sexta-feira, 4 de junho de 2021

Hataraku Saibou #07 e #08

QUE DIA É HOJE, LEITOR?
SEXTA-FEIRA! Só que pelo menos neste horário ela não será sobrenatural!
ESPERE QUE DAQUI A UMA HORA teremos a cota sobrenatural do dia com Dr. Ramune e sua Medicina Incognóstica!

Nos episódios anteriores... descobrimos finalmente como se comporta o corpo de uma pessoa alérgica quando ela entra em contato com a substância que causa a sua alergia. O exemplo neste episódio foi dado por um adorável E DESGRAÇADO pólen de cedro. Também acompanhamos um pouco sobre o passado da Glóbulo Vermelho Hanazawa e do Glóbulo Branco Maeno, quando eram, respectivamente, apenas uma Eritroblasto e um Mielócito. Além disso, parece que o corpo tem um novo inimigo... Uma célula? Uma célula do próprio corpo? O que seria isso?
 
Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
 
Existe possibilidade de produção de serotonina ao cutucar a bochecha de outra plaqueta, Dona Plaquetinha?

Hataraku Saibou
7º episódio
Ih, amiga, se você soubesse a treta que nos aguarda neste post...
Se não fosse o corpo humano, poderíamos chamar de Brasil 2021 cenário apocalíptico. Ainda bem que a tropa chegou para ajudar no rolê! CADÊ AS VACINAS, BRASEEL?
Opinião: Achando estranho ver o anime que dá aula de medicina em plena sexta-feira? Leitor, você acha que os estudantes de medicina pulavam as aulas na sexta-feira? NÃO, NÉ? ENTÃO A GENTE TAMBÉM SEGUE COM A PROGRAMAÇÃO!

Aproveitando o momento para dizer que você precisa dar uma CURIADA ("olhada de curiosidade") na gracinha que foi esse evento de Hataraku Saibou lá no Japão. Com direito a post do Tomoaki Maeno no Ameblo, fotos da Kana Hanazawa de Glóbulo Vermelho Hanazawa e do perfil do anime comentando sobre o streaming!

Gente, eu perdi tudo com esses dubladores DE COSPLAY!
Contem comigo para tudo, inclusive para estimular o uso de cosplay em eventos, viu? EMPRESAS QUE TRABALHAM COM OS ANIMES, BOTEM OS DUBLADORES DE COSPLAY QUE A GENTE GOSTA DE FANSERVICE, VIU?

Se o cosplay for muito indecente, eles não são obrigados, por favor, ignore nesse caso! VALEU!!!

E neste post TEM CARTINHA TAMBÉM!
Achou que a blogueira não era bem relacionada, né, leitor? Achou certo. Fora dos animes, eu sou o puro suco do fracasso para fazer contatos e isso inclui a Blogosfera Otaku, vide a minha vergonha no evento de Mob.

Enfim...

"Olá, Kimono.
Olá, leitores do blog Kimono Amarelo.
Espero que vocês estejam se cuidando.

Eu sou o Glóbulo Branco U-1146, conhecido por aí como 'Glóbulo Branco Maeno'. Mais especificamente, sou um Neutrófilo, patrulho o corpo em busca de antígenos e quaisquer outros tipos de problemas.

Só que mesmo a célula mais forte e competente pode passar por maus bocados se o corpo for atacado por um vírus desconhecido que faz um enorme estrago por onde passa, como é o caso do vírus da COVID-19.

Alguns dos sintomas, incluem: febre repentina e que passa dos 38º C; tosse seca ou com catarro; dores de cabeça, musculares e de garganta; cansaço; perda de olfato e paladar; falta de ar e dificuldade de respirar.

Se ainda não chegou a sua vez de tomar a vacina da COVID-19 e você está no grupo que pode tomar a vacina da gripe, tome a vacina da gripe. Assim você ajuda os profissionais da saúde a descartarem essa doença se você procurar uma unidade de saúde com esses sintomas (que são parecidos com os da COVID-19).

Fique atento ao calendário de vacinação para não perder a data das doses.

O melhor jeito de se cuidar é: usando máscara cobrindo o nariz e a boca, estando bem ajustada ao rosto, sem brechas; evitando sair se não precisar fazer compras de produtos essenciais ou trabalhar; evitando ficar em locais com pouca ventilação e muita gente (ou muito perto das outras pessoas); lavando as mãos com frequência, seja usando água e sabão ou álcool 70%.

