sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Gegege no Kitarou (2018) - #11 e #12

DOBRADINHA SOBRENATURAL NA SEXTA-FEIRA! YAY!

E o meu sonho atual é assistir anime NA TELEVISÃO DA SALA com preferência por coisas menos macabras, é claro.

Duvido que a família tradicional brasileira seria capaz de aguentar mais de cinco minutos de Shingeki no Kyojin.

Nos episódios anteriores... depois de enfrentar a revolta dos Kappas que só queriam comer mais pepinos por dia e estavam sendo explorados pelo patrão humano, a patota do Kitarou (sem ele) teve que enfrentar um fantasma iludido e apaixonado pela Hanako, a "japonesa do banheiro".

Por que vocês não seguem o exemplo do Poco, tanukis?


Gegege no Kitarou (2018)
11º episódio
Até porque o "líder dos youkais" é o Nurarihyon, né, queridos?
Opinião: Depois de zoar um dos animes mais hypados de 2013, vamos continuar com o desgosto por aqui.

"Desgosto, Kimono? Não é você que arrasta a CPTM inteira por youkais e blá blá blá?" - Ah, leitor, vou ser sincera aqui e já meter a polêmica, O MEU NEGÓCIO É RAPOSA, GATO, CORUJA E CORVO, exatamente nessa ordem.

Tanuki é só problema, treta e a minha família já passou por muita coisa com esses problemáticos de Shikoku.

Não são os meus episódios favoritos e mesmo na primeira vez que assisti não fiquei muito animada.

É claro que temos que dar o merecido destaque para o primeiro MONSTRÃO (kaijuu) que surgiu no anime e, que adianto, não será o único a perturbar alguma cidade e população.

Tudo começa com alguém arrancando um selo.
Aliás, a premissa de GeGeGe no Kitarou deste ano é basicamente alguém fazendo a merda de tirar o selo de algo muito poderoso e perigoso.

Já tivemos imbecis de todos os tipos: humanos, youkais e... o V de Vingança praguejador.

Leitor, tenho que relembrá-lo sobre a minha terrível memória para nomes? Pois é... E também não me recordo da criatura já ter se identificado antes (nos episódios comentados nos posts).

Eu sei que há uma breve conversa entre o Kitarou e o nosso praguejador bizarro em algum episódio, agora pedir para que eu lembre quando e onde é um pouco demais.

A treta de hoje é a Gangue de Shikoku.
Sim, se você acompanhou Nurarihyon no Mago e/ou leu os meus posts sobre o anime, sabe que essa galera sempre causou tretas.

Acontece que na série da minha família (Nurarihyon é meu pai adotivo, aceitem), quem causa esse inferno todo é um dos filhos do Tanuki Inugamigyobu: o Tamazuki.

Aqui a cota de tanuki estourou.
Quem está na liderança e tomou as decisões, né, minha senhora? Queria que fosse quem, o Papa?
Não bastassem esses tretentos, ainda veio de brinde um ovo de kaijuu que parecia uma segunda lua vermelha e que quase caiu na terra, ficando por um tempo suspensa no ar.

Ali tínhamos um "ovo de youkai", que segundo o Pai-Olho, é o ovo botado numa miragem por uma cobra de setecentos anos chamada Koryu. Depois de vários séculos debaixo da terra, ela ressurge flutuando no ar.

E é por conta da crença nessa Besta Youkai que dizem que os tanukis conseguiram conquistar Shikoku antigamente.

Só que duzentos anos atrás um poderoso monge foi lá e VRÁU!
SELOU ESSA PATOTA DOS INFERNOS PARA ELA DEIXAR DE CAUSAR DESGRAMA!

Gosto do Pai-Olho, porque além de conselheiro nas horas vagas e um pai muito amorzinho, ele é uma ENCICLOPÉDIA AMBULANTE SOBRE YOUKAIS. São poucos assuntos que ele não domina.

Aproveitando a deixa, vira e mexe alguém decide falar sobre a relação entre pais e filhos nos animes.

Ao contrário da maioria dos pais que normalmente não seguem para a "jornada de herói" com o filho, Kitarou sempre pode contar com os conselhos do Pai-Olho, que muitas vezes é o "sobrevivente" de algum ataque e pode buscar ajuda com a patota.

