segunda-feira, 9 de março de 2020

GeGeGe no Kitarou (2018) - #33 e #34

O ano era 2019 e a Kimono acreditava piamente que ia conseguir fazer tudo antes da mudança.

Seria realmente UMA PENA SE AS COISAS DESSEM ERRADO, NÃO É MESMO?

Bom, não vou mudar a introdução e não vou mudar a análise do 33º episódio.
SEGUE O BAILE, DÊ-GÊ!
--------------------------------------------------------------------
ÚLTIMA DOBRADINHA SOBRENATURAL DE AGOSTO!
ÚLTIMA DOBRADINHA SOBRENATURAL ANTES DO HIATO!

É isso, leitor!
VAMOS APRESSAR AS COISAS E FICAR MAIS PERTO DO FIM DO ARCO MAIS CHATO DE KITAROU!!!

Nos episódios anteriores... tivemos um breve descanso dos youkais ocidentais e acompanhamos a ascensão e queda dos U-Tubers youkais que adoram feijão azuki. Depois disso voltamos para Sakaiminato e demos de cara com o sexagésimo oitavo djinn de Magi: Belial!

É hoje que a Agnes paga todo o mal que ela te fez, Zoião?


GeGeGe no Kitarou (2018)
33º episódio
"Ainn porque japonês é muito educado" - Aham. Muito educados esses aqui se apresentando...
Opinião: Agosto está acabando e com ele os festejos relacionados ao mês do Folclore Brasileiro. Durante o período indiquei o trabalho de três pessoas incríveis e ROGO PARA QUE ANO QUE VEM eu tenha muitos outros para indicar a vocês!

Começando pelo projeto do ilustrador Anderson Awvas, o Folclore BR, que durante o oitavo mês do ano vem com lives semanais do "Somando Visões", trazendo a temática do folclore para ser discutida com alguns convidados!

E se você ainda não conhece as maravilhosas ilustrações da Lorena Herrero (HET), não faz ideia do que está perdendo! Ela tem o projeto "Sétimos Filhos" que conta a história de Alessandra e Antônio, irmãos que mostram em seu cotidiano a vida da bruxa e do lobisomem brasileiros. Repetindo aqui: Antônio husbando material TOTAL!

E se você quer saber mais sobre folclore, que tal ouvir o podcast Poranduba do saciólogo Andriolli Costa? De forma didática e gostosa de acompanhar, ele mescla temas e entrevistas num fascinante podcast semanal! E ainda tem o site Colecionador de Sacis!

Venha descobrir que, assim como a mitologia japonesa é algo vivo para aquele povo, nós também temos os nossos mitos e lendas incrivelmente ricos e encantadores!

Tire o preconceito e venha conhecer o nosso folclore além de Monteiro Lobato!

E agora...
Vamos descobrir qual o outro djinn que escapou de Magi e veio parar aqui!

Muito bem...
Lá foi o Kitarou atender um pedido do Correio Youkai com o Ômi Rato e a Agnes a tiracolo. Segundo a bruxa, a bola de cristal disse que por lá, coincidentemente, vai aparecer o Anel da Rebimboca.

Espera.
MENTIRA QUE A AGNES SERVIU PRA ALGUMA COISA NESSE ANIME!
ELA PERGUNTANDO POR QUAL MOTIVO MEU FILHO RESOLVEU VIRAR A POLÍCIA DOS YOUKAIS E ELE RESPONDEU SOBRE UMA PROMESSA!

Que raio de promessa é essa?
Será que tem a ver com o nascimento dele?
Hum... Agora fiquei curiosa.

Ômi Rato viu que o cara é rico E ESTÁ QUERENDO DAR AQUELA FACADA BÁSICA. Kitarou nenhum pouco a fim dessa merda.

MANO DO CÉU!
O QUARTO DA MENINA TÁ CHEIO DE SELO DE PROTEÇÃO...
Isso aqui está parecendo um episódio de Natsume Yuujinchou!!!

Tudo bem mesmo você entrar aí, Kitarou?

MENTIRA!
Hakusanbo É UM YOUKAI RAPOSA?
É LÍDER DOS YOUKO QUE VIVEM NA MONTANHA?

