segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Kimono de Ouro - 2018

Bem-vindo, leitor, ao SEGUNDO POST DO ANO!
Pois é, 2019 já chegou com novidades, como você pode ver nesta REDAÇÃO DE FÉRIAS.

Mas nem por isso a premiação MENOS IMPORTANTE da Otakusfera Brasileira vai ter menos brilho! O nosso tapete amarelo e vermelho já está estendido para receber os vencedores de 2018!

Se você não conhece o suprassumo da premiação de animes, confira as edições anteriores:
- Kimono de Ouro - 2013, 2014 e 2015;
- Kimono de Ouro - 2016;
- Kimono de Ouro - 2017.
Introdução
Assim como boa parte dos membros da Blogosfera Otaku que elegem seus favoritos do ano, o Kimono Amarelo não poderia perder a chance de dar aquela cagadinha de regra opinada também!

Os premiados neste post são de TOTAL escolha da blogueira (eu) e não conta com a participação dos leitores, afinal, para isso vocês têm uma galera como o Troca Equivalente.

Independente de quando o anime tiver terminado, se existirem posts dele ainda sendo comentados semanalmente num novo ano, ELES APARECERÃO AQUI.

Quer um exemplo?
Boku no Hero Academia 3 terminou oficialmente no Japão em Setembro de 2018, porém, como o blog teve vários problemas com hiato ano passado, teremos o restante das análises em 2019, logo, BNHA 3 PODERÁ PARTICIPAR DO KIMONO DE OURO - 2019.

Minha Limbosfera Otaku, minhas regras.

E, por fim, antes que alguém venha querer cagar regra no meu terreiro, aqui constarão apenas os animes que foram ANALISADOS POR ESTE BLOG, com uma pequena exceção nesta edição em uma categoria por conta de uma menção honrosa.

Dito isto, vamos começar a premiação?

Homeageados do Ano - 2018
Comentários: É bem verdade que desde 2016 esta categoria tem recebido youkais, porém, perder boas oportunidades não é comigo e por isso resolvi homenagear os embaixadores da boa vontade entre youkais e seres humanos, os nossos queridos Kitarou e Pai Olho de GeGeGe no Kitarou (2018).

E também não poderia deixar de fora o ESCRITOR MAIS CAPIROTO DE TODOS: Isshiki Reimei de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou. ele com certeza poderia ser o embaixador dos moradores do Casarão Youkai.

E se você ainda não preparou o baldão de pipoca e seu copão de refrigerante, corra, pois os nossos vencedores desfilarão daqui a pouquinho, depois do intervalo!

2018
Vamos falar do primo bastar, escroto e playboy de 2016 e 2017. Começou como todo ano novo, cheio de esperanças e com muitos eventos interessantes para acontecer... até que tudo deu MUITO errado.

Começando pelo mais longo hiato do blog, motivado por problemas de saúde na família e que exigiu atenção integral da blogueira.

Além disso, também tivemos a Copa do Mundo de futebol masculino que acabou me presenteando com um passe Premium de 1 mês de Crunchyroll!

Depois de sofrer com a eliminação do Japão e posteriormente com o vexame do Brasil, tivemos que enfrentar a nova realidade: as eleições!

A família tradicional brasileira reforçou ser uma praga na humanidade e trouxe com ela tudo o que nós não queríamos ver: a aposentadoria do All Might.

Ainda assim algumas poucas coisas boas aconteceram, como... 2018 ACABAR!

Feita a retrospectiva, é hora de deixar os vencedores pegarem suas estatuetas da Limbosfera Otaku e colocarem num local de destaque em casa!

DESTAQUES DE 2018
Casal do Ano
Comentários: Apesar de ter ODIADO cair no "requentado" da CLAMP, é impossível ver Sakura Kinomoto e Syaoran Li de Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen e não amar esses dois.

Mesmo com aquele péssimo problema da inércia japonesa em não se manifestar quando é importante e principalmente pela FALTA DE DIÁLOGO, os fanservices com esse casal foram bons e mostraram como eles se apoiam.

Mantendo a magia na conversa, outro casal merece ser comentado aqui, como é o caso de Chise Hatori e Elias Ainsworth de Mahoutsukai no Yome. Dois seres especiais que vão aprendendo um com o outro sobre a convivência entre seres vivos e seus próprios sentimentos.

