quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Gegege no Kitarou (2018) - #09 e #10

OLHA SÓ QUEM VOLTOU PARA ALEGRAR NOSSA SEMANA?
Começamos com Kitarou na segunda e estamos encerrando na sexta-feira!
ISSO QUE EU CHAMO DE UMA SEMANA MARAVILHOSA!

Daí coisas aconteceram e o hiato interrompeu a dupla aparição dos youkais na mesma semana... Chateada.

Nos episódios anteriores... conhecemos um trem que passa fora do horário de funcionamento e que é melhor ficar esperto para não entrar, e descobrimos que esqueletos são sempre assustadores com o Gashadokuro.

Já ouviu falar em Direito Mágico, Hanako-san?


Gegege no Kitarou (2018)
9º episódio
Mal começou o feriado e NÓIS TÁ COMO, KITAROU? Do jeito que os vilões gostam: acabados!
EDITADO!!: Por conta do hiato do dia 14/11, este post não foi o ar no dia programado, mas aqui está ele para a sua alegria, leitor!!!

Opinião: Falaê, meu consagrado! Já pensou que hoje é um bom dia para você comentar neste lindo post e fazer um alarde gostoso sobre os meus dezesseis filhos adotivos... se você ainda não fez isso no post anterior?

Qual é, galera? Eu só quero um pouco de atenção...
Ou vão me dizer que não leem minhas análises de Kitarou?
Sério, quero saber quem dá visualização nesse blog, porque não sou eu (só leio meus posts no momento em que estou os escrevendo).

POIS É, LEITOR, SEGUNDO POST NA SEMANA do melhor anime sobrenatural que você verá em 2018 e tenho dito!

Neste nono episódio não tivemos Mana, porém, relembramos um pouco os embalos do Trem Fantasma do sétimo episódio!

Então aproveita, pega a sua carteira de trabalho, uma pipoca e um refri, porque vamos falar de REFORMA TRABALHISTA DOS KAPPAS!

E você aí pensando que youkai também não luta por melhores condições de trabalho, hein?

Aproveita e aumenta a sua Enciclopédia Youkai, afinal, temos dois novatos dando o ar da graça por aqui: Isogashi e Kappa.

Esse segundo já apareceu em outro anime que o blog acompanhou semanalmente: Natsume Yuujinchou. Bem no episódio que a representante de classe começa a desconfiar que o Natsume talvez possa enxergar e conversar com coisas que ninguém mais pode ver.
Olha, meu senhor, eu se fosse você não ficava tão animado, afinal, youkai é treta ambulante.
Apesar da abordagem até que fofa nessas duas obras, não se engane, assim como tudo que faz parte das mitologias, o conceito de bom e mal é relativo.

Várias brincadeiras das criaturas sobrenaturais com os humanos podem "perder a mão" e nos levar ao óbito, sem esquecer naqueles que obviamente podem nos devorar.

Os Kappas que vivem bem no interior das montanhas de Tono só querem saber de nadar na piscina, brincar de sumô e comer pepinos. Um deles é amigo da Bruxa da Areia.

É, eu também não fazia ideia de que pepino crescia mais forte com a areia dessa senhora. Bom, quem sou eu para questionar metodologia youkai de plantação, né?

Será que rola um Youkai Rural nas manhãs de domingo?
Eu até podia me controlar com as piadas ruins, leitor, mas procrastinei tão deliciosamente por pelo menos uma hora que agora a minha obrigação é me manter focada e terminar este post com louvor.

Aqui os Kappas e o Isogashi serão extremos opostos.

Ainda sobre os seres que parecem tartarugas, temos algumas curiosidades importantes:
-São ótimos nadadores;
-Amam pepinos;
-A "careca" em suas cabeças é chamada de "prato" e ela precisa sempre estar hidratada ou os Kappas podem morrer;
-Eles são muito inteligentes;
-Curtem tirar o shirikodama das pessoas.
Acionem o Sindicato dos Kappas! VAI TER GREVE SE NÃO ROLAR REAJUSTE DE SALÁRIO!
Segundo o Matthew Meyer do Yokai.com, é uma espécie de bola de carne localizada no ânus das pessoas. No anime vemos uma bola dourada.

