sexta-feira, 21 de agosto de 2020

GeGeGe no Kitarou (2018) - #47 e #48

A DOBRADINHA SOBRENATURAL DE SEXTA-FEIRA VOLTOU!!!
Mas será que é por pouco tempo? Afinal, hoje termina Kimetsu no Yaiba neste blog...

Não se preocupe, leitor! KIMONO É UMA MULHER DE DUAS MANGAS e numa delas sempre tem uma carta surpresa! uhuhu

Nos episódios anteriores... Kitarou acompanha o caso do Mannen-Dake, um youkai que está assustando a área da casa de uma família muito rica, em que o proprietário desapareceu. Na segunda história, Kitarou acompanha um Hinamatsuri macabro, um festival de bonecas em que os humanos se tornam as bonecas! Teria coragem de assistir isso de noite? Eu tive... a burrice de fazer isso.

E agora, Mana Humana?


GeGeGe no Kitarou (2018)
47º episódio
A gente começa o episódio assim e termina com "EU VOU TE MATAR, NANASHI DE UMA FIGA!". Vai vendo, leitor, agora é descida ladeira abaixo, com direito a pleonasmo.
Opinião: Três meses depois, voltamos com o anime sobrenatural que está há mais de dois anos rodopiando neste blog! Reza a lenda que entre 2021 e 2022 ele termina por aqui... hehehe Vai saber...

Queria aproveitar para lembrar o leitor que AMANHÃ, dia 22 de agosto, é o dia do Folclore Brasileiro, e mais uma vez reforçar as minhas indicações para quem quer saber mais sobre essa rica cultura que temos no nosso país e que é tão desvalorizada.

Folclore é algo vivo ou morto? Existe "mitologia brasileira"? E "conjunto de deuses indígenas"? Descobrir o que é real e o que é asneira nessa área pode ser bastante difícil, principalmente quando temos meios de comunicação que morrem de preguiça de fazer a lição de casa.

Por isso sugiro que acompanhem as lives do FolcloreBR que traz pesquisadores e especialistas no assunto para tirar essas e outras dúvidas, além de trazer debates incríveis. O projeto é idealizado e comandado pelo ilustrador Anderson Awvas.

E conta com vários convidados, entre eles, a também ilustradora Lorena Herrera (HET) e o saciólogo Andriolli Costa.

Lorena tem o projeto Sétimos Filhos, que conta a história de obviamente sétimos filhos: uma bruxa e um lobisomem. Só que os dois estão longe das definições hollywoodianas e são muito adoráveis... até que você pise no calo deles.

Andriolli mantém o site Colecionador de Sacis, um canal no YouTube e o podcast Poranduba, que além de discutir sobre folclore nas suas mais diversas gamas, também recebe convidados para entrevistas, sempre dentro dessa temática cultural.

E se você procurar um pouco mais, encontra muita gente bacana engajada no projeto de popularização e respeito de algo que é vivo, faz parte da nossa cultura e que deveria ser olhada com carinho, assim como fazemos com as histórias sobrenaturais que vêm de fora. Principalmente as dos Estados Unidos e Europa.

Ainda sou uma leiga no assunto, mas é bom conhecer um pessoal que faz o trabalho sério de informar quem tem interesse nisso (meu caso).
E é ainda mais curioso quando você percebe que muitas crenças e até mesmo mitos e lendas se parecem muito, de país para país. Como a Pisadeira e sua prima japonesa, a Kanashibari.

Enfim, como não sou especialista em folclore japonês e muito menos em folclore brasileiro, vamos falar do que domino: ESTRAGAR ANIMES!!! Digo, analisar animes.

Omega Talk, o novo aplicativo de mensagens... Pessoal abandonou o RAIN (LINE)? Tipo brasileiro que larga o WhatsApp para usar o Telegram... Quando o primeiro cai ou é derrubado por alguma decisão judicial.

OI? APLICATIVO QUE PERMITE VER YOUKAI?
CADÊ ESSE APLICATIVO NO MEU CELULAR? QUE HISTÓRIA É ESSA? TAMBÉM QUERO ENTRAR NO RAMO DE ENTREVISTAS COM YOUKAIS! Quem sabe assim as visualizações deste blog aumentem, eu finalmente fique famosa e comece a ganhar dinheiro com isso?

Leitor, para de rir, sonhar não paga imposto, ok?
Só não deixa o ministro banqueiro saber disso, que ele vai dar um jeito de tributar os nossos sonhos.
Kitarou é aquilo, acredita até o fim, mas quando se enfeza... SAI DE PERTO!
"Youkais são interessantes e fofos" - Olha, miga, tem uns que não são muito fofos não, aliás... Tem uns BEM MEDONHOS. Não vou postar link, porque vai que o leitor clica sem ler o que escrevi e tem uns trecos?

Existe youkai que come gente, que comete atrocidades, tem youkai que usa pele humana para se disfarçar e/ou assustar... Vai por mim, o folclore é bem vasto e nem todo mundo é fofinho como o Tofu Kozo ou até mesmo inofensivo como o Betobeto-san.

O Kitarou? MEU FILHO É LINDO!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH CACETE! OLHA O NANASHI DO DIABO APARECENDO! ESSA PRAGA DOS INFERNOS! VOLTA PRO RAIO QUE TE PARTA, PRAGA DA PESTE!

"Mais um recipiente para ser preenchido"? Ah, está faltando o elemento "água".
VAI DESAGUAR NO INFERNO LOGO, NANASHI DA CARAIA!

Estou assistindo essa merda DE DIA, COM UM SOLÃO DA PORRA LÁ FORA, e um cagaço do inferno aqui dentro! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO...

Depois dessa introdução macabra, a gente vai para Kitarou tentando resolver OUTRA TRETA entre youkais e humanos: o sequestro de bebês.

Eh?
A Ubume caiu na carta armadilha do Kitarou virada para baixo em modo de ataque (que é o nosso pobre Velho Bebê Chorão)? E lá vai ele seguindo a youkai para descobrir onde foram parar as crianças...

Até que... surge um drone.
TOMOYO DAIDOUJI, MEU AMOR, É VOCÊ?
Claro que não, né, gente? Para dar o suco do desgosto, deve ser aquele Ootuber que quase foi pro saco no primeiro episódio.

Já não bastasse SAKURA KINOMOTO sendo gravada durante suas épicas batalhas mágicas para recuperar as cartas Clow, transformá-las em cartas Sakura e agora recuperando-as na forma de cartas Clear, VAMOS DE KITAROU SENDO FILMADO ENQUANTO ENQUADRA MAIS UM YOUKAI!

Mano, eu juro que estou assistindo esse episódio sem pensar no nível de absurdo, só que é impossível. HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL.

