quarta-feira, 10 de março de 2021

Hataraku Saibou #01 e #02

Achou que o único anime de medicina seria Dr. Ramune, leitor?
POIS ACHOU ERRADÍSSIMO!
 
Em tempos de descrença em profissionais sérios da saúde, o melhor a se fazer é informar o otaku sobre COMO FUNCIONAM SUAS CÉLULAS! Só para você dar uma de manjado em cima da família, falando sobre Células T, macrófagos, Glóbulos Brancos e muito mais!
 
VEM COMIGO, LEITOR! QUE ESSE ROLÊ VAI SER MARAVILHOSO!

Nos episódios anteriores... Não, pera.
NO DROPADO ANTERIOR... Estávamos no ano de 2018, um ano ruim, pesado e cansativo, mas que iria dar AQUELA RISADA GOSTOSA DA NOSSA CARA no futuro. Porém, com o passar do tempo, o amadurecimento da blogueira (leia: a louca sadomasoquista de pesquisa - eu vou explicar depois) e essa pandemia que fez todo mundo olhar para as ciências biológicas com mais apreço, resolvi ressuscitar esse anime, inclusive depois da Crunchyroll anunciar que teria a 2ª temporada e a versão "corpo podrão", o CODE BLACK, em sua plataforma.
 
Hataraku Saibou conta a história sobre as mais de 37 trilhões de células que vivem no seu corpo! E que trabalham incansavelmente para te manter saudável e funcionando direitinho! Descubra como eles lidam contra alergias, germes, machucados e muitos outros problemas que podem afetar o "mundo" deles.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
 
Quer dizer que eu te chamei de "Glóbulo Branco Maeno" em 2018 e não lembrava disso, Glóbulo Branco Maeno?

Hataraku Saibou
1º episódio
Achou que não ia ter aula de biologia/medicina neste blog, leitor? ACHOU ERRADO!
Opinião: Eu sou uma pessoa preguiçosa e pensei, depois de assistir aos três primeiros episódios deste anime, que seria informação demais para pesquisar, entender e explicar a vocês.
 
Acontece que 2019 e 2020 provaram que, apesar dos hiatos, eu sou uma pessoa esforçada (apesar de preguiçosa) e consigo fazer um Telecurso Otaku, basicamente uma mistura entre análise da história e explicações técnicas ou dar o devido contexto.
 
E por acaso entre os anos de 2018 e 2019 acabei maratonando Hataraku Saibou. O resultado foram esses comentários na minha primeira e única Redação de Férias.
 
Pois bem, leitor, Cells at Work continuaria nas minhas memórias se não fosse o anúncio da 2ª temporada de do CODE BLACK.
 
Num primeiro momento fiquei bastante empolgada, ainda mais com o momento em que estamos vivendo, pois seria incrivelmente didático. Só que daí veio o balde de água fria na Temporada de Inverno 2021.
 
A boa notícia veio no início de fevereiro, quando a Crunchyroll avisou que começaria a passar as duas séries no site. AÍ FOI GOL. FOI PONTO DO KARASUNO. FOI UMA FESTA GERAL NA LIMBOSFERA!
 
E daí a blogueira perdeu todo o controle na vida e mandou ESSE EDITAL.
Uau que eu acertei a minha previsão sobre março, hein? Esse é o universo conspirando ao meu favor... aleluia.
 
Por enquanto vamos nos focar na primeira temporada, com treze episódios mais um OVA que será analisado posteriormente.
 
Então, leitor, hora de arregaçar as mangas, NÓS VAMOS ESTUDAR MEDICINA (só que não) DE UM JEITO BEM SIMPLES... e que não envolva cortar cadáveres ou ver sangue ou ossos fraturados.
 
Bom, chega de te amedrontar, VAMOS AO QUE INTERESSA!
CÉLULAS, AO TRABALHO!
 
Leitor, decidi não reler minhas primeiras impressões dos três episódios que assisti. Vou fazer meus comentários e depois... comparar com o que foi escrito pela Kimono de 2018. Beleza?
 
A única coisa que eu lembro do meu típico mau-humor em analisar série que chamou a atenção, mas não a ponto de me empolgar, é que reclamei da música da abertura.
 
Bom, continua não sendo a minha preferida, ainda assim é muito gostoso escutar os dubladores cantando. AINDA MAIS O IMPRESTÁVEL DO TOMOAKI MAENO!
Coitado do moço, né? Só dubla imprestável...
 
Mais de TRINTA E SETE TRILHÕES de células trabalhando para eu estar aqui, sentada na frente do computador, escrevendo este post. Se elas soubessem que estão trabalhando por isso, ainda assim estariam animadas?
 
Aí a gente já começa com as aulas.
É, leitor, não vai dar para fugir... O TELECURSO NO FINAL DA ANÁLISE CHEGARÁ COMO UM CANHÃO! Vou anotar tudo para não deixar as informações no meio dos surtos, ok?
 
