sexta-feira, 2 de julho de 2021

Hataraku Saibou #09 e #10

"Kimono, cadê a Sexta-Feira Sobrenatural?" - E Dr. Ramune é a cota do que, leitor?

Sim, de medicina.
E de SOBRENATURAL!
 
Nos episódios anteriores... o corpo teve que lidar com uma proliferação de células cancerígenas, que estava querendo viajar por todo o corpo e fazer metástase. Porém, com ajuda da Glóbulo Vermelho Hanazawa todo o sistema imunológico foi avisado e se reuniu para dar cacete no câncer.
E falando da nossa hemácia favorita, ela decidiu que precisava fazer o serviço sem depender da ajuda de ninguém! O problema: fazer todo o caminho pelo sistema circulatório. Que bom que o Glóbulo Branco Maeno estava desocupado e resolveu monitorar a amiga... Vai que... né?
 
Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].
 
Então quer dizer que dentro do vaso sanguíneo a senhora muda de nome, Dona Macrófago?

Hataraku Saibou
9º episódio
Sabe qual a célula que mais dá medo no corpo humano? A Dendrítica, porque ela tira foto de todos os momentos mais humilhantes das outras células! hahahaha
Opinião: Mais uma sexta-feira, mais uma Dobradinha de Medicina neste blog!
E por acaso num começo de mês... de novo.

Toda vez que eu vejo a tag "post semanal", sinto minha mente e algum leitor gritando que virou mensal e... não vou ficar repetindo sobre a programação do blog, os hiatos, a mudança de casa... CHEGA! Vamos todos aceitar que pelo menos está tendo post regular nessa bodega!

Bom...
Isso até chegar a minha 2ª dose da vacina da covid, aí vou ter que tirar uma semaninha para deixar minhas Células Trabalharem.

Lembrando que se chegou a sua vez de se vacinar, PARE DE SER VACILÃO! VIROU SOLDADO DO CORONAVÍRUS, POR ACASO? VAI GANHAR DINHEIRO SE TOMAR VACINA DA MARCA TAL? Não, então para de ser trouxa e apresente seu bracinho na unidade de saúde mais próxima!

E se você tem medo das reações, dá uma olhada no link acima, que eu contei o que senti e... OLHA SÓ! EU ESTOU AQUI ESCREVENDO POST PRA VOCÊ LER! NÃO MORRI! NÃO DEU NADA DE RUIM! NA MERDA EU ESTARIA SE PEGASSE A COVID, ENTÃO TOMA A VACINA PELO AMOR DO SUS!

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTÁ AÍ PARA SER USADO!
Se não funciona, a culpa é do poder público E NOSSA POR NÃO SABER VOTAR E NÃO COBRAR O PODER PÚBLICO!

Ah é...
Tem cartinha de cuidados durante a pandemia, né?
TEM, LEITOR! E É DE QUEM? DELE MESMO! DO ESTRESSADO DO ROLÊ! DAQUELE QUE BRIGA COM CÉLULA EXTERMINADORA NATURAL E BERRA MUITO: Seu Linfócito T Citotóxico Ono!

"Ei, você!
Você mesmo que está lendo esse texto!
Já lavou essa mão antes de passar na cara?

Existe uma doença mortal causando uma pandemia que já matou mais de MEIO MILHÃO de pessoas no seu país e mesmo assim você vai ficar dando bobeira?

NÃO É HORA DE RELAXAR!
NÃO É HORA DE ACHAR QUE 'JÁ DEU E DANE-SE'!
MESMO PARA QUEM TOMOU UMA, DUAS DOSES OU NENHUMA!
OS CUIDADOS DEVEM CONTINUAR!

A COVID-19 é extremamente perigosa e você NÃO SABE com as suas células vão reagir quando se encontrarem com esse vírus!

O corpo depende de conhecimento, de memória, para saber como agir contra determinados antígenos e por isso a vacina é tão importante!

PARE DE ENROLAR E TOME A SUA 1ª DOSE ASSIM QUE ELA ESTIVER DISPONÍVEL! PARA DE FRESCURA, DE FICAR ESCOLHENDO VACINA! TEM QUE ESCOLHER O BRAÇO E ACABOU!

