segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Yowamushi Pedal: Glory Line #21 e #22

Você sabia que com este post temos DEZ análises dessa temporada de Pedal NAS SEGUNDAS-FEIRAS? Seguido por seis posts nas sextas-feiras e APENAS UM NA QUARTA-FEIRA, por acaso o 9º episódio!

Se tudo der certo, a quarta-feira pode ganhar mais um post e a sexta-feira também... Mas isso é nas próximas semanas.

E HOJE PROSSEGUIMOS COM A DOBRADINHA DAIKI YAMASHITA, mesmo sem a presença (física) do Onoda.

Nos episódios anteriores... o santo milagreiro do Sohoku subiu a moral de todo mundo ao acreditar na reunião do time e ainda conseguiu ser um ótimo assistente para o Imaizumi quando alcançaram o Naruko. Enquanto isso o Hakone passa por algumas dificuldades de comunicação.

Você nunca pensou na possibilidade de fazer terapia com o seu irmão, Yuuto?


Yowamushi Pedal: Glory Line
21º episódio
Pedindo com esses olhos, eu catava o lixo da região inteira e separava entre reciclável e orgânico...
Opinião: Então, né, queridos... Mais um hiato inesperado e mais uma programação precisando ser ajustada por conta das atrapalhadas horríveis do destino.

Eu assisti os episódios deste post lá pelo dia 11/11 e voltei para escrever só em 27/11, então imaginem como estou confusa, injuriada e ansiosa. Não, mentira, não imaginem, não quero esse tipo de dor para vocês.

AINDA BEM que tenho os prints para refrescar a minha memória e o TEXTO-RASCUNHO-REAÇÃO-SURTOS. Aliás, só um print não tinha o Yuuto. SÓ UM.
O RESTO TEM PARTICIPAÇÃO DA "BESTA VESPA DOS PICOS" ADOIDADAMENTE!

Acho que estava mesmo faltando esse tipo de dilema em Pedal: a pessoa que vive à sombra da outra.

A abordagem do tema é bastante interessante e acaba talvez amolecendo um pouco a raiva que a gente tem DA PESSOA QUE QUASE MATOU MEU MARIDO, SABE?

Com certeza já comentei antes sobre como esta temporada tornou o novo time do Hakone em um grupo mais carismático. Algo que também aconteceu com o time anterior na segunda temporada.

Porém, aqui a patota é muito mais desajustada e não tão popular entre os coleguinhas de escola, o que faz com que o público se identifique mais e acabe até virando um pouco a casaca (meu caso).

É, eu não sou a maior fã do Imaizumi, acontece...

A primeira parte do episódio é focada na corrida entre Yuuto e Marina.
Aliás, "Marina" não, "Takuto Ashikiba", PORQUE ASSASSINARAM MARINA AND THE HAKONE DIAMONDS! Essa criança-poste que está pedalando com o Yuuto não é o mesmo personagem da temporada passada. RECUSO A ACEITAR!
RAPAZ, ESSE CORTE FOI TÃO LIMPO QUE TIVE A IMPRESSÃO DE VER UMA ESPADA FAZENDO ESSE TRABALHO! Que porrada, Ashikiba, que porrada...
MATARAM O BEBÊ MAIS LINDO DO HAKONE E BOTARAM ESSE MOÇO MUITO PARECIDO!

Sério, perceba comigo:
-Não perdeu nada durante a corrida, nem o carregador de celular, nem a cabeça;
-Cadê aquela criança abobalhada e deslocada?;
-Muito sério e focado;
-Não tocou a Sinfonia da Desgraça, digo, a 9ª Sinfonia de Beethoven.

ESTÁ.
TUDO.
ERRADO.

"Mas, Kimono, minha flor de cerejeira murcha, o Ashikiba estava ali para dar uma 'lição' ao irmão mais novo do Shinkai" - LEITOR, MINHA FLOR (só para rimar), da última vez que esse neném de dois metros de envergadura foi ajudar alguém a perceber algo importante, ELE SE EMBANANOU BONITINHO!