E lá está a nossa Glóbulo Vermelho AE 3803, também conhecida como Glóbulo Vermelho Hanazawa, entregando oxigênio para uma célula quando... O CHÃO SE ABRE.
 
Ah, um adendo: vou chamar algumas células com os sobrenomes de seus dubladores, assim a gente evita a confusão com o tanto de célula do mesmo tipo dando sopa.
 
CHEGOU QUEM PARA NOS LIVRAR DOS "GERMES MALDITOS", LEITOR?
ELES MESMOS! OS NEUTRÓFILOS DOS GLÓBULOS BRANCOS... seja lá o que isso signifique.
 
E temos quem aí? ELE MESMO, SEU GLÓBULO BRANCO MAENO, cientificamente conhecido como "U-1146".
 
Chorando, porque nem quatro minutos e um monte de anotação técnica... CADÊ OS SURTOS, SOCIEDADE? OS SURTOS!!!
 
Queria saber se o nosso corpo é tão inteligente assim, de rapidinho sentir "o perigo e o caos" e mandar os glóbulos brancos para se banharem em sangue de germes e vírus. O meu com certeza é burro.
 
Daí falaram que não podia fugir uma bactéria, senão daria ruim... Fugiu uma bactéria. Bom dia, o corpo humano é falho.
 
"Você não sabia disso, Kimono?" - LEITOR, DEIXA EU ME ALIENAR COM ANIME-- Se bem que esse aqui vai virar praticamente um estudo sobre Biologia.
Minha cabeça dói...
 
A saga da Glóbulo Vermelho Hanazawa em tentar chegar aos pulmões para entregar o dióxido de carbono. LITERALMENTE, A "SAGA".
 
Era só para virar à direita, porém...
Ela tentou entrar nas válvulas venosas pela saída.
Depois foi barrada em outro canto.
Ela viu uma Macrófago "ara, ara" no baço.
Levou xingo de Célula T nos vasos linfáticos.
E na cerejinha do bolo, acabou chegando num lugar que não tem ninguém, FOI ABRIR UMA PORTA PARA PERGUNTAR O CAMINHO e encontrou o inominável: A BACTÉRIA FUGITIVA.
 
Uma sequência de desespero em seis atos.
Imagina que legal estar perdida e encontrar o inimigo no meio desse rolê... igualmente perdido. No entanto, parece que ele é melhor em ler mapas... Ou não.
Foi o Maeno encontrar a bactéria Yoshino, que ele simplesmente liberou uma cápsula bacteriana, uma cortina de fumaça/redinha grudenta, para conseguir fugir.
 
Sim, a bactéria aí é dublada pelo Hiroyuki Yoshino.
Sem querer querendo já vou dando o elenco de dublagem no meio do post.
 
OI, GLÓBULO BRANCO MAENO. ESTA É A GLÓBULO VERMELHO HANAZAWA. VOCÊS JÁ SE ENCONTRARAM MAIS CEDO QUANDO VOCÊ MATOU UM PNEUMOCOCO QUE IRIA ATACÁ-LA. QUE BOM QUE ESTÁ SENDO MAIS EDUCADO COM ELA, NÉ? PENSEI QUE VOCÊ NÃO TERIA ESSA SENSIBILIDADE DEPOIS DA FRIEZA ANTERIOR.
 
Pneumococo Yoshino.
Espero que nenhum dublador japonês fique sabendo que estou nomeando células e bactérias com os sobrenomes deles. Não quero apanhar de seu ostensivo fandom.
 
O plano do pneumococo é se multiplicar e daí destruir aquele "mundo".
 
E grudada com o Glóbulo Branco Maeno, nossa adorável Glóbulo Vermelho Hanazawa... chegou aos rins! Claramente sou eu olhando a malha metroviária e ferroviária do Japão sem entender um puto e entrando em desespero.
 
EU JÁ ME PERCO COM A MALHA METROVIÁRIA DE SÃO PAULO, QUE NEM É A METADE DA LOUCURA DO JAPÃO!
 
Senhor Neutrófilo Maeno, O QUE CARALHO É O NOME DESSA DOENÇA?
Ainda bem que eu anotei, porque olha... É CADA XINGAMENTO.
 
Da próxima vez que encontrar alguém que eu não gosto, vou chamar de BACTERIEMIA PNEUMOCÓCICA! Melhor do que xingar em outro idioma.
 
MANO DO CÉU, O MAENO EXPLICANDO COMO UM PNEUMOCOCO PODE CAUSAR UMA PUTA DESTRUIÇÃO... Acho que eu não precisava desse desespero no dia de hoje.
 
