sexta-feira, 12 de maio de 2023

GeGeGe no Kitarou (2018) - #77 e #78

OUTRO ANIME RESSURGINDO NO BLOG SEIS MESES DEPOIS!
Agora que eu já me sinto culpada e mal, VAMOS INAUGURAR A PRIMEIRA "SEXTA-FEIRA SOBRENATURAL" DO ANO!

Agora fiquei ainda pior e mais culpada.
(Se bem que Vanitas #13 e #14 saiu numa sexta-feira, né?)
 
Nos episódios anteriores... Kitarou finalmente conseguiu derrotar a Tamamo-no-Mae e o Rei Isurugi aquietou um pouco o rabo depois disso. A promessa agora é de novos tempos de treta com o aparecimento de Nurarihyon, o famoso "Supremo Comandante dos Youkais". Será que o Kitarou só tem férias quando este blog fica sem trazer novos posts do anime dele?

Você não gostou da versão "gato" do Kitarou, Mana Gata?

GeGeGe no Kitarou (2018)
77º episódio
Gente, esse é o gato mais lindo e com mais cara de encrenqueiro que eu já vi!
Opinião: Piadas e culpas à parte, a melhor coisa que eu posso fazer pelo blog, pelos animes, pelo leitor e por mim mesma: é trabalhar nos posts quando eu posso e manter as redes sociais ativas sempre que possível.

Além disso, é importante ignorar a culpa, já que ela não vai me ajudar a resolver nenhuma pendência.

Então, agora que esta conversa serviu como introdução... Que tal menos conversa e mais surtos com animes?
 
Não sei se foi o tradutor mesmo que fez a sinopse desse episódio ou se foi o editor ou o QC, mas... CACETE. É DIRETO, PAPO RETO! ESTOU EM CHOQUE!

"Enquanto Kitaro busca pistas de Nurarihyon, ele aparece na sua frente" - TEM TREZENTAS CAMADAS DE HUMOR NESSA SINOPSE.

Rapaz... Deixar o Nurarihyon para ser o último grande arco é uma sacada genial por diversos motivos. Primeiro, por ele ser um tipo de ameaça ainda mais aterrorizante.

Pensa num cara que frequenta tranquilamente o mundo dos humanos e o mundo dos youkais, sendo querido (não no sentido de carinho, e sim de necessário) por ambos e assim podendo manipulá-los conforme sua vontade.

E como combater um inimigo "escorregadio" desses? Aliás, a tradução para seu nome (em inglês), segundo Matthew Meyer, é "slippery gourd" ou "cabaça escorregadia" em português.

Não é que os inimigos anteriores se escondessem para evitar confronto (alguns sim), porém, o fato de Nurarihyon ir no território inimigo é uma demonstração de força. Sua habilidade de entrar na casa dos outros SEM SER CONVIDADO e ficar por ali como se fosse o dono do lugar é bem curiosa.
 
RAPAZ...
NURARIHYON METEU ESSA?!
Disse que pode usar as palavras para escapar de qualquer coisa, inclusive do Enma...
 
NURARIHYON É UM POLÍTICO BRASILEIRO! NÃO CREIO NA DESFAÇATEZ!
 
Acho que depois que esse anime terminou, o Kitarou deve ter entrado em férias coletivas com a galera e só resolvendo treta pequena, porque olha...
 
Foi na tal cidade de Inuzaki-cho, só encontrou gato no lugar, aí perseguiram um tal de Neko-Sennin e ele já meteu um ataque laser no Kitarou. O MENINO NÃO TEM UM SEGUNDO DE PAZ NESSA CARALHA!
 
Sem falar na ameaça velada que o Nurarihyon fez quando estava na cabana dele ao perguntar sobre a Mana Gata.
 