KURAMA... É VOCÊ?!

Mandaram uma carta numa flecha, dizendo que buscariam a tal da Yayoi no décimo oitavo aniversário da garota.

Porra...
Um youkai que sequestra e come humanos.
OS YOUKAIS TINHAM QUE APRENDER A FAZER ALGO MELHOR DO QUE SEQUESTRAR E COMER... POR QUE NÃO CHAMA A GALERA PRA FAZER UMA FESTA? POR QUE NÃO CONVIDA NINGUÉM PRA JOGAR UM VÔLEIZINHO?

Porra!
Falta de criatividade escrota!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
VOCÊS APOSTAM QUANTO QUE ESSE HAKUSANBO SÓ ESTÁ QUERENDO CASAR COM A GURIA, POIS FOI ELE QUE A SALVOU DE SE AFOGAR?

APOOOOOOOOOOOOOOSTAM QUANTO?

MANO, EU PAGO INTERNET PARA VER ROMANCE ENTRE YOUKAI E HUMANO, SE LIGA! EU NÃO PAGO INTERNET PARA VER TRETAS DE PESSOAS RETARDADAS! MEU NEGÓCIO É ROMANCINHO BESTA COM YOUKAI E SER HUMANO!
Quando você está puto demais e não quer dar uma coça em ninguém... ainda.
Ok, antes disso, o que aconteceu?
Conhecemos aí o método japonês de fazer barreiras.
No caso... YOUKAI FAZENDO BARREIRA CONTRA YOUKAI.
Isso é uma das coisas que mais me dá vontade de bater palmas. É LINDO DEMAIS PARA SER IGNORADO!

Aí o pai dessa Yayoi (Ô NOMEZINHO HORRENDO) disse que a guria É O AZAR ENCARNADO!

ESTOU.
PAGANDO.
INTERNET.
PARA VER.
ALGUÉM.
MAIS AZARADO.
QUE TANJIROU.
KAMADO.
MEU BEM!

Essa guria, no máximo, é zicadinha.
Agora menino Tanjirou, ESSE É UM FODIDO PROFISSIONAL!

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH OS KITSUNEBI!!!

Não. Espera.
OU, QUE PORRA DE PLOTE TUÍSTE CARPADO E TORTO FOI ESSE? QUE CARALHOS VOCÊ ESTÁ FAZENDO, ANIME?

Ok, o Hakusanbo conhecido por comer humanos só tinha um olho e esse que apareceu TEM DOIS.

Ele deu ALTAS GARGALHADAS dizendo que ELE NÃO COME HUMANOS e veio lá para buscar a noiva. E adivinha só? O PAI DA MENINA FEZ UMA BARGANHA! Aceitou a riqueza oferecida pela raposa, que exigiu a filha dele como esposa aos dezoito anos.

Bom, pelo menos não dá para dizer que o Hakusanbo está por fora da legislação. Na verdade, a mulher japonesa pode se casar legalmente a partir dos dezesseis anos, contudo, em 2022 a maioridade vai aumentar para dezoito anos.

PUTA.
MERDA.

O Kitarou deve estar putaço, afinal, o cara usou a filha COMO MOEDA DE TROCA E SE ARREPENDEU! Que novidade...

O que mais tinha, não muito tempo atrás, eram os pais de família usando suas filhas para fazer negociações, principalmente envolvendo de forma direta o dinheiro.

A mulher sempre foi vista como uma propriedade que passaria das mãos do pai para as do marido. E, infelizmente, isso ainda é uma realidade no nosso planeta, já que não temos nem o direito de escolha sobre o que fazer com os nossos corpos e decidir o que é crime ou não envolvendo nossa falta de consentimento.

Não faz também muito tempo que a legislação brasileira obrigava a vítima a se casar com o estuprador (tirando assim a punição para o criminoso), fazendo com que desse modo a "HONRA DA FAMÍLIA/DO PAI" fosse restaurada.

Uma lei de 2005 revogou dois incisos de um artigo do Código Penal referente a essa situação, porém, no Código Civil o absurdo permanece.

Péssimo dia para você também, leitor.

