sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

GeGeGe no Kitarou (2018) - #21 e #22

Era para ter "dobradinha" de posts hoje, mas por conta de coisas que aconteceram durante a semana, eu só consegui trazer Kitarou, pois o rascunho e os prints já estavam prontos.

Nos episódios anteriores... Kitarou teve que lidar com uma escola sobrenatural que queria transformar crianças em fantasmas e ainda descobriu como se chama o V de Vingança medonho. Além disso, mais uma vez a turma viajou para longe, agora para descobrir de onde vinham flores vermelhas youkais que invadiram o jardim da casa da tia-avó da Mana!

Quem diria que nos encontraríamos de novo, Gyuuki (08)?


GeGeGe no Kitarou (2018)
21º episódio
Migo, se tem gente pior do que lixo hospitalar com amigo, imagina você que é uma fofura? Relaxa que eu vou te apresentar uma galera! Tipo o Natsu, o Alibaba, o Aladdin...
Opinião: Leitor, se o meu eu do futuro me contasse no final da semana passada o que aconteceria nesta, eu com certeza teria me preparado.

MAS COMO O UNIVERSO ODEIA CRONOGRAMAS, eu e o Kunikida sentamos e choramos juntos. É a vida e ela veio para tirar uma com a nossa cara.

Se bem que o Kunikida tem mais cara de quem quebraria a caneta ou ficaria puto, né?

Por enquanto as coisas ainda estão incertas, então não vou fazer alarde de algo que pode ou não acontecer. Qualquer coisa o Edital Kimonístico está aí para avisar todo mundo!

Bom, enquanto a vida da blogueira não se acerta com o cronograma, a gente segue com mais um pouquinho de encheção de linguiça, afinal, o final de semana está cheirando nosso cangote e o churras tem que receber aquela cota bacana de linguicinha.

Sempre lembrando que, até agora, GeGeGe no Kitarou (2018) tem seguido o esquema "um episódio que adapta uma história do mangá, outro episódio com roteiro original".

E por enquanto, no MAL, o número de episódios totais continua incerto.

Será que teremos pela primeira vez uma série com mais de 38 episódios analisada aqui no blog? O único recorde até agora foi de exatamente TRINTA E OITO EPISÓDIOS de Yowamushi Pedal!!!

Só quero ver como vai se comportar o Blogger, porque ele é rei em bugar quando escrevo demais.

Ah! É sempre bom lembrar que me baseio na edição de 2007 da Kodansha (em japonês) para "determinar" quais histórias têm "roteiro original" e qual é adaptada do mangá.

Pode ser que exista uma diferença entre outras versões do mangá e também uma reciclagem do que foi apresentado nas edições anteriores do anime. Tenha isso em mente enquanto lê meus posts referentes a Kitarou.
OLHA A FOLGA NA CARA DO ÔMI RATO! Pior é a ingenuidade do Takuro-Bi...
Sem esquecer que a mitologia japonesa é rica, logo, eles têm mais material do que o necessário para se estender o quanto quiserem com a temporada.

Aqui vemos mais uma das falcatruas do Ômi Rato, o especialista em ganhar dinheiro nem sempre de forma muito honesta. Ainda assim não dá para tomá-lo como um vilão. Ele está mais para o tipo "pilantra", que tenta se encaixar na sociedade de alguma forma e no final sempre fica à margem dela.

Não dá para dizer que ele é totalmente ruim.
Já teve seus dias de heroísmo, mas normalmente trabalha para o lado que irá garantir algum favorecimento.

É um ótimo exemplo do que o ser humano é capaz de fazer por egoísmo e ganância.

E neste episódio ele maquinou um plano para ganhar dinheiro usando outro youkai. Novidade, né?

A vítima da vez foi o Takuro-Bi, personagem que, segundo o Wikia de Kitarou, teve só mais uma aparição e foi em 1985.

Aqui o Ômi Rato se aproveitou da solidão de um ser sobrenatural que queima tudo e todos que o tocam, transformando-o em atração num parque de diversões.

