sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu - #01 e #02

Como este anime estreou no meio de outubro e o post de primeiras impressões saiu no comecinho do mês, avisei que Tsurune seguiria o modelo de post de Hakata Tonkotsu Ramens e Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho.

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu conta a história de Minato Narumiya, um garoto que acabou de entrar no Ensino Médio e é bombardeado por chamados para entrar em algum clube. Lá ele reencontra velhos amigos e precisa mais uma vez dar de cara com um trauma que o persegue.

Quer dizer que só criança acredita em fantasmas, Masaki a.k.a. MEU MAIS NOVO HUSBANDO?


Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
1º episódio
Era para ter imagem do protagonista? Era... MAS EU ARRANJEI UM HUSBANDO QUE TEM UMA LINDA CORUJA BRANCA DE ESTIMAÇÃO!
Opinião: EITA NÓS, SENHOR KYOTO ANIMATION, EITA NÓS!
O outro único anime que acompanhei, muito tortamente, desse estúdio foi Kyokai no Kanata, mas com uma enorme vontade de droppar. Foi basicamente sofrimento em cima de desgosto, uma desgraça.

Desde então olho com desconfiança para esse estúdio e chego a ter alergia de boa parte das coisas que eles lançam.

Eis que surgiu Tsurune na Temporada de Outubro, me fazendo repensar um pouco sobre A REAL IMPORTÂNCIA de um estúdio e do design dos personagens. Basicamente CAGUEI PARA AS DUAS COISAS e resolvi me deliciar com MAIS UM ANIME DE ESPORTE.

Está tudo errado, leitor?
Está tudo maravilhosamente errado.

Se você é novato, vou explicar: eu detesto animes de esportes.

E já cansei de enumerar os motivos, ainda que seja importante explicar em toda oportunidade nova que surge.

Algumas vezes a culpa é do esporte e na maioria é pela quantidade de informações dadas sobre o esporte. Além do que, NÃO SUPORTO essa historinha de poderzinho, acho cafona.

Isso até conhecer TRÊS OBRAS que dão um banho dentro da categoria, mostrando que anime de esporte pode ser sim interessante, explicar tudo sem ser insuportável e que possui personagens cativantes.

As três, e exatamente nesta ordem, são: Yowamushi Pedal (ciclismo), Haikyuu!! (vôlei) e Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (atletismo/corrida).

Desses, na vida real, eu só gosto mesmo de vôlei.

Dito isto, vamos passar para as minhas primeiras impressões sobre a série, minhas análises dos episódios e, claro, DUBLADOOOOOOOOOORES! POIS EU SOU A LOUCA DOS DUBLADORES JAPONESES! YAY!

Se segure, leitor, pois este texto vai ter mais referência que trabalho acadêmico

Pretendo MUITO fazer com que hajam sempre DOBRADINHAS DE ESPORTES para que vocês leiam sobre Tsurune e Kaze ga no mesmo dia. Em poucos momentos consegui fazer isso (vide Haikyuu!! e Pedal), então quero continuar com a diversão.
Velho, como assim esse senhor não é parente de 1º grau do Oni Terrorista?
Como todo mundo deveria saber, sou péssima com nomes, então costumo dar apelidos aos personagens e/ou fazer comparação com outros. Não sinto muito.

Se está procurando aqueles frufrus lindos que os blogs respeitados da Otakusfera Brasileira fazem, por favor, procure no Google. Aqui é tudo muito orgânico e simples. De vez em quando rola umas epifanias, mas não é sempre.

Apesar do meu preconceito piorado desde Free!, confesso que os animes feitos pelo Kyoto Animation são especiais. Tem um brilho diferente, algo que chama a atenção e encanta.

Por enquanto nada daquelas animações de movimentação estranhíssimas que querem dar uma de fluídas, só que são MUITO BIZARRAS. Menos mal.

Comparando com o maravilhoso Kaze ga ("Run With The Wind" se você assiste pela Crunchyroll e prefere memorizar esse nome), temos aí MAIS UM MENINO LESIONADO correndo pela manhã e encontrando um cachorro.

