quarta-feira, 26 de abril de 2023

Parallel World Pharmacy #02 e #03

Então...
Leitor, sabe quando você finalmente decide encarar a geladeira para fazer aquela limpeza geral e descobre TUDO o que você esqueceu por meses lá dentro...

Pois é.
Eu não esqueci Isekai Pharmacy, só fui empurrando com a barriga mesmo.
 
No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos Kanji Yakutani, que trabalhava num laboratório farmacêutico e estava estudando um novo medicamento que poderia salvar muitas vidas. Só que como todo bom workaholic, o bonito morreu e reencarnou num moleque que foi atingido por um raio e agora tem PODERES. Sim, o pesquisador entrou num isekai e agora terá que se adaptar a esse novo mundo e... quem sabe, curar pessoas?
 
Vem aí o projeto "Farmácia do SUS", Farma?

Parallel World Pharmacy
2º episódio
Este é Farma de Médicis descobrindo que este blog ressuscitou o anime dele.
ATENÇÃO!!: Este anime contém menções a medicamentos e prescrições médicas (como usar, por quanto tempo, etc) para fins de embasamento da história. JAMAIS TOME MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO OU DE UM FARMACÊUTICO! O uso incorreto de remédios pode prejudicar a saúde!!!
 
Opinião: E você deve estar se perguntando por que raios eu "fui empurrando com a barriga", né? POIS FAÇO ESCOLHAS COMPLICADAS NA VIDA E GOSTO DE SEGUI-LAS POR SER TEIMOSA.

Eu queria Dobradinha de Medicina nesse blog e EU TEREI MINHA DOBRADINHA DE MEDICINA NESTE BLOG. Daqui a meia hora vem o Hataraku Saibou 2, prometido há 630 anos.

Bom, é isso. Bora dar play no episódio e descobrir o que eu ainda lembro disso aqui!
 
Gente, uma pessoa comentando que é FARMACÊUTICO na página do episódio e se SENTINDO REPRESENTADO. Além de farmacêutico, é otaku. Acho muito bom.
INCLUSIVE, TODOS OS OTAKUS DE TODAS AS PROFISSÕES, UNI-VOS!

Sempre bom encontrar a carinha fofa do Farma, porque daí eu lembro que não sofri com este anime e isso me reconforta.

Assim, gente, sempre bom lembrar que, apesar de instrutivo, os medicamentos e prescrições NÃO DEVEM SERVIR DE ORIENTAÇÃO PARA VOCÊ!

Verdade que paracetamol é bom para febre e dor? Sim, mas somente um médico ou farmacêutico PODEM RECEITÁ-LO. Por favor, siga as orientações dos profissionais de saúde!!!

Não vai dar o louco de achar que manja das paradas, que você vai parecer aquela sua tia hipocondríaca que tem uma porrada de remédio em casa e sai receitando por aí! USO DE MEDICAMENTO SEM ORIENTAÇÃO É PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE!

Eu deveria colocar um aviso no começo de todo post desse anime? ACHO QUE VOU PENSAR NISSO. Editado: Coloquei. Acho importante, porque nunca sei qual a idade da pessoa que vai ler este post, então melhor ser responsável e avisar.

Ah, eu vou assistir a abertura, porque faz um século e meio (6 meses, na real) que não vejo.

Extremamente triste e chateada que agora tenho me engajado para trabalhar com isekais. Isso vai contra os princípios da Kimono do passado que odiava isekais... Bom, eu continuo odiando os ruins, OS BONS EU GOSTO. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA

Eu, pateta? Que absurdo... Sou o puro suco de Vanitão.

A vida do Farma com a Elen nesse começo de anime é sofrida. PÓBI FARMA.
Aliás, eu pensei numa piada ÓTIMA (leia: RUIM PRA CARAMBA), vocês querem saber qual é? Eu sei que não, mesmo assim eu vou dizer...

Em vez de ser "Farma de Médicis", o menino podia se chamar "Farma... Cêutico", né? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Sabe quem ia rir da minha piada? O Cyno de Genshin Impact (Hoyoverse).

PRONTO, AGORA QUE EU JÁ TE TRAUMATIZEI, vamos seguir com o episódio.
 
Eu gosto muito desse anime.
Olho dois segundos de episódio e penso: "Eu gosto muito desse anime".
Ele tem fofura, comédia na dose certa, tem os poderzinhos doidos, só que relacionado a curar pessoas com remédios...

Um monte de conhecido diz que era para eu ser médica, só que quando penso que médicos têm que costurar pessoas vivas, perco a coragem.

"Esse é o motivo, Kimono?" - Esse é o motivo. Costuro botão, costuro retalhos, costuro rasgos, GENTE NÃO!
"E pra farmacêutica?" - E sou uma pessoa de Humanas. UMA PESSOA DE HUMANAS NÃO PODE ESTUDAR QUÍMICA, O CÉREBRO DELA DERRETE E SAI PELO OUVIDO!

