segunda-feira, 26 de julho de 2021

Hataraku Saibou #11

Não é sexta-feira, leitor!!!
Se bem que... essa não é uma boa notícia, né?

MAS É SEGUNDA-FEIRA COM DOBRADINHA DE MEDICINA, ENTÃO TÁ TUDO BEM!!
 
Nos episódios anteriores... a Célula Dendrítica, a mais fofoqueira do corpo, nos revela o passado sombrio do Linfócito T Citotóxico Ono e sua ligação com a Célula T Auxiliar Sakurai. Além disso conhecemos uma "nova célula": o Monócito. Pronto para dar surra em germe, apesar da roupa assustadora...
 
Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
 
E não é que a dança da chuva deu certo, Capitão do Sistema de Termorregulação?

Hataraku Saibou
11º episódio
Imagina usar uma roupa dessas e estar se sentindo o próprio cozido do almoço.
Opinião: Como os episódios 12 e 13 contam uma só história, este post será com um episódio unitário. Não é novidade, né? Já fiz isso outras vezes durante a programação do Kimono Amarelo.

E olha que legal: EM BREVE HATARAKU SAIBOU TERMINA!
E daí a gente vai poder chafurdar na 2ª temporada e na versão CODE BLACK (do corpo podrão). ESTOU ANSIOSÍSSIMA, SOCIEDADE!!!

Bom, enquanto esse momento glorioso não chega, vamos com mais uma cartinha de cuidados que você deve ter durante a pandemia!

E hoje é dia de... CÉLULA FOFOQUEIRA!
Digo... Célula Dendrítica.

"Olá, Kimono!
Olá, leitores do blog Kimono Amarelo!!

Queria poder encontrá-los num momento melhor, mas infelizmente não vai ser dessa vez.

A boa notícia é que a vacinação está acontecendo no seu país, na sua cidade, ainda que com alguns problemas. O importante é estar atento para qual grupo a vacinação está aberta. Se você estiver dentro dos requisitos, tome a vacina.

Agulha
Muitas pessoas têm medo de agulha, por isso fogem até das campanhas normais com outras vacinas. É hora de enfrentar esse medo para evitar que você pegue a Covid-19 e daí tenha que levar mais agulhadas do que realmente gostaria, sem falar em todos os problemas que a doença traz.

Se não quiser olhar, vire o rosto, só peça para ver a seringa antes e depois, para ter certeza de que o líquido foi aplicado.

Reações adversas
Muitas pessoas têm medo das reações adversas provocadas pelas vacinas contra a Covid-19. As reações consideradas mais preocupantes são bem raras, então aconselha-se a ficar atento e procurar por uma unidade ou posto de saúde mais próximo. Antes disso, você pode se informar na própria unidade sobre as reações mais comuns e como deve proceder, caso venha a ter alguma.

É normal ter alguma reação à vacina.
Assim como também é normal não ter reação. Isso não quer dizer que seu corpo não está trabalhando para reconhecer a ameaça, e sim, que cada organismo age de uma forma diferente.

Fabricante X doses
Muitas pessoas estão acreditando que determinadas fabricantes ou quantidade de doses são melhores que as outras e isso não é verdade. Principalmente no contexto atual.

Sim, seria ótimo que todos pudessem tomar apenas uma dose de uma vacina que não desse nenhuma reação, no entanto, é importante lembrar que o mundo passa por uma pandemia de Covid-19 e que a melhor vacina, no momento, é a que estiver aplicada no seu braço.

Seja um ou duas doses, da Europa ou da Ásia, se chegou a sua vez de tomar a vacina e ela está disponível no posto de saúde mais próximo, vá tomar a vacina.

Se você já tomou a 1ª dose e a fabricante exige que uma 2ª dose seja tomada, respeite o limite de tempo e tome a 2ª dose. A falta de uma dose interfere na imunização do seu corpo e pode te dar a falsa sensação de estar protegido, quando não está.

A fabricante fez estudos para saber quantas doses foram aplicadas e se ela diz que são duas doses, então são essas suas doses que poderão te proteger por completo.
 