No começo do episódio nos deparamos com o moço da corrida e o moço megane (óculos) muito bonito. Depois somos apresentados a pelo menos mais três personagens importantes: o metidinho com fãs, o carrancudo com voz de Kageyama e a criança hiperativa.

E antes de abandonarmos as comparações com Kaze ga, PODEMOS FALAR SOBRE TOMIO MORIOKA?

Tomio Morioka, o professor responsável por reviver o clube de kyudo/kyuudou. 
Não sei lidar com gente que segura a placa do clube e se faz de desentendido para angariar membros...

Isso que aqui eles precisam de cinco membros para participar de um campeonato com um time, enquanto a Hakone Ekiden necessita de DEZ PESSOAS.

Agora chega, vamos deixar o anime de corrida para daqui a uma hora.

O nome do anime, se traduzirmos livremente, pode ser: "O Som da Flecha - Clube de Arquearia do Colégio Kazemai".
A cara do Seiya é sempre de "oi?", agora a do Minato... parece que o mundo está desabando...
"Tsurune", pela explicação da mãe do protagonista, é o som que a corda faz quando a flecha é lançada.

"Kazemai" é o nome da escola e "Koukou" se refere aqui a uma escola de Ensino Médio. Lá no Japão tem essas diferenças: escola para primário, escola para Fundamental/Ginásio (middle school em inglês) e escola para Ensino Médio (high school em inglês).

Algumas vezes traduzem erroneamente o middle school como "escola média" (ao pé da letra), então fique de olho.

"Kyuudou" se trata da arte marcial "kyudo", a arquearia japonesa, que não diferencia garotos de garotas, precisando apenas de três "equipamentos" para ser praticada: o arco, a flecha e o yugake (a luva que cobre parte da mão e apenas três dedos).


O "bu" no final é de "clube", que nem em Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE!.

Muito bem, agora que já dei umas informações bem básicas, bora voltar ao modo "Limbosfera Otaku" de análise!

Ainda bem que pelo menos SEIS NOMES eu consegui decorar dessa vez!

O protagonista se chama MINATO, que nem o avô do Boruto, sabe? O moço lindo que usa óculos e tem uma pintinha perto de um dos olhos (não vou lembrar qual agora) se chama SEIYA, que nem aquele insuportável que fica pedindo cosmo para a deusa. O moço empolgado que estava puxando um ronquinho adorável na cerimônia de entrada e pulou nos dois coleguinhas se chama Ryohei, QUE NEM AQUELE DUBLADOR QUE EU AMO!

Daí temos o Tomio Morioka, possivelmente tio ou parente distante da minha irmã Moriko Morioka. Passamos para o KACCHAN, digo, Kaito que é dublado por outro Kaito. E por fim temos o Masaki, MEU MAIS NOVO HUSBANDO, que fica disparando flechas ao luar.

VAI, EU MEREÇO UM PRÊMIO POR UMA MEMÓRIA TÃO BOA!
Ah! E tem um tal de Fujiwara que vai aparecer no próximo episódio.

Sete nomes, sociedade.
ESTOU ME SUPERANDO! Vou finalmente poder parar de comer cabeça de peixe... Mentira, gente, minha alimentação não é tão supersticiosa assim.

Foi um bom episódio introdutório, ainda que eu estivesse no cagaço de "KyoAni vai fazer alguma bosta e vou desgostar". Começou poético, tem um conjunto de obra muito bonito (animação, arte e cores) e promete nos dar tudo aquilo que queremos ao assistir animes de esportes: dor, sofrimento e hype.

Se ainda não assinou o contrato vendendo a sua alma por um anime dessa categoria é porque você continua a salvo. VAI ACOMPANHAR ESSAS PORRAS ACHANDO QUE VAI SER TUDO AS MIL MARAVILHAS, VAI!

Por enquanto nenhum personagem extremamente carismático, daqueles que você pensa "putz, esse vai ser a festa ambulante dessa joça". Convivamos com os clichês.