Duvido que o Yakutani tinha ESSA LÁBIA no outro mundo. NEM FERRANDO!
Olha esse moleque ranhento chegando na Elen, dizendo que precisa dela em sua vida, pois não sabe usar Artes Divinas... TOME TENTO, FARMA DE MÉDICIS!

Ah, percebeu que estava quase pedindo a gata em casamento e elaborou direito a fala.

O menino invocou um ICEBERG.
 
Agora começou a distribuição de diagnóstico. Prometo que coloco tudo no Telecurso e explico de um jeito mais fácil para leigos entenderem (inclusive eu).

Certíssimo o Farma. Pelas experiências que teve com a Elen, é preciso considerar sua existência como uma "heresia", podendo levá-lo a prisão e posteriormente execução. Uma forma de se proteger é exatamente se tornando INDISPENSÁVEL.

Yakutani dando aula de química. BOA SORTE, YAKUTANI, EU NÃO VOU ME FOCAR NISSO NÃO, SENÃO EU PERCO MEU CÉREBRO!
 
Olha só isso, sociedade. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MEDICAMENTOS FEITOS SOB MEDIDA PARA CADA PROBLEMA. Farma está começando o Farmácia do SUS dentro de casa. Estou ansiosa para ele expandir o Farmácia do SUS para o resto do reino.

Eu queria chamar só de "SUS", contudo, o nosso Sistema Único de Saúde não faz apenas a distribuição gratuita de remédios, ele também previne, cuida e trata das pessoas com consultas e exames.

Ia chamar de "Farmácia Popular", mas a lista de medicamentos que são distribuídos dessa forma é restrita a remédios de pressão e diabetes.
A farmácia da Unidade Básica de Saúde, também conhecida como a farmácia do posto (de saúde), é quem distribui uma variedade maior de medicamentos.
Simplesmente a Elen, a coisa mais fofa do mundo, usando uma armadura.
Como não amar essa moça que veste uma armadura para receber o Deus das Drogas em casa e fica toda sem jeito ao ganhar flores?
Vocês estão entendendo por que eu quis tanto analisar este anime no blog? SIM, LEITOR, PARA FALAR DE SUS, DE REMÉDIO DE GRAÇA, DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO DE VERDADE, E NÃO "AÇOUGUE"!

Assim, o sistema não é perfeito, há ainda muitas falhas e profissionais mal-treinados e com condições de trabalho insalubres, mas é um direito nosso a saúde gratuita e de qualidade, e um dever vigiar, exigir fiscalização e cobrar dos governantes.

É chato, galera, mas democracia é assim. Se você quer ficar com a bunda sentada esperando os próprios governantes se moverem, melhor esquecer.

Ah, Farma... AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH, FARMA! LÁ VAMOS NÓS VIVER DE PESQUISA ATÉ ESSE ANIME ACABAR! É por isso que eu estava enrolando para começar as análises (sim, esse é um dos principais motivos, desculpa).

Agora vocês entendem por que tem que existir DOBRADINHA DE MEDICINA neste blog? Farma Cêutico de um lado, células trabalhadoras de outro! E PESQUISAS PRA KIMONO FAZER, JÁ QUE ELA MORRE DE PREGUIÇA!

Farma, toda vez que você mostra esses negócios de Química Orgânica, uma pessoa de Humanas morre com uma lança jogada por uma pessoa de Biológicas e é enterrada por uma pessoa de Exatas. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Gente, sem condições com o Farma.
OLHA QUE COISA MAIS MEIGA E GENTIL ESSE MENINO COLOCANDO O MEDICAMENTO DENTRO DO DOCINHO PRA IRMÃ INGERIR E NÃO RECLAMAR DO GOSTO AMARGO!

FARMA E BLANCHE SÃO O PURO SUCO DA FOFURA!!!
É PRA ISSO QUE ESTAMOS AQUI, SOCIEDADE! PARA VER FOFURA E APRECIAR FOFURA!!!

Eu gosto do jeito que ele explica o que são vírus para a Blanche, entendendo que nesse mundo não existe o conceito de vírus e bactérias. Tanto é que os plebeus acreditam em feitiçarias e farsas, pois o acesso a medicamentos que poderiam dar um maior alívio dos sintomas ou trazer a cura, ficam restritos aos nobres e aristocratas.

Mentira que a mão direita do moleque dá zoom.
CACETE, FARMA! SÓ PODER LEGAL!
(Um dia eu tentei dar zoom numa foto em papel e foi humilhante...)

Farma se achando anormal mesmo tendo vindo de outro mundo.
Cara, pensa que você não é um zé ruela qualquer que reencarnou, TU É UM FARMACOLOGISTA INCRÍVEL. Aí é realmente anormal em isekai... por enquanto.

A falta de criatividade para história boa tem feito as pessoas criarem isekais com protagonistas ainda mais bizarros e sem graça.

UM MICROSCÓPIO DO QUÊ, MEU FILHO?!
Os sobrenomes dos cientistas/inventores/criadores... PELO AMOR DE DEOS MATOBA... MUITA CONSOANTE JUNTA COM REPETIÇÃO CAÓTICA DE VOGAL!