Isso por si só com certeza já é bastante bizarro e perturbador de ver, principalmente com os Kappas metendo a mão na bunda das pessoas e os retirando.

Vale lembrar que o Japão tem um humor bem diferente do nosso e que por isso mesmo muitas coisas que são ofensivas aqui podem não ser do lado de lá. Concordo que falta MUITO bom senso, só que cabe a cada povo botar a mão na consciência e perceber o que é legal e o que deve ser esquecido.

Foi uma das partes do anime que mais me incomodou, seja na retirada ou na introduzida das shirikodamas. Simplesmente horrível.

Com a retirada desse treco estranho as pessoas ficam letárgicas, ou seja, entram na vibe da blogueira quando precisa escrever os posts, mas gosta de procrastinar até a hora que a ficha cai e Deos Matoba começa o sermão.

E é aí que entra o Isogashi, salvando Kitarou para que ele a partir daí salve a cidade da invasão Kappa.

A parte mais interessante sobre esse youkai é a etimologia do nome dele explicada pelo Pai Olho, a verdadeira enciclopédia ambulante. Quando ele não sabe, NORMALMENTE CONHECE ALGUÉM OU ALGO QUE SAIBA!
Ah, mas se não fosse o senhor A CIDADE ESTARIA EM ALTOS APUROS ATÉ AGORA!
No site do Matthew, Isogashi é escrito em hiragana (いそがし), porém, se você jogar no Google Tradutor a palavra "ocupado", vai se deparar com um kanji e dois hiraganas (忙しい).

Os radicais que formam o kanji de "isoga" (忙) são: coração () e morto (亡).
Por isso o Pai Olho diz que as pessoas ocupadas perderam seus corações, uma crítica a aqueles que trabalham até morrer, esquecendo de aproveitar os pequenos prazeres da vida ou de serem um pouco mais gentis com os outros.

Aliás, um dos ótimos detalhes do anime é a crítica à sociedade japonesa, que em alguns momentos pode ser repassada para o ocidente.

Será que vale mesmo à pena se dedicar de forma tão automática e triste por algo que vai te consumir a ponto de você perder pequenos presentes da vida?

O leitor nem precisa fazer muito esforço para lembrar de conhecidos ou cenas de filmes e séries em que um dos pais trabalha bastante e acaba não participando ativamente da vida dos filhos.

O Isogashi costumava possuir humanos tornando-os mais proativos, determinados a começarem e terminarem um projeto, ficando ligados no 220V.

Como as pessoas atualmente já estão nesse pique, o youkai meio que perdeu o propósito.
Rapaz, tem que ser muito louco para QUERER TRETA com youkai, né?
Agora falemos de exploração de mão-de-obra youkai.
Provavelmente está fora da alçada do Ministério do Trabalho, afinal, até onde eu sei, ELE SÓ LIDA COM SERES HUMANOS, então não dá para tirar a razão do empresário escroto quando ele diz que leis trabalhistas funcionam para pessoas, e não para criaturas sobrenaturais.

Os Kappas começaram no emprego, trabalhando oito horas por dia e ganhando três pepinos por hora. O Ômi Rato, sempre ele, até arranjou uma espécie de gel hidratante para manter úmido o "prato".

Lembra? "Prato" sem água, morte certa de Kappa.
Tanto é que se um humano estiver em terra firme e der de cara com um Kappa, um jeito de continuar vivo é ficar cumprimentando-o no estilo japonês, abaixando o tronco e a cabeça. Isso fará com que a água que ele guarda no tal "prato" caia.

Pois é, a educação do youkai pode ser usada contra ele!
Sem dizer que deixando-o mais frágil é possível fazer com que ele prometa que não atacará ou fará algum mal a qualquer humano. Os Kappas são conhecidos por cumprirem suas promessas.