MALUCO, EU VOU CHAMAR OS REFORÇOS PRA PEGAR ESSE CABRA E SELAR NUM HYPOSTASIS SEM CHANCE DE FUGA! MANÉ SATORU GOJOU NO CUBO! TEM QUE SER NURARIHYON NO CUBO!!!
A cara do meu filho, de que não tem férias, não tem descanso, não tem paz!
Ah.
Acaba de me ocorrer um fato hilário: MASAKO NOZAWA.
Faz tanto tempo que não assisto Kitarou que esqueci que o Pai Olho é dublado pela Masako Nozawa... que eu escutei tanto enquanto trabalhava na 7ª temporada de Dragon Ball Z.

MASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAKO, DAMA MARAVILHOSA DA DUBLAGEM JAPONESA!
O GOKU MAIS PICARETA DE TODOS! O GOHAN MAIS ADORÁVEL! O GOTEN MAIS PITIQUINHO DE TUDO!!!!

Claro que sou nostálgica do Wendel Bezerra de Goku, mas... Gente... Masako Nozawa abriu um outro canal de nostalgia na minha alma.

Voltando ao episódio...
Se o Kitarou virar outra criatura ainda neste anime, vai poder pedir música no Fantástico (Globo). Meu bebê já foi boneco de hinamatsuri #46 e agora virou UM GATENHO BICHANO!

Kitarou, eu te amo de qualquer forma. Você é o amor de mamãe!

Cara, o Nurarihyon é muito vilão de novela. OLHA ELE APARECENDO DO NADA ATRÁS DO KITAROU DEPOIS DA RESOLUÇÃO DO CASO!

CACEEEEEEEEEEEEEEETE, NURARIHYON COM A VOZ DO ALL FOR ONE!

Pera... Esse encerramento é novo?!
ESSE ENCERRAMENTO É NOVO OU EU SIMPLESMENTE NÃO TENHO MAIS HD CEREBRAL NESSA MINHA CABECINHA MINÚSCULA?!

Na real, o encerramento apareceu no episódio passado, segundo o My Anime List, e é o adorável e viciante "Aru Wake nai no Sono Oku Ni" de Maneki-kecak.
Ele será tocado até o episódio 86. BOM, ATÉ LÁ TEM CHÃO, NÉ?

Agora a gente segue para o Telecurso dos Gatíneos - Uma crítica importante sobre o consumo de vidas!

A história do Neko-Sennin dura dois capítulos no mangá e está no volume 1 da versão de 2007 da Kodansha.

Fazia tanto tempo que não falava sobre isso, que até precisei procurar nos posts mais antigos.
Quem quiser saber como é a história no mangá, a Wikia brasileira de Kitarou conta.

O Neko-Sennin é dublado por Minoru Inaba.
Seus papéis de destaque são: Daruma Ujiko de Boku no Hero Academia, professor Iwamoto de Yu Yu Hakusho (Pierrot), Monjii, Naguri e Neptune de One Piece (Toei Animation), Friedrich von Goldenbaum IV de Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These (Production I.G).
 
Informações tiradas do Anime-Planet e MAL.
O negócio do Nurarihyon é que ele é muito bom de lábia. E isso é um perigo!
GeGeGe no Kitarou (2018) parece aquelas típicas fábulas infantis, que no final sempre trazem uma mensagem importante para as crianças pensarem e preferencialmente não repetirem os mesmos erros.

Isso faz sentido quando sabemos que a faixa de horário em que o anime passava, era voltado ao público infantil. Ainda que a temática seja sombria e aborde temas que os adultos considerem pesados.

O episódio pode ser dividido em duas partes: a visita do Nurarihyon e o caso do Neko-Sennin.

Ao contrário do Ômi Rato, que é metade humano e metade youkai e não consegue encontrar seu lugar no mundo, Nurarihyon é um youkai que consegue se misturar entre os humanos e é bem visto pelos youkais.

O papo dele nesse começo de arco é basicamente o mesmo que o Donald Trump usou para vencer a eleição retrasada: devolver a antiga glória.

Poderíamos então dizer que o Nurarihyon é o Donald Trump dessa história? Não, até porque seria ofensivo com o Nurarihyon, que é bem mais inteligente.