Existem grupos com riscos maiores de agravamento da doença, mas qualquer pessoa pode ficar mal e ir a óbito. Não dependa desse pensamento para se descuidar. Quanto mais você der brecha, mais chances têm de pegar o vírus e não saber como ele vai agir no seu corpo, independente de ter histórico de atleta ou não.

Também não aceite tratamentos com medicamentos sem comprovação científica e que a Organização Mundial da Saúde não recomenda!

Existe re-infecção pela COVID-19.
E atualmente estão surgindo muitas variantes que são mais transmissíveis.
Não abuse da sorte e tome os cuidados necessários.

Se você precisa sair todos os dias, trabalha em local com pouca ventilação e em contato com muitas pessoas, dê preferência à máscara N95 ou PFF2.
No site pffparatodos.com você fica sabendo de mais informações importantes sobre elas. Seja como comprar, escolher, reutilizar, nível de preços, entre outros.

Se você não tem como investir na N95 ou PFF2, use duas máscaras.
Descartável por baixo, de pano por cima. Bem ajustadas ao rosto e sem brechas.
As brechas permitem a entrada do ar sem a filtragem do tecido, ou seja, o vírus pode entrar em contato com você de forma mais fácil.

Sempre que chegar em casa, coloque toda a roupa para lavar, deixe calçados do lado de fora ou num lugar arejado e tome banho completo. As compras podem ser higienizadas com água e sabão, álcool 70% ou produtos à base de cloro.

Se puder, fique em casa e faça compras por delivery, para que sejam entregues na sua casa.

Ainda não é momento de relaxar com nenhuma medida de proteção. O país de vocês ruma aos 500.000 mortos numa velocidade assustadora e só se passou um pouco mais de um ano de pandemia. Evite ser uma vítima e evite perder alguém nesse processo.

E a você que infelizmente já perdeu alguém, meus sinceros sentimentos.

A COVID-19 mata.
Se cuidem.

Assinado: Glóbulo Branco U-1146"
 
Leitor, confesso que cada vez que recebo uma cartinha de um personagem, fico mais preocupada com o rumo que a pandemia vem tomando no Brasil. Praticamente todos os animes que analiso estão com cartas de reforço sobre os cuidados contra a Covid-19 e as mensagens que recebo dos personagens é sempre de muita preocupação ou revolta sobre como chegamos a esse ponto.

Complicado explicar que faltou gestão para fazer o básico, porque as pessoas não querem lidar com fatos e sim com teorias da conspiração.

Bom, seguirei com as mensagens, não sei por quanto tempo, mas seguirei para lembrar você, leitor, que até seus personagens favoritos estão preocupados. Então se cuide para que a gente continue curtindo muito a vida com eles!
Gente, melhor os bichos comendo lanchinho do que o cérebro de vocês, né?
Rompe o cadarço.
Passa debaixo de escada.
Quebra prato.

PODE PEDIR MÚSICA NO FANTÁSTICO (Globo), DONA GLÓBULO VERMELHO HANAZAWA! VOCÊ CONSEGUIU BATER TRÊS SUPERSTIÇÕES NUM SÓ COMEÇO DE EPISÓDIO! Uau!

Apesar do erro na legenda, já que o pressentimento ruim é de "mau com U" (contrário de "bom", enquanto "mal com L" é contrário de "bem"), parece que o sexto sentido da nossa adorável glóbulo vermelho está dando altos avisos de que... VEM BOSTA POR AÍ!

E vem mesmo... não a literal.

Eis que a célula maligna progrediu tanto que... está se passando por célula inofensiva, segundo diz a nossa célula exterminadora natural.

Bom, ao que tudo indica a célula NK (Natural Killer/Exterminadora Natural) é a única capaz de identificar a célula cancerígena, mesmo com o disfarce. E já está apanhando do mocinho grotesco.

Daí enquanto patrulham o condomínio de células, Linfócito T Ono e Seu Glóbulo Branco Maeno descobrem que as células ali estão ignorando o programa normal e seguindo uma receita totalmente bizarra de proliferação. Exatamente a explicação que tivemos da narradora e que eu compilo no Telecurso.

Planejamento das células cancerígenas: proliferação, infiltração e metástase.
Essa última, do tanto que se ouve falar em noticiário, dá para saber que é um estágio extremamente avançado e que aumenta a taxa de morte.

