sexta-feira, 9 de julho de 2021

GeGeGe no Kitarou (2018) - #63 e #64

HOJE É SEXTA-FEIRA SOBRENATURAL COM DOBRADINHA DE SOBRENATURAL!
ENTÃO ESTÁ TUDO CERTO NA LIMBOSFERA OTAKU!
Né...?
 
Nos episódios anteriores... finalmente conhecemos um dos youkais mais adoráveis e que raramente é visto por humanos por ser bastante tímido: Tofu-Kozo. O adorável youkai que só quer carregar seu pratinho de tofu por aí, acaba encontrando uma idol humana e a ajudando na sua carreira. Pena que o Ômi Rato estraga tudo. Já em outra história, Kurobozu, um dos Quatro Generais da Traição, surge para causar tretas, o que significa "Rei Kamiya de volta ao anime". Kitarou leva a melhor e empata com o menino do kidoshu. O problema é que ainda sobraram dois generais.
 
Quer dizer que num dia eu te assisto sendo técnico de Corvos e no outro você está aqui de tigre... É isso mesmo, Hisao Egawa?

GeGeGe no Kitarou (2018)
63º episódio
É impressionante como o Kitarou ainda se pergunta coisas óbvias...
Moça, vem morar no meu Bule de Relachá de Genshin, lá temos um jardim de bambus!
Opinião: Leitor, acho que já estou qualificada para pedir música no Fantástico (Globo), viu?

Além de Adventure of Sinbad e Magi, agora podemos dizer que GeGeGe no Kitarou (2018) é o meu mais novo "atrasadinho" da vez, afinal, o último post foi em maio.

A periodicidade está insana, eu sei, mas muitos animes foram terminando no decorrer das semanas e... outros começando.
 
E... bom... KITAROU ME ENTENDE, AFINAL, É MEU FILHO!
COMO BLOGUEIRA PRECISO "COMPREENDER A MARCHA E IR TOCANDO EM FRENTE", SEMPRE QUE POSSÍVEL!

E como GeGeGe no Kitarou tem quase 100 EPISÓDIOS, estou aproveitando para revezar entre os animes sobrenaturais. Logo logo Jujutsu Kaisen se despede e a gente fica só com Mairimashita Iruma-kun 2 e Kitarou, então está de boa, né?

Então...
Eu recebi a carta do Ômi Rato sobre os cuidados com a covid-19, mas resolvi que vou postar a do Rolo de Algodão, porque... O Ômi Rato falou um monte de besteira, como sempre, e de desinformação já bastam os "gabinetes paralelos".

"Olá, Kimono~
Para de me chamar de 'trapinho'...
Eu sou o Rolo de Algodão!
 
Olá, olá, Brasil!
Nada bem por aí, né?

A Kimono pediu a cartinha e o Kitarou passou as informações.
Muito triste, mais de 520 mil pessoas que não vão poder realizar seus sonhos e planos por causa da Covid-19.

Por isso você precisa tomar alguns cuidados:
-Lavar as mãos;
-Usar máscara quando sair de casa;
-Não sair de casa, de preferência;
-Não ir a lugares pouco ventilados e com muita gente;
-Manter uma boa circulação de ar dentro de casa;
-Não receber pessoas;
-Não fazer festa;
-Tomar banho quando chegar em casa;
-Limpar compras e itens que usou na rua, como celular, bolsa e relógio;
-Deixar calçados em ambiente ventilado, na entrada de casa;
-Não reutilizar roupas que usou na rua, lave primeiro;
-Usar máscara quando tiver contato com pessoa que não mora na mesma casa.

Fique de olho nos principais sintomas da Covid-19 e procure uma unidade de saúde, se tiver:
-Febre de mais de 38°C;
-Tosse seca ou com catarro;
-Perda de paladar;
-Perda de olfato;
-Dores de cabeça, musculares e de garganta;
-Dificuldade de respirar;
-Falta de ar.

Tomem cuidado e tomem a vacina quando ela estiver disponível para você!

