sexta-feira, 17 de novembro de 2023

GeGeGe no Kitarou (2018) - #83 e #84

Sexta-feira Sobrenatural com o RURUZINHO DE MAMÃE!
Abram espaço para o príncipe da Limbosfera Otaku passar!
 
Nos episódios anteriores... o Hiderigami queria entregar seu manuscrito em alguma editora e se tornar um mangaká. Porém, é complicado para um youkai sem forma humana conseguir ser levado a sério ou, ao menos, recebido em uma editora.
Depois disso, Kitarou foi investigar o caso de produtos de beleza que estavam envelhecendo as pessoas e descobriu que o youkai Nuppeppo estava por trás disso. Aliás, ele e o Nurarihyon, só para variar.

Quer dizer que você ativou a 5ª série de todo mundo, Chinpo?

GeGeGe no Kitarou (2018)
83º episódio
Exatamente assim das ideias quando começo a semana ouvindo o Tomokazu Sugita no Ebio de SHY, depois no Allen de Ikenaikyo e terminando aqui em Kitarou...
Opinião: Ai, leitor, será que em 2024 eu consigo terminar Kitarou no blog?
É uma das coisas que eu adoraria que acontecesse, mas não depende só de mim, DEPENDE DO UNIVERSO PARAR DE ENCRENCAR A MINHA VIDA, SABE?

Bom, então vamos aproveitar que hoje tem youkai na programação e deixar de lenga-lenga, afinal, minha criatividade para introdução hoje foi para as cucuias.

Vamos ao que interessa... Diminuir minha dívida.
 
O nome do episódio é "Corrente de Ódio" e eu só consigo pensar naquelas correntes de internet, coisa mais amaldiçoada que existe.

Mas quem raios é Takumi, meu senhor?

Takumi, não sei o que você fez, mas o youkai está puto. POR FAVOR, APRESENTE-SE E TOME O QUE É SEU POR DIREITO (provavelmente umas porradas)!

Espera...
Músico Takumi fez uma árvore virar ponto turístico/instagramável... era uma canforeira? Guardião da canforeira? PERA LÁ, SOCIEDADE! MUITA INFORMAÇÃO JUNTA EM POUCO TEMPO DE TELA!
 
Não, meu senhor, vocês não adoravam a árvore... Não, meu senhor... Vocês deram poderes a essa árvore, porque não é possível...

MENTIRA QUE O VELHINHO MANDOU CORTAR A ÁRVORE... Meio que eu entendo a comoção toda ter ferrado a comunidade ali, pois as pessoas não têm consciência... MAS É SÉRIO QUE ELE MANDOU CORTAR A ÁRVORE? Não tinha outra solução, não?

Kitarou no nível de paciência da mãe dele...
A Mana Humana preocupada, pensando no que podem fazer e o Kitarou simplesmente: "Vou voltar pra casa e tirar uma soneca. O Takumi que lute".

KITAROU, EU QUE TE PARI! NÃO É POSSÍVEL, MOLEQUE!

Faltam mais de dez episódios para esse anime acabar e o personagem principal simplesmente exausto de ter que resolver pendenga besta de humano.

O que a Mana Humana não pede chorando que o meu filho não faz sorrindo, né?
KITAROU QUERENDO TIRAR UMA SONECA E VER NO QUE IA DAR... daí apareceu um corvo contando a localização do Hoko e a Mana pediu para ele ajudar nesse caso... Ê, KITAROU, ISSO QUE DÁ SER AMIGO DE HUMANA...

VOCÊS TÃO DE BRINCADEIRA QUE O CARA NÃO É ESCROTO E QUE VIU NA CANFOREIRA UMA INSPIRAÇÃO PARA SEGUIR FIRME E FORTE NA VIDA... Tu tá de brincadeira que o moço é gente boa...

