quarta-feira, 19 de maio de 2021

Mashiro no Oto #02 e #03

Hoje é dia de "estreias" no blog!
Há uma hora você acompanhou Burning Kabaddi causando na programação do blog e agora a gente vai de Mashiro no Oto.
 
Poderia dizer que é uma quarta-feira com DOBRADINHA DE ESTREIAS?

No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos Setsu, um rapaz apaixonado por shamisen, mas que para de tocar depois da morte do avô, um grande músico de shamisen. Setsu então decide sair do interior onde vive e ir para Tóquio num momento de crise existencial. O problema? Ele nunca tinha ido a uma cidade tão grande e se meteu em altas confusões. Foi ajudado por uma moça e... acabou a ajudando num assunto bem mais profundo... Não, leitor, não é isso aqui que você está pensando!
 
Quer dizer que você é adepta de tortura de filho, Umeko?
Acho que não podemos mais nos casar, amada...

Mashiro no Oto
2º episódio
Gente, a vibe da mãe da Satsuki de Kill la Kill nessa Umeko... Socorro!
Opinião: Pois é, estamos no meio do mês e eu vou COMEÇAR a falar de um anime que estreou em abril, na fantástica Temporada de Primavera 2021.

Eu poderia entrar em desespero, leitor? Poderia, mas como este serviço não paga as minhas contas e não tenho chefe para me cobrar, as coisas vão andando no passo que dá.

Aliás, expliquei sobre isso e sobre as cartinhas em Burning Kabaddi #02 e #03, então não vou ficar repetindo.

BORA, LEITOR, QUE EU QUERO ESCUTAR SOM DE SHAMISEN E VER UM POUCO MAIS DAQUELA DEUSA CHAMADA UMEKO, A MINHA MAIS NOVA WAIFU!
 
Ah é, né?
A GURIA BEIJOU O SETSU, NÃO FOI?
Vish, nem lembro mais... Só sei que... provavelmente esqueci de surtar sobre isso.

Curti que estão fazendo um compiladão do que rolou episódio passado, ajuda muito a blogueira, sabe?

Além de estar morrendo com a minha mais nova waifu, GENTE, EU SOU OBCECADA POR ESSA ABERTURA! A MÚSICA É GOSTOSA DEMAIS!

TEM UM GATO!
A ABERTURA TEM UM GATO MUITO FOFO!
ALGUÉM ME ACODE, QUE EU TÔ MORRENDO!
EU QUERO ESFREGAR ESSE GATO NA MINHA CARA, POR FAVOR!!!

BURNOUT SYNDROMES, PISA MENOS, PORQUE EU JÁ ESTOU CHORANDO!
Gente... BURNOUT SYNDROMES sempre me assassina com as músicas deles para animes. É SEMPRE TÃO PERFEITO, QUE EU TENHO VONTADE DE ESCUTAR EM LOOP ATÉ CONSEGUIR ENJOAR!

Meu.
Deos.
Umeko, fica longe de mim!

Derrubou o filho com gás lacrimogênio e o outro ELA TORTUROU COM CERA QUENTE DE VELA! GENTE DO CÉU, BOTA ESSA MULHER PRA LONGE DE MIM!

Certo, bora entender...
Além de ter largado os filhos com o Matsugorou, o avô dos meninos, ela também saiu da cidade chamada Tsugaru.

"Tsugaru Ohara Bushi"...
Isso me lembra que tem um negócio para pesquisar do episódio passado, né?
Eita que eu estarei cheia de trabalho por hoje, hein?

AAAAAHHHHH...
Obrigada, Setsu, por dar uma explicação mais detalhada.
Além de descobrir que Tsugaru não é um local fictício, e sim uma cidade na província de Aomori, temos aí o Setsu dizendo que o "Tsugaru Ohara Bushi" expressa as quatro estações da cidade através da macieira. Mas é como se estivesse falando da vida de uma mulher.

MAS HEIN?
"Jovem e imaculada, com uma força profunda e silenciosa".
ANIME DO SHAMISEN, TACA MAIS FORTE NA MINHA CARA, QUE EU ACEITO DE BOM GRADO!

MEU DEOS, APARECEU O GATO!
ATÉ O GATO TÁ OLHANDO A APRESENTAÇÃO!