Bye bye~
Rolo de Algodão"
 
Se você sai com frequência e não pode evitar lugares com pouca ventilação e muita gente, compre máscaras PFF2 ou N95. Elas são consideradas Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e possuem tecidos que filtram partículas tão pequenas quanto as do vírus da covid-19. Prefira as que não tenham válvulas.

Para saber como e onde comprar, faixas de preços, como reutilizar, entre outras informações úteis, acesse pffparatodos.com.

Sempre lembrando que se você não sai com frequência ou não pode ainda comprar uma máscara PFF2 ou N95, use duas máscaras, sendo a descartável por baixo e a de pano por cima. Elas precisam estar bem ajustadas ao rosto para que não existam brechas ou folgas, que é por onde o vírus pode entrar com facilidade e te contaminar.

As duas máscaras devem cobrir TOTALMENTE o nariz e a boca.
Se der para ver alguma parte do nariz, você não está se protegendo adequadamente.

E jamais arrume sua máscara pegando pelo centro dela. Use as laterais.
Miga, o Paredão até pode ser de cimento, mas o coração é de pudim.
Bom, agora vamos de episódio, porque são quase dois meses sem ver meu filho.

Espera.
"Koi no Tanabata"?
Tanabata não é aquela "Festa das Estrelas"?
O TANABATA É EM JULHO, NÉ?

As coincidências neste blog são todas macabras, eu tenho medo, mas adoro as bênçãos de Deos Matoba.

Ah.
AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH.
O TANABATA É DIA 07 DE JULHO!
LEITOR, EU ESTOU ESCREVENDO ESSE POST 07 DE JULHO!
 
EU TENHO MEDO DE TODA COINCIDÊNCIA MACABRA!
ISSO ULTRAPASSA O LIMITE DO MACABRO! PARECE... PARECE... NÃO SEI O QUE PARECE, MAS, CARAMBA, MEDONHO!!!

Ok, deixa eu ver se entendi direitinho o que aconteceu até agora, apesar do meu surto por causa da coincidência bizarra de assistir um episódio de Tanabata no dia do Tanabata...

Kitarou recebe uma carta do Ômi Rato indicando um determinado local em que humanos estão sendo atacados por um youkai. Chegando lá, meu filho descobre que não é tão "de graça" que o espírito que controla o bambu e se chama Seika, está atacando. O Ômi Rato resolveu destruir o bambuzal que tem por lá para um novo empreendimento.

Bom, nenhuma novidade em GeGeGe no Kitarou, né, leitor?
Determinados lugares têm espíritos protetores que ficam furiosos com a falta de respeito e invasão de seu território, daí costumam atacar os invasores. Nada mais natural, correto?

Kitarou: Ela não está furiosa por estarem destruindo a casa dela?
Ômi Rato: Ei, me dá algum crédito. Você não ouviu o humano falando que a Seika ataca humanos?
Kimono: Extremamente ofendida. Parece político negacionista brasileiro despejando mentira.

Shippando Paredão com a Seika.

Moça, é simples. O Paredão está te defendendo, porque sentiu sinceridade nas suas palavras e foi ajudado por você anteriormente. Sem falar que ele é o seu álibi. Quando o moço "caiu de maduro" no que parecia uma areia movediça, você estava com o Paredão, então não faz sentido ter atacado o rapaz.

Ele está de conluio com o Ômi Rato.
VOU CHAMAR A POLÍCIA E MANDAR PRENDER OS DOIS!
Qual o crime? CALÚNIA! Que é quando você acusa uma pessoa de cometer um crime... que ela não cometeu.

Eita.
EITA.
Ashi-Magari.

Quando a gente achava que a treta seria só com a menina do bambu... EIS QUE TEMOS UM YOUKAI QUE ESTAVA SELADO COM UMA PEDRA... E o Paredão quebrou o selo... porque é muito coração bom.

Já o Ômi Rato... Só é burro mesmo.

Leitor, quando você achar que foi otário em algum momento da vida, lembre-se do Ômi Rato que acreditou nas palavras de um youkai que nunca viu antes sobre saber onde tinha ouro enterrado por ali.

OI?!
OOOOOOOOOOOOOI?!
ENCERRAMENTO NOVO?

AI MEU DEOS, É MUITO PERFEITINHO!