Bom, leitor, não sei como cada um se sente assistindo este episódio, afinal, se trata de uma doença que tem se tornado cada vez mais comum e, apesar dos tratamentos, às vezes pode voltar e outras tantas vezes pode levar à morte.

Confesso que é um episódio incômodo e preocupante, afinal, a gente nunca sabe se (ou quando) vai ser sorteado nesse "Bolão da Desgraça" e acabar tendo câncer em algum momento da vida, então... é um sentimento desagradável.

Ainda assim, acredito que seja importante entender como as doenças se comportam no corpo. Essa é a premissa de Hataraku Saibou e eu acompanho exatamente por isso.

DENÚNCIA!
GLÓBULOS VERMELHOS SÃO VISTOS CUTUCANDO BOCHECHAS DE PLAQUETINHAS E PRODUZINDO SEROTONINA! UM ABSURDO!!!

DENÚNCIA 2.0!
PLAQUETINHA CUTUCA BOCHECHA DE OUTRA PLAQUETINHA E FAZ BLOGUEIRA QUERER CUTUCAR BOCHECHAS! MAS NÃO PODE, AFINAL, ESTAMOS NO MEIO DE UMA PANDE-- Ah... EU TENHO BOCHECHAS! Se bem que não é tão legal cutucar a própria bochecha, por mais que ela seja fofinha...
Reza a lenda que a produção de serotonina envolve cutucar as bochechas das plaquetinhas... REZA A LENDA... Não sei se funciona...
Pedido incomum de nutrientes no condomínio dos prédios bizarros.
Glóbulos vermelhos vão xeretar e descobrem células cancerígenas se alimentando.
Vai todo mundo morrer? Não, pois estamos apenas no 7º episódio. Ainda tem muito rolo para acontecer...

É muito louco que as células percebem que algo está errado, mas como receberam ordens, elas obviamente obedecem.

Pois é, moço, o corpo consumindo essa quantidade de nutriente... não consegue repor rapidamente, né? Então o que acontece? Ele começa a ficar debilitado?
E olha que não são apenas nutrientes, os glóbulos vermelhos também estão entregando gases, como a nossa adorável Hanazawa.

Eita.
Aparentemente esse corpo já teve células cancerígenas antes por causa do erro de cópia de uma célula que estava "cansada" (acho que na vida real essa explicação não se aplica), os Linfócitos T Citotóxicos conseguiram se livrar de boa parte, sobrando apenas duas, que tinham acabado de nascer. Uma delas é a nossa Célula Ishida.

Se espalharam pelos vasos sanguíneos e linfáticos? EITA.

Quê?
A Célula Exterminadora Natural... se revitaliza... com risos? O QUÊ?!

Muito bem, terminou o episódio e eu gostaria de comentar que A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO É LINDA, ainda mais com o Glóbulo Branco Maeno todo tsundere... mais uma vez servindo de guia da Glóbulo Vermelho Hanazawa sempre muito perdidinha!

MANO!
VOCÊS TÊM NOÇÃO QUE UM GLÓBULO VERMELHO TEM COMO GPS PARTICULAR UM GLÓBULO BRANCO! Que corpo mágico, minha gente...

Muito bem, leitor, chegou a hora do Telecurso "Faça o seu trabalho"!
 
Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!

Célula cancerígena: Célula que se prolifera sem controle quando há uma anomalia nos genes celulares. Invadem a fronteira entre elas e células normais nos arredores, e se proliferam sem parar.

Tem três etapas principais: se proliferar, infiltrar e fazer a metástase.

O que isso quer dizer?
Que essa célula com anomalia, que nasceu de um erro de cópia, vai fazer outras cópias com erros. Depois vai se infiltrar no corpo, se passando como uma célula normal. Posteriormente migrando pelos vasos sanguíneos e linfáticos, causando tumores em outros locais.

O primeiro tumor seria onde se originaram essas cópias com anomalias.
É assim que nós gostaríamos que todo sistema imunológico funcionasse, né?
Estava relendo o começo da análise (comentários enquanto assisto) e pensei aqui... Será que o Linfócito T Citotóxico e o Neutrófilo não identificaram a célula cancerígena, pois o primeiro trabalho deles é ir contra corpos estranhos, e não células do próprio corpo? Por isso apenas a NK, que é especialista em perceber célula anômala, já reparou? Editado: Pesquisei rapidinho no Google e descobri que a célula exterminadora natural consegue distinguir células infectadas e tumorais, como já dito no post. O interessante é que ao contrário dos companheiros, ela não é específica contra um tipo de problema. Via Mundo Educação.