AH...
Só falta me dizer que está com medo da 'reação' da vacina...
A 'reação adversa' do corpo à vacina SÃO AS CÉLULAS DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO INDO PRA GUERRA, PRA APRENDER A LIDAR COM ESSE ANTÍGENO!

Melhor reações que duram de 2 a 3 dias, DO QUE FICAR EM CIMA DE UMA CAMA DE HOSPITAL, SER ANESTESIADO, ENTUBADO E TALVEZ NEM VOLTAR A ACORDAR MAIS!

É isso que você quer? Morrer?
E levar junto trilhões de células que batalham todo dia para fazer o seu corpo funcionar, VACILÃO?!

Já sabe os cuidados que precisa ter, não sabe?
Lavar as mãos com água e sabão regularmente ou usar álcool 70%, usar máscara sempre que sair de casa e tiver contato com pessoas que não moram no mesmo lugar que você, evitar sair com frequência, ficar longe de lugares muito cheios e pouco ventilados, e usar produtos à base de cloro, água e sabão ou álcool 70% nos itens que você usou fora de casa ou comprou.

Para quem precisa trabalhar todo dia e não tem escolha de ficar em casa, pesquise sobre máscaras PFF2 e N95 no site pffparatodos.com. Lá você encontra informações sobre como escolher a melhor máscara, onde comprar, faixa de preço, como reutilizar, entre outros detalhes úteis.

Essas máscaras são mais indicadas para quem se expõe mais e em situações de risco, pois tem melhor vedação e filtragem!

Agora se você não pode no momento comprar uma máscara desse tipo ou sai muito pouco, pode usar uma máscara descartável por baixo e uma de pano por cima, desde que elas estejam bem ajustadas ao rosto. Folgas e brechas DIMINUEM A PROTEÇÃO e você pode se contaminar com a COVID-19.

Cuidem-se!
 
Assinado: Célula Killer T/Linfócito T Citotóxico"
 
Apesar de ter socado o lindo rostinho do meu Neutrófilo favorito, vou dar essa colher de chá e agradecer pelo seu excelente trabalho na carta, Linfócito T Ono.

E se me lembro bem, você ia causar nesse episódio, né? Então bora lá!
A célula culpada por criar o monstro, RECLAMANDO DO MONSTRO QUE CRIOU!
Enquanto o Ono faz um treinamento capirótico com as células novatas, os glóbulos brancos, incluindo Seu Maeno, tomam um cházinho e ajudam plaquetinhas.

Então quer dizer que as células T citotóxicas são A ÚLTIMA LINHA DE DEFESA do sistema imunológico? Hum... A primeira provavelmente é a dos glóbulos brancos, né? Já que eles "passeiam" pelo corpo inteiro fazendo patrulhas ostensivas, enquanto os T citotóxicos só agem a partir da ordem das células T auxiliares, tipo o nosso Sakurai, comedor de bolachinha.

E falando nele...
Estão reunidos nesse ambiente que lembra uma biblioteca infantil: a Célula Dendrítica Okamoto, a Macrófago "Ara Ara", a Célula T Auxiliar Sakurai e a bonitinha da Hayami.

Ah, ela é a Célula T Reguladora... Hayami.

Gente, é impressionante como a Célula Dendrítica Okamoto É FOFOQUEIRA.
Não bastasse ativar aquela célula T novata com um álbum de fotos do passado obscuro das células T citotóxicas, AGORA ELE VAI FAZER A MESMA COISA, envolvendo o T Ono e o T Sakurai. AMO UM FOFOQUEIRO!

Leitor, senta que lá vem fofoca!

COLEGAS.
DE CLASSE.
NO COLÉGIO TIMO.
 
Eu acho hilário que é a segunda vez que colocam o T Ono nessa situação de "olha como o seu comandante bravo e fortão era um pirralho chorão e magrelinho". GENTE, A CÉLULA DENDRÍTICA ESTÁ NO PONTO DA ZOEIRA E SE APROVEITA DE CADA MOMENTO OPORTUNO! QUE MEDO!
Todo dia uma célula T novata ganhando fofoca da célula dendrítica.
Temos aí as células T aprendizes, uma pirralhada sendo treinada pelas células epiteliais do timo, que são tão rigorosas quanto o T Ono com seus novatos.