Obviamente ele quer uma supremacia youkai e para isso com os desejos de ambos os lados. Aos humanos, ele dá poder e apoio desde que ganhe algo em troca. Aos youkais, ele promete um mundo que já se foi. É a famosa ilusão da classe média falida.

O eterno confronto entre humanos e seres sobrenaturais ficou ainda mais desequilibrado com o crescimento desordenado da sociedade e a sua obsessão por se enquadrar num modelo internacional.

Assim como no resto do mundo, as coisas sempre foram muito 8 ou 80 no Japão. Se ficasse apegado à tradição, era fiel até o tutano do osso. Se entrava de cabeça numa moda estrangeira, fazia pouco do tradicional. É difícil manter o equilíbrio e principalmente o respeito entre as diferenças, afinal, o ser humano é imbecil demais para viver em paz e no seu próprio quadrado.

E isso se mostra exatamente pelo discurso do Nurarihyon sobre os youkais perdendo seus espaços dentro de uma sociedade globalizada e com noites iluminadas por luzes artificiais, e pelas atrocidades que o Neko-Sennin conta à Mana Gata, ao Kitarou e ao Pai Olho.
Todo mundo já quis meter uma dessas para cima de alguém, né?
Tudo deriva de um desequilíbrio, que leva a extremismos.
Estar dentro da margem de tolerância e servir como regulador entre os extremos é um trabalho que o Kitarou e sua turma enfrentam no dia a dia. E que neste episódio se mostrou tão difícil para a Mana Gata.

A entrada de Nurarihyon na Floresta GeGeGe e na casa do Kitarou, além de demonstração de poder e declaração de guerra, foi para dizer que não há nenhum lugar seguro para ele.
 
Enquanto boa parte das ameaças causava em território humano, tirando aquela invasão do pessoal do Backbeard, o Kitarou sempre conseguiu manter o seu recanto intocado. Por isso a importância dessa invasão de propriedade privada.

E mostrando que não brinca em serviço, ele prepara uma armadilha (bem qualquer coisa, diga-se de passagem) com Shu-no-bon para que Kitarou perca o respeito entre os youkais, receba ódio gratuito de humanos mal-agradecidos e talvez até perca uma aliada.

A sorte é que a última não deu muito certo.

Shu-no-bon liberta o Neko-Sennin, que começa a transformar as pessoas em gatos, e envia uma carta ao Kitarou, como se fosse um humano pedindo por ajuda.

Aí nos deparamos com os humanos sendo vítimas em duas situações: os que viraram gatos e os que foram presos em gaiolas minúsculas.

Descobrimos posteriormente que os humanos que viraram gatos eram pessoas da cidade que cuidavam dos bichanos, enquanto os que foram presos em gaiolas praticavam maus-tratos e faziam pouco caso da vida dos felinos.

O que o Neko-Sennin conta sobre as atrocidades é voltado principalmente para a Mana Gata, que entende a linguagem dos gatos e conhece seus sofrimentos.
E isso abre uma conversa interessante e importantíssima sobre o "consumo de vidas".

Ainda que lojas tenham alvarás necessários e possam fazer comércio de animais de estimação, uma loja trabalha com oferta e demanda, ou seja, precisa garantir um produto com as especificações que o cliente deseja.
Eu gosto que o episódio começa assim e 5 segundos depois ele TACA AS PEDRAS EM CIMA DA FLOR SEM NEM PENSAR DUAS VEZES! (Seria uma comparação com o Nurarihyon se fazendo de bonzinho com os humanos para ferrá-los?)
Obviamente dentro desse ramo, e de qualquer outro, nem todo mundo da forma correta, afinal, o ser humano é ganancioso e sabe que se você não tiver o que o cliente quer, ele vai em outro que terá. É assim que infelizmente funciona.

Então os animais sofrem diversos tipos de abusos para atender a demanda.

Sem falar naqueles que compram ou adotam no "oba-oba" e depois se cansam, não têm tempo de cuidar ou a empolgação passou, e devolvem ou fazem algo pior: abandonam.