Bom, leitor, terminou o episódio e eu posso dizer que estou oficialmente LASCADA, porque agora vou ter que fazer pesquisas. HYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Sigamos com o Telecurso da Farmácia - Química Orgânica, você é importante, MAS EU AINDA TENHO HORROR A VOCÊ!

A todas as pessoas que gostam de Química e a todas as pessoas que gostam de Química Orgânica, parabéns. Eu sinto vontade de cometer homicídios cada vez que eu lembro do meu 3º ano do Ensino Médio e essa desgraça cafungando no cangote de todo mundo.

Porque Química Orgânica começa fofa, adorável, daí você pisca, E A SUA VIDA VIRA UMA PASSAGEM PELO INFERNO. Nada mais faz sentido, Deos te abandonou.

Enfim, apenas queria corrigir uma informação que eu dei, porque... NA REAL, o Farma é o Yakutani e o Yakutani é farmacologista, ou seja, ele estuda substâncias que podem virar medicamentos. O Yakutani tinha o sonho de montar uma farmácia e trabalhar como farmacêutico, alguém que conhece, pode prescrever e vende remédios.

Por isso o título do próximo episódio faz mais sentido com essas explicações.
O Farma é o Yakutani farmacologista e o pai do Farma é farmacêutico de fato.
 
Não lembro se já cheguei a dar toda essa explicação antes ou ficou perdido num surto enquanto eu trabalhava nesse anime. *rindo de desespero*
Gente, o Farma tentando explicar o que são vírus para a Blanche!!
Começamos agora o VOCABULÁRIO DO FARMA:
 
-Aciclovir: Substância sintética usada contra os vírus de herpes humanas tipo 1 e tipo 2, o vírus Varicella zoster (catapora), vírus Epstein-Barr (herpesvírus humano 4) e Citomegalovírus (outro herpesvírus).

-AINES: Anti-Inflamatórios Não Esteroides são medicamentos analgésicos simples que controlam a inflamação, reduzem a dor e combatem a febre.

-(Pomada de) azuleno: Tem efeitos calmantes, bastante usado no pós-depilação.

-Catapora/Varicela: Doença altamente contagiosa, causado pelo vírus Varicella zoster, provocando erupções cutâneas (bolhas/bolinhas) avermelhadas que coçam. Começam no peito e no rosto, depois se espalhando pelo resto do corpo. Os outros possíveis sintomas são febre, fadiga e dores de cabeça, podendo evoluir para situações mais graves. Os sintomas começam a se manifestar de 10 a 20 dias depois da exposição do vírus e costuma durar entre 5 a 10 dias.
Adendo: Existe vacina para a varicela, sendo aplicada em duas doses (uma a partir de 1 ano e a segunda entre as idades de 4 a 6 anos). Pessoas vacinadas com as duas doses podem nem ser notadas e diagnosticadas, pois a presença viral é menor do que em pessoas não vacinadas.

-Eczema ragadiforme: O eczema é um tipo de dermatose, que provoca vários tipos de lesões na pele. Pode estar ligado a alguma doença, por contato da pele com algum material que cause alergia ou por reação adversa de algum medicamento. "Ragadiforme" se trata de algo com formas de fissuras.
 
-Esofagite de refluxo: É um processo inflamatório do esôfago (canal que liga a boca ao estômago), que pode gerar refluxo, que é quando o suco gástrico do estômago sobe pelo esôfago.
 
-(Pomada) esteroide: Esteroides são hormônios produzidos pelo corpo humano, sendo responsáveis por diversas funções no organismo. As pomadas corticoides (um tipo de esteroide) servem para tratar alergias na pele, como vermelhidão, coceira, eczema ou dermatite.

-Faringite: Dor ou irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de uma infecção.

-Gonartrose: É a artrose no joelho, ou seja, um desgaste da cartilagem que reveste os ossos do joelho. Nem sempre tem cura, mas existem tratamentos que melhoram a qualidade de vida da pessoa.

-(Creme hidratante) heparinoide (em português de Portugal): São medicamentos usados no tratamento de veias superficiais inflamadas e nódoas.
 
-Microscópio de Leeuwenhoek: Anton van Leeuwenhoek, um homem holandês, foi um comerciante de tecidos, cientista e construtor de microscópio.
 
-Rinite simples crônica: A rinite crônica é a forma grave da rinite alérgica, que nada mais é que uma inflamação das fossas nasais, com sintomas como: coriza, espirros frequentes, tosse seca principalmente à noite, coceira no nariz e nos olhos, e irritabilidade no nariz. Não tem cura, mas tem tratamento (normalmente é usado anti-histamínico).

-Terçol: É uma protuberância (bolinha/calinho) vermelha e dolorosa perto das extremidades da pálpebra. Normalmente uma obstrução de pequenas glândulas da pálpebra. Também pode ser causado por uma infecção bacteriana, apresentando pus.
 
-Valaciclovir: Medicamento usado no tratamento de infecções causadas pelo vírus da herpes simples e o vírus Varicella zoster. Apesar de não curar, diminui a dor e o prurido (líquido que sai das lesões), ajudando a cicatrizar e impedindo o surgimento de novas lesões.