Misturar vacinas
Se você tomou a vacina da fabricante X, a segunda dose deve ser da fabricante X.
O caso das grávidas é especial e por isso deve ser perguntado ao seu médico.

Vacinado ainda pode pegar Covid-19?
Sim.
A vacina não é uma cura, e sim um meio de evitar que você desenvolva a forma mais grave da doença, aquela que te levará ao hospital e a procedimentos invasivos, como uma entubação.

E também por isso é importante manter os cuidados, mesmo tomando todas as doses recomendadas.

Cuidados básicos durante a pandemia da Covid-19:
 
Use máscaras sempre que sair de casa. 
Se você sai muito, dê preferência as máscaras PFF2 ou N95, que filtram melhor o ar, retendo as partículas do vírus.
 
Se você sai pouco, use duas máscaras, lembrando que a descartável sempre fica por baixo da máscara de pano. Elas devem estar bem ajustadas ao rosto para evitar brechas, que permitem a entrada do ar que pode estar contaminado.
 
Lave as mãos com frequência.
Mesmo se estiver dentro de casa.
Se estiver fora, você pode usar o álcool 70%.
E onde puder, dê preferência para a água e o sabão.

Fique em casa. 
Se você pode ficar em casa, fique. (Leia: se você pode fazer o teletrabalho/home office)
Menos pessoas saindo significa menos vírus circulando.

Se organize para sair apenas para fazer o necessário, como compras de mantimentos, medicamentos ou compromissos inadiáveis, como médico.

Evite passeios ou saídas desnecessárias. A maior parte da população ainda não está vacinada com uma ou todas as doses, então não dê chance para o azar.

Evite locais fechados ou com pouca ventilação.
Evite ambientes com muita gente.
Nessas duas situações o vírus pode ser transmitido mais facilmente.

Outras dicas importantes:
Sempre que voltar da rua, tome banho completo e coloque as roupas que usou fora para lavar. Calçados devem ficar na entrada de casa, separados, e numa área com boa ventilação.

Limpe compras com álcool 70%, produtos à base de cloro ou água e sabão.
Tenha o costume de higienizar acessórios de uso frequentes, como celular, bolsa, óculos, relógios, brincos, anéis, etc.

Para saber como identificar máscaras PFF2 e N95, onde comprar, faixas de preços, como reutilizar e outras informações úteis, acesse pffparatodos.com.

Cuidem-se!

Assinado: Célula Dendrítica"
 
Mas, gente, olha que cartinha curiosa da nossa célula fofoqueira...
Ele veio lembrar que as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são seguras e que você deve tomar A QUE ESTIVER DISPONÍVEL PRO SEU BRAÇO!

Não seja burro, tome a vacina e continue se cuidando, aí quem sabe no final de 2022 ou começo de 2023 a gente possa FARREAR E ESFREGAR A CARA NA CARA DAS PESSOAS.

Quanto mais ficar essa frescura de escolher vacina e não se cuidar, mais tempo a gente vai viver nesses inferno de pandemia. Então, por favor, seja um otaku cheiroso e inteligente, colabore com o mundo!
Bacillus cereus se achando o espertinho enquanto se divertia às custas do GB Maeno.
Mal começou o episódio e eu já reconheci a pele ressecada.

Falta de água em reservatório? Aquecimento global? Eu amo Hataraku Saibou.
Falta de água em reservatório é basicamente o Brasil em 2021 ou São Paulo em 2014, na época em que analisei Soredemo Sekai Wa Utsukushii. Saudades princesa Nike...

Olha, eu preciso ser muito sincera com o leitor, INSOLAÇÃO É RUIM, mas ver o pessoal passando calor no anime, DIMINUI O FRIO QUE ESTOU SENTINDO COM SÃO PAULO.

Dito isto, qualquer temperatura extrema no corpo, para mais ou para menos, é bastante desconfortável.

Por isso em dias de muito calor é preciso ter alguns cuidados, como evitar exposição direta ao sol (usar sombrinhas/guarda-chuva é uma boa), abusar do protetor solar e repassá-lo com frequência, tomar bastante água e evitar os horários mais quentes (das 10h às 16h).

