "aquele negócio lá".
Paciência, leitor, meus neurônios já não fazem sinapse como... Espera, nunca tive boa memória (para o que não me interessa). Hoje em dia não tenho memória (para tudo).

Bom, como o texto dá trabalho por conta da parte técnica, é por ela que vamos começar!

Abram alas ao FARMABULÁRIO!

Chumbo branco: É um composto químico também conhecido como um tipo de metal pesado. Peguei esse link para ler e achei interessante as informações que ele traz, como a pigmentação branca de tintas a óleo até o século XIX e que mesmo tintas para pintar casas também continham uma quantidade preocupante de chumbo.

Cloreto de mercúrio (I) e (II): No Wikipédia tem duas páginas, uma para a fórmula Hg2Cl2 (I) e outro para a fórmula HgCl2 (II). O (I) pode ser branco ou branco-amarelado, sólido denso e inodoro, é um componente de eletrodos de referência (é um tipo de eletrodo que mantém potencial constante) em eletroquímica (ramo da físico-química que estuda reações que envolvem transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa). O (II) é um sólido branco cristalino que serve como reagente laboratorial. É uma das formas mais tóxicas do mercúrio por ser mais solúvel em água que outros compostos com mercúrio.

Creme CC: Creme Color Corrector (por isso o "CC") é mais do que uma base e protetor solar. O "CC cream" tem alguns agentes clareadores que ajudam a corrigir o tom de pele, além de possuir ativos antioxidantes, anti-idade e que controla a oleosidade da pele.

Escorbuto: É uma doença causada pela falta de vitamina C. A relação com os marinheiros é por causa do tipo de alimentação que se tem nos navios. Como frutas e verduras estragam rápido e as viagens por mar costumam ser longas, eles não consomem alimentos ricos em vitaminas. A deficiência nesse tipo de substância pode acarretar vários problemas de saúde. A vitamina C previne infecções e ajuda na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos.

Óxido de titânio: É um composto muito útil que serve para tratamento de água não potável e quando exposto ao sol torna possível a separação do hidrogênio de águas não potáveis. Também dá a pigmentação branca em tintas para pinturas, protetores solares e corante alimentar.

Sepse #02: Infecção generalizada. Ver Staphylococcus aureus.

Sericita: É um mineral que dá aspecto brilhante.

E agora vamos à adição do elenco de dublagem!

Chloé de Châtillon, a mocinha que largou a sangria e veio para o time do skin care, é dublada por Kaori Ishihara.
Seus principais papéis são: Suzuna Ayuzawa de Kaichou wa Maid-sama! (J.C.Staff), Aladdin de Magi: The Labyrinth of Magic, Shota Magatsuchi e Sasakibe de Miss Kobayashi's Dragon Maid (Kyoto Animation), Licita de Black Clover (Pierrot), Tah Chan de The Vampire Dies in No Time (Madhouse), Lily de Miss Sachiku and the Little Baby Ghost, Mihari Oyama de Onimai: I'm Now Your Sister!.

A Kaori é quem canta a abertura do anime.

Pesquisar todos aqueles itens do Farmabulário me deu um sono, que acho que só acordo semana que vem. Pesquisar me dá sono.

Enfim, VAMOS FALAR DE EMPRESA AGORA...
A Farmácia Mundo Paralelo não é apenas um capricho de um filho de um nobre querendo brincar de "gente grande". O desejo do reencarnado é poder ajudar as pessoas, permitindo que todos tenham acesso à saúde e remédios eficazes.

O problema é que seu status social faz com que os plebeus tenham receio de frequentar o lugar, seja por conta de etiqueta até ao quanto precisariam desembolsar para adquirir algum produto.

Esse foi o resultado da primeira enquete da Lotte com as pessoas da cidade.

A sorte do nosso adorável mini-farmacêutico muda depois da visita dos pais e de um caso urgente que ele precisou atender.
Se vender remédios diretamente ao público parecia uma abordagem muito ofensiva, por que não começar por algo que se espalha facilmente? Cosméticos.