Gente.
Burning Kabaddi e Mashiro no Oto PISANDO NA MINHA CARA COM FORÇA, COMO SE EU FOSSE UVA E ESTIVESSEM PARA FAZER VINHO! EU NÃO TENHO CONDIÇÕES, SOCIEDADE!

Gente, e o horóscopo dizendo que o item da sorte é um instrumento musical, dizendo que tem que conversar e talz... TÁ PROVOCANDO ESSE HORÓSCOPO NA TV, NÉ?

Os irmãos tretando, AÍ VEM PROPAGANDA DE PRODUTO DE BELEZA DA MÃE DELES! ALGUÉM ME ACODE, QUE EU TÔ MORRENDO!
Os filhos chocados com propaganda da mãe passando na televisão.
Futozao.
Tsugaru Shamisen.
Kouki, madeira vermelha de sândalo.
Case de kiri (madeira?).

40 a 50 mil ienes para trocar a pele.
SEM OR, MEU DEOS, QUE CARO!

Terminei o episódio e estou num misto insano de sentimentos.
EU NÃO SEI SE CHORO, NÃO SEI SE GRITO, NÃO SEI SE MORRO POR CAUSA DE FOFURA... A única coisa que sei... é que nada sei.

Filosófico? Não, leitor, está mais para desespero mesmo.

Vamos então cair no Telecurso "O que foi isso?" para tentar responder essa pergunta e muitas outras.

É sempre muito triste quando acabo sendo sugada por um anime que tem a tag "drama", pois sei que vou acabar tendo que segurar as lágrimas e... VAI TER MUITO ROLÊ SENTIMENTAL PARA SER COMENTADO e a minha preguiça anda em alta.

Bom, leitor, fazendo um resumão do que aconteceu neste episódio: Setsu foi sequestrado PELA PRÓPRIA MÃE, que arranjou um teto e uma escola para ele frequentar.

O primeiro desafio do dia foi tocar shamisen como acompanhamento para a voz da mãe, QUE CANTA BEM PARA UM CARAMBA! Depois da corda estourar bem no finalzinho e da dupla ser ovacionada pelas pessoas que estavam passando na rua, Setsu descobriu que o irmão mais velho veio a Tóquio para acompanhá-lo no primeiro dia de aula, o que faz os dois precisarem se reencontrar depois da fuga do mais novo.

A chegada na escola do tocador de shamisen com problemas para interagir socialmente tem um detalhe interessante: a descoberta de que existe um clube de apreciação do shamisen na escola. E que um dos graduados deixou um instrumento musical na sala de música, sendo descoberto por uma das alunas do clube.

E olha só... DÁ PARA DESMONTAR UM SHAMISEN.
Bom, é uma informação ok para os músicos e musicistas que estão acostumados com instrumentos que "desmontam". Não me perguntem quais, pois não tenho certeza, apenas memórias perdidas e não quero passar informação errada.

Bateria conta como instrumento musical que "desmonta"? hehehe
Ok, essa foi bem sacana, né? Mas confessa que faz todo o sentido!

De qualquer forma...
"Ele não queria que um ignorante tocasse no shamisen" - Achei beeeeeeem metido da parte do graduado, apesar de entender que um instrumento como aquele é de alta qualidade e por isso não deve ser usado de forma leviana.

Só de pensar que para trocar a pele que cobre aquela parte em que a palheta bate nas cordas é entre 40 a 50 mil ienes (R$1.929,20 a R$ 2.411,50), eu já passo mal.
Essa menina é o puro suco da fofura. Vou protegê-la de todo o mal!
Ainda assim, é compreensível um valor alto, afinal, esses instrumentos, principalmente um daquele porte, são comumente feitos de forma artesanal. Ou seja, não é de uma linha de produção.

Músicos com muito tempo de estudo e que possuem um instrumento que "monta" e "desmonta", no mínimo, sabem como proceder na hora de "montar" e "desmontar".

Agora vamos para a parte de vocabulário... SEM OR, HAJA PESQUISA!

Futozao é um tipo do shamisen (link em inglês).
"Tamanho de pescoço grosso" numa tradução livre, o futozao é normalmente usado pelos estilos Tsugaru e Gidayu.
 
Enquanto o Gidayu é mais usado como acompanhamento numa performance, o Tsugaru é para apresentações solo, pois tem um som mais vibrante. Diz-se que foi desenvolvido por músicos cegos (bousama) que tocavam nas ruas e por isso precisavam de um instrumento que atraísse o público. Por isso vemos um bousama no encerramento, indo de encontro ao Setsu. Deve ser por causa do tipo do shamisen.