Assim, eu entendo que dentro do sistema imunológico, como vimos no episódio, TODAS AS CÉLULAS vão meter a porrada se tiverem a confirmação de células com anomalias, porém, ao que tudo indica, a NK é quem dá o alerta (para células infectadas e tumorais).
 
Daí quando vimos a Glóbulo Vermelho Hanazawa se comunicando com a Macrófago, dá para entender que se uma célula Macrófago estiver no caminho em que algo estranho está acontecendo, ela vai naturalmente ir atrás e chamar reforço.
 
Meu único neurônio vivo ficou torrado depois de tanto pensar, vamos dar um descanso a ele e fazer um compiladão do que aconteceu neste episódio.
 
Foi revelado que a célula jovem que estavam os acompanhando no episódio anterior, se tratava de uma célula cancerígena infiltrada. Aquele condomínio de prédios já tinha sido contaminado.
 
Quando a narradora diz que eles invadem as outras células, podemos entender quando o Glóbulo Branco Maeno e Linfócito T Ono entram em um dos apartamentos e as paredes laterais estão com enormes buracos. É assim que uma célula defeituosa infecta as outras.

Graças aos esforços do sistema imunológico, as células cancerígenas foram mortas. E o que mais pilha a gente é a parte do "por hoje", uma vez que, a qualquer momento alguma célula pode novamente fazer um erro de cálculo e proliferar uma célula defeituosa.

O que me deixa em dúvida é: essa foi uma resposta natural do corpo? Quer dizer que mesmo sem a gente saber, o sistema imunológico consegue dar conta dos primeiros casos com essas células tumorais? E quando ele não dá conta, a doença se desenvolve como conhecemos?
 
Esse corpo não parece ter recebido uma combinação de tratamentos para conseguir lutar contra esse início de câncer, se é que podemos chamar assim.
Quem não gosta de ser salvo pelo Neutrófilo Maeninho, né?
Sim, leitor, eu entendo que quando há algo errado com o corpo, o sistema imunológico tenta resolver, então foi uma resposta natural, o que me deixa em dúvida é se foi uma resposta natural MAIS algum tratamento, que conseguiu se livrar das células defeituosas. Porque, sinceramente, para mim o câncer não parece ser tão simples de lidar, mesmo com um sistema imunológico atento.
 
E sobre aquelas cenas finais da conversa entre a célula cancerígena e o glóbulo branco... Assim, entendo a mensagem que quiseram passar, mas... Não consigo ter a mínima pena.
 
Aquilo foi mais para mostrar, pela primeira vez, células atacando outras células, no caso, o sistema imunológico contra as células cancerígenas. Até agora a gente só tinha acompanhado treta de glóbulo branco contra antígenos, corpos estranhos.
 
Então foi necessário para mostrar que os colegas de hoje, se apresentarem defeitos, serão os inimigos de amanhã.
 
 Hataraku Saibou
8º episódio
A constatação das suas fraquezas é o primeiro passo para superá-las!
Cenas cotidianas dos trabalhadores brasileiros nos transportes públicos.
Opinião: Gente, como que faz com a Glóbulo Vermelho Hanazawa decidindo que NÃO VAI SE PERDER neste episódio E MUITO MENOS ATRAPALHAR O TRABALHO DOS OUTROS (leia: Glóbulo Branco Maeno) para ajudá-la a encontrar o caminho.

Acho fofo, mas, amiga, VOCÊ VAI ANDAR NO SISTEMA CIRCULATÓRIO SOZINHA? Isso é mesmo uma boa ideia? Legal que ela sabe que tem que entregar o dióxido de carbono nos pulmões, receber o oxigênio e distribuir para as células.

A amiga está NOS RINS.
E, segundo o Seu Glóbulo Branco Maeno, em frente só tem vasos linfáticos.
SIM, SOCIEDADE! O GPS PARTICULAR DA NOSSA MOCINHA CHEGOU para salvá-la de um germe... cheio de espinhos. Se fosse verde, eu chamaria de "cacto".