"Já aconteceu de invadirem um corpo assim em 24 horas" - Pergunta: COMO QUE AS CÉLULAS DE UM CORPO QUE NÃO PASSOU POR ISSO FICAM SABENDO DESSA FOFOCA?
 
Gente...
SERÁ QUE AS VACINAS LEVAM AS FOFOCAS PARA DENTRO DO CORPO E DAÍ ELES FICAM SABENDO COMO AGEM AS DOENÇAS? AAAAAAAAAHHHHHHHHH!!! ISSO SERIA TÃO BACANA! Por favor, vacinas fofoqueiras! Quero todas!
 
E como uma bactéria pode fazer esse estrago todo? PRINCIPALMENTE SE A IMUNIDADE ESTIVER COMPROMETIDA. Existem pessoas que infelizmente têm a imunidade baixa por diversos fatores, então elas estão mais propícias a ter complicações.
 
É basicamente o que acontece em boa parte dos casos de COVID-19 que a gente escuta nos noticiários. Por isso na fila da vacina existem grupos prioritários, como os idosos e pessoas com comorbidades (problemas que afetem a saúde).
 
E por isso é tão importante o combo: distanciamento social, uso de máscara e higiene triplicada (lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70%, limpar tudo o que vem da rua, etc).
 
Bom, leitor, infelizmente é a época em que estamos vivendo e se dá para aprender alguma coisa de útil e repassá-la, é isso que farei.
 
"Ainn, Kimono, chega de falar de COVID-19 não aguento mais!!!" - Leitor, na seção Animes você conta com vários textos sobre outros animes, nenhum deles relacionado a essa doença, então fique à vontade.
 
Enquanto a gente está aqui discutindo, o Glóbulo Branco Maeno pediu reforço e recebeu um adorável "te vira aí, bonito", uma vez que, aparentemente, os outros neutrófilos estão ocupados se livrando dos restos das bactérias mortas.
 
Daí descobrimos que ele tem um receptor que avisa mais ou menos onde está o problema. Pena que parece quebrado, apitando sem motivo algum.
 
Pneumococo Yoshino e Glóbulo Vermelho Hanazawa. Os dois a 80km/h procurando os pulmões e se perdendo.
 
Enfim... Deixa eu revelar a farsa.
Acabei lendo minha antiga análise sobre esse episódio de estreia (antes de começar o post) e... ainda acho irritante essa animação da Plaqueta pulando no "ano ne, ano ne". Prossegue sendo desnecessário. As Plaquetas já são EXTREMAMENTE FOFAS, não é necessário nenhum toque estranho para reforçar essa ideia.
 
AINDA MAIS DEPOIS DO CAPOTE QUE LEVOU O PLAQUETINHA DE BONÉ PRA TRÁS! MEU DEOS, QUE VONTADE DE MORDER ESSAS COISINHAS!
Print de apreciação AO CAPOTE DA PLAQUETA DO BONÉ VIRADO!
A MÃO DA GLÓBULO HANAZAWA IMITANDO UM PNEUMOCOCO SÓ NÃO É MAIS DIVERTIDA, QUE A PLAQUETINHA DO LADO TENTANDO IMITAR! MANO DO CÉU, ALGUÉM ME ACODE AQUI!
 
Glóbulo Branco Maeno olhando o receptor dele loucão: Não é como se algo de estranho estivesse acontecendo...
*Entra o Plantão do Corpo*
Takahiro Sakurai: Aqui é dos Linfócitos T auxiliares! Tem um pneumococo solto nos vasos sanguíneos. Estamos mobilizando os linfócitos T citotóxicos, então não se preocupem!
 
Dá para escutar "Killer Saibou" quando ele fala dos linfócitos T citotóxicos.
Comandante T auxiliar Sakurai, tem farelos de biscoito no seu rosto.
 
Linfócito T Daisuke Ono botando medo na coitada da Glóbulo Vermelho Hanazawa e o Glóbulo Branco Maeno terminando de colocar a pá de cal, dizendo que ela não sabia que poderia morrer a qualquer momento.
 
MAS, AMADES, NEM NUTRIENTES A PERDIDA ESTÁ CARREGANDO! ENTÃO TÁ TUDO DE BOAS, NÉ? Afinal... Ela carrega um pneumococo idiota dióxido de carbono nessa caixa.
 
Hã? Spoiler?
Se você está lendo este post sem ter visto o anime antes, o trouxa aqui não sou eu nem a Hanazawa, né?
 
Bom, basicamente os linfócitos T do anime gostam de praticar bullying com as outras células, principalmente os glóbulos vermelhos. Ok, entendido.
 
A nossa adorável perdidinha do rolê chegou aos pulmões e descobriu que para chegar aos alvéolos, precisa entrar por um capilar. O problema é qual.
 
E encontrou a senpai!!!
Essa eu não sei a dubladora. hoho
Só sei que é AA5100, está escrito na boina.
 