Tiozinho: Eu sei que o guardião da canforeira o perdoará.
Kimono: E eu tenho certeza de que ele ficará PUTO PRA CACETE. Vocês cortaram a árvore completamente sem necessidade, podendo organizar os rolês por lá ou coisa do tipo... SEMPRE DÁ UM JEITO, AGORA VOCÊS DEIXARAM O YOUKAI PUTO E EU NÃO TENHO COMO DEFENDER!
É esse tipo de imagem que dá susto nas pobres das pessoas que assistem!
O cara manda cortar a árvore sem nenhuma necessidade e depois o culpado é o Takumi.
Gente... Tava pensando aqui... FALTOU UMA UNIDADE DE KITAROU para dar um apoio psicológico ao Getou em Jujutsu Kaisen 2 (05), já que o setor de saúde mental e o conselho tutelar passam longe dos animes/mangás.

Uau.
Esse final de dor e sofrimento... CACILDA, ROTEIRISTA! POR QUÊ?!
COMO QUE ESCALOU DESSE JEITO?

"Kimono, nem tudo na vida termina bem" - MAS ESSE ANIME PASSAVA NO DOMINGO DE MANHÃ, HORÁRIO DE CRIANÇA ASSISTIR... É PRA ENSINAR QUE A VIDA É UMA MERDA E QUE TEMOS QUE FAZER SACRIFÍCIOS POR CAUSA DA BURRICE DOS OUTROS?

Certo mesmo estava o Nanami quando disse que TUDO ERA UMA MERDA (09).

E vamos de Telecurso da Falta de Vontade - Quem é mesmo o culpado: aquele que postou foto ou aquele que RESOLVEU CORTAR A ÁRVORE?.

Leitor, existia tantas maneiras de lidar com o problema da "popularidade" da árvore, só que simplesmente ninguém teve a mínima vontade de correr atrás, né?

Bom, antes de entrar no mérito e demérito de toda a cagada do episódio, falemos das adições do elenco de dublagem.

Takumi, o coitado que só queria mostrar sua gratidão à canforeira, é dublado por Takuma Terashima.
Seus principais papéis são: Apollo e Apollonius de Sousei no Aquarion (Satelight), Otoya Ittoki de Uta no Prince-sama! Maji Love 1000%! (A-1 Pictures), Kenji Yamaguchi em Tonari no Kaibutsu-kun, Wolf de Blood Lad (Brain's Base), Dantalion Huber de Makai Ouji: Devils and Realist (Doga Kobo), Shiroe de Log Horizon (Satelight), Snake de Kuroshitsuji: Book of Murder (A-1 Pictures), Eita Semi de Haikyuu!! 3, Kazuomi Fujimoto de Net-juu no Susume, Shiki Granbell de Edens Zero (J.C.Staff), Atsushi Sendou de Tokyo Revengers, Matsuboshi Raidou de Aharen-san wa Hakarenai (Felix Film), Alph Hingley de Sugar Apple Fairy Tale, Anubis de Sacrificial Princess and the King of Beasts.

(E até que o personagem é meio parecido com o dublador, não? Fiquei meio encucada com isso...)

O tio que resolveu cortar a canforeira e botar a culpa no Takumi é dublado por Atsuki Tani.
Tem uma lista razoavelmente pequena de trabalhos, com destaque para: Berthold Hawkeye de Fullmetal Alchemist: Brotherhood (Bones), Master Chief de Halo Legends (Bones, Bee Train, Production I.G, Studio 4°C, Toei Animation), Borka de Sanzoku no Musume Ronja, Obuni de Dragon Ball Super (Toei Animation), Dann de Carole & Tuesday (Bones), Anderson de Great Pretender (Wit Studio).

O youkai Hoko, mais especificamente o de fogo, é dublado por Masaru Ikeda.
Seus papéis de destaque são: Johann Abraham Revil de Mobile Suit Gundam (Sunrise), Armando de Black Jack (Tezuka Prodcution), Nekomamushi de One Piece (Toei Animation), Udo Heinemann de Monster (Madhouse), Huang de Darker than Black (Bones).
 
Hoko (em inglês) é um youkai que parece um cachorro de pelagem escura, sem rabo e face humana. Ele vive em árvores de pelo menos mil anos, como as canforeiras. Seu encontro com humanos normalmente é acidental e envolve um velho cortador de árvores que taca seu machado numa canforeira, fazendo com que dela jorre sangue, já que o youkai está lá dentro.