Em busca de um padrão de beleza específico e que, na época, era feito principalmente para agradar ao outro, as mulheres arriscava sua saúde e até mesmo a sua vida para tentar atingir esse objetivo.

Com o conhecimento da toxicidade dos metais pesados em maquiagens e sabendo dos avanços da tecnologia para trazer tratamentos menos nocivos, o nosso pequeno farmacêutico cria uma linha de cuidados com a pele que traz exatamente o que as mulheres desejam: brancura, só que sem afetar a saúde.

Essa linha de skin care acabou abrindo as portas da Farmácia Mundo Paralelo para os nobres e plebeus, fazendo com que o reencarnado não desse conta da demanda.
Por sorte, ele acabou salvando a vida da filha de um marquês que é um empresário proeminente. Isso permitiu que ela financiasse uma subsidiária (empresa controlada por outra que detém a maioria ou o total de suas ações) exclusiva para a fabricação de cosméticos.
Uma coisa puxou a outra e agora o pessoal frequenta a farmácia de boa.
A Médique não se tornou apenas a segunda loja da Farmácia Mundo Paralelo, como empregou apenas mulheres farmacêuticas. Talentos que tinham sido abandonados pelos contratantes depois que elas viraram mães.

Uau, tão parecido com o nosso mundo que chega a dar raiva.
 
Depois dessa experiência, a segunda rodada da enquete da Lotte já tinha opiniões mais positivas, falando sobre como os remédios eram baratos e eficazes e até gente que começou a respeitar um pouco mais o proprietário, mesmo ele sendo uma criança.
 
Interessante também foi a ideia dos folhetos para que os plebeus analfabetos pudessem usar os produtos mesmo sem saber ler, apenas com desenhos e indicações.
 
Bom, acho que nada mais natural do que as coisas não terem começado tão bem, afinal, temos que lembrar que o Farminha era um farmacologista, ou seja, alguém que estudava as substâncias e via o que servia para o quê, não trabalhando com esse tipo de gerenciamento e muito menos com o público.
 
Ainda que contasse com a sabedoria do Cédric nas finanças e do conhecimento da Elen em farmacologia, faltava um entendimento de como trabalhar no setor.
 
E é claro que a imperatriz precisou intervir, uma vez que, o desejo do Farma não pode passar por cima dos negócios de outros. Ele quer dar acesso à saúde para todos, porém, nesse mundo as pessoas são divididas em hierarquias e, sendo ele um nobre, não pode ter o monopólio de negócio.

Obviamente por ser um nobre, ele pode criar outras facilidades, como não fazer segredo ou patente da produção de certos medicamentos e permitir a distribuição igualitária do conhecimento. Que é o que ele fez quando disse que repassaria esses "segredos" ao Estado. Se o governo publica a receita de produção, todos podem copiá-la. Se o Farma fizesse isso por conta, os plebeus ficariam ainda mais desconfiados.

Bom, os problemas da farmácia vazia foram resolvidos em UM EPISÓDIO.
Aliás, leitor, a maioria dos problemas do Farma se resolvem em UM ÚNICO EPISÓDIO.

Alguém está desconfiado? No episódio tudo se resolve.
Algo não está dando certo? No episódio tudo se resolve.
Alguém está doente? No episódio tudo se resolve.

Isso cria uma história bastante cômoda e sem grandes sagas para o protagonista atravessar os obstáculos. Se pensarmos que Isekai Pharmacy tem apenas 12 episódios, será que valeu mesmo a pena correr com tudo para incluir determinados arcos? Ou a trama original não teve tanto desenvolvimento para ser contado?

De qualquer forma, leitor, ainda não chegamos na "metade do caminho" e o menino Pastry teve mais aventuras que o nosso farmacologista reencarnado. Será que Farma encontrará dificuldades para lidar ou continuaremos nesse "passeio" de carrosel?

Particularmente, eu gosto deste anime por conta do conteúdo farmacêutico/medicinal, mas como blogueira e espectadora eu estava esperando mais tretas.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Parallel World Pharmacy!

Por Kimono aquela que gosta da temática, mas morre de preguiça de pesquisar o Farmabulário - 13/09/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/