A relação deles é muito mais próxima que a de qualquer outro personagem que eu tenha acompanhado em mangá ou anime.

É mais comum ver pais como os da Mana: aparecem de vez em quando, mas na hora do "pega pra capar" nunca estão presentes ou sequer podem fazer alguma coisa.

Quando não, temos casos iguais aos de Naruto e Boruto: muitos desentendimentos, conflito de gerações e cada um com os seus problemas.

Sem falar que a relação entre Kitarou e Pai-Olho é de um companheirismo que raramente vemos MESMO NO NOSSO MUNDO. Um vive pelo outro e sempre estão juntos.

E depois do surgimento da segunda lua, a internet sofreu interferência e logo o sinal da TV também, com uma exclusiva transmissão dos tanukis ameaçando e exigindo que o governo japonês ceda o poder aos tanukis.

O líder deles é o Gyobu-Danuki.
Por que eu printei essa imagem, PORQUE É UM EASTEREGG, uma zoeirinha da produção! Ali temos um caminhão com referência a Toei Animation (estúdio que produz este anime) e a Fuji TV (que passa GeGeGe no Kitarou na televisão).
E o amadinho da mamãe blogueira só fica sabendo dessas loucuras a partir de uma carta que a Mana escreveu e acabou não tendo como entregar, pois foi SEQUESTRADA PELOS TANUKIS!

Quem ajudou?
Ele mesmo, o inútil da patota, a desgrama das desgramas, o cara que ficou crusheando a Mana no episódio passado: Ômi Rato.

Tive uma epifania aqui, mas já estou largando mão porque É MUITO ANOS 90 e duvido que vocês viveram essa época na mesma intensidade que eu, que era uma criança.

Alguém aí lembra de O Mundo de Beakman (Jok R. Church) que passava na TV Cultura e depois na Record? Nesse programa existia um rato humanoide chamado Lester.

Se você uniu lé com cré, pois é, EU QUERIA MUITO CHAMAR O NEZUMI OTOKO DE "LESTER", SERIA ÉPICO!

No entanto, é referência a algo muito antigo e sei lá se as pessoas se interessariam em clicar num link de referência toda santa vez.

É uma pena e uma oportunidade perdida.

Bom, como esperado do Ômi Rato, apesar de ter alertado sobre a carta que a Mana carregava, não a levou consigo ou destruiu, abrindo oportunidade PARA QUE UM GATENHO PRETO, lindo como o da nova novela das nove, surgisse para apanhar a carta e fazer a entrega.

Aliás...
É ele também quem mostra o paradeiro da Mana ao Kitarou e a Mana-Gata.

GATOS PRETOS - OS BICHOS MAIS GRACIOSOS ENTRE TODOS.

O melhor disso tudo é que os tanukis criaram túneis que os levaram de Shikoku até Tóquio. SÃO MAIS DE OITOCENTOS QUILÔMETROS, SEGUNDO O GOOGLE MAPS e eu basicamente enfiei um marcador no meio da ilha!

Um pouco mais longe que São Paulo-SP até Ipatinga-MG.
Monumento ao youkai que resolve tretas entre outros youkais e os seres humanos.
E o que é que temos aqui? UMA PRIMEIRA MINISTRA, JAPÃO?
Uma primeira ministra que tem mais cagaço que eu na hora de assistir anime sobrenatural de madrugada.

E OLHA QUE EU JÁ VI COISA BIZARRA E DEPOIS FUI DORMIR DE BOA.
Tudo bem que não passa nem Wi-Fi por lá, MAS FUI NA FÉ, QUE DEOS MATOBA NUNCA HÁ DE FALHAR!

Achei um saco a mulher toda hora se perguntando "quem assumiria a responsabilidade". MIGA, SE TU É A AUTORIDADE MÁXIMA DA BAGAÇA, ÓBVIO QUE NÃO VAI SER A PREFEITA DE TÓQUIO OU O GUARDINHA DA ESQUINA, NÉ?

Japão está ruim de representação feminina forte.

Como se a coisa já não estivesse feia o bastante, para conseguir a Mana de volta e ganhar algum tempo Kitarou precisou dizer que convenceria os youkais a se submeterem aos tanukis. E mesmo assim a menina levou uma marca de maldição. Se Kitarou não cumprisse com a palavra, Mana se tornaria uma youkai tanuki.