Esse youkai aparece em histórias japonesas e chinesas, inclusive registrado Hakutaku zu, uma antiga enciclopédia youkai.
Dizem que é um youkai comestível, aparentemente tendo um gosto doce e azedo, como carne de cachorro.

Bom, neste episódio um youkai começou a sequestrar pessoas enquanto perguntava insistentemente "onde estava Takumi". Ao investigarem, Kitarou, Mana Humana e Mana Gata descobriram que se tratava de Hoko, um youkai que vivia numa enorme canforeira de dois mil anos... que tinha sido derrubada.

Sim, mais um caso de youkai perdendo a casa por conta das burrices humanas.
Em pensar que quem levou a culpa tinha um real carinho pela árvore...
Basicamente...
Um cara desajustado da sociedade, um dia prestou atenção numa enorme árvore que ficava no caminho do trabalho e vendo como ela se mantinha forte diante de todos os climas, se sentiu motivado por ela. Um dia, resolveu tirar uma foto querendo demonstrar sua gratidão, postou nas redes sociais e acabou viralizando.

Com isso, muitos jovens queriam tirar foto na árvore para conseguirem likes e participarem da modinha, o que começou a incomodar os moradores dos arredores, pois era tudo muito bagunçado e os jovens deixavam muito lixo para trás.

Um dos moradores decidiu deliberadamente cortar a canforeira, que ele e os vizinhos acreditavam ser uma entidade guardiã da região, e dizer que a culpa era de um tal de "Takumi".

Hoko, que morava na árvore cortada, então começou a buscar vingança contra os humanos, procurando pelo tal culpado.

Kitarou até tentou intervir, mas não deu muito certo.
Se ofereceu para aplacar a raiva do youkai e até procurou alguma maneira de convencer o Hoko a se acalmar, o que não deu muito certo.

Arrependido de toda a situação dolorosa, Takumi pensou em se sacrificar para diminuir a raiva do youkai, só que Kitarou evitou que o humano fosse morto e matou o Hoko.

Sabe o que me dói, o youkai reconheceu o Takumi pelo olhar que ele dava à árvore, porém, por ser uma criatura sobrenatural teimosa, o Hoko ainda assim quis matar o rapaz.

O tiozinho que simplesmente cortou a árvore picou a mula no instante que o Hoko apareceu e ficou por isso mesmo.

Olho por olho, dente por dente.
A canforeira foi cortada pelos humanos e o Hoko jogou fogo nas casas dos humanos dos arredores.

Teríamos aí uma crítica ao consumismo das redes sociais, à busca de aceitação social por likes, da falta de respeito com o espaço público, da opressão da sociedade que torna esses jovens mais sedentos por diversões sem regras?

Pois é, leitor, poderia ser tudo isso.

Sabemos que as redes sociais também servem como válvula de escape para as pessoas que não são influenciadores, mas consomem esse material. A vontade de ser e de estar em tais lugares badalados para de alguma forma se sentir aceito ou até mesmo demonstrar poder, do tipo "eu estive lá e você aí que ainda não foi?".

Há uma série de questões preocupantes que levam as pessoas a agirem de forma desrespeitosa e que passam também pela opressão da sociedade. Ainda mais a japonesa, que parece sufocar seus jovens para que eles entrem logo no mercado de trabalho, se casem e tenham filhos que futuramente vão entrar nesse mesmo ciclo para pagar impostos e, assim, permitir que o governo pague os benefícios aos cidadãos que já pararam de trabalhar por conta da idade avançada e que tem uma longevidade maior.
Kitarou basicamente eu em Jujutsu 2 #16: "O Takumi/Fushiguro que lute!"
Existe uma busca nada saudável por uma perfeição impossível e quando as pessoas saem desse molde para viver como bem entendem, elas vão de 8 a 80.

Não existe um meio termo, uma experimentação, elas simplesmente rodam 180° não se importando com o mínimo do que é considerado bom para todos.

Muito bem, agora vamos falar de FALTA DE VONTADE.

Se os moradores dos arredores estavam tão irritados com esse comportamento, por que não ir na polícia, falar com o governante da área para que as coisas fossem, ao menos, organizadas.