Lembrando que pessoas com problema de pressão, principalmente a baixa, devem ficar de olho e seguir as recomendações de seus médicos durante esses períodos de temperaturas extremas.

As hemáceas estão circulando pelas veias capilares da epiderme para dissipar calor. E no meio desse rolê, temos o Seu Glóbulo Branco Maeno surgindo para matar um germe, afinal, GERMES ESTÃO EM TODOS OS LUGARES E CAUSAM PROBLEMAS A TODO MOMENTO!

Seu GB Maeno todo paramentado NAQUELE CALORZÃO DOS INFERNOS... e ainda tendo que matar germe. Ainda bem que estamos no inverno, leitor, senão eu ia chorar muito por ele.

Se bem que tem lugar no país que nem esfria tanto, né? #Inveja.

Começar hidrose? Suor evapora e isso refresca a epiderme? Ainda está em forma de fluído?

Pelo visto os planos não estão dando muito certo nesse corpo e eu chuto que a falta de hidratação (tomar água) está atrapalhando bastante.

Aumentou o fluxo vascular, o que não parece algo bom, temperatura subindo e a hidrose não chegando nas próximas etapas, que são produzir suor, evaporá-lo e resfriar o corpo.

Gente.
E o GB Maeno fazendo tudo pelas plaquetinhas?
Alcança o chá, carrega no colo... ISSO QUE É TRATAR BEM SUAS MELHORES COMPANHEIRAS DE TRABALHO!

Todo episódio É UM NOVO JEITO DE DESTRUIR ESSE MUNDO, porque NÃO É POSSÍVEL! O BAGULHO TÁ COMPLETAMENTE LOUCO! É a maior vibe de TODO MUNDO VAI MORRER!

As células não têm um dia de paz nesse corpo.
 
Gente, que explicação gigantesca sobre "insolação"...
Em compensação está tudo anotado para o Telecurso.

E EU SEI QUEM DUBLA ESSE ANTÍGENO QUE APARECEU, assim que o GB Maeno constatou a insolação! É O KOUSUKE TORIUMI! Se não for... meu ouvido está perdido e sem GPS!

O nome da peste é "Bacillus cereus".
Povo da medicina não arruma um nomezinho mais fácil para a gente guardar na memória, né?

Pior que eu acertei bonitinho. Esse estava fácil.
Vai, AGORA EU QUERO VER FAZER PALHAÇADA, bactéria otária!
Pois é, gente, O ÚNICO NEUTRÓFILO À VISTA POR ALI é o Seu GB Maeno.
 
É impressionante como a Glóbulo Vermelho Hanazawa atrai o colega, hein?
MANO, O CAPITÃO QUE RESOLVE O NEGÓCIO DA TERMORREGULAÇÃO VEIO CHEIO DE UNS BADULAQUES, PEDINDO POR CHUVA.

Rapaz... O negócio está realmente feio, hein?

Saindo disso...
GB Maeno sofrendo bullying e apanhando desgraçadamente do Bacillus cereus.

E... terminei o episódio.
 
Não deu tanto comentário solto, pois eu precisei prestar atenção no que estava acontecendo, printar imagens e, claro, TRANSCREVER TODAS AS INFORMAÇÕES DADAS PELA MAMIKO NOTO, essa narradora maravilhosa que nos explica determinadas situações no anime.

Então bora começar o intenso Telecurso das Células - Hidratem-se!
 
E vamos de parte técnica primeiro para depois chafurdar nas loucuras desse episódio... Se bem que "chafurdar" na secura deve ser meio complicado, né?

Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!
 
Termólise: Dissipa calor enviando grandes quantidade de sangue para a pele. Uma das formas do corpo de regular sua temperatura.
 
Glândulas sudoríparas e suor: Glândulas presentes na pele que secretam suor. Tem dois tipos, glândulas apócrinas e écrinas. Calor é removido por evaporação quando se sua. Elas têm um papel crucial no ajuste da temperatura corporal.
 
