terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018: Novas Primeiras Desimpressões de Nanbaka

Chegou o CarnaKimono, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Se você não curte bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 09/02 a 14/02, uma programação especial no feriado!
#SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:

-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.

Ficha técnica
Título: Nanbaka

Diretor: Shinji Takamatsu
Estúdio: satelight
Temporada: Outubro 2016

Total de episódios: Temporada normal: 13 / ONA: 12 / Especial: 1 = 26
Onde assistir?: Crunchyroll


Nanbaka
1º episódio
PARABÉNS, NICO! VOCÊ ESTÁ NUM ANIME! *joga confete* E, pior, no meu blog.
Opinião: O tempo passou e eu acabei não acompanhando o resto dos episódios como tinha dito nas primeiras impressões, o que é uma pena.

O engraçado é que lá acabei dizendo que o anime talvez retornaria em algum Carnaval e... OLHA SÓ ONDE ESTAMOS, LEITOR!

Mais uma comédia muito gostosa de assistir surge nas páginas deste blog!
E novamente com temática de prisão. Bom, pelo menos aqui não sou obrigada a ver fanservice de ecchi. GRAÇAS A DEOS MATOBA!

Nanbaka tem uma arte relativamente bonita, um pouco exagerada e MUITO COLORIDA. Tudo aqui é bem do meu estilo: tem brilho, tem cores fortes, é bem colorido e cheio de palhaçada.

COMO ANALISAR UM ANIME TÃO CARNAVALESCO COMO ESSE FORA DO CARNAVAL! Impossível! Só faltou tacar glitter de verdade na tela, porque de resto... A Acadêmicos de Nanba está totalmente de parabéns! NOTA... DEZ!

E para quem esteja curioso, Nanbaka está completo na Crunchy com seus vinte e seis episódios.

A "primeira temporada", ou melhor, o primeiro cour teve treze episódios e recebeu no ano passado doze ONA's (expliquei isso em Devilman Crybaby).
Além de um especial. Isso totaliza os vinte e seis episódios.

A trama gira em torno da prisão da mais alta segurança no mundo: a Nanba. Que muito por acaso fica no Japão.

Lá temos os personagens principais, quatro especialistas em fugir de prisões e que dividem a mesma cela: Uno nº 11, Rock nº 69, Nico nº 25 e Juugo nº 15.

Cada um deles têm uma habilidade especial e juntos fazem miséria nessa prisão.

Uno é o cara da intuição e gosta de apostar, Rock mete a porrada e vive com fome, Nico gosta de anime e sempre apresenta uma reação contrária a medicações que recebe, e por fim temos Juugo, o especialista em abrir toda e qualquer tranca.
Moço, se for começar com canibalismo melhor escolher alguém com mais carne, né? -q

Os três responsáveis pelo prédio em que ficam esses quatro fujões se dividem entre: o fodão (Hajime), o coitado (de cabelo azul claro) e o leso (uma espécie de Rock Lee de Naruto, só que de cabelo comprido).

Esse quarteto mais do que fantástico já fugiu de prisão em Chicago, Finlância, Rússia, Macau e até mesmo da AMAZÔNIA que tinha jacarés!

Isso acabou me lembrando uma série muito ruim que a Globo produziu, de um reality show que se passaria dentro de uma prisão desativada e reformada na Amazônia. Doze a treze episódios de puro lixo.

Um cour e muitos recursos desperdiçados.

Era melhor ter investido na compra dos direitos de Nanbaka e feito um live-action muito louco por lá. O pior é que a infra-estrutura ainda foi usada para uma versão em espanhol dessa série ruim.

Fico me perguntando se isso não seria uma síndrome de Netflix...

Voltando ao anime...
Dá para chamar a Nanba também de SEDE PRINCIPAL DE MANICÔMIO, né? Porque não tem UM SER HUMANO NORMAL dentro daquele lugar.

