quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018: Novas Primeiras Desimpressões de Youjo Senki

Chegou o CarnaKimono, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Se você não curte bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 09/02 a 14/02, uma programação especial no feriado!
#SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:

-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.

Ficha técnica
Título:
Youjo Senki
Diretor: Yutaka Uemura
Estúdio: NUT
Temporada: Janeiro 2017

Total de episódios: 12
Onde assistir?: Crunchyroll

Youjo Senki
1º episódio
A arte é bem peculiar, principalmente desses cílios volumosos, o que faz Tanya ter cara de boneca... Apesar da personalidade de demônio.

Opinião: Apesar de não seguir exatamente o esquema, este é o ÚLTIMO POST que estou fazendo para esse Carnaval, ou seja, eu estou só o pó da rabiola no momento.

Tirando a minha constante reclamação de cansaço nos últimos posts, Youjo Senki é mais um caso de anime que foi reaproveitado no Carnaval, como dito nas primeiras desimpressões da temporada em que estreou.

A história segue as desventuras da segunda tenente Tanya durante a guerra entre o Império e um conjunto de países que querem tretar com eles.

A dica que fica é: todo Império é do mal.
É só assistir Shoukoku no Altair que você irá concordar.
Ministro Louis que o diga!

Se bem que em Magi...
Ah, deixa para lá!

A verdade é que muita gente não gostou da ambientação de Youjo Senki por dar a entender que veríamos a guerra pelo lado de um país que lembra a Alemanha nazista.

É como se estivéssemos vendo uma exaltação ao nazismo, glamorizando uma época que não trouxe nada de bom para o mundo.

O argumento fica mais forte quando vemos um mapa que lembra bastante o da Europa e que mostra o Império na região central, bem onde ficaria a Alemanha.

Além disso, pessoas mais esclarecidas em História também pegaram referências com detalhes em bandeira, roupas e outras informações tanto visuais quanto comentadas durante os episódios.

Legal para elas, pois esse não é o meu caso.
O máximo que consegui absorver e em parte concordar foi o mapa e a bolsa de fundo vermelho com uma cruza preta, de resto entendedores que entendam.

A minha opinião sobre isso?
Acredito que muita gente, principalmente grupos que foram perseguidos, torturados e mortos durante o nazismo, não vão gostar COM MUITA RAZÃO dessas referências e tem todo o direito de querer abolir esse anime da face da Terra.

O meu problema pessoal com o anime é que ele quer se mostrar épico e não passa de pretensão barata. Foram três episódios bem cansativos de assistir.

Além de ofender as vítimas do nazismo, se for possível usar essa frase num contexto decente, ela ainda pode deixar cristãos bem aborrecidos.

Tudo isso, pois Tanya, a nossa protagonista de voz peculiar, reza a Deus antes de usar os seus poderes de feiticeira para derrotar os inimigos.

Não, ela não é um religiosa fervorosa, como veremos no próximo episódio.
E muito menos uma pessoa de bom coração, afinal, o título em inglês é "The Saga of Tanya the Evil".

Numa tradução livre, temos: "A Saga de Tanya, o Mal".

E dá para perceber bem como essa loli não é flor que se cheire.

Dois subordinados decidiram agir por conta, ignorando totalmente as ordens dela, e quando foram chamados atenção, teimaram mais uma vez.

A punição veio como um raio: os dois foram mandados para uma base de observação, alvo perfeito para o ataque inimigo, já que uma base não se move.
Quem vê cara não vê a falta de alma. Esse é o tipo de loli que os lolicons mereciam. >:D

Traduzindo em bom português, a tampinha de dez anos (ou algo do tipo) mandou os insubordinados para a morte.

O final do episódio, com aquele rapaz de óculos ficando em choque ao saber quem é que foi mandada para a fronteira, segurar as investidas inimigas, e a feiticeira de olhos grande descobrindo que sua superiora mandou dois colegas seus para a morte, é digna de um épico.

Pelo menos foi isso que o anime tentou passar na estreia.
Bem exagerado e praticamente fora de mão. Tudo isso para reforçar como Tanya, além de poderosa e perigosa, também é cruel, um demônio na Terra.

Depois de tantos bons animes que vi neste Carnaval, Youjo Senki se mostrou bem fraquinho.

Se desse para tirar um sarro IGUALMENTE FORA DE MÃO, eu diria que este anime só vence Makura no Danshi.

Se bem que até os "namorados de travesseiro" são mais assustadores e melhor construídos do que esse plot.

Sim, exagerei para você notar que tipo de papagaiada estamos lidando.

É preciso ser mais humilde para mostrar o quão épica uma história pode ser, porque jogar tudo no colo do espectador como se não conhecêssemos nada melhor é bem tosquinho.