Glóbulo Vermelho Hanazawa: Espero não encontrar mais o pneumococo.
Pneumococo Yoshino sai da caixa de dióxido de carbono: Chamou, docinho?
 
Melhor que isso é o Glóbulo Branco surgindo quando o Pneumococo disse que ninguém poderia ajudar a Glóbulo Vermelho.
 
Achou que ia se livrar tão fácil assim, né? ACHOU ERRADO.
Ainda melhor é a aula que o Maeno dá, inclusive dizendo que não pode com a cápsula bacteriana de defesa do pneumococo.
 
Só que tudo isso era parte de seu plano, envolto numa carta armadilha virada para baixo em modo de ataque.
 
Mucosa do trato respiratório. Já dá para imaginar o que vem por aí, né?
Eles estão nos brônquios, outra parte do pulmão, e o Pneumococo Yoshino foi envolto por uma cápsula que ele não consegue quebrar por dentro.
 
Morta com o tom do "betsuni" do Tomoaki Maeno. QUE HOMEM! QUE TRABALHO INCRÍVEL! QUE DUBLADOR MARAVILHOSO!
 
E o que sai dos brônquios? O espirro contendo o germe.
Pronto, fora do corpo, uma vitória! Até essa praga entrar de novo...
 
Um finalzinho todo bonitinho da Glóbulo Vermelho se despedindo do Glóbulo Branco, querendo revê-lo e...
 
Glóbulo Vermelho Hanazawa: Gostaria de revê-lo, Sr. Glóbulo Branco.
Glóbulo Branco Maeno: Acho difícil.
*Um monte de outros glóbulos brancos e outros montes de glóbulos vermelhos existem*
 
Daí nem meio segundo depois...
"GEEEEEEEEEEEERMES! VAMOS MATAR OS GEEEEEEEERMES!!!"
 
Que anime intenso.
Imagina que no seu primeiro dia de trabalho aparece esse bando de encrenqueiros...
O desespero é tanto que dentro da glóbulo vermelho tem ela mesma em miniatura gritando.
Bom, leitor, agora que o episódio terminou, é hora de dar as devidas explicações e passar algumas informações técnicas para você!
 
Começando pelas músicas! 
A abertura é "Mission! Ken Kou Dai Ichi" cantado pelos dubladores Kana Hanazawa (Glóbulo Vermelho AE3803), Tomoaki Maeno (Glóbulo Branco U-1146), Daisuke Ono (Linfócito T Citotóxico) e Kikuko Inoue (Macrófago).
O encerramento é "CheerS" de ClariS.

Já o elenco de dublagem...

Glóbulo Vermelho AE3803 é dublada por Kana Hanazawa.
Glóbulo Branco U-1146 é dublado por Tomoaki Maeno.
Pneumococo é dublado por Hiroyuki Yoshino.
Linfócito T Citotóxico é dublado por Daisuke Ono.
Comandante Linfócito T Auxiliar é dublado por Takahiro Sakurai.
 
Glóbulo Vermelho AA5100 é dublada por Aya Endou.
Seus principais papéis são: Shouko Ieiri de Jujutsu Kaisen, Komugi de Hunter X Hunter (2011) (Madhouse), Silky de Mahoutsukai no Yome, Totoko Yowai de Osomatsu-san.

Plaqueta (líder) é dublada por Maria Naganawa.
Seu principal papel é: Kanna Kamui de Kobayashi-san Chi no Maid Dragon (Kyoto Animation).

Narração de Mamiko Noto.
Seus principais papéis são: Moriko Morioka de Net-juu no Susume, Mavis Vermillion de Fairy Tail (Satelight, A-1 Pictures), Satellizer el Bridget de Freezing (A.C.G.T.), Rin de InuYasha (Sunrise), Sawako Kuronuma de Kimi ni Todoke (Production I.G).

Informações tiradas do MAL e do Anime-Planet.

Ai, leitor, adoraria dizer que meu trabalho termina por aqui, contudo... TEMOS TELECURSO DAS AULAS DE BIOLOGIA QUE DORMI! Não, pera... Eu quis dizer: TELECURSO SOBRE O CORPO HUMANO - PARTE 1!

Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!

Glóbulos Vermelhos: Transportam oxigênio e dióxido de carbono para outras células pela corrente sanguínea. São vermelhos por causa da alta quantidade de hemoglobina.

Hemoglobina: É uma proteína que contém ferro, sendo a responsável pela coloração avermelhada do sangue. A hemoglobina A é a mais comum entre indivíduos adultos. Informações adicionais vistas em BiologiaNET.
 
Então baseada nessa informação, daria para dizer que as glóbulos vermelhos AE3803 e AA5100 são de um corpo adulto? CADÊ O BONDE DA BIOLOGIA QUANDO A GENTE PRECISA?