Já com a garota "a salvo", Kitarou tenta destruir a Pedra Angular, fonte de poder dos tanukis e da Besta Youkai, mas não contava com a astúcia do Gyobu-Danuki, que colocou uma maldição na pedra.

Qualquer youkai que a tocasse, viraria monumento.

Enquanto isso o governo libera os ataques a segunda lua, que finalmente cai na terra e choca o ovo.

Achou pouca desgraça?
O entorno do local é destruído, os tanukis tomam o poder e um governo de medo e opressão é instaurado.

Gegege no Kitarou (2018)
12º episódio
Gente, como eu amo essa Mana-Gata. DESCE O CACETE NO ÔMI RATO DEPOIS!!!
Opinião: Queria saber ONDE TEM UM DICIONÁRIO YOUKAI e COMO ASSIM NO PREFÁCIO DELE DIZ QUE O SÉCULO XXI É A ERA DOS YOUKAIS?

E por que justamente o século XXI?

Bom, esses episódios são adaptados da história "Youkaijuu no Maki/Tanuki" do segundo volume da edição de 2007 da Kodansha.

Assim como em qualquer sistema autoritário, o discurso extremista fez com que as pessoas deixassem aflorar o seu pior lado, como é o caso do amigo da Mana e o irmão mais novo dele que estavam maltratando um menino, salvo pela garota.

Os apoiadores dos tanukis usam rabos e se vangloriam de suas maldades.

Pessoas que falam mal do governo tanuki ou agem de forma a desagradá-los são presas. Inclusive, na transmissão pela TV, o youkai avisa que serão construídos CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO para esses "transgressores".

E quem critica abertamente é boicotado por serviços de emergência quando precisa de ajuda.

Os descontentes que temem pela própria vida e pela família precisam se policiar para não "pisarem em falso". Por conta disso os pais da Mana até chegam a brigar.

Atormentada com essa situação, a menina é visitada pela patota do Kitarou que pensa num modo de manter a resistência e tirar os tanukis do poder.

Com a chegada do Pai-Olho, resgatado pelo Paredão de Cimento, todos ficam sabendo que a Pedra Angular tem uma maldição contra youkais e é aí que entra a Mana, a única humana da conversa.

E para conseguir entrar no território dos inimigos, eles acabam sequestrando um tanuki, já que a passagem que a Mana-Gata e o Kitarou usaram foi fechada. O refém revela a entrada por um santuário, porém, a patota rapidamente é localizada pelo líder.

Daí a gente segue com aquele clichê da galera sendo deixada para trás a fim de segurar os inimigos e ganhar um tempo aos aliados.

O problema é que quando Mana chega na Pedra Angular, o Gyobu-Danuki ativa o feitiço e a menina se torna uma tanuki.
NÃO TEM COMO NÃO VOLTAR A SI DEPOIS DE UM NENÉM YOUKAI DESSES CHAMAR SEU NOME... mesmo que na memória e não ao vivo!
O que a ajuda é a Mana-Gata falando sobre o Kitarou e suas próprias memórias com ele. Ajudada pelo Rolo de Algodão, que conseguiu deixar de ser cueca de tanuki e esganar o líder, Mana volta a ser humana e derruba a Pedra Angular, obtendo um poder misterioso.

Juntando o tambor da Bruxa da Areia com o Kitarou finalmente livre de ser exposto num museu youkai, os tanukis são derrotados.

MAS ASSIM COMO O BOM E VELHO POWER RANGERS (Haim Saban), O INIMIGO SÓ É DERROTADO NA FASE 2!

Gyobu-Danuki com seu espírito vingativo assume o controle da Besta Youkai e daí Kitarou tem que se virar nos trinta com o Rolo de Algodão.

Eles acabaram saindo nos pés do Monte Fuji e a batalha por lá foi épica.

Com a ajuda do poder misterioso que a Mana acabou ganhando ao quebrar a Pedra Angular, a Arma de Dedo do Kitarou atravessou a criatura maligna e rompeu os céus.

SÓ QUE ASSIM COMO A AL-THAMEN, o V de Vingança dos Capirotos não se deu por vencido e reuniu toda a energia negativa que os humanos sentiam com a situação E MARCOU A MANA!

Marcou a Mana justamente na mão que estava o poder da Pedra Angular.