MAS TEM QUE SER UM ARROMBADO DO CARALHO PRA VIR COM ESSE PAPINHO DE "AINN, KITAROU, FIZ BOSTA AQUI E TO USUFRUINDO LEGAL DO DINHEIRO QUE GANHEI NO CONTRATO COM O HAKUSANBO, SÓ QUE QUEBRA O YOUKAI AÍ PRA MIM, QUE EU NÃO QUERO CUMPRIR A MINHA PARTE"!

ESSE ARROMBADO DESGRAÇADO AINDA ME VEM COM PAPINHO DE "AINN MAS VOCÊ NÃO É ALIADO DOS HUMANOS?".

Maluco, eu só não digo o que tu merecia, porque o leitor NÃO TEM NADA A VER COM ESSA PORRA, SACOU?

Esse episódio só não vai de mal a pior, UMA VEZ QUE EU SEI QUE ESTE ARCO É UMA BOSTA FEDORENTA.

Lá foi dona Adele, que não canta bonito que nem a xará, levar a menina, afinal... O ANEL DA PUTA QUE PARIU APARECEU DENTRO DO CORPO DA GAROTA.

O ANEL APARECEU DENTRO DO CORPO DA GAROTA.
ESSE ANEL PODIA APARECER NO... Respira, Kimono, o leitor não tem nada a ver com essa cagada. Respira.
Nunca vou saber lidar com os demônios do Ars Goetia fazendo participação nesse anime.
Kitarou, de onde vem TANTO DEMÔNIO DO ARS GOETIA?
QUEM É O SATÂNICO QUE ESTÁ CHAMANDO ESSES SERES PARA O ANIME?
Agora vão faltar apenas SETENTA demônios. Uau.

Mentira.
NÃO, NÃO, MENTIRA!
GEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE DO CÉU! EU ESTOU SURTANDO AQUI!
MAAAAAAAAAAAAAAAAANO! Primeiro pelo plot twist de uma piada interna e agora por... COMO ASSIM, SEU HAKUSANBO, FOI O SENHOR MESMO QUE SALVOU A MENINA DE MORRER AFOGADA?

Olha ele dizendo que a pulseira tem PELO DELE TRANÇADO!
MAAAAAAAAAAAAANO, VAI SE LASCAR! A MINHA TEORIA ERA REAL MESMO? MANO, EU VOU SAIR DISTRIBUINDO SOCO NESSE ANIME! ISSO NÃO É POSSÍVEL!

Kitarou: E aí, Agnes? Dá para encontrarmos o anel e a menina com a sua bola de cristal?
Agnes: Não, minha irmã lançou um feitiço de ocultação.
Kitarou: Então mais uma vez você foi inútil, né?
Agnes: Quê?!
Hakusanbo: Na verdade... Tem um jeito de rastrearmos a garota.
*Todo mundo esperando*
Hakusanbo: Sabe a pulseira que ela usa? Tem meu pelo trançado. *pisca*
Kitarou: Mano... Tudo que eu quero é que essa droga desse arco acabe. Eu não aguento mais.

TE ENTENDO, FILHO.
TE ENTENDO PERFEITAMENTE!

Mano.
MANO.
Mano... Não.
O Buer não virou o Buer da imagem do Wikipédia...
NÃO. MANO. QUE COISA... Vou bater palmas. É o que me resta.
Estou o puro suco do desgosto, porém, batendo palmas.

Certo, terminei o episódio e tenho uma PORRADINHA de considerações a fazer.

E a primeira de todas é...
ANIME, QUE FORÇAÇÃO DE BARRA.
Que forçação de barra horrível para cima do casal Hakusanbo e Yayoi.

É impossível não sentir um desgosto tremendo com a desculpa esfarrapada que a história deu para "ficar tudo bem" com o casamento arranjado/forçado.

Depois de ter lutado contra o Hakusanbo anterior, que tacava o terror nas montanhas com esse papo de comer gente, o atual acabou ficando muito ferido, quase a ponto de não sobreviver.

QUEM CUIDOU DELE E TINHA APENAS SEIS ANOS? Yayoi.
Olha, Mana Gata, segundo as histórias... Realmente dá ruim.
Tempos depois o pai dessa menina apareceu na montanha querendo dar cabo da própria vida por estar falido. O youkai, percebendo a oportunidade, ofereceu o contrato ao humano e aparentemente tudo ok.