Kitarou recebe a carta sobre o sequestro de bebês, faz armadilha, descobre a youkai culpada, vai atrás, toda a saga é transmitida online a partir de um drone, muitas visualizações e o capitalismo querendo saber COMO PODE GANHAR MAIS DINHEIRO COM ISSO, uma vez que os youkais se tornaram populares.

No caso da Ubume, tudo terminou bem com os bebês sãos e salvos, o Ômi Rato saindo do perrengue (e completamente inocente) e a youkai recebendo um convite para viver na Floresta GeGeGe.

Hum... Estaria Junko Inuyama, a mãe da nossa estimada Mana Humana, trabalhando na mesma companhia que está popularizando o assunto "youkais" na internet? E quem é esse misterioso presidente que tem sotaque americano e faz conferência apenas via áudio? É VOCÊ, NANASHI DO CAPETA?

Enquanto isso na floresta mais youkai de todos os tempos...
MEU FILHO ESTÁ RECEBENDO MAIS PEDIDOS DE AJUDA, ALÉM DE CARTAS DE FÃS!!! ISSO MESMO, ADOREM MEU BEBÊ, POIS ELE MERECE TODO O AMOR DO MUNDO!

Interessante ele rebater o Ômi Rato, explicando que desde que conheceu a Mana Humana resolveu tentar novamente entender os humanos e servir aí como o Embaixador da Boa Vontade, já que se a gente depender da retardada da Kotoko, está todo mundo FODIDO E MAL PAGO!

E o questionamento do ganancioso do grupo é compreensível.
Os youkais nos tempos modernos foram sendo colocados de lado, esquecidos e considerados parte da fantasia. Criaturas poderosas, normalmente mais fortes que os humanos, e com diversas habilidades (principalmente para assustar), foram perdendo status e sendo considerados parte de uma "cultura morta".

Aliás, Nurarihyon no Mago mostra bem essa situação.
No presente, Rikuo Nura participa com os colegas de um clube de curiosidades sobre youkais, exatamente o mesmo grupo que no passado zombou do garoto que, mais novo, adorava youkais. A partir de uma determinada ocasião, a opinião virou, só que isso é spoiler e eu não sou escrota a esse ponto.

Bom, segundo os mais céticos, o sobrenatural não passaria de uma crendice de pessoas de menos instrução. Deve ser da mesma laia dos que dizem que desenho é coisa DE e PARA criança.

O trabalho do protagonista aqui é ajudar o lado mais fraco do "cabo de guerra", no caso, os humanos. Ainda assim, quando aqueles que pedem socorro estão errados, o garoto não passa a mão na cabeça, como aconteceu na história do Hakusanbo.

Também concordo com o Ômi Rato, de que muita bondade pode acabar se voltando contra o Kitarou e transformando essa paz e boa relação em algo destrutivo para ambas as partes. De qualquer forma, independente do resultado, será que vale a pena ser rancoroso?

Se fazendo o bem as coisas ruins já surgem, será mesmo que retribuindo o mal a situação vai melhorar? Coisas a se pensar, ainda mais com essa notícia de que um bebê foi sequestrado e encontrado em estado grave.
Sempre tento não esquecer de tirar print do youkai do dia e... Está vendo o último kanji? É "tori" de pássaro. Esse detalhe vai fazer diferença na minha explicação sobre esta youkai.
Aquele momento gostoso que você consegue assistir o anime no celular em tela cheia e boa resolução.
A impressão que tenho é que alguém está se beneficiando com a ascensão e agora rápida queda da popularidade dos youkais. NANASHI, EU TENHO CERTEZA QUE TEM SEUS DEDINHOS CADAVÉRICOS JUNTO COM O SEU CHAPÉU E MÁSCARA GROTESCA NISSO!

Basicamente temos a manipulação da opinião pública, primeiro dando a entender que só existem youkais fofos e amigáveis, e que se um deles se desviar do caminho, o grande Kitarou estará lá para resolver o problema.

Com esse novo caso, todo mundo vai cair matando em cima da Ubume, correto? E enquanto o Kitarou não for capaz de descobrir o verdadeiro culpado, os seres humanos se voltarão contra ele. Aposta quanto que vai ser assim?

Aconteceu algo parecido no Arco Mais Chato de Todos com a Agnes, que de um jeito ou de outro se tornou bode expiatório para o ódio dos youkais japoneses, que estavam quase se vendendo para o lado do Backbeard, o ZOIÃO DO MAL.

A proposta dele era fazer com que todos acreditassem que a culpa pela invasão fosse de Agnes, e não que o próprio Backbeard queria dominar mais um território.

Para a manipulação de massas é necessário um bode expiatório.
E para causar descrédito, uma figura muito importante sendo colocada numa armadilha e não tendo como "se defender". Espera... Isso parece muito com aquele episódio do julgamento do Kitarou...

OLHA AÍ O NOSSO "BODE EXPIATÓRIO"!!!
Na verdade a mulher foi sair com o amante e esqueceu o filho no carro.
Obviamente para não ter seu caso revelado e o abandono de vulnerável, a mulher usou a desculpa da Ubume, afinal, todos viram a youkai na live do outro dia e por isso saberiam descrevê-la.

Com essa mentira, a empresa Omega, responsável pelo Omega Talk e o aplicativo que permite ver youkais, tenta tirar o "seu da reta". Ainda acho que é um plano do Nanashi para transformar os sobrenaturais e humanos em inimigos. ESSA PRAGA DA PESTE TEM FEITO ISSO DESDE A PRIMEIRA APARIÇÃO NESSE ANIME! É DESGOSTO ATRÁS DE DESGOSTO!

Agora seguimos com o descrédito, usando um grande influenciador digital entre  crianças e adolescentes para dizer que os youkais são assustadores e devemos temê-los. O que causa medo, por conta do desconhecimento, e gera ódio. E esse ódio se transforma em violência.

Essa questão não deixa de ser também uma crítica sobre o preconceito.
Apesar dos youkais serem tão japoneses quanto esses seres humanos, eles começam a ser tratados como algo diferente, impossível de ser compreendido, que apenas gera medo e deve ser destruído.

Vemos aí que mesmo pessoas mais esclarecidas, e que por isso seriam vistas como mais sábias e menos ignorantes, estão propagando discurso de ódio. Será que não tem nada parecido com isso no nosso mundo, leitor?

Não é incrível um desenho que passa na faixa de horário infantil falar sobre tantos assuntos importantes? Preconceito, manipulação de opinião pública, ganância, importância da amizade, a busca pela verdade...