PIADA: o T Ono era chorão e o T Sakurai era metido e hábil.

Assim como os fofíssimos Eritroblastos, que podem se tornar futuramente glóbulos vermelhos, precisam passar por atividades e provas para aprenderem o trabalho que desempenharão quando amadurecerem, o mesmo acontece com as células T aprendizes.

Aqui elas precisam diferenciar placas de antígenos e de células normais.
Quem atacar uma célula normal ou não conseguir pontuar contra nenhum antígeno, será desclassificado.

E quem é que parte para a porradaria já no começo? SAKURAI, MINHA GENTE! INCLUSIVE USANDO A CABEÇA DO ONO COMO TRAMPOLIM! E batendo no coleguinha que reclama.

DO ÓCULOS, VOCÊ É MUITO METIDO!
COMO QUE VIROU UM COMANDANTE QUE SÓ QUER SABER DE CHÁ E BOLACHINHAS?

Assim...
Se de repente for a Mikako Komatsu dublando o T Sakurai criança... Eu vou ganhar um abraço dela? Se eu errar... Vou levar um peteleco do T Sakurai criança? Aceito os dois de bom grado, na real...

Piada 2: NÃO TEM CRÉDITO NO MAL E NO ANIME-PLANET pra esses personagens... SIMPLESMENTE NÃO TEM. Eu vou ter que decodificar kanji no encerramento. Não acredito nisso.

Leitor, sabe o que é sacanagem? Te colocarem no mesmo quarto que o moleque que quer te dar uma surra. Sabe o que é putaria? Os outros dois colegas de quarto terem desistido e só ficar você e o moleque que quer te dar uma surra.

ALGUÉM ACODE O T ONO AÍ!
E a T Hayami mostrando que é tão superior, que vai contar aos professores que eles estão tretando.
Eu, quando o noticiário do Brasil despeja aquela quantidade de informação que vai desgraçar o meu dia, que normalmente já não é agradável, pois sou brasileira.
Confesso que apertaria as bochechinhas do Timócito Ono... e fugiria do Killer T Ono.
Seguem os dias e a gente descobre que ambos os moleques fazem treinamentos no meio da noite, com um bônus do Ono criando nomes escalafobéticos para os seus ataques.

OLHA AÍ A CÉLULA DENDRÍTICA QUERENDO FOFOCA, PERGUNTANDO SE A HAYAMI NÃO GOSTA DOS MOLEQUES e ela plena dizendo que "não", na maior vibe de "tsundere" discreta.

Opa.
Cresceram que agora viraram adolescentes, é?

Gente, e essa Célula Epitelial do Timo que é dublada pelo Rikiya Koyama e eu não reparei? Acabei pegando essa informação enquanto procurava pelos créditos das versões moleques do T Ono e do T Sakurai.

E agora na seleção final, eles precisam enfrentar o mesmo desafio, só que com algumas SACANAGENS... Placas de células normais com roupas e estilos diferentes, que no nevoeiro acabam lembrando antígenos.

Errou o alvo? Está fora.
Acertou o alvo? Passou pela prova.

E a T Hayami passa pelas células normais com estilos diferentes e... atinge só o antígeno.

O T Sakurai quaaaaaase acerta uma célula normal usando... um "capuz de desastres", mas depois ataca o antígeno. E AINDA DEIXA UMA DICA ESPECIAL AO T ONO: não fechar os olhos quando atacar. Achei fofo. Quer dizer que ele reconhece o esforço do coleguinha.