Não estou dizendo que sou exemplo de otaku que viu todos os clássicos e épicos produzidos pelo Japão, mas o leitor há de convir que a pretensão de Youjo Senki chega a ser abusiva.

Se pelo menos nos outros episódios a história conseguisse balancear melhor essa vontade de ser grande e não ter o mínimo talento, talvez eu poderia mudar de opinião.

Em três episódios, por exemplo, 91 Days mostrou ao que veio, Mahoujin Guru Guru mostrou do que é feito e Tanaka-kun se consagrou.

neste Carnaval o leitor já teve muitos outros exemplos de histórias que fizeram direitinho a lição de casa e mostraram serviço.

Depois de tanta coisa boa fica difícil diminuir as expectativas.

Youjo Senki segue pelo mesmo caminho de Umaru-chan.
É difícil encontrar algum personagem carismático, mesmo com aquela feiticeira de olhos grandes que estaria vivendo melhor se o seu país não estivesse em guerra.

A Tanya carismática?
Não é carisma que ela tem, é over power.

A guerra se passa entre os anos 1923 e 1924.
A capital do Império é Berun e a capital da República é Parisee.

Por mais que no final do episódio tenha aqueles dizeres de que tudo não passa de uma ficção, Berun para Berlin e Parisee para Paris é um pulo, né?


Youjo Senki
2º episódio
Deus falando pelas pessoas paradas no tempo até que foi interessante, mas o diálogo...
Opinião: Ano de 2013 com a bela voz de Kousuke Toriumi.
Ele pode até ser um insuportavelzinho que todo mundo vai acabar gostando em Yowamushi Pedal, mas em outras obras... QUE VOZ DELICIOSA DE GALÃ!

Poucos pecados nesta vida podem ser tão bem aproveitados quanto a voz desse moço.

E olha só que coisa fantástica, Tanya Capirota era mesmo um salaryman!

E a impressão neste episódio é que sua vida passada era algum primo de Light Yagami. O típico bonachão que não consegue olhar para nada além do seu próprio umbigo.

Durante todo o episódio foi impossível ver a cara completa do sujeito, o que é uma pena, já que eu teria mais material de zoeira.

A impressão que dá com essa "lacuna" é que qualquer pessoa possa ser colocada no lugar daquele salaryman sem nome. Se a função é moralizar os outros a terem um pouco mais de compaixão pelos companheiros de planeta, não sei se funcionou muito bem.

E até entendo o uso do embate entre um ser humano descrente e uma entidade que aqui é chamada de Deus ou "Existência X", que é para dar um glamour.

Na maioria das vezes são curiosos os diálogos entre um ser superior e um inferior que nem sempre crê nele, só que em Youjo Senki novamente peca-se pelo exagero de querer transformar tudo num verdadeiro épico.

"Humildade" é uma virtude que falta nesse anime.
Se é que existe no seu vocabulário.

E como dito em Alquimista da Fazenda Príncipesa, Fullmetal traz uma conversa no mesmo estilo, porém, com uma crente e um descrente, conduzido muito bem sem ofensa, pretensão de um dos lados ou recurso inútil.

Lá pelo menos há coerência, já aqui...

O salaryman antes de se tornar Tanya era uma pessoa que não se importava com os outros, seguindo apenas o regimento da empresa e pensando no seu próprio umbigo.

Nesse dia chuvoso ele demite um funcionário sem dó nem piedade.
Não que haja formas de diminuir o impacto da notícia, só que um pouco de empatia talvez, MUITO TALVEZ, tivesse evitado a desgraça.

Na estação de trem, já na plataforma, o nosso querido salaryman com coração de gelo é empurrado para os trilhos exatamente por quem tinha demitido.

O tempo então para e Deus se revela para o rapaz prestes a morrer.

Deus nessas histórias é totalmente tapado, né?
Se fosse para dar uma nova chance a alguém, por que não uma pessoa boa e que ainda tinha tanto o que fazer na vida?

Não.
Claro que não.
VAMOS PERDER TEMPO COM O CARA SEM EMPATIA QUE PENSA APENAS NO PRÓPRIO UMBIGO e não acredita na sua existência divina.

O fato de ser ateu (ou simplesmente descrente) para mim só serve para mostrar uma guerrinha patética entre dois lados que buscam fazer com que o outro o entenda e aceite de bom grado o que não quer.

Basicamente temos a "Existência X" forçando a barra para cima do salaryman e o ameaçando com o fim do sonho de uma próxima encarnação.