Estou falando do dia que ele levou o Izumida para um mirante.
DEOS MATOBA DO CÉU, O ÍNDICE GLICÊMICO FOI PARAR NO PICO DO EVEREST DE TANTO AMORZINHO!

Enfim...
Vai saber se não botaram mesmo o Dazai no lugar do MarinaShikiba? Dazai naquela época que fodia a mente do Akutagawa.

Minha teoria permanece de pé.

O interessante nos dois episódios deste post é que vemos primeiro como remediar o comportamento do Yuuto para depois descobrir como a desgraça toda foi construída em volta do garoto.
Acho que ao mesmo lugar que você, tipo... UMA LINHA DE CHEGADA, NÉ, LESADOIZUMI?
O terceiranista do coraçãozinho no rosto basicamente pegou o ego do Yuuto e arrastou pelo asfalto, fazendo-o perceber que a sua dor não é única ou o torna mais especial que os outros, além de quebrar a bolha em que ele vivia.

Ele aos poucos aprendeu, principalmente com essa pancada do Ashikiba, a lidar com a fama do sobrenome "Shinkai" e com a sombra esmagadora do irmão mais velho.

A atitude do Yuuto com os adversários permanece igual ao que ele fazia com os colegas de escola, sendo um pouco mais perturbador, afinal, nada te obriga a ser um amor de pessoa com concorrente, além do bom senso e educação, é claro.

Acho que acabou ficando de lição para ambos os lados: o Yuuto aprendendo a respeitar os veteranos e a galera fazendo o favor de tratar o menino como um indivíduo, e não um apêndice adorável do Hayato Shinkai que sobe morrinho.

Mas o melhor mesmo é DazaiShikiba dizendo que se a nossa "Besta Vespa dos Picos" perder a disputa, ele terá que voltar onde começaram a disputa para ENCONTRAR O EMBRULHO DA BARRINHA DE CEREAL E JOGÁ-LA NO LIXO!

ASHIKIBA, UMA LIÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA NO HAKONE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL!

A arrogância gerada pelo trauma da comparação com o irmão mais a galera do Hakone botando o dedo na ferida, fizeram com que o Yuuto não só se afastasse bastante da imagem que todos tinham de "irmãozinho do Shinkai", como também o prejudicou com relação ao aprendizado com os alunos mais velhos.

O que o DazaiShikiba quis trazer ao Yuuto foi: um pouco de humildade e empatia.
Pense num Midousuji descompensado POR CAUSA DO YUUTO! PENSE QUE COISA MARAVILHOSA!
Sei que nem todo mundo nesta terra é acostumado a se colocar um pouquinho no lugar do outro antes de fazer bosta, porém, quando o Ashikiba vai contando sobre os senpais que o Yuuto desprezou e humilhou, ele faz com que o garoto desça do seu pedestal de único sofredor e incompreendido.

Sem esquecer que, se você quer ser compreendido, é preciso se comunicar.

Confesso que acho muito mais interessante o choque que o Yuuto causou na primeira impressão do que simplesmente reunir a galera e pedir por tudo que é mais sagrado para deixarem de comparação com o Hayato e toda essa loucura.

O problema é que depois do choque, o garoto não pediu desculpas (chegou a quebrar o celular de um coleguinha, o que eu acho bem compreensível durante a situação caótica que era o pessoal em cima do moleque). E além disso, começou com insubordinação e desrespeito, então desandou legal.

A cereja do bolo é quando o Yuuto perde, o DazaiShikiba se oferece para ir com ele, o garoto faz um charminho com "a punição é minha" e o poste de dois metros concorda E VAI EMBORA.

EU SOU APENAS LÁGRIMAS NESSA PARTE DO EPISÓDIO.
PURAS LÁGRIMAS DE "ONDE ESTÁ MARINA? O QUE FIZERAM COM O MEU BEBÊ DOS DIAMANTES DO HAKONE?".
Certeza que aprendeu a dar essas trolladas com o Ashikiba. Duvido que tenha sido com o irmão mais velho!
Quem encontrar MarinaShikiba me avisa que eu estou indo buscar.
Deve ter se perdido na estação e daí precisaram arranjar um substituto.