E o que dizer das pessoas do ditado "de boa vontade o inferno está cheio", que recolhem esses animais, mas acabam não tendo condições de cuidar daquela enorme quantidade e a qualidade de vida dos bichinhos é a primeira a ser sacrificada?

E é importante que essa conversa aconteça com as crianças, nesse formato de fábula, para que elas entendam a importância da vida daqueles animais de estimação.

Não são brinquedos que você pode guardar quando cansa de brincar ou jogar fora quando bem entende.

Esse episódio me lembrou as diversas matérias que passam na TV sobre o "boom" de adoções de pets durante a pandemia e as devoluções e abandonos quando as pessoas voltaram à rotina normal, como visto na matéria de Simone Lemos para o Jornal da USP.

De vez em quando, no noticiário municipal, anunciam feiras de adoção de cães e gatos, bichinhos cheios de amor que ainda não encontraram um lar.

Por que, ao invés de comprar, não adota? Por que a escolha específica de determinada raça e idade?

E se você, leitor, ficou se perguntando por que o Kitarou salvou aqueles humanos presos nas gaiolas e que admitiam a falta de empatia pela vida dos gatos, eu explico.

Lembram quando eu disse sobre o Kitarou ser o "regulador entre os extremos"?
A missão dele é apaziguar tretas entre humanos e youkais, salvar os humanos de youkais que estejam causando problemas e salvar os youkais de humanos que sejam os causadores do problema.

Por ele ser youkai, pode aplicar punição a outros youkais, não aos humanos.
O Kitarou entende que ele tem poder e que pode facilmente matar um humano, por isso sua postura é de não fazer mal ao "mais fraco".

E com isso dá para assumir que ele aceitou, sob determinadas condições, salvar os humanos sempre que possível. A gente sabe que não foram todas as vezes que ele conseguiu, mesmo assim deu o seu melhor para tentar.

Se ele matasse aquelas pessoas, por mais que julgasse ser o certo a fazer, estaria se rebaixando no mesmo nível do Neko-Sennin e dos youkais que ele já abateu para salvar outros humanos. Seria conflituoso.
Gente, como explicar que o Kitarou é lindo em qualquer forma?
O episódio termina com a senhorinha vindo agradecê-los.
O gatinho dela que pediu socorro na cidade, avisando que ela precisava de remédios e não podia tomá-los naquela forma, e que ela cuidava com carinho dele.

É isso que faz a rotina difícil da turma do Kitarou valer a pena.

Bom, foquei na parte séria e esqueci completamente DO MEU ADORÁVEL FILHO NA FORMA DE FELINO!

EU NÃO AGUENTO, SOCIEDADE! É SIMPLESMENTE A COISINHA MAIS FOFA E ADORÁVEL! OS MIADINHOS!!! A CARINHA DE CONFUSO!

Sempre bom lembrar que o Kitarou já virou outras coisas, como um kamaboko #58, pedra #11 e até um... Gyuuki #22.

PORÉM, APENAS COMO BONECO HINAMATSURI E GATINHO, ELE FICA COM UM DOS OLHOS FECHADOS, então é assim que farei a contagem... para pedir música no Fantástico.

OU SEJA, AINDA NÃO CHEGOU A HORA!!!

GeGeGe no Kitarou (2018)
78º episódio
A piada: assisti essa cena de dia e quase me caguei inteira. Estou fechando o post no começo da madrugada, então imagina como EU NÃO ESTOU CAGADA. XD
- !! ATENÇÃO !! -
Este episódio de GeGeGe no Kitarou (2018) contém insinuação a suicídio.
SE ESTE ASSUNTO É UM GATILHO PARA VOCÊ, NÃO ASSISTA E NÃO PROSSIGA COM A LEITURA DA ANÁLISE DO 78º EPISÓDIO!!!

Mesmo sendo uma fala apenas, acho melhor colocar o aviso por conta do contexto.
 