Ok, terminou o episódio e o Telecurso não podia ter outro nome, né? Então vamos de Telecurso Kitarou - Tanabata, o Festival das Coincidências!

Começando com... o que raios é "Tanabata"?
O "Festival das Estrelas", originalmente chamado de Tanabata Matsuri, acontece na sétima noite do sétimo mês e tem como tradição pendurar papéis coloridos com desejos escritos em galhos de bambu. Acredita-se que fazendo isso, seus desejos serão atendidos.

A festa gira em torno da lenda de dois jovens muito apaixonados, que deixaram suas obrigações de lado para viver esse amor e foram castigados. O casal só pode se encontrar uma vez por ano, com a promessa de que realizarão todos os desejos feitos aqui na Terra.

Na mitologia japonesa, esses jovens são representados por duas estrelas, que de fato só se encontram uma vez por ano no céu, já que ficam em lados opostos da galáxia: Vega, representando a moça, e Altair, representando o rapaz.

Com esse contexto dado, fica ainda mais significativa a história do episódio, né?

Seika e Parede de Cimento, apesar de mal se conhecerem, acabaram desenvolvendo certa amizade. Principalmente quando o Paredão não acredita na conversa fiada do Ômi Rato e sai em defesa do espírito do bambu.

E então o Ashi-Magari é solto pelo Paredão ingênuo, que acaba destruindo boa parte do bambuzal e com ele a Seika. Fica então a promessa e o desejo de se encontrarem uma próxima vez para darem as mãos.

Assim como o casal da lenda do Tanabata.
Quem nunca foi trouxa nessa vida, né, Ômi Rato?
E falando em Ashi-Magari, sua história é a antepenúltima do 5º volume da versão de 2007 da Kodansha. Curiosamente a versão do mangá conta com uma flor youkai, assim como o nome do episódio, e o nome dela é "Sei".

O "Seika" aqui provavelmente é a união do nome da flor com o kanji de "flor", que pode ser lido como "hana" ou "ka". Lá um dono de hotel pede ajuda do Ômi Rato e do Kitarou por causa de um vaso de flor. Descobrem então que se trata de uma criatura sobrenatural que reforça o pedido de ajuda e comenta sobre o perigo do Ashi-Magari.

É isso que saiu da minha leitura na velocidade da luz por motivos de cronograma.
 
E... pois é, o Ashi-Agari se parece muito com aquelas estátuas de tanuki e lembra os tanukis tretentos lá do começo do anime.

Saindo disso... "Ushimitsu Jamboree" de StardustRevue é o sexto encerramento de GeGeGe no Kitarou, que terá ainda MAIS DOIS. Sim, gente, OITO blocos de episódios. OITO. Por isso quase 100 episódios totalizados.

E agora... ELENCO DE DUBLAGEM!

Hisako Kanemoto dublou Seika, o espírito que protege o bambuzal.
Seus principais papéis são: Ami Mizuno de Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal (Toei Animation), Makoto Saeki de Gingitsune, Veronica Liones de Nanatsu no Taizai, Erina Nakiri de Shokugeki no Souma (J.C.Staff), Natsuki Minamiya de Strike the Blood, Amy de Suisei no Gargantia.

Yuusuke Handa dubla Ashi-Magari.
Tem uma lista razoavelmente pequena e apenas com trabalhos menores, como coadjuvante. Ele dublou o Gozu, um dos guardiões do inferno, em GeGeGe no Kitarou (2018).

Bom, leitor, numa rápida pesquisa no Google, aparentemente as flores de bambu realmente florescem em períodos de tempos muito longos. Algumas fontes falam a cada 50 a 110 anos, enquanto outras, a cada 60 a 130 anos.

O único detalhe que eu posso acrescentar aqui é um assunto recorrente nesta série e nas minhas análises: a tradição versus a modernidade e a relação do sobrenatural com ela.