Os prisioneiros que nós conhecemos têm O DISPARATE, A PACHORRA, O ABUSO, de reclamar sobre a violência no mundo fora da prisão.

Tanto é que pedem pelo amor de Deos Matoba para Hajime não permitir que um perigoso assassino esquartejador seja levado para lá.

Quatro especialistas em fugir de prisões, quatro criminosos, com medo de um assassino esquartejador.

Olha, seria realmente preocupante se o cara FUGISSE primeiro de alguma prisão, né? Aí pensariam cuidadosamente em mandá-lo para Nanba.

Falando nesse local, pelo relato do quarteto, fugir de lá serve mais como um hobby e um jeito de atormentar o supervisor e os guardas, do que um motivo real.

Lá eles recebem três refeições diárias que são gostosas, a cela tem ar-condicionado, um banheiro grande, televisão, notebook com internet... É UM CONFORTO SÓ!

A única coisa que não deve ser muito boa lá são os cacetes que o Hajime mete nesse pessoal folgado.
Melhor foi a galera cogitar que a lolita ali fosse namorada do Hajime. A diretora morria!


Além do gênero de comédia, segundo o MAL, ainda temos ação e drama.
Esse último das as caras já neste primeiro episódio quando o assunto é Juugo.

Pela conversa que vimos da diretora com o Hajime, o pai do especialista em trancas é o "constrangimento de Nanba", dando a entender que talvez tenha sido o único a conseguir sair de lá ou fazer algo pior.

E ainda ficamos sabendo sobre um tal guarda com cicatriz na parte de trás do pescoço que colocou aquelas algemas estranhas no Juugo. Algo que nem ele e outros especialistas foram capazes de saber o que era ou tirar.

Além disso, conhecemos o irmão mais novo do Hajime que faz crossdress (se veste com roupas do sexo oposto). Uma gracinha que deixou o quarteto fujão bem interessado.

Bem interessado antes de ficar sabendo que se tratava de um garoto por debaixo daquelas roupas.

A abertura é "Rin! Rin! Hi! Hi!" de Hashiguchichikanaderiya hugs The Super Ball e o encerramento é "Nanbaka Datsugoku Riron♪!" falado e cantado pelos dubladores: Juugo (Yuuto Uemura), Uno (Tetsuya Kakihaera), Rock (Ire Shiozaki), Nico (Daiki Kobayashi) e Hajime Sugoroku (Tomokazu Seki).

As animações em ambos são muito divertidas e bonitas.
Mas confesso que a única música que eu tenho baixada é a da abertura, totalmente viciante.

P.S.: Pois é, o nome do prisioneiro nº 15 da cela treze é igual a pronúncia de quinze em japonês (juu go).


Nanbaka
2º episódio
Bom, não vou discutir gosto para husbando, porque o meu é deprimente.
Opinião: Com o retorno da diretora da prisão, tudo o que Hajime não quer é que ela descubra a quantidade de vezes que o quarteto maluco da cela 13 já tentou fugir.

O melhor nessa história é que NENHUM DOS PERSONAGENS é minimamente normal, o que torna cada episódio em diversão garantida.

Descobrimos que a diretora tem ALTOS CRUSHES no Hajime e fica parecendo uma adolescente apaixonada. A aparência de autoritária esconde esse lado mais adorável e rende boas risadas.

Principalmente com aquele assistente EMPATA FODAS que ela tem, né?

A mulher toda feliz que os dedos dela tocaram os do Hajime e lá vai o assistente achar que o cara jogou os papéis na mesa...

MIGA, TROCA DE ASSISTENTE E DÁ UNS PEGAS NESSE SUPERVISOR! ESTOU TORCENDO POR VOCÊ!

Além dela conhecemos outros supervisores bem despirocadinhos e... GENTE, ESSE ELENCO DE DUBLAGEM É ALTOS GRITOS, viu? Pelo menos com alguns nomes que já dei uma olhada, porque sou dessas.