Opinião: Espera. Foi isso mesmo que eu vi? A moça quebrando uma televisão de tubo? Uau, faz uns 3 anos que não vejo uma televisão de tubo na minha frente. Editado: Era um ar-condicionado. Esse anime é muito escuro!

A sorte desse pessoal é que o Kitarou, quando não está puto, aceita os trabalhos DE BOA. O cara está sendo perseguido depois de ir a um vilarejo conhecido por ser assombrado por um youkai, quer tirar um raio de uma foto do jeito que ele quer porque quer que seja sei lá e agora está sendo assombrado por uma moça de branco ensopada.

EU NÃO TERIA PACIÊNCIA.
 
Fotógrafo: Ainn porque eu tenho uma exibição para fazer em breve e pipipi pópópó.
Eu: E foi lá fazer o quê?
Fotógrafo: Ainn porque eu queria que mostrasse a essência da alma humana entre a vida e a morte.
Eu: *observando o meme do artista no chão do elevador acontecendo na minha frente e não querendo fazer o papel que me cabe, de elogiar o artista* Cara, tu precisa de um terapeuta. E de parar de querer mexer com sobrenatural se não aguenta o tranco.

Eu não sou naturalmente estúpida com artista, tá? MAS MEXER COM SOBRENATURAL POR COISAS BESTAS, me deixa nervosa.

OI?
O dono da galeria foi pedir um AUTÓGRAFO pro Kitarou, pois o filho dele é fã... do Kitarou.
É O SEGUNDO FÃ DENTRO DESTE ANIME. O primeiro é aquele molequinho #04.

"Ei, eu nunca dei um autógrafo" - KITAROU. COITADO DO KITAROU.

PUUUUUUUUUUTA QUE PARIU!
QUER ME INFARTAR, ANIME DO CARALHO?!
OLHA A SAMARA PENDURADA NO BOX DO BANHEIRO!
VADE RETRO, SACRIPANTA DO LAGO! VOLTA PRO TEU HABITAT NATURAL, DESGRAÇA!

Eita.
Quebrou o vidro para fugir.
Certo. É youkai, não é fantasma.

Ah, ela arremessou um ar-condicionado, não uma TV de tubo.
Não me sacaneia, leitor, a imagem do começo do episódio é muito escura!
Eu tacava um balde na cara desse pilantra e pisava na cara dele.
PORRA, KITAROU, ATÉ EU TÔ FICANDO PÁLIDA COM ESSA CONSTRUÇÃO MEDONHA DE CENA DE INQUÉRITO! Tudo bem que está na cara que esse fotógrafo tem culpa no cartório... Mas sua mãe é medrosa, mesmo com o sol brilhando no escritório inteiro. Alivia no cagaço aí, pô!

O TERROR PSICOLÓGICO DESSE ANIME...!
Kitarou, mamãe vai deixar seu anime mais seis meses na gelad— Brincadeira.

A moça tem o estilo de penteado de toda personagem de anime que morre: o rabo de cavalo baixo lateral.
SE TIVER ESSE PENTEADO É MORTE NA CERTA!

MENTIRA QUE O KITARO SALVOU O MONGE QUANDO ELE ERA PIMPOLHO! Legal!!!

NEM FERRANDO!
A filha do monge é a Mizuha... que o Moryo possuiu o corpo!
MAAAAAAAAAAAAAAAAAANO DO CÉU!

Ah, certo. A menina era órfã e o monge a adotou.
Estava achando estranho, afinal, monges não podem casar ou pelo menos não é algo comum. Não sei exatamente como funciona o budismo, contudo, pelo que se vê em histórias folclóricas, eles são abstêmios de prazeres como álcool e sexo. O monge que pratica esse tipo de coisa é considerado alguém "decaído/degenerado".

Gente, que fofa a carinha de dó do Kitarou para o sofrimento do monge.
Às vezes ele se depara com um bando de humano arrombado, só que isso não endurece seu coração. Ele ainda é capaz de sentir empatia por quem sofre e isso é muito bom.