Apesar de toda a conversa sobre amizade, o Takuro-Bi normalmente era mantido trancado numa sala à noite, enquanto o membro menos honrado da patota do Kitarou caía na gandaia.

A lição de moral até este ponto é para que todos tomem bastante cuidado com as pessoas que se aproximam, se dizem amigos e fazem chantagens emocionais para se aproveitar de um sentimento que é nutrido apenas por um lado da relação.

Acontece que em TODA SANTA LENDA JAPONESA quando dizem que alguém NÃO DEVE alguma coisa, ela vai lá e faz. E aqui não foi muito diferente.

Numa saída noturna, Takuro-Bi se encontra com um simpático robozinho chamado Pigu e depois de muito susto, os dois acabam se tornando amigos.

Como ambos são bastante tímidos e têm problemas para falar em público, eles vão treinando juntos e se ajudando com dicas.

Uma coisa que reparei já faz algum tempo e que não lembro de ter comentado aqui, é que acho o Kitarou a Polícia Youkai. ONDE ROLA CHEIRO DE TRETA, ELE ESTÁ LÁ FISCALIZANDO E NORMALMENTE RESOLVENDO AS PENDÊNCIAS!
Esses dois são tão amorzinho que a gente derrete feito caramelo na panela ou açúcar na água.
Para casos de Direito Mágico, procurem o Muhyo.
Saudades de quando rolava Dobradinha Sobrenatural... Acho que a partir de agora vou fazer Dobradinha de Filhos. hohoho

Onde os irmãos Kageyama vão... o Kitarou poderia ir atrás.
Fazer uma fila indiana com os meus filhinhos fofos e tranqueiras!

Ok, chega de encher linguiça, porque neste episódio tirei poucos prints.
Agora no próximo...

A atração do Pigu fica do lado da BiBiBi Fire, onde o Takuro-Bi se apresenta.
Os dias vão passando e os dois vão melhorando cada vez mais... Até que um dia o youkai flamejante é informado de que a sua atração vai aumentar, já que ele está fazendo sucesso.

O problema é que para isso acontecer, a atração do seu amigo vai acabar.
Já abalado por essa notícia e com o Ômi Rato revelando suas verdadeiras intenções, o Takuro-Bi perde o controle, procurando desesperadamente pelo amigo.

O interessante é que o anime num certo momento mostra a silhueta de quem está por trás do capacete do robô e percebemos que não é humano.

Aliás, um dos detalhes que permitiu a amizade dos dois, é que o Pigu não se queima com o Takuro-Bi.

Foi preciso a POLÍCIA YOUKAI chegar para tentar acalmar os ânimos.
Isso só acontece com a chegada do Amefuri-Kozou e a revelação de que ele era quem estava por dentro da roupa de robô.

Graças a insistência e a chuva, o Takuro-Bi voltou ao normal e tudo foi resolvido.

A segunda lição de moral neste episódio é que amizades verdadeiras estão aí para os bons momentos e os ruins também. Quando o amigo estava errado, o Amefuri-Kozou foi lá e tentou pará-lo.

A gente fala que Kitarou é um anime para crianças, porque passa num horário que é considerado para crianças e tem classificação livre. O que não exatamente o exclui como um bom anime ou entretenimento.

Sei que já escrevi isso num post, MAS ESTOU AQUI PARA REFORÇAR!!!


GeGeGe no Kitarou (2018)
22º episódio
Kitarou é a prova de que sou muito parecida com os meus filhos... e eles comigo.
Opinião: ENTÃO... Que episódio foi esse, hein?
QUE ANIMAÇÃO COM CARA DE "OLHA O TERROR AÍ, SEUS INOCENTES"!

Gente, esse anime passa num domingo de manhã.
DOMINGO DE MANHÃ!

Bom, faz sentido, né? VOCÊ PASSARIA UMA COISA DESSAS À NOITE OU DE MADRUGADA? Só gente insana assiste anime de terror nesse horário.