É a compreensão do espírito de que os tempos são outros e que por isso mesmo toda aquela quantidade de pessoas não existe mais, somente os poucos remanescentes, normalmente gente mais velha.
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
64º episódio
Essa é exatamente a minha reação quando eu descubro quem dubla o Suiko.
Opinião: - !! ATENÇÃO !! -
Este episódio de GeGeGe no Kitarou (2018) contém insinuação a suicídio.
SE ESTE ASSUNTO É UM GATILHO PARA VOCÊ, NÃO ASSISTA E NÃO PROSSIGA COM A LEITURA DA ANÁLISE DO 64º EPISÓDIO!!!
 
Ah.
UM EPISÓDIO PARA CAUSAR CAGAÇO NUMA BLOGUEIRA AMEDRONTADA... perto das onze da noite. AGRADABILÍSSIMO, GEGEGE NO KITAROU! ONDE EU ASSINO MEU ATESTADO DE TROUXA?

Gente.
GENTE.

Eu preciso que vocês leiam isso com muita atenção, porque eu estou a ponto de dar com a cara na parede, PORQUE NÃO É POSSÍVEL! Eu sei, muito "porque" junto, mas juro que você vai entender.

Esse Suiko começou a chamar a moça, né?
Aí eu fui achando a voz familiar... Pensei no Rikiya Koyama num primeiro momento, só que continuei a ouvir e... não tinha alguns detalhes que me fazem reconhecer o Koyama. De qualquer forma, a voz parecia MUITO familiar.

Resolvi não sofrer e fui no Anime-Planet descobrir o nome do dublador.
LEITOR, ISSO NÃO É UM TOMBO, É UM TSUNAMI.

Sabe quem dubla o Suiko? Hisao Egawa.
Eu também não sei de quem se trata só pelo nome, leitor. Aí coloquei o mouse em cima do nome no Anime-Planet... KEISHIN UKAI DE HAIKYUU!! 3! FODE SIM, MOÇADA! NÃO ERA À TOA QUE O TOM ESTAVA FAMILIAR!

RODOPIA, KIMONO, RODOPIA BASTANTE! QUEM SABE VOCÊ SOBE AOS CÉUS RODOPIANDO... ou desce pro inferno, porque... olha... SURTEI LOUCAMENTE. QUASE CHOREI. ESTOU EXTREMAMENTE IMPACTADA, SOCIEDADE!

Para quem não sabe, ele é o segundo dublado do técnico do Karasuno.
O primeiro foi Kazunari Tanaka, que faleceu em outubro de 2016. Como o anime estava em produção, tiveram que arranjar um novo dublador e daí ganhamos o Egawa. Ele estreou oficialmente em Haikyuu!! 3 - #09.

Bom, dados os devidos contextos, vamos voltar ao episódio.
Uma família vem de uma situação complicada e ainda tem que enfrentar essa humilhação... E, o pior, não tem para quem pedir ajuda, já que todos têm medo.
Caramba... Mais um daqueles episódios pesados... que terminam bem, mas... PESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO pra caramba.

Uma coisa que eu preciso comentar para dar uma leveza nessa análise... É QUE O KITAROU ANDA COM SELOS/AMULETOS PARA SELAR YOUKAIS. Não sei lidar com isso. Muito menos com ele engolindo o líquido de refrigeração... Gente. Brilhante.

Quem precisa de exorcista, quando o Embaixador da Boa Vontade entre youkais e humanos FAZ TUDO? É incrível, eu pari um "Pau Pra Toda Obra". É embaixador, mafioso, exorcista, youkai... Meu filho é perfeito.

Bom, leitor, terminei o episódio, o que significa apenas uma coisa: TELECURSO!
Então vamos de Telecurso GeGeGe - SURTANDO COM DUBLADORES, PORQUE SIM!

E vamos começar exatamente por esse assunto... ELENCO DE DUBLAGEM!

Suiko foi dublado por Hisao Egawa.
Seus principais papéis são: Keishin Ukai de Haikyuu!! 3 em diante, Killer Bee de Naruto: Shippuden (Studio Pierrot), Wanyuudo e Daidarabotchi de GeGeGe no Kitarou (2018), Tokumori Saigou e Shuwa de Gintama (Sunrise).