A Mana Gata não pode dar uma surra nesse corno, MAS EU POSS—

Estava aqui pensando... O arco anterior e esse quase não tiveram a presença da Mana Humana, né? Por um lado é interessante mergulhar mais no mundo youkai sem tanta interferência dela e, por outro, dá uma saudade da coitada.

Acho que nos primeiros arcos, até chegar ao do Nanashi, ela era imprescindível para a movimentação da trama. Depois disso, perdeu completamente a função e o anime seguiu sem precisá-la como engrenagem.

É uma abordagem interessante, porém, fico pensando na importância que ela acabou perdendo nesses dois últimos arcos, o dos Generais do Inferno e o do Nurarihyon.

Talvez porque agora a briga seja entre youkais do mesmo "panteão", exatamente focado neles e na sua ideia de mundo.

Moryo totalmente SAMARA DAS IDEIAS.
Adoro que a Toei Animation aproveita o anime sobrenatural para usar o que o Japão faz de melhor: COISAS MEDONHAS.

E não estou dizendo dos isekais escrotos com fanservice feminino nojento... É TERROR! FANTASMA VINDO CARCOMER TUA ALMA NA CALADA DA NOITE! NA ESCURIDÃO DO PECADO!

Te contar... Altos cagaços.

Tá de sacanagem que os fantasmas usam elevador.
QUE PATIFARIA É ESSA, MINHA GENTE?
A guria quando conheceu o fotógrafo obsessivo e se deixou levar pela conversa...
Para ninguém dizer que esqueci de printar o "inimigo da semana".
O cara vai sair do círculo de proteção, porque é isso que gente otária faz.
Pelo menos o Pai Olho está protegido. *nível de preocupação da blogueira*

Ah. Não tá.
O idiota roçou o joelho na pintura do círculo e quebrou a proteção.
HUMANOS, MAIS IMBECIS IMPOSSÍVEL!

Oxi...
KITAROU TROUXE UMAS BOLAS DE FOGO PRA AJUDAR?! Hein?

Só falta a gente descobrir que o cara matou a Mizuha para "tirar a foto perfeita".
OS TEMAS PESADOS DESSE ANIME ME DEIXAM INCRÉDULA.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Tudo bem que foi um acidente, mas... Deixar com que ela se afogue, para mim, é homicídio DOLOSO, quando há intenção de matar. Afinal, ele é um homem adulto e sabe que uma pessoa que está se afogando PODE MORRER se não receber socorro.

HOMICÍDIO DOLOSO.

Ih, já eram os fogos fátuos...

Certo, acabou o episódio e mesmo assistindo essa merda de dia, deu altos cagaços! ESTOU REVOLTADA! KITAROU, VOCÊ NÃO PODE SUBMETER SUA MÃE A ESSE TIPO DE COISA! O MEU PSICOLÓGICO É FRÁGIL!
 
Espera que tem a prévia... QUE HISTÓRIA É ESSA DO BACKBEARD (ZOIÃO) VOLTAR? NÃO, NÃO! PODE PARAR COM ESSA PATIFARIA! ARCO NOVO, INIMIGO NOVO! VAI VOLTAR NADA, NÃO! PAROU A PALHAÇADA!

Agora seguimos para o Telecurso do Absurdo - Sentir medo de algo em PLENA LUZ DO DIA COM O SOL BRILHANDO NO MEIO DA CARA, é um absurdo!

E a gente começa obviamente PELAS PESQUISAS!

O elenco de dublagem será retirado do Anime-Planet, pois o My Anime List ainda está em manutenção. Contexto: um hacker invadiu o site e deve ser muito fã de Serial Experiment Lain (Triangle Staff), pois trocou os nomes dos animes por "Let's All Love Lain".

Kyohei Kuno, o fotógrafo babaca e assassino, é dublado por Hirofumi Nojima.
Seus papéis de destaque são: Koutarou Ishigaki de Yowamushi Pedal, Nicholas de Birdie Wing: Golf Girls' Story (Bandai Namco Pictures), Shun Izuki de Kuroko no Basket (Production I.G), Sabhmad Saluja de Magi: The Labyrinth of Magic, Ichijou Takayanagi de RDG: Red Data Girl, Shuuya Gouenji de Inazuma Eleven (OLM), Yuusaku Kitamura de Toradora! (J.C.Staff).