Células Endoteliais: São células achatadas de diversas espessuras, que formam o interior das paredes dos vasos sanguíneos (são os tijolos, no caso). Informações vistas em Wikipédia.

Glóbulos Brancos: Também conhecidos como "leucócitos", agem no sistema imunológico, protegendo o nosso corpo. Seu principal trabalho é eliminar substâncias estranhas externas, como bactérias e vírus. O U-1146 (Maeno) é um neutrófilo, que constitui mais da metade dos glóbulos brancos no sangue. E são células transmigrantes, ou seja, podem atravessar as paredes dos vasos sanguíneos para chegar nas ameaças.

Existem alguns tipos de glóbulos brancos, por isso que não dá para falar que o U-1146 e seus companheiros de branco são os únicos.
Os neutrófilos são os primeiros que chegam na ameaça para matá-la.
 
Informações adicionais vistas em Cells at Work! com uma médica - Parte 1.
Também recomendo a Parte 2. Ambas têm respostas a perguntas enviadas por espectadores da Crunchyroll.
 
E também tem algumas curiosidades interessantes, por exemplo... Você sabia que aquela mechinha do cabelo da AE3803 (Hanazawa) é a dica sobre porque ela é tão perdidinha? A anemia falciforme causa esse formato no glóbulo vermelho, fazendo com que ele não trabalhe direito e possa causar muitos problemas. Afinal, não é só uma célula que estará assim, serão várias.

Linfócitos T Citotóxicos: Segundo o U-1146, eles têm relação com os glóbulos brancos, e são chamados de "linfócitos". Lembra quando eu disse que existiam alguns tipos de glóbulos brancos? Pois bem, os linfócitos são uma categoria, assim como os neutrófilos. Informações adicionais vistas em Wikipédia.

Como eles aparecem mais para frente em destaque, a história provavelmente não quis nos encher de informação, o que eu agradeço bastante.

Pneumococos: São bactérias patogênicas (provocam doenças) do sistema respiratório. São germes altamente tóxicos com cápsulas bacterianas. O pneumococo é mais conhecido por causar pneumonia, porém, não fica apenas nisso. Se viajarem pela corrente sanguínea, os pneumococos podem atacar cada órgão do corpo, causando a bacteriemia pneumocócica. E se chegarem as meninges que envolvem o cérebro, pode ser o fim.
Pneumococos gostam de lugares que não sejam muito quentes nem muito frios e que tenham bastante nutrientes. Aliás, são conhecidos como "células alfa-hemolíticas", traduzindo: atacam glóbulos vermelhos que carregam nutrientes.
Apertou só um botão e humilhou o inimigo de montão!
Leitor, todo o conteúdo que não estudei na escola veio me perseguir em forma de anime, porque haja pesquisa básica para entender o mínimo e conseguir transformar em algo ainda mais simples para que você também compreenda.

TODAS AS PESQUISAS QUE EU PULEI NA VIDA ESCOLAR VIERAM CARCOMER A MINHA ALMA NO TRABALHO DE BLOGUEIRA DE ANIMES.

Não curti, por favor, parem.

P.S.: Estava pensando aqui... Quando os pneumococos surgiram no comecinho do episódio, alguém falou sobre as células endoteliais, ou seja... os pneumococos ROMPERAM A PAREDE DO VASO SANGUÍNEO!!! Eu sei deveria ser óbvio. Desculpa.
 
Hataraku Saibou
2º episódio
Como controlar a vontade de morder as plaquetinhas do anime, google pesquisar...
Opinião: Leitor, se eu já chorei e paguei meus pecados só no episódio anterior, imagina neste. HATARAKU SAIBOU VAI SER PESADO, HEIN? ahahaha Digo, na parte de pesquisa, afinal, analisar um anime desses sem se dar ao trabalho de explicar o básico para aprender com ele e compartilhar o ensinamento com quem lê, não faz o meu estilo.

Por isso eu sofro, leitor.
Porque eu quero fazer o negócio direito.
EU DEVO TER UMA MECHINHA DE MEIA-LUA NO MEU CABELO E AINDA NÃO REPAREI!

Um novo dia, uma nova entrega!
Lá vai Glóbulo Vermelho Hanazawa perdida novamente e encontrada pela senpai, a Glóbulo Vermelho Endou.

Se no primeiro episódio o assunto foi a invasão de pneumococos, neste conheceremos um pouco mais do trabalho das plaquetas e os perigos que um arranhão traz para o nosso corpo.

AI MAIS QUE COISINHAS MAIS FOFINHAS AS PLAQUETINHAS DESCENDO A ESCADA! EU QUERO MORDER TODAS, POR FAVOR!!!
OLHA QUE COISINHAS MAIS ADORÁVEIS ANDANDO NA GARUPA DOS GLÓBULOS VERMELHOS! EU QUEEEEEERO MORDER ESSAS PLAQUETINHAS, POR FAVOR!!!!