Definições sem links: foram tiradas diretamente da página do Google.
 
Eu achava que esse post daria trabalho, daí percebi que ele daria ainda mais trabalho quando vi o tanto de termo que precisava pesquisar.
O farmacologista FELIZ EM CRIAR MEDICAMENTOS. Como não amar?
Aquele momento que todo mundo estava esperando...
PODEMOS CANCELAR AS PESQUISAS?
*Deos Matoba: Não, porque nenhum outro blogueiro/influenciador digital se daria ao trabalho, portanto, seja responsável.*

ARGH...

Bom, neste episódio tivemos a retomada da relação com a Elen, o caso da catapora da Blanche e o prenúncio de uma nova missão. Sem falar que o Farma está começando a se acostumar melhor com os poderes de diagnóstico e de criação de substâncias. Infelizmente, em questão de Artes Divinas, o moço continua um caos.

Talvez o controle dos poderes mais práticos seja fácil, por ele estar acostumado com o conceito, enquanto as Artes Divinas são... magias meio incompreensíveis para quem até pouco tempo atrás só trabalhava em laboratório. Pelo jeito que nosso querido Yakutani morreu, videogame e histórias de fantasia deviam ser os últimos tipos de hobbies que ele teria.

E com isso fica o alerta: não sejam obcecados por trabalho e tenham um hobby que possa desligar seu cérebro por um tempinho. (Ou sonhe com trabalho e acabe... tendo sonhos premonitórios)

Por ora, o Farma tem a Elen como sua principal aliada, afinal, ela sabe da falta de sombra dele e do nível de poder com Arte Divina.

Acho SUPER ENGRAÇADO que ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, olha para o chão e nota que o Farma NÃO TEM SOMBRA.
E eu até que entendo um pouco a situação, uma vez que, nem sempre todo mundo vai ficar olhando para o chão e vendo se alguém tem sombra ou não. Principalmente se você está perto da pessoa.

Agora... Galera vendo de longe, COMO QUE NÃO SE PERGUNTA?
Porque o ignorante só tem dois modos de reagir: temer ou idolatrar. E a primeira opção costuma ser a preferida da maioria.

E quando digo "ignorante", não estou xingando. É o termo para "pessoa sem conhecimento". A Lotte idolatrou, pois achou que se tratava de um milagre do Deus das Drogas, enquanto a Elen ficou horrorizada e depois pirou na batatinha achando que o menino é a encarnação do deus.

Enfim, depois de conseguir uma importante aliada que vai ajudá-lo a treinar as Artes Divinas, que ele domina tanto quanto eu domino Química Orgânica, Farma começou a explorar melhor seus poderes de "Deus das Drogas", inclusive para saber quais são os limites e funcionalidades.

Por exemplo: os problemas de saúde aparecem em azul claro e brilhante. Quando é possível curar ou ter uma recuperação total, a luz desaparece. Quando não é possível, um brilho fraco branco/acinzentado permanece. Como foi o caso da Gonartrose do Cédric.

Os problemas com tratamentos menos complexos, ele criou medicamentos e distribuiu aos empregados da casa. Tendo contato com o sistema de saúde do reino e descobrindo, olha só, que a preferência é obviamente dos nobres e de quem tem condições financeiras. Por isso os empregados ficaram emocionados quando receberam remédios feitos sob medida para cada um.

E isso foi de encontro justamente com a pesquisa que o Yakutani estava fazendo no seu mundo: um medicamento que pudesse curar determinadas doenças e fosse acessível a todos!

Ao que tudo indica, o próximo episódio pode ser o primeiro passo para ele conseguir atingir esse sonho.

Depois disso, Farma soube que a irmãzinha estava com catapora e, por isso, precisava ser mantida isolada.

Como não parece existir o conceito de injeções nesse mundo, muito provavelmente ninguém é vacinado, permitindo com que as doenças se alastrem e dependendo da memória das células de defesa do corpo.

Acontece que nem todas as células que nascem conosco, permanecem até o fim de nossas vidas. Algumas precisam ser "substituídas" com o tempo, e esse é o caso das células de defesa. Mais informações, recomendo assistir Hataraku Saibou.

Por isso, algumas vacinas não são dose única e outras são aplicadas anualmente (neste caso, provavelmente por causa das variantes: gripe, covid).
Renascido em outro mundo acha que é anormal não por ter renascido em outro mundo, mas por ter consciência de que renasceu em outro mundo.
O que impressiona o Yakutani é como o pai do Farma sabe de diversos detalhes, com o conhecimento limitado que se tem dentro desse isekai. Coisa que na literatura médica do nosso mundo é amplamente difundida, mas que passou por anos de pesquisas e estudos... Os caras sabem lá, provavelmente por dedução e tentativa e erro.

Lembrando que não existem conceitos de vírus, bactérias e injeções.

