quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru #08 e #09

DOBRADINHA DE ANIMES DE ESPORTES, LEITOR?
DOBRADINHA DE ANIMES... COM O YUUTO UEMURA, LEITOR!

Nos episódios anteriores... o time da Universidade Kansei teve uma baixa, já que o Rei dos Quizzes está tentando procurar emprego. Quando o inevitável chega, os dez universitários precisam encarar sua primeira corrida de registro.

Está tentando matar a mamãe do coração, Haiji?


Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
8º episódio
É a dura realidade da corrida em cima de pessoas que não tiveram experiências anteriores.
Opinião: Ei, leitor, um momentinho para termos uma conversa importante sobre a sua experiência com os meus textos.

Você acha que escrevo demais?
Você acha que continuo recontando demais a história do episódio?
Você acha que eu deveria prestar mais atenção em animação, trilha sonora, arte, paleta de cores e o escambau?
Você acha que não estou cuidando direito do Haiji?
Você acha que o Kakeru merecia uma avaianada de pau por fazer os outros sofrerem por causa de seus próprios preconceitos?
Você acha que essa encheção de linguiça rendeu pelo menos um quilo para o churras do final de semana?

Na verdade, leitor, eu gosto mesmo de escrever, de recontar as coisas do meu jeito e tenho déficit de atenção severo.

Se não te agrada o que eu faço, Deos Matoba está aí para receber as reclamações e repassá-las ao departamento correto.

AGORA VEJAMOS O NÍVEL DA TRETA QUE NOS AGUARDA!
CORRA MENAS, KAKERU! E SEJE MENAS TAMBÉM!

Para mim o grande problema aqui continua sendo o Kakeru e o conceito de corrida que foi entranhado pelo técnico durante o seu Ensino Médio.

Pelo pouco que vimos nos flashbacks, a exigência era por velocidade e resultados exemplares. Quem não apresentava os dois, costumava passar por diversas humilhações, entre elas duas cenas recorrentes nas memórias do protagonista: alguém caído no chão levando grito do treinador e sendo obrigado a voltar de uma competição correndo.

Isso moldou o personagem de um jeito, que ele não consegue olhar para as situações com mais leveza. E esse é um dos motivos pelo qual Kakeru não teve uma adolescência normal e não consegue se relacionar direito com as pessoas.

O técnico o colocava contra os colegas de time e por isso mesmo ele perdeu a empatia, deixando de se importar com quem está ao seu lado ou contra.

Ele é competitivo, mas não ganancioso.
Tem um coração bom, só que sofre com amarras do passado.
E esse é provavelmente um grande ensinamento nos animes de esportes: de largar o que não é necessário carregar atualmente.

Por ainda não ter conseguido fazer isso, Kakeru se torna um "Personagem perigoso" como diz o título.
A gente queria que você fosse que nem o Haiji, mas do jeito certo, Kakeru.
A começar pelo momento em que acaba induzindo o Nico num caminho extremo: aumentar o treino e diminuir a alimentação.

Pelo que o veterano contou, ele foi dispensado no Ensino Médio do clube de atletismo por não ter o melhor biotipo (era considerado "pesado"). A situação acabou deixando-o aliviado, ao mesmo tempo que sentia saudades daquele coração acelerado ao estar novamente na largada de uma corrida.

Foi como se o Kakeru tivesse oferecido um atalho para que o colega atingisse mais rapidamente o seu objetivo. E esse é o perigo dos "atalhos": a falta de realidade.

Em tudo na vida é preciso ter planejamento, principalmente quando a saúde está em jogo.

É que o anime não retrata com mais destaque dois fatores complicados do Nico-chan: a abstinência (mostra um pouco) e a redução da capacidade dos pulmões por causa do cigarro.

É impossível a pessoa fumar por tantos anos e o pulmão continuar limpo como o de uma criança.

Sem falar que não dá para emagrecer de forma saudável dobrando a carga de exercícios e diminuindo a quantidade de comida! Esse é um movimento suicida!