O kanji na mão dela era de árvore (木). Por conta disso vimos um tipo de flashback de uma possível vida passada da Mana sendo perseguida por pessoas que queriam matá-la.

EEEEEEEEEEEEEEEEEITA QUE AINDA TEREMOS MUITA TRETA PELA FRENTE!
Como diria Marcos Mion: "Já dá para sentir o cheirinho de fogo no feno!"

Um detalhe enfiou a faca no meu coração neste episódio, justamente quando o Pai-Olho disse: "Por minha culpa, meu único filho virou pedra!"

A história de origem do Kitarou, segundo o Wikia, é a seguinte: seus pais morreram enquanto ele ainda estava no ventre de sua mãe. Um humano chamado Mizuki os enterrou e posteriormente acabou adotando o protagonista, que três dias depois do enterro saiu da cova.

É por isso que na abertura vemos DUAS CENAS ICÔNICAS: a mãozinha do Kitarou saindo da terra e o olho do Pai-Olho caindo de uma figura monstruosa.

Durante os anos existiram algumas adaptações e mudanças nesse texto.
São oito quadros no total contando a origem do Kitarou, foram esses que eu traduzi aqui.
Segundo a edição que eu tenho (Kodansha, 2007), a história é explicada no prefácio do mangá. Resolvi transcrever o texto japonês para o Google Tradutor e descobrir por uma versão oficial:

Antes do nascimento do Kitarou, os pais viviam reclusos nas profundezas das montanhas, que começaram a ser habitadas por seres humanos.

O pai ficou doente e o casal decidiu ir morar na cidade.
Para ganhar dinheiro, a mãe vendia seu próprio sangue para o banco de sangue.

Só que descobriram que aquele não era sangue humano, e sim sangue de fantasma. O funcionário do banco de sangue foi investigar e descobriu que não só o pai quanto a mãe grávida que vendia sangue estavam mortos.

Apiedado, o funcionário cavou um túmulo e enterrou os dois durante uma tempestade. De repente ele escutou o choro de um bebê vindo do túmulo.

O homem olhou rapidamente para a lápide da mulher e percebeu que a parte que tinha coberto foi removida.

Nota da Kimono:
O trecho não deixa claro se:
a) o funcionário ficou apavorado e saiu correndo;
b) achou que tinha enterrado a mãe viva e não aguentou ficar ali;
c) ou se ele tentou matar o Kitarou ou a mulher (achando que ela ainda estava viva).

O globo ocular do pai saiu do cadáver e por causa dos poderes ancestrais que possuía criou pernas e braços. Dessa forma, ele tirou daquele lugar seu filho Kitarou, nascido na tempestade.

O amor dos pais pela criança fez com que um milagre acontecesse, não permitindo que ele ficasse sozinho e ressuscitando o pai como um globo ocular.

O Pai-Olho resolveu levar o filho até a casa do funcionário do banco de sangue e pediu para que o alimentassem. Acompanhou o dia-a-dia do menino até que alguns anos se passaram.

Nota da Kimono:
Ao que tudo indica, o funcionário adotou o Kitarou como filho.

Quando chegou na infância, as habilidades herdadas dos ancestrais começaram a se manifestar. Com o tempo ele começou a frequentar festas de fantasmas e youkais e a brincar com lagartas à meia-noite.

Por essa razão, o Pai-Olho e Kitarou saíram da casa do funcionário do banco de sangue e partiram numa jornada sem destino.
Youkais e humanos se juntando para acabar com quem pretende destruir o mundo deles!
NOSSA SENHORA ONODA, COMO DEU TRABALHO PARA TRANSCREVER E TRANSFORMAR A TRADUÇÃO EM ALGO COMPREENSÍVEL! Ainda mais por conta do tamanho dos furiganas... SÓ DESEJO ESSE TIPO DE COISA PARA O MEU PIOR INIMIGO, sério!

E para encerrar...
Youkais se reunindo no quarto de um humano?

Ok que em Natsume Yuujinchou normalmente a reunião virava uma festa e o pobre Natsume, que precisava ir à escola no outro dia, não conseguia dormir direito. MAS QUE ME LEMBROU ESSA ZOEIRA... AH, ME LEMBROU!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Gegege no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que só gosta de um tanuki que é fofo demais para ser ignorado - 14/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/