A exceção, que foi aberta especialmente nesta edição, e que vai aqui ganhar menção honrosa é Eiji Okumura e Ash (Aslan Jade Callenreese) de Banana Fish.

Apesar de não ter assistido o anime e nem pretender depois dos spoilers que levei, é difícil ignorar os comentários esparsos sobre essa série, ainda mais depois de tanto carinho dos fãs.

Não que eu vá abrir mais exceções no futuro, mas só de ver imagens aleatórias desses dois, até o meu coração de pedra-pomes fica mais aconchegado.

Mãe/Pai/Parente do Ano
Comentários: Como já esclarecido anteriormente: "Meu blog, minhas regras".
Impossível não chegar aqui sem pensar no Pai Olho de GeGeGe no Kitarou (2018). Principalmente sobre a relação de respeito, carinho e sincronicidade entre pai e filho.

Para não deixar o Kitarou sozinho quando nasceu, ele se esforçou tanto para voltar à vida que um de seus olhos caiu da órbita e criou braços e pernas, tamanho era o seu amor pelo filho.

As menções honrosas ficaram para duas mães duronas e maravilhosas: a Professora Kamitani de Gakuen Babysitters, mãe dos encrenqueiros Hayato e Taka, e Mitsuki Bakugou de Boku no Hero 3, que dispensa qualquer apresentação, né? ELA PARIU O "k", UM MOLEQUE QUE SE FIZESSE VÍDEO DE ASMR SÓ SABERIA GRITAR!

Pegou a referência?

Iti Malia do Ano
Comentários: Substituindo o antigo "Loli/Shota do Ano", o Iti Malia vai muito além de gente pequena que pode ou não ter mais idade do que aparenta. Faremos aqui uma homenagem à fofura.

E por isso mesmo, aqui estarão os bebês de Gakuen Babysitters e os pequerruchinhos de Miira no Kaikata.

A menção honrosa vai para o Kota de Boku no Hero 3, que mostrou que nem todo herói usa capa ou é maior de dez anos.

Vadjea do Ano
Comentários: Como esquecer o DEMONHO CONFEITEIRO de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori? Por mais que ele não tenha estragado a vida de ninguém, seria sacrilégio não comentar suas demonices e provocações, mesmo que bem intencionadas.

Sem falar na voz do Kousuke Toriumi que deixa tudo pior ou melhor, depende da visão pecadora do dia.

A menção honrosa fica com um dos mordomos mais misteriosos e falsianes da ficçõa animística: Yuna D. Kaito de Sakura Clear Card. Mesmo aparentemente cuidando da Akiho com toda a pompa e circunstância, não dá para gostar dele.

Trash Dad/Pai Lixo do Ano
Comentários: Quando pensei que não teria quem botar aqui, a memória funcionou divinamente e me fez recordar de Isaac Beckford de Code:Realize: Sousei no Himegimi.

É o famoso cara errado, na hora errada e no lugar errado.
Ainda assim, nada justifica a megalomania imbecil e a falta de desenvolvimento do personagem.

Tão ruim quanto ele é o All for One de Boku no Hero 3, que além de mostrar todo o poderio que possuía, ainda deu um golpe baixo no All Might, quando revelou uma história do passado de Tomura Shigaraki.

Dublador do Ano
Comentários: Deixei a oportunidade passar no ano passado e estou a resgatando agora. Tudo isso para dizer o quanto fiquei impressionada com a interpretação do Ayumu Murase no Cartaphilus de Mahoutsukai no Yome.

Depois de tê-lo marcado fortemente em Shoyo Hinata de Haikyuu!!, foi uma belíssima novidade observar uma voz tão suave e gostosa de ouvir em um tormento doentio de um mago sombrio.

E para não deixar de fora, temos Kenta Miyake como All Might em Boku no Hero 3. Pois assim como o vencedor do ano passado, ele faz duas vozes para o mesmo personagem.

Tem como não querer proteger o All Might e o dublador dele? IMPOSSÍVEL!

P.S.: Tinha esquecido o Gou Shinomiya que fez o Nemo de Code:Realize com umas risadas estridentes e irritantes!!! Merece menção honrosa!

Destaque do Ano
Comentários: Alguns animes que começaram no final do ano passado e continuarão neste têm mais chances de fazer altas estripulias no próximo Kimono de Ouro, então estou deixando para o futuro.