E sempre importante frisar ao leitor: é importante buscar orientação médica.
Antes de fazer um check-up completo e ter acompanhamento médico, até uma caminhada pode ser prejudicial.

"Ainn, Kimono, mas estamos falando de um desenho" - E eu estou falando de você, leitor, que pode acabar se empolgando com essa galera correndo e ferrar o seu corpo por se deixar levar pela vibe.

A sorte é que o Iida Advogado acaba escutando a conversa das duas marmotas à noite. Melhor coisa desse dormitório é que sempre tem alguém acordado quando as coisas estão acontecendo!

É ele quem dá um toque no Haiji sobre isso.
Gente, se liga nesse print. SE LIGA NESSE PRINT QUE ELE VAI SER IMPORTANTE NO 10º EPISÓDIO, OK? Sim, spoiler. Você vai entender no final do post.
Depois de compartilharem a experiência da primeira corrida, os outros membros descobriram que os treinos ficarão ainda mais duros para a próxima corrida de registro em duas semanas.

Aumentou a quantidade de treinamento e a distância dos treinos de fortalecimento e ritmo constante. Sendo a primeira para aumentar a velocidade, o que acaba pesando mais as pernas e deixando o corredor mais exausto.

Quem diria que o advogado tsundere se preocuparia com lesões a essa altura do campeonato, né? NÃO QUER PARECER DA TURMA DO ATLETISMO, MAS ESTÁ AÍ SENDO TSUNDERE E FAZENDO PESQUISAS!

Kakeru é o pessimismo encarnado nesse dormitório.
Tudo para ele está ruim, todo mundo não sabe o que está fazendo ali, vai dar tudo errado, quer melhorar o tempo e não consegue, desconta na Hanako, desconta no Haiji, desconta no Príncipe dos Otakus, teima, dá chilique...

A convivência com ele é bastante estressante.
Isso se a turma do Kansei não fosse tão TRANQUILONA...
Se fosse em outro lugar, duvido que o Kakeru não seria mandado embora ou simplesmente ignorado.

Esse clube de atletismo é de uma paciência...

Até a página dois, já que Mamãe Haiji teve que chamar o Rei da Pista para conversar.

Obcecado por velocidade e por recordes, Kakeru estava preso nos seus próprios preconceitos e chegou a dizer que os colegas não estavam "correndo com vontade", e foi aí que ele levou um grito do Oni Terrorista.

Estava faltando alguém fazer esse papel e confrontar a postura do Kakeru que não acrescenta em nada o grupo. Do que adianta ser um dos mais talentosos, se ele é incapaz de conviver com os outros.

E daí voltamos ao problema que mencionei lá em cima: o conceito entranhado no rapaz sobre o que é corrida.

Corrida para o Kakeru é velocidade e resultados perfeitos, foi assim que ele aprendeu. E coincidentemente foi o assunto que tratei no post de uma hora atrás em Tsurune (05 e 06).

É o nosso dever absorver das gerações mais antigas apenas o que é bom e útil, deixando seus erros morrerem no passado. Repetir o comportamento ruim é manter um perigoso ciclo vicioso.

Ao meu ver, as novas gerações devem romper essa corrente para que seus sucessores se transformem em bons mestres e estejam sempre evoluindo.

Como exemplo em Tsurune usei o Masaki, que teve um ensinamento bastante rígido sobre arquearia e como professor buscou não repetir os erros do seu mestre. Seu objetivo é transformar os alunos em arqueiros decentes e nem por isso é necessário colocá-los numa posição de humilhação para que aprendam.
Olhem as olheiras do Kakeru e reparem a cara de esgotamento mental dessa criança.
Se não tem terapeuta, VAI O HAIJI MESMO, né? Se bem que o curso dele... Não era Literatura? É LITERATURA... e nas horas vagas deve ser psicologia.
Erra quem acha que o ensinamento deve ser dado de forma dura, ignorando os tipos de pessoas diferentes que precisarão absorver esse conteúdo.