Não consigo me controlar quando vejo anime, preciso checar o MAL para ver qual personagem vai ser aquela morte horrível ou maravilhosa.

Mas falaremos dessa patota depois que eu terminar a análise do episódio.

Apesar dos pesares, acho que a Nanba ganharia altos dinheiros se transformasse o dia-a-dia dessa galera em reality show.

Bom, melhor do que perder tempo com os mesmos seres humanos chatos, beberrões e sem-graça dessas edições de Big Brother, né?

Globo, vamos pensar com carinho num live-action, vai? hehehe

E para mostrar que os prisioneiros não são um bando de "boa vida" que tem como hobby fugir de prisões, eles também fazem alguns trabalhos, como carpintaria.

E a Nanba vende o mobiliário bem caro.
Também conta com todos os detalhes que o Hajime comentou sobre a qualidade do produto e a estética, bem bonita por sinal.

Pena que o quarteto pateta não ajuda.
Tanta não ajuda que Juugo foi parar na sala do turno da noite, porque seus colegas não o deixam dormir.

A quantidade de cacete que ele e os amigos levam por episódio supre a cota do dia de hoje no Carnaval, já que os animes dos posts de amanhã têm bastante violência.

O importante é que finalmente conhecemos um pouco mais sobre os famosos prisioneiros da cela 13.

Nico, nº 25, é dos Estados Unidos... E daí você já percebe como estrangeiro, para os japoneses, são bem exóticos, né?
Aceita, sociedade, o Japão acha a gente estranho e nem sempre é no mau sentido, ok?
Tudo o que essa moça queria era apreciar Hajime sem ser interrompida por seu assistente.

O background deles é um pouco mais sério do que normalmente veríamos numa simples comédia, o que acabou me lembrando um pouco Oushitsu Kyoushi Haine.

Mesmo com tanta zoeira, as histórias do tutor real e dos quatro príncipes tem um que de drama que contrabalanceia a comédia.

É como disse em um dos episódios lá: é a pitadinha de sal que realça o sabor doce.

Nico foi preso quando estava comprando drogas em favelas.
E aí eu me pergunto se existe favela nos Estados Unidos.
Sempre ouvi sobre guetos e periferia, agora favela favela é um pouco novidade.

Também pode ser escolha de tradução ou confusão do autor do script.

Ainda ficamos sabendo que ele servia de mula e no reformatório médico foram descobertas várias doenças desconhecidas e alergias alimentares. 

Mula é o termo para aqueles que carregam drogas, normalmente, dentro do corpo. Se você já assistiu alguma série ou novela provavelmente já se deparou com essa palavra e sua exemplificação.

O rapaz de cabelo verde fugiu do reformatório, pois odiava agulhas e tomar remédios. Como na Nanba todo medicamento é dado por via oral e com sabor gostoso, ele fica de boa.

Rock, nº 69, também é dos Estados Unidos.
Ele formou uma gangue de revoltados na cidade e isso o levou para a prisão.
Fugiu do reformatório por causa da comida ruim.
Como na Nanba o serviço vai além do excelente, ele continua por lá.

Aliás, vimos até um ex-priosioneiro que não fala muito e voltou espontaneamente para o local com o intuito de se tornar aprendiz do chefe de cozinha de lá.

SERÁ QUE ROLA MANDAR OS POLÍTICOS corruptos BRASILEIROS PARA NANBA?
Se bem que seria muito conforto para um bando de vagabundo. E conforto eles já têm de sobra por aqui mesmo... o que é uma pena.

Uno, nº 11, que eu gosto de chamar de "cabelo de Barbie", é da Inglaterra.
Foi preso por frequentar cassinos clandestinos e ainda não largou o vício em apostas. Tanto é que Hajime vive avisando os outros prisioneiros sobre apostar com o Uno.

Esse é o cara das intuições certas.

