sexta-feira, 17 de maio de 2019

GeGeGe no Kitarou (2018) - #23 e #24

A DOBRADINHA SOBRENATURAL VOLTOU, LEITOR!!!
De um lado o matador de onis comedores de gente e do outro... MEU FILHO YOUKAI QUE USA AS MELHORES AVAIANAS DE PAU!

Post depois de quase três meses, estou chocada.

Nos episódios anteriores... o Ômi Rato se aproveitou da carência de Takuro-Bi para torná-lo uma atração de um parque e fazer dinheiro fácil. Pena que ele não contava com a força da amizade. E depois de ganhar uma promoção, Mana leva a Mana Gata e o Kitarou para uma ilha paradisíaca... Pena que lá eles conhecerão a temida lenda de Gyuuki... na pele!

Ficou sabendo desse casarão youkai com aluguel barato, Yuushi Inaba?


GeGeGe no Kitarou (2018)
23º episódio
Seria este capítulo um "Relembrar é viver" ou um Vale a Pena Ver de Novo (Globo)?
Opinião: Então, leitor... Muitas coisas acontecendo, ONZE ANIMES SENDO ANALISADOS AO MESMO TEMPO (ainda bem que dois terminam em breve) e... quase três meses sem ver Kitarou por aqui!!!

Bom, terminando o #CarnaKimono2019, acredito que as coisas fiquem bem mais tranquilas... Pelo menos é isso que a gente espera do Cronograma-senpai.

Que ele não foda os esquemas.

E além do retorno das Dobradinhas Sobrenaturais... É claro que continuaremos com a minha fofa Dobradinha de Filhos!! Afinal, Mob está aí para receber todo o amor que eu tenho para dar!

Este episódio foi o último que assisti antes de fazer os posts, como comentei em Mahou Shoujo Ore #02 e #03. Aquela época de copa do Mundo de futebol masculino foi uma verdadeira loucura!

Bom, acho que já deu de encheção de linguiça, né?
Como diria Bela Gil, qualquer coisa a gente pode substituir por melancia, abobrinha, berinjela ou oni comedor de gente assado, né?

HUEHUEHUEHUEHUE!
SAI DA FRENTE QUE A RAINHA DOS CAPIROTOS ESTÁ PASSANDO!

Muito bem, este episódio parece ser uma homenagem quase direta a Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou, inclusive com a filial perfeita para o Casarão Youkai onde Yuushi Inaba foi morar "por desespero". E O ALUGUEL TAMBÉM ERA BARATO! HOHOHOHOHO

Esta história não consta nos volumes que tenho aqui, que são da edição de 2007 da Kodansha.

Conhecemos neste episódio Natsumi, uma moça que está preparando a mudança para viver com o noivo Hiro. Ela é a atual proprietária de um conjunto de apartamentos que recebe a surpreendente visita de quem?

ELE MESMO! O MEDIADOR ENTRE TRETAS YOUKAIS E HUMANAS! MEU ÚNICO FILHO CEM POR CENTO YOUKAI E QUE JÁ FOI CHEFE DE MÁFIA! SEGURA ESSA, MORI!!!
EU TÔ É MUITO MORTA NA TORTA COM ESSA MÁFIA YOUKAI!!!
Kitarou e a Bruxa de Areia foram pedir para que a menina reconsiderasse a decisão de deixar o lugar ser demolido para se tornar um estacionamento e conta uma história que data de 1968 (Era Shouwa), quando eu não era nem projeto de existência.

As principais criaturas sobrenaturais deste episódio, além da Máfia GeGeGe, são: Rokuro-Kubi, Akaname e Karakasa.

Segundo a Enciclopédia Youkai Online do Matthew Meyer, esses três youkais não são perigosos e agressivos como tantos outros que já vimos passar pelo anime.