Existe gente tapada como o Kakeru que não vai se manifestar contra mesmo não concordando, e que acaba por repetir o comportamento tóxico.

Enquanto também existirão pessoas como o Masaki, que sofreram e decidiram não passar adiante os mesmos problemas que precisou lidar sozinho. Ainda mais quando a relação com o mestre é delicada e complexa.

Por isso o Haiji toma a frente e resolve tentar puxar os pés do colega para o chão, chegando a falar que se ele é tão obcecado por velocidade, que pegasse um trem-bala ou subisse num avião.

Kakeru só repete o que ensinaram durante três anos para ele: velocidade e resultados impecáveis.

Para os outros membros "correr" tem definições diferentes e muito mais leves, incluindo o Nico que se livra dos problemas e foca apenas na corrida.

E mostrando que a teimosia dessa criança é HISTÓRICA: enquanto discute com o Haiji e os dois são interrompidos pela chegada do Príncipe dos Otakus, ADIVINHA O QUE ELE FAZ?

Eu juro que quando vi esse print num dos tweets da Crunchyroll, SENTI A ENORME VONTADE DE TACAR UMA AVAIANA DE PAU NA CARA DESSE MOLEQUE!

Quanta insensibilidade!
QUANTA FALTA DE EMPATIA!
É a representação de como o ser humano é egoísta!

Ele teve a pachorra de dizer, DEPOIS DE AFIRMAR QUE OS COLEGAS NÃO CORRIAM COM VONTADE, que se o Príncipe não melhorasse seu tempo até a corrida de registro, que ele por OBSÉQUIO saísse do time.

E nem adiantou o Haiji dizer: "Kakeru. A conversa ainda não terminou". 

Juro para vocês que cheguei a pensar que o Oni Terrorista e Kakeru "Roubou Pão Na Casa Do João" iam cair na porrada que nem o Hinata e o Kageyama em Haikyuu!! 2.

Acho que não rolou por pouco... ou pela presença do pobre Príncipe dos Otakus. E FALANDO NELE...

Sério, não consigo desgostar especificamente de qualquer criança louca que esteja nesse dormitório da Kansei. Cada um é especial a seu modo... Ainda que o Kakeru me deixe REVIRANDO OS OLHOS DE POSSESSA!

Tão bonitinho o Príncipe querendo uma esteira elétrica...
Mais lindo ainda foi o Shindo sabendo disso e comentando que os pais dele tinham uma que não usavam mais e podiam emprestar.

QUEM A GENTE AMA MAIS NESSA UNIVERSIDADE DE CAPIROTINHO CORREDOR? NÃO SEI, VOU MONTAR UMA CRECHE! O GAKUEN BABYSITTERS DOS UNIVERSITÁRIOS!
EITA, ESPORRO DA PORRA! Mas pelo menos serviu para o Kakeru acordar pra vida!
E o pior é que o quarto do Príncipe fica bem em cima do quarto do Kakeru.
QUE DESGRAÇA, OTAKU, QUE DESGRAÇA. Não é à toa que o coleguinha super bem-humorado resolveu malhar o Judas em você.

E sobre a comparação do esforço do Nico com o Rekiishi de Ashita no Joe (Ikki Kajiwara e Tetsuya Chiba), a única coisa que eu peço é que o mais velho do grupo NÃO MORRA EM PÉ!

Sem praga dos gêmeos, por favor.

Essa referência deve ter explodido mentes dos fãs.
Não foi muito novidade para mim por causa dos spoilers... Spoiler tira aquela nossa animação e susto.

E só Deos Matoba sabe como consegui pegar essa referência. Eu sou otaku poser que viveu os animes nos anos 90 e só foi retomar o caminho depois da primeira década dos anos 2000.

Não façam perguntas sobre estúdios e direção, que isso daí é trabalho de otaku profissional.