Vertigem: Você se sente tonto e o entorno começa a parecer confuso. Esses sintomas aparecem quando seu senso de equilíbrio foi comprometido.
 
Tontura: O sangue é drenado da sua cabeça, e tudo parece escuro ou branco. Você também passa por vertigem. Você continua consciente.
 
Desmaio: Quando o suprimento de sangue para o cérebro reduz temporariamente ou é interrompido. Também envolve perda de consciência de alguns segundos a alguns minutos.
 
Insolação: O termo genérico para problemas de saúde, causados quando a termorregulação é perturbada ou por um desequilíbrio de fluidos e sal. Tem três graus de gravidade, de 1 a 3. A insolação tipo 1 é o sintoma inicial. Causa vertigem, tontura, formigamento nos lábios e desmaio. No passado, era conhecido como síncope de calor ou dormência de calor. Os vasos sanguíneos da pele se expandem devido ao calor e alta temperatura e quando a pressão sanguínea cai, o fluxo de sangue para o cérebro é reduzido, levando à dormência por calor.
Gente, coitado do GB Maeno. Sofreu demais hoje...
Bacillus cereus: Amplamente distribuído em ambientes naturais como terra e água. Um tipo de bactéria do solo. Conhecido por desencadear dois tipos de intoxicação alimentar, envolvendo diarreia e vômito. Criando grandes barreiras conhecidas como "esporos" durante seu desenvolvimento, consegue resistir ao calor de 100 graus por 30 minutos. Não é como se espalhasse quando há desidratação. (Não, 'magina...)

Desidratação: Quando você perde fluidos no seu corpo, comprometendo sua vida diária e suporte vital. Quando cai nessa situação, pode passar por dificuldades ao absorver nutrientes e oxigênio, em excreção corporal, termorregulação, assim como circulação de fluidos corporais.
 
Injeção de soro: Uma solução injetada direto na veia. Usada para reabastecer fluidos, corrigir desequilíbrio eletrolítico ou restabelecer nutrientes.

E o destaque do episódio é o Bacillus cereus dublado pelo Kousuke Toriumi.

Hoje foi dia de conhecer os malefícios de não se cuidar em dias de muito calor.
E não pense você que o calor no Japão é mais tranquilo que aqui. Lá além do período de chuvas torrenciais e tufões, o calor é insano por causa da alta umidade.

Agora imagina ficar debaixo do solzão, transpirando bicas e sem se hidratar.
Por isso é importante tomar bastante água, seja na época do calor ou até mesmo em dias mais frios. Tem gente que esquece e a falta desse líquido prejudica muito a nossa saúde.

Enquanto o sistema de termorregulação busca por reservatórios de fluidos, o sangue circula na região mais próxima da pele para tentar diminuir a temperatura corporal.

O problema é que isso não resolve (pois não há mais tanto fluido) e a hidrose não consegue fazer o ciclo de produzir suor, evaporar com o calor externo e refrescar o corpo.

E daí acompanhamos a vertigem, a tontura e o desmaio.

Quando aparece a explicação do Bacillus cereus, de que ele está presente no solo, e isso acontece depois de sabermos sobre o que é um desmaio... Dá para tirar a conclusão de que a dona desse corpo desmaiou e caiu no chão, permitindo assim a entrada dessa bactéria? Sério, na hora já me ocorreu essa ideia.

E vocês perceberam que de todos os glóbulos brancos que apareceram, só o GB Maeno é que quase morreu de insolação?

Bem, se você reparar na imagem "Onde está Wally?" (Martin Handford) que eu printei, vai perceber que o bonito é o único perdido entre os glóbulos vermelhos... e duas plaquetas.
Encontre o neutrófilo entre as hemáceas. Dica: está carregando duas plaquetinhas!
Sim, os outros colegas neutrófilos estão sofrendo com o aumento da temperatura corporal, no entanto, apenas GB Maeno estava passando pelos capilares da epiderme atrás de germe e depois continuou passeando com sua turminha.