No entanto, é bom ressaltar que o Akaname pode trazer doenças (a famosa moral de manter a casa limpa e principalmente o banheiro), o Karakasa pode te matar de susto se você for cardíaco ou fraco para sobrenatural e a Rokuro-Kubi pode te dar um prejuízo enorme com óleo de lamparina.

Sem esquecer que mulheres que não mantêm seus banheiros limpos não arranjam bons maridos, vide um dos episódios de Nippon no Mukashibanashi.

Engraçado que é só a mulher que se fode, né?
Que nem na lenda da Rokuro-Kubi, em que ela era originalmente humana e de alguma forma recebeu uma maldição, seja por seus próprios erros ou pelos pecados cometidos por seu marido ou pai.

Descobrimos que o conjunto de apartamentos pertenceu primeiro aos avós de Natsumi, que não sabiam que o local tinha sido construído EM CIMA DE UM CEMITÉRIO, pelo menos foi o que contaram os youkais.

E isso depois do casal chamar o trio para ter uma conversa franca, já que eles aterrorizavam a vida de todos os inquilinos.

Se eu ri do sacerdote fazendo exorcismo e os seres sobrenaturais continuarem ali? RI BASTANTE, mas assim... Família Keikain, né? Se tivesse chamado, certeza de que não tinha mais nada ali.

Entrando em desespero com as contas para pagar e zero inquilinos para alugarem os apartamentos, o homem chega a ir até a polícia, o que não resulta em nada, afinal...
NÃO VEJO NENHUMA PERFEIÇÃO NESSA DISTÂNCIA AÍ, FILHOTE!
"PFF... YOUKAI, MANO? VAI ARRANJAR UMA LOUÇA PRA LAVAR E ME DEIXA EM PAZ" - A polícia aqui não é uma força notável.

E a partir de uma conversa entre crianças sobre o Correio Youkai, o homem manda uma carta ao Kitarou e o menino desce o cacete no trio sobrenatural, pedindo que eles se retirem, por obséquio.

Implorando para não irem embora e até chorando, a galera acaba fazendo um acordo: continua todo mundo, mas agora com regras. E assim o local parou de ser "assombrado".

Os youkais não apareciam para as pessoas e evitavam todo e qualquer contato. O problema é que quando a filha do casal já era adolescente, agiotas começaram a pressioná-los para vender o lugar, usando até mesmo um caminhão para intimidá-los.

E aí entra a Máfia GeGeGe com a Mana Gata fazendo cosplay de Dazai em Dead Apple. Cabelo preso do mesmo lado e sobretudo, sim, "cosplay de Dazai" check. Ou o inverso, já que o moço fala "miau" no filme quando Fyodor conta que todas as cidades estão cheias de ratos.

Piadas ruins e referências sem sentido, você encontra aqui na Limbosfera Otaku, leitor!

Para que a Lagarto Negro se a gente tem a Patota do Kitarou, né?

Depois disso o casal de proprietários agradeceu e a vida seguiu.
E na passagem dos anos vamos observando o Ômi Rato e suas fases de pobreza e bonança que se repetem desde então.
Eu gosto como o Kitarou é tapado que nem a mãe blogueira dele.
Iludida com o noivado, Natsumi não aceita repensar a decisão de transformar o conjunto de apartamentos em estacionamento... descobrindo na mesma noite que tudo não passou de uma mentira.

O tal Hiro revelou ao conseguir a escritura e o selo de registro que tudo não passava de uma mentira e que ele tinha se aproveitado da tristeza e solidão dela. E isso que o cara tinha se apresentado como um corretor de imóveis.

Ainda bem que esse grupo de agiotas usa um paletó RIDÍCULO, que acabou os denunciando para a Bruxa de Areia e sua memória espetacular.

Enquanto a Natsumi revia os antigos amigos de infância, Kitarou foi lá mostrar COMO A MÁFIA É ASSUSTADORA! Não, pera, anime errado...