E só para não dizer que esqueci de comentar: ignorem os gêmeos de Tsurune, pois os melhores gêmeos são os JoJo de Kaze ga.

Não sei qual foi a senhora que pariu esses capetas, MAS PARIU BONITO, VIU?

A esteira chegou e os doidos ligaram com o coitado do Príncipe distraído em cima. Alguém salve o Príncipe dos Otakus!

Último adendo: parece que o Rei dos Quizzes mencionou sobre a Ekiden numa entrevista de emprego E ISSO FOI MUITO BEM RECEBIDO PELO ENTREVISTADOR.

EU
ESTOU

OS PRANTOS!

Bem que o Haiji tinha cantado essa bola quando foi praticar terrorismo psicológico com os colegas...


Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
9º episódio
Eu amo esses gêmeos demais. Os personagens desse anime são maravilhosos!
Opinião: Este foi com certeza um episódio de mudanças, ou pelo menos podemos dizer que começou por aqui.

Na parte de cima acabei não citando as olheiras do Kakeru e do Nico-chan, mas foi o que mais me chamou atenção.

Mesmo assim eram tão leves, tão claras, que às vezes ficava difícil de enxergá-las. Não sei se é a minha visão que está piorando, se a configuração de cor da minha tela está muito clara ou se realmente o anime optou por não marcar demais.

E tive a impressão de ver também no Haiji quando ele estava acompanhando a corrida de registro dos coleguinhas.

De qualquer forma, o episódio começa com os gêmeos descobrindo o chilique que o Rei da Pista deu em cima do Príncipe dos Otakus e que foi testemunhado pelo Oni Terrorista.

Fico pensando o que seria o tal "preconceito estranho" que o Haiji pediu para o Jota e Joji não terem. Será que é não se levar pela impressão de que o KAKERU É UM ESCROTO QUE PRECISA DE TERAPIA PARA DEIXAR DE SER ESCROTO?

Só sei que não era para comentar com ninguém, né?
O QUE É QUE VOCÊ PEDE PARA DUAS CRIATURAS DEMONÍACAS QUE ELAS PRONTAMENTE ESQUECEM DE FAZER?

Pois é, e a conversa caiu nos ouvidos do Musa, do Shindo e do Yuki (Iida Advogado). Só sei que depois até o Nico e o Rei dos Quizzes sabiam da treta.

O que eu mais acho interessante no personagem do Príncipe dos Otakus, é que ele parece não ligar muito para ese tipo de comportamento agressivo. Vamos lá, não é a primeira vez que o Kakeru é estúpido com ele... E em vez de ficar deprimido ou possesso, ele ficou tão chocado que leu mangás até o amanhecer.

E esse é um personagem que NINGUÉM DÁ UMA FODINHA e sempre mostra um lado incrível. Gosto muito do Príncipe, pois ele foi bem construído. É um otaku? É um otaku e age como um otaku (só lembrar o hype dele sobre Ashita no Joe), só que ele tem mais noção de coletivo do que o Kakeru.
Eu quero proteger MAIS UM OTAKU em anime de esportes...
Tanto é, que quando comentou sobre como era para ele correr junto com os outros, comparou com a leitura de um mangá em que todos começam no mesmo dia, mas cada um vai na sua velocidade de leitura. Com o tempo, mesmo não falando diretamente sobre o que estão lendo, as páginas começam a ser viradas simultaneamente. Eles entram em sincronia.

E tão sofrido quando o Haiji diz que é bom correr ao lado do Príncipe e que por causa dele começou a reconsiderar qual o significado de correr.

QUE DOR VER ESSE MENINO PASSANDO PELA FISIOTERAPIA!
A gente que só vê não tem ideia do quanto é sofrido e como cada passo representa uma grande vitória!

Ainda fico querendo saber que acidente foi esse que deixou o Haiji tão debilitado... Será que foi só pelo corrida ou algo mais grave como um atropelamento?