O resto do episódio foi só enrolação com a disputa entre o trio pela linha de chegada.

Sim, ninguém se importa com o Imaizumi.
Talvez o Onoda e o Naruko, mas nem tenho certeza direito sobre o último... hohoho

Agora que foi lindo ver Yuuto e Midousuji discutindo, AH ISSO FOI!
Chama o menino de nojo e ele interpreta como elogio, ficam se batendo durante a disputa, o menino faz finta e pinta o sete...

MELHOR QUE ISSO SÓ O MIDOUSUJI FALANDO DE FANTASMA DO SHINKAI E O YUUTO DIZENDO QUE ESTÁ BEM VIVO!

E olha aí a conversa de "tenho as minhas pernas aqui".
Japonês é encucado com perna e fantasma, já que para eles FANTASMAS NÃO TÊM PERNAS, são apenas coisas que flutuam...

OQUEI.
QUEM SOU EU PARA DISCUTIR...


Yowamushi Pedal: Glory Line
22º episódio
Olha a doçura e o amor que essa mulher tem pelo que alguns anos se tornaria O DESPACHO DE KYOTO!
Acho que perder a mãe foi a pior coisa que o autor fez para esse menino na história.
Opinião: Foram quantos episódios com flashback do Yuuto? Dois? Dois e meio? ESTÁ QUASE VIRANDO O IZUMIDA NA PRIMEIRA TEMPORADA, HEIN?

E para avacalhar ainda mais a nossa situação, o anime resolve LIGAR O FODA-SE PARA O IMAIZUMI e mostrar mais flashback... só que agora do Midousuji criança.

MANO.
ISSO É UMA COVARDIA.
NÃO SEI LIDAR COM A INOCÊNCIA DO MIDOUSUJI CRIANÇA.
DÓI, É HORRÍVEL E EU NÃO GOSTARIA QUE NINGUÉM PASSASSE POR ISSO!

Só que infelizmente quando voltamos ao presente, é impossível guardar aquele calorzinho no coração angustiado, NINGUÉM MERECE ESSE DESPACHO DE KYOTO DESPIROCANDO NESSA CORRIDA!

Ainda mais com suas duzentas transformações!
Primeiro virou uma tábua de passar, depois foi para o modo inseto e depois virou o quê? UM CALANGO? UMA LAGARTIXA MUITO RÁPIDA? Só sei que concordo com o público, é meio nojento.

Esse é aquele momento que eu apoiaria que os ciclistas LEVASSEM UM RÁDIO CONSIGO.

"Mas por qual motivo, Kimono?" - SÓ PRA BERRAR NO OUVIDO DO YUUTO E PEDIR PRA ELE PARAR DE ANALISAR O MIDOUSUJI E SUAS TRANSFORMAÇÕES ESTRANHAS E FOCAR NOS PEDAIS DA BICICLETA QUE ELE ESTÁ CONDUZINDO!

Não é hora de ficar analisando as anomalias dos coleguinhas, é hora de olhar para frente e DISPUTAR LINHA DE CHEGADA! LINHA-DE-CHEGADA!

A.
LINHA.
DE.
CHEGADA!
A gente passa a odiar o Midousuji por QUATRO TEMPORADAS para chegar em dois episódios e sofrer um pouco por causa dele...
DEVOLVE ESSA MULHER PRA HISTÓRIA, WATANABE-SENSEI! MUDA A VIDA DO MIDOUSUJI!
"Ué, não está torcendo pelo Sohoku?" - A gente até tenta, só que é tanto Hakone e Kyoto Fushimi, que nós chegamos a nos perguntar onde foi parar aquele saco sem fundo de milagres que o Sohoku sempre usava na hora de maior necessidade.

ALGUÉM ROUBOU, SÓ PODE!
Saudades Onoda... Saudades mozão... Saudades terceiranistas que vieram assistir o Intercolegial, agora só na brisa porque estão na faculdade e lá as tretas são outras...

Enfim...
Achou pouco os flashbacks? Temos mais.