Mas fica difícil não falar sobre como Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru voltou a fazer meus olhos brilharem com anime de esportes. Algo que só tinha acontecido com Yowamushi Pedal e Haikyuu!!.

Decepção do Ano
Comentários: Não consigo salvar o requentadão do ano: Sakura Clear Card.
Não existiam motivos para retornar. Não era um remake que renovou a série, como Kitarou 2018, era simplesmente uma nova saga de algo que tinha terminado bem.

E a CLAMP provou que não é mestra em continuar histórias que terminaram bem, porque é tanta enrolação e confusão com essa nova saga, que não dá para gostar sem entrar de cabeça numa enxaqueca.

Prêmio Narsus de Melhor Artista do Ano
Comentários: E quem diria que teríamos esse tipo de categoria no blog, hein?
Aproveitando para homenagear o homem que nas horas cheias é estrategista e nas horas vagas pintor da corte do príncipe Arslan, aqui está a premiação inspirada no talento de Narsus de Arslan Senki.

E neste ano a estatueta vai para Yukinari Kuroda de Yowamushi Pedal: Glory Line, que ao explicar seu plano aos coleguinhas, desenhou a si mesmo e o Ashikiba.

As risadas do Izumida e a pergunta final do Ashikiba sobre cogumelo são as melhores partes.

OS MELHORES DE 2018
Melhor Anime
Comentários: Depois de esperar por tantos anos para ver algo relacionado a GeGeGe no Kitarou em português, obviamente não vou deixar a oportunidade pular fora do cesto!

Para mim foi o melhor que poderia ter acontecido no ano passado.

A menção honrosa vai para outra boa surpresa: Hakata Tonkotsu Ramens.
Que acabou surgindo por acaso na programação do blog, obra das propagandas da Crunchyroll que fizeram eu me coçar de curiosidade e não esperar por um próximo Carnaval.

Melhor Personagem
Comentários: OLHA A BLOGUEIRA ABRAÇANDO O NEPOTISMO!
O vencedor da categoria é meu filho e a menção honrosa é meu husbando!

Haijii Kiyose é com certeza o personagem mais "da pá virada" de Kaze ga.
Nos primeiros episódios ele perseguiu, literalmente, os coleguinhas de dormitório para convencê-los a correr na Hakone Ekiden, uma maratona de final de ano.

E segue causando o caos no dormitório do clube de atletismo.

A menção honrosa vem de Hakata Tonkotsu Ramens e vai para o assassino que gosta de assistir novela, faz crossdress, tem um cabelão lindo, ótimo senso de moda e é dublado pelo Yuki Kaji: Lin Xianming.

Melhor Post
Comentários: E segura que vocês vão ver muita gente de Hakata levando prêmio neste post!

Como dito anteriormente, foi uma novidade, uma loucura minha, que resolvi trazer um anime que tinha sido ignorado na época da estreia e que agora teria análise dupla desde o primeiro episódio.

Assim saiu Hakata Tonkotsu Ramens #01 e #02.

Melhor Husbando/Waifu
Comentários: Não incluir o Lin aqui chegaria a ser pecado mortal.
Então vamos aproveitar e falar das belíssimas menções honrosas.

Como é o caso do vilão do fogo azul: Dabi de Boku no Hero 3.
Tudo poderia ser de boa se ele não fosse dublado pelo Hiro Shimono de um jeito que a gente peca mesmo que o cara só diga um "a".

E se for para falar de recato, que tal um bonitão que sabe cozinhar, tem uma fala suave, trabalha numa cafeteria e ainda tem tempo para dar aulas de cerâmica ao pessoal da melhor idade? Esse é Tokitaka Nagae de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori.

Melhor Temporada
Comentários: Apesar dos pesares, fiquei mais impressionada com a boa safra da Temporada de Janeiro/Inverno, valendo aí menção honrosa para a Temporada de Abril/Primavera, mesmo não tendo sido tão incrível quanto se esperava.

Observação: Como no ano passado não tivemos nenhuma série no "Relembrar é viver", obviamente não teremos nem o melhor título e muito menos o pior. Quem sabe a categoria volte na próxima premiação?

Melhor Post de Carnaval
Comentários: Gostei tanto de analisar esses dois animes que acabei maratonando loucamente para ver no que daria.

Nanbaka engana nos primeiros episódios com a comédia e as loucuras, seguindo para uma história bem mais complexa a medida que os episódios avançam.