Este episódio foi novamente uma conversa sobre extremos.

A comunidade da área simplesmente "deixou estar".
Se existe uma circulação maior de pessoas que são de outras áreas, se isso está afetando a convivência dos moradores com o local, existem diversas formas de resolver o problema. Inclusive falando com o próprio Takumi, trazendo a TV para criar uma conscientização e até mesmo um ponto turístico.

Se a árvore era tão considerada assim como um "guardião", por que não fazer com que pessoas aproveitem a sua sombra e criem um vínculo com ela? Por que não estimular piqueniques no local, colocar na parte de baixo lixeiras de recicláveis e lixo comum... Afinal, existe uma ESCADARIA até o topo do morro. Se não queriam que fosse acessível, para que a escadaria?

"Ainn mas dá trabalho" - Não quer ter trabalho, simplesmente não nasça. Mesmo respirar dá trabalho.

Se aquele tiozinho metido a líder da comunidade realmente quisesse o melhor para a canforeira, ele não teria ido pelo caminho mais fácil. E foi um caminho EXTREMAMENTE mais fácil.

"Ah, vou cortar a árvore aqui, daí os jovens não virão mais para tirar fotos e deixar lixo, e a gente vai ficar em paz" - E se você vier com lenga-lenga de "estava perturbando os moradores", eu já falei sobre polícia e prefeitura ali em cima. Não sei se você sabe, leitor, MAS VIVEMOS EM SOCIEDADE e dentro dela há regras.

Falando nisso... Não deveria ser crime ambiental cortar uma árvore saudável E DE DOIS MIL ANOS? NÃO DEVERIA TER LEGISLAÇÃO PARA PROTEGÊ-LA?
O que a falta de um saco de gelo na cabeça e uma conversa não faz, né?
Ah, Hoko, se tu soubesse a quantidade de merda que ele já teve que lidar...
Isso me lembra a burocracia federal que é cortar uma árvore PODRE, pronta para cair na casa de alguém ou nos fios elétricos, e a prefeitura de São Paulo simplesmente senta em cima do pedido da sociedade e peida. Daí vem tempestade, essas árvores condenadas DE FATO CAEM e o prefeito tem a coragem de dizer: "Ainn, poxa, que pena... Quem iria imaginar? Digo... Ainn não temos pessoal suficiente, é muita demanda, todas as equipes estão trabalhando, blá blá blá".

A FALTA DE VONTADE.
A PREGUIÇA DAS PESSOAS!
 
É, Kitarou, era melhor ter voltado para casa tirar uma soneca.
Tudo o que você ganhou nessa pataquada foi mais youkai revoltado com você, humanos se ferrando e youkai se ferrando. E novamente lembrando que o Kitarou fez uma promessa aí de se tornar o Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais.
 
Meio João Grilo das ideias, sabe? De "ô promessa desgraçada, ô promessa sem jeito" de O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna).

P.S.: Quase esqueço! A história do Hoko aparece no 5º volume da versão de 2007 da Kodansha.
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
84º episódio
Essa é a pessoa mais motivada de todo o episódio. E a mais cansada do rolê.
Opinião: Gostaria de adiantar que, ao procurar o elenco de dublagem do episódio passado, acabei tomando um spoiler e descobri que o youkai principal deste episódio é dublado por ninguém menos que Tomokazu Sugita.
 
SEMPRE BOM OUVIR SUGITÃO.
 
Tu tá de sacanagem que parte do nome do personagem FOI COBERTA POR UM ARBUSTO. Esse anime quer fazer piada de graça e eu já entendi a referência pelos comentários da página do episódio na CR.
 
Espera.
O youkai foi preso por... ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR? É isso?
 
Finalmente um episódio para a 5ª série de todas as pessoas rolar na lama que nem o elefante da piada "suja e pesada".
 
Eu só consigo lembrar do Sai de Naruto Shippuden (Pierrot) falando de "chinchin", que é uma gíria para "pinto". Sim, o órgão sexual masculino.

Pai Olho falando que não pode andar nu pelas ruas do Japão.
Pai Olho, meu querido, meu amado, meu cheiroso... E CADÊ TUAS ROUPAS?