A gente pula o modelo da substância do aciclovir, porque só de ver aquilo EU RELEMBRO TRAUMAS DE ESCOLA! Rapaz, parecia a visita do capeta quando a prova de Química chegava. Um bando de coisa bonitinha, que parecia casinha de abelha, aí você tinha que determinar qual era o nome daquela desgraça ou, dependendo do nome, VOCÊ TINHA QUE DESENHAR A FÓRMULA.

A vida é triste quando você é burro demais para saber dessas coisas.
Se bem que... fofoca dos meus tempos de escola... A CDF da classe, que se gabava porque tirava nota boa, ADIVINHEM, não gabaritou a prova com Química Orgânica. E isso ocorreu em mais uma ou duas rodadas de provas.

AQUILO FOI MUITO GRATIFICANTE. ehehe~

Agora que já fui má, falemos do convite coercitivo do pai ao Farma: ir visitar a imperatriz que... TÁ DOENTE.

E quem mais ficou meio assim quando viu a tosse do pai do Farma? POIS É!
VEM COISAS POR AÍ, MINHA GALERINHA!!!

Parallel World Pharmacy
3º episódio
Menino Farma realizando o sonho do Yakutani de lidar com paciente.
Opinião: O nível do meu cérebro hoje...
Kimono: *relê o texto* Hum... "(...) Farmácia do SUS, Farma?"...
Cérebro: Farma... SUS.
Kimono: õ_o
Cérebro: FARMA SUS...PEITO! Que é exatamente o que ele é, por causa sombra, dos poderes... *continua explicando a piada*
Kimono: 8D *esmurra o próprio cérebro*
 
Você veio aqui para ler piada ruim? Espero que não, mas é o que temos no pacote.
 
"Não gosto do som dessa tosse" - Pois é, Farma, é isso mesmo que você está desconfiando.
 
Vocês esqueçam, que eu não vou ficar anotando patente não! Leia: hierarquia de nobreza. SEM TEMPO PRA NOBRES E MILITARES (que também usam patentes)!
 
Gente, vocês já viram esse tanto de gente dentro do quarto de uma monarca? Parece uma social, mas é uma porrada de médico/farmacêutico.
 
MAS, GENTE, OS EXAMES SÃO REALIZADOS COM... sangue e ARTES DIVINAS! E ESTRELAS! O PESSOAL USA AS ESTRELAS PARA FAZER PREVISÃO DA SAÚDE DAS PESSOAS!
 
Farma deve estar encantado no pior sentido da palavra. Eu estaria.
 
Aí a gente tem toda uma cena dramática, um tanto exagerada, para fazer com que o nosso farmacologista reencarnado resolva METER O LOUCO e peça para tratar pessoalmente a imperatriz.
 
Isso significa passar por cima da autoridade do pai, que é o farmacêutico-chefe real, além de outros especialistas na área. É ISSO QUE EU QUERO VER, FARMA CONFRONTANDO, USANDO SEUS PODERES PARA CURAR AS PESSOAS E TRAZENDO A SAÚDE MAIS ACESSÍVEL À TODA A POPULAÇÃO!
 
Toda vez que o Farma começa a falar o nome das substâncias/princípios ativos que ele pretende usar, eu entro em desespero, porque é mais quinhentos quilos de pesquisa. Daí eu lembro que ele foi chutando nome de doença e isso me dá um total de uma tonelada de pesquisas. FAAAAAAAAAAAAAAAARMAAAAAAAAAAAA!!!!
 
VÉI, A FORMA DA RIFAMPICINA!
EU PRINTEI, PORQUE ISSO É ALTAMENTE DOLOROSO!
O PIOR É QUE TEM FÓRMULA QUE É AINDA MAIOR E MAIS COMPRIDA E EU SÓ CONSIGO CHORAR DE DOR AO LEMBRAR DAS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA E O QUANTO EU ODEIO QUÍMICA!!!!
 
E no meio da criação da substância, BRUNO DE MÉDICIS ARREBENTA A PORTA DO LABORATÓRIO DO FARMA!!! TEREMOS TRETAS, SOCIEDADE! VAI VENDO!
 
Farmacêutico-chefe real versus... DEUS DAS DROGAS!
 
Mortinha na tortinha de climão do Farma tentando explicar de um jeito que não parecesse que ele SIMPLESMENTE REENCARNOU com as memórias da vida passada...
 
AÍ O BRUNO SÓ: "Ah, então o Deus das Drogas te concedeu uma bênção".
Se o intestino do Farma estivesse solto, rapaz... ESSE LABORATÓRIO IA PRECISAR SER SANITIZADO.
 
A fé é tanta no Deus das Drogas que ninguém questiona. RISOS.
 
Gente...
TODO MUNDO PONDO EM DÚVIDA SE O YAKUTANI-FARMA É O FARMA E O YAKUTANI-FARMA TENTANDO SE SAIR DA MELHOR FORMA, TADINHO!
Farma de Médicis mostrando ao que veio, e obviamente não foi a passeio!
Ah, o Claude é... MÉDICO-CHEFE?! E serve pra que um médico se os farmacêuticos fazem tudo nessa caralha?!
 
