segunda-feira, 15 de novembro de 2021

FINAL: Hataraku Saibou #14

E aí, leitor?
Aos poucos o blog vai normalizando e a vida também, como comentado no edital.
Então para aproveitar o tempo livre da blogueira, BORA ENCERRAR ESSE ANIME E... esperar que eu logo consiga trazer a 2ª temporada! ESTOU ANSIOSA!!!
 
Nos episódios anteriores... Glóbulo Vermelho Hanazawa ficou responsável por uma glóbulo vermelho novata e se tornou a "chefia" de alguém. O problema é que isso aconteceu justamente quando o corpo sofreu uma grave intervenção: hemorragia. Entre as dificuldades cotidianas e uma extremamente especial, GV Hanazawa mostrou que apesar de ser meio abobalhada, na hora do "vamo ver", ela está pronta para qualquer treta!
 
Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
 
Preparada para NÃO CURSAR MEDICINA, Kimono?

Hataraku Saibou
14º episódio
"Migo, olha só que divertido ver o líder dos barulhentos pagando mico!"
"Caraca, maluco! Isso que eu chamo de vingança por ficar gritando por aí!"
Opinião: Leitor. Acho que nesse período caótico em que passei fazendo expediente no hospital, o conhecimento de Hataraku Saibou foi uma dádiva e uma preocupação.

"Dádiva" por eu meio que saber o que estava acontecendo no organismo e "preocupação" exatamente por causa desse conhecimento.

Pensei que voltaria a assistir o anime meio traumatizada, porém, provando que meu cérebro trabalha de uma forma estranha, cá estou eu de boa (por enquanto).

Sem mais delongas, vamos para a última cartinha desta temporada reforçando os cuidados que devemos ter, afinal, a pandemia da covid-19 continua, mesmo que todos achem que ela está acabando.

P.S.: Passei 13 dias dando plantão no hospital e, em alguns deles, o setor onde a minha mãe estava ficou sem enfermeiros, pois chegavam casos de covid que precisavam de maior monitoramento. Ou seja, vacinados ou não, essa doença ainda existe e ainda pode gerar uma série de sequelas e matar pessoas. Lembrem-se disso.

"Olá, Kimono! Olá, Brasil! Olá, leitores do Kimono Amarelo!!
Espero que vocês estejam bem e vacinados com as duas doses ou dose única da vacina contra a COVID-19!

Eu sou uma célula.
Hum... Sim, uma célula comum.
Aquelas de camiseta branca que recebem glóbulos vermelhos em casa e normalmente são atacadas por antígenos... Urgh.

Como células temos nossos direitos e deveres, ajudando a nossa sociedade a manter o corpo em funcionamento e saudável. Cada um tem o seu trabalho e contribui para essa sociedade.

O mesmo funciona para o mundo de vocês.
Para evitar que pessoas adoeçam e morram por causa da COVID-19, é importante que cada um entenda o seu papel dentro dessa pandemia, que ainda não acabou.

Usar máscara sempre que sair de casa, lavar as mãos com frequência, usar álcool gel 70%, evitar ambientes fechados ou com pouca ventilação, evitar contato físico e higienizar roupas e calçados usados na rua, compras e acessórios, sempre que voltar para casa.

Além, claro, de tomar TODAS AS DOSES da vacina contra a COVID-19.
Se a sua vacina é de duas doses, tome as duas doses. Se é de dose única, tome uma só vez. Se já chegou a época da 3ª dose, tome a 3ª dose.

Esses cuidados evitam que você pegue a doença e a transmita para quem vive com você, convivem ou que só estiveram no mesmo ambiente que você.

Quem vê cara, não vê infectado pela COVID-19, portanto, se cuide.

Sim, eu sei que os números estão mostrando uma queda de internações e de mortes, e que isso é puxado pela vacinação, só que precisamos pensar naqueles que ainda não se vacinaram, como as crianças.
Além das pessoas teimosas que acreditam em notícias mentirosas e absurdas.

Sim, é bom que exista flexibilização e que a vida vá voltando ao normal, só que mantenha os cuidados, tá?

Bom, já que as coisas estão aos poucos se reorganizando, que tal contribuir com alguns projetos que continuam precisando de ajuda?

Um exemplo é o Panela Cheia Salva.
Com R$ 50 você ajuda a alimentar uma família.