Sim, me incluo, porque... Fugitiva do manicômio Academia Hakone, sem novidades.

Na verdade, leitor, nem é escolha própria, algumas vezes não tem outro horário e a gente passa medo para trazer um post legal para vocês!

"A gente" = Eu e Deos Matoba, que conta como ninguém.

A história de Gyuuki foi adaptada do 5º volume da edição de 2007 da Kodansha.

No site que costumo visitar para saber mais sobre youkais, ele está como Ushi Oni, uma espécie de aranha com cabeça de boi.

E se você acompanhou o NOVELÃO Nurarihyon no Mago que analisei em 2017, o personagem não é novidade.

Aliás, nessa forma e com as propriedades que vemos por aqui talvez seja, já que na história do neto do líder dos youkais há uma mistura entre duas lendas (a de Umewakamaru e a de Gyuuki).

E se alguém estava com saudades de SER HUMANO FAZENDO UMA MERDA FEDERAL e a patota do Kitarou viajando de "férias", bom, tivemos um combo neste episódio.

A Mana acabou ganhando uma promoção de rua e em vez de levar os pais, chamou a Mana-Gata e o Kitarou. EU NEM SEI O QUE DIZER, APENAS O QUE SENTIR.
A gente não sabe se ri de desespero ou chora COM MAIS DESESPERO!
O melhor em todo este episódio sempre será o meu filho POLÍCIA YOUKAI dizendo que prefere ficar dormindo em casa do que viajar. Sério, eu só não pari essa criança. SÓ ISSO!

E foram parar em que ilha do Japão?
NA ILHA QUE TEM O GYUUKI SELADO!
Aliás, é um local paradisíaco e que começou a atrair turistas, então logicamente o pessoal resolveu colocar umas pás de cal em cima dessa lenda.

Também temos o reforço aqui da falta de crença das novas gerações e as consequências com o desrespeito às tradições.

E só para variar um pouco, o Ômi Rato estava no esquema que levou o youkai selado a sair de sua toca. O negócio é que dessa vez ele não foi louco o bastante para quebrar o selo, esse trabalho ficou para o apresentador de um programa de ocultismo.

Como pedra selada não dá ibope, imaginem só o que foi que o esperto fez.

E mais uma vez quem ajuda a galera é o avô de um menino que acredita nas lendas antigas e que tenta em vão alertar as pessoas sobre o perigo do Gyuuki.

Acabei reparando que toda vez que o Kitarou viaja e acredita piamente que vai ter um pinguinho de férias, ELE SÓ SE FODE.

Sempre sobra alguma encrenca para a POLÍCIA YOUKAI e aqui não foi diferente. Outra coisa de praxe é a patota ter que se virar sem seu líder, porque ele está impossibilitado de receber esse tipo de chamada de ajudar.

E não ache que isso não acontece no mangá, pois vira e mexe o Kitarou tem que esperar um pouco para ver como vai se virar.

Como o imbecil do apresentador foi lá e tirou o selo, ele foi o primeiro infectado, perseguindo o diretor do programa e o Ômi Rato.

O nosso adorável personagem-título não gastou muito tempo para se livrar do Gyuuki... E esse acabou se tornando um problema, já que o youkai tem a forma de um gás que altera as células vivas, sobrevivendo ao encontrar um novo hospedeiro.

NO CASO QUEM?
É, o tempo definitivamente fechou para as pessoas que estavam na ilha.

Pior nem é isso, pior mesmo é a polícia ATIRANDO NO PRIMEIRO GYUUKI.
Já dizia a sabedoria do tio do Jackie Chan em As Aventuras de Jackie Chan (John Rogers, Duane Capizzi e Jeff Kline): "MAGIA SE COMBATE COM MAGIA"!

Que o diga Magi!
Kitarou, você nem sabe quem foi a heroína em boa parte do episódio, né? NEM FAZ IDEIA?
O que eu mais acho curioso nisso tudo é que o garoto que alertava sobre a lenda e apareceu no início do episódio sendo maltratado por uns coleguinhas, é o que acabou ajudando o pessoal a encontrar uma solução.