"OK" VÍRGULA!
O arrombado trocou a sorte da filha pela riqueza e por isso a lascada ERA MAIS AZARADA QUE O ZENITSU GRITANDO QUE MORRERIA A QUALQUER MOMENTO!

Qual a relação da comparação?
Leitor, o Zenitsu GRITA e não é pouco.

Aí o Hakusanbo vem com a conversa de que sempre olhou por ela, sendo seu protetor e revelando que FOI ELE QUE A SALVOU DO AFOGAMENTO.

"Poxa, Kimono, e o que tem de errado aqui? Ela era apaixonada por seu salvador, mesmo não sabendo quem era" - Tem duas coisas, leitor. A carta-intimação e o contrato.

Por acaso a menina e o Hakusanbo se conheceram anteriormente e ela acabou ficando mexida com a memória levemente deturpada.

Ainda assim, só depois de assumir que havia um contrato com o pai dela e de enviar a intimação para se casar, que ele recebeu o consentimento da moça.

Não sei se vocês sabem, contudo, A ORDEM DOS FATORES NESTE CASO ALTERA MUITO O PRODUTO.

A história só terminou bonitinha, porque tinha que ser assim e o anime passa domingo de manhã, pegando a faixa etária das crianças, então não pode pesar a mão.

Todavia, isso empurra mais uma vez toda a pressão em cima da mulher.
"Ah, ele te salvou, você tem obrigação..." - Não. Ninguém tem obrigação de nada, leitor. Talvez de agradecer E OLHE LÁ! "Casar" e "se apaixonar" não devem ser impostos. Se acontecer, beleza. Se não rolar, DEIXA QUIETO.

Por isso existe a tal da friendzone.

Não é por conta de um comportamento decente, QUE VOCÊ NÃO FAZ MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DE DEMONSTRAR, que a pessoa tem que corresponder seus sentimentos.

Friendzone e amor platônico SÃO SINÔNIMOS. 

O problema do primeiro, é que você não só espera retribuição, como fica em cima da pessoa, instigando feito um panaca.

O consentimento e a liberdade de escolha TÊM QUE ESTAR ACIMA E ANTES DE TUDO.

Consentiu? Escolheu por vontade própria antes de você mover um dedo? Não foi invasivo? SEJAM FELIZES!
Bom, não deixa de ser um casamento quando tem duas partes interessadas em juntar os trapos.
Ok, perguntinha marota para quem está bem acordado: Como se completa a frase "sol e chuva, casamento de..."?
a) viúva;
b) se inverter, é de espanhol;
c) raposa.

Acertou quem respondeu qualquer uma das alternativas.

O que nos interessa aqui é a última, um provérbio que vai além do povo japonês. Em alguns lugares do Brasil as pessoas conhecem com o complemento "raposa". No Brasil tem um conto popular chamado "O Casamento da Raposa".

No Japão é o Kitsune no Yomeiri. Diz-se que as raposas criavam uma chuva num dia de sol para evitar que os humanos fossem para as montanhas e espiassem o casamento delas.

E, por fim, FALEMOS DE YOUKAIS QUE CASARAM COM HUMANOS E TIVERAM FILHOS!

Aliás, tem até youkai que chegou na parte de NETO!
Tirando Nurarihyon e a zoeira...

Há no folclore japonês inúmeras histórias de raposas e humanos se casando, no entanto, a mais famosa provavelmente é a da Kuzunoha, mãe do ilustríssimo onmyouji Abe no Seimei.

A trama é levemente parecia com a de Yayoi.

Kuzunoha era caçada e foi ajudada por Abe no Yasuna, que acreditava que as raposas, especialmente as brancas, eram mensageiras do deus Inari. Ele lutou com o caçador e acabou ficando muito ferido.

Kuzunoha se transformou numa jovem mulher e cuidou do homem.
Os dois se apaixonaram, se casaram e posteriormente tiveram um filho.