Agora se você estiver na água...
O Pai Olho é um sábio! ELE DEVERIA DAR PALESTRAS PELO MUNDO! Melhor coach!
Ser humano é estar sempre despreparado para toda e qualquer loucura que vier, Kitarou.
A mensagem no final do episódio, mais uma vez dada pelo maravilhoso Pai Olho, serve como uma "moral da história": que todos devemos buscar a moderação, pois os extremos não trarão bons resultados.

E antes de passarmos para o próximo episódio, tenho duas coisas a dizer:

-A primeira é sobre a pressão da sociedade no indivíduo
O cara está desesperado para ter sucesso e não ficar atrás de colegas de escola que já atingiram feitos considerados incríveis, como só escrever best-sellers e fundar uma empresa lucrativa em poucos anos.

Essa competição patológica que assola bastante o Japão, que compara conquistas para qualificá-las em nível de felicidade e sucesso, gerando inveja, frustração e muitas vezes decisões desesperadas.

Eu não acharia estranho que, daqui a alguns anos, o empresário deste episódio se tornasse algo parecido com o presidente da empresa no sétimo episódio.
A amizade com certeza é uma delas, né, Bruxa de Areia?
-A segunda é sobre a Bruxa de Areia dizendo que existem coisas muito mais valiosas que o dinheiro
É algo que o mundo precisava ouvir e absorver, pois nos falta empatia, compaixão.

P.S.: O que dizer da tela do celular do Ômi Rato?
Eu lamento e sinto dor só de olhar aquilo tudo quebrado...

Se bem que se tratando de Ômi Rato e das cacetas que ele já levou na vida, não deveria ser surpreendente aquela tela toda quebrada.

P.S.2: Sua nota baixa na prova, sua falta de higiene ao usar o banheiro para fazer número um e a falta de "fogo" do marido não são culpa de youkais. É tudo resultado de suas próprias escolhas imbecis. Beijos de luz!


Gegege no Kitarou (2018)
10º episódio
Kitarou está tão cansado da possessão do Isogashi e dos problemas que teve que resolver nos episódios anteriores, que resolveu dar uma relaxada nas termas.
Opinião: Costumo comentar sobre as histórias que aparecem no anime e existem nos volumes do mangá, porém, não me recordo de nada pontual como o caso dos Kappas e também nada sobre os Sete Mistérios da Escola.

Os Kappas são personagens que aparecem em GeGeGe no Kitarou, no entanto, como você bem pode chutar pela época em que os quadrinhos foram feitos, não existiam computadores e muito provavelmente nenhum humano foi louco o bastante para contratar essas criaturas.

Os tais "mistérios" fazem parte das lendas urbanas japonesas, todavia, pelo que o leitor pode imaginar não temos nada de Yosuke no mangá, apesar de termos a Hanako-san.

O décimo episódio fala de AMORES NÃO CORRESPONDIDOS e desespero masculino (a.k.a. friendzone).

De um lado temos o Ômi Rato que acabou conhecendo o lado caridoso da nossa querida Mana. Sim, ela voltou.

Do outro lado temos Yosuke, que também foi agraciado pela boa vontade de uma garota, no caso, a Hanako do banheiro.
OPA! ISSO DAÍ FOI UM SHIP DE BOY'S LOVE? A BRUXA DA AREIA É FUJOSHI? EITA!
Como qualquer ser que tenha o mínimo de empatia e compaixão, ambas ajudaram esses rapazes em momentos de desespero e... OLHA SÓ O QUE ACONTECEU!

Eu não acredito na existência do friendzone.
Esse termo foi criado por um cara que tinha uma paixão platônica, ficou revoltado por não ter sido escolhido pela crush e resolveu culpar a outra pessoa por um erro seu.

Querida pessoa que fala de friendzone, deixa eu te explicar uma coisa com bastante carinho e atenção, você ser uma pessoa educada e gentil não é NADA ALÉM DA SUA OBRIGAÇÃO.

De desgraça ambulante estamos todos cheios!

O fato de você ser alguém "diferente" dos outros caras ou das outras mulheres não quer dizer que automaticamente a/o crush tem obrigação de te amar ou olhar com outros olhos.

E aqui vemos dois casos de stalkers, algo infelizmente muito comum no Japão e que diversas vezes acaba em desgraça.