Bom, isso já tira a minha responsabilidade de pesquisar sobre o "Tsugaru shamisen", comentado no post de estreia. Obrigada, futozao por facilitar a minha vida!

Case seria um "estojo", uma "mala", onde se guarda o instrumento musical.
Aparentemente um case de madeira/kiri é muito chique.

Aliás, "kiri" deve ser referente ao material do case.
E "kouki", como bem explicou o personagem, é madeira de uma árvore chamada sândalo. Ela é bastante usada para fazer esculturas e seus óleos essenciais são utilizados na perfumaria.

Não sei se comentei isso no post passado, mas faz MUITO SENTIDO toda aquela neve e frio na cidade-natal do Setsu. A província de Aomori é uma das mais próximas a Hokkaido, província conhecida por seu inverno rigoroso, como visto em Gin no Saji.

Certo.
Dei resumão do episódio.
Fiz as pesquisas.
AGORA FALTA FALAR DA PARTE SENTIMENTAL.
Gente, repara no zoião do Setsu tomando sorvete. Que neném abençoado!
Digamos que o principal assunto aqui foi o resgate da família.
Motivos para odiar a mãe, o Setsu talvez tenha de sobra, afinal, ela mesma disse que deixou os filhos com o avô e saiu da cidade-natal. Por quê? Só o tempo dirá, então a gente pula essa parte.

O que interessa nesse rolê todo é como a música consegue uni-los, mesmo que o diálogo e até mesmos os sentimentos sejam complicados e conflituosos.

A Umeko também reconhece o talento do Matsugorou, que não sabemos se era parente dela, como pai ou sogro. Pessoal costuma chamar de "jii-chan" mesmo aqueles que não são seus avós sanguíneos. No entanto, não é o caso aqui, pois a Umeko deixa claro que o Setsu tem o sangue do Matsugorou (não decorei, só estou copiando do que foi anotado lá em cima).

A questão, durante a apresentação dos dois, é que o Setsu ainda vive o deslumbre do talento do avô, assim como acontece com o Midoriya em Boku no Hero Academia, que não consegue enxergar o que pode fazer por si mesmo com o poder que obteve, ficando preso ao estilo do All Might.

Mashiro no Oto provavelmente nos mostrará o caminho do protagonista para encontrar o seu próprio som, se desvinculando da dependência do encantamento que tem pelo som do avô.

Há um momento em que a Umeko pressiona o filho para que ele saia da sua zona de conforto, e o Setsu responde à altura. É como o rapaz comentou no começo do episódio, ele está se deixando levar pelas ondas. Para mim parece mais como uma jornada de descobrimento após o luto. De entender qual o significado do shamisen para ele, além do avô.

O que nos leva a lembrar da também complicada relação entre irmãos com uma diferença razoável na idade.

Quando eles estão tocando no santuário, dá para ver pelas memórias que eles se davam bem quando crianças. Parece que tudo realmente desandou com a morte do Matsugorou.

A impressão é que o Setsu se isolou e deixou de perceber que o irmão também estava vivendo o luto e sentindo a perda não apenas da pessoa, mas daquele som que cresceram ouvindo. E isso fica mais forte quando conversam sobre essa situação e a competição em que o Wakana ficou em terceiro lugar.

Nunca vou esquecer esse nome por ser o mesmo da mãe do Rikuo em Nurarihyon no Mago.

A gente pula os nomes citados aí, porque... AMADOS, A MINHA MEMÓRIA MAL DA CONTA DOS PERSONAGENS RECORRENTES NO COMEÇO DE UM ANIME, IMAGINA NOS QUE SÃO CITADOS E NEM COMPARECEM COM A CARA OU MARCAM PRESENÇA! Não me peçam, por favor, eu não tenho essa capacidade!

Só sei que... tem um cara muito bom que é irmão mais velho de uma menina que encheu a mão na cara do Setsu quando ele era criança, pois se recusou a entrar numa disputa de shamisen com ela.

Acho bem babaca esperar reconhecimento de alguém a partir de uma vitória numa disputa, mas né... a guria era pirralha e deve ter seus próprios traumas para lidar. RECOMENDO UMA TERAPIA. BEM MELHOR QUE BATER EM CRIANÇA FOFA!