Sacanagem no final o coleguinha tirando sarro dele.
Aliás... As outras células normalmente se cagam de medo com o GB Maeno... Agora os outros GB, o linfócito T citotóxico e alguns antígenos, simplesmente acabam com a raça do coitado.

Mas é como diz o ditado: "Os humilhados serão exaltados."
E depois que a agulha com o soro chega para trazer fluidos e ajudar o sistema de termorregulação a completar a hidrose...

MANO.
DO.
CÉUZINHO.

Glóbulo Branco Maeno volta COM UM NÍVEL DE ÓDIO, que eu pediria perdão com a testa colada no chão se fosse uma bactéria... Se bem que o destino de um antígeno é sempre o mesmo: A MORTE CERTA E DIRETA!

O que o Bacillus cereus SE APROVEITOU, não é brincadeira.
Deu mais rasteira em neutrófilo do que o Brasil tomou de gol da Alemanha na última Copa do Mundo.

Que foi, leitor?
Toquei num assunto delicado?
Pois é, agora você entende o nível da humilhação.

Sério, foi crueldade atrás de crueldade.
Chicotada, rasteira, jogando chá no chão e na frente do coitado...

Gosto mesmo é quando as plaquetas e as glóbulos vermelhos veem ao longe os esguichos de sangue e AFIRMAM QUE O TIO GLÓBULO BRANCO ESTAVA LÁ.
E estava VIRADO NO CÃO.

Quando ele surgiu da "água" fresquinha, segurando um dos tentáculos da bactéria, eu só consegui gargalhar. Aquilo era muito a cara de "os humilhados serão exaltados". Simplesmente perfeito.
 
E daí eu tenho um questionamento interessante para fazer...
Se os glóbulos vermelhos podem simplesmente tirar as jaquetas, levantar as mangas das camisetas ou até mesmo tirá-las... POR QUAL MOTIVO OS GLÓBULOS BRANCOS, tão células sanguíneas quanto os vermelhos, NÃO PODEM SAIR SÓ DE REGATINHA E ARREGAÇAR AS PERNAS DAS CALÇAS?
 
Imagina que gracinha um bando de neutrófilo só de regata?
Assim, acredito que o motivo para usarem aquelas roupas pesadas é para evitar ataques de antígenos, que poderiam ir direto na pele (ou no "núcleo" da célula) os matando mais facilmente.

De qualquer forma... Se um dia rolar o fanservice, me chamem. QUERO PRINTAR E APONTAR PARA TODA A INTERNET VER. De nada, sociedade.

Saindo disso...
Eu sei que aquela cena da agulha é jogando soro no corpo e deve ser razoavelmente diferente com a vacina, porém... Desde que assisti esse anime numas férias, toda vez que fui tomar vacina, imaginei meu corpo todo feliz por eu estar me imunizando.
Meus Divertidamente (Disney/Pixar) quando eu recebi a 1ª dose da vacina da covid.
Reza a lenda que o episódio da vacina vem e está na 2ª temporada... que eu estou sinceramente desesperada para assistir.

O plano é começar a 2ª temporada assim que esta acabar.
Vou continuar com as Dobradinhas de Medicina entre Hataraku Saibou e Dr. Ramune.

Como Ramune só tem mais um post... Assim que ele terminar, ENTRA O CODE BLACK NO LUGAR, PORQUE SIM! EU QUERO MAIS HATARAKU SAIBOU NESTE BLOG! BORA ESFREGAR NA CARA DE TODO MUNDO A CIÊNCIA E COMO FAZER AS ESCOLHAS ERRADAS FERRA O NOSSO ORGANISMO!

Eu estou pior que o Átila Iamarino.
Também nunca imaginei que ia gostar tanto dessa área da Biologia.
Obrigada, animes, por me darem ânimo!

Bom, é isso, leitor.
Joguei o hype no seu colo, então surte comigo!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Nos vemos no próximo post de Hataraku Saibou!

Por Kimono Vermelho aquela que já ficou tanto tempo no sol e sem protetor solar, que descascou a pele... Não recomendo. - 26/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/