Mizuha, a órfã de destino trágico, é dublada por Haruka Terui.
Seus papéis de destaque são: Anna Hanyu de Buddy Daddies (estou em choque), Shunrei de Knights of Zodiac: Saint Seiya (Toei Animation), Yuuna Yuuki de Yuuki Yuuna is a Hero (Studio Gokumi), Shihoru de Grimgar of Fantasy and Ash (A-1 Pictures).

O Moryo, propriamente dito, é dublado por Kousei Hirota.
Seus papéis de destaque são: Gagoze de Nurarihyon no Mago, Genzou Gouda de Hakata Tonkotsu Ramens, General Merkulov de Violet Evergarden (Kyoto Animation).

Maluco... NÃO FIZERAM ISSO.
VOCÊS NÃO VÃO ACREDITAR...

O youkai Moryo também é conhecido como... "MIZUHA".
O roteirista desse arco está de sacanagem com a nossa cara.

Mouryou (em inglês) é um termo genérico para diversos espíritos da natureza que vivem em locais afastados (regiões selvagens). Dizem que se parece com uma criança de uns três anos com pele vermelha ou preta, orelhas grandes, olhos vermelhos e um longo e lindo cabelo.

Essas criaturas costumam comer corpos humanos, até mesmo criando comoção em funerais e roubando corpos antes e durante a cerimônia, e até mesmo depois que são enterrados.

Para evitar que isso aconteça, carvalhos podem ser plantados nos cemitérios e figuras de tigres podem ser colocadas como adornos pelo caminho, já que dizem que os moryo têm medo de carvalhos e tigres.

Em registros antigos da China, os moryo eram tidos como espíritos menores da natureza ou demônios. Já no Japão, dizem que são deuses da água e cooperam com chimi, um deus menor das montanhas.
 
A história relacionada ao youkai Moryo está no 3º volume da versão de 2007 da Kodansha.
Rapaz, quando o Kitarou fica com esse ar soturno, aguarda que vem treta!
Muito bem, agora falemos como esse episódio foi tão caótico e pesado quanto o anterior.

Acho que o pior do mundo, mesmo tendo todo o lance sobrenatural, é o ser humano. PENSA NUMA CRIATURA QUE NÃO SE CANSA DE FAZER MERDA?

Toda a situação foi movida pelo egoísmo e ego do Kuno.
 
Em vez de procurar um terapeuta, falar com um psicólogo, fazer uma terapia ocupacional ou viajar, o cara simplesmente estava desacreditado da vida a ponto de "procurar um lugar para morrer" até que foi no vilarejo e encontrou a Mizuha.

Antes de prosseguirmos, leitor, é importante entender que se você não está satisfeito com a vida, sente uma tristeza profunda com ou sem motivo, procure ajuda.
 
Lembrando sempre, leitor, que se você estiver pensando em suicídio, automutilação ou precisar conversar com alguém sobre sentimentos negativos que não saem da sua cabeça, existe um serviço aqui no Brasil chamado "Centro de Valorização da Vida", o CVV. Pode ser por chat, telefone (188), e-mail, e você tem sigilo total.

Não tenha medo de procurar ajuda e não ache que é algo bobo, você não precisa sofrer sozinhe. Busque ajuda.
 
O problema é que sem o tratamento ideal para essa situação, o Kuno acabou desenvolvendo uma obsessão e deixou de ver a Mizuha como namorada e alguém com quem ele gostaria de viver. Aliás, fica difícil saber se em algum momento ela foi vista como algo além da modelo perfeita ou de alguém que trazia o sentimento de satisfação pela arte. Não por ser ela mesma, uma pessoa querida ao Kuno, e sim como ferramenta de trabalho.