Agora se quiser conhecer outras iniciativas, dê uma olhada em Para Quem Doar.
Durante a pandemia muitas pessoas perderam emprega e consequentemente a única renda que tinham para manter a casa e os custos diários, por isso elas precisam de doações.

Caso você conheça locais próximos de casa que recolham doações de alimentos, produtos de higiene, roupas, brinquedos e outros itens necessários, lembre-se de doar tudo em bom estado (roupas e brinquedos, por exemplo).

Espero que o mundo volte ao normal e que a pandemia acabe logo!

Fiquem bem e se cuidem!

Assinado: Célula comum."
 
Pois é, gente, nada de doar coisa estragada, rasgada ou que já não presta para nada! Se liga, hein?

E a pandemia ainda não acabou, então vamos continuar com os cuidados, tá bom?
E agora a gente segue com o último episódio dessa 1ª temporada de Hataraku Saibou!

Uau.
JÁ COMEÇA COM TELECURSO.
Ok, vou anotar, calma.

Duvido que o corpo seja tão inteligente a ponto de saber QUANDO QUE É ÉPOCA DE GRIPE! NÃO É POSSÍVEL! DUVIDO QUE AS CÉLULAS SEJAM TÃO INTELIGENTES ASSIM!

Se bem que o pessoal já manjava da "época da alergia a pólen", né?

Eu entendo muito essa célula incomodada com a gritaria da Célula T Ono e seus recrutas. Inclusive com a ilustre presença da célula efetora do episódio da gripe tipo B.

Ah.
JÁ TIVEMOS GRIPE NESTE ANIME!
Na verdade seria a versão do vírus Influenza, enquanto aqui teríamos... a gripe comum. Espero que o anime explique a diferença.
No caso do Pneumococo não era proposital, mas esse Rinovírus é o cão, hein?
Glóbulo Branco Maeno sempre sendo feito de trouxa, tadinho... *rindo junto*
Essa célula que está reclamando do barulho e da falta de sensibilidade das células T citotóxicas... É dublado por alguém de voz familiar. O problema é que eu simplesmente não consigo reconhecer. É familiar, mas a minha biblioteca auditiva sorri e diz: "Otária, estou destreinada. Passe vergonha com o seu público". Um absurdo, sabe?

Acabei de lembrar que é também a segunda vez que o Célula T Ono irrita gente dos arredores. Na outra vez a Célula T Auxiliar Sakurai ficou PUTAÇO.

O moço trabalha EM CASA e ainda reclama.
MOÇO, VOCÊ TRABALHA EM CASA! TEM COISA MELHOR DO QUE TRABALHAR EM CASA? Sim, leitor, eu sei que tem, inclusive aprovo pudim de chocolate, dinheiro na conta e conforto.

Cinco minutos de episódio e QUATRO EXPLICAÇÕES para o Telecurso. Meu cérebro começou a cozinhar.

Gente, tá me incomodando tanto NÃO SABER DE QUEM É A VOZ DA CÉLULA CANSADA DO HOME OFFICE, que eu peguei uma cena que ela se junta com a célula do chapéu de estrelinha e fiquei voltando.

Acabou me lembrando Yowamushi Pedal.
Daí voltei, voltei, voltei, voltei de novo e... Lembrou o Kaburagi do New Generation.

Acho que é o Hiro Shimono (dublador do Kaburagi).
Na hora que ele fala sobre "essa gente barulhenta", deu também uma familiaridade de Zenitsu. Primeiro achei que era o Nobuhiko Okamoto, daí afiei um pouco mais o ouvido e... Vou chutar que é o Shimono.

E eu errei.
VOCÊS TÃO DE FODA COM A MINHA CARA!
NA PARTE DO "ESSA GENTE BARULHENTA" É MUITO O SHIMONO! VAI TE LASCAR!
Me sinto naquele episódio fatídico de The God of High School. O PURO SUCO DA HUMILHAÇÃO!

Eu até cheguei a pensar que poderia ser o Atsushi Abe...
Extremamente humilhada. Hoje eu perdi.

Enfim...
Célula T Ono é muito vaidoso.
Chegou um presente suspeito, a Célula T Efetora fica desconfiada... MAS O LÍDER DO ESQUADRÃO É UM CARA VAIDOSO, NÉ?

