sexta-feira, 25 de novembro de 2022

GeGeGe no Kitarou (2018) - #75 e #76

Ele não conseguiu chegar para o Dia das Bruxas, ele não apareceu no meu aniversário, ele parece que foi completamente esquecido pela própria mãe (eu), MAS ELE TEM O POVO!
 
Olha só quem voltou!

Nos episódios anteriores... a ganância humana mais uma vez pautou o rolê, com uma pedra preciosa que concede desejos. O problema é que tudo tem um preço, ainda mais quando se trata de Yamata-no-Orochi. Depois disso, Kitarou finalmente encontrou o último General da Traição, a terrível Tamamo-no-Mae, uma das mais famosas raposas de nove caudas.
 
Quer dizer que vai treinar aquele tretentinho mala, Ibukimaru?

GeGeGe no Kitarou (2018)
75º episódio
Isurugi, eu se fosse você vazava rápido. Levar uma porrada de chanchanko eletrizado não deve ser muito bom não!
Opinião: Leitor, a boa notícia é que neste post dizemos adeus ao Arco dos Generais da Traição e muito provavelmente ao Rei Isurugi. A má notícia é que sem esse personagem, ficamos também sem o talentosíssimo Hiroshi Kamiya.

Faltam 22 EPISÓDIOS para este anime terminar, ou seja, isso não vai acontecer ainda em 2022. AHAHAHAHAHAHAHAHAHA! <- É minha risada de desespero, ok?

Acho que nunca antes na história deste blog, acompanhei um anime tão longo em temporada única.
A série com mais temporadas também é sobrenatural: Natsume Yuujinchou.

Será que alguém vai ultrapassar as 6 temporadas de Natsume?
Ansiosa para conhecer os novos desafiantes de 2023!
 
Aí a Kon-kon maligna saiu do rolê... porque precisava de mais uma cauda?
Para quê? Para dominar o Inferno? Para lutar com o Kitarou? Para dominar o mundo?

Ficar com a alma do Kitarou, Isurugi?
A alma do Kitarou pertence ao Shigeru Mizuki. Ou seria ao teatro yamishibai*?
*A história de Kitarou era originalmente contada num teatro de rua, que usava papéis com desenhos.

Momento de lembrança aleatória: Hiroshi Kamiya e Miyuki Sawashiro interpretando personagens tretando, coisa que já fizeram em Noragami. Impossível de esquecer. Simplesmente maravilhoso!!!

Arrepiada com o discurso do Kitarou.
Quase todo final de arco, ele fala umas coisas tão sensatas, simples, importantes e tão óbvias, que a gente se pergunta por que as pessoas não compreendem.

Parece que atualmente existe uma parcela da população que se deixa levar por uma lavagem cerebral coletiva, esquecendo de questionar, de procurar por si mesmo e de desconfiar dos absurdos, só por parecerem saborosos demais ao ouvido.

Será que vale tanto assim "estar certo e não ser questionado" do que ouvir os outros e perceber que o mundo não é apenas a sua vida, a igreja que você frequenta e a bolha que você convive? É tão difícil assim olhar para o lado e perceber que os outros também sofrem e que deveríamos nos unir para ajudar os mais fracos?

Mais do que a vergonha de assumir que errou, as pessoas deveriam ter vergonha de serem cruéis só para defender um ponto de vista errado.

Bom, depois de mostrarem que não são apenas almas de serventia ao egoísmo do Rei Isurugi e o segurarem, outros amigos do Kitarou... ENTRARAM NO INFERNO.

Agnes, que vira e mexe sempre volta para nos assombrar, Mana Gata, Mana Humana... EITA... A IRMÃ DA AGNES VEIO JUNTO?!

AGOOOOOOOOOOOOOOORA QUEBROU O CÉREBRO COM OS NEURÔNIOS JUNTO!

Adele e Agnes ressurgindo para nos lembrar de outro arco ruim desse anime. É só sofrimento atrás de sofrimento.

Se bem que foi inteligente da parte da Mana Humana entrar em contato com as estrangeiras, afinal, se existe inferno em outras crenças, eles não precisam dar mole entrando por onde a Tamamo vai ficar de olho.
Deixa a Bishamon ficar sabendo disso, Yato, meu bem!
Uau.
Nunca pensei que o Ômi Rato IA SEGURAR AS PONTAS NO MUNDO HUMANO.
Em choque. Só que faz muito sentido ele não querer vivenciar outra guerra. Todo mundo sabe que é algo imbecil e que deve ser evitado a todo custo.

Morri com o peidinho no final. HAHAHAHAHAHAHAHA!