Questões em aberto que eu espero serem respondidas ainda nesta temporada.

O que ainda dá para interpretar do que foi dito pelo Príncipe é que por mais que seja indivíduo por indivíduo durante a corrida, estão todos interligados no coletivo, estão juntos naquilo. E é exatamente o que temos visto desde que todo mundo decidiu participar desse sonho louco do Haiji.

Eu tenho orgulho de ter premiado esse Oni Terrorista como Melhor Personagem no Kimono de Ouro - 2018, muito merecido!

Vai ganhar neste ano novamente, como MELHOR SER HUMANO QUE LITERALMENTE NÃO EXISTE! O que é uma pena, pois eu adotaria também no 3D.

Espera... No "3D"?
Vocês sabiam que eu estava despirocando enquanto programava os últimos tweets antes do recesso de final de ano... E DESCOBRI QUE TEM UM FILME LIVE-ACTION DE 2009 DESSA HISTÓRIA? Pois é, também deu nó na minha cabeça.

Não, não assisti, só queria comentar mesmo.

Saindo disso e voltando para o Haiji...
A PESSOA SAI CORRENDO ATRÁS DO SENPAI, AINDA USANDO O AVENTAL E SEGURANDO UMA MARMITA.

Uma marmita para uma marmota.

Daí a gente vê os dois correndo do lado de um campo de flores, dando aquele fanservice gostoso para as fujoshis, que nem precisam disso. Afinal, para que esperar o estúdio, o animador, o autor fazer, SE VOCÊ PODE CRIAR COM ARTE E ESCRITA, NÃO É MESMO?

Fujoshis, precursoras de todo e qualquer fanservice.

O Nico só parou de correr quando o Haiji disse que que considera o volume e os valores nutricionais quando prepara as refeições para todos. E isso desde que ele começou a cozinhar no dormitório, o que dá uns quatro anos.
Qual o problema, Nico? Se o outro homem crescido cozinhar bem, É SUA OBRIGAÇÃO ACEITAR!

Gente, vocês imaginam o trabalho que o Oni Cozinheiro teve para fazer essa marmita toda estilizada? ISSO NÃO É RÁPIDO DE FAZER NÃO!

E só para humilhar ainda mais os colegas de animes de 2018, a gente vê como esse meu filho capiroto é prendado: ELE FEZ UMA MARMITA PERSONALIZADA PARA O NICO!

Estou só os prantos.
Acho que vou criar uma tag para essa minha reação. E o primeiro uso será neste post!

O Haiji reparou que sobrava uma porção a mais de arroz, ou seja, alguém não estava comendo... HAIJI É O PAI ADMINISTRADOR DAQUELA CASA! O senhorio/treinador está lá apenas para se responsabilizar pela criançada doida e, pior, maior de idade.

Duas semanas se passaram e finalmente a véspera da segunda corrida de registro chegou!

E como um capitão super dedicado, Haiji disse que TODO MUNDO IRIA PARA A CORRIDA, mas apenas alguns participariam.

Os escolhidos da vez foram: Musa, Shindo, Jota, Joji e o Yuki Iida!
Se ele perder esse apelido eu vou ficar muito chateada...

E para mostrar que o Oni Terrorista sabe o que faz, os que não participariam da corrida ajudaram os coleguinhas. Bom, pelo menos boa parte, já que o Kakeru é o poço do chilique, né?

"Ah, mas isso quer dizer que ele quer participar da Hakone Ekiden..." - Ah, mas ele bem que podia ser menos PAU NO CU com os coleguinhas, né?

Sei dos problemas do Kakeru e que o garoto precisa de uma mudança na vida, porém... COMO RESISTIR A VONTADE DE ENCHER ESSA PESTE DE AVAIANADA DE PAU NA CARA?

"Kimono, você é muito violenta" - Eu tenho um marido primo chamado Hoozuki.