Pai Olho não vai preso, pois ele se mistura no cabelo do Kitarou e tudo bem.
MAS FICA AÍ EXIBINDO ESSA BUNDINHA, PAI OLHO! ACHA BONITO ISSO? QUE EXEMPLO VOCÊ ESTÁ DANDO AO NOSSO FILHO?!

Se bem que, né... Na onda de calor que passou por São Paulo, roupa era uma coisa bem desnecessária para quem estava em casa e não ia receber ninguém de fora.
Ficar com menos roupa é bom demais.

Chinpo é "pênis" na linguagem infantil japonesa (via Jisho - link em inglês).
Não vou ficar segurando a 5ª série de se divertir, né?

Sim, leitor, basicamente um episódio em que o nome do personagem é "pênis" e ficam brincando direto com o nome dele. Depois faço as considerações necessárias.

O nome do youkai é Chinpo e o colega de trabalho dele se chama Paulo. Tenho pelo menos UMA UNIDADE DE PIADA SUJA QUE NÃO SE LAVA NEM COM ÁGUA SANITÁRIA NA CABEÇA. Esse episódio não vai prestar.

Mentira.
OS JAPONESES INDO PRA CASA E OS ESTRANGEIROS TRABALHANDO ALÉM DO HORÁRIO? É sério mesmo? O anime teve coragem de mexer nesse assunto?

Cacete, Kitarou...
Tudo bem que não dá para fazer uma revolução, só que... NÃO TEM LEI TRABALHISTA NO JAPÃO? NÃO TEM COMO DENUNCIAR ESSAS BARBÁRIES?

Provavelmente até deve ter, porém, a ineficiência das leis e a provável falta de vontade das autoridades culmina em pessoas sendo exploradas, porque é assim que funciona na maioria dos lugares. Enfim...

Dois mil e duzentos ienes depois de trabalhar fodido por um mês, fazendo hora extra... e ganhou o total de R$ 71,04.

SETENTA E UM REAIS E QUATRO CENTAVOS.
Se o Chinpo quiser tacar *Deos Matoba: Essa parte foi censurada só por desencargo de consciência, mesmo a Kimono tendo razão em ficar brava.*, eu que não vou tirar a razão dele!
A impressão que se tem com essa falas é que estrangeiro "nem é gente".
Eu até entendo o comportamento, só que fico possessa!
Ai, a passação de pano...
Já que vocês querem passar pano, pelo menos denunciem essa empresa.
Podiam prender os donos também... Só comentando...

"ARMAZÉM FECHA POR VIOLAR CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO" - Era isso que eu queria ler.
Na real, queria mesmo era ler: "Armazém fecha por violar consolidação das leis do trabalho. Donos são presos e seus bens confiscados para pagar indenização a trabalhadores estrangeiros explorados".

É o mínimo, leitor.

Bom, agora a gente segue para o Telecurso do Trabalho Análogo à Escravidão - Esse tipo de exploração é crime, denuncie à polícia!.

Antes de fazer diversas considerações importantes e sérias sobre o assunto, vamos falar das adições ao elenco.

Chinpo, o Sr. Chin que quer ganhar dinheiro para dar melhores condições ao vilarejo dele, é dublado por Tomokazu Sugita.

Paulo, o colega dele que quase morre, é dublado por Shunsuke Kanie.
Tem poucos trabalhos creditados no My Anime List e mais alguns no Anime-Planet, como: Haruichi Daikanji de Yowamushi Pedal: NEW GENERATION, Kotani, Genba Kantoku e Charatomi's Senior de GeGeGe no Kitarou (2018), gerente da fábrica em Salaryman's Club e Boogiemon de Digimon Ghost Game (Toei Animation).

Informação tirada do Anime-Planet.
 
Neste episódio tivemos duas principais frentes: as piadas de pinto e a exploração da mão de obra estrangeira.

Confesso que fiquei surpresa por inserirem a segunda temática num anime que passava domingo de manhã, horário conhecido por ser bastante assistido por crianças. Quase como a família brasileira assistindo a novela das 9 de segunda a sábado, uma rotina bem tradicional.