Assim...
Esse episódio não foi um tanto PESADO para o horário, não?
GENTE, A EQUIPE DESSE GEGEGE NO KITAROU NÃO PESOU A MÃO, NÃO? Aliás, não é a primeira vez que eles fazem algo desse tipo, né?

O QUE QUE TÁ ACONTECENDO?
Como que as pessoas confiam num influenciador digital que no 1º episódio foi tirar selo de youkai desgracento? EU QUE NÃO!
Enfim, antes de fazer mais considerações sobre folclore ou como esse FINAL DE EPISÓDIO FOI "O QUE A FODA?", falemos do que aconteceu num apanhado geral.

Era tudo um plano do Nanashi. QUANDO NUNCA É, NÃO É MESMO?
Quando temos outro vilão tendo mais destaque, o que não é o caso agora.

Youkais se tornaram populares a partir dos vídeos de um influenciador digital muito conhecido e querido pelas crianças e adolescentes, o Charatomi... ou seja lá o nome correto que a minha dislexia não grava.

A pedidos do presidente da companhia Omega, ele alavancou esse assunto na internet, usando os aplicativos desenvolvidos pela empresa. No nosso mundo quem faz isso normalmente ganha bastante dinheiro, afinal, está usando de sua influência para manipular opinião e às vezes informação. Quando não é isso, faz-se propaganda de um produto ou serviço, como as que vemos nos intervalos. Tudo gera em torno do marketing, que pode ser só um meio do capitalismo, como também pode se tornar produção de extremismo.

Depois do caso de sequestro de bebês e do Kitarou salvando o dia, humanos e youkais começaram a se relacionar de forma amigável.

O problema é que pessoas mal intencionadas levantaram a suspeita de que Ubume estava novamente envolvida num caso de sequestro em que o bebê ficou gravemente ferido. Na verdade, tudo não passou de uma desculpa esfarrapada dada pela mãe, que foi irresponsável e largou a criança no carro para se encontrar com o amante.

A partir disso a boa fama dos youkais foi diminuindo enquanto aumentava o medo e o ódio entre os humanos. Quando estavam perto de chegar num acordo, num ponto em comum de convivência pacífica... Lá veio o balde de água fria.

Acredito que o Nanashi viu na Mana um potencial para estragar de vez a chance entre esse entendimento, visto que, ela funcionava como a principal ponte. É ela quem fez o Kitarou voltar a ser o Embaixador da Boa Vontade (segundo a história desta versão do anime) e sempre o ajuda quando pode ou está envolvida em alguma situação sobrenatural.

O tempo/timing é infelizmente perfeito.
A Mana Gata descobre que tudo não passou de um plano do presidente da empresa, John Do, para alavancar e derrubar a fama dos youkais. Quando questionaria o tal presidente, Mana Gata se depara com uma criatura agressiva e de energia maligna, e ao atacá-la... Descobre que era a mãe da Mana Humana, que acabou vendo tudo, pois foi chamada até a empresa.

Num momento de desespero e tristeza, com o poder que Nanashi tem depositado nela, a humana acaba destruindo a Gata.

Aumenta o estresse quando a gente lembra que alguns minutos atrás tivemos as duas conversando e terminando a amizade de QUARENTA E SEIS EPISÓDIOS.

O mesmo discurso da época da Agnes, de que os diferentes não podem ser amigos. A propósito (já que usei muito "aliás" neste texto), acredito que este seja o tema recorrente do anime, da eterna diferença entre dois principais grupos e como eles podem conviver em certa harmonia, tendo até mesmo algum relacionamento, como era a amizade do grupo do Kitarou com a Mana.

Uma curiosidade sobre o nome do presidente da companhia: "John Doe" e "Jane Doe" são termos usados para quando não se sabe o nome de alguém. E "Nanashi" significa o que em japonês, amados? "Sem nome".

Essa referência eu peguei MUITO POR ACASO.
Assisti um filme há muitos anos em que o cadáver foi enterrado como "John Doe" e os personagens explicavam que esse era o "nome" de quem não tinha sido identificado. Seria um "enterrado como indigente" no Brasil.

Não prestei atenção foi no kanji desse "Do", então vou ficar devendo mais algum detalhe sórdido sobre isso.

"Kimono, você não achou que foi algo repentino esse 'ataque' do Nanashi?" - Pior que não, leitor. E sabe por quê? Por causa da numeração do episódio.

As temporadas japonesas são contadas em ciclos (cours) de normalmente doze a treze episódios. Seguindo essa lógica com Kitarou, temos o primeiro ciclo até o 12º-13º episódio, até o segundo ciclo no 24º-25º episódio, até o terceiro ciclo no 36º-37º episódio e até o quarto ciclo no 48º-49º episódio.

No final do terceiro ciclo acompanhamos o encerramento do Arco do Backbeard.
Além disso, percebi pelos prints que tenho salvos aqui, que é mais ou menos no fim de cada um que o Nanashi deixa uma marca na Mana Humana. No 12º episódio a marca da Madeira na mão direita, no 25º a marca do Fogo na cabeça, no 37º a marca da Terra na perna esquerda e por fim no 42º a marca do Metal no canto esquerdo da testa. (Para "quem olha" são os lados contrários, antes que vocês me xinguem)

Bom, só a marca do Metal que não foi beeeeeeem no final do ciclo, porém, pelo contexto da história acredito que essa licença poética deva ser aceita.

Certo, só tenho mais DOIS DESTAQUES e daí podemos descobrir se vai dar merda no próximo episódio ou SE VAI SER UMA MERDONA MUITO GRANDE.
Ih, miga, adolescente é assim mesmo, tem cada fase... E ela às vezes passa rápido.
A youkai do episódio de hoje é Ubume, a "sequestradora de bebês".
Segundo o site que costumo fazer as pesquisas e é em inglês, temos uma desambiguação no final.

A Ubume apresentada por Shigeru Mizuki e que temos acesso no anime seria o Ubumetori, um pássaro que costuma procurar por roupas que ficam penduradas à noite no varal para esfregar seu sangue venenoso, causando tempos depois convulsões e tremedeiras no dono da roupa. Esse pássaro também é conhecido por pegar bebês e levá-los embora no meio da noite.

Curiosamente há uma explicação sobre a Ubume que acaba casando perfeitamente com o nosso adorável Velho Bebê Chorão. Numa das versões, ela imploraria a uma pessoa viva para que ficasse com o seu bebê morto. Assim que a pessoa aceita, a Ubume desaparece e o bebê começa a ficar muito pesado, a ponto de esmagar quem o segurava.

Bom, se você não lembra, esse é o "ataque" do Konaki Jiji, o Velho Bebê Chorão.

