No episódio anterior... o Ômi Rato deu uma mijada gostosa num selo que prendia o terrível Myage-Nyuudou e sobrou para Kitarou e sua patotinha do barulho resolver a encrenca! Santa Mana que deu aquela ajudinha no final!
Você resolve todo tipo de treta, Kitarou?
Gegege no Kitarou (2018)
3º episódio
Esse é Kitarou, o famoso "EMPATA AMIZADES" entre youkais e humanos... |
Gegege no Kitarou é praticamente um patrimônio que eu vou guardar com todo o amor e carinho que tenho nesse meu coração de pedra-pomes.
Antes de partirmos para as análises e curiosidades desses episódios, preciso adiantar a notícia para quem resolveu acompanhar o anime e está se perguntando "CADÊ OS NOVOS EPISÓDIOS, CRUNCHYROLL?".
Kitarou deu uma paradinha e volta dia 07 de Outubro com um novo arco, segundo a Anime News Network (informações em inglês). Teremos aí o Arco dos "Youkais Ocidentais".
O mangá conta com esses personagens, então estou bem ansiosa para ver as novidades.
Falando nisso, o MAL ainda não atualizou, mas a partir de algum episódio que não vou lembrar qual (provavelmente na passagem do primeiro cour), temos um novo encerramento: "Get a Note" (Geta no Oto) de Rekishi (Takafumi Ikeda).
Ainda segundo a ANN, teremos MAIS DE CINQUENTA EPISÓDIOS.
Leitor, lembra quando Yowamushi Pedal se tornou o anime MAIS LONGO (38 episódios) que analisei? Pois bem, Kitarou vai ultrapassar essa marca.
Era algo meio óbvio, visto que a versão de 2007 contou com CEM EPISÓDIOS. Ótimo, assim curto este anime maravilhoso por mais tempo!
E QUANTO MAIS ANIME DE YOUKAI AQUI, MELHOR PARA TODO MUNDO!
Sim, "para todo mundo" quer dizer que a blogueira estará mais feliz mesmo analisando outros animes.
Dito isto, vamos falar mais sobre esta obra que eu amo de paixão e contar mais algumas curiosidades!!!
Leitor, se um dia você gostou de mim, vou te dar mais um motivo para desgostar: sou uma pessoa insuportável quando se trata de algo que amo quase que cegamente, e esse é o caso de Gegege no Kitarou.
Sério, se você gosta de folclore e mitologia japonesa, este é um dos animes que você deveria assistir, uma vez que além das criaturas místicas, você ainda pode se deparar com muita cultura e até mesmo episódios mais sérios.
Sem dar muitos spoilers, pelo menos dois episódios tem um tom mais intenso e intrigante: o trem fantasma e o da guerra/flor youkai.
Lembrando que Kitarou é passado na TV na parte da manhã e é considerado um verdadeiro "desenho para crianças". Mesmo assim não deixa de passar mensagens importantes que podem ser contextualizadas para a nossa realidade.
É também importante entender que o Japão é um país rico em lendas e que normalmente trata o seu misticismo com respeito e cuidado, então para assistir o anime é preciso ter uma mente aberta na parte de religiosidade e espiritualidade.
Quando alguém diz que tem um mau pressentimento, já sei que lá vem treta... |
Não queiram saber quantos minutos passei olhando os volumes de Kitarou e anotando capítulos de outros episódios que eu já assisti.
Aliás, quem quiser saber um pouco mais sobre o que vi durante o hiato, a introdução de Mahou Shoujo Ore #02 e #03 está aí para ser lida!
O primeiro episódio, do Nobiagari, foi adaptado de um capítulo do primeiro volume chamado "Kyuuketsuki".
O segundo episódio, do Myage-Nyuudou, foi adaptado de um capítulo do segundo volume chamado "Hakaba no Kitarou - Miyage-Nyuudou no Maki".
O terceiro episódio, do Castelo Youkai, foi adaptado de um capítulo do primeiro volume, chamado "Youkaijuu".
Sobre o youkai Tantanbou, no quarto volume, nas páginas coloridas do começo, tem um youkai igualzinho a ele, chamado "Yaniyanibou". E pelo resumo que está perto do personagem, é o mesmo.
Muito bem, hora de comentar o que aconteceu aqui.
Como de praxe, temos aí a conversa de que humanos e youkais não devem ser amigos, já que seus mundos são diferentes e todo aquele blá blá blá que a gente está cansado de ver nesse gênero.
O interessante aqui é a mensagem do Pai-Olho (Medama-Oyaji) e o discurso do Kitarou durante a luta com o Tantanbou: todos podem coexistir se tiverem respeito um pelo outro.