Ele sempre fugia quando tinha encontros marcados.
Aparentemente agora que está na Nanba não tem mais encontros. HUEHUEHUE!

E por fim o maior fujão de todos: Juugo, nº 15, japonês.
Foi preso por furto e não esquentou a cela no reformatório, fugindo um dia depois.

E daí você checa a lista que está nas mãos da diretora e... ESSE PORRA SÓ TEM DEZESSEIS ANOS! Se tivesse quinze poderia pedir música no Fantástico (Globo).

Se eu explicar essa piada ela perde a força.
Use seu coquinho para pensar, leitor.
Ou ignore a piada. (Recomendado)

Fugir da prisão para ele é como um hobby e por isso o cara atormenta a vida do supervisor e de todo mundo no prédio 13.

E por breves instantes vemos um pouco mais do passado desse quarteto.
Rock parecia um menino rico que lia no chão perto de uma lareira, Nico vivia nas ruas, Uno aparentemente tinha um pai que não ligava para ele ou era muito ocupado e... Juugo deu a entender que nasceu na prisão.

Nanbaka
3º episódio
Gente, vocês têm o maior fugitivo de prisão do Japão e se derretem por um ninja incompetente?
Opinião: E o elenco de dublagem ficou para a última parte!
É bem verdade que eu gosto de dubladores, mas... Depois de SEIS POSTS falando sobre isso, confesso que deu preguiça cansaço.

O quarteto principal tem os seguintes dubladores:

Yuuto Uemura dubla Juugo (15).
Seu personagem de destaque aqui no blog é: Atsushi Nakajima de Bungou Stray Dogs.

Tetsuya Kakihara dubla Uno (11).
Seus personagens de destaque aqui no blog são: Kinpachi Toudou de Yowamushi Pedal e Ren Kouha de Magi: The Kingdom of Magic.

Ire Shiozaki dubla Rock (69).
Até o momento que este post está sendo feito, este foi seu único papel como dublador. Ele é ator e trabalha mais com peças teatrais e leituras.

Daiki Kobayashi dubla Nico (25).
É um novato com apenas sete personagens no currículo.

Tomokazu Seki dubla Hajime Sugoroku, o crush da diretora.
Seu papel de destaque no blog é: Touya Kinomoto de Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen.

Daisuke Kishio dubla Elf, personagem que aparece no final do episódio anterior.
Seu personagem de destaque no blog é: Junta Teshima de Yowamushi Pedal.

Shunsuke Takeuchi dubla Yamato Godai, o vice-supervisor que tem péssima noção de direção e gosta muito de treinar.
Seus personagens de destaque no blog são: H.P. Lovecraft de Bungou Stray Dogs 2 e Kentarou Kyotani de Haikyuu!! 2.

Kenjirou Tsuda dubla Mitsuru Hitokoe, o Present Mic de Nanbaka.
Seu personagem de destaque no blog é: Ministro Virgilio Louis de Shoukoku no Altair.

Satomi Akesaka dubla Momoko Hyakushiki, a diretora que tem crush no Hajime.
Seus personagens de destaque no blog são: Maria Inomata de Gakuen Babysitters e Kazuha e Karuha, shinkis de Bishamon, de Noragami Aragoto.

Yoshimasa Hosoya dubla Musashi (não aparece nesses episódios).

Yuuto Adachi dubla Trois (não aparece nesses episódios).
Seu personagem de destaque no blog é: Príncipe Bruno de Oushitsu Kyoushi Haine.

Toshiyuki Toyonaga dubla Tsukumo, o ninja loser que foi preso por invadir propriedade privada (evasão de divisa?).
Seus personagens de destaque no blog são: Yuri Katsuki de Yuri!!! on ICE, Juunichirou Tanizaki de Bungou Stray Dogs e Kenjirou Shirabu do Shiratorizawa em Haikyuu!! 3.

Dito isto, vamos falar finalmente do episódio...