A Ubume nasce do desespero de uma mãe que morre antes, durante ou depois do parto, independente da vida ou morte da criança. Se o pequeno sobrevive, a mãe procura um meio de levar uma pessoa viva até ele.

Há um episódio no Nippon no Mukashibanashi (não sei se da primeira ou da segunda temporada) sobre um poço fantasma, em que uma mulher aparece na loja de doces quase no horário de fechar para comprar um doce. No terceiro dia o dono da loja e um amigo decidem seguir a moça pálida e descobrem o bebê vivo da mulher que morreu. Sim, ela estava comprando o doce toda noite para alimentar a criança.

A história com a Ubume aparece no quarto volume do mangá, da edição de 2007 da Kodansha. Curiosidades: Ômi Rato virou babá das crianças mesmo, o labirinto que era só fundo de cenário aqui servia para dificultar o acesso, a Ubume se esfregou no edredom que uma criança pendurou na varanda e o Kitarou acabou "fazendo o papel" do Velho Bebê Chorão. Sim, sem Mana Gata e sem Trapinho de Pano Que Voa.

Como essa parte ficou comprida...
VOU DEIXAR O ÚLTIMO DETALHE QUE EU QUERIA COMENTAR PARA O PRÓXIMO EPISÓDIO! fufufu Questão de espaço mesmo, leitor.


GeGeGe no Kitarou (2018)
48º episódio
Pai Olho e Kimono - Unidos pelo filho Kitarou e PELAS TEORIAS MUITO LOUCAS!
Opinião: Acho muito interessante a relação da tecnologia com o sobrenatural nesta versão de Kitarou. Mostrando principalmente o poder da adaptação dos youkais, que foram passando pelas diversas Eras sem deixar de acompanhar as novidades. Em um dos episódios passados, não me recordo qual, o Ômi Rato protagonizou esse tipo de cena.

Apesar de alguns youkais terem se tornado relativamente obsoletos, como o Isogashi, de uma forma ou de outra eles retornaram (alguns até repaginados) e causaram bastante no anime.

Boa parte das vezes quem trouxe essa turma "das profundezas" foi o Ômi Rato. Acredito que ele tenha sido um dos meios para que os sobrenaturais que foram "esquecidos" voltassem a tacar o terror.

Temos aí também as exceções, como o Kubire-Oni com o aplicativo de maldição (o episódio contém conteúdo sensível) e agora Nanashi com a empresa Omega.

O próprio Pai Olho faz a constatação no final do episódio do Kubire-Oni, de que os youkais estão buscando se adaptar à tecnologia. Acredito que seja uma maneira de se "manter vivo". Comparo aqui com a teoria do "osore" de Nurarihyon no Mago e da crença em Noragami.

No primeiro, os youkais do Clã Nura coletam sua força do medo (osore) que geram nas pessoas, o que obviamente define o respeito que terão dos outros youkais, sejam participantes do clã ou não, além dos inimigos.

No caso do segundo, Yato conta que se deixarem de crer nele, o deus corre o risco de desaparecer. Por isso algumas situações na primeira temporada geram muita ansiedade e preocupação no espectador. Sim, leitor, este blog é livre de spoilers e quando tem eu aviso com luzes pisca-pisca e altos berros.

A adaptação é uma forma de sobrevivência, isso faz parte da natureza do que é vivo. Apesar do Kitarou ser um "ponto fora da curva".

Enquanto a Mana Gata e até mesmo o Ômi Rato têm smartphones e usam os aplicativos disponíveis, além de estarem sempre bem informados pela rapidez da internet, o protagonista segue com a vida de sempre: cartas pelo Correio Youkai.

Informações mais urgentes normalmente chegam pela Mana Gata (diretamente dela ou transmitidas pela Mana Humana). De resto, meu adorável filho apela para sua antena de captação de poder youkai, outros sobrenaturais ou os corvos.

Além disso é importante lembrar sobre o poder das emoções, citado no episódio do Bake-Zori. Se você observar atentamente as diversas histórias dos sobrenaturais japoneses, verá que os sentimentos estão profundamente envolvidos com o seu surgimento. Desde espíritos vingativos a coisas inanimadas que ganham vida, como é o caso dos "Tsukumogamis".

Quando um item desses existe por muito tempo, foi muito querido e não é mais usado ou está jogado de escanteio, ele ganha vida. Em alguns casos, antes de uma desgraça acontecer na casa, o tsukumogami cria a maior algazarra, fazendo barulho no meio da noite. Para evitar que aconteça algo com o morador, ele puxa essa desgraça para si e quebra.

Bom, agora que já fiz todas as considerações possíveis, falemos do que o leitor deve estar curioso para saber: o próximo episódio O QUE FOI O FINAL DO EPISÓDIO PASSADO!

Leitor, assim, por mais que eu ame GeGeGe no Kitarou e alguns episódios tenham mostrado um nível bonito de roteiro, não é o caso aqui. Mesmo PESANDO A MÃO diversas vezes num anime que passa no horário "infantil" e que é considerado "LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS", ainda assim não dá para exigir um desenvolvimento de trama mais complexo. Kitarou veio para ser "acessível".

O episódio anterior foi a primeira parte do clímax, terminando com a morte da Mana Gata e o despertar do poder que Nanashi colocou na Mana Humana.

Como sou CALEJADA desse tipo de história, sei que protagonista só morre DE VERDADE quando existe uma causa importante por trás. E normalmente o autor não vai usar esse recurso só pelo choque, afinal, estaria perdendo UM NOME DE PESO DO SEU ELENCO e seria o mesmo que dar um tiro no pé.

É o que aconteceu em Magi.
Caso você não tenha lido o mangá, ESSE É O MÁXIMO DE SPOILER QUE VOU TE DAR.
Qual foi a pessoa que nunca deixou de escutar o conselho razoável de alguém e partiu para o "EU QUERO VER O MUNDO PEGAR FOGO"?
Traduzindo: NÃO ACREDITO NA MORTE DA MANA GATA.
Primeiro motivo: Perder esse nome de peso no elenco é o mesmo que perder a chance de ganhar dinheiro com merchandising dela (entre várias outras motivações).
Segundo motivo: A gente já viu que youkais que morreram uma vez, podem voltar. Demanda tempo, mas acontece.
Terceiro motivo: as imagens de capa dos episódios mais para frente mostram a Mana Gata e não acredito que seja flashback, pois são muitas.

Essa cena foi colocada para ser um dos motivadores para a Mana Humana perder a fé e entrar ainda mais na espiral do desespero. Assim talvez o Nanashi ative sabe-se lá o que que ele pretende ativar, já que falta um selo, o da "Água". O pentagrama não está completo.