"Não que eu queira um presente, mas é algo bem fofo de se fazer" - O cara toca o terror por fora, só que adora um chameguinho, né? Danado...

Eu fico pensando sinceramente na correlação entre as zoeiras da célula do chapéu de estrelinha e o que ela costuma fazer de fato no nosso corpo.

Hum...
Verdade.
Acho que as células T não podem deixar os vasos linfáticos se não tiverem ordem expressa da célula T auxiliar, né? Editado: Sim. Explico depois.

Não...
TU TÁ MUITO DE BRINCADEIRA, NÉ?
VOCÊS VÃO MEXER COM O DOIDO DO GLÓBULO BRANCO MAENO? OUTRO ASSASSINO FRIO? VOCÊS PERDERAM O JUÍZO!

Curiosamente, eles estão trollando apenas células do sistema imunológico. Já repararam nisso?

E... sim.
A célula do chapéu de estrelinha é a célula infectada pelo vírus da gripe comum.
Gente, o título fala sobre isso, o sensor do GB Maeno denuncia... Não dá para fingir que não sabe.

A travessura agora foi trocar o sal pelo açúcar e vice-versa... SÓ PRA SACANEAR A HORA DO CHÁ DA CÉLULA T AUXILIAR E DA CÉLULA T REGULATÓRIA! Também conhecidos, como: Célula T Sakurai e Célula T Hayami.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Melhor do que o chá salgado saindo pelos orifícios da Célula T Sakurai, É O GB MAENO PROCURANDO ANTÍGENO!!! E achando que o negócio de trocar sal por açúcar É COISA DO ANTÍGENO!

Gente, alguém me socorre!!! ISSO É HILÁRIO!
Isso é uma Macrófago vendo as possibilidades de gerar dor. CERTEZA QUE APANHAR DISSO AÍ DEVE DOER PRA CARAMBA!
Nossa... Maldade colocar a pobre da Glóbulo Vermelho Hanazawa num perigo desses! ELA SEGURANDO A CAIXA E O CARRINHO COM AS PERNAS!!!! Tadinha!!!

Nem as Macrófagos foram perdoadas... SEM OR...

Mas, gente...
Eram as células travessas passando E OS RECEPTORES DOS GLÓBULOS BRANCOS APITANDO EM EFEITO CASCATA!

Uia...
Tá rolando chuva de histamina?
O corpo está reagindo como se fosse uma alergia ou... será que teve uma situação de alergia ao mesmo tempo que as traquinagens?

Quem era esse doido mesmo? Acho que era o Basófilo (04).
E a groselhagem de hoje falava exatamente sobre negligenciar o trabalho e sair por aí com uma célula de chapéu engraçado, pregando peças nos outros. Não, pera...

EITA.
CHEGOU A... ♫ TROPA DE ELITE, OSSO DURO DE ROER, PEGA UM VÍRUS DA GRIPE, TAMBÉM VAI PEGAR VOCÊ!

Mentira.
NÃO, GENTE, PERA!
O LINFÓCITO T ONO MANDOU PRA ANÁLISE FORENSE, QUE DESCOBRIU TRAÇOS DE RNA E CONSEGUIRAM UM MANDADO DE BUSCA CONTRA O VÍRUS! É ISSO MESMO?

Na verdade, eles mesmos analisaram, especificaram e conseguiram uma ordem pra se mobilizar pelo corpo para encontrar os malfeitores.

Risos.
AS MACRÓFAGOS SE JUNTARAM AO ROLÊ!

GB Maeno servindo de placar.
EU AMO ESSE NEUTRÓFILO IDIOTA!

Bom, leitor, depois de tantas emoções nessa retomada de trabalho e... justamente com o FIM da 1ª temporada de Hataraku Saibou, chegou aquela hora derradeira. A hora do... Telecurso das Células Trabalhadoras - BRINCA COM O SISTEMA IMUNOLÓGICO PRA VER SE ELE NÃO TE ELIMINA, ANTÍGENO!

E começamos justamente com as informações técnicas, pois... cansada demais para não adiantá-las.

Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!
 
Espirro: Uma resposta reflexiva para expelir substâncias estranhas, como poeira e vírus, aderidos ao fundo do nariz.
 