E aqui acompanhamos um tema recorrente em Natsume Yuujinchou, que são os encontros entre humanos e youkais. Às vezes momentos passageiros para nós e muito marcantes aos seres sobrenaturais. Isso fica em evidência quando a Bruxa de Areia se esconde com o trio e diz que a pequena Natsumi logo os esqueceria, e o Karakasa disse que ELES não se esqueceriam dela.

Como a menina tinha perdido a mãe e a avó muito cedo, acabou sendo criada apenas pelo avô (que no presente tinha falecido há pouco tempo). Os youkais preencheram o vazio e a tristeza que ela sentia com muitas brincadeiras e carinho.

Só que isso estava afetando a criação dela, que não queria andar e brincar com os filhos dos vizinhos. Temendo pelo futuro de Natsumi, os youkais e o avô resolveram firmar um acordo, de que eles não apareceriam mais para a menina.

É sempre difícil, nesses casos, saber se foi uma boa decisão.
Mas é o que o Kitarou disse, a distância entre eles é o medo que os humanos sentem dos youkais e faz com que não se relacionem muito.

A assimilação entre esses dois mundos não é bem vista, já que, se lembrarmos da Mana que não aparece há sessenta anos, quanto mais envolvido você fica com o sobrenatural, mais afastado do seu próprio mundo você vai ficando se não tomar cuidado.

No fim, Natsumi, a quase xará do nosso dono do "yuujinchou", resolve dar uma olhada em Youkai Apaato e fazer a sua própria versão. Já que os humanos não alugam os quartos, por que não NEGOCIAR COM YOUKAIS?

E é isso que a Bruxa de Areia faz ali com um FOFÍSSIMO Tofu Kozou.
Depois de seis temporadas de Natsume Yuujinchou, a gente ainda não está vacinado contra isso.
Bom, vou comentar mesmo não sendo a grande especialista nos detalhes técnicos: amei as cenas intercaladas entre o passado e o presente, principalmente com as reações céticas da proprietária.

Só não vale chamar "youkai" de "monstro", né? Você não é os ocidentais que tentam traduzir o que é uma criatura sobrenatural e dão o nome de "demônio" para quase tudo, moça.

MELHOR É ELA QUESTIONANDO A IDADE DO KITAROU!
Meu filho, ele tem mais idade do que aparenta e do que a gente imagina.

E queria eu ser proprietária de uma casarão youkai só para chamar de "meu hyakki yakou".

GeGeGe no Kitarou (2018)
24º episódio
Pai Olho, como sempre, sendo a voz da razão e dos bons conselhos!
Opinião: Sabe o que é desespero, leitor? É este anime ter mais de cinquenta episódios e eu estar na "terceira metade do caminho" ainda...

Como não sabia quantos episódios Kitarou de 2018 teria, fui colocando a tag em cada meio cour: 6, 12 e por aí vai.

SE ISSO AQUI TIVER CEM EPISÓDIOS, ESTAREI FRITA, PORÉM, FELIZ!!!

Amo GeGeGe no Kitarou demais e vou protegê-lo de todo o mal.
NÃO ESPEREI TANTOS ANOS PARA VER ESSE ANIME LEGENDADO EM PORTUGUÊS E DAÍ RECLAMAR DE QUANTIDADE DE EPISÓDIOS, VAI TE CATAR!

Imagina o filme de terror, leitor.
Você mora numa floresta cheia de youkais e vai checar a sua caixa de correio. Lá encontra uma papel bonito com o seu nome e quando abre... CABRUUUUM! O TROVÃO ILUMINA SUA FACE APAVORADA!

É um convite para o casamento de ninguém mais ninguém menos que... ÔMI RATO!

Quem disse que a sorte não iria sorrir para o nosso grande trambiqueiro?

Pena que aqui vale a máxima que infelizmente ainda não morreu: "Felicidade de pobre (leia: Ômi Rato) dura pouco".

Melhor que isso, só a Mana Gata possessa e dizendo que a noiva deve ser feia! MAAAAAAAAAAAAAAAAANO...