Falando nisso, morri com o Setsu pirralho chorando, porque o Wakana subiu na árvore e o deixou. GENTE, ISSO É TÃO FOFO, QUE EU TENHO VONTADE DE MORDER ESSES NENÉNS!

Muito bem, hora das correções sobre uma legenda deste episódio (que já mandei para a Crunchyroll também)...
A cumplicidade dos irmãos na infância e tocando shamisen!
Comentei sobre isso no post Dr. Ramune #05 e #06 (você pode ler essa explicação depois da terceira imagem do texto) com relação a "templo" e "santuário".

Apesar do Wakana não falar "jinja" (santuário) ou "otera/tera" (templo), dá para fazer a identificação a partir da divindade cultuada no local e um detalhe: o portal de entrada.

Como visto no texto do Japão em Foco, um portal vermelho que costumamos ver, por exemplo, no bairro da Liberdade, é representante do santuário xintoísta, enquanto o pagode (um tipo de edificação estilo oriental) é visto nos templos budistas.

"Ainn mas isso é importante?" - Sim, leitor, caso você tenha interesse na cultura japonesa. Apesar de conviverem em harmonia no Japão, o budismo e o xintoísmo são religiões diferentes, por isso identificar seus "locais sagrados" é respeitar e entender essa cultura.

Sobre a divindade, na legenda aparece "Oinari-san" e no áudio ouve-se o Wakana falando "Oinari-san". Acontece que, se você chafurdou nos meus posts de Haikyuu!! 4 (13), sabe muito bem que o nosso maravilhoso Deus Inari não tem "O" no início do nome.

Achei que ele usaria "-sama" depois do nome da divindade para demonstrar respeito, mas... Vai saber o que se passa na mente do Wakana, né? Chamou só de "-san". Pode ser também como as pessoas da cidade dele ou conhecidos chamam Deus Inari.

Aquele "O" no início do nome pode ser de "grande".
Então numa tradução livre ficaria "Grande Sr. Inari". É uma forma respeitosa, né?
OK ENTÃO, WAKANA. TÁ MEIO PERDOADO.

Achei fofo os irmãos tocarem uma música que compuseram juntos quando mais novos, que mostra bem a relação entre eles, naquele "pega-pega" de não querer perder para o outro.

E por fim, mas não menos importante, EU PRECISO SIM FAZER A PESQUISA SOBRE "TSUGARU-JAMISEN". E sabe por que, leitor? Porque não se trata APENAS do tipo de shamisen, é também um ESTILO!
Gente, eu sou incapaz de olhar essa coisa fofa e não tirar um print! OLHA QUE LINDA ESSA BOLOTA DE PELOS! EU QUERO ESFREGAR A CARA NELA!
Sério.
Se eu não sair VERSADA EM SHAMISEN desse anime, NADA MAIS VAI ME FAZER APRENDER COM TANTO AFINCO!

Tsugaru-jamisen (link em inglês) é um gênero musical de shamisen originado na antiga Península Tsugaru, atualmente a província de Aomori. É um dos gêneros mais reconhecidos de shamisen.

No link há o repertório e entre eles temos... "Tsugaru Ohara Bushi", tocado neste episódio.
Entre os músicos mais conhecidos desse gênero, temos os Yoshida Brothers, que participaram daquele projeto medonho chamado Gibiate.
Eles fazem parte da trilha sonora de Mashiro no Oto. Melhoraram de participação em anime, hein?

Sobre a animação...
Continuo achando que rolou rotoscopia, quando você desenha por cima de uma imagem 3D/real, principalmente quando os rapazes tocam o shamisen e na hora em que a Umeko canta.

Bom, é isso, leitor, chega de falar deste episódio!
Vamos ao próximo!
 
Mashiro no Oto
3º episódio
Imagina se fosse a cover do Subaru Kimura (Aoi Toudou de Jujutsu Kaisen) da música "Thinking Out Loud" do Ed Sheeran?
Opinião: Eu já disse que AMO ESSA ABERTURA? Pois bem, me aguentem aí.
 
Já deu para ver que esse megane metido e lindo da abertura vai ser o "rival" do Setsu. Nem vou ver o elenco de dublagem, que é pra não passar vontade agora... Se bem que preciso falar dos dubladores nesta parte da análise, senão eu apanho da Kimono do futuro.
 