Células T Citotóxicas: Se mobilizam sob ordens das Células T Auxiliares. Assassinos que reconhecem e destroem células estranhas, como células de enxerto, células infectadas por vírus e células cancerígenas.
 
Checkpoint do Ciclo Celular: Um mecanismo de controle para avaliar se um ciclo celular progride normalmente. Se qualquer anomalia for encontrada, instrui o ciclo celular a parar ou reduzir. As próprias células são equipadas com este mecanismo de controle.
 
Divisão celular: Quando uma única célula se divide em duas ou mais. Seguindo a intérfase, quando o DNA é replicado, a célula entra em estágio mitótico quando ocorre a divisão celular. A série de eventos que ocorrem do momento que uma divisão acaba até o fim da próxima divisão é chamada de "ciclo celular". O número de vezes que uma célula pode se dividir depende do seu tipo.
 
Glóbulo Branco: Sua principal função é eliminar substâncias vindas do exterior do corpo, como bactérias e vírus.
 
Célula T Auxiliar: Quando notificados da invasão de inimigos externos, servem como comandantes que formulam estratégias de ataque apropriadas e emitem ordens para Células T Citotóxicas.
 
Célula T Regulatórias: Elas previnem que Células T Citotóxicas de saírem do controle e suprimem anormalidades imunológicas excessivas.
 
RNA: Ácido Ribonucleico. São componentes básicos com quatro bases nitrogenadas. Adenina, guanina, citosina e uracila. Interpretam diversos papéis no processo de geração de proteínas dentro das células. Alguns vírus usam o RNA como informação genética.
 
Adendo: O vírus era um rinovírus, um patógeno da gripe comum.
 
Elenco de dublagem?
SIM, ELENCO DE DUBLAGEM!
Linha vermelha: Célula comum/Ippan Saibou - Kobayashi Yuusuke. Linha azul: Rinovírus/Rainouirus - Furukawa Makoto.
Sabe por quê?
Porque além de ser surpreendida pelo Yuusuke Kobayashi... Descobri nos créditos do episódio (já que não está em nenhum outro site), que o Rinovírus, a célula do chapéu de estrelinha, foi dublado... pelo Makoto Furukawa.
Basicamente pago para rir e grunhir. Parabéns, Furukawa fofura.

Então as adições do elenco ficaram assim...
Rinovírus dublado pelo Makoto Furukawa.
 
E Célula comum "e muito marota" dublada por Yuusuke Kobayashi.
Seus papéis de destaque são: Su-won de Akatsuki no Yona, Arslan de Arslan Senki, Senkuu de Dr. Stone, Saitou de Hakata Tonkotsu Ramens, Toshiki Minegishi de Mob Psycho 100 II, Subaru Natsuki de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu e Senichi Sugawara de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu.

Certo, agora vamos falar sobre COMO VIMOS O SISTEMA IMUNOLÓGICO SENDO FEITO DE IDIOTA.

Foi divertido?
Como já tinha assistido anteriormente... Não ri tanto.
Infelizmente não lembro da minha reação quando vi pela primeira vez, contudo, achei bom quando o Linfócito T Ono, todo vaidoso, levou um socaço na cara.

QUEM MANDA FICAR BERRANDO NA VIZINHANÇA E AZUCRINANDO OS RECRUTAS? Isso que eu nem falei daquela porrada desnecessária (08) no GB Maeno, tadinho...

E, gente, como o vaidoso é vingativo, né?
Tacou-lhe a porrada no Rinovírus.
Melhor que isso foi o lindinho do Neutrófilo Maeno CHEGANDO ATRASADO!
Pelo menos salvou a raba da Célula comum que caiu da janela, né?

E falando em "raba"...
Vocês viram o "chapéu" do Rinovírus... ABOCANHANDO A BUNDA DE UMA CÉLULA?

Hataraku Saibou tem cada coisa, que nem otaku duvida!
Ou "só otaku duvida"? Não sei. Otakus são... peculiares, né? hehehe
 
Bom, neste episódio, que foi lançado originalmente como um OVA (veja "Deos Matoba" para glossário de termos), tivemos as travessuras da gripe comum.