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
TOTALMENTE JOGADA NA BR COM O SEU GLÓBULO BRANCO NOTANDO A AURA DE "VOU TERMINAR ESSE SERVIÇO SOZINHA" DA GLÓBULO VERMELHO! Gente... Alguém precisa ajudar essa menina, ela vai acabar parando no dedo mindinho do pé e não vai chegar ao coração!!!

Gente.
EU SABIA.
O GLÓBULO BRANCO FICOU TÃO PREOCUPADO COM A AMIGUINHA PERDIDA, QUE RESOLVEU SEGUI-LA EM SEGREDO PARA CUIDAR QUE ELA NÃO VÁ... Sei lá, né? Morrer caindo em algum lugar, atropelar outra célula, encontrar um antígeno.

GLÓBULO BRANCO MAENO.
POR QUE VOCÊ PRECISA SER TÃO ADORÁVEL?

E... Glóbulos vermelhos adoram açúcar? NA OUTRA VIDA FUI UM GLÓBULO VERMELHO? Ok, parou a palhaçada.
Achei bonitinho os glóbulos vermelhos tomando sorvete. FIQUEI COM INVEJA! QUERIA... queria algo doce também. Sorvete não, porque está frio em São Paulo.

A amiga... ela acabou de passar por uma catraca... Daí ela volta... e passa por outra catraca no sentido contrário. Claro que ia barrar, né?
O GLÓBULO BRANCO SÓ MORRENDO LÁ NO FUNDO, NÉ? ALGUÉM SALVE SEU MAENINHO, QUE ELE VAI TER ALTOS TRECOS NESTE EPISÓDIO, SE CONTINUAR ASSIM...

Uau, a quantidade de informação técnica que não tivemos na análise anterior, está rodando com força por aqui, hein?

Adorei que tem uma ladeira na veia cava inferior e o sangue tem certa dificuldade de subi-la... A GRAVIDADE SEMPRE DIFICULTANDO VIDAS (18)!
Gente, até parece que Neutrófilo é inimigo nacional, né? Tadinho...
Dois glóbulos brancos no meio de glóbulos vermelhos espremidos: qual o nome do anime?
AH.
NÃO.
PELO AMOR DE DEOS MATOBA.
NÃO EXPLICA SOBRE A CIRCULAÇÃO PULMONAR E A CIRCULAÇÃO CORPORAL! TEM CARA DE SER COMPLICADA E EU NÃO ESTOU A FIM DE ESTUDAR HOJE...

"Então por que se dar ao trabalho de analisar Hataraku Saibou?" - É que eu queria analisar a 2ª temporada e a versão corpo podrão (Code Black).
"E também não vai ter um monte de coisa para explicar?" - Vai, né? hehehe Sofro de uma síndrome de impostor que não me deixa aproveitar animes fora do trabalho.

Assim, eu até tentei no final do ano passado, mas parece que faltava algo.
Sei lá, reclamo, só que amo tanto comentar anime, que se não fizesse isso estaria ainda mais deprimida durante essa pandemia. '-'

OK, VAMOS ANOTAR A AULA E DEPOIS PASSAR PRO TELECURSO! CIRCULANDO, GALERA, CIRCULANDO!

Nossa Glóbulo Vermelho Hanazawa é bastante corajosa, hein? VAI ENTRAR SOZINHA NO CORAÇÃO! É DOIDA A BICHINHA!

Ok, transcrevi praticamente toda a explicação e... não é tão difícil... SE VOCÊ ANOTAR. Bom, tudo é mais fácil na teoria, né? Vejamos na prática.

GENTE, O GLÓBULO BRANCO SENDO OLHADO DE FORMA SUSPEITA POR GLÓBULOS VERMELHOS! ASSIM VOCÊS ME QUEBRAM, GALERA!

Aparentemente o coração é a Estação da Sé no horário de pico. ENTENDI!
Já estive exatamente nessa estação e no horário de pico, SEI COMO É TENTAR SAIR DO VAGÃO NESSAS CONDIÇÕES! MANO... SOFRIMENTO PURO!

Saudades aglomeração, né, leitor?
Tenho zero saudades de aglomeração.
SÓ DE OLHAR ESSE TANTO DE GLÓBULO VERMELHO JUNTO, EU JÁ FICO ATACADA DA MINHA CLAUSTROFOBIA!