Ela foi o estopim para que ele transformasse a profissão de fotógrafo numa procura obsessiva pela "foto perfeita". E acabou alcançando quando acidentalmente derrubou a Mizuha no tal lago amaldiçoado que selava o Moryo.

Em vez de pular na água para salvá-la, oferecer a mão ou qualquer coisa do tipo, ele ficou tirando fotos dela em desespero.

A relação deles é tão tóxica que a jovem se permite morrer para ajudá-lo a alcançar seu objetivo da "foto perfeita".
Até parece que se trata de dois obcecados: a Mizuha pela paixão que tirou sua vida e o Kuno para se sentir satisfeito com sua profissão.

Se você olha por esse ângulo, o Moryo é a coisa MENOS assustadora dessa história.

O episódio trabalha bem essa parte deturpada do ser humano. Do cara que deixou a namorada morrer, não tentou salvá-la ou chamar socorro, seguiu com a vida como se não fosse nada e continuou procurando por cenários ainda mais mórbidos.

E quando eu falo da fotografia como trabalho ou profissão é uma forma de categorizar o que isso é para gente, pois para o Kuno a relação com a fotografia também não parece tão saudável.

Não é problema você se dedicar a algo que é bom ou está tentando encontrar suas habilidades, o problema é quando isso te consome a ponto de você não conseguir olhar para se mesmo e para o resto do mundo, de formar conexões.

Ele não tirava fotos de experiências próprias, de ver um cenário lindo e explicar durante uma exposição o que sentiu no momento em que fotografou e como as cores do local trouxeram determinados pensamentos e emoções. Não, o discurso dele é completamente obsessivo.
Eu só tirei print desta cena, pois me lembrou o Sugawara em Haikyuu!! 2 - #24.
Leitor, a sociedade não é o melhor exemplo do mundo, porém, é por ela que conseguimos regular alguns comportamentos, entender o que é conservador e o que pode ser considerado fora do limite. Além disso, as próprias pessoas têm suas formas de medir as coisas. Ainda assim, o comportamento do Kuno é longe de qualquer normalidade, e uma pessoa que não está bem pode infelizmente influenciar de forma ruim os outros.

Antes da pandemia, a saúde mental não era muito levada a sério por todos, até que todo mundo teve sua dose de destruição e percebeu que corpo são sem mente sã não funciona bem.

Por isso, a principal mensagem a ser passada aqui deveria ser: cuide de si primeiro e tenha responsabilidade com outras vidas.

Não é para ser encarado como uma história de amor trágica.
É trágico sim, mas a "história de amor" passou bem longe. A relação deles era de obsessão, cada um por uma coisa específica.

Bom, pelo menos o Kitarou ajudou a libertar a alma da moça e dar ao cadáver dela o descanso merecido. Sem falar que o Kuno foi preso depois de admitir o homicídio ao dono da galeria.

E depois de uma treta armada por Nurarihyon, vimos o que a história sempre reforça, que o mundo continua apesar dos inimigos.
Independente das tretas, lá está Kitarou atendendo cartas de humanos que pedem ajuda.

A prévia do próximo episódio já avisa que teremos Ômi Rato e eu poderei contar um BABADO FORTÍSSIMO que me pegou de surpresa e envolve o nosso meio humano meio youkai.

SIM, FOFOCA CONTADA PELA METADE.
Não vai matar nenhum fofoqueiro, pois não é nada tão escandaloso.
Spoiler: tem a ver com elenco de dublagem.

PRONTO. TEVE SPOILER DA FOFOCA!
QUEM QUISER QUE PROCURE PELO EM OVO!
(Se bem que duvido muito que o leitor vá fazer isso, afinal... só tem eu e a pessoa que criou a Wikia brasileira de Kitarou que assiste esse anime.)

Quando teremos nova análise de Kitarou?
Depois que eu adiantar posts de Mairimashita! Iruma-kun 2 e Kimetsu do Entretenimento.

Quando vai ser isso? Quando eu tiver tempo.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono aquela que gostaria de não precisar acordar cedo tantas vezes - 12/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/