Fico curiosa para saber se ela é sabida assim mesmo e gosta de trollar o nosso corpo ou se a reação do sistema imunológico tende a ser realmente mais lenta. Muitas dúvidas, leitor, muitas dúvidas.
Só queria saber COMO FICARIA ESSA CÉLULA infectada... pela bunda.
O que foi reforçado aqui é que os Linfócitos/Células T Citotóxicos ficam nos vasos linfáticos, aguardando ordens das Células T Auxiliares.

O ciclo do sistema imunológico para ser esse:
-Antígeno entra no corpo;
-Glóbulos brancos patrulham o corpo e o encontram;
-Acontece a primeira resposta contra o inimigo;
-Células T Auxiliares são avisadas, traçam estratégias e enviam as Células T Citótóxicas;
-Que chegam para ajudar os glóbulos brancos e macrófagos na porradaria.

Pelo menos é isso que parece, quando o Linfócito T Ono e seus companheiros param antes da linha que determina a entrada dos vasos linfáticos.

Já não lembro em que área estava a célula T novata/virgem naquele episódio da gripe Influenza. Lembram que o coitado estava patrulhando uma área sozinho? E pediu para que o Glóbulo Branco Maeno mentisse sobre ele ter eliminado algum antígeno?

Se bem que ali, ao que tudo indica, já existia uma resposta imunológica acontecendo...

Enfim... MUITOS DETALHES TÉCNICOS! BONDE DA BIOLOGIA HUMANA E MEDICINA, FAVOR DAR UM SOCORRO AQUI!

Apesar de não dar muito trabalho para ser eliminada, como seu "parente" da Influenza, a gripe comum (Rinovírus) é bem espertinha. E acaba me lembrando um pouco a célula cancerígena, que também tem como objetivo se multiplicar.

Contudo, a célula cancerígena parece chamar mais atenção do que o Rinovírus.
Que foi chegando de mansinho, fazendo amizade com a célula e... quase levou o coleguinha na "conversa".

Vimos também que o RNA é a "marca de identificação" do vírus, algo que estamos relativamente acostumados a saber por conta dos noticiários sobre a covid-19.
Para fins explicativos, ou seja, para uma compreensão mais rápida, o RNA é como o "DNA do vírus".

Acabei dizendo que o Rinovírus tinha sacaneado apenas células do sistema imunológico e... EIS QUE NEM A GLÓBULO VERMELHO HANAZAWA SE SALVOU DESSA VEZ!

Também, né, vive andando com o GB Maeno... O pessoal até deve confundir qual a função dela, né? (E provavelmente a do coitado, se pensarmos que serviu de GPS para a mocinha em vários episódios.)

ALIÁS...
Um momento de apreciação ao GB Maeno fazendo papel de trouxa neste episódio.
Tão adorável ver aquele assassino frio de antígenos, mais perdido que eu durante evento de Genshin Impact.

Pelo visto não aprendeu nada com a zoeira do Pneumococo do 1º episódio...

Imagina! Eu rindo de um glóbulo branco perigoso? CLARO QUE SIM!
Muita maldade achar engraçado o coitado perturbado com o receptor dando sinal direto? Não. hahahahaha

Melhor que isso foi a sequência de neutrófilos com seus receptores apitando.

Mentira, melhor que isso foi o Linfócito T Ono vaidoso tendo sua expectativa esmagada pela dura realidade.

E fica aí o aviso para todos: o trabalho é chato, mas precisa ser feito. Não dá para viver de traquinagens eternamente, já que elas podem "se virar" contra nós.

A célula comum que rachou o bico da desgraça imunológica alheia, quase viu seu trabalho indo por água abaixo com os rinovírus tentando quebrar a máquina em que estava o clone.

O que acaba me lembrando aquela comparação que fiz entre célula cancerígena e vírus. A célula cancerígena precisa da máquina para fazer as cópias... Afinal, ela é uma CÉLULA. Já o rinovírus contamina as células sadias... como outros vírus.

Já as bactérias tentam fazer estrago para enfraquecer o corpo e permitir que seus colegas entrem... Pelo menos é isso (02) que tentaram (11) outras vezes.
O sistema imunológico e seus vários tipos de células... Uma mais estranha que a outra.
Leitor, as únicas informações COMPLETAMENTE confiáveis são as que estão no anime. EU ESTOU AQUI TENTANDO VER SE ENTENDI E APRENDI ALGO DE ÚTIL! NÃO SOU DA ÁREA DA MEDICINA! E sequer tenho vocação para isso.