A primeira parte foi dominada pelo nosso Despacho de Kyoto que ainda era uma criança pura e inocente.

Recapitulando, Midou-chan vivia com a tia e a priminha, já que sua mãe tinha alguma doença que baixava tanto a imunidade que ela precisava ficar no hospital.

Ainda que para nós o local não seja lá um dos mais felizes, para o Midou-chan era um ambiente alegre, já que poderia se encontrar com a mãe e conversar um pouco com ela.

A descrição dele sobre o hospital é de aquecer o coração e encher os olhos de lágrimas, principalmente no dia que o menino chega e nem entra, indo embora direto e pensando que naquele dia o local já não era mais um ambiente acolhedor.

De uma forma ou de outra ele percebeu que a mãe morreu, uma vez que ela sempre costumava estar na janela o esperando e acenando para que se vissem desde o portão.

E você percebe que mesmo do jeito mais torto possível, o Midousuji leva os ensinamentos da mãe até hoje.
Olha que ITI MALIA DE MAMÃE esse bebê Hayato Shinkai. E nessa cena a gente vê o Yuuto AINDA MAIS NENÉM e o coração dá aquela amolecida com a fofura...
Ela ensina sobre a delicadeza de segurar o que é importante e frágil com cuidado. Lição dada depois da tentativa frustrada do garoto em segurar um vaga-lume para mostrar à mãe.

Eu sinceramente fico pensando se o Midousuji não teria sido outra pessoa, talvez com uma índole melhor, se a mãe ainda estivesse ao seu lado. Ela era muito doce e carinhosa.

Apesar de sofrer bastante com essa história, gosto como o autor aborda assuntos delicados e a confusão de sentimentos que cada personagem passa em determinado momento.

Verdade que Pedaluns vacilos dignos de morbidez, mas, felizmente, são pontuais.

Depois de lidar com sentimentos conflitantes no flashback da Lagartixa Roxa, finalmente descobrimos como os problemas do Yuuto com a fama do irmão começaram.

Shinkai era uma espécie de Imaizumi, só que muito mais carismático.
Desde muito pirralho o garoto era considerado um ícone no ciclismo e venceu muitas disputas.

Mesmo com uma diferença de dois anos, Yuuto resolve seguir o mesmo caminho e descobre da pior forma possível que seu tempo de correr junto com o irmão está acabando. Não só pela diferença de idade, mas principalmente pelo nível.

O Hayato já era consagrado, enquanto o irmãozinho estava começando a pedalar, sem nenhum diferencial aparente. Ele chegou a participar do clube de ciclismo como um agregado, enquanto o mais velho passava por um treino específico.
Um exibido, um demônio e um lagartixa encapetada... Quem vencerá a linha de chegada?
E será que aquele garoto loiro de sobrancelhas grossas que apareceu ali... ERA O FUKUTOMI? Só sei que Japão não é muito criativo para dar nomes a escolas, É O TERCEIRO "DAIICHI" QUE APARECE NA MINHA VIDA!

Não, não estou falando do Daichi Sawamura, estou falando do nome da escola.

A primeira aparece em Haikyuu!!. Kitagawa Daiichi foi onde Tobio Kageyama e boa parte do Aoba Jousai fizeram o Ensino Fundamental.

A segunda vez foi aqui mesmo em Pedal Glory Line, com a escola Daiichi de Kumamoto que ficou se achando ao passar os nossos amorzinhos do Sohoku.

Só que a Daiichi frequentada pelos irmãos Shinkai ficava na cidade de Hadano, um pouco mais de vinte e cinco quilômetros de Hakone, ficando ambas na província de Kanagawa.

Informação inútil? Informação inút... Me deixa, leitor! Isso é curiosidade, não "informação inútil"!

A partir do dia em que os dois começaram a treinar separados, a ficha do mais novo foi caindo.

A coisa piorou quando ele começou a disputar algumas corridas, com destaque na falta de total noção, respeito e muitos outros conceitos dos jornalistas que foram entrevistar o garoto.

Não entendo essa mania maldosa de ignorar um indivíduo e tratá-lo apenas como alguém ligado a uma pessoa importante, basicamente o que acontece com o Yuuto.