Bom, acho que ficou tudo bem explicado, né?
Agora vamos descobrir QUAL O ROLO QUE SE SUCEDEU AQUI!

Pelo menos alguém se deu ao trabalho de chamar o SAMU.
E esse símbolo da Omega Talk que é o "ômega" COM CHIFRINHOS? Mentira, olhando direito parece orelhinhas de gato...

Enquanto isso, temos Mana desesperada por causa da mãe e a fita de cabelo da Mana Gata voando. EU PODERIA APROVEITAR A DEIXA para dizer que naquele momento em que a garota não pegou a fita e foi até a mãe que deu sinal de que ainda estava viva, simbolizou a escolha da Mana pela humanidade, largando a amizade pelos youkais. Mas acho que seria uma viagem muito doida da minha cabeça, né?

VOCÊS.
ESTÃO.
DE SACANAGEM.
COMIGO.

NANASHI SABE MANIPULAR A TECNOLOGIA MELHOR DO QUE OS HUMANOS QUE CRIARAM ROBÔS PARA SEREM SEGUIDORES DE REDES SOCIAIS de gente que não tem tanto talento assim na vida?

NANASHI PASSANDO O VÍDEO DA MANA MATANDO A GATA PRA TODO MUNDO VER! GENTE, EU NÃO ESTOU SABENDO LIDAR COM A INTELIGÊNCIA MALIGNA DO NANASHI. ALGUÉM ME AJUDA!

Mano, todo mundo vendo o vídeo que mais parece um gif ou um boomerang (é isso, Instagrammers?), ATÉ MESMO OS YOUKAIS!

Gosto muito como a mídia no Japão é tão sensacionalista quanto a nossa.
Enquanto a mãe da Mana está no hospital, provavelmente em estado grave, pois perdeu bastante sangue, todo mundo discute se:
A) A cena vista foi real ou computação gráfica;
B) Se a garota tem esse tipo de poder.

O que pretende o povo se a protagonista tiver esse poder? Chamar a família Keikain (03) e o Natori (09) para ajudar no exorcismo dos youkais?

Eu acho hilário que hospital em série, anime e PRINCIPALMENTE NOVELA não tem A MÍNIMA SEGURANÇA! Olha a imprensa invadindo o local para ter uma declaração da Mana Humana.

Melhor que isso só a Tereza Cristina (Cristiane Torloni) invadindo um hospital no Rio de Janeiro para matar a Marcela (Suzana Pires). É isso que a gente tem que ver na reprise de Fina Estampa (Globo), sociedade.

DOIS POLICIAIS e uma porrada de jornalistas. Inclusive, dois deles parecem gêmeos.

"Liberdade de imprensa" com gente INVADINDO HOSPITAL é do mesmo nível de quem usa "liberdade de expressão" para ameaçar a vida dos outros ou querer o fim da democracia e o retorno da ditadura militar. É O MESMO NÍVEL DE IMBECILIDADE!

Não, gente, espera.
NÃO ACREDITO QUE GEGEGE NO KITAROU ENTROU NA ESPIRAL DE ABSURDOS DE FINA ESTAMPA! Gente, eu preciso de um momento aqui para entender o que está acontecendo.

Os jornalistas BERRAM TÃO ALTO que do quarto onde a família Inuyama está, dá para ouvir. E uma das coisas que eles perguntam é se esse poder da garota VEM DOS LAÇOS SANGUÍNEOS DA MÃE.

O que sinceramente acho sexista.
Por quê? Porque se olharmos para a História Mundial, na época de "caça às bruxas", os relatos falavam somente de mulheres, como se pacto com o Diabo e as outras bobagens pelas quais elas eram sentenciadas, fossem prerrogativas exclusivamente femininas.

A mulher sempre é colocada no papel de amaldiçoada.
Ter uma filha mulher era sinal de prejuízo e em alguns países elas ainda hoje sofrem horrores, quando não são mortas ou descartadas. Além de serem consideradas criaturas inferiores, e não muito tempo atrás, propriedades de seus pais e maridos.
Aparentemente o abacaxi era só um item do cara que gosta de carregar frutas por aí...
O folclore japonês também traz muitos casos de espíritos vingativos de mulheres que morreram com muito ódio.

Bom, essas são as minhas considerações e incômodos, afinal, eu também sou mulher e isso soa como um REFORÇO do preconceito que o gênero sofre desde sempre. Nós passamos por assédio, abuso, violência e o mundo continua reproduzindo esse comportamento machista, pois é conveniente. Ajuda a mascarar as fragilidades na falta de confiança de quem perpetua esse tipo de absurdo. Além disso, não passa de covarde e mau caráter.

"Ainn, Kimono, problematizando um desenho (para crianças)" - Leitor, vou repetir aqui, já que você talvez não leia meus outros posts.

Recentemente escrevi que um dos propósitos da arte é instigar o debate. Ou seja, ela não está lá apenas para curar seus olhos das coisas feias do mundo. A arte não existe somente para ser apreciada, é também para ser estudada e debatida. Se você não entende esse básico, sinceramente não sei o que faz lendo um texto de ANÁLISE de anime.

Ok, vamos para a explicação do pai.
A bisavó da Mana é quem escolheu o nome dela e era uma... CULTISTA profissional?
"Cultista" é quem cultua alguma coisa, correto? Ainda assim o termo me soou estranho.

Ah.
A bisavó fazia exorcismos e banimento de espíritos quando requisitada.
EITA, FAMÍLIA KEIKAIN E FAMÍLIA NATORI! JUNTA AQUI RAPIDÃO!

Maluco, que história bizarra e absurda ao mesmo tempo...
O pai da Mana disse que a bisavó mal se movia quando ele e a esposa foram anunciar o casamento, só que quando a menina nasceu, a mulher ligou e mandou colocar o nome de "Mana".

AÍ CHEGA O PAI OLHO PARA ME DAR MAIS UNS SIRICUTICOS NA CABEÇA!
Pelos kanjis temos 真名 (Mana), que traduzido seria "Nome Verdadeiro", segundo a nossa ENCICLOPÉDIA SOBRENATURAL.

Mesmo assim, ainda não entendi isso de "Nome Verdadeiro".
Existe um "nome falso"?

A importância do kanji "na" 名 de "namae" 名前 (nome): Nanashi é "Sem Nome" e Mana é "Nome Verdadeiro". Seria Nanashi um ou um conjunto de espíritos malignos que amaldiçoou a família da Mana e encontrou na garota uma forma de se vingar?

O Pai Olho está dizendo que talvez os antepassados dela tenham ligação com youkais e por isso o envolvimento com a turma do Kitarou tenha acontecido e se fortalecido (virou uma amizade, né?).