Ah, tá explicado.
FOI O T SAKURAI QUE FODEU A SENSIBILIDADE DO T ONO!
MALDITO COMEDOR DE BOLACHINHAS! É CULPA SUA QUE O GB MAENO LEVOU SOCO NO EPISÓDIO PASSADO! COITADINHO DO GB MAENO! TÃO PURINHO, TÃO BONZINHO, TÃO FOFINHO! E A CULPA É SUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Maluco.
MALUCO!
EU RECONHECI A VOZ DA MIKAKO KOMATSU!
ALGUÉM CHAMA O SAMU QUE EU NÃO TÔ BEM!
TOMOAKI MAENO, EU VOU CASAR COM A SUA ESPOSA!
SOCOOOOOORRO, SOCIEDADE! EU RECONHECI A VOZ DA MIKAKO KOMATSU!
ALGUÉM CHAMA O SAMU PRA MIM!!! É O SAMU MIYA NO CASO, TÁ?

OSAAAAAAAAAAAAAMUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!

É tão raro eu reconhecer voz de dubladora.... MAS É TÃO RARO, que só um escarcéu desses para me representar direitinho.

Foi um chute que podia ter dado muito errado. Uau.
Obrigada, Maki Zen'in, por grudar a voz da dubladora no meu cérebro.
Deusa maravilhosa de Jujutsu Kaisen!

Bom, leitor, acabou o episódio e a gente vai direto para o Telecurso "VAMO, TIME! Digo... VAMO, TIMO!!!".
É impressionante como essa célula gosta de causar dano aos coleguinhas...
Bora começar pelas pesquisas, pois é a parte que mais dá trabalho e eu tenho preguiça de fazer... hahaha

Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!
 
Células T Citotóxicas: Se mobilizam por ordem das Células T Auxiliares. São assassinos que reconhecem e destroem células estranhas, como enxerto de células, células infectadas por vírus e células cancerígenas.
 
Células T Auxiliares: Quando notificados de inimigos externos, servem como comandantes que formulam estratégias adequadas de ataque, emitindo ordens para as Células T Citotóxicas.
 
Célula T Reguladora: Previnem que as Células T Citotóxicas saiam do controle e suprimem anormalidades imunológicas excessivas.
 
Célula Dendrítica: Seu papel é apresentar bactérias que invadiram o corpo e fragmentos de infecções virais como antígenos e notificar outras células do sistema imunológico. Também se envolvem na maturação das células T. (Só faltou dizer que adora uma fofoca e revelar o passado obscuro dos outros)
 
Células Epiteliais do Timo: Células Epiteliais que se formam no timo. Maturam Células Linfáticas, ajudando na categorização de Células T.

Timo: O timo é uma glândula linfóide primária especializada do sistema imunológico. Dentro do Timo, os linfócitos T amadurecem. Via Wikipédia.

Timócito: Os linfócitos T em desenvolvimento são chamados de "timócitos". Via Wikipédia.
 
E agora... ELENCO DE DUBLAGEM, LEITOR!
 
A Célula Epitelial do Timo eu já adiantei que é dublada pelo Rikiya Koyama.
Passou incógnito, porque meu cérebro é seletivo no que ele encuca.

Daí temos a célula 1 e a célula 2. Não me peçam para decodificar os kanjis do nome das células, isso é impossível e levaria um tempo que eu não tenho no momento.
Komatsu Mikako na parte direita, dentro do retângulo vermelho.
A célula 2, que está em destaque dentro do retângulo vermelho, tem o nome da Mikako Komatsu. O nome que está acima dela, a célula 1, está com o nome de Mariko Higashiuchi.

Timócito 1, futuro T Ono, é dublado por Mariko Higashiuchi.
Seus principais papéis são: Hatsuharu Souma criança de Fruits Basket (2019) (TMS Entertainment), mãe do presidente Kamuro do conselho estudantil de Mob Psycho 100, mãe da Karin de Naruto Shippuden (Studio Pierrot) e muitos outros personagens menores e até versões jovens de Killer Bee e Genma Shiranui.

Timócito 2, futuro T Sakurai, é dublado por Mikako Komatsu.
Seus principais papéis são: Arte de Arte (Seven Arcs), Sowande Sakaki de Keep Your Hands Off Eizouken!, Neko de K (GoHands), Susamaru/Oni das Temaris de Kimetsu no Yaiba, Asako Nakamura de Ushio to Tora, Maki Zen'in de Jujutsu Kaisen.

Bom, leitor, agora que já fiz toda a parte que exigia pesquisa, HORA DE COMENTAR SOBRE UM EPISÓDIO DE FLASHBACK e muita zoeira da Célula Dendrítica.