Só queria entender como uma pessoa que não acredita em Deus, acredita em encarnação, já que o moço prestes a morrer ficou apavorado com a possibilidade DE NÃO ENCARNAR NOVAMENTE!
Esse é o tipo de coisa que todo escritor reza para não escutar de seus personagens.
Meu cérebro deu um nó.
Se eu não acreditasse numa existência acima de mim, por que caralhos vou ficar preocupada com porra de próxima vida ou até mesmo PÓS-VIDA?

Compreensível uma pessoa descrente ter incertezas ou medo da morte, mas pensar em encarnação não fez sentido nenhum. Soa incoerente dentro do contexto.

Depois disso o cara morre mesmo.
Imagina o quanto eu não ri.
Sim, sou uma pessoa ruim, leitor, mas só um ser humano bem trouxa, digo, abençoado com uma bondade cega e burra teria pena.

Principalmente quando o salaryman sem coração reencarna numa menina chamada Tanya.

É incrível a pessoa ter consciência sobre tudo desde os primeiros meses de vida? Olha, eu achei bem divertido, ainda que o anime não se ajude muito.

Como "Existência X" viu que o rapaz sem empatia e carisma tinha uma boa vida e não passou por grandes dificuldades, resolveu jogar sua alma num orfanato, dentro de um mundo com guerras e numa vida de necessidades.

Poderia ser um HUEHUEHUE se Tanya não tivesse aptidão para magia.

Você quer ver se a pessoa sobreviva para garantir uma próxima encarnação, mas fica dando um bando de moleza para ela sentar no pudim?

"Ainn Kimono, mas ela teve uma vida difícil mesmo com esse poder" - Difícil com ele, né? Imagina sem ele?

E não seria melhor "resetar" boa parte das lembranças do salaryman para que ele pudesse aprender a ter um pouco mais de empatia real? Já que Tanya muitas vezes se finge de boazinha só para conseguir aprovação dos superiores.

Tudo por puro interesse, e não de coração.

O Império costumava levar para o treinamento militar quem tivesse aptidão para magia... Só não com a pouca idade da nossa protagonista problema.

Vislumbrando sempre uma posição de conforto, Tanya resolve entrar para a academia militar e com dez anos, quando está para se graduar, dá motivos para aquele moço megane do primeiro episódio ter alguns cagacinhos com ela.

E depois disso, justamente no exercício do exame final, uma invasão de inimigos na fronteira do norte faz com que o salaryman em corpo de pirralha, além de precisar lutar, também ganha uma patente.

A pior parte é quando descobre que precisa atrasá-los em DEZ MINUTOS para que o reforço chegue.

Quando falta pouco, ela decide se autodestruir para causar mais baixas aos oponentes e... acaba acordando toda lascada no hospital, ganhando uma condecoração.

E é aquilo, com novos poderes vêm mais responsabilidades, algo que acabou deixando-a um tanto preocupada em primeiro momento.

Se bem que essa "Existência X" ainda é bem boazinha com a pirralha, se fosse eu a vida seria um tanto mais difícil.

QUER MOLEZA?
SENTA NO PUDIM!

E para atingir a cota de fanservice de loli, botaram a menina, depois de devidamente recuperada, para se vestir como uma boneca e fazer propaganda militar para o Império.

Youjo Senki
3º episódio
Isso aqui é a pessoa que quer conforto na vida, mas ainda vai se lascar um pouco. hoho

Opinião: E antes que eu esqueça de comentar...
A abertura é "JINGLO JUNGLE" de MYTH & ROID e o encerramento é "Los! Los! Los!" cantado pela dubladora de Tanya Degurechaff, Aoi Yuuki.

Gosto bastante da música da abertura, de resto... animação interessante na abertura, nem tanto no encerramento e... sinto muito, Aoi Yuuki, mas não curti a música.

Aproveitando a deixa, VAMOS FALAR DE ELENCO DE DUBLAGEM!

Aoi Yuki dubla Tanya, o Cãopiroto.
Seus papéis de destaque no blog são: Tsuyu Asui de Boku no Hero Academia, Diane de Nanatsu no Taizai, Tatsumaki de One Punch Man e Krul Tepes de Owari no Seraph.

Kousuke Toriumi dubla o salaryman antes de se tornar Tanya.

Saori Hayami dubla Viktoriya Serebryakova, a feiticeira de olhos grandes.

Haruka Tomatsu dubla Mary Sioux (que não aparece nesses episódios).
Sua personagem de destaque no blog é: Morgiana de Magi: The Labyrinth of Magic.

Kenyuu Horiuchi dubla Anson Sioux, comandante do lado inimigo que invadiu o treinamento da Tanya.
Seus personagens de destaque no blog são: Yuuki (tio da agência de espiões) de Joker Game, Barazou Mankanshoku (pai da Mako) de Kill la Kill e Darius Leoxes de Magi: Sinbad no Bouken.

Shinichiro Miki dubla Erich von Rerugen, moço de óculos que acha que a Tanya é um capiroto.