E como toda história de mitologia japonesa tem seu agridoce, LÁ VEM O DESGOSTO: quando o marido descobriu que se tratava da raposa que salvou, ela foi embora, deixando o filho aos cuidados dele.

Diz-se que Seimei herdou os poderes da mãe e alguns itens especiais.

E veja só... NINGUÉM FOI OBRIGADO A SE CASAR PARA AGRADECER POR NADA. FICA A DICA AÍ!


GeGeGe no Kitarou (2018)
34º episódio
Acho que não é bem essa a questão, Ômi Rato. O problema deve ser unicamente você.
Opinião: O anime chegou aos setenta episódios, e cá estamos nós PRATICAMENTE NA "METADE DO CAMINHO". Será que pretendem fazer cem?

Dessa forma GeGeGe no Kitarou (2018) se tornará a série mais longa acompanhada por este blog! No momento, o recordista é Yowamushi Pedal com seus TRINTA E OITO "OLHA COMO ANIME DE ESPORTES VICIA"!

E faltam apenas DOIS POSTS PARA NOS LIVRARMOS DESSE ARCO!
Ou pelo menos é isso que parece se você olhar as imagens e resumos dos próximos episódios.

Quem escreveu os parágrafos acima era a iludida da Kimono de 2019.
Bem-vindos, eu sou a Kimono de 2020. Vamos ver se eu AINDA LEMBRO COMO FAZER ANÁLISE DE ANIME. *desespero define*

O player da Crunchyroll mudou e eu estou ASSUSTADÍSSIMA!
Perdi muita coisa em cinco meses, não é? Quem aí casou? Quem teve filhos?

Bom, além disso, já que ainda temos um tempo até o negócio degringolar de fato... Hoje, por acaso, bem no horário que eu começaria o episódio... Apareceu um tweet do FolcloreBR dizendo que teria uma live com reações e comentários de alguns participantes sobre a série Spectros da Netflix, aquela que promete unir "a tradição com a modernidade", como já diziam os jornalistas sem criatividade quando têm que falar de Japão.

Mentira.
Promete uma história no bairro da Liberdade ("bairro japonês" é a tua cinta de compressão) com adolescentes em altas aventuras no meio de folclore japonês e brasileiro.

Como sempre, tenho TODOS OS PÉS DA CENTOPEIA atrás com esse tipo de coisa, porque Japão é tratado como um país E.T. e não há muito espaço para artistas descendentes de asiáticos na teledramaturgia do Brasil.

E isso me lembra que chamar a Liberdade de "bairro japonês" é o tipo de ignorância que só comete quem nunca andou naquele local.

A história mais antiga do bairro é com a escravidão, é só pesquisar um tiquinho e você descobre MUITA COISA relacionada.

E atualmente existem muitos chineses e coreanos na parte comercial, além de tantos outros imigrantes e/ou refugiados.

Não tenho Netflix, leitor, e não pretendo ter por enquanto (Crunchyroll supre todos os meus desejos... hohoho).
O julgamento é em cima do trailer que alguém jogou no YouTube com legenda em espanhol.

Só sei que... NÃO MEXE COM O MEU FOLCLORE JAPONÊS!
Se vai mexer, faz direito. PROCURA UMA PORRA DE UM FOLCLORISTA ESPECIALIZADO NISSO E FAZ A COISA DIREITO.

Não vai metendo noiva fantasma e o escambau achando que está abafando!

Sério.
Não me provoquem.
EU TENHO ÓTIMAS HISTÓRIAS QUE FAZEM JUS AO FOLCLORE JAPONÊS ESPERANDO SÓ EU ACALMAR AS COISAS NO BLOG PRA PODER ESCREVER!

O que me falta é só dinheiro. Criatividade e inteligência eu tenho de sobra.

E humildade também.
Muita humildade.

Agora que eu já despejei meu ódio, outra coisa que tenho em excesso, VAMOS FALAR DE COMO O TOFU KOZOU NÃO CURTIU VIAJAR COM O ÔMI RATO NO ÚLTIMO INVERNO!

Aliás, ele e uma bela de uma patota!

Mentira que foi por causa de um pum.
UM PUM PODRÃO!