De onde vem essa vibe Capitão Nascimento do Linfócito T Citotóxico? Quem são as outras células com T no nome e o que elas fazem? Neste episódio descobrimos as respostas para essas questões.

Depois de passarem por um treinamento rigoroso, as células T novatas têm um momento de apreciação do absurdo quando seu treinador, o Linfócito T Citotóxico Ono, ARREMESSA um novato na biblioteca do "chá da tarde".

Aí a treta começa entre o T Citotóxico e o T Auxiliar.

T Ono é exposto de forma brutal pela Célula Dentrítica Okamoto, que adora tirar fotos de momentos constrangedores, principalmente se for de célula T. É impressionante.
Acho que foi aí que ele largou mão de nome de técnica, né?
Descobrimos que o "Capitão T Ono" nada mais era que um molequinho mirrado, que apanhava até do vento e mal dava conta de treinar sem se machucar sozinho.

Enquanto o "Comedor de Bolachinhas Sakurai" era extremamente habilidoso em combate e raciocínio, sendo um dos melhores alunos no Colégio Timo.

Tanto é que na seleção final, deixaram-no escolher se queria ser T Auxiliar, T Regulador ou ficar como T Citotóxico mesmo. Ele era ríspido e frio nessa época... Aí virou um comedor de bolachinha, né?

E que deja vu do capiroto...
T ONO APANHANDO DO T SAKURAI no seu momento de sensibilidade é praticamente o GB MAENO LEVANDO UM SOCO TOTALMENTE GRATUITO DO T ONO! Agora já sabemos quem culpar!

Aliás... Hoje o bonito ficou ocupado com as plaquetinhas.
Queria saber qual a relação entre glóbulos brancos e plaquetas. É só porque são células... do sangue? (Sim, são células do sangue, fui conferir no Google).
Célula Dendrítica destruindo a moral dos coleguinhas.
Bom, se a gente pensar que a turminha do Glóbulo Branco Maeno tem glóbulos vermelhos e plaquetas, enquanto o T Ono lida com T Auxiliar e T Regulador... Compreensível o T Ono ficar puto, né? A turminha do GB Maeno bem mais de boa...
 
Hataraku Saibou
10º episódio
Glóbulo vermelho e plaquetas, um caso importante de fofura no corpo humano.
Opinião: "Nunca ouvi falar numa célula sanguínea que só encontra problemas" - Amada, essa é você.
 
Ahh... Não era só impressão não.
No episódio anterior a abertura foi cantada principalmente pelo Linfócito T Citotóxico (Daisuke Ono) e pela Macrófago (Kikuko Inoue). Já neste, voltaram a ser a Glóbulo Vermelho (Kana Hanazawa) e o Glóbulo Branco (Tomoaki Maeno).
 
O começo de um sonho: "Imagina que tem uma célula sanguínea que encontra problemas... pff..."
Deu tudo errado: "Socorro! Tem um antígeno atrás de mim, uma pobre célula sanguínea!"

E toda vez que a GV Hanazawa pede por ajuda, quem é que surge? ELE MESMO! SEU GLÓBULO BRANCO MAENO! Lindo! Cheiroso! Meu Neutrófilo favorito!

Antígeno: Entregue esse oxigênio, gata!
Kimono: QUÊ?! VAI DEIXAR ELE DAR EM CIMA DA SUA AMIGA, GB MAENO?
GB Maeno: MORRA, GERME!!!!

Uai...
Cadê o Seu GB Maeno?
A Hanazawa agora está encurralada num beco sem saída...
Ih, miga, sua sorte miou...

E apareceu outro salvador... um com uma roupa daquelas que o pessoal usa quando tem risco sanitário ou coisa radioativa... QUE MEDO!

Atrasado, Maeno, atrasado.
MUITO ATRASADO, MAENO.
Aprendeu a se virar sozinha, agora a fugir de antígeno...
E descobrimos que o ser de máscara que se comunica com grunhidos e mete porrada em antígeno, é o Monócito.