As coisas estão tranquilas Hanazawa? É SÓ VOCÊ FALAR UMA COISA DESSAS QUE DAÍ COMEÇA A TRETA!

"Lavar a fibrina"?
E que treco é aquele que elas estão lavando a fibrina? Água do rio? Água da levada? ÁGUA DAS MINHAS LÁGRIMAS POR NÃO PODER MORDER ESSAS COISINHAS FOFAS?

Enfim...
O trabalho continua para nossas queridas glóbulos vermelhos, que carregam os nutrientes, passando agora pelos vasos sanguíneos mais próximos da pele.
Daí a senpai avisa para ficarem alerta, afinal, o mínimo trauma ali PODE CAUSAR UMA TRETA DESGRACENTA ENORME!

Kana Hanazawa, ótima para gritar. Melhores berros.
Eu queria ser dublada por ela ou pela Saori Hayami.

Gente, Seu Glóbulo Branco salvando as hemáceas de caírem na espiral do abismo que está sugando tudo para baixo.

Assim, não querendo ser chata e talz, mas... Não deveria o buraco ser para cima? A impressão que eu tenho é que a superfície da pele é para cima... Ou será que é para baixo e as células estão andando de cabeça para baixo sem a gente saber? Ou é mais fácil fazer tudo dessa forma, porque a batalha na parte de cima seria estranha? Estou confusa.
Eu gosto das reações dos glóbulos vermelhos.
Enfim...[2]
A boa notícia é que o arranhão será curado em pouco tempo, possibilitando o retorno à normalidade da vida das células... Pena que até isso acontecer, TEMOS GERMES. GERMES PARA TODOS OS LADOS!

E qual é o único bonito de branco por ali? Ele mesmo, leitor, o U-1146 MAENO! Porque "Glóbulo Branco" é muito comprido. Agora se eu vou lembrar eternamente esses números... Aí são outros 500.

Hum? Quando acontece um arranhão os vasos sanguíneos se contraem? É uma resposta do corpo para evitar que se perca um montão de sangue até que as plaquetas fechem a saída?

Sim.
A narradora acabou de explicar quando eu dei o play.
ESTOU ME TORNANDO UMA BOA ALUNA, NÉ, HATARAKU SAIBOU?

Olha, parece o primo do pneumococos, contudo... é mais um nome estranho que vou ter que anotar para explicar no Telecurso Células Trabalhadoras.

Ah, legal... AGORA VAI CATALOGAR TODOS OS BICHOS FEIOS.
TÁ BOM, VOU ANOTAR AQUI. SEM PROBLEMAS. ADORO ESTUDAR! só que não

Gente.
AS BOINAS DOS GLÓBULOS VERMELHOS VISTAS DE CIMA... PARECEM GLÓBULOS VERMELHO REAIS. EU SEI QUE É ÓBVIO, MAS EU ACHEI TÃO BONITINHO!

Já estava mesmo me perguntando quando que apareceriam os glóbulos brancos e... MANO DO CÉU, ELES TÃO INSANOS!
Se bem que a médica disse no vídeo da Crunchyroll que eles são assim mesmos, DOIDOS PRA ASSASSINAR AS AMEAÇAS. Tenho medo dos glóbulos brancos, contudo, agradeço sua existência dentro dos nossos corpos.

Aparentemente o U-1146 Maeno é o menos "fora da casinha".

Só cinco neutrófilos para ajudar Maeninho? CONTRA AQUELE TANTO DE GERME?
Como funcionaria a água e o sabão nesse rolê? Gostaria muito de saber.

Mas, gente, mesmo sem a faquinhas os glóbulos brancos são violentos. UAU.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Retiro o que disse, U-1146 Maeno É IGUALMENTE "FORA DA CASINHA"! ELE TÁ O PURO SUCO DO ÓDIO!
Vou me alistar nos Glóbulos Brancos, porque ando igualmente louca para destroçar alguma coisa. Pelo menos destroço germes.

Ser brasileira em 2021 está deixando a cabeça nesse nível de carinho com germe.

Opa, parece que os neutrófilos sacaram que existe algum plano maligno, já que as bactérias não estão indo mais fundo no corpo. VISH. MAIS TRETA.

"Mantenha sua L-selectina ligada"? QUÊ?!
A líder tentando botar ordem no primário, digo, NAS PLAQUETINHAS!
Ahhh... Os bichos não entraram ainda mais no corpo, pois querem ir se livrando dos glóbulos brancos com a gente faz naquela missão de jogar Hilichurl na água em Genshin (miHoYo).
Estão lutando para que eles caiam na ferida e diminuam seus números. Menos glóbulo branco, mais chance de sucesso.