As piadas de pinto provavelmente foram inseridas para fazer com que a criança continuasse assistindo e num primeiro momento talvez não alarmasse os pais sobre a seriedade do outro assunto.

Como espectadora de entretenimento que já viu novelas icônicas fazerem o público discutir sobre temas delicados e muito importantes, achei muito importante que abordaram a situação que alguns imigrantes vivem, neste caso, no Japão.

Apesar de ser muito necessário fazer um recorte sobre o Japão e como são tratados os estrangeiros que decidem sair de seu país de origem para trabalhar lá, é importante lembrar que exploração de mão de obra acontece no mundo inteiro e vivem pipocando casos aqui no Brasil, como o dessa semana em que a polícia federal resgatou paraguaios em Minas Gerais numa fábrica de cigarros clandestina (via Jornal Nacional - G1).

Chinpo, um youkai do sul asiático, vive num vilarejo pobre e decide ir ao Japão para trabalhar. Lá ele acaba arranjando confusão por andar pelado, algo costumeiro em seu vilarejo, mas que no Japão e em outros lugares do mundo dá detenção por atentado violento ao pudor.

Ele é salvo por Mana Humana, que o vê ajudando o dono de um restaurante e chama o Kitarou, que é o Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais.
Mana se compadece da situação do youkai e dá uma toalha para que ele se enrole e daí não dê problema. Além disso, Kitarou o abriga na Floresta GeGeGe.
Como não adorar a amizade desses dois e as promessas do mindinho?
Exatamente como pensa o trouxa que quer ir pros Estados Unidos...
Porém, ao tentar procurar trabalho, o Chinpo acaba não conseguindo por causa do nome, que para os japoneses é constrangedor. Imagina ficar chamando "Pintinho, Bigulim e afins" no meio de um escritório ou onde tenha muita gente? Simplesmente tenebroso, né? Então daí veio a ideia de usar um pseudônimo: Sr. Chin.

Um costume comum até mesmo aqui no Brasil, em que japoneses com nomes muito "diferentes" acabaram adotando nomes "brasileiros" para facilitarem a comunicação com os nativos, visto que, alguns têm pronúncias difíceis.
E uma das principais dificuldades dos brasileiros é a leitura de "tsu" (tchiçú).
"Chi" normalmente é lido como "xí" em vez de "tí" e por aí vai.

Por conta disso, entre os japoneses que imigraram décadas atrás, alguns foram adotando nomes mais fáceis, como Rosa, Carlos, Luiz...

E isso acaba me lembrando do personagem que vira amigo do Chinpo, o Paulo.
Não sei se o roteirista teve uma epifania ao juntar "chinpo" (gíria de pênis) e Paulo por causa de "pau" (gíria de pênis) ou foi atrás de algo do tipo. Não quero acreditar que foi simples coincidência. EU QUERO VIVER, NEM QUE SEJA NA MENTIRA, QUE FOI DE PROPÓSITO ESSA UNIÃO DE PINTO E PAU!

Enfim... O fato do personagem se chamar Paulo não quer dizer necessariamente que ele é brasileiro. Esse nome pode ser encontrado em outros lugares da América Latina... Se bem que em língua espanhola, seria mais fácil encontrar como "Pablo", né? ENTÃO QUERO VIVER, NEM QUE SEJA NA MENTIRA, QUE O PAULO DESTE EPISÓDIO É BRASILEIRO!

Se bem que faz sentido, né? O episódio saiu em 2019, ou seja, já era governo Bolsonaro e o Paulo queria ganhar dinheiro para fazer uma faculdade. Ainda que a gente tenha ótimas universidades públicas, os vestibulares são acirradíssimos e... Se o Paulo estivesse dentro das condições para entrar num ProUni, por Enem ou mesmo por cotas, ele poderia ter tentado, né? Ou será que queria uma universidade privada e aí teria que entrar no FIES, que é o financiamento estudantil? Como que ele ia pagar, né?

Ainda mais que depois veio pandemia e no governo Bolsonaro muita gente perdeu a pouca estabilidade que tinha e foi morar na rua. Isso sem contar a própria doença que matou pouco mais de 700 mil pessoas.