Outra célula do sistema imunológico designada para esse vaso sanguíneo?
Ok, o Monócito faz parte do sistema imunológico, afinal, deu porrada em germe...
"Designada para esse vaso sanguíneo"? Isso quer dizer... eles atuam em áreas específicas?

Monócito muito doido, gente...
É usando parede falsa, praticando golfe(?) e fazendo esses grunhidos medonhos...
Mas pode confiar que ele é do sistema imunológico e vai matar germe!

E lá se vai dona GV Hanazawa na jornada de entrega do oxigênio... passando por uma área de... águas termais? Sério, parecem aquelas cidades, tipo Hakone em Kanagawa, que tem fontes termais e é cheio de hotéis e pousadas que oferecem esse tipo de banho.

Sim, gente, além de ser terra de doidinho do ciclismo, Hakone é uma cidade com turismo de águas termais.

Aí a gente tem células e glóbulos vermelhos reunidos num lugar que tem uma piscina rasa e comprida com água. É bem isso que tem em lugares com fontes termais. Existe também um espaço que você pode colocar para cozinhar legumes e ovos! Vi bastante disso em programas de turismo da NHK. (Não, não apareceu aqui no episódio)

Daí temos quem lá, QUASE DORMINDO enquanto esquenta as pernas e os pés? ELE MESMO, GALERA! O MONÓCITO! E depois pega uma garrafinha com bebida quentinha e entorna.

TÁ NA HORA DE TRABALHAR, NÉ, GENTE? VOCÊS TÃO MUITO NA FOLGA!

Foi falar isso que surgiram umas velhas conhecidas, as Staphylococcus aureus, que nós encontramos primeiro no 2º episódio, no caso do "arranhão".

Cavidade nasal? A PESTE ENTROU PELO NARIZ?
Vish... CADÊ O SISTEMA IMUNOLÓGICO BAIXANDO O CACETE NELAS?

Rapaz...
GB Maeno usando uma grade COMO ARMA.
NA CARA DA STAPHYLOCOCCUS! AMEI!

Eita.
BROTOU GLÓBULO BRANCO!
É assim que eu gosto!
Dessa vez um novo herói surge para salvar a nossa glóbulo vermelho azarada!
Exterminou. Agora vai rolar extermínio de glóbulo branco por grade.
Opa.
UM GLÓBULO BRANCO COMENDO BOLINHO! EU VI ISSO!
TAVA NO SETOR DE RELAXAMENTO, NÉ, SAFADENHO?

Começou o massacre de Staphylococcus aureus. Gosto assim.
NÃO DEIXA OS GERMES GANHAREM NÃO, GALERA! BORA TRABALHAR!!!

E é assim, né?
Arranhão acontece > germes entram > glóbulos brancos começam a matança > plaquetinhas chegam para fechar o arranhão.

Vish...
As Staphyloccocus falaram assim: "Não tão rápido, glóbulos brancos! Hoje viemos com uma estratégia nova!"

PARECE QUE DEU RUIM, HEIN?

Elas se fundiram e viraram uma Staphylococcus GIGANTESCA.

MENTIRA QUE A DESGRAÇADA ESTÁ USANDO A FIBRINA PARA REPELIR OS GLÓBULOS BRANCOS! QUE FILHA DA PESTE!

Quem diria que os antígenos formariam novas estratégias, né? Bom, isso faz parte da "seleção natural", que causa "mutações". O corpo estranho percebe que uma determinada estratégia não funciona, então se aperfeiçoa e dificulta a vida de todo mundo.

A Staphylococcus está usando a fibrina para bloquear os ataques dos glóbulos brancos... No caso, aglutinou os coitados na redinha e está fazendo miséria com eles.

A mina ficou puta que o GB Maeno estava dando aula e roubando seu lugar de fala... POXA, DEIXA O COITADO EXPLICAR AS COISAS!!

E quando todo mundo achava que IA DAR RUIM...
 
Chegam os Monócitos... ou melhor... AS MACRÓFAGOS!
Sim, as nossas onee-san "ara ara" maravilhosas são MACRÓFAGOS fora do vaso sanguíneo. Dentro do vaso sanguíneo elas são Monócitos! LINDINHAS, NÃO?