Espera... Eu vi um pneumococo naquela cena aberta?
TÁ FAZENDO O QUE AQUI, FÉLA? VAI TE LASCAR! CHEGA DE PNEUMOCOCO, NÉ? TODA HORA UM PNEUMOCOCO!

Queria mesmo era uma Cococabra.
Ok, parei com as piadas.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! MAS, GENTE, COMO QUE VOCÊS OUVEM HISTÓRIAS SOBRE PNEUMOCOCOS MORTOS? Ah, espera... Aquele que saiu pelo espirro sobreviveu, né?

GENTE, AS CÉLULAS SÃO TODAS FOFOQUEIRAS!
AS CÉLULAS DE DENTRO DO CORPO QUE DEVEM RECEBER INFORMAÇÕES POR VACINAS E MEDICAMENTOS, E OS GERMES QUE SE COMUNICAM ENTRE SI!
Babado forte!

O legal é que dei essa informação ali em cima.
Os primeiros a chegarem em qualquer invasão são os neutrófilos, os soldados de branco com faquinha na mão.

Já os Macrófagos e Monócitos chegam atrasados e os linfócitos são o pelotão de elite, então só entram no rolê quando o bagulho ferveu e está a ponto de dar ruim. É isso, dona... Streptococcus? Ah, é "Staphylococcus". SOU PÉSSIMA COM NOMES, POR FAVOR, ME DEIXEM EM PAZ!

VAI, SEU GLÓBULO BRANCO MAENO! DÁ A LIÇÃO FINAL NO GERME! CONTA QUEM ELA ESQUECEU NA LIÇÃO DE CASA!

Bom dia, germes. Apresento-lhes PLAQUETAS!
PLAQUETINHAS FOFURINHAS, MORDÍVEIS E MASTIGÁVEIS DE TÃO ADORÁVEIS QUE SÃO!
 

Olhando as explicações técnicas e fingindo que elas não existem até eu terminar de assistir o episódio.
Totalmente jogada na BR com o Glóbulo Branco Maeno caindo na rede de fibrina e fazendo as plaquetinhas pularem. EU NÃO AGUENTO, SOCIEDADE!

E eis que o 4989 sobreviveu agarrado num cano.

Ok, terminou o episódio.
A QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO TÉCNICA, DEOS MATOBA DO CÉU.
Eu vou ficar aqui jogada na BR, por favor, termine o post por mim.
Moça, cuidado que o tombo vem. E vem na forma de glóbulo branco putaço!
*Deos Matoba: Desculpa, não posso. Como você pode ver sou "deos", não "blogueiro". Assuma suas responsabilidades.*

Tsc.
 
Bom, seguindo o mesmo esquema de lá de cima... VAMOS AO ELENCO DE DUBLAGEM PRIMEIRO!
 
Glóbulo Branco 4989 é dublado por Kentarou Kumagai.
Seu principal papel é: Han Daewi de The God of High School.
A lista de trabalhos não é muito grande.
 
Campylobacter, aquele azul que o rabo é uma cobra cega, é dublado por Daiki Kobayashi.
Seu principal papel é: Nico de Nanbaka.
A lista de trabalhos não é muito grande.
 
Pseudomonas, o bicho verde do zoião, é dublado por Riki Kitazawa.
Seu principal papel é: Youhei Sakaguchi, o Rei dos Quizzes, de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru.
 
Streptococcus pyogenes, primo rosa do pneumococos, é dublado por Masaya Matsukaze.
Seus principais papéis são: Teru Mikami de Death Note (Madhouse), Naoya Nitta de Hakata Tonkotsu Ramens, Illumi Zoldyck de Hunter x Hunter (2011) (Madhouse), Kyouya ootori de Ouran Koukou Host Club (Bones).
 
Staphylococcus aureus, aquela que não fez a lição de casa direito, é dublada por Mai Nakahara.
Seus principais papéis são: Rinko Ooinishi de Udon no Kuni no Kiniro Kemari, Yuu Kashima de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Juvia Lockser de Fairy Tail, Nagisa Furukawa de Clannad (Kyoto Animation), Rena Ryuuguu de Higurashi no Naku Koro ni (Studio Deen).

Gente, acabei de descobrir que a Kimono do passado chamava o Glóbulo Branco Maeno e a Glóbulo Vermelho Hanazawa DE "GLÓBULO BRANCO MAENO" E "GLÓBULO VERMELHO HANAZAWA"!

Sincronia entre a Kimono do passado e a Kimono do presente que não lembrava disso. ESTOU ALTAMENTE PREOCUPADA COM O QUE O UNIVERSO ME PROPORCIONOU AGORA.

"MANÉ LEMBRAR AQUELES NÚMEROS ALEATÓRIOS! AQUI A GENTE USA NOME DE DUBLADOR!" - AE3803 e U-1146? Tsc, você que era uma fracota, Kimono de 2018!