Nobuo Tobita dubla Adelheid von Schugel, o cientista.
Seu personagem de destaque no blog é: Dayon de Osomatsu-san.

Houchuu Ootsuka dubla Hans von Zettour, tiozinho da franja comprida só para um lado.
Seu personagem de destaque no blog é: Jiraiya de Naruto e Zeus de Kamigami no Asobi.

Certo, agora vamos falar deste terceiro episódio...

Depois de ser condecorada, para sua alegria interior Tanya não foi enviada para a linha de frente, ficando na retaguarda e... descobrindo posteriormente que há formas piores de sofrer nessa nova vida.

TANYA "SOBRENOME EXÓTICO" , PILOTO DE TESTES DE JOIAS MÁGICAS.

Nesse mundo, é a união da tecnologia com a magia que permite aos feiticeiros fazerem diferença na guerra. E é a partir de uma joia, que os poderes inerentes dos feiticeiros se tornam armas.

E Tanya acaba caindo na mão do cientista MAIS FRITADO desse mundo.
As joias que ela vai testando não têm estabilidade e por isso vira e mexem explodem, deixando a menina possessa e sempre em perigosas condições de saúde.

Numa noite, depois de escrever suas impressões sobre as falhas constantes do projeto do cientista, Deus para novamente o tempo.

Sim, se você achava que aquele recurso até que bacana de conversar com Tanya e parar o tempo por alguns instantes aconteceria apenas uma vez, ESTÁ MUITO ENGANADO, LEITOR!

Neste episódio você o acompanha mais DUAS VEZES!

Dica: se você quer que sua história seja épica, não repita o mesmo recurso num período curto, porque vai ficar batido.

"Existência X" tenta mais uma vez convencer a nossa capirota mirim a reconhecer suas incríveis façanhas, mas... não rola.

E dessa vez ele diz que vai fazer um milagre acontecer para que ela finalmente se renda aos encantos da "crença em Deus".

Deus não pode ser tão patético assim...
Mesmo num anime.
Ainda mais quando não estamos numa série de comédia.

A única coisa que se espera é que um ser superior não seja tão tapado e imbecil, como é o caso aqui.

Depois de pensar que teve um sonho com "Existência X", Tanya descobre que mesmo tendo o primeiro projeto do cientista cancelado, ele tem vários outros na manga.

E dessa vez, o teste com uma nova joia põe a vida de Tanya em real perigo.
Ela só se salva depois que Deus aparece novamente e avisa que abençoou aquele item e que para usá-lo a menina terá que orar por Ele.

Sim, esta é a joia que ela usa atualmente e que destroçou um grupo inteiro de feiticeiros inimigos no primeiro episódio.

O interessante aqui acaba sendo descobrir que de religiosa fervorosa, a protagonista não tem nada. Acreditando que está usando uma joia amaldiçoada.

Novamente no presente, prestes a sair do fronte de batalha, ela libera Viktoriya e a recomenda como oficial na cidade, um ato que vai deixá-la bem nos olhos dos superiores.

Bom, se você esperava grandes considerações, esse é o máximo que vai rolar. Divertido mesmo foi a coitada da menina achando que ia ser explodida ou coisa do tipo, afinal, QUEM CONFIARIA EM TANYA, O CAPIROTO?

O que a protagonista tretenta não sabe é que fará parte de um novo plano de guerra que está sendo providenciado pela alta cúpula do Império e que a levará de volta à academia militar.

Deus lo vult, Deus o quer.

Será que essa pirralha consegue chegar aos quinze anos para contar história?
Boa sorte para quem quiser acompanhar o resto do anime.

A Saga de Kimono, a Exausta
Isso aqui é a cara da pessoa que teve que se conformar na marra com as zoeiras da "Existência X".

Não foi de todo mal acompanhar Youjo Senki.
Mesmo os animes que eu não acabo gostando servem exatamente para me avisar que aquele título não é a minha cara e por isso mesmo não devo mais pensar nele.

Também foi uma ótima ideia não fazer post semanal de Youjo Senki.
A cada ano que passa fico mais certa de que algumas séries só funcionam para o Carnaval.

É claro que também tem alguns animes aqui que eu acabei adorando e teria amado acompanhar semanalmente, mas... ócios do ofício, não tem jeito.

Espero que o leitor tenha curtido esse especial de Carnaval.

E antes que você se pergunte: não, não vai ter especial de Copa do Mundo. A programação continuará normal, salvo qualquer edital dizendo o contrário.

Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir o feriadão comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos daqui a uma hora no encerramento da programação especial de Carnaval!

Por Kimono Vermelho aquela que vai fazer seu próprio Carnaval fora do Carnaval - 14/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/