Diferenças existem, mas elas não podem impedir a convivência entre os seres humanos e as criaturas sobrenaturais.
E no final, o nosso rei da Limbosfera percebe que não dá para simplesmente ignorar a Mana, já que a menina salvou a vida dele em outra oportunidade e está virando praticamente a embaixadora de comunicação entre humanos e youkais.
Também quer o quê?
A garota tem o contato da Mana-Gata, né? Bem mais fácil do que mandar cartinha para a caixa de Correio Youkai.
Eu sei que vai ficar estranho falar da Mana e chamar a Neko Musume de "Mana-Gata", mas... "Guria-Gato" não é tão divertido. E "Gata" por si só, muito menos!
LIDEM COM AS MINHAS ESCOLHAS DE NOME!
ATÉ HOJE O MIDORIYA É CHAMADO DE "BRÓCOLE" E NUNCA MANDOU UM E-MAIL RECLAMANDO!
Neste episódio descobrimos qual era a do pentagrama no estádio!
Aquele V de Vingança sobrenatural (não tem nome melhor, ok?) que atirou uma flecha no Kitarou e está perambulando pelos arredores, é o causador dessas tretas!
E mais uma vez, provando que até mesmo os japoneses estão fazendo merda, ignoraram UM SELO NUMA PEDRA que liberou o Tantanbou, a Futakuchi Onna e o Kamaitachi, presos junto com o seu castelo.
Os treze pilares que sustentam o Castelo Youkai são feitos com crianças sequestradas pelo Tantanbou, perto de obras que usam pedaços da pedra selada.
Pilar com gente? Isso não é novidade no Japão. Esse tipo de coisa é conhecido como "hitobashira", comentado pela Camila Pipoka em um de seus vídeos sobre lendas urbanas japonesas.
Macabro mesmo é eu ter essas referências exatamente por ter assistido ou lido coisas relacionadas tempos antes de me deparar com Kitarou.
É por isso que eu não sou uma blogueira TOTALMENTE INÚTIL. ahahaha
Pode votar no Partido dos Youkais Unidos e eleger o Kitarou como presidente este ano? |
Apesar de ser considerado "desenho para criança", ter algumas repetições narrativas e não ter um apelo com o público em geral, Gegege no Kitarou merecia um voto de confiança daqueles que:
-Curtem cultura japonesa um pouco mais profundamente;
-Gostam de mitologia/lendas/folclore japonês;
-Se interessam por clássicos, afinal, Kitarou é um grande clássico na Terra do Sol Nascente (o autor era amigo do Tezuka).
Mesmo quem acabou caindo de gaiato, o entretenimento aqui ainda vem com uma história de brinde e personagens adoráveis.
"Adoráveis", porque nesse começo eles ficam devendo um pouco de carisma.
Ainda mais do nosso querido personagem principal que só quer resolver logo os problemas para voltar a ficar de bubuia.
Particularmente acho TODOS muito carismáticos, mas olhando com menos emoção o anime dá para sentir a falta de entusiasmo no Kitarou. Desses três primeiros episódios, provavelmente o Nezumi Otoko seja o membro com mais carisma.
Confesso que não sou a maior fã do Ômi Rato, só que negar esse "brilho" a mais é esfregar muito o gosto pessoal e esquecer de dar uma olhada no conjunto da obra.
E para quem está esperando uma adaptação fiel do mangá para o anime, melhor tirar o cavalinho da chuva. Gegege no Kitarou é atemporal e precisa passar por adaptações para acompanhar a nova realidade em que vivemos.
Por isso temos a Mana, o contexto atual das quase duas décadas do século XXI e inserções de folclore que fluam bem na história que está sendo contada.
O anime traz uma mensagem forte de resgate a algumas tradições, que estão aos poucos se perdendo com a tecnologia e o novo modo de vida das pessoas.
O que dizer do uso do celular como uma distração que faz com que prestemos menos atenção no outro?
Não estou querendo demonizar o computador e o celular, longe disso, mas em algumas situações dá para concordar que eles acabam nos afastando do que realmente é importante. Como o caso do início do episódio, em que dois garotos comentam sobre as obras e um deles está vidrado no aparelho, não percebendo quando o amigo é sequestrado.
Isso que eu nem falei do episódio de estreia em que as pessoas, mesmo assustadas, tiram fotos e fazem vídeos de seus semelhantes virando árvores? Macabro, não?