Aliás, não tenho nada contra se forem bem usados e desenvolvidos.
Ficou tirando sarro do coleguinha aqui e depois foi zoado pelo meu mozão no próximo episódio...
Temos aí um protagonista muito bom no que faz, porém, depois de passar por uns perrengues se afasta do que tanto amava fazer. Depois passamos para os amigos que tentam motivá-lo a voltar, um coleguinha chato que gosta de ser do contra, mais aquele que tem um monte de fãs e ninguém entende por qual motivo elas gostam dele e por aí vai...

Além, é claro, da ou das escolas rivais.

NADA NOVO PARA QUEM ACOMPANHOU LOUCAMENTE PELO MENOS TRÊS TEMPORADAS DE ANIMES DE ESPORTES! Alô, Production I.G, estamos aguardando ansiosamente a 4ª temporada de Haikyuu!!, beijos!

Sobre o Minato, o nosso menino que começou a praticar kyudo depois de assistir uma apresentação e ficar fascinado com o tsurune, ele pretendia não entrar em nenhum clube, já que depois da morte da mãe o garoto ficou responsável pelos afazeres domésticos da casa. Agora são apenas ele e o pai, que passa bom tempo fora por causa do trabalho.

A principal impressão nesses dois episódios é que o Minato gosta muito de arquearia, só que um trauma fez com que ele se afastasse do esporte e até mesmo tivesse uma espécie de crise de ansiedade quando foi forçado a mostrar suas habilidades.

E esse é um tipo de anime perfeito para quem tem algum problema nesse estilo, pois acaba estimulando o espectador a também enfrentar seus temores para seguir em frente.

Isso é algo que eu gosto bastante em obras audiovisuais ou escritas, porque dialogam direto com algum problema que o espectador também tenha, surgindo assim a empatia e uma maneira de evolução.

Claro que quem puder fazer uma terapia, acho que é o mais recomendado.
No entanto, aqueles que não dispõe de dinheiro, tempo e outros fatores, pode acabar se inspirando por histórias assim.

O problema do Minato é o "pânico de alvo". Ele acaba soltando a flecha talvez antes de ajeitar a postura para acertar o alvo.

Dá para perceber que ele ama arquearia, pois anda com a luva na bolsa.
Só que mais uma vez, segundo o personagem, ele não mostra nenhuma melhora quando é praticamente obrigado a fazer uma apresentação ao clube.

CLUBE ESTE QUE ELE TINHA DECIDIDO NÃO PARTICIPAR, só que o Ryohei foi choramingar que tinha um monte de "MENINA ESTRANHA" e deu no que deu.

Sim, só o CAPIROTO sabe o que é aquela porra de "merha".
Ou talvez a partir do terceiro episódio exista uma explicação. Como podem ver, nos dois primeiros isso não ocorre.

Provavelmente uma gíria local.

Tão bonitinho o Ryohei se oferecendo para ajudar o Minato com os afazeres de casa. PODE ABRAÇAR ESSE MENINO QUE TEM MEDO DE GENTE QUE ELE NUNCA VIU ANTES? Claro que pode. É um torrãozinho de açúcar.
A minha idade mental é a mesma de quem troca esse personagem pela de um certo loiro explosivo...
E falando em amigos do protagonista... Por que tira o óculos para praticar arquearia, Seiya? PESSOAS USAM ÓCULOS EXATAMENTE POR NÃO ENXER... Ah. Esse é o problema de achar que todo mundo tem astigmatismo ("enxergo borradinho")("enxergo borradinho").

Se o óculos for para hipermetropia ("não enxergo de perto"), logicamente usá-lo para longas distâncias é burrice. Se fosse miopia ("não enxergo de longe") certeza que ele estaria usando.

E astigmatismo é um troço.

Para terminar o dia de fracasso, o nosso adorável protagonista acaba sendo puxado para dentro de um santuário ao escutar alguns tsurunes.

Lá ele encontra o meu mais novo husbando, que além de ser lindo de viver e atirar bem as flechas, AINDA TEM UMA CORUJA DE ESTIMAÇÃO!

UMA FUCKING CORUJA BRANCA TAMBÉM LINDA DE VIVER!
Não sei lidar, só sei que quase chorei enquanto mestrava o tearbending.

Que anime lindo da porra...
Deos Matoba, eu estou maravilhosamente FODIDA.


Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
2º episódio
Rapaz... Aquele momento que você foi parar no lugar certo, na hora ainda mais certa.
Opinião: Bom, como tirei MAIS PRINTS neste episódio, vou continuar comentando o que faltou aí na parte de cima, como alguns detalhes técnicos.

Não, nada realmente técnico, eu na verdade só gostaria de falar sobre as músicas de abertura e encerramento.

A abertura é "Naru" por Luck Life e o encerramento é "Orange Iro" de ChouCho. Em ambas as animações são bonitas, sem falar que as duas melodias também são boas.

Nada que eu vá surtar e botar na repetição até cansar, porém... é bom, na média, razoável.

Luck Life é a banda dos encerramentos de Bungou Stray Dogs e Bungou Stray Dogs 2, ambos animes que eu não fui tão legal comentando e que agora estou pagando um pau que tem a altura de uma araucária. Acontece...

E falando no anime em que os personagens são inspirados em escritores reais... BORA FALAR DO ELENCO DE DUBLAGEM? Juro que vocês logo entenderão a referência.

Minato Narumiya, o menino que ama arquearia e que tem o "pânico de alvo", é dublado por Yuuto Uemura.

Seus destaques aqui no blog são: Atsushi Nakajima de Bungou Stray Dogs e Juugo de Nanbaka.

Seiya Takehaya, o lindinho do megane, é dublado por Aoi Ichikawa.

Um novato que está em seu terceiro papel. Participou como um dos principais naquele anime cheio de fanservice com mechas e ultrahypado que eu não assisti.

Ryouhei Yamanouchi, menino puro que tem medo de gente que nunca viu, é dublado por Ryouta Suzuki.

Seu destaque no blog é: Hayashi de Net-juu no Susume.
Eu também teria essa reação de susto! Ainda mais com as coisas que ele disse antes!
Aquele momento constrangedor em que você descobre que a pessoa que te passou a informação é disléxica QUE NEM A BLOGUEIRA DESTE BLOG.
Nanao Kisaragi, o menino do "merha" que tem fã-clube, é dublado por Shougo Yano. É o seu primeiro personagem principal em seis papéis.


Kaito Onogi, vulgo colega do Bakugou em apelido, é dublado por Kaito Ishikawa.

Masaki Takigawa, O MEU MAIS NOVO MOZÃO, é dublado por Shintaro Asanuma. 

Seu único destaque aqui no blog é com Nishiki Nishio, aquele moço louco que adorava atacar o Kaneki, de Tokyo Ghoul.

Shuu Fujiwara, ex-colega de escola e arquearia do Minato, é dublado por Kensho Ono.

Quem assistiu Bungou com certeza vai dar umas batidas de cabeça na parede com a interação entre os dubladores Yuuto Uemura e Kensho Ono, que no anime de escritores eram inimigos mortais.

MAIS UMA VEZ TEREMOS SUSHI VERSUS AKUTAGAWA? SERÁ? SERÁ?
Só sabe quem já está nos episódios mais atuais e/ou leu a light novel em que foi baseado o anime.

Agora falando deste episódio...
POR UM INSTANTE EU PENSEI QUE TINHA ARRANJADO UM MARIDO FANTASMA!

O filho de provavelmente uma senhora muito linda FALOU QUE "NÃO EXISTIA NA REALIDADE DO MINATO" e depois a gente fica sabendo por uma tia que ELE MORREU HÁ DEZ MESES... O QUE PENSAR, SE NÃO NUM HUSBANDO FANTASMA?

"Você é adolescente e ainda acredita em fantasmas?" - Meu senhor, eu estou NA IDADE DO SINBAD e assisto Gegege no Kitarou loucamente em pleno século XXI!

NÃO SUBESTIME OS ADOLESCENTES QUE ACREDITAM EM FANTASMA! VIDE NATSUME YUUJINCHOU!

Pensa comigo...
O cara revela que o Minato não era o único com "pânico de alvo", pratica arquearia À NOITE em um SANTUÁRIO, diz que "não existe na realidade" do garoto e que depois das dez mil flechadas não tem mais objetivos...