Tenho pena do guarda de cabelo azul claro, o quarteto da cela 13 não deixa o coitado em paz.

E aí entra o Hajime com as táticas infalíveis para diminuir essa ânsia louca por trollagem e fuga.

Para o Uno: pesquisas de revistas femininas.
Para o Nico: dê petiscos e anime.
Para o Rock: dê o cardápio do dia.

Consequentemente o Juugo sossega o facho.

Com isso a relação entre o guardinha fofo e os quatro capirotos principais começou a melhor.

*Uma voz ao fundo* Mas seria uma pena se de repente um novo membro entrasse nessa cela para bagunçar os esquemas, né?

Lembra do ninja loser que comentei ali em cima? Eis que ele surge e se problema um ninja fugitivo de prisões!

Além de japonês vai querer competir com o Juugo na especialidade dele!

O comportamento dos outros três (os únicos estrangeiros da cela) talvez soe ofensivo para estrangeiros, afinal, eles se deixaram levar pelo novo membro apenas por causa do fator "ninja".

Ou talvez o anime quis brincar exatamente com esse tipo de exagero que algumas vezes acontece em vários países e não só com a cultura do Japão, transformando essa brincadeira numa crítica.

De qualquer forma, a disputa dá em Hajime descendo o cacete em todo mundo depois que o ninja consegue ficar totalmente isolado ao se cercar com tetsubishi, objetos pequenos e pontiagudos.

E se já tinha sido meio estranho o episódio de Natal em Mahoutsukai, IMAGINA ANO NOVO EM PLENO CARNAVAL, LEITOR?

Pois é isso que acontece em Nanbaka, com direito a fanservice involuntário do Hajime para a diretora, decoração e limpeza especiais de um Ano Novo bem típico japonês e...

ARCO DE TORNEIO!
Porque a vida não pode ser apenas slice of life nessa prisão, né?

Cada prédio é representado por uma cela e parece que rola uma disputa entre eles para ver quem obviamente ganha.

Não sei que tipo de premiação ou gratificação rolam.
Infelizmente essa é uma conversa para o quarto episódio.

Por isso é sempre bom lembrar, leitor: se o anime que você curtiu não foi acompanhado semanalmente no blog na época de estreia, mas deixei um adendo sobre Carnaval, se mantenha esperançoso!

Olha só o que aconteceu com Nanbaka!
E este anime não foi o único que acabou virando especial de Carnaval, viu?
Dá uma olhada nos outros títulos na seção Especiais.

Teje preso, meliante!
Esse é um quarteto totalmente despirocado! E não tem como não acabar adorando esses retardados!

Esses três episódios serviram para me deixar ainda mais curiosa sobre a história completa de Nanbaka. É o tipo de anime que não sei se terei paciência para esperar até o final do ano.

Pena que o Carnaval foi mais uma vez uma época em que corri para fazer os posts e não pude me divertir além das obras analisadas aqui.

Seria legal receber uns comentários bacanas sobre o quanto me empenhei e talz, só que pedir isso não quer dizer que o leitor vá mesmo reconhecer o esforço e se prestar a digitar algumas linhas.

Então aproveitarei o pós-Carnaval.

P.S.: Adoro os olhos do Juugo que mudam de cor na abertura. ADORO MUITO!

Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir o feriadão comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos amanhã às 13h com 91 Days!
 
Por Kimono Vermelho aquela que se divertiu muito e ficou com vontade de assistir o resto - 13/02/2018

2 comentários:

  1. Kimono, adorei ler suas impressões e relembrar esse anime divertido. Eu cheguei a ver tudo na época que lançou e minha única tristeza foi o final aberto ( chegou até onde o manga tinha lançado, até ia pegar pra ler mas não li)
    Parabéns pelo POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel!
      O final ficou em aberto? Bom, melhor do que criar alguma coisa que fique estranha, né?
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/