Rezando pela alma dos youkais ali presentes.
Mana Gata, por que tão sem defeitos, tão incrível e tão zoeira?
Ok, parei para pesquisar um youkai que eu conhecia a cara, mas não o nome.
Fui fuçar o Anime Planet e... Só o Wiki de Kitarou para me ajudar com mais informações.

Falo depois um pouco mais sobre o Yobuko (ou Yamabiko, assim como sobre o Tofu Kozou).

CARAI, FILHO, SÉRIO?
TU CHAMOU A AGNES PRA IR NAS TERMAS?
POR QUÊ? PRA QUÊ?

Ok, isso aqui vai virar um programa de fofocas misturado com "otaku, você tem um minuto para ouvir a palavra DO FOLCLORE JAPONÊS?".

Não reclamem!
É a minha primeira análise de anime depois de CINCO MESES!
Estou muito confusa, estressada e ansiosa!

"Estressada pela série da Netflix?" - E pelo arco mais chato de Kitarou, leitor.

Enfim...
AGNES RECEBEU O CONVITE.
AGNES APRESENTOU O CONVITE PARA A MANA HUMANA.
AGNES AINDA NÃO SE SENTE AMIGA DA PATOTA DO KITAROU.

O tsunderismo dessa bruxa é compreensível, mas... POXA, AMIGA, JÁ NÃO CONSEGUIU PEGAR O ANEL DA DISCÓRDIA, vai pelo menos relaxar o corpo numas termas, uai!

Oi.
Isso aí doeu.
Isso de "youkai ocidental".
Ô, Agnes, não me faça ficar com dó de você, porque seu arco não merece essa consideração, amada.

Não.
NÃO, MANO!
A AGNES NÃO MADRUGOU PRA FAZER LANCHINHO!
EPISÓDIO 34, PARA DE BRINCAR COM OS MEUS SENTIMENTOS!

Eita, Agnes...
Olha eu aqui com dó e quase começando a torcer para que dê tudo certo e o arco termine e você continue no anime...

AGNES...

Velho, eu não posso com isso.
A BRUXA DA AREIA OBSERVANDO A AGNES FAZER OS LANCHINHOS E SORRINDO DO TIPO "ah, que bom que ela considera a gente como amigo".

MANO.
Fiquei cinco meses longe da Limbosfera e dos animes e vocês me veem com esse carinho no coração?

Quem vai estragar tudo?
*Deos Matoba: Lê o título do episódio e depois volta aqui.*
Muito divertido o senhor, Deos Matoba. Hilário. Estou dando altas gargalhadas. Ha-ha-ha e outro ha.

Não.
O anime não vai me dar essa pancada na cara.

QUANDO A AGNES CHEGOU, O KITAROU VIROU A CARA.
MAAAAAAAAAAAAAANO.

E daí temos a cabaça de saquê do Velho Bebê Chorão, também conhecido como "Tiozão Bêbado". Ou seja, aquela abdução do começo do episódio não era "cenas de um futuro próximo", estava realmente rolando naquela hora.

Quem mais quer dar um soco na cara do Ômi Rato? Pois é.

A BRUXA DE AREIA PROTEGENDO A AGNES!
BRUXA DE AREIA RAINHA, ÔMI RATO NADINHA!
QUE MULHER, LEITOR, QUE MULHER!

"E-Eu só estava pensando sobre a segurança desse país-" - EITA QUE ISSO DAQUI PODE RENDER UMA BOA DE UMA CONVERSA NESTE POST.

Eu acredito que uma produção de entretenimento é sempre um ponto para gerar debates, para instigar e fazer as pessoas pensarem.

Ainda mais se lembrarmos que o Japão vive fortemente uma época de ultranacionalismo, como já comentado previamente em algumas outras análises de anime que fiz, incluindo Kitarou.

E como bem disse essa @ no Twitter: não tem problema gostar de um país, de sua cultura e todo o resto, mas achar que não existem problemas por lá e/ou romantizar as coisas erradas, é um absurdo.

Mana Gata batendo a real e dizendo que o Ômi Rato foi tirado do rolê.
Motivo: os gases que saem dele são extremamente tóxicos. Coitado.
Pensa numa pessoa totalmente "Sem Tempo Irmão" para os preconceitos do Ômi Rato.
KITAROU FALANDO QUE TODOS VÃO COMER JUNTOS O LANCHINHO QUE A AGNES FEZ!