Aí a tiazinha fala que ELE MORREUUM ANO...
O que caralhos vocês querem que eu pense?
OLHA O BULLYING COM O GAROTO! Eu provavelmente sou mais velha que você, husbando, E ACREDITO NO SOBRENATURAL, ORAS! Inclusive, tenho um filho youkai!
AH! E AINDA TEM O DETALHE QUE A CORUJA OBEDECE O CARA E O SEU CHAMADO! UMA CORUJA BRANCA! CO-RU-JA!

Como ousa rir da minha crença no sobrenatural quando tudo leva a crer que é real? POXA! JÁ TAVA DESAPEGANDO DO AMOR, afinal, maridos falecidos não fazem harém.

Melhor que isso, só escutar "ochokochoi" depois de muitos anos.
DÁ PRA CONTAR NOS DEDOS OS ANIMES QUE ASSISTI E USARAM ESSA PALAVRA VELHA PRA CACILDA!

Curiosidade irrelevante: na infância eu usava como xingamento. hohoho

Na placa do dojo do santuário temos o nome "Yoruta no Mori" (夜多ノ森), que numa tradução livre significa "Floresta de Muitas Noites", e não "Evening Forest" (Floresta do Anoitecer) como indica o MAL na página do Masaki.

Quem fez a tradução provavelmente confundiu ta (多 - muitos) com yuu (夕 - anoitecer).

Fiquem avisados que não tenho idade mental para dois "Kacchan" no mesmo blog, ok? Ainda mais um que dubla o Iida do anime do "k" aprendiz de herói.

Sim, "k".
LÊ-SE: KAZINHO, porque é um "k" pequeno.

"KAZINHO". Crunchyroll, por que esse "k" você não legendou como "Kazinho"? POR QUE VOCÊ PERDEU ESSA OPORTUNIDADE DE OURO?

Pena que vou fazer Dobradinha de Esportes... Senão podia rolar uma DOBRADINHA DE KAZINHOS! IMAGINA QUE LINDO!

"Ok, Kimono, muito engraçado, mas podemos falar sobre o episódio?" - Claro, leitor, você quer começar por onde? Tenho alguns tópicos para a sua escolha:
Minato Narumiya, poleiro ideal para corujas de santuários.
a) O MOZÃO TEM UMA CORUJA DE ESTIMAÇÃO;
b) KAZINHO QUE NÃO EXPLODE COISAS ainda;
c) A MORTE NÃO MORTE DO MOZÃO;
d) TRETA ENTRE O SEIYA E O KACCHAN;
e) GURIA BATENDO A REAL PARA O GURI DO "MERHA";
f) O confronto entre o Minato e o Seiya, além do flashback que revelou quando começou o "pânico de alvo" e a escolha da superação no final do episódio.

Deixa eu adivinhar... Obviamente você escolheu a letra A B C D E F!

Uma das cenas que eu mais gosto é quando o Masaki revela que o Minato tinha acabado de encontrar uma pessoa que entendia a sua frustração, já que também passava pelo mesmo e que tudo para ele tinha começado a partir do terceiro ano do Ensino Médio.

Descobrimos também que o "pânico de alvo" não é do mesmo jeito para todo mundo, uma vez que com o bonitão do santuário acertava o alvo, porém, pecava na postura ao atirar as flechas.

Ele fez várias mudanças, a começar pelo equipamento, e até mesmo tentou treinar mais, só que aquilo não o abandonava. O problema do Minato, segundo o Masaki, não era só a frustração de não atingir o alvo, e sim não se reconhecer.

Isso aconteceu com o nosso protagonista durante a final de um campeonato regional datando de DEZ MESES ATRÁS, justamente depois que o tal Fujiwara comentou que o "Saionji-sensei" estaria lá.

Ao que parece a pressão saiu do psicológico e foi para o físico.
O Minato não consegue segurar a flecha até chegar no ponto que a mira está fixa, é como se ele se adiantasse. E funciona como um reflexo, igual quando encostamos o braço na panela quente e rapidamente afastamos.