E o Pai Olho dizendo que amor não é só aparência... MAAAAAAAAAAANO!
E a moça emendando o soneto com um "mas ele é feio por dentro e por fora"... EU ESTOU SÓ OS RISOS COM TUDO ISSO.

Só faltou uma cobertura completa no programa da Sonia Abrão com direito a lista de presentes e convidados, além dos comentários de Felipeh Campos, Thiago Rocha e Vladmir Alves! IMAGINA QUE LOUCO QUE NÃO SERIA!

E que bafão que não seria ao descobrirem que o rega-bofe foi pago com dinheiro emprestado provavelmente de AGIOTAS, hein?

Depois de toda pompa e circunstância, o casal vai DE ÔNIBUS PARA AS TERMAS, afinal, NOITE DE NÚPCIAS, NÉ, GALERE?

Num anime que passa domingo de manhã para crianças.

Mas calma, leitor, que nada explícito foi feito aqui... a não ser um certo alguém PAGANDO OS PECADOS POR TODOS OS EPISÓDIOS EM QUE SE METEU COM TRAMOIAS ESCROTAS.

Nessa temporada se faz, nessa temporada se paga.
Querida, seje menas, que você não está casando com o meu filho youkai de tamanca de madeira.
E tanto neste quanto no episódio anterior personagens de outros animes foram reaproveitados na nova versão, vide Wikia. Não me recordo de nada parecido no mangá da edição 2007 da Kodansha.

Lembrando também que Kitarou não se resumiu apenas ao GeGeGe no Kitarou que conhecemos, Shigeru Mizuki fez outras obras com o mesmo universo e personagens principais, até um que ele se arrependeu depois (Ver History > Day to Day Life).

Muito bem, voltando ao episódio...
Dá pena de ver o Ômi Rato totalmente despido da sua esperteza e vontade de se aproveitar dos mais fracos, ali ele estava de corpo e alma entregue ao amor.

E como ele é inocente, gente.
NEM DÁ PARA ENTENDER COMO ALGUÉM ASSIM MANJA TANTO DE ESQUEMA PARA CONSEGUIR DINHEIRO RÁPIDO E FÁCIL! É assustador.

Talvez essa história funcione para fazer com que o público entenda, que até mesmo uma criatura que faz mal aos outros por conta de seus objetivos gananciosos pode ter um lado frágil e ser enganado por alguém.

Essa sou eu no rascunho tendo o total de zero controle:

A esposa chamando o Ômi Rato para entrar nas termas e o cara simplesmente não conseguindo lidar e não indo, porque... água quente faz mal pra ele.

TU É UMA YUKI ONNA, MEU FILHO?

Eu não sei se rio de DESESPERO, de VERGONHA ou sinto MUITA PENA do Ômi Rato. É como se ele estivesse pagando toda a cota de erros que cometeu nos episódios passados, bem aqui.

É a sua primeira vez fazendo isso, querido?
AGORA É QUE EU FICO AINDA MAIS COM PENA DE VOCÊ, SEU FODIDO!

Engraçado que só em 2019 percebi que controle não é o meu forte.
Bom, não nasci uma TV ou um DVD, então não preciso disso, né?

E isso tudo rola antes de chegar aos SETE MINUTOS DE EPISÓDIO!

Com o sumiço do Ômi Rato por dias, a patota resolve investigar e descobre a verdade: ele sofreu uma espécie de "golpe do baú".

O próprio conta que conheceu a Sekiyo na frente de uma loja de penhores (EU JÁ TERIA DESCONFIADO) e obviamente quis sair por cima da carne seca.

Ao contrário do que todo mundo pensava, a moça não era humana, e sim uma youkai que faz massagens em suas vítimas e foge com seus pertences. Por isso os arranhões. Ela costumava ser vista em pedreiras, onde seduzia os homens e usava seu poder para deixá-los vulneráveis.