A mensagem da Mana-Gata e dos outros personagens da patota do Kitarou é bastante válida: não aja dessa forma, porque ninguém gosta desse tipo de comportamento. É nojento, asqueroso e vai causar um distanciamento ainda mais forte entre você e a/o crush.
Quando você é do rolê, mas nem anda direito com a galera e já sai falando asneiras...
Não é porque alguém te fez algo de bom que ela necessariamente está a fim de você. Não é porque alguém foi gentil que isso significa uma demonstração de afeto e vontade de manter uma relação.

Deixa o sonho para quando você deita a cabeça no travesseiro ou entra na fila da padaria.

No "Caso Mana", ela conhecia o Ômi Rato de outros carnavais por causa do Kitarou, então como ele estava com fome e a menina vinha trazendo um lanche na sacola, resolveu dá-lo para quem precisava mais.

No "Caso Hanako", o Yosuke estava com dor de barriga e não encontrava UM BANHEIRO COM PAPEL HIGIÊNICO, então a garota cedeu o seu papel para ele.

Atitudes que qualquer pessoa com um pouco mais de consideração pelo outro faria. ALGO QUE QUALQUER UM, QUE NÃO OLHE APENAS PARA O PRÓPRIO UMBIGO, FARIA!

E depois disso as bizarrices começaram. 

Se vale o conselho da Tia Kimono: o "não" você já tem, então vai com a cara e a coragem, pois você não será o primeiro e nem o último a passar vergonha por causa de crush.

Melhor cortar o mal pela raiz do que deixá-lo se tornar uma floresta.
Para todos verem como é dolorosa a vida: você só se mete em confusão, só causa alvoroço e nunca está lá para ajudar os outros, então quer ser lembrado como?
E ela ainda foi boazinha, pois o Ômi Rato já praticamente a ofereceu como sacrifício em episódios anteriores...
E olha só quem foi conversar com a amadinha do fantasma do banheiro masculino NAS TERMAS YOUKAIS? Eles mesmos! PAI E FILHO! Pai Olho e Kitarou!

Afinal, até mesmo o mantenedor da ordem entre humanos e seres sobrenaturais precisa de um descanso, né?

O pior nisso tudo é quando o Ômi Rato bota a culpa na Mana-Gata pelo "fora" que o Yosuke levou da Hanako. Bem, na verdade, é pelo fato de não ter sido correspondido, como se a youkai tivesse feito fofoca.

AH, O DESPEITO DESSES RECALCADOS!
Ainda bem que a Mana-Gata não deixa barato e se livrou do Yosuke para que a amiga que assombra o banheiro feminino não precisasse entrar em contato com o Muhyo.

POR UM CROSSOVER ENTRE MUHYO TO ROUJI E GEGEGE NO KITAROU!
Imagina que maravilha o encontro entre capirotos!!! Porque quando quer congelar espinha, o Kitarou mostra como faz!

Foi um fillerzão? Foi.
Foi ruim? Eu não curti muito, mas acredito que a mensagem precise ser passada e altamente compartilhada.

Quer chegar na maciota e se tornar alguém legal? Não aja como esses dois imbecis, não vai terminar bem e você ainda vai se arrepender de fazer companhia ao Yosuke e ao Ômi Rato.

AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! ESTAVA QUASE ESQUECENDO!

Segundo o Anime-Planet, o Yosuke é dublado por Hisayoshi Suganuma, que coincidentemente emprestou sua voz para um dos amigos de Natsume em Natsume Yuujinchou, o Atsushi Kitamoto!
Por mais que seja doloroso escutar a verdade, é melhor do que viver uma mentira que pode quebrar seu coração ainda mais, não concorda?
Reconheci?
Leitor, pelo amor de Deos Matoba! O único destaque desse dublador aqui no blog É O AMIGO DO NATSUME!

SABE QUANDO FIZ O ÚLTIMO POST SOBRE NATSUME YUUJINCHOU? Pois é, nem eu lembro.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Gegege no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que procrastinou demais e terminou este post bêbada de sono - 05/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/