EU QUE PARI ESSA CRIANÇA!
EU E O PAI OLHO QUE DEMOS EDUCAÇÃO!
MEU FILHO NUNCA FALHA!
ESSE ORGULHO DA MÃE!

Eita...
OS YOUKAIS QUE SUMIRAM... AGORA FICARAM DO MAL?
QUE QUE TÁ ACONTECENDO AQUI?

Ah tá, que se mandar a Agnes embora os youkais ocidentais vão devolver o resto da patota. AH TÁ! Bom, se a gente pensar que ele aceitou o oden da Carmilla... Ela deve ter jogado essa e o Ômi Rato comprou.

Ok, terminei o episódio e vou comentá-lo com tudo que merece ser falado dele.

Mas antes...

*Toca o encerramento*
*Kimono fica para assistir o comecinho*
*Yobuko aparece*
*Kimono solta grunhidos de "como eu sou burra"*

A memória, a minha sempre falha.

Bom, tivemos basicamente neste episódio, o ZOIÃO mostrando que é muito foda e perigoso ENQUANTO ENROLA O QUANTO PODE para este arco continuar existindo.

O Tiozão Bêbado (esse apelido não vai colar, né?) foi sequestrado para deixar aquele ar de preocupação, tacar sal na diversão dos outros e obviamente criar um clima de xenofobia.

"Só estamos sofrendo desse jeito, porque os forasteiros invadiram nossa terra e estão causando esse alvoroço" - Esse foi o tema que gerou o "debate".
Curiosamente foi solucionado com o velho jeito de sempre: temos que aprender a acolher quem veio para o nosso país e ajudar como pudermos.

Não foi a história mais bem trabalhada de GeGeGe no Kitarou (2018), porém, a importância da mensagem fica.

Sempre tento levantar a bandeira do "anime educativo", uma vez que, as crianças aprendem muito com o entretenimento que consomem e por isso acredito que podem absorver esses bons ensinamentos.

Ninguém gosta de abusos em casa feitos por quem vem de fora, contudo, entender o outro, explicar as regras e buscar o diálogo devem ser prioridade.
E, sinto muito, mas japonês não é um grande especialista no assunto.

Certo, temos que manter fresca na lembrança o fato de que Kitarou passa num horário que é voltado para o público infantil, então não pode se dar ao luxo de entrar em tramas complexas. Aliás, o próprio Shigeru Mizuki (criador da obra) se fazia entender perfeitamente com simplicidade.

O Kitarou e seus membros mais compreensíveis representam aqueles que querem acolher os refugiados, enquanto o Ômi Rato tem o papel de antagonista, daquele que dá voz aos ultranacionalistas.

Aquele mesmo pessoal que não quer ver seu "povo raça pura" misturado com o "sangue" dos estrangeiros. Sempre bom não esquecer que durante a 2ª Guerra Mundial, o Japão ficou do lado da Alemanha nazista e da Itália fascista, endossando esse discurso de "raça pura".

E infelizmente nos tempos atuais a ascensão desse pensamento, ou pelo menos a coragem de botá-lo para fora, voltou com tudo. Tanto na terra dos animes quanto no resto do mundo.
Todo dia um filho meu tendo que responder perguntas absurdas...
Como bem disse o Ômi Rato no começo deste arco, a crise de refugiados é algo que está acontecendo nesse novo século e que aparentemente não pode ser parado.

É como se "não tivessem o que fazer sobre isso".
Na verdade, há, mas convença a massa a se reunir para protestar contra guerras e corrupção...

Dólar a preço de euro e as panelas todas guardadas no armário.

Os youkais ocidentais refugiados do início do arco foram expulsos de seus lares pela guerra e destruição trazidas pelo Backbeard e sua turma escrota. Isso só aconteceu, tirou o lar dessas criaturas, por causa da ganância do Backbeard por poder e terror.

Kitarou recebeu esses youkais na floresta GeGeGe e as coisas só não saíram melhor, pois o roteiro queria andar depressa e apresentar logo os vilões dessa parte da história.

