segunda-feira, 20 de abril de 2020

Bungou Stray Dogs 2 - #09 e #10

ÚLTIMA DOBRADINHA DO "RELEMBRAR É VIVER", LEITOR!!!
E para não dizer que Bungou ficará sozinho... Ele acaba num próximo post.
São uns indo embora para outros chegarem e arrasarem quarteirões!!! hohoho

No caso, a "Limbosfera", pois aqui não existe quarteirão, é tudo uma coisa só.

Nos episódios anteriores... Tanizaki mostrou aos membros d'A Guilda que mexer com a irmãzinha dele é um mau negócio. Além disso a Máfia do Porto soltou a sua bomba atômica suprema: Q, também conhecido como Kyuusaku Yumeno, uma criança paranormal que controla mentes. Eles só não faziam ideia de que seu feitiço viraria contra a cidade dos feiticeiros. A Guilda colocou fogo no feno, no parquinho e em Yokohama. Sorte que Atsushi Nakajima tem um plano!

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Tem certeza que é uma boa ideia desafiar um doido nascido sob o sol de 21 de outubro, Edgar Allan Poe?


Bungou Stray Dogs 2
9º episódio
Eu não consigo tirar a razão desse HOMÃO DA PORRA: como que tu não vai querer alimentar um LINDO GATINHO PRETO? Sortuda é a Tati Mafort que tem TRÊS!
Opinião: Penúltimo post deste anime na programação do blog.
Penúltimo post em que terei que fazer O RAIO DAS PESQUISAS SOBRE ESCRITORES!!!

"Kimono, sua masoquista! Você fala que não gosta de pesquisar, mas no final faz com gosto, né?" - Bom, leitor, se você pensar que este é O ÚNICO BLOG que fala de Bungou Stray Dogs em pleno 2020, resgatando a segunda temporada, depois de uma primeira repleta de saco cheio e uma terceira enaltecendo a maravilha que é o Chuuya, só trouxa para achar que eu não faria algo razoavelmente decente.

Conseguiu ler o parágrafo inteiro sem se perder, leitor?
Se você se perdeu, parabéns, é um centésimo do que eu passo quando vejo as biografias enormes dos escritores.

Se você compreendeu direitinho numa primeira ou segunda leitura, parabéns, vá preencher sua ficha no manicômio do Hakone.

Agora chega de conversa, VAMOS AO PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR OUGAI MORI, CHEFE DA MÁFIA DO PORTO DE YOKOHAMA!


"Olá, estimados leitores do blog Kimono Amarelo. Espero que gozem de boa saúde no momento em que estiverem lendo estas palavras. Gostaria de avisá-los que é de suma importância ficarem em casa (se puderem) durante esta terrível pandemia. A todos aqueles que por ventura tiverem que sair, tomem as devidas precauções seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde, como as listadas abaixo:

-Lavem as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos;
-Ao espirrar ou tossir, cubram o nariz e a boca com o braço ou um lenço descartável;
-Usem máscaras de pano se não estiverem doentes, deixem as máscaras profissionais para os profissionais de saúde e os doentes;
-NÃO SAIA DE CASA SEM NECESSIDADE, VOCÊS NÃO ESTÃO DE FÉRIAS;
-Quando as pessoas morrem, elas não voltam à vida e muito menos podem trabalhar para ajudar a economia a se recuperar;
-Obedeça a OMS e não um maluco sentado no trono da capital do seu país.

Desejo que todos continuem sãos e que possamos nos encontrar em outras oportunidades.

Atenciosamente,
Ougai Mori"

Reza a lenda que a carta que o Yukichi Fukuzawa mandou, eu só poderei liberar na season finale.

Ah sim! Antes que eu esqueça... JÁ SAIU EPISÓDIO NOVO DO BUNGAKU NERD!!! O terceiro episódio é sobre Ryuunosuke Akutagawa, o nosso Cão Silente dos Infernos, digo, da Máfia do Porto! Apenas se atente para um detalhe: o podcast contém menção a suicídio, portanto, se é um assunto delicado para você, pule esse episódio.

NÃO ACREDITO QUE A GENTE JÁ COMEÇA COM O FUKUZAWA E UM GATO!
Gente! E EU QUE FIQUEI REPARANDO NA SOMBRA DO FUKUZAWA E ELA É MIRRADINHA? Como assim, Bones? Está dormindo no meio do trabalho?

FOI-SE UM GATO, MAS VEIO OUTRO, NÉ, PRESIDENTE?
UM