Motivos para amar Kaze ga mesmo sem ser fã do gênero de esportes: os personagens são carismáticos e a inexperiência da maioria com corrida nos mostra que todo mundo pode fazer algo novo e curtir do seu próprio jeito.

Uma gracinha os gêmeos bolando estratégias e o resto dos colegas ansiosos para começar a corrida. Vomitei arco-íris e glitter. Eu sou boba com essas coisas.

E enquanto o Haiji inscrevia o pessoal, ficou a turma que não ia correr conversando sobre a paudecudice do Kakeru com o Príncipe.
Nossa, o Kakeru foi dar uma de esperto tentando usar a época que o Haiji não podia correr como argumento e... SE LASCOU, NÉ?
E o nosso protagonista perdido tem a mesma mania que qualquer famoso que faz bosta e depois se "retrata" sem realmente pedir desculpas e repensar no que disse.

O Kakeru falou que aquilo foi no calor do momento, mas não retirou o que disse. ISSO QUE O PRÍNCIPE AINDA PERGUNTOU SE ELE IA RETIRAR O QUE TINHA DITO! EU FIQUEI DE CARA!

Ah, espera... É um comportamento típico do Kageyama, né? Então o que esperar do colega dele que se acha o Rei da Pista...

Vocês não levam o Príncipe a sério, mas quem fodeu a pose do Sakaki anteriormente FOI ELE! O OTAKU DE PLANTÃO!

Acho que autor de mangá já deve ter sacado, pelo Sakamichi Onoda, que colocar otaku numa história de esportes é uma boa ideia. É SEMPRE UMA ÓTIMA IDEIA BIZARRA QUE VAI DAR CERTO!

E daí veio o tapa com luva de pelica.

Quando o Kakeru começou a observar a corrida, ele percebeu que ninguém ali estava de brincadeira ou com corpo mole. Todos estavam levando muito a sério e dando o melhor de si.

Isso fez com que ele lembrasse da disputa que teve com o conhecido do Haiji. Não sei se pela vontade de também correr ou por finalmente entender que não era o único correndo como se sua vida dependesse disso.

A torcida da Kansei é a melhor.
E O HAIJI É FILHO DE CAPIROTO MESMO! OLHA A ENERGIA DA PESSOA QUE A VISÃO DEU AQUELA BAMBEADA!!!

E mesmo o grupo não conseguindo atingir o recorde para o registro, ficaram bem mais perto do que antes. E o Haiji foi aquele raio de sol e de otimismo!

QUERO SER QUE NEM ESSE MOÇO QUANDO EU CRESCER!
Ah, espera, já passei da fase de crescimento...

Tão bonitinho o Príncipe entregando que o Kakeru estava gritando o nome de todo mundo. Mais bonitinho ainda é o Musa dizendo que ficou emocionado... AH, MANO, ESSA TURMINHA DA KANSEI É MUITO FOFA!

Incrível mesmo é que a gente viu o Kakeru sorrir de novo.
E sempre que ele sorri é prenúncio de alguma merda...

Como eu não consegui me controlar depois da porra do susto que levei, assisti o 10º episódio sem compromisso com print ou com rascunho e... Posso adiantar que está tudo bem com o meu filho.

AH TÁ QUE EU IA ASSISTIR O HAIJI DESMAIAR ENQUANTO FAZIA COMIDA E FICARIA POR ISSO MESMO! O ANIME TENTA ME MATAR, MAS EU TINHA UMA CARTA ARMADILHA VIRADA PARA BAIXO EM MODO DE ATAQUE!
Eu queria ter um Haiji na minha vida que enfiasse mensagens positivas no meu cérebro.
Os spoilers que posso adiantar aqui são:
-Ninguém sabe cozinhar;
-O amor existe e ele toca o coração das pessoas.

P.S.: PRÍNCIPE DOS OTAKUS, MELHOR SENPAI SUBESTIMADO!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru!

Por Kimono Vermelho aquela que sempre cuida bem dos filhos e sofre quando algo acontece com eles - 16/01/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/