Ok, lutinha das boas acontecendo. O shounen de lutinha agradece.

Rei Isurugi com o poder do Ibukimaru e o Kitarou com os poderes das almas do Paredão, Bruxa de Areia e Velho Bebê Chorão. Enquanto isso, as irmãs bruxas e as Manas no inferno e o Ômi Rato na sede do governo japonês. A união fez a força.

Mano, o tabefe que a Gata deu no Kitarou...
Amiga, compreendo, mas... CARAMBA, SABE?

Legal o final, bonitinho, aí a prévia do próximo episódio...

NURARIHYON.

A GENTE NÃO TEM UM EPISÓDIO DE DESCANSO NESSE ANIME! É IMPRESSIONANTE!

É desgraça (Tamamo-no-Mae) atrás de desgraça (Nurarihyon).
Pior que eu adoro raposas e... Bom, Nurarihyon é meu pai, então... O de NuraMago, claro. Esse de Kitarou eu ainda não conheço, mas deve ser o puro suco DA DESGRAÇA!

E a gente segue para o Telecurso Fim da Kon-Kon Desgracenta - MENOS UMA RAPOSA DE NOVE CAUDAS DANDO TRABALHO NESSE MUNDO!

A Tamamo foi de base que nem o Hyakumen no Mono. Sempre bom lembrar que a gente se livrou dessas duas pestes, porque olha... VAI FAZER DESORDEM ASSIM NO JOGO DA ESPANHA CONTRA A COSTA RICA, HEIN?

Meus pêsames à Costa Rica, que passou a mesma vergonha que a gente contra a Alemanha, só que pelo menos o Brasil fez um gol, os coleguinhas nem isso.
Principalmente quando os seus valores não permitem questionamentos e mudanças.
Espero que um dia os costa-riquenhos se divirtam com a desgraça da Espanha como eu me diverti vendo a Alemanha perdendo para o Japão de 2 a 1. SIMPLESMENTE ADORÁVEL A VINGANÇA, LEITOR.
 
Sim, sou recalcada e má. Já aceitei essa vertente ruim da minha alma.
 
Bom, mas não estamos aqui para falar de Copa do Mundo, e sim do final do Arco dos Generais da Traição.
 
Sigamos com o Telecurso Adeus a Rei Isurugi - Mais um arco terrível termina!

Acho que a melhor piada desse anime é que ele entrega boas cenas de lutinha.
Não é nada comparado ao que vemos em Kimetsu no Yaiba, Jujutsu Kaisen ou Mob Psycho, e mesmo assim são boa lutas com boas animações.

Ah é, esqueci que é a Toei Animation que faz Dragon Ball. Agora tudo faz sentido.

A luta final aconteceu em três palcos diferentes: num campo aberto, no Inferno e no Mundo Humano.

Relembrando o episódio anterior, a Tamamo-no-Mae fez com que alguns países atacassem o Japão deliberadamente. Com esses governantes irredutíveis, a primeira ministra japonesa precisava tomar uma decisão.

Honrando bem o cargo em que estava, ela simplesmente deixou tudo para o último momento, sendo pressionada por todos os lados e não tomando nenhuma decisão útil.

Eis que surge então o Ômi Rato, especialista em trambicagem e chantagem. Ele conseguiu um áudio da primeira ministra desdenhando da população e prometeu colocar na internet se ela aceitasse a provocação de guerra.

Enquanto Kitarou lutava, alguém precisava segurar as pontas entre os humanos para que a prometida guerra não acontecesse. Ao que tudo indica, a saída das cópias da Tamamo também adiou as ordens dos outros países, ou seja, a importância do Ômi Rato fica ainda maior diante dessa situação.
Isso que eu chamo de inimigo de penúltimo arco, hein? Uma Kon-kon gigante.
No Inferno, as Manas e as bruxas conseguiram entrar sem serem detectadas por usarem "outra porta". O "Yomotsu Hirasaka" citado pela Mana Gata foi comentado no post Kitarou #51 e #52. É uma das entradas japonesas para o Inferno e por consequência vigiada pelos onis comandados pela youkai.

Com certeza um dos acertos da trama foi manter personagens importantes anteriores à mão para outros episódios. Sem Agnes e Adele, a entrada pelo Inferno ocidental não seria possível.

Elas foram responsáveis por fechar o fluxo de energia que estava mantendo a força e cura da Tamamo na Terra. A Mana Gata ia cuidando dos onis para não atrapalhar as duas e nossa adorável Mana Humana se provou bastante útil com o selo que ganhou de Ibukimaru.
 