Não, não, obrigada.
Sejam felizes, profissionais da saúde.
Obrigada por existirem.
Contem comigo na área do entretenimento! o/

Sim, curti as células comuns dos vasos linfáticos fazendo uma partida com os vizinhos encrenqueiros.

GB Maeno, você está aí servindo de placar, porque... Provavelmente estava passando e te arrastaram para dentro. TENHO QUASE CERTEZA DE QUE FOI ISSO MESMO!

Tem mais alguma coisa para ser comentada a respeito do episódio?
Ah sim... Crianças, não sejam travessas. Não troquem açúcar por sal e vice-versa. Vai ser um saco arrumar no lugar certo. Tem que tirar tudo dos potes, daí lavá-los, esperar secar, colocar tudo de volta no lugar certo... e se certificar que é a coisa certa no lugar certo. Vai que...

Bom, leitor, essa foi uma longa jornada.
Mais madura e compreendendo a importância desse tipo de anime nos tempos de hoje, foi um prazer vencer a minha preguiça crônica e trazer as análises da 1ª temporada.

Espero que vocês tenham se divertido e se informado, assim como eu.

Agora a respeito da parte técnica do anime, e não estou falando das informações, acho que a animação está dentro do esperado. Meus destaques seriam para a arte em momentos cômicos, como o desespero da Célula de Memória ou as outras células vendo os glóbulos brancos agindo iguais a assassinos psicopatas.

Não prestei atenção na trilha sonora e não acredito que ela seja um destaque.

O elenco de dublagem é maravilhoso e combinam bem com os papéis que foram designados. Inclusive as participações especiais que dão um tempero a mais na série.

Ainda não consigo lidar com o Makoto Furukawa fazendo o Rinovírus... ELE NEM TINHA FALAS, GENTE! SÓ GRUNHIA E RIA! EU NÃO CONSIGO LIDAR COM ISSO!

Bem, agora você deve estar se perguntando como ficam Hataraku Saibou 2 e Hataraku Saibou Black.

Ficam na programação, oras!

Agora entra Hataraku Saibou 2 e depois que ele terminar... A GENTE METE O LOUCO COM O CORPO PODRÃO!!! SÓ VEM, CODE BLACK! ESTOU TE AGUARDANDO COM TODOS OS MEUS SURTOS POSSÍVEIS!

E aí, leitor? VAI ME ACOMPANHAR NESSA CONTÍNUA JORNADA... PELO CORPO HUMANO E SUAS CÉLULAS MUITO DOIDAS?

Bora, leitor! Vai ser legal! EU GARANTO!!! hohoho
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Inveja da GV Hanazawa pegando a mãozinha da Plaqueta para dar tchauzinho!!!
Nota: Ciência é uma arte e o anime faz parte
Pretende reassistir algum dia?: Já reassisti, olha meus posts, poxa!
Recomenda a série?: SIM!
Categoria: Saúde, ciência, medicina, Biologia, ciências biológicas, corpo humano, shounen de lutinha que acontece dentro do corpo
Premiações: Pior Noção de Direção - Kimono Glóbulo Vermelho Hanazawa, Melhor Fofoqueiro - Célula Dendrítica, Prêmio "Ara Ara" - Macrófago, Desgraça de Quem Tem Alergia - Mastócito, Falador de Groselha do Anime - Basófilo, Tropa de Elite Porradeira - Linfócitos T Citotóxicos, Prêmio "Célula do Sistema Imunológico" - Glóbulo Branco Maeno, Melhor Companheiro de Lanche - Célula T Auxiliar Sakurai, Melhor Plaqueta - Plaqueta do Boné Virado (porque deu capote no 1º episódio)
Pontos fortes: Informações técnicas, elenco de dublagem, humor
Pontos fracos: Transcrever cada informação técnica e ainda não dublaram esse anime perfeito para o português


Assim se encerra a participação do informativo Hataraku Saibou no Kimono Amarelo.

 
P.S.2: Não estou sendo patrocinada pelo Panela Cheia Salva e pelo site Para Quem Doar.

Por Kimono Vermelho aquela que estava com saudades de fazer posts - 15/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/