No desespero, com o Kitarou sendo o Gyuuki da vez, as pessoas ficam sabendo que quem salvou o rabo da turma anterior foi o Deus Karura, um dos vinte e oito guardiões da Deusa Kannon dos mil braços.

O esquema deveria ser o seguinte: todos iriam até o santuário do Deus Karura rezar pedindo por ajuda. Porém, aqueles que tivessem malícia no coração e pedissem de forma egoísta (para só ele se salvar) não permitiriam que as preces chegassem até o salvador.

Ou seja, SENÃO FIZER DE CORAÇÃO PURO, VÃO TODOS MORRER NESSA LINDA ILHA PARADISÍACA!

Enquanto todo mundo se juntava para rezar, a Mana Gata teve que fazer hora extra.

Ela já tinha lutado contra o Gyuuki do apresentador, sendo salva aos quarenta e cinco do primeiro tempo pelo Kitarou, e agora tinha sobrado para a nossa gata youkai favorita segurar sozinha o segundo tempo até a chegada do Deus Karura.

E foi isso que ela fez com maestria, NOVAMENTE SENDO SALVA AOS QUARENTA E CINCO! E, pior, contra o crush que não estava a reconhecendo.

EITA DOR LASCADA!

O deus atrai o Gyuuki de Kitarou com a flauta até um vulcão ativo, fazendo-o cair ali dentro, o que separou os youkais. O gás foi parar num saco, enquanto o meu filho adorável saiu sem nenhum arranhão e foi abraçado pela Mana Gata que cortou um verdadeiro dobrado neste episódio.

No fim ficou o alerta: NÃO MEXA NO QUE ESTÁ SELADO!

Aliás, é engraçado que quando não podem exorcizar ou destruir, a "melhor" escolha acaba sendo o selamento.

EU PREFERIA QUE ESSE TIPO DE CRIATURA FOSSE DESTRUÍDA, NÉ? CAUSARIA MENOS PROBLEMAS PARA TODO MUNDO.

Mas acho que esse tipo de coisa acaba servindo como uma metáfora para que as pessoas entendam que a tradição faz parte da cultura e deve sempre ser lembrada, por mais que aparentemente não pareça relevante.

Últimas considerações...
PODIA ESTAR MORTO, mas esses youkais só querem ferrar com a nossa vida, né?
BOTARAM O PAI OLHO PARA CHORAR DE NOVO! GENTE, COMO VOCÊS PODEM SER TÃO CRUÉIS COM UMA CRIATURA QUE É SÓ RELAÇÃO DE AMOR E RESPEITO COM O FILHO, HEIN?

Muito bem, vamos falar sobre a animação depois que o Kitarou matou o primeiro Gyuuki até a sua transformação. Acredito eu que aquele estilo de arte mais sombrio tenha sido um modo de mostrar o medo que cerca o fantástico mundo do folclore japonês.

Inclusive, em Nurarihyon no Mago o clã do líder dos youkais usava como lema o "medo" que infligiam tanto nos seres humanos, como nos adversários.

Esse é um sentimento usado como recurso por essas criaturas sobrenaturais.
Por isso no começo de todo episódio, o Kitarou bota aquele cagaço de que existe um mundo que não vemos e que está atrás de nós.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que está chateada, mas entende que há males que vêm para o bem - 22/02/2019

2 comentários:

  1. Olá Kimono, eu comecei a acompanhar seus posts sobre GeGeGe no Kitarō e gostaria de agradecer por ter feito uma citação (mesmo que pequenina) a wiki brasileira da franquia. Eu sou administrador e único editor de lá e um merchan grátis não faz mal nenhum kkk. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estoniano!
      Bom, sempre onde tiver fonte de informação, vai ter citação.

      Parabéns pelo seu trabalho, mas meu blog não é tão famoso a ponto de servir como propagador de merchan. Hahahahaha

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/