91 Days se desenvolve quase como um seriado com pessoas reais. Tem uma boa estrutura e com certeza ficaria legal se virasse live-action. Ou não. O povo tem estragado muita história 2D ao transformá-la em 3D.

OS PIORES DE 2018
Pior Anime
Comentários: Aqui eu nem preciso pensar muito, já que foi o único anime droppado por saco cheio do ano passado.

Mahou Shoujo Ore tinha uma boa premissa e se vendia como uma comédia que tirava sarro do gênero "menina mágica", porém, o humor pobre, se arrastando pelo cunho sexual e até deixando brecha para assédio e estupro, acabou com toda a graça que poderia realmente ter.

Dinheiro mal gasto e infelizmente com um lindo elenco de dublagem.

Pior Personagem
Comentários: Eu poderia ter citado a Umaru-chan aqui, todavia, alguém acabou me marcando de forma ainda pior e por isso mereceu estar aqui.

A cagadora de regra oficial de Youkai Apaato, forçando todo o tipo de barra, sendo a insuportável santa que sempre tem a palavra final: Haruka Aoki, a mulher sem brilho nos olhos e que irrita qualquer pessoa sã.

Divide o pódio com a menção honrosa de Komari Kishigami de Pedal Glory Line, um adolescente com um desejo incessante de tocar os corpos dos outros sem consentimento. Também, esperar o que das crianças matriculadas na Escola de Capirotos, Kyoto Fushimi de Kyoto?

Se os colocássemos como "Vadjeas do Ano" ninguém acharia estranho.

Pior Post
Comentários: Não tem nem o que dizer dessa categoria. Meus avisos de hiato, de cortar o coração, com certeza foram os piores. Ainda mais quando eu estava com tantas esperanças em 2018 e de repente me vi sem chão.

Pelo menos foram períodos que serviram de reflexão e me ajudaram a fazer com mais afinco o que gosto.

Pior Husbando/Waifu
Comentários: O que seriam um husbando ou uma waifu ruins? Seriam aquelas criaturas que são umas belezas, que você não teria problema em dar uns pegas, mas... Admitir isso para o mundo e até para si mesmo fica difícil, principalmente quando são tão irritantes.

É nisso que eu penso quando escolho o vencedor dessa categoria.
E pelo segundo ano consecutivo temos um personagem dublado pelo Daisuke Ono.

Zenji Banba, o treteiro fanático por beisebol de Hakata.

A menção honrosa fica por conta da minha cara de pau e da belíssima voz de Kousuke Toriumi. Salvo raras exceções, boa parte dos seus personagens acabam ficando levemente sedutores.

Pior Temporada
Comentários: A Temporada de Julho/Verão acabou agradando menos que as outras, seguida na menção honrosa pela Temporada de Outubro/Outono.

Pior Post de Carnaval
Comentários: Erro de julgamento é o que acaba dando aquela decepcionada, como foi o caso de Himouto! Umaru-chan que parecia divertido e... acabou entregando uma história sobre uma otaku mimada que não revela para a sociedade seu "desvio de caráter" e que prefere manter o status de pessoa perfeita. O irmão mais velho e banana está ali apenas para satisfazer as vontades da mimada.

E quando a gente acha que não dá para descer mais fundo, Tonari no Kaibutsu-kun mostra o alçapão para a gente.

Tenta entregar uma comédia romântica, porém, mostra como o Japão curte romantizar relacionamentos abusivos, daqueles que vendem a imagem de que a outra parte pode mudar se você influenciá-la e se manter ao lado dela.

Relacionamento saudável, o Japão aparentemente não conhece.

Acabou a pipoca, mas sobrou refri!
E aí, leitor? Mais um ano de premiação, mais um ano aloprando com o Photoshop na mão! hehe

Eu até poderia pedir perdão pelo vacilo, no entanto, já teremos na próxima semana a TRADICIONAL SANGUINOLÊNCIA de início de temporada.

Lembrando que o blog está no seguinte esquema:
-Duas semanas de atividade, uma de hiato/descanso;
-Três posts por semana (segunda, quarta e sexta);
-Dois posts por dia (13h e 14h - Horário de Brasília/São Paulo).

Feliz Ano Novo, leitor! Com o Kimono Amarelo REDEMONIANDO o seu navegador!

Por Kimono Vermelho aquela que teve que transcrever esse texto inteiro, porque o Blogger odeia textos grandes - 07/01/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/