Presidente Onikubo foi dublado por Takashi Matsuyama.
Seus principais destaques são: Akimura, Gouhara (09) e Han-Gyojin (58) de GeGeGe no Kitarou (2018), Rurio de Hoozuki no Reitetsu, Mokuren Kashiwagi de Miira no Kaikata, Hitotsume no Chuukyuu Youkai de Natsume Yuujinchou e Hitotsume Nyuudou de Nurarihyon no Mago.
 
O Matsuyama é praticamente figurinha carimbada em Kitarou, sempre fazendo participações icônicas!

E agora vamos conhecer mais sobre o youkai deste episódio.

Suiko (link em inglês), apesar de seu nome significar "tigre da água", não tem exatamente a forma de um tigre, e sim de uma criatura que lembra um Kappa.
O problema é que eles são mais perigosos, violentos e pavio-curto que os Kappas.
Tem o tamanho de uma criança e seu corpo é coberto por escamas duras, com as de um pangolim (procura imagem no Google, é fofo). Nos joelhos, eles têm algo que parece garra de tigre.

Os Suikos estão acima dos Kappas dentro da hierarquia de monstros aquáticos, tanto é que agem como seus superiores, podendo comandar até 48 Kappas. Eles respondem diretamente ao Rei Dragão, o comandante da água, que vive no fundo do mar.

Gostam de pregar peças nos humanos, podendo se alimentar de seu sangue igual a um vampiro e devorar suas almas.

Para afastar Suikos dos arredores da casa, é costume colocar uma foice do lado de fora ou espalhar sementes de linhaça ou feijão-fradinho, que eles têm medo.

Suiko é a sexta história no primeiro volume da versão de 2007 da Kodansha.
Uma molecada desenterrou um vaso no quintal, abriu, viu que tinha água e fez "resta um" para ver quem beberia aquela água. Um moleque perdeu e teve que se lascar.

Muito bem, esse menino era filho de um casal que começou a perceber comportamentos estranhos na criança no período da noite, e daí chamaram o Kitarou, que conseguiu fazer o Suiko sair do garoto.
Meu cérebro falando isso para mim, que estou terminando esse post às 2 da manhã.
Kitarou, no meio de uma nevasca, atraiu o youkai, o engoliu e pulou num monte de neve, congelando a criatura. Daí ele levou até a família que foi atormentada pelo youkai e pediu para que eles quebrassem o Suiko congelado e colocassem num vaso.

Bom, a história deste episódio é pesada.
Uma família se muda para uma cidade depois do marido perder o emprego. A esposa é uma dona de casa, o filho do casal frequenta a escola e o marido está trabalhando numa área que não é a sua (ele é engenheiro e nessa cidade trabalha com vendas).

Tudo poderia ser tranquilo, se não fosse pelo coronelismo dos Onikubo.
 
O coronelismo é a prática em que uma pessoa, considerada a elite ou que detém o maior poder, comanda um local por meios não democráticos (não é prefeito e muito menos foi escolhido pelo povo por meio de voto). Controla os meios de produção, detendo o poder econômico, político e social.

E é basicamente o que acontece nessa cidade.
Todos trabalham para o Sr. Onikubo, o corpo docente tem medo do filho dele e a esposa é responsável pela associação de mulheres da cidade.

Os recém-chegados começam a enfrentar muitos problemas e sofrer nas mãos dessa família coronelista. Tanto que a dona de casa chamada Shoko, resolve pegar o carro e ir até uma cachoeira da região para terminar com a sua própria vida, apenas não o fazendo por causa do chamado do youkai.

Ele foi liberto de seu pequeno santuário depois de uma tempestade que aconteceu à noite. E por conseguir ver o que se passa no coração dos humanos, atraiu Shoko e fez com que a mulher tirasse a tampa do vaso em que ele estava preso. Isso depois de desabafar e meio que fazer um acordo com o youkai, de se libertar de toda aquela dor.
 
Eu jurava que depois de fazer a vingança, ele viria buscar a alma dela. Fiquei impressionada quando isso não aconteceu.

Depois de ver a situação de sua família e ser humilhada pela Sra. Onikubo na frente da associação de mulheres, ela invoca o Suiko, que transforma as pessoas em múmias, drenando todo o líquido de seus corpos.