E o que mais me deixa possessa é que o Shinkai não desce de seu lindo pedestal de cristal quando percebe a mudança do caçula. O mais velho pensa: "Nossa, parece que a MINHA FAMA é muito pesada para ele".
Ainda bem que vocês lembram do irmão dele no Intercolegial passado, né?
E como canso de falar em análises de animes com conflitos familiares... TUDO PODERIA COMEÇAR A ENTRAR NOS EIXOS SE AS PESSOAS CONVERSASSEM. No entanto, japonês não é o povo mais esperto do mundo, como vários pensam.

Eles têm terríveis problemas de comunicação, que vão entortando as relações e que eles preferem deixar assim mesmo em vez de resolver.

ERA SÓ SENTAR O RABO DAS DUAS CRIANÇAS NO SOFÁ E FAZEREM COM QUE AMBAS DESABAFASSEM E SE COLOCASSEM NO LUGAR DO OUTRO!

Mano do céu, Japão me deixa em fúria com essas coisas.

E abalou feio a relação dos dois pelo que o Yuuto narrou, já que ele não fala direito com o irmão até hoje.

BOM DIA, FAMÍLIA TSUKISHIMA!
Muito parecida... Só que pelo menos no anime de vôlei, um dos irmãos tenta a aproximação e o outro começa a aceitar... por necessidade de treinar.

Japão precisa de ajuda para aprender a se relacionar com seres humanos.

O importante aqui é o dilema abordado.

Como conviver com a sombra de um familiar mais prestigiado? Como fazer com que as pessoas entendam a individualidade de cada um? Como não minar a relação entre essas pessoas?

São questões que infelizmente nesta temporada não são respondidas, mas que eu recomendo darem uma olhada no link que botei da família Tsukishima caso queira ver algumas respostas, ainda que nem em Haikyuu!! a coisa fique bem melhor ou totalmente esclarecida.
É por isso que essas crianças foram parar no Hakone... Saíram de Hadano para ir ao lugar certo!
Ainda acho que o diálogo é a principal forma de manter a relação num bom nível, além de um esforço da parte privilegiada em exaltar a individualidade daquele que sofre com as duras comparações e também da pessoa em compreender e lidar com a fama do outro.

Com um pouco de jogo de cintura e respeito e equilíbrio entre ambas as partes, acredito eu que com o tempo a situação melhorasse. Também depende de indivíduo para indivíduo, tem gente que não larga o osso por nada.

E quando a gente achava que o Demonho da Barrinha de Cereal tinha se formado... DESCOBRIMOS QUE DEMONICE É GENÉTICA E QUE O YUUTO TAMBÉM TEM SUA VERSÃO "DEMONHO DA BARRINHA DE CEREAL"!

Era só o que faltava nesse anime, viu?

Como esqueci de comentar o pós-episódio passado, bora aproveitar a oportunidade!

Essa conversa do Yuuto com o MarinaShikiba de notar dois centímetros de franja cortada É MUITO A TOMOYO DE CARDCAPTOR SAKURA NOTANDO A SAKURA CORTANDO UM CENTÍMETRO DE CABELO!

É um nível de observação que me deixa confusa.

E aqui neste episódio TIVEMOS UM MOMENTO FOFURA DA DUPLA SHINKAI!
Por que as pessoas tinham que cagar a relação entre os dois? Tão fofinha a "disputa do sério" com o Shinkai trapaceando...

Pelo menos deu metade do donut/rosquinha para o irmão.
MENOS MAL!
Yuuto quis fazer cosplay de Onoda, mas quando deu por si o cabelo estava muito cagado...
Ah... Sobre o Imaizumi?
Ele está aí tentando vencer a linha de chegada, mas a corrida está disputadíssima!

Faltam apenas dois posts para nos despedirmos deste anime.
Aleluia ou "que saudades", leitor?

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Yowamushi Pedal: Glory Line!

Por Kimono Vermelho aquela que cansou de 2018 e já quer virar a folhinha para 2019 - 03/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/