Pai Olho tentando pensar, ser razoável, só que nosso filho deve estar em um estado de choque tão profundo, que ele repete que só quer ouvir a verdade da boca da Mana.

EITA, QUE ISSO QUE EU CHAMO DE FINAL DE CICLO! PARECE FINAL DE NOVELA! ALGUÉM SOCORRE AQUI!!!

Fui ver se no próximo episódio o bagulho acalmava, mas... PARECE QUE NO PRÓXIMO POST E NO PRÓXIMO DO PRÓXIMO POST, O BAGULHO AINDA VAI FERVER MUITO! Já estou aos prantos, sociedade.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEITA, QUE ESSE ANIME TÁ MELHOR QUE BOKU NO HERO ACADEMIA! Principalmente se a gente contar o arco da licença provisória e as aparições do Midoriya para "salvar o dia".

E olha que na quarta temporada tem a Eri... No entanto, MIDORICHUCHU chato pra caramba e o coitado do Mirio tendo que dividir tela com ele.

Muito bem, falemos de youkais...
Tofu-Kozo é encontrado por uns caras e um deles está com um abacaxi na mão.
QUERO ENTENDER A RELAÇÃO ENTRE O TOFU-KOZO E O ABACAXI. E, pelo amor de Deos Matoba, que não seja o que estou pensando, porque seria MUITO MAIS MACABRO E ESCROTO!

Enfim...
Kitarou botou os caras para correr, salvou o Tofu-Kozo e descobriu que VAMOS TER AÍ MAIS UMA GUERRA, só que dessa vez entre humanos e youkais.

O Hata-Onryou veio contar que os humanos começaram a caçar as criaturas sobrenaturais.

MANO.
A gente fala que Nurarihyon é o SUPREMO COMANDANTE DOS YOUKAIS, mas podemos tirar um instante para falar sobre A MORAL DO PAI OLHO? MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO, O PAI OLHO VEIO ACALMAR A SITUAÇÃO E PEDIR UM TEMPO PARA DESCOBRIR A VERDADE, antes que a galera saísse tacando o terror por aí.

MANO, O PAI OLHO IMPEDINDO A GUERRA DE ACONTECER NAQUELE MOMENTO. Pai Olho nível Nurarihyon de respeito... Estou chocada.

MANO, TU TÁ DE FODA COM A MINHA CARA QUE A PORRA DO APLICATIVO TÁ DIZENDO QUE OS YOUKAIS QUEREM TRAZER UM DESASTRE PRO JAPÃO CHAMANDO "HYAKKI YAGYO".

MANO, ME SEGURA QUE EU VOU ARREBENTAR O NANASHI NA PORRADA! NÃO VAI SOBRAR ÁTOMO DA AURA DELE, PORQUE EU VOU USAR A AVAIANA DE PAU DE UM JEITO, QUE VAI TIRAR QUALQUER NÍVEL DE EXISTÊNCIA DESSE PORRA NESSE PLANETA! MANO, EU VOU MATAR O NANASHI! ME SEGURA QUE EU VOU MATAR O NANASHI E CONVOCAR TODOS OS EXORCISTAS DECENTES QUE EU CONHEÇO!

Ok que o Natori não é lá o rei da decência, porém... Momentos de desespero pedem medidas desesperadas.
Vocês ainda estão no lucro, porque só humano normal foi atrás. IMAGINA A ZICA QUE SERIA SE SAÍSSE ONMYOUJI, EXORCISTA, SACERDOTE E MONGE ATRÁS DE VOCÊS?
MANO.
VOCÊS ACHAM QUE NÃO EXISTE A PORRA DO DESFILE DOS CEM DEMÔNIOS NATURALMENTE NESSA CARALHA DE JAPÃO? VOCÊS ACHAM QUE NURARIHYON DORME LEVE? VOCÊS TÃO DE FODA COM A MINHA CARA?

Bom, só lembrando que em GeGeGe no Kitarou o Nurarihyon é vilão.
Sim, gente. Esqueçam o meu adorável pai que fica por aí distribuindo aquela balinha azeda que a gente compra na Liberdade, o de Kitarou É A DESGRAÇA EM FORMA DE YOUKAI.

Bom, é o que reza a lenda. Como nunca vi, não tenho ainda como opinar. Mesmo assim, o personagem será um problema até o final do anime. Isso nem é spoiler, leitor, basta ver os títulos e as imagens dos episódios!

É a mãe da Mana piorando, é o Kitarou chegando, é a menina perguntando por que a Mana Gata machucou a mãe dela, é a PORRA DESSE APLICATIVO FALANDO QUE OS YOUKAIS QUEREM TRAZER ALGO QUE, PUTA QUE PARIU, JÁ EXISTE NESSA MERDA DESSE JAPÃO! É SÓ REUNIR CEM YOUKAIS E DÁ A CARALHA DE UM HYAKKI YAKOU, CACETE!

"Hyakki Yagyou" é o que, DISGRAÇA?
É quando uma horda de youkais força sua entrada no mundo humano? VOCÊS TÃO ACHANDO QUE ISSO AQUI É NINGENKAI VERSUS MAKAI DE YU YU HAKUSHO? VOCÊS TÃO QUERENDO QUE EU VÁ AÍ ENFIAR A MINHA AVAIANA DE PAU NA FUÇA DE VOCÊS?

EU VOU MATAAAAAAAAAAAAAAAAAR O NANASHI!

Mano, só o Pai Olho podia salvar a gente da desgraça e do desgosto.
Eu até entendo a raiva que o Kitarou está sentindo por ter perdido a amiga e praticamente companheira de vida, MAS ESCUTA O PAI OLHO, POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO, FILHO! SE O PAI OLHO NÃO SALVAR A GENTE DESSA ROUBADA, nem Deos Matoba salva.

MANO.
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO, EU VOU SOCAR A CARA DO NANASHI ATÉ QUEBRAR OS ÁTOMOS DA EXISTÊNCIA DELE!

A mãe da Mana acordou, está melhor, os médicos estão aliviados e O PORRA DO NANASHI MANIPULANDO TUDO! MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO!

Agora, voltando ao lado blogueira, a gente está no episódio 48. COMO QUE DEPOIS DE TANTA DESGRAÇAIADA SEGUE ATÉ O EPISÓDIO 90 E POUCO COM A MANA, A MANA GATA E ATÉ MESMO A AGNES APARECENDO EM UMA DAS IMAGENS DOS PRÓXIMOS EPISÓDIOS?

Sério, na boa, o roteiro foi escrito por qual autor mais absurdo de novela? Sério, não faz sentido. O QUE TINHA NA CABEÇA DA PESSOA PARA ESCREVER UM ROTEIRO DESSE? EU VOU DAR NA CARA DO ROTEIRISTA!