A primeira vítima é a esposa do presidente da empresa, seguindo para o filho e depois chegando a ele. Claro que nesse meio tempo o Kitarou recebe uma mensagem do Ômi Rato, que, só para variar, estava indiretamente metido no rolo.

Depois de se livrar dos Onikubo, Shoko descobre que o youkai olhou tão fundo no seu coração, que foi atrás da sua própria família.
Youkai sela youkai, entenda. "YOUKAI SELA YOUKAI" JÁ É UM ABSURDO, mas né? Tudo bem se for o Kitarou. Ele pode tudo.
A mensagem aqui é de a vingança não é um bom caminho, apesar de trazer satisfação instantânea quando concretizada. E que sempre esse tipo de ato cobrará algum preço bastante caro.

Se o Kitarou não fosse rápido, trazendo o marido e o filho dela até lá (depois que deixaram de ser múmias), Shoko teria concretizado o plano anterior.

E aqui reforço o meu aviso toda vez que o assunto suicídio entra na pauta de algum anime:

Lembrando sempre, leitor, que se você estiver pensando em suicídio, automutilação ou precisar conversar com alguém sobre sentimentos negativos que não saem da sua cabeça, existe um serviço aqui no Brasil chamado "Centro de Valorização da Vida", o CVV. Pode ser por chat, telefone (188), e-mail, e você tem sigilo total.

Não tenha medo de procurar ajuda e não ache que é algo bobo, você não precisa sofrer sozinhe. Busque ajuda.
 
Acho bastante preocupante a quantidade de episódios neste anime com esse assunto. Apesar disso, acredito que seja importante tocar nesse assunto com crianças e adolescentes (todas as idades, na verdade), pois as pessoas não devem sofrer em silêncio.
 
É preciso procurar ajuda e saber que você pode encontrar outros meios de resolver quaisquer problemas que surjam na sua frente. O primeiro passo é pedir ajuda.
 
Você não é fraco e nem covarde por estar se sentindo mal ou por ter pensado nesse tipo de "solução" drástica.
 
Acho importante uma obra japonesa retratar uma realidade muito frequente no Japão, onde os casos de suicídio de crianças, adolescentes e adultos é muito grande. Apesar de ser um assunto delicado, ele não pode ser tratado como um tabu e precisa ser explicado para que seja evitado.
 
Só que o trabalho precisa ser bem feito.
Esse assunto é muito sério.
 
Bom, leitor, para dar aquela aliviada no final do post...
Pelo menos o Ômi Rato serviu para filmar as ameaças do presidente Onikubo e jogar na imprensa, né? Se bem que isso foi mais a Mana Gata. Se dependesse do Rato mesmo, ele ia querer dinheiro primeiro, vídeo depois.
 
E na prévia do próximo episódio... VOLTAMOS A SAKAIMINATO, a terra natal do Shigeru Mizuki! ISSO AÍ! A GENTE QUER CURTIR O SOL, A PRAIA, O CALORZINHO LOKO DO VERÃO... porque eu não aguento mais o inverno, leitor.
 
Assim, em questão de céu no pôr do sol, de fato o outono e o inverno vencem FACINHO, o céu de pôr do sol do verão. Infelizmente não tenho lembranças da primavera passada. Sou desmemoriada, lembram?
 
Agora NADA.
ABSOLUTAMENTE NADA supera aquele céu azulão sem nuvens, né?
Pena que no verão tem muita chuva, queda de energia e... Deixa pra lá.
Momento em que o Tigre e Atsushi Nakajima sentam para conversar...
GENTE!!!
QUASE IA ESQUECENDO DE COMENTAR...
Esse episódio foi o puro suco de Bungou Stray Dogs, né?
A gente pula a parte do Dazai e FOCA NO ATSUSHI NAKAJIMA! FOCA NO TIGRE! FOCA NO ATSUSHI E NO TIGRE! FOCA NO TIGRE!

Surtei loucamente.
Atsushi Nakajima, tigre "branco"/fantasmagórico/meio azulado e... Hisao Egawa.
Sociedade, foi um combo.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que queria aquelas áureas épocas em que os posts eram bem adiantados e eu tinha tempo para trabalhar sem correria - 09/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/