Gente... E o Glóbulo Branco Maeno conseguindo salvar as anotações da Hanazawa e mandando de volta para ela? MELHOR QUE ISSO SÃO AS GLÓBULOS VERMELHOS PENSANDO "o que esse neutrófilo está tramando?". TADINHO, GENTE! ELE SÓ TÁ TENTANDO VER SE A AMIGA VAI ACERTAR O CAMINHO!

Precisa trocar o gás nos alvéolos pulmonares.

GENTE, COMPLETAMENTE JOGADA NA BR...
GLÓBULO BRANCO RECUPERANDO ANOTAÇÃO, CHAPÉU, VIRANDO PLACA E ATÉ DEIXANDO DE CONVERSAR COM MACRÓFAGO PRA SEGUIR A AMIGUINHA! ALGUÉM ME ACODE, QUE EU ESTOU MORRENDO!

Até matar os germes que queriam pegar a glóbulo vermelho, Seu Glóbulo Branco Maeno matou... GENTE. JÁ PODE CONFIGURAR COMO STALKER ESSE BONITO OU É SÓ PREOCUPAÇÃO MESMO? SOCORRO.

Alguém me ajuda.
Quero apertar as bochechas da Glóbulo Vermelho Hanazawa e do Glóbulo Branco Maeno. SOCORRO!
Eu queria ser aquela plaquetinha 'garrada no Seu Glóbulo Branco Maeno.
CARALHO, LINFÓCITO T ONO! VAI SE LASCAR, SEU BOSTA! AINDA TENHO FOTOS SUAS DE QUANDO ERA UMA CÉLULA VIRJONA, SEU DESGRAÇADO! NÃO BATE NO MAENO QUE EU TE SOCO NA PORRADA!

Porra... MÓ BONITINHO O NEUTRÓFILO QUERENDO SE DAR BEM COM OS GLÓBULOS VERMELHOS! SE VOCÊ NÃO QUER, LINFÓCITO T, VÁ A MERDA, PORRA! QUEM É QUE TE CHAMOU PRO ROLÊ, SUA DISGRASSA?

"Assaltante"...
SEU GLÓBULO BRANCO, TÁ TUDO BEM?

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, EU VOU TER UNS TRECOS! OLHA QUE FOFINHO O GLÓBULO BRANCO MAENO QUERENDO SABER DA INCRÍVEL JORNADA DA GLÓBULO VERMELHO HANAZAWA... que ele acompanhou às escondidas, né?

E terminou o episódio.
MEU CORAÇÃO ESTÁ QUENTINHO COM A AMIZADE ENTRE O NEUTRÓFILO E A HEMÁCEA! O KILLER T QUE LUTE E SE CORROA DE INVEJA... Aliás... PRÓXIMO EPISÓDIO É COM ELE QUANDO ERA UMA CÉLULA NOVATA! EHEHEHEHEHEHE VINGANÇA!!!

Gente, teve tanta explicação que eu estou quase desmaiando só de pensar em reler e colocar aqui. Ainda bem que eu nunca quis fazer medicina, meu cérebro não computa tanta informação assim...

"Ah, mas e os animes?" - Eu até poderia tentar argumentar, mas é só sofrimento atrás de sofrimento. Olha só o que eu tive que fazer em Magi (contém spoilers pesados da história). Meu cérebro deu perda total na hora que comecei a analisar SISTEMA DE RUKH.

E vamos de Telecurso: Uma Incrível Viagem Pelo Coração e Pulmões!
 
Começando, claro, pela AULA DE BIOLOGIA/MEDICINA gratuita que o anime dá para gente. Leitor, segura o forninho que vem EXPLICAÇÃO PRA CACETA!

Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!
 
Dextrose: Também conhecida como "glicose". Glóbulos vermelhos adoram açúcar. Diferentemente dos glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos não possuem mitocôndrias (geram energia dentro de uma célula). Por isso glicose é sua única fonte de energia. 

Válvulas venosas: Impedem o sangue de ir pelo caminho contrário. Mantêm o fluxo de sangue em uma única direção ao longo dos vasos.

Veia cava inferior: A maior veia do corpo humano. Coleta sangue de toda a parte inferior do corpo e entrega para o átrio direito do coração.

Coração: Um órgão feito quase inteiramente de músculos. Fornece bombeamento que manda o sangue devolvido pelas veias para as artérias. Essa ação é repetida cerca de 100 mil vezes por dia.

Átrio direito: Recebe o sangue venoso das veias cavas inferior e superior e bombeia para o ventrículo direito.