Farma levando todo mundo à loucura com o microscópio e as bactérias.

Gente, o Farminha antigo era chorãozinho, tadinho.

E terminou o episódio.

Acho que uma das coisas que eu mais amo neste anime é dar uma olhada nos comentários da página do episódio. Vira e mexe aparece alguém dizendo que trabalha na área da saúde, estudou farmacologia ou é farmacêutico e dá um pouquinho da sua opinião sobre o que foi mostrado.

Ainda que exista toda uma dramatização dentro do anime, é interessante perceber que os conhecimentos não foram simplesmente jogados. Isso torna Isekai Pharmacy um anime instigante e divertido para quem é da área. Sem deixar de ser instrutivo e curioso para os leigos, como eu.

Sem dúvidas, esta é uma série que guardo com muito carinho no coração. Eu amo muito Isekai Pharmacy.

O QUE EU NÃO AMO É FAZER PESQUISAS, só que daí são os ossos do ofício de blogueira.

Então bora começar o Telecurso de Farmácia - Na aula de hoje: Peste branca!

Uma das coisas que me deixou bem "bate-bate" das ideias foi a existência da "peste branca", afinal, o que costumamos ouvir muito na escola é sobre a "peste negra" que assolou a Idade Média, trazendo morte à Europa.

Bom, antes de falarmos sobre tudo o que este episódio representou e a importância do Farma conseguir mais um aliado crente no Deus das Drogas, VAMOS PARA OS OSSOS DO OFÍCIO, a parte necessária e menos glamorosa do meu rolê...

O FARMABULÁRIO!
É feio? Ficou estranho? Achou tosco? Vida que segue, queridons... Meu blog, minhas más escolhas à vontade.

-Bronquiectasia: Condição em que as vias aéreas dos pulmões são danificadas, dificultando a secreção (saída) de muco. Pode acontecer por uma infecção ou condição médica, como pneumonia ou fibrose cística (quando os fluídos ficam muito espessos e começam a aderir em tubos, dutos e passagens do nosso corpo). Não tem cura, mas tem tratamento. Os sintomas incluem tosse diária e muita produção de catarro.
 
-Câncer de pulmão: É um tumor maligno que surge no pulmão, tendo como principal fator de risco o tabagismo (consumo de cigarro). Os sintomas incluem tosse, falta de ar, dor torácica, perda de peso, cansaço e presença de sangue no catarro. Para pessoas que fumaram por mais de 10 anos, recomenda-se acompanhamento médico frequente e raio-x do tórax de 2 em 2 anos para acompanhamento.

-Etambutol: Uma substância usada para o tratamento de tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Pode ser o 1º tratamento ou tratamento alternativo.
 
-Isoniazida: Medicamento indicado para o tratamento de todas as formas de tuberculose com bactérias sensíveis (provavelmente sensíveis a esse tipo de medicamento).

-Mandrágora: Planta famosa por supostamente apresentar algumas qualidades medicinais, tais como afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos.

-Ópio: É um suco espesso extraído de frutos que ainda não amadureceram de várias espécies de papoulas soníferas. Um dos compostos derivados do ópio é a morfina, é um analgésico potente e usado apenas em casos de grande dor.

-Pirazinamida: É um antibiótico (remédio contra bactérias) de primeira escolha no tratamento da tuberculose ativa, administrado nos dois primeiros meses em conjunto com outros medicamentos, entre eles rifampicina, isoniazida e etambutol.
 
-Pneumonia: São infecções que se instalam nos pulmões, podendo ser causados por vírus, bactérias, fungos ou por reações alérgicas. Os sintomas incluem: febre alta, tosse, dor no tórax, alterações na pressão arterial, confusão mental, mal-estaar generalizado, falta de ar, secreção de muco amarelado ou esverdeado, excesso de toxinas no sangue, prostração (cansaço). O diagnóstico exige exame clínico, auscultação dos pulmões e raio-x de tórax.

-Rifampicina: É um dos antibióticos mais conhecidos no tratamento da tuberculose. Para saber melhor como funciona, acesse o link. (Não adianta nada encher aqui de explicação complicada)

TEM A IMAGEM MEDONHA DA FÓRMULA DE QUÍMICA ORGÂNICA. CARAI, WIKIPÉDIA, TRAUMATIZANDO A BLOGUEIRA AQUI!
 
-Tuberculose (peste branca): É transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, sendo a doença infecto-contagiosa que causa mais mortes no Brasil. Os sintomas são: febre, tosse por mais de duas semanas, sudorese (muito suor), cansaço, produção de catarro, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento e escarro com sangue em casos mais graves. O diagnótisco é confirmado por raio-x do pulmão e análise do catarro. O tratamento deve ser feito à risca, ou seja, direitinho, para que as bactérias não se tornem resistentes ao tratamento, dificultando assim a cura do paciente. Piada(?): os três medicamentos citados no anime, de fato, são usados para o tratamento da doença, conforme consta no link.
Em choque que Isekai Pharmacy está sendo responsável, assim como Hataraku Saibou.