A convivência com o diferente não é fácil, ainda mais quando não se sabe seus hábitos e não existem regras fixas do que pode ou não ser feito. Então rola o problema do xixi na água, entre outros. Causando toda aquela divisão e briga.

É também preciso existir uma infraestrutura para receber esses refugiados, algo que não vemos sequer no nosso mundo.

Bom, se não existe uma infraestrutura, por que deveríamos recebê-los então?
É uma questão de empatia. E se incomoda tanto, por que não lutar por políticas internacionais para que os países desses refugiados parem o que estão fazendo de errado e permitam que eles vivam em paz no lugar onde nasceram?

Se você começar a pensar em todos os detalhes, a conversa vai longe.

E quem é que ganha com essa segregação toda? O Backbeard. O poderoso que causou todos os problemas deste arco.

Foi essa segregação que fez o Ômi Rato a ajudar o grupo do Zoião, acreditando que, se ele se livrasse da Agnes (a bruxa estrangeira), seus companheiros (e compatriotas) seriam libertados.

Sempre irá existir alguém por trás da divisão, da guerra, do sofrimento. Alguém que não se importa com os sentimentos e a vida daqueles que machuca.

Quando Kitarou é questionado sobre o que escolher e o Pai Olho dá o melhor conselho de todos, que é ouvir a voz do seu coração, ele simplesmente taca o foda-se nas convenções e escolhe salvar todo mundo.

Salvar os velhos amigos e a nova amiga que está passando por altos perrengues e agora conseguiu se abrir para eles.

Na união de suas forças (Agnes e Kitarou), conseguiram ter mais alguns momentos de respiro, já que o Zoião não é tão fácil de aniquilar assim.

MUITO BEM, HORA DE ROLAR EM CIMA DO FOLCLORE JAPONÊS, PORQUE EU SOU OBCECADA MESMO E ESTE BLOG É MEU!

Tofu Kozou, se eu não me engano muito, apareceu no episódio especial de Youkai Apaato querendo alugar o quarto, né? *vai conferir*

MINHA MEMÓRIA NÃO ESTÁ TÃO BOSTA ASSIM!

É basicamente um youkai "criança" que pode ter um ou dois olhos e anda feliz por aí carregando seu pratinho de tofu. É do tipo que não fica zanzando em locais cheios de humanos, ou seja, ao contrário de muitos no folclore, é mais sossegado, ainda que possa trombar uma vez ou outra com alguém.

Yobuko, aquele que faz o eco e outros tantos sons nas partes mais profundas das montanhas. É também conhecido por "Yamabiko". No site de Matthew Meyer é dito que sabe-se pouco sobre essa criatura e por isso mesmo as imagens acabam diferindo, apesar do mesmo nome e características.

No site de Meyer, dedicado a youkais japoneses e escrito em língua inglesa, Yamabiko se parece com um animal, enquanto na versão de Shigeru Mizuki é uma criatura com uma espécie de capa de palha e uma perna só.

O folclore japonês é muito diverso e fontes, como Toriyama Sekien, são as únicas luzes a cerca dessas histórias. Em alguns casos as informações são muito escassas, permitindo que o imaginário humano complete as lacunas que faltam.

E... AINDA CONSIGO ENFIAR MAIS COISA RELACIONADA, QUER VER?

Existe uma criatura conhecida como Kodama Nezumi, que vive nas profundezas das montanhas e explode conforme a fúria dos deuses do local, causando um estrondo mais alto que um tiro e obviamente espalhando suas tripas por todo canto.

Acabei me lembrando disso quando o Ômi Rato resolveu ajudar a galera, depois de tanta cagada, com o seu peido podrão. Ele fez um esforço tremendo para nocautear a Carmilla e os amigos que sofreram lavagem cerebral.

Bom, primeiro post de anime do ano e depois de cinco meses de hiato.
Obrigada pela paciência e compreensão, leitor!

AGORA SEGUE O BAILE, QUE O CRONOGRAMA-SENPAI TEM QUE ME PAGAR TUDO QUE ELE FEZ!

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que não vê a hora de se livrar desse arco e chamar a Agnes para um chá - 09/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/