sexta-feira, 28 de maio de 2021

GeGeGe no Kitarou (2018) - #61 e #62

As semanas passam, leitor, mas toda sexta-feira continua sendo MUITO SOBRENATURAL neste blog!
 
Agora você acompanha o Kitarou, que não sabe o que é ter um pouquinho de paz, e daqui a uma hora você se encontra com mais uma turminha que é o puro suco da guerra: os comedores de jujuba e dedos malditos em Jujutsu Kaisen!

Nos episódios anteriores... Tivemos de tudo um pouco. Terror, youkai pirando na batatinha depois de ser enganada por humano safado, mais terror, acampamento no meio do nada, teste de coragem muito doido, youkai que congela até a alma e um tiquitinho assim de terror. Foi basicamente a DOBRADINHA DO CAGAÇO com youkais que aparecem atrás das pessoas e dão aquele sustão, saca? DESNECESSÁRIO TOTAL, GALERA!
 
Como não adorar um youkai tão de boinha quanto você, Tofu-Kozo?

GeGeGe no Kitarou (2018)
61º episódio
Kitarou é o Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais E PARA HUMANOS E YOUKAIS. Já é o quê? A segunda vez que ele salva o Tofu-Kozo?
Opinião: Saudades dele, leitor?
A impressão que eu tenho é que não importa quantos animes eu termine, sempre vai ter uma penca de anime me esperando para analisar...

Por um lado é bom, pois não preciso procurar soluções mágicas para as brechas na programação. Por outro... Tem anime que analiso de forma mensal... bimestral... E a tag ali diz "semanal".

BONS TEMPOS QUE O ROLÊ ERA POR SEMANA, NÉ?
Só o meu trabalho que é diário mesmo...

Enfim, leitor, vamos para a carta do dia e depois... descobrir se vai ter mais cagaço ou os episódios serão mais "de boa".

E hoje é dia dela, que ainda não tinha mandado sua mensagem sobre os cuidados que devemos ter durante essa pandemia: Mana Inuyama, a nossa Mana Humana!

"Olá, brasileiros e leitores do blog Kimono Amarelo!
Como vocês estão?

Eu sou a Mana Inuyama, que a Kimono insiste em chamar de 'Mana Humana'. Sou amiga da Garota Gato e do Kitarou, e foram eles que me explicaram a situação no mundo de vocês.

Segundo ano de pandemia da covid-19, uma doença ainda sem cura, com muitas sequelas e mais de 450 mil vítimas. Mesmo tendo vacina, eu vi que o Brasil ainda está longe de imunizar toda a população. Por enquanto só 19% das pessoas tomou a 1ª dose, sendo que algumas são de duas doses.

É muito importante que você tome a vacina e siga todas as recomendações dos profissionais da saúde: respeite o tempo de espera entre as doses e fique atento a reações. Caso tenha alguma, procure uma unidade de saúde.

Vi que vocês também estão com a campanha da vacina da gripe.
Os profissionais da saúde dizem que é preciso esperar 14 dias entre a vacina da covid e a vacina da gripe. E pedem que a prioridade seja a da covid.

O mais legal é que no Brasil as duas vacinas são totalmente gratuitas para a população através do Sistema Único de Saúde, o SUS! Então quando chegar a sua vez, mostre o braço, respire fundo e fique feliz, porque você estará imunizado! É uma picadinha rápida e você nem sente dor!

Eu sei que tem gente que tem medo e até chora, mas pense em todas as coisas boas que você vai poder fazer estando imunizado! As chances de você pegar a doença e ficar em estado grave diminui muito! O que quer dizer... que a chance de você deixar seus amigos, parentes e pessoas queridas, tristes com a sua partida, TAMBÉM DIMINUI!

Mas não se descuide, tá?
Mesmo quem não tem nenhum sintoma, ainda transmite o vírus. E como você viu ali, só um pouco mais de 19% da população recebeu a primeira dose. Não é hora de relaxar com os cuidados!

Vamos lembrar quais são?
-Usar máscara sempre que sair: pode ser uma descartável por baixo e uma de pano por cima, bem ajustadas ao rosto, ou as famosas N95 e PFF2 (lembrando que no caso dessas duas, você só precisa usar uma, ok?);
-Sair apenas para o necessário: essa mensagem não é para quem precisa sair todo dia e trabalhar, eu entendo que vocês precisam manter o emprego, então se cuidem. Já você que pode ficar ou está trabalhando em casa, prefira delivery/entrega a domicílio. Não é hora de ir ao cinema, em barzinho, restaurante ou rever os amigos. Por isso saia só para fazer compras de mantimentos e medicamentos ou ir ao médico/fazer exames.
-Lavar as mãos ou usar álcool 70%: onde tiver água e sabão dê preferência por lavar as mãos, se estiver na rua ou num local sem pia, use o álcool 70%.
-Limpar compras: com álcool 70%, água e sabão ou produtos à base de cloro.
-Quando chegar em casa: tome banho, coloque as roupas que usou na rua para lavar, limpe celular, bolsa e acessórios com álcool 70%.

Sobre as máscaras N95 e PFF2, você pode se informar mais sobre onde comprar, preços, como reutilizar e outras informações no site: pffparatodos.com

E também queria chamar a atenção para quem está passando por necessidades.
Se você puder doar de alguma forma, doe. Não importa se é muito ou pouco, qualquer doação já ajuda.

Existe o projeto Panela Cheia Salva, da Central Única das Favelas, Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista. Eles se juntaram para arrecadar recursos e encher as panelas de muitas famílias que perderam emprego e não tem mais renda para pagar as contas e muito menos comprar alimentos. Com R$ 50 você já ajuda a alimentar uma família!

Bom, eu vou me despedindo por aqui.
Desejo que vocês fiquem bem e que se cuidem para continuar alegrando a vida das pessoas que te amam e te querem tão bem.

Carinhosamente,
Mana Inuyama"

É sempre bom lembrar que além dos cuidados que devemos ter, também precisamos olhar para o outro. Os tempos são difíceis para todos, verdade, só que para uma boa parcela é ainda mais difícil.
Moça, daqui a alguns segundos você descobre que acertou.
Dito isto... VAMOS DE GEGEGE NO KITAROU, MINHA GENTE!
 
Acabando de entrar em desespero.
O nome do episódio tem "PANDEMIA".
MAS EU NÃO TENHO UM MINUTO DE PAZ NESSA VIDA! NEM NOS ANIMES EU POSSO ME ALIENAR MAIS!

Temporada chuvosa no Japão? Acho que é quando chega o verão. Sobem as temperaturas e daí começa a chover bastante, passando dos cem milímetros em várias cidades. Em alguns lugares têm avisos sobre enchentes, transbordamento de rios, desabamento de encostas...

É, achava que isso só acontecia no Brasil, leitor? Pois achou errado.

Quem será que a Bruxa de Areia vai chamar para acabar com o mofo? QUERO CONTATO!

A atitude da menina é considerada "metida" POR ELA SER TÍMIDA?
Oh, espera aí... JÁ VI ESSE FILME ANTES! Aliás, é uma das coisas que costuma acontecer com os introspectivos: o pessoal tem problema para demonstrar seus sentimentos ou tem ansiedade social e daí os outros já acham que é uma "atitude metida", que não quer conversa, que se acha superior...

GALERA NUNCA VIU UMA PESSOA TÍMIDA/INTROSPECTIVA ANTES, NÉ?

Ah.
Espera aí.
É UM ROLÊ DIFERENTE.

A moça não é tímida e aparentemente não é introspectiva.
Como ela não tinha nenhum destaque quando era estudante, resolveu tentar ser melhor que aqueles que estavam acima dela nessa tal "pirâmide". Seria algum tipo de síndrome de inferioridade?

A moça virou idol, apesar de ser germofóbica e não gostar de tocar nas pessoas, e precisa participar daqueles eventos de pegar na mão.
Moça, acho que você podia ir numa terapia, resolver seu negócio com inferioridade e... ANDAR COM UM POTINHO DE ÁLCOOL 70%, SABE? ALIÁS, É UM TRENDING ["está na moda"] NO MUNDO INTEIRO... infelizmente por motivos de pandemia desgraçada.
Gente, se meu filho NÃO É O SALVADOR DESSA PÁTRIA, não sei quem é!
Até o youkai que só carrega tofu sabe que a moça está triste.


AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, MEU DEOS MATOBA DO CÉU! ESSA SALVADA DE TOFU! TINHA QUE SER VOCÊ, NÉ, MEU FILHO? TINHA QUE SER O EMBAIXADOR DA BOA VONTADE ENTRE HUMANOS E YOUKAIS! KITAROU, MELHOR CRIANÇA!

A MANA GATA COM DESGOSTO DA ATITUDE DOS FÃS DA IDOL.
MANA GATA, CONTE COMIGO PRA TUDO! PRINCIPALMENTE PRA DAR PAU EM FÃ DE IDOL! Menos se for o Aoi Toudou de Jujutsu, porque daí eu não tenho condições. Ele é tipo um Colosso das Ruínas de Genshin (miHoYo), só a Beidou e mais um timão dá jeito.

Miga, a hierarquia aí quem criou foi você.
O coitado do Tofu-Kozo não tem nada a ver com os seus rolês, deixa o menino quieto. Além do mais, gostei que o Pai Olho disse que os humanos é que curtem fazer essas divisões, o que, na real, não se aplica ao sobrenatural, principalmente se a gente for falar de "bem" e "mal".

Ok, deixa o episódio seguir que aqui não é lugar de Telecurso.

Espera.
COMO ASSIM YOUKAI NÃO TEM STATUS E POSIÇÃO SOCIAL, PAI OLHO? E NURARIHYON É O QUE, SENÃO A PORRA DO SUPREMO COMANDANTE DE TODOS OS YOUKAIS? Pai Olho, caramba!

VOCÊS TÃO DE... não é possível.
Sociedade, por quê?
A MOÇA PEDIU PRO TOFU-KOZO SER O EMPRESÁRIO DELA.

Gente, qual a probabilidade disso dar certo? Não estou querendo ser pessimista, mas... Youkai, né? A chance de dar algum ruim é muito grande.

BOM, PELO MENOS NÃO É O ÔMI RATO! AINDA BEM! Senão a coitada estaria trabalhando feito uma condenada e não veria UM TOSTÃO de todo esse esforço!
O Kitarou já pensando que vai ter que dar bronca no amigo... pela milésima vez.
É o Tenjouname?
DEPOIS DE TANTO TEMPO, MINHA MEMÓRIA PRA YOUKAI AINDA FUNCIONA?
Não é o Tenjouname que lambia teto? Ou lambia limo? Ou esse era o Akaname? O Akaname não lambia limo de banheiro? Rapaz, estou confusa.

Fui falar do Ômi Rato e a praga apareceu. É MUITO ZICA, VIU?


MAS, GENTE...
É sério isso?
A moça vai dar tofu com melaço e farinha de soja na boca dos fãs?
POR ISSO QUE A FILA DELA TÁ ENORME, NÉ?
As colegas que fizeram dakimakura (fronha estampada de travesseiro) e camiseta, num mundo normal, venderiam bem. Agora o esquema de fanservice aí, de fato, é vencedor.

Tofu com mofo youkai.
Não faz bem para humanos.
Ômi Rato quer dinheiro.
Já sabemos como essa equação termina.

MALUCO, EU ACERTEI O YOUKAI!
EU NÃO ACREDITO QUE A MINHA MEMÓRIA FUNCIONOU!
ERA O TENJOUNAAAAAAAAAAAAAAAAMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

Espera.
A "vacina"... é o suco gástrico do Tenjouname? OI?
BOM, PELO MENOS TEM VACINA EM ALGUM LUGAR, NÉ?

Aí eu fui tomar água... Bem na hora que a Bruxa de Areia pediu mais suco gástrico para o Tenjouname.
Olha, eu não cuspi a água, mas foi quase.

E TERMINOU O EPISÓDIO!
Feliz que pelo menos tacaram vacina em tudo com a "seringa" de bambu.
Na verdade parecia mais uma bombinha de pulverizar, né?
DE QUALQUER FORMA LEMBRA UMA SERINGA, NÃO TEM AGULHA E TROUXE A CURA PARA A DOENÇA!

TODO MUNDO VACINADO, PANDEMIA VAI PRA CASA DO CARA--

Então sigamos com o Telecurso "Átila Iamarino da Vacinação Em Massa"!

Fazendo um resumo dos acontecimentos: uma idol que não se destaca muito no seu grupo, estava triste e frustrada até encontrar um youkai que só quer carregar seu tofuzinho em paz por aí.
Gente, olha que fofura esse Tofu-Kozo. COMO É PODEM MALTRATÁ-LO?
Depois de conhecê-lo melhor, a idol o chama para ser seu "empresário" e as coisas vão melhorando aos poucos. O problema é que o Ômi Rato resolve se meter na conversa, aí já viu, né? Ele acaba usando um tofu do Tofu-Kozo com mofo youkai e desencadeia uma PANDEMIA de mofo.

O dia é salvo pela Bruxa de Areia, e pelo Tenjouname e seu SUCO GÁSTRICO, a vacina para todos os problemas! Pelo menos os que envolvem mofo.

A lição que tiramos deste episódio é: tem mofo em casa? Liga pro Tenjoun--
A lição que tiramos deste episódio é que devemos confiar em nossas habilidades e nos esforçarmos. Ou seja, acredite no seu potencial e trabalhe por ele.

A idol Níquel desse grupo chamado "As Pilhas", parece ter um complexo de inferioridade e não consegue se relacionar direito com as pessoas. Sua obsessão de subir de nível, de ficar acima dos outros, faz com que ela não perceba a razão de ter se tornado uma idol e não entregue um trabalho bacana.

Ela fica presa num sistema hierárquico que aparentemente não é imposto por ninguém a não ser ela mesma.

Por isso a moça não compreende a simplicidade do Tofu-Kozo em apenas carregar seu tofuzinho por aí.

Outra coisa muito importante de se dizer: as colegas de grupo não parecem humilhá-la ou terem algum comportamento negativo por ela, o que nos deixa ainda mais certos de que esse é um problema que apenas a Níquel vê.

Seriam elas as colegas de escola? Acho que não, né? Apesar das comparações e de termos duas mulheres em ambos os casos, não acho que sejam as mesmas pessoas.

Sobre as hierarquias que o Pai Olho disse não existirem no mundo youkai, há controvérsias. Por exemplo: é bom um Bakeneko respeitar um Nekomata. Não só pela idade do gato de rabo dividido, como também seu poderio. Assim como as raposas mensageiras de Inari são "superiores" às Nogitsune, que estão no nível mais baixo entre as raposas sobrenaturais em questão de poder e divindade.

Por acaso falei de Bakeneko e Nekomata neste post de Haikyuu!! 4.
E de raposas mensageiras de Inari e Nogitsune/Yako neste outro post de Haikyuu!! 4.
Vemos aí a fatídica cena de um Neutrófilo fagocitando um antígeno e... Não, pera...
Sim, o anime lá é de vôlei, MAS EU METO FOLCLORE JAPONÊS ONDE EU QUISER, PORQUE ESTE BLOG É MEU, ENTENDEU? No seu blog você coloca as coisas que você quiser, é assim que funciona o sistema de blogs.

VOLTANDO À PARTE DE HIERARQUIAS...
Pelo meu conhecimento básico de folclore japonês, elas existem. Só que não parecem carregar o mesmo peso que as hierarquias humanas. Nenhum youkai deixa de viver sua vida ou fazer sua trapaça por causa desses níveis. Acho que fica mais para questão de poder, respeito e embate.

O legal é que com toda essa loucura, a Níquel acabou lembrando por qual motivo se tornou uma idol: ela acompanhava uma na época em que era estudante, e quis virar uma idol para trazer aquela alegria que ela como fã sentia.

Agora falemos da pandemia do mofo.
Sabe quem tem uma arminha parecida com essas "seringas" de bambu? A Célula B, produtora oficial de anticorpos do nosso corpo.

Leitor, BEM-VINDO A HATARAKU SAIBOU versão youkai.
Apesar de ter comparado as "seringas" e o líquido delas com "vacinas", está mais para outra situação. E a comparação vai ser com o episódio da alergia ao pólen de cedro (05).

Pense nos mofos como um antígeno (coisa estranha que entra no corpo).
O Kitarou e a Mana Gata deveriam ser, em teoria, os glóbulos brancos que identificaram o problema e vão para cima dele. Quem patrulha o nosso corpo à procura de antígenos são os Neutrófilos, um tipo de glóbulo branco.

Acontece que o Kitarou e a Mana Gata parecem mais com a Eosinófilo (04), especialista em parasitas, e que acaba apanhando de germes e bactérias, como foi o caso aqui.

O Tenjouname foi o Neutrófilo/Macrófago, chegou no mofo e botou pra dentro, fazendo a famosa fagocitose. Ao mesmo tempo ele serviu como Célula B, afinal, os "anticorpos" (suco gástrico) eram produzidos por ele.

E todo mundo que pegou uma "seringa" de bambu para jogar o líquido em tudo por ali para exterminar o mofo... também poderiam ser chamados de Célula B.

QUEM DISSE QUE NÃO DÁ PARA APRENDER NADA COM ANIMES?
A gente vai de Biologia a... pedras preciosas! SÓ COLAR COM A KIMONO, QUE ELA TE INDICA AS MELHORES HISTÓRIAS!
Temos uma cena exclusiva de uma Célula B jogando anticorpos na corrente sanguí-- O quê? ANIME ERRADO DE NOVO, SOCIEDADE? COMO ASSIM?
Agora vamos com a nossa aulinha sobre youkais!

Tofu-Kozo (link em inglês) é um youkai onívoro que ama tofu e o carrega por aí. Raramente entra em contato com humanos, pois é tímido. Os únicos casos de interação são quando ele segue uma pessoa até em casa durante dias chuvosos.
Costuma servir youkais mais poderosos e por ser fraco, normalmente sofre bullying de youkais que estão acima dele em questão de força. Por isso faz tanto sentido a história da idol ter esse personagem em destaque.

Tenjouname (link em inglês) é um youkai conhecido por lamber tetos altos. Sabe aqueles locais difíceis de limpar, que juntam teias de aranha e outros tipos de sujeira? O Tenjouname adora.
Aparentemente não tem nenhuma história de agressividade contra humanos. É aquilo, ele só quer dar uma lambidinha no teto sujo e ser feliz.
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
62º episódio
Na esquerda, o avatar da rede social, na direita... a pessoa real. Tirando a parte de poluir a água, acho que consegui me descrever bem... numa única imagem.
Opinião: Nossa, mas só pela prévia já dá para saber que vai ser MEGA TRETA esse episódio. VISH!

Era Ansei?
Xogunato Tokugawa?
 
"Eu quero ser alguém capaz de perdoar" - KITAROU, TU VAI FAZER SUA MÃE CHORAR NESSA HORA DO DIA, KITAROU?
 
Leitor.
Não me olhe com essa cara, eu também estou pensativa.
Então já que tem muita coisa para ser comentada, além de uma tiraçãozinha de sarro básica, vamos ao Telecurso "Falação de Groselha - Módulo Básico"!

Se o Mahito de Jujutsu Kaisen pode ser considerado o "Falação de Groselha - Módulo Avançado", então pode-se dizer que o Rei Kamiya é o "módulo básico".

Apesar da minha opinião razoavelmente favorável ao rapaz, afinal, o vilarejo dele foi queimado e só sobrou o moço para contar a história, a gente sabe que existem outros fatores que tornam o comportamento dele problemático e antagônico.

Mas antes de discorrer sobre o falador de groselha vingativo... Que tal um compiladão do que aconteceu neste episódio?

Uma represa foi inaugurada com toda a pompa e circunstância, só para a água aparecer contaminada segundos depois. De cor vermelha e cheiro insuportável, ela obviamente foi considerada imprópria para consumo.
Com uma enorme crise no abastecimento de água e correria para estocar água mineral, surge uma solução maravilhosa: purificadores de água especiais que retornam o líquido ao seu estado original.

O problema? O item só pode ser alugado. Depois de um tempo a empresa muda o método de cobrança e os 500 ienes (R$ 24,44) se tornam 500 mil ienes (R$ 24.440,00).

É aquilo: ou paga ou devolve e se lasca aí sem água.
E o governo japonês fez algo para garantir o mínimo de dignidade ao povo?
Não, ficou na mão da empresa privada, assim como disse o próprio Ômi Rato. Ele dá o preço e quem quiser que pague, quem não quiser fique sem.
E ainda se deu tão bem que exigiu um cargo no governo para não mudar o preço novamente.

NOSSA... QUE LOUCO SERIA SE A GENTE CONSEGUISSE IDENTIFICAR ALGUM EXEMPLO NO BRASIL, NÉ? *Chorando em Português brasileiro*
 
Na verdade, isso era tudo um plano do Kurobozu para controlar os humanos e destruí-los.
 
Pois é, meu senhor, dessa vez usou a cabeça de um jeito maligno. Se há 150 anos você fez um ataque direto e foi derrotado pelos Kidoshu... Bom, dessa vez o plano de "comer pelas beiradas" foi bem mais inteligente.
Mana Gata mal sabe que só voltou, porque o "inútil" do Rei Enma fez um acordo com o Kitarou, né? Ou será que ela está confundindo com o de Hoozuki no Reitetsu?
E pelo visto a vingança do Rei Kamiya vai ter que esperar, pois o Kurobozu nem sabia sobre os Kidoshu e disse que não estava interessado em "facção de monges".

De Quatro Generais da Traição, dois foram neutralizados.
O Nue ficou com o Rei Kamiya e o Kurobozu foi aniquilado e sua alma capturada por Kitarou. Por enquanto deu empate.

Fui procurar direitinho aquele negócio da Era para saber o ano e situar o leitor, afinal, Japão que vem com essa história de "período", "era"... A gente conta 1999, 2000, 2001 e por aí vai!

"Ah, Kimono, mas tem a 'Idade Média', a 'Idade Contemporânea'..." - Leitor, essa separação de período é um consenso no Brasil e em outros países do ocidente, então não é nada "AI, MEU DEOS! ISSO É DE QUANDO?!".

A Era Ansei começa no ano de 1854 e termina em 1859.
O Xogunato Tokugawa durou de 1603 a 1868, começando por Ieyasu Tokugawa (1603 a 1605) e passando depois para Yoshinobu Tokugawa (1867 a 1868).

Aproveitando que estou adiantando as informações técnicas, bora falar do youkai do dia!

Kurobozu (link em inglês) lembra um monge budista todo preto e que usa roupas pretas. Ele costuma invadir casas para se alimentar da respiração das pessoas, principalmente das mulheres. O youkai usa sua língua comprida para lamber a vítima e introduzi-la na boca e nos ouvidos. Por conta do seu cheiro terrível e nojento, se as visitas forem frequentes, a vítima logo cairá doente.

E o que temos de semelhança com o youkai do episódio? A água com cheiro horrível pode ser referência ao próprio Kurobozu e sua língua, capaz de adoecer pessoas. A pintura da mulher provavelmente deve ser por conta de sua preferência por vítimas mulheres. Agora a relação da água é difícil dizer.

A água, principalmente em rituais do xintoísmo, é usada para purificação.
Ou seja, pode ser usada contra algo maligno. Tipo nossa "água benta".

E daí vou cair numa problematização.
Tudo bem que o Ômi Rato teve a melhor das intenções ao jogar "água" no verdadeiro corpo do Kurobozu, porém, não deixa de ser um homem mijando numa pintura de uma mulher.

Para quem assistiu a cena e "não viu nada demais", provavelmente é homem ou não tem consciência do quanto a imagem é degradante. E falo isso também sobre mulheres, afinal, não somos ensinadas a entender, por exemplo, o que é violência sexual e como identificá-la. Então infelizmente acaba sendo natural que mesmo uma mulher não compreenda a situação.
Kitarou, ainda bem que você não vive no Brasil. Principalmente depois de 2018.
"Ainn mas agora tudo é violência contra a mulher! Tudo é politicamente correto" - Leitor, você pode escolher ser a criança birrenta com mentalidade minúscula ou pode entender que um bom convívio dentro de uma sociedade pede por diplomacia e respeito. Você pode não concordar com tudo que os outros fazem, mas precisa respeitar. Se uma pessoa negra diz que chamá-la de "macaca" é ofensivo, você não usa o termo e se usou antes, pede desculpas.

Ou você pode ser o ignorante do rolê, que ninguém quer ter por perto, a não ser sua própria bolha.

Os personagens em si não são o problema, e sim a pessoa que escolheu essa cena infeliz para o roteiro.

"Ah, mas era para o Rei não ter a vantagem. E o Ômi Rato deveria provar seu arrependimento ajudando o Kitarou" - Leitor, existem possibilidades diversas para como tudo poderia ter sido feito, inclusive colocando outra imagem se quisessem tanto manter a pintura.

E se você vier argumentar que era preciso mostrar a relação do youkai com as vítimas mulheres, existem muitas outras criaturas sobrenaturais que cometem atrocidades inclusive contra mulheres e não foram mostrados fazendo isso no anime.

Infelizmente o mundo ainda é muito machista e isso se reflete no folclore, na mitologia e também no entretenimento. Por isso é importante existir o debate e a insatisfação das pessoas em não quererem consumir conteúdos que não sabem trabalhar a temática. Dá para fazer abordagens de assuntos delicados sem causar gatilho nas pessoas, só porque "é tão coisa de adulto chocar".

E para encerrar o post, vamos falar do Kitarou sendo basicamente aquele meme do Mumin/Moomin puto não querendo se desculpar e sendo super sincerão. Não consegui encontrar a imagem numa pesquisa rápida, mas é aquele que alguém diz que o Mumin não queria machucar alguém e ele diz que queria sim.

O Kitarou perde totalmente a paciência com quem não consegue fazer exame de consciência e perceber que está sendo o puro suco do extremismo. Como é o caso do Rei Kamiya.
Gente, como que o Kitarou não virou meme na internet ainda?
Ele me lembra bastante o Hakuryuu de Magi pela relação entre o ódio e a vingança. Acho muito difícil dizer a uma pessoa que ela precisa perdoar, relevar ou deixar de sentir aquilo, pois é ruim. Assim como comentei no episódio da semana de Boku no Hero 5 sobre o Endeavor e sua busca por perdão/redenção.

Para que um sentimento seja transformado, a pessoa não pode deixar de passar por ele, da mesma forma que o luto. O ódio e a vingança são sentimentos que consomem a pessoa, diferente da alegria e do amor que nutrem.
 
Quem está passando por esses sentimentos intensos e negativos precisa encontrar um motivo, uma resposta, ou até mesma a vingança para perceber que o melhor caminho, se ela quiser continuar vivendo, é transformar o que é ruim em algo produtivo, em algo que sirva para que ela se reerga e esteja pronta para o próximo combate.

E essa transmutação, essa mudança, deve ser construída pela própria pessoa.

O que tudo isso tem a ver com o Rei Kamiya?
Ele perdeu pessoas queridas, viu seu vilarejo ser queimado e tudo isso por um youkai. O ódio tira a razão das pessoas, então é compreensível que ele se volte contra youkais, sejam eles bons ou maus. Para o Rei apenas a destruição importa.

E por isso alguém como o Kitarou se mostra uma "pedra no caminho".
 
Aquela discussão entre os dois durante a troca de socos é pelo conceito muito definido do Rei Kamiya sobre "bem" e "mal", não aceitando que o Kitarou perdoe o Ômi Rato, já que costuma punir quem faz o "mal".

E para todo mundo que queria entender como o protagonista ainda é amigo de quem já o ferrou em vários episódios, inclusive DIRETAMENTE, hoje tivemos uma espécie de resposta.

Apesar do Kitarou ter falado do final do Arco do Nanashi, é interessante se ater a outros detalhes. Quando o Kitarou fala de inclusão, de viver num mundo em que aqueles que são diferentes possam conviver e serem respeitados.
 
Também precisamos lembrar da questão do "meio".
O Ômi Rato quer, acima de tudo, sobreviver.
Ele é um meio-youkai meio-humano. Não consegue encontrar o seu "lugar no mundo", pois não é acolhido por completo por nenhum dos lados. Então ele vai dando seu "jeitinho" para continuar vivendo.

Ele acaba sendo o personagem que melhor descreve o ser humano no seu âmago: alguém que sucumbe aos desejos primordiais, que quer ter uma vida fácil e comer do bom e do melhor, mas que usa das suas poucas habilidades para ajudar um amigo quando ele está em apuros.

O Ômi Rato não é apenas movido por ambição, ele também é bastante carente.
E é principalmente com esse amigo-rival-irmão que o meio-youkai meio-humano sabe que pode contar em qualquer momento de dificuldade, seja ele o culpado ou não.

Bom, acho que já deu de análise por hoje.
Se você curtir Jujuba, nos vemos daqui a uma hora.
Se você só está aqui por Kitarou, nos encontramos numa próxima Sexta-feira Sobrenatural!

Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que quanto mais escreve mais tem que escrever e só queria se enfiar debaixo de uma coberta nessas noites geladas... - 28/05/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/