Definições sem links: foram tiradas diretamente da página do Google.
 
Observações: No episódio, o Farma fala sobre combinar três a quatro medicamentos para evitar que as bactérias tenham resistência, e que o tratamento da imperatriz vai levar seis meses. Além disso, ele vai fazer um tratamento assistido, garantindo assim que o remédio seja tomado da forma correta, nos horários corretos, uma vez que, a interrupção pode comprometer o tratamento.
Os adolescentes que não se traumatizaram com isso, nasceram adultos.
Não basta o menino desenhar a fórmula, ela tem que aparecer no poderzinho.
Eu gosto que "Farmabulário" tem "Farma", "vocabulário" e "bula" NUM SÓ TERMO!
Ok, forcei a barra na "bula", mas tem "bula" em "vocabulário", então vamos aceitar a piada e a coincidência!

Achou que tinham acabado as pesquisas, leitor? ERROU DEMAIS, PORQUE EU NÃO FALEI DO ELENCO DE DUBLAGEM! Sim, tivemos adições além das que comentei no episódio de estreia, então... BORA PRA MAIS PESQUISA!
 
Bruno de Médicis, pai do Farma, é dublado por Kenji Nomura.
Seus principais papéis são: Goro Aizawa de Tomo-chan Is a Girl! (Lay-duce), Yammy Lardo de Bleach (Studio Pierrot), Mitsunori Kugayama de Genshiken (Palm Studio), Akihiro Kanou de Tokyo Ghoul.
 
Beatrice de Médicis, mãe do Farma, é dublada por Aya Endou.
Seus principais papéis são: Silky de Mahoutsukai no Yome, Shouko Ieiri de Jujutsu Kaisen, Yelan de Genshin Impact (Hoyoverse), Frederica Greenhill de Legend of the Galactic Heroes: Die Neue These, Totoko Yowai de Osomatsu-san, Sekkekkyuu AA5100/Glóbulo Vermelho-senpai de Hataraku Saibou, Sasako de Shirokuma Café (Pierrot).

Blanche de Médicis, irmãzinha do Farma, é dublada por Maria Naganawa.
Seus principais papéis são: Yukimusume de Kiitarou Shounen no Youkai Enikki (Creators in Pack), Kanna Kamui de Kobayashi-san Chi no Maid Dragon (Kyoto Animation), Kesshouban/Plaqueta de Hataraku Saibou.

Claude de Chauliac, médico-chefe do cabelão amarrado num rabo de cavalo baixo, é dublado por Show Hayami.
Seus principais papéis são: Sousuke Aizen de Bleach, Gakuhou Asano de Assassination Classroom, Tenzen Yakushiji de Basilisk: Kouga Ninpou Chou (Gonzo), Akira Fudou/Devilman de Devilman: Tanjou-hen (Oh! Production), Alga de Estab-Life: Great Escape (Polygon Pictures), Ichiya Vandalay Kotobuki de Fairy Tail, Musashi Asuka de Fuuma no Kojirou: Seiken Sensou-hen (animate Film), Adalbert von Fahrenheit de Ginga Eiyuu Densetsu (K-Factory, Kitty Film Mitaka Studio), Ferdinand de Ascendance of a Bookworm (Ajia-do), Jakurai Jinguji de Hypnosis Mic: Division Rap Battle - Rhyme Anima (A-1 Pictures), Draus de The Vampire Dies in No Time (Madhouse), Nicholas D. Wolfwood de Trigun (Madhouse), Kottou-ya de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou.
 
Certo, tinha voz de gostoso mesmo.

Élisabeth II, a imperatriz do reino onde Farma mora, é dublada por Shizuka Itou.
Seus principais papéis são: Irina Jelavic de Assassination Classroom (Lerche), Minako Aino de Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal (Toei Animation), Lenalee Lee de D.Gray-man (TMS Entertainment), Flare Corona de Fairy Tail (Satelight, A-1 Pictures), Miku de Gokushufudou (J.C.Staff), Akeno Himejima de Highschool DxD (TNK), Bellows de Suisei no Gargantia, Himawari Kunogi de xxxHolic (Production I.G), Manami Suda (secretária do Getou) de Jujutsu Kaisen 0.

Certo, leitor, acabamos a parte de pesquisas e agora vamos falar sobre a doença "da semana", a relação entre o Farma original e seu pai, e o Farma-Yakutani se deparando com o atendimento ao paciente.

Uma das coisas interessantes nesse tipo de anime é o esquema "monstro da semana". Que a cada episódio, apresenta um "monstro" que deve ser combatido pelos personagens principais.

Lembrando que no Japão, os episódios passam semanalmente, por isso, "monstro da semana".

Enquanto o Farma busca notoriedade dentro do seu reino, ele precisa mostrar seus conhecimentos referentes às doenças. E, para isso, nada melhor do que o esquema de "aparece uma doença nova, ele identifica com seus poderes, faz o medicamento e resolve a questão".

Continua sendo EXTREMAMENTE CURIOSO o fato de ninguém prestar atenção se o menino tem sombra ou não. A única que percebeu, por enquanto, foi a Elen.