Já na Terra, depois do primeiro embate com a Kon-kon, sobraram Kitarou e Rei Isurugi tretando. Além das porradas e da situação limite do corpo do Kidoushu, que não aguentava tantas almas youkais, o Kitarou foi lá botar um pouco de juízo na cabeça do coleguinha.

A mensagem é muito importante, fala sobre o preconceito de considerar os youkais um mal absoluto enquanto os humanos seriam o lado bom.

Depois de levar porrada do Kitarou que argumentava que em qualquer lado existiam os bons e os ruins, e que voltou a almejar um sonho, Isurugi passou via feitiço as almas dos youkais que tinha absorvido. E assim o protagonista pôde enfrentar a Tamamo com suas nove caudas reunidas.
 
Provavelmente o sonho do Kitarou é a coexistência entre youkais e humanos, e um pouco de paz para ele poder relaxar na Floresta GeGeGe sem tanta treta rolando.

Bastou isso e uma boa troca de socos para o Isurugi pensar: "É, acho que me equivoquei em generalizar todo mundo, né?"
Tudo o que essa criança precisa é de amor, carinho e amigos.
No fim, para derrotar a Kon-kon desgraçada foi preciso a união entre o Kitarou com as forças dos amigos e... o Isurugi com a força do IBUKIMARU!!!!

Ibukimaru fez mais por essa turminha do que... O Grande Rei Enma que virou lanchinho da Kon-kon. A parte engraçada é que o chefão ficou tão satisfeito que resolveram a treta, que até deixou parte da alma do Ibukimaru seguir com o Isurugi para treiná-lo.

REALMENTE UM ÍCONE YOUKAI.
E tudo bem metade da alma dele sair, afinal, as NOVE CAUDAS da Tamamo pesam o bastante para não sentir diferença no Inferno.

Mas será que isso quer dizer que... teremos mais Rei Isurugi, ou melhor, Rei Kamiya até o episódio final? Certamente se rolar uma guerra youkai, ele vem para acudir... ou destruir todo mundo, né?
 
Também fica a lição para o Kitarou, de acreditar mais nos amigos.
A Mana Gata ficou muito chateada de ter sido poupada de todo o problema, pois poderiam ter perdido o Kitarou nessa luta, se não fosse a mobilização dos amigos.
Então é compreensível o tapa. É como quem diz: "Poxa, eu estou aqui para te ajudar. Conte comigo e não carregue o mundo sozinho nas costas".
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
76º episódio
Quem nunca foi trouxa como o Kitarou e depois de deparou com uma enxurrada de problemas, né? Parece eu cobrando os colegas um dia antes da data certa.
Opinião: AH, PERA. Como é que foi aí, sinopse? ALGUÉM LIBERTOU OS GENERAIS DA TRAIÇÃO? Não foi só pela mudança de Era?
 
AMEI os trabalhadores reclamando que vão fazer mais um campo de golfe, como se a economia estivesse ótima para gastar dinheiro com esse tipo de luxo!
AO PROLETARIADO, TUDO!!! Ao patrão... Que ele respeite as leis.
 
Três minutos e dezessete segundos e o Kitarou pensando em dia de paz...
FALOU CEDO DEMAIS, FILHO! CEEEEEEEEEEEEDO DEMAAAAAAAAAAAAAIS!

Certo.
Parece que não foi só a barreira que mantinha os generais presos que enfraqueceu. O selo foi mesmo retirado por alguém. A única pista que o Grande Rei Enma passou para o Kitarou foi que viram um youkai de rosto vermelho saindo de lá. Bom, apesar de ser uma descrição ok, há vários youkais com essa característica.

Pula a sequência quase episódio de estreia de Lycoris Recoil e a gente volta para a construção de campo de golfe.

Parece que é algo realmente muito fora de moda, porque TODO MUNDO ESTÁ ESTRANHANDO. Os youkais, os trabalhadores, o político...

Cacilda, mano, o Tsuchi-Korobi que deu uma reflorestada no lugar, daí vieram os humanos destruir seu lar.

Sabe o que isso está me cheirando? TRAMOIA. Alguém criou um problema para envolver humanos e youkais, chamando a atenção do Kitarou e provavelmente pensando em fazê-lo perder moral com um dos lados ou com os dois ao mesmo tempo.

Uau.
Eis que acertei.
Não que fosse uma coisa muito difícil de prever, mas né... Tenho dado tanta bola fora ultimamente que até pareço o Neymar na Seleção Brasileira. A diferença é que não ganho tanto dinheiro assim, não sou tão odiada e raramente caio.
Claro, tirando as vezes que me jogo no chão por causa dos surtos com animes.
Talvez esteja na hora de mudar de primeira ministra, hein?
Bom, leitor, o episódio acabou, eu o assisti durante o jogo entre Brasil e Sérvia, que teve dois gols do maravilhoso Richarlison e agora a gente vai de Telecurso do Pombo - Paz para o Brasil na Copa, guerra para o Kitarou no novo arco!