Talvez até a página dois, já que costumamos gravar brigas de rua, tirar selfies com gente morta e fazer muitas outras coisas, só para ganhar as tais visualizações, que na maioria das vezes nem rendem dinheiro, apenas um afago no ego.
Gegege no Kitarou (2018)
4º episódio
E sobra para a Mana segurar a sua bola de futebol, né, entusiasta de youkais? |
Tem até as "Sete Dicas da Felicidade" de um mangaká que viveu bem a sua vida ATÉ OS 93 ANOS!
Um homem que lutou numa guerra em que seu pelotão foi COMPLETAMENTE DIZIMADO e seus superiores ordenaram que ele "se matasse", que nasceu canhoto e perdeu o braço numa explosão, aprendendo a desenhar COM A MÃO DIREITA, um pacifista que viu de perto o quanto a guerra é um instrumento apenas de desgraça e escreveu sobre sua experiência.
Pouca bosta, leitor, sou eu que só atormento a internet com os meus posts.
Além da obra, o autor vale muito à pena ser conhecido e reconhecido.
Gente, alguém chama o Samu para o Yuta, porque ele não está conseguindo lidar! |
Até porque a única coisa que a gente deve esfregar na cara dos outros é o asfalto (caso você odeie) ou cremes de beleza (caso você ame).
Como resistir a uma carinha fofa de choro, né?
A Mana não consegue e o Kitarou muito menos.
Yuta é aquele pimpolho adorável que no primeiro episódio já estava espalhando para os quatro ventos que o negócio é chamar youkai para resolver parada de youkai. Tudo isso por conta dos ensinamentos de sua avó.
Como não lembrar de Nonnonba com tanta citação do garoto sobre a avó e as histórias de youkais?
Sorte sua, Kitarou, que não sou eu no lugar do guri, porque eu te apertaria demais! |
Bem verdade que tem uns errinhos de ortografia que poderiam ter sido evitados, né, Devir? Só comentando...
Preciso dizer que o pirralho é o meu espírito animal?
GENTE, ELE CONHECENDO O KITAROU, FICANDO FASCINADO COM TUDO NA FLORESTA GEGEGE E COMENTANDO SOBRE A PATOTA COM AQUELE ENTUSIASMO?
Gente, esse menino sou eu.
ATÉ ÓCULOS EU USO! -q
É claro que, sendo mais louca e mais velha, eu provavelmente ainda teria batido no chão aos prantos, não acreditando que estava diante da FAMOSA PATOTA DA VERDADEIRA AVAIANA DE PAU JAPONESA!
Que foi? Vai falar que nunca relacionou a geta, sandália de madeira, com a FAMOSA AVAIANA DE PAU? POR QUE VOCÊS ACHAM QUE O KITAROU É REI DA LIMBOSFERA? ACORDA, LEITOR! EM QUE LIMBOSFERA VOCÊ ESTÁ PISANDO?
E você aí crendo seriamente que eu surtava com Pedal Glory Line...
Primeiro os youkais, depois os animes de esportes.
Olha, se não se ligar com a Floresta Gegege talvez você encontre o Totoro dormindo no fundo. |
Se foi de propósito ou não, o anime acabou fazendo com que mais uma criança atravessasse uma passagem para um lugar mágico.
Enquanto a pequena e travessa Mei entrava na floresta de Totoro, deixando a irmã Satsuki para trás, Yuta se deixou levar pela empolgação e acabou na frente da casa do Kitarou.
E como bem disse o Pai-Olho, as crianças são mais suscetíveis a esse tipo de encontro, uma vez que "suas almas ainda não são estáveis" e "estão entre o mundo humano e o mundo youkai". Por isso que a Satsuki não conseguiu ir atrás da Mei em Totoro e a Mana não encontrou o caminho pelo qual Yuta passou.
E sendo criança, ele ainda não compreende a gravidade de seus atos, principalmente quando acaba pegando uma frutinha dos galhos do Velho da Montanha (Yama-jijii) e causando aquele alvoroço na Floresta Gegege.
Felizmente tudo termina bem quando o garoto a devolve e leva uma bronca da criatura sobrenatural. Desta vez foi perdoado, principalmente por ser criança, mas ficou com a lição de que existem regras que devem ser seguidas à risca.
Por exemplo, a Limbosfera Otaku, ela é um lugar que não se recomenda acessar, mas as pessoas adoram quebrar umas regrinhas e ler um conteúdo proibido (para maiores de 5 anos), né? |
Esse anime foi assistido na Crunchyroll.
Nos vemos no próximo post de Gegege no Kitarou (2018)!
Por Kimono Vermelho aquela entusiasta de youkais - 12/09/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).
TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.
P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.
Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/