E vemos como o Yakutani-Farma respeita o Bruno, pelo fato de ele não ter os poderes de Deus das Drogas e, mesmo assim, conseguir fazer diagnósticos precisos, além de saber alguns detalhes das doenças, como a possibilidade de reinfecção por catapora.
A banca que o Yakutani-Farma bota. Imagina a empolgação da galera lá.
Isso também serve para segurar a impressão do espectador, de que o Farma é o único inteligente na bagaça por ter vindo do nosso mundo. Vemos aqui que o Bruno de Médicis não fica muito atrás como farmacêutico e por isso mesmo ele tem o cargo mais alto no reino: farmacêutico-chefe real.

Falando nisso, principalmente do trabalho de farmacêutico, como bem disse o Farma, eles têm autoridade de prescrição independente, prescrevendo e compondo remédios. Ou seja, eles fazem o trabalho de um médico e de laboratórios (os que coletam e analisam os exames, e os que produzem os remédios).

A "prescrição independente", quer dizer que não dependem do aval de um médico ou de um órgão fiscalizador, eles têm autoridade de médico.

Ao que tudo indica, o médico-chefe faz o acompanhamento do paciente e reúne os farmacêuticos. Provavelmente esse cargo só exista para a realeza e a nobreza. De qualquer forma, acho que o Claude é o único que aparece no anime como "médico".

Bom, a experiência como farmacologista do Yakutani se choca com a situação de atendimento de paciente, que costuma acontecer com médicos e farmacêuticos.
Temos toda uma sequência exagerada para que o protagonista tome uma decisão.

Ainda que a situação da rainha seja realmente preocupante e a "peste branca" uma doença incurável nesse mundo, achei as cenas pouco naturais.
Existe sim uma ambientação fúnebre, só que tudo parece mais caótico do que tristonho e desesperador. Sem falar que o pessoal está acomodado, como se a morte da monarca não fosse lá um problema tão sério, afinal, o filho poderia assumir e controlar o reino a partir de um imperador criança seria bom para todos os ambiciosos.

O único com real apego pela vida da imperatriz, além dela mesma, é o filho Louis. Aparentemente filho único de Élisabeth II.
E o Yakutani é extremamente sensível a esse tipo de cena, já que ele viu a irmã mais nova morrer por causa de uma doença sem cura/tratamento eficaz.

Isso é o que o diferencia dos outros farmacêuticos e especialistas ali.
Mesmo o Bruno aceita a situação e tenta ser responsável, oferecendo um fim menos doloroso.
 
Aliás, não vejo o Bruno como alguém insensível ao sofrimento ou morte do paciente. Ele meio que aceita por estar nesse ramo há muito tempo e saber até onde seus conhecimentos e os medicamentos atuais podem ir.

A chegada do Farma com a notícia de que existe um novo remédio, dando esperanças à imperatriz, deixa o pai dele confuso e irritado apenas por não saber das habilidades do novo Farma.

A partir do momento que ele vê as marcas nos braços e como funciona os poderes do garoto, aceita a possibilidade da cura da imperatriz.

Continuo reforçando que a SORTE MAIOR DO MUNDO do Farma é o DEUS DAS DROGAS. Ninguém nesse reino OUSA desafiar a sabedoria de um deus que traz a cura, então ninguém pensa que o menino é isso ou aquilo, já que ele, DE FATO, traz a cura.
Santo Deus das Drogas que todo mundo ama e facilita a vida do Yakutani-Farma.
Na contagem de crentes (de acreditar) que o Farma foi abençoado: Elen e Bruno.
Agora é esperar para ver como se comportam as próximas pessoas que tiverem embate com ele, né?

Também vimos um pouquinho mais sobre o Farma antes do Yakutani, além da relação não muito boa entre pai e filho.

A única certeza que temos é que o Bruno era muito rígido com o Farma. Talvez por causa da posição que ocupa, querendo instruir um bom substituto, assim como deve ter feito com o irmão mais velho do menino e que já está na faculdade.

Quando o Farma é atingido por um raio, o Bruno percebe que deveria ter sido mais pai e menos "instrutor" do filho.

E... eu sei que deve ser óbvio... mas, para mim, o Farma morreu quando foi atingido por um raio e o Yakutani reencarnou naquele corpo com as bênçãos do Deus das Drogas. Pronto, falei.

Triste que o Farminha morreu.
Triste que o Yakutani morreu.
Feliz que agora teremos Yakutani-Farma para cuidar desse reino.

Bom, sociedade, não sei quando nos vemos novamente com Isekai Pharmacy, porém, ao longo do ano quero trazer análises desse anime em dobradinha com Hataraku Saibou 2.

Conto com a paciência de vocês e prometo que vou ser bem doida surtada e pesquisadora nos próximos textos! HYAHYAHYAHYAHYA!!!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Parallel World Pharmacy!

Por Kimono aquela que levou três dias para fazer esse post por diversos fatores, entre eles, trabalho e cansaço - 26/04/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/