Como todo problema que afeta a vida de uma forma que ela deixa de fluir como antes e mostra estagnação, o Minato terá que passar por um processo para que ele saiba como lidar e superar esse pânico.
O semblante de quem redescobriu o prazer de fazer algo que ama.
Toda aquela forçação de barra para que ele demonstrasse como funciona a arquearia me lembrou bastante a crise de ansiedade. Você é levado a uma situação-limite que resulta em frustração e mais sentimentos conflitantes, ainda mais se tratando de algo que ele ama.

Além disso temos dois fatores que devem pesar bastante: a lesão e a morte da mãe, a primeira apoiadora do filho.

Como não amar uma história que decide pegar um problema, que pode tranquilamente gerar empatia, e mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas e que o melhor jeito é enfrentar para sair da estagnação?

Ainda tenho algumas ressalvas com as pessoas dando uma forçada de barra para o Minato olhar para a ferida e decidir suturar de uma vez para que daqui a algum tempo ela feche.

No entanto, se tratando de Japão, as coisas têm que ser no "ou vai ou racha", porque japonês costuma ficar empurrando tudo com a barriga até não ter mais jeito. Falta proatividade, que é juntar força para tomar a decisão e meter o pé na porta de uma vez.

Vejo Tsurune como uma história positiva, ao contrário de outras que mergulham na escuridão e que podem infelizmente agravar quadros preocupantes em espectadores que não estejam muito bem.

Acho que dá também para fazer uma comparação com o medo de dirigir.
Algumas pessoas desenvolvem por perfeccionismo ou depois de sofrer algum acidente.

Feliz ou infelizmente é apenas treinando arquearia que o Minato poderá descobrir até onde pode ir e o mesmo acontece com quem tem medo de dirigir.
Melhor mesmo foi depois dessa cena O RYOHEI RINDO! Ryohei muito amorzinho!
A superação está no enfrentamento do medo e no autoconhecimento.

Bom, não podia deixar de comentar aqui A CORTADA MESTRA que a menina deu no guri do "merha". QUE CORTADA FOI AQUELA? EU QUERO CASAR COM AQUELA GAROTA, GENTE!

AMEI DEMAIS E ALTAMENTE RECOMENDO MAIS CORTADAS COMO AQUELA!

Melhor ainda é o Seiya tomando as dores do Minato, que não estava no local, por conta dos comentários agressivos do... "k".

Se fosse o da série de heróis, certeza que tinha saído no pau com o coleguinha. hohoho

E o que eu mais gostei foi que o Seiya deu um chega para lá na autopiedade do Minato. Pelo visto, YUUTO UEMURA É O MESTRE NA DUBLAGEM DE PERSONAGEM COM AUTOPIEDADE! Atsushi que o diga...

Esse tipo de comportamento só alimenta ainda mais o problema. Enfrentar também é constatar a verdade, aceitar a realidade e lidar com o que aconteceu.

E QUE GURU ESSE MASAKI, HEIN?
Não é que fez o Minato dar o primeiro passo para mudar a situação?

O problema é: as preliminares do campeonato regional estão chegando, será que ele estará bem para disputar com o time?

Falando nisso, gostei quando o Masaki disse que ali no dojo solitário o adolescente não encontraria o que queria, que precisava de um time.

Acredito que seja pelo fato de conviver com pessoas diferentes e aprender com elas. Com certeza é esse tipo de injeção de ânimo que ele também esteja precisando.
Eu seria o espírito de porco que estaria gritando lá atrás: "Treta! Treta! TRETA!".
Amei muito este anime e até esqueci que não estava muito na vibe para fazer análises. Gosto de séries que me proporcionam esse tipo de mudança, que transformem o humor e nos deixem mais leves.

Será que nos próximos posts devo fazer os meus típicos comentários soltos? Será que vou printar loucamente? Será que os textos ficarão enormes?

ESPEREM TUDO DE MIM, afinal, quatro animes de esportes queridos por uma pessoa que não gosta desse gênero é algo a se pensar e com certeza ler com carinho! 

Esse anime foi assistido na Crunchyroll. 

Nos vemos no próximo post de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu! 

Por Kimono Vermelho aquela que encontrou mais um husbando antes de terminar o ano - 07/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/