Pai Olho.
A GENTE NÃO TEM MAIS O QUE FAZER, A NÃO SER BERRAR.
MANO, COMO QUE O PAI OLHO NÃO PODE SALVAR O DIA SOZINHO? PELO AMOR DE DEOS MATOBA, GENTE! OLHA PRO PAI OLHO! AJUDA AÍ, POXA!

E o Nanashi saiu da toca.

POIS É, PAI OLHO, AGORA VAMOS TODOS NOS FERRAR NESSA ESPIRAL DE DESGOSTO COM O NANASHI. No final, a moral dessa história é: nunca deixe o ódio tomar conta de você, pois as consequências podem ser maiores do que você consegue aguentar.

Não.
Não, não.
Esse episódio de GeGeGe no Kitarou está achando que é o arco final do mangá de Kimetsu no Yaiba? MANO, VOCÊS ESTÃO DE SACANAGEM COMIGO? UM BEBÊ ENORME? SÉRIO, NANASHI?

Mano.
MANO.
COMO QUE VOCÊ ANALISA UM EPISÓDIO DEPOIS DO QUE EU VI AQUI?
Eu sei que vai ficar tudo bem, EU SEI QUE VAI FICAR TUDO BEM, E AINDA ASSIM EU QUERO MOER O NANASHI NA PORRADA DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS!

E vou ter que esperar...
Caraca.
MALUCO DO CÉU!
A MINHA PROGRAMAÇÃO PRA SEMANA QUE VEM É DIFERENTE E... NÃO VAI TER GEGEGE NO KITAROU!

*Deos Matoba: Kimono jaz novamente em sua poça de lágrimas, porque sabe que não pode adiantar o próximo post de Kitarou, afinal, ela tem outras prioridades na programação. Nanashi, se a sua aura passar perto da Kimono, ela te arrebenta na porrada.*

Deos Matoba, como que eu tenho calma depois do que eu vi?
MANO, DE NOVO ASSISTINDO ANIME PRA PASSAR RAIVA! Quanto tempo faz que isso não acontecia? Pior que nem lembro.

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO.
Eu vou sair daqui, fazer outras coisas, acalmar minha cabeça e daí trazer uma análise disso que vi.
É impressionante como meu filho NÃO TEM UM DIA DE SOSSEGO NESSA BODEGA!
JÁ AVISO QUE VOU PROVAVELMENTE ADIANTAR O POST DE KITAROU QUE É PRA SETEMBRO, PORQUE NÃO CONSIGO CONVIVER COM ESSA CURIOSIDADE DIABÓLICA QUE TOMOU O MEU SER. TENHO QUE VER O QUE ACONTECE e como tudo se resolve.

Certo, depois de algumas horas voltei e agora mais calma poderei entender O QUE FOI ESTE EPISÓDIO.

Antes disso vamos para os assuntos mais práticos: AS ASSOMBRAÇÕES JAPONESAS.

Onryou é um tipo de fantasma (yuurei) e dentro dessa categoria é o mais temido, além de ser extremamente perigoso. Como dito anteriormente sobre o poder dos sentimentos, um Onryou é um espírito que morreu odiando, amando ou invejando alguém ou algo tão intensamente, que foi incapaz de "fazer a passagem".

Ao contrário de um fantasma comum que pode assombrar uma pessoa ou lugar, o Onryou amaldiçoa tudo o que estiver pela frente, independente de ser o seu alvo ou não. A maldição se espalha como uma doença, causando morte e desgraça por onde passa.

O Hata-Onryou, numa tradução literal, seria um espírito vingativo de um campo ou plantação. O 畑 (hata) vem de hatake, enquanto "onryou" é o tipo de fantasma.

Saindo do macabro e entrando no mais adorável, falemos de Tofu-Kozo.
Aliás, se não me engano, ele já apareceu em outro episódio por aqui. Ainda assim, vou fazer uma observação.

Assim como a Ubume tem semelhanças com o Ubumetori, o Tofu Kozo é retratado no anime parecido com o Hitotsume-Kozo.

Isso quer dizer que o site que pesquiso youkais está errado? Ou que Shigeru Mizuki é quem estava errado?

Muito bem, leitor, acredito que é importante ressaltar que no folclore não existe uma única verdade. Algumas criaturas têm semelhanças, mas podem ter características diferentes dependendo de cada fonte. Isso faz parte da cultura e até mesmo da região, sabiam disso? Dependendo da região as criaturas sobrenaturais podem divergir em características e até mesmo nomes!

Por fim, antes de quebrar a cabeça com esse episódio... HYAKKI YAGYOU ou Hyakki Yakou. Os dois jeitos estão certos, tudo depende apenas da leitura.

O famoso "Desfile dos Cem Demônios" muito citado em Nurarihyon no Mago e que recebeu menção pela primeira vez no 48º episódio de Kitarou (pelo que eu lembre), é realmente uma espécie de desfile, que se parece muito com um festival, em que todas as criaturas sobrenaturais se reúnem para andar pelas ruas do Japão na chamada "noite não auspiciosa". Traduzindo: NOITE ZICADA DO CARAI!

Os humanos curiosos o bastante para observar ou ingênuos de sair nesse tipo de noite são mortos ou se tornam espíritos nas mãos dos youkais. Acredita-se também que possa ser uma punição divina pela curiosidade, que aqui mata mais do que apenas o gato.

Segundo o site de Matthew Meyer, o "Rolêzinho do Pandemônio" é liderado por Nurarihyon, supremo comandante dos youkais, Nozuchi e Otoroshi.

Sempre fico surpresa com a minha capacidade de apelidar as coisas e definitivamente estragá-las. "Desfile/Parada dos Cem Demônios" na minha mão virou "Rolêzinho do Pandemônio", que pode derivar também para "Rolêzinho Youkai".

Agora pergunta se serei castigada pelo sobrenatural. Espero sinceramente que não, POIS TENHO APREÇO POR ELES E FAÇO TUDO ISSO COM MUITO RESPEITO E CARINHO. Minha treta é com o Nanashi.

E FALANDO NESSE BEBÊ DEMÔNIO DOS INFERNOS...
Ok, não vamos ignorar a linha do tempo dos fatos.

A mãe da Mana foi levada ao hospital ainda com vida, a garota descobriu que é descendente de uma exorcista, o Kitarou estava indo atrás da verdade e no caminho além de salvar o Garotinho do Tofu, o Pai Olho ainda brecou os youkais que queriam tacar o terror no Japão, tivemos uma discussão entre os ex-amigos e o aumento no nível de ódio de cada um, principalmente com as escolhas erradas das palavras e O NANASHI ESTRAGANDO TUDO!