E terminou o episódio.

Leitor, faltam três posts para encerrarmos Hataraku Saibou e... COMEÇARMOS HATARAKU SAIBOU 2! Sim!!! Assim que a 1ª temporada for encerrada no blog, A GENTE VEM COM A SEGUNDA!

E, se pá... Terminando Dr. Ramune... TEM CODE BLACK, ou melhor, Hataraku Saibou Black para fazer Dobradinha de Medicina no blog!

Então vamos logo com o Telecurso "Ara ara.. AHHHHHHHHHHH", que eu estou congelando, São Paulo! ò_ó
Num momento está todo mundo assim, bem de sussa, tirando sarro de germe.
Para que usar a faca, se você pode usar a grade que quase te matou? (Ok que não é a mesma, mas vocês entenderam onde eu quis chegar, né?)
Gente, SEU GLÓBULO BRANCO MAENO só a fofura e bem lascado!
Aviso: Todas as informações foram dadas dentro do próprio episódio, apenas as organizei em um só lugar. Se quiser se aprofundar, por favor, procure seu professor ou professora de Biologia mais próximo!
 
Monócito: Células mononucleares migratórias que correspondem a 7% de todos os glóbulos brancos. Como outras células do sistema imunológico, fazem parte da defesa biológica. Segundo o GB Maeno, Monócitos são incrível na migração e na fagocitose.
 
Macrófagos: Um tipo de glóbulo branco. Captura e mata substâncias estranhas como bactérias e encontra antígenos e informação sobre imunidade. Também fazem limpeza, retirando células mortas e bactérias.
 
Macrófagos e Monócitos: Monócitos são produzidos na medula óssea e residem na corrente sanguínea, mas quando circulam fora da corrente sanguínea, se tornam Macrófagos.
 
Origem do nome Staphylococcus: Múltiplos Staphylococcus formam o que parece um cacho que parece uva, portanto, receberam o nome "Staphylococcus" que significa "parecido com uva".
 
Fibrina: Uma proteína envolvida na coagulação do sangue. Tem uma qualidade que parece uma rede ou bolinho de arroz.
 
Coagulase: Uma enzima que faz o sangue coagular por precipitação de fibrina. As bactérias que a produzem podem usar a fibrina como uma barreira para evitar ataques de glóbulos brancos.
 
E quando a gente acha que já viu toda a patota do sistema imunológico, descobre que tem uns tais Monócitos, seres que usam uma roupa bizarra e máscara, saindo na porrada com antígenos e depois jogando uma chuvinha de sabe-se lá o que, aniquilando de vez o problema.

O plot, o twist e o carpado acontece quando no final do episódio, quando a Staphylococcus aureus estava se achando a rainha da seleção natural, eis que surgem os Monócitos e... se revelam, na verdade, as nossas adorávels células "ara ara", as Macrófagos!

Descobrimos então que quando estão dentro do vaso sanguíneo, elas precisam usar aquelas roupas de proteção e máscara para andar por aí, além de não poderem bradir suas armas medonhas, que vão de martelo de amaciar carne até serrote, precisando usar os punhos e seu chuveirinho de líquido que acaba com germe.

Fora do vaso sanguíneo, as bonitas saem com suas elegantes roupas cheias de frufru e DESCEM O CACETE com elegância e beleza em qualquer corpo estranho que se meter a besta por ali.

E como essas células trabalham, hein? Além dos afazeres de glóbulo branco, elas também cuidam das células precursoras, para que se tornem células específicas depois de maturadas.
A Glóbulo Vermelho Hanazawa não estava pronta para essa revelação...
Pena que os glóbulos brancos se lascaram feiamente neste episódio. Ainda bem que aquele aproveitou o rolê e comeu um bolinho antes de ser frito pela Staphylococcus na fibrina, hein?

Só sei que estou adorando essas aulas de Biologia sobre as células do nosso corpo! Mal espero pelo módulo II e o módulo "corpo podrão"! huhuhuhu
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Nos vemos no próximo post de Hataraku Saibou!

Por Kimono Vermelho aquela que queria ter células trabalhadoras competentes que nem as do anime... - 02/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/