E fiquei bem de orelha em pé quando o Chinpo foi brigar com o supervisor e o cara falou que revogaria o visto e o passaporte do Paulo.

Então... Boa parte dos imigrantes brasileiros que vão ao Japão, conseguem visto de trabalho a partir de recrutamento de empresas japonesas por meio de sites ou recrutadores também brasileiros. Normalmente é para trabalhar em fábricas, com a promessa de ganhar um valor razoável por hora trabalhada. Só esquecem de dizer que a rotina é exaustiva e nada saudável para a saúde mental e física do candidato.

Eu já falei disso no episódio 55 de Kitarou, mas vale reforçar e linkar novamente a matéria que a jornalista Juliana Sayuri fez no Japão, trabalhando numa fábrica de peças de carro.

Os trabalhos que pagam mais a esses dekasseguis são os chamados 3K: kitanai (sujo), kiken (perigoso) e kitsui (pesado). Para essas funções, os homens costumam ser os mais procurados, enquanto as mulheres têm ocupações "leves e limpas". Entre aspas mesmo, porque olhando mais de perto, você vê que não é tanto assim.

Também gostaria de fazer um adendo: nem toda fábrica deve ser tão ruim ou tão razoável quanto a citada pela jornalista. Com certeza há piores e há melhores, ainda assim, é importante notar que não é uma situação cômoda.
Isso se chama "exploração de mão de obra" e é crime tanto no Japão quanto aqui.
Agora só falta falar que os proprietários foram presos e seus bens serão leiloados para pagar indenização aos trabalhadores estrangeiros explorados. Estou esperando.
Isso que sequer eu falei da xenofobia e de detalhes que só são percebidos quando se precisa deles, como os serviços de saúde.

Apesar do SUS ter vários problemas e não conseguir lidar com a demanda da população, ainda é um serviço de saúde gratuito.
 
Uma parcela dos remédios que os médicos prescrevem podem ser pegos na farmácia da unidade de saúde ou até mesmo nas farmácias particulares pela "Farmácia Popular".
 
Existe uma penca de vacinas que são aplicadas GRATUITAMENTE à população, desde que ela tenha os documentos necessários.

As coisas não são perfeitas, leitor, porque a gente não aprendeu nada com a Revolução Francesa, de botarem a Maria Antonieta na guilhotina.
Ok que não precisamos improvisar guilhotinas para decepar as cabeças dos governantes, no entanto, nós precisamos nos organizar para cobrar, para não dar paz e nem descanso aos governantes, enquanto eles não ouvirem nossa voz e atenderem nossas necessidades.

Para isso a população precisa estar mais participativa dentro dos conselhos gestores das UBS que ficam na sua região, ir às reuniões abertas ao público na assembleia legislativa, participar das eleições do conselho tutelar do distrito onde você mora, esse tipo de coisa.

Se nós não fazemos acontecer, ninguém acima de nós vai fazer.
Eles negociam com "toma lá, dá cá", lidam com ego de gente que só quer enfiar dinheiro no bolso e o povo que se exploda. Então se cada um que adora reclamar de governo, independente de quem está no poder, mexesse a droga da bunda para mudar sua comunidade, talvez a gente botasse esse bando de político safado mais na linha.

Apesar de não ter gostado da "passação de pano", entendo que o anime precise passar uma mensagem de que a agressão pelo lado da vítima não resolve, e sim a denúncia. Algo que nem sempre é possível, pois as pessoas precisam daquele emprego, o que gera uma dependência tóxica e cíclica.

De qualquer forma, achei muito interessante e até certo ponto corajoso do roteiro em tocar nesse assunto. E, principalmente, em mostrar que também existe gente legal nesses países que vai torcer e ajudar o imigrante, como foi o caso da Mana Humana que desenvolveu uma amizade muito bonita com o youkai.

P.S.: Quase ia esquecendo de novo... Deve ser a idade... hoho~
O Chinpo tem três pintos e ele aparece na abertura do anime sempre com algo cobrindo sua área íntima. De nada, leitor.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono aquela que não imaginou que teria tanto assunto sério para comentar neste post... - 17/11/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/