Começando pelas pesquisas, pois é a parte mais chata. HYAHYAHYAHYA!

Quando o Grande Rei Enma descreveu o youkai visto na parte mais profunda do submundo, ele apenas disse que tinha cara vermelha, visto que foi a única informação que tiveram das testemunhas oculares.

Como o Pai Olho é uma Enciclopédia ambulante, ele chutou alguns nomes com essas características, mas achou difícil que os youkais fossem do tipo que iriam se aventurar nessa empreitada.

Entre eles:

Shojo (em inglês) é uma criatura que lembra uma mistura de macaco com ser humano, tendo pelo vermelho e tendo uma forte preferência por bebida alcoólica. Dizem que, apesar da aparência, são muito sábios e costumam ter uma relação amigável com os humanos.

Kyousai Kawanabe, famoso artista e pintor de youkais, referia a si mesmo como "shojo" na brincadeira, pois esse termo era uma gíria para gente que gostava de "encher o caneco".

Inclusive, Kawanabe é responsável por uma pintura (em japonês) do Nikao-no-So, outro youkai citado no episódio.

As informações sobre ele são da Wikia de Kitarou (em inglês), dizendo ser uma variação do youkai "Okka".

Okka (em inglês) é um pequeno youkai vermelho de formato bulboso que aparece em diversas pinturas antigas e que é chamado por diversos nomes.
Ele está mais para aquela categoria de "o artista botou para encher linguiça ou por achar alguma coisa e os outros colegas foram fazendo o mesmo".

O Aka-Gashira também aparece na Wikia de Kitarou (em inglês), só que a descrição fala sobre cabelos vermelhos, não "rosto".
No "A-Yokai-A-Day", blog pessoal de Matthew Meyer, criador do site yokai.com, a descrição é ainda mais detalhada sobre a cabeleira do Aka-Gashira (em inglês).

Tsuchi-Korobi também é outro youkai que só encontrei na Wikia de Kitarou (em inglês). Essa criatura é peluda, muito grande e num formado arredondando, tendo um único olho e dois bigodes. Assume-se que possa ter relação com os youkais Nozuchi e Tsuchinoko.
"Não me venha com empatia barata! Você não sabe nada sobre mim!"
Shu-no-bon (em inglês) é um youkai de rosto vermelho com feições de demônio e que usa roupas de monge. São cabeçudos, podem crescer até 1,80m e são mestres em terror psicológico. Gostam de assustar humanos em beiras de estrada.

Normalmente trabalha sozinho, mas também costuma servir youkais poderosos, entre eles, Nurarihyon.

Segundo Matthew Meyers, originalmente o nome era "Shunoban", contudo, Shigeru Mizuki ao retratá-lo em suas obras usou o nome "Shunobon" e assim acabou ficando (por conta da popularidade dos trabalhos do Mizuki-sensei).

E falando no Supremo Comandante dos Youkais...

Nurarihyon (em inglês) é um senhor distinto de cabeça levemente alongada, baixinho e que frequenta lugares luxuosos.
 
Ele é bastante conhecido por entrar nesses ambientes, consumir tudo do bom e do melhor e ainda ser tratado como alguém "da casa". Quando as pessoas notam algo estranho, ele já está bem longe.
 
Junto com os youkais Nozuchi e Otoroshi, lidera o Desfile de Cem Demônios, o Hyakki Yakou, em noites escuras.

Pois é, leitor, não bastasse o Kitarou se livrar de uma famosona como a Tamamo, já veio OUTRO FAMOSÃO encher o saco. Meu filho falou em paz cedo demais no episódio.

Gosto que em GeGeGe no Kitarou não tem isso de episódio de transição para dar uma relaxada do arco que acabou de terminar... JÁ METEM O OUTRO ARCO NO MEIO E DESCANSA QUANDO DER.

Toei puramente com sangue no zóio.

Bom, leitor, neste episódio ficamos sabendo que alguém deu um jeito de se aproveitar do enfraquecimento da barreira que segurava os Generais da Traição e tirou o selo para facilitar a fuga dos Quatro Tretentos.

E assim como adiantei na pesquisa, descobrimos que esse ato foi coisa do Shu-no-bon a mando de Nurarihyon.