Bom, agora que já consegui me traumatizar comigo mesma, vamos ao TELECURSO SOBRE O CORPO HUMANO - PARTE 2!

Quem disse que dias de paz são duradouros dentro de um corpo?
E quem disse que não vai rolar Neutrófilo Maeno encontrando Hemácea Hanazawa?

E a salvando MAIS UMA VEZ, NÉ?
Se completar três dá para pedir música no Fantástico (Globo).
Se bem que do jeito que as coisas andam, SERÃO MUITAS MÚSICAS NO FANTÁSTICO, NÉ?

Aqui descobrimos que um "simples" arranhão pode causar um verdadeiro tumulto, ainda mais com a entrada de antígenos que vivem por perto e que adoram fazer uma arruaça quando encontram oportunidade.
Não subestimem o poder da fofura! Digo, DAS PLAQUETAS!
O bom é que com o trabalho de coagulação das plaquetas, o número de ameaças fica restrito e os glóbulos brancos podem fazer o que mais gostam: SE BANHAR NO SANGUE DE SEUS INIMIGOS! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!

Agora pensa ficar três dias aglutinado que nem arroz japonês para daí se tornar uma casquinha e... COMEÇAR O PROCESSO TODO DE NOVO, AFINAL, TODO MUNDO ARRANCA A CASQUINHA, QUE DAÍ SOLTA O SANGUE, ENTRAM OS ANTÍGENOS, AS PLAQUETAS PRECISAM COAGULAR TUDO DE NOVO E OS GLÓBULOS BRANCOS TÊM QUE SEGURAR A BRONCA!

E aí, leitor? Vai ter mais consideração pelo trabalho de suas plaquetinhas ou vai ficar arrancando essa casquinha aí?

Bom, vamos para as explicações?

Pele: Ela é suscetível a estímulos externos, como cortes e arranhões, que podem destruir a parede externa dos vasos sanguíneos, causando o vazamento das células sanguíneas.
 
Arranhão: É uma ferida formada quando a pele é arranhada e que não são mais profundas que a epiderme (a camada mais superficial).

Plaquetas: Um dos componentes do sangue. Se agregam quando os vasos sanguíneos são danificados e cobrem feridas. Segundo um dos vídeos da Crunchyroll com a médica, as plaquetas são células pequenas originadas da quebra de células maiores. E não duram muito tempo fora da geladeira.

Coagulação: As plaquetas, ativadas por uma proteína de ligação chamada de "Fator de von Willebrand", se agregam para fechar uma ferida. Depois disso, proteínas do sangue chamadas de "fatores de coagulação" (as pecinhas cromadas) são ativadas, formando uma rede de fibrina sobre todo o tampão de plaquetas e coagulando.
 
Por isso aquelas pequenas redes vão se colando a partir do uso das pecinhas cromadas, formando assim aquele tapetão que cobre uma ferida gigantesca.

Hemóstase secundária: Quando um buraco abre em um vaso sanguíneo, o que acontece é que até as paredes externas serem restauradas, os corpos de células sanguíneas como neutrófilos e hemáceas, são usados para tampar o buraco. Ficam assim por pelo menos três dias, até o coágulo secar e formar uma casquinha.
 
Vasoconstrição: Quando um vaso sanguíneo é danificado, ele tenta reduzir a hemorragia com a constrição (diminuição de irrigação de sangue na área afetada).

Válvula venosa: impede que o sangue volte. Mantém o fluxo sanguíneo unidirecional nos vasos.

Imagine se não existisse essa restrição, a bagunça que seria?
É como um cruzamento extremamente movimentado sem um semáforo ou um guardinha para orientar.

Agora vamos aos invasores!

Staphylococcus aureus: Uma bactéria que reside na pele e nos poros. É altamente tóxica e invade o corpo através de arranhões. Pode causar infecções dermatológicas e até situações mais sérias como meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal), sepse (infecção generalizada) e por aí vai.

Streptococcus pyogenes: Reside na garganta, sistema digestório, pele, etc. Apesar de ser uma bactéria persistente comum, pode muitas vezes levar a uma série de doenças. Entre elas a faringite bacteriana comum (dor de garganta) e até escarlatina (erupções vermelhas cobrindo boa parte do corpo).

Pseudomonas: Um dos tipos mais comuns de bactérias persistentes que existem em ambientes naturais. Podem causar infecções.
A serenidade de quem não está no meio dos ferrados aglutinados lá atrás.
Todas as informações foram tiradas das explicações do episódio. Informações adicionais procuradas no Google.

Bom, leitor, espero ter feito um bom trabalho na parte técnica. Confesso que deu um senhor trabalhão, mas acho que valeu a pena.

Será que rola uma possível dobradinha do Dr. Ramune? Quem sabe?
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Hataraku Saibou!

Por Kimono Vermelho aquela que já estudou o bastante por hoje - 10/03/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/