Válvula tricúspide: Três componenetes de tecido entre o átrio direito do coração e o ventrículo direito. Quando o coração passa por sístole, bombeia sangue para o ventrículo direito, evitando o retorno do sangue para o átrio direito.

Ventrículo direito: Onde o sangue venoso rico em dióxido de carbono é encontrado.

Artéria pulmonar: Artéria que bombeia sangue venoso para os pulmões.

Pulmões: Órgãos onde o dióxido de carbono é descartado e o oxigênio é recebido em seu lugar.

Veia pulmonar: Onde o sangue rico em oxigênio flui.

Aorta: A partir da aorta, o caminho se divide em duas artérias menores, viajando para todos os capilares do corpo.

Capilares: Distribuem oxigênio e nutrientes para as células e recebem lixo, como dióxido de carbono.

Circulação cardíaca: os glóbulos vermelhos viajam do átrio direito para o ventrículo direito, carregando o dióxido de carbono, através da artéria pulmonar. Chegando no pulmão, vão descarregar o dióxido de carbono e receber oxigênio. Depois disso passam pela artéria pulmonar para o átrio esquerdo e daí vão para a circulação corporal. Do átrio esquerdo passam pela aorta e se dirigem aos capilares atrás das artérias. Lá entregam oxigênio e nutrientes, recebendo o lixo como o dióxido de carbono. A circulação estará completa quando retornarem ao átrio direito.

Sabe quando passava aquele vídeo de explicação para os glóbulos vermelhos? Transcrevi. Se tiver algum erro, A CULPA NÃO É MINHA!

Enfim...
Caso você esteja se perguntando por qual motivo temos o átrio e ventrículo direitos sendo mostrados do lado esquerdo... Adivinha? Eles consideram o lado da pessoa que tem o coração. Se você olhar de frente, o meu lado direito para você será lado esquerdo.

Cor azul: por onde hemáceas carregam dióxido de carbono.
Cor vermelha: por onde hemáceas carregam oxigênio.

Eu sei que existe uma explicação para o dióxido de carbono ser pesado, enquanto os glóbulos vermelhos não têm problema em carregar o oxigênio, mas eu vou ficar devendo essa.
Gente, como é que não ama essa cena? Só o Killer T que é recalcado mesmo!
Em suma, o anime mostra bonitinho o caminho que o sangue faz para trocar os gases e isso é muito bacana, bastante didático.

E tivemos aí a jornada da nossa adorável Glóbulo Vermelho Hanazawa, que se esforçou e bravamente conseguiu fazer sua primeira viagem completa para o coração sem precisar de ajuda!

Quer dizer...
Sem saber que foi ajudada, né?
Pois se não fosse pelo Glóbulo Branco Maeno, a bonitinha tinha se enrascado algumas vezes. Perdeu anotações, chapéu, quase foi atacada duas vezes por germes...

E o que mais me dói é que NINGUÉM DÁ UMA MORAL PARA ESSE NEUTRÓFILO!
Não consigo tirar da cabeça as glóbulos vermelhos olhando torto para ele, pensando que o coitado está tramando alguma coisa. POBREZINHO DO MAENINHO!

Gente, ele é tão puro... que até um soco EXTREMAMENTE GRATUITO acabou levando o invejoso Linfócito T Citotóxico Ono.

Assim... A conversa ali foi importante, afinal, se eles se apegarem a alguém e em determinado momento precisarem matar, vai ser triste e talvez não queira fazer o trabalho.
 
Bom, isso dentro da história do anime, já que no corpo humano mesmo o sistema imunológico não quer saber de conversa, se recebeu ordem, vai ter cacete sim e acabou!

De qualquer fora... POXA! DEIXA O MAENINHO SER AMIGUINHO DAS PLAQUETINHAS E DA HANAZAWAZINHA! QUE INVEJA DO CARAMBA ONOZINHO!
E parece que no próximo episódio vamos descobrir como ele era na época de Célula Naive/Novata/Virjão.

Por hoje chega de aula, leitor.
Você está oficialmente dispensado para o recreio! Yay!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Nos vemos no próximo post de Hataraku Saibou!

Por Kimono Vermelho aquela que só queria viver num país que tivesse um governo que se preocupasse em cuidar do povo, como as células de Hataraku Saibou se preocupam em cuidar do corpo - 04/06/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/