Aliás, deu para tirar MUITA COISA desse início de novo arco.
Nurarihyon não tem nenhum interesse pela coexistência entre humanos e youkais. Tanto é que ele cria um problema, causando um embate entre ambos os grupos e resolve para se sair de bonzinho.
É sempre assim. A pessoa vai lá, coloca o país numa economia um pouco mais estável, numa situação decente diante do mundo, altíssima taxa de vacinação, daí vem um animal com síndrome de reizinho e estraga tudo em só quatro anos... Opa, pera...
Ele investiu para que a obra do campo de golfe acontecesse onde morava o Tsuchi-Korobi, que não é do tipo de youkai que dá simplesmente para conversar quando está puto (e dentro da razão).

Nós já vimos outras vezes o Kitarou resolver esse tipo de situação.
Mas como pedir calma quando de um lado você tem pessoas que precisam de emprego, pois o sistema de economia e governo exige que trabalhem para pagar as contas ao mesmo tempo que não cria tantos empregos. E do outro lado, temos uma criatura que reflorestou o local com castanheiras para tornar seu lar mais aconchegante.

Ambos têm seus motivos para defender o que estavam fazendo, ou seja, um conflito de interesses foi criado para esse fim. No caso, Nurarihyon que quis construir o campo de golfe naquele local e até subornou políticos para isso.

O político que não aceitou, morreu com uma bomba no carro.
Aliás, falei de Lycoris Recoil, mas se a gente for pensar em político e acidente de carro, temos a estreia de SPY x FAMILY também.

Para se mostrar mais útil e importante que o Kitarou, Nurarihyon, criador dessa desgraçaiada toda, chegou no Tsuchi-Korobi e disse que poderia resolver o caso.
E resolveu com um telefonema.

Quando o Kitarou estava prestes a lidar com uma revolta de humanos que precisam de empregos e só conseguiram aquele, o chefe do supervisor liga e os trabalhos são suspensos.
É o famoso "briga de cachorro grande". Agora que a coisa fica feia!
Olha, meu senhor, tem um Nurarihyon que DISCORDA TOTALMENTE.
O Kitarou sabe que nem sempre vai dar para convencer os dois lados só na base da conversa. Ele não levanta a mão para os humanos mesmo quando estão merecendo e os youkais com quem ele batalha é para dar aquele "chacoalhão" ou exterminar por serem malignos.
 
E ele está infelizmente acostumado a lidar com o ódio de ambos os lados.
 
O problema é que agora seu adversário é o poderoso Nurarihyon e entrar numa briga com ele certamente vai ser bem mais difícil do que enfrentar os inimigos dos arcos anteriores.

E agora, leitor?
Bom, e agora a gente vai ter o arco do "Embaixador da Boa Vontade Entre Humanos e Youkais" versus o "Supremo Comandante dos Youkais"!

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH, QUASE IA ME ESQUECENDO!
O elenco de dublagem, minha gente!
 
Tsuchi-Korobi é dublado por Yasuhiro Mamiya.
Seus papéis de destaque são: Joi Irinaka de Boku no Hero Academia 4, Gigantomachia de Boku no Hero Academia 5, Veron de Parallel World Pharmacy, Spectra Phantom de Bakugan Battle Brawlers: New Vestroia (TMS Entertainment), Magma de Dr. Stone (TMS Entertainment), Kuma-san Bears Yakuza Boss de Gokushufudou (J.C.Staff), Dolph Wakaba de Monster Strike (Studio Hibari).

Nurarihyon é dublado por Akio Ootsuka.
Seus papéis de destaque são: Kuroo Hazama de Black Jack (Tezuka Productions), Jirou Souzousuke Shunsui Kyouraku de Bleach (Studio Pierrot), Ekubo/Covinhas de Mob Psycho 100, All for One de Boku no Hero Academia, Jukai de Dororo (Tezuka Productions, MAPPA), Batou de Ghost in the Shell (Production I.G), Toshimi Konakawa de Paprika (Madhouse), diretor da WISE de SPY x FAMILY.

Pois é, eu bem achei que a voz era meio parecida com a do Covinhas, só que por alguma razão meu cérebro estava achando que era outro dublador. Meu cérebro não anda presohoho~

Shu-no-bon é dublado por Cho.
Seus papéis de destaque são: Great Britain de Cyborg 009: The Cyborg Soldier (Japan Vistec), Hiroshi Uchiyamada de Great Teacher Onizuka (Pierrot), Brook de One Piece (Toei Animation), Sodemogi/Comedor de manga de roupa de Nurarihyon no Mago, Chobi-hige de Natsume Yuujinchou, Matal Mogamett de Magi: The Kingdom of Magic, Jaken de InuYasha (Sunrise).
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que poderia ver o gol de bicicleta do Richarlison mais umas vinte vezes - 25/11/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/