E mesmo assim o meio-youkai meio-humano não mostrava sinal de raiva ou arrependimento, apenas o choro de um apaixonado que foi enganado.
Pois é, migo, casar é fácil. Quero saber se vai durar mais de um mês esse amor todo!
Aí a Mana Gata usou seu poder de DIGITAL INFLUENCER para encontrar outras vítimas da Sekiyo e... botar todo mundo para assinar um documento processando a mulher, é isso?

DÁ PARA PROCESSAR YOUKAI, MUNDO?
ISSO É REAL? GOSTEI DA INFORMAÇÃO!

Mais uma inserção do meu eu no rascunho, pois só reproduzir a opinião com outras palavras não vai ter graça:

MANA GATA TÃO DIGITAL INFLUENCER, que bastou fazer um tweet e começaram a aparecer várias vítimas dando relatos. É gente que perdeu aposentadoria, a esposa divorciou (tem que se foder mesmo, querido), uma bela rosa tem espinhos... e até gente que a quer de volta. MIGO, NÃO.

Vítima D, VAI SE FODER, DESGRAÇA!

o último ludibriado não assinou lá o negócio pra processar a Sekiyo, porque disse que ainda a amava... E agora temos Mana Gata fula da vida, pois os homens se deixam levar por mulheres bonitonas.

Miga, e se eu te contasse que as mulheres também fazem essa cagada, como você reagiria? A beleza, ela inebria e cega.

Ainda bem que o meu fraco é a fofura.

E até o final o Ômi Rato tentou de tudo para salvar sua amada.
Ao que tudo indica, amor entre trambiqueiros existe e a moça chegou a deixar a aliança do casamento para ele. Que foi devidamente penhorada depois.

E neste episódio conhecemos o Umi-Bouzo, que faz quase a mesma coisa que as Funa-Yuurei, só que em vez de pedir por uma concha para afundar os barcos, ELE PEDE UM BARRIL! E é várias vezes maior que um único Funa-Yuurei.

Mano, esses youkais não dão sossego para ninguém!

Se bem que, se não fosse pelo Umi-Bouzo, talvez Kitarou e Rolo de Algodão tivessem descoberto como é um triturador ao estilo Sekiyo.

Ela ainda mostrou que na hora do "vamos ver" pode se transformar em pedra e dar o migué.

Como dessa vez a moça escapou da punição, o personagem-título do anime prometeu que da próxima vez ninguém a salvará.

E neste episódio vimos a preocupação dos youkais com uma união entre um ser sobrenatural e um humano. Bom, eles pensavam que a Sekiyo era humana e... Pois é, também achei estranho a Antena de Detecção do filho do Pai Olho não ter acusado nada.

Será que quando o youkai esconde sua verdadeira aura/natureza, o menino não consegue captar?

Bom, quanto a união youkai x humana, bastou o Parede de Cimento e o Rolo de Algodão lembrarem que o próprio Ômi Rato é um híbrido, nascido dessa relação.
A gente já viu essa praga fazer e causar, mas deu uma pena dele neste episódio...
Sem falar que... NURARIHYON NO MAGO, NÉ?
Nurarihyon casou com a Yohime e o filho dele desposou com a mãe do Rikuo.

E para encerrar... FALEMOS DE ELENCO DE DUBLAGEM! POIS É!

Sekiyo é dublada por Maaya Uchida (irmã mais velha do Yuma Uchida). Seus destaques no blog são: Hiyori Iki de Noragami, Norman de Yakusoku no Neverland e Futaba Aoshioka de Ao Haru Ride.

E o produtor Akimura é dublado por Takashi Matsuyama. Seus destaques no blog são: Rurio de Hoozuki no Reitetsu, Mokuren Kashiwagi (pai do Sora) de Miira no Kaitakata, Hitotsume no Chuukyuu Youkai de Natsume Yuujinchou e Hitotsume Nyuudou de Nurarihyon no Mago.

Essas informações foram obtidas no Anime Planet.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que queria ter um gerador em casa para não depender da incompetência de companhia de energia - 17/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/