Ele falava muito sobre "recipiente vazio" (que era a Mana) e que agora estava preenchido com ódio.

Minha cabeça começa a pensar em todo tipo de teoria maluca, começando pela bisavó da Mana que talvez tenha feito muitos inimigos durante a vida e que talvez o Nanashi fosse uma maldição. Ou até mesmo que a menina tenha recebido esse nome para servir a esse propósito, talvez um receptáculo para um ritual bizarro que envolve o Nanashi... Será que a bisavó dela ainda é viva? Será que ela aparecerá para exorcizar ESSA PRAGA DOS INFERNOS QUE VIROU UM BEBÊ DISGRAÇA ou o Kitarou "que lute" para vencê-lo?

Conhece o esqueleto de roteiro chamado "a saga do herói", leitor? Se não, recomendo dar uma pesquisada no Google.

Com a "morte" do Pai Olho, o Kitarou chegou naquele patamar em que o herói é quase vencido pelo vilão e que provavelmente tem que tomar uns tapas na cara para seguir com a luta. Pois bem, é mais ou menos isso que a prévia traz. E acredito que o "sacode" vem pelo Ômi Rato, que é o único youkai que só queria tirar o dele da reta e que possivelmente pode encontrar o meu filho no meio do caminho da sua fuga.

"Kimono, você já foi assistir o episódio?" - Não, leitor, apenas sou observadora quando o meu déficit de atenção está distraído. Ainda que estivesse totalmente hypada, percebi algumas características peculiares na prévia, como a roupa e os braços de quem chutava e agarrava o Kitarou pela roupa.

Se estiver errada, a gente descobre no próximo post.

"Kimono, você não acredita que o Pai Olho tenha morrido?" - Não, ele não. A Mana Gata ok, só que o Pai Olho não.
Uma metáfora de quando a gente se deixa controlar pelo ódio e machuca as pessoas que a gente ama, como aconteceu com o Pai Olho, uma das vítimas do ódio do Kitarou.
Já não me recordo se foi num episódio do anime ou num capítulo do mangá que vi a nossa Enciclopédia Youkai sair de uma treta tão perigosa quanto essa. Ele deu um jeito e foi muito louco.

Acho que o roteiro quis empurrar esse cenário de desesperança, para depois mostrar que mesmo no fundo do alçapão do fundo do poço, a gente precisa encontrar forças para lutar contra o que está errado em vez de se deixar levar pela desgraça e ver o mundo arder em chamas. É uma mensagem sobre não desistir, apesar das dificuldades.

"Kimono, você não acha que o roteirista tirou esse negócio do poder da Mana de dentro cobre da tabela periódica?" - Sim, leitor, parece meio forçado.

De qualquer forma, vale a pena lembrar que a protagonista sempre esteve nos lugares certos e horas exatas para dar aquela forcinha especial ao time principal (quando não era A informante), além do mais, temos o caso daquela parente que o namorado morreu na guerra e retornou como uma flor youkai. Ali já era uma dica de que a família tinha um pézinho no sobrenatural.

De resto, não dá para esperar muito desse roteiro. Eles precisavam fazer alguma coisa com o Nanashi e um final de arco grandioso depois daquele desgosto chamado Arco Mais Chato do Mundo com a Agnes e o Zoião.

"Kimono, por que um bebê demônio/youkai?" - Se tem uma coisa que eu aprendi vendo esse recurso, leitor, é que a existência de um bebê significa que ele irá crescer e amadurecer, e quando isso acontecer será impossível vencê-lo.

Não me perguntem sobre o lance do pentagrama e dos elementos, aquilo provavelmente foi só recurso visual ou qualquer coisa menos impactante do que todos estamos pensando. "Inverter" qualquer coisa é desvirtuá-la de sua primeira finalidade, ou seja, pode ser que para "usar o poder da Mana" o Nanashi precisasse inverter o pentagrama. Contudo, leitor, ISSO É PURA ESPECULAÇÃO DA BLOGUEIRA. A gente que analisa anime que lute para entender as coisas com o neurônio que temos! No meu caso, só o Teco.

Hum... Já que estou loucona nas teorias...
"Seria Nanashi um Onryou?" - Acho difícil, pois segundo a história desse tipo de fantasma, ele JÁ TEM ÓDIO O SUFICIENTE para todo mundo. Nanashi me soa mais como uma maldição que precisava dos poderes adormecidos ou do potencial de poder da Mana para ativar sua forma destrutiva.

"Seria Nanashi então uma maldição enviada por algum youkai?" - Como o Hyakki Yagyou foi citado no episódio a partir da manipulação do aplicativo Omega Talk, NÃO SERIA LOUCO SE O CULPADO DISSO TUDO FOSSE O NURARIHYON?

*Deos Matoba: Isso que é amor pelo pai.*

Calado. O Nurarihyon de Kitarou não é meu pai, assim como você não é o Seiji Matoba de Natsume Yuujinchou. Meu pai é o Nurarihyon de Nurarihyon no Mago.

Fico também pensando, já que não lembro os pormenores, se o uso do aplicativo de maldição pelo Kubire-Oni não era uma aviso do que poderíamos ver mais para frente? Não me recordo se tinha dedo do Nanashi nessa história...

Saindo disso... PAI OLHO PODEROSO, HEIN?
NÃO BASTASSE SER O MELHOR PAI DO MUNDO, UMA ENCICLOPÉDIA YOUKAI VIVA E UM CONSELHEIRO PARA TODA HORA, ele ainda tinha muita energia guardada para dar aquele "Arma de Dedo", hein? Se não fosse por esse trunfo, o Kitarou provavelmente teria morrido.

Mais uma vez o Pai Olho se sacrifica para que o filho tenha chance de vencer.

E só para não dizer que teorizei pouco neste post... Acredito que dentro do Nanashi/bebê dos infernos, a Mana recobrará a consciência e minará o poder da criatura POR DENTRO!

Gente, eu li o final do Arco de Balbad em Magi, EU SEI DO QUE ESTOU FALANDO!

"Ah, Kimono, mas nem sempre é verdade aquele 'nada se cria, tudo se adapta de forma que não dê processo'..." - Sim, eu concordo, leitor. Porém, existem certas nuances que nos fazem desconfiar do que vem pela frente.

Bom, dito isto, acredito que meu trabalho aqui está finalizado.
AGORA É HORA DE ADIANTAR O POST... de Kimetsu no Yaiba.
PRIORIDADES PRIMEIRO!

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que vai extirpar a existência do Nanashi com avaiana de pau, vai vendo! - 21/08/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/