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
SETSU E TRAQUEJO SOCIAL, ZERO INTIMIDADES!
 
Gente, eu nem sei o que dizer, apenas o que sentir... pena da moça do rabo de cavalo. Levou uma invertida gratuitíssima, pois Setsu tem zero especialidades em socialização.
 
Esse moço do cabelo espetado PARECE dublado pelo Nobuhiko Okamoto... O grito lembra o Bakugou de Boku no Hero e o Nishinoya de Haikyuu!!. Se eu tiver errado, EU VOU BATER NO OKAMOTO! SIM, GRATUITAMENTE!
 
Setsu.
A MENINA ESCUTA UMA MÚSICA CANTAROLADA PELA VÓ e por isso quer tocar shamisen. SETSU, MAIS UMA PESSOA QUE AMA AVÓ/AVÔ, SEJA LEGAL COM ELA, SEU FEINHO!
 
Mano, professor, QUAL A NECESSIDADE DE SER TÃO PAU NO CU?
 
NOSSA, QUE PROFESSOR ESCROTO DA PORRA, MANO!
NOOOOOOOOSSA, DESNECESSÁRIO, PROFESSOR!
TOCANDO A MÚSICA CANTAROLADA PELA AVÓ DA MENINA PELA CLASSE TODA. NOSSA... NOOOOOOOOOOOSSA, EU QUERO CHUTAR A CARA DESSE PROFESSOR!
Sabe? Não custa nada você cutucar a pessoa e depois confiscar o aparelho...
 
E SE FOSSE UM GEMIDÃO DO ZAP?
 
Desculpa, sociedade, destruí o momento.
 
Cortamos para o Setsu percebendo que aquele trecho é da música do avô dele, a "Shungyou".
 
Hum...
O moço do cabelo espetado gosta da Shuri, menina do clube de apreciação de shamisen, E NÃO ESCONDE... mas praticava bullying com ela quando eram crianças... E está no 2º ano.
 
Eu já amo essa doida do rabo de cavalo, porque ela é muito doida.
 
SETSU PERDIDO NA ESCOLA. MELHOR SETSU!
 
Eita.
Momento pesado.
Esse som a avó da Shuri lembra de ter ouvido quando era criança, uma época complicada na vida em que ela precisou evacuar para o interior. Esse "evacuar" me faz pensar em duas coisas: 2ª Guerra Mundial ou desastre natural.

Espera, foi a Shuri que começou o clube de apreciação do shamisen? Tudo isso para encontrar quem conhecesse essa música! EEEEEEEEEITA, GENTE!

Sim, o moleque do cabelo espetado puto é dublado pelo Nobuhiko Okamoto. Esse pití que ele deu é muito "Bakugou".

GENTE, QUAL O NOME DESSA DOIDA DO RABO DE CAVALO? PORQUE ELA TÁ QUASE MATANDO O SETSU E EU ESTOU ADORANDO!
Você sabe que a adolescência está boa quando a pessoa gosta de um caos e mal entendido.
Professora, muitos nomes. Você me odeia?
Kousuke Ogata, príncipe do Tsugaru Shamisen, Seiryuu Kamiki.

Oi?
"Vamos ao show dele, pedir permissão para usar o shamisen que ele largou na escola e que custa pelo menos uns 50 mil ienes para arrumar".
PROFESSORA, TÁ TUDO OK COM A SENHORA?

GENTE.
O MEGANE É "TANUMA"? ESSE É O MEGANE (óculos) DA ABERTURA?
"Kousuke"? ESSE É O TAL KOUSUKE OGATA? FOI APRENDER COM OS TANUMA DE AOMORI?

Tomara que esse megane seja dublado pelo Junichi Suwabe ou pelo Kensho Ono, só pela zoeira!!!

Hein?
Não é nenhum dos dois.
NÃO SEI QUEM É.

Nossa...
TEM SEISCENTOS ANOS QUE EU NÃO OUÇO ESSE MOÇO FALAR, ENTÃO FICOU COM VOZ DE "QUALQUER COISA"! UMEHARA, EU SINTO MUITO!

Professora, que roupa é essa?

Gente, praticamente SÓ TEM MULHER NESSA APRESENTAÇÃO!
Caramba, gente...

Só eu não gostei da música do talzinho aí?

Ok, terminou o episódio e, mano, QUE COISA CAÓTICA!
Talvez nem tenha sido tanto, MAS A MINHA CABEÇA ESTÁ O PURO SUCO DO CAOS COM O DESESPERO.

Eu não gosto desse moço megane não.

Bom, chega de conversa fiada, vamos ao Telecurso "O CAOS NA CABEÇA DA KIMONO"!

Essa situação do Setsu com o megane do nome famoso que não lembro, acabou fazendo com que a minha memória resgatasse o Minato Narumiya de Tsurune e seu pânico de alvo. Caso você ainda não tenha assistido o anime, eu altamente recomendo e tem na Crunchyroll.

Não se preocupe, pois eu não vou dar spoilers. Prometo que a comparação será curta.

É interessante ver que a relação entre os protagonistas com os objetos que mais amam começa de forma conturbada no anime. É como se tocá-los ativasse um gatilho para uma experiência traumática.
O moço já saiu da escola e quer esculachar a criança do Ensino Médio...
Vejamos as vezes que o Setsu tocou shamisen:
-Sozinho na beira do rio;
-Para abrir o show da banda daquele folgado;
-Com a Umeko;
-Com o Wakana.

O primeiro parece ter sido um "prazer culpado".
Apesar do pedido do avô para que ele não tocasse mais, já que era um "imitador", perdeu para o amor que ele tinha pelo instrumento e a música.

Na segunda vez ele foi tocado pelas palavras da Yuna e mesmo estando diante de tanta gente, entregou uma apresentação digna.

A terceira foi com a mãe. Sentimentos conflituosos, mas um reconhecimento de talento por ambas as partes. Ainda assim, ele não começou motivado. Foi preciso algo "acender a chama" dentro dele.

Na quarta tivemos o reencontro dos irmãos. Um modo de reconciliarem, depois do rompimento com a partida do avô. Foi como se o Setsu entendesse que o luto não era apenas dele.
Além da demonstração de afeto com aquela conversa dos pinguins e focas, dizendo que ele reconheceria o som do Wakana entre outros.

E aqui quero fazer um adendo que esqueci anteriormente e já linkar com o que foi dito também neste episódio: para o Setsu competições não fazem sentido por causa das métricas usadas para o julgamento.

Ao que parece, o entendimento dele sobre a música é bem mais simples. É ser sentida, comover, mexer com o coração e as emoções.

Tudo bem que um primeiro ou segundo lugar vai ter algo a mais, só que isso não significa que os outros não tiveram seu destaque. Traduzindo: viver para atender uma métrica e não a si mesmo e à música, não faz sentido para ele.

É interessante perceber isso, principalmente depois de relembrar as quatro cenas em que o personagem tocou. Ele não o faz para se exibir e não sente o peso de ser neto de quem era.

O título do avô não importa, e sim a música que o encantava.
Então quando esperam que o Setsu, ou até mesmo o Wakana, sejam herdeiros do Matsugorou, estão esperando uma métrica de julgamento, e não o sentimento que a música deles pode passar.

Também é bom lembrar que o nosso protagonista tem: zero traquejo social e sua maturidade não parece andar no mesmo passo que a dos colegas.
Para você ver como a gente não pode "julgar o livro pela capa". Moço bonito, mas escrotinho e metido...
O que eu vi naquele momento em que ele tocou e estava tão desesperado para lembrar como se tocava a música, depois saindo correndo, é que ele sentiu a pressão de cumprir com as expectativas dos outros.

Ele estava diante do famoso... deixa eu lá copiar o nome da desgraça.
SEIRYUU KAMIKI!

Enfim...
Ele estava diante do famoso Seiryuu Kamiki e foi convidado a tocar sem nenhum sentimento envolvido. Não era para matar a saudade daquele som, aquecer o coração de uma pessoa que o ajudou, ficar em pé de igualdade com um talento como o da mãe ou relembrar a irmandade com o Wakana.

Era uma simples exibição.
E nisso ele "travou".

O "Tsugaru Jongara Bushi" faz parte do segundo repertório de sete, naquele link que passei ali em cima sobre o gênero musical.

E uma coisa o Kamiki tem razão, não se deve tocar como se estivesse pensando na morte da bezerra. Até agora deu para entender que o shamisen é carregado de significado e, assim como outras artes, como o "Rakugo", é preciso colocar sentimento e intenção na apresentação.

Até parece uma espécie de ritual.

A impressão que tive é que o Kamiki toca com um estilo mais moderno, enquanto o Setsu soa mais tradicional; antigo. E eu particularmente gosto mais desse segundo.

Talvez seja por isso que eu não curti tanto a apresentação do moço megane.
Além do mais, adoro aquelas batidas mais intensas. Time Setsu aqui! Inclusive na parte de falta de traquejo social!

Achei muito bonitinho ele ajudando a Shuri com a postura e dizendo que tocaria a música para a avó dele, mesmo que seja algo difícil.

E daí a gente cai novamente no rolê da "Shungyou". A famosa música de improviso que o Matsugorou demorou quase a minha idade para terminar.
Soa como uma "magnum opus" (grande obra), algo que levou praticamente toda uma vida para ser produzida.

O Setsu ainda é muito novo, está se descobrindo na vida e na música, então esperar que ele atue como o avô é exagerado, por mais que ele tenha o talento.

Então é aquilo, leitor, acompanharemos o caminho do Setsu nesse amadurecimento.
A pessoa é tão de boa que deixou um tesouro desses na escola. COMO É BOM SER RICO, SABE?
Agora vamos falar de informações técnicas e elenco de dublagem!

A abertura é "BLIZZARD" de BURNOUT SYNDROMES e o encerramento é "Kono Yume ga Sameru made" de Miliyah Katou com Yoshida Brothers.
Ambas as músicas têm shamisen na melodia, sendo maravilhosas juntamente com as animações.

Quanto ao elenco... São muitos nomes, então darei apenas os principais. Com o passar dos posts vou incluindo os outros conforme tiverem mais tempo de tela, ok?

Setsu Sawamura é dublado por Nobunaga Shimazaki.
Wakana Sawamura é dublado por Yoshimasa Hosoya.

Umeko Sawamura é dublada por Takako Honda.
Seus principais destaques são: Martel de Fullmetal Alchemist: Brotherhood (Bones), Lady Lilith de Hoozuki no Reitetsu, Junko Saotome de Nana (Madhouse), Anko Mitarashi de Naruto (Studio Pierrot).

Seiryuu Kamiki, também conhecido como Kousuke Ogata, é dublado por Yuuichirou Umehara.
Seus principais destaques são: Mitsuhide Rouen de Akagami no Shirayuki-hime, En Yufuin de Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE!, Hayato Kamitani de Gakuen Babysitters, Gorou de Darling in the FranXX (A-1 Pictures, Trigger, CloverWorks) e Kuroo Hazama de Young Black Jack.

Kaito Yaguchi, o menino do cabelo espetado, é dublado por Nobuhiko Okamoto.

Yui Yamazato, a menina do rabo de cavalo e óculos, é dublada por Reina Kondou.
Seus principais destaques são: Nikaidou de Dorohedoro (MAPPA), Keiko Ayano de Sword Art Online: Alicization (A-1 Pictures).

Shuri Maeda, a fundadora do clube de apreciação do shamisen, é dublada por Yume Miyamoto.
Seus principais destaques são: Mei Kamino de Godzilla: S.P (Bones, Orange), Haru Nonaka de Yesterday wo Uttate (Doga Kobo).

E para encerrar, quero compartilhar esse vídeo do dublador do Setsu TOCANDO SHAMISEN!

É razoavelmente comum os dubladores em alguns animes passarem pela experiência de seus personagens. No vídeo, tirado do Twitter oficial de Mashiro no Oto, temos Nobunaga Shimazaki mostrando que é dedicado e aprendeu a tocar shamisen!!! Deve ter dado um trabalhão, mas o resultado ficou uma gracinha. A OLHADADINHA DELE PRA CÂMERA, GENTE!!!!

Ah! Não se engane... Faz parte do trabalho dele.
Não foi simplesmente um rompante de "ah, eu quero aprender a tocar shamisen também".
Esse tipo de conteúdo faz com que as pessoas se interessem ainda mais pelo anime e pelos produtos ligados a ele, alavancando as vendas.
Achei fofinho ele tentar ajudar a Shuri. São tantos sentimentos envolvidos, né?
Fofoca que não é da Era Taisho: salvei esse link no COMEÇO DO MÊS e quase esqueci de postar aqui. Por sorte minha memória seletiva sorteou essa lembrança hoje! hehehehe
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Mashiro no Oto!

Por Kimono Vermelho aquela que adora esse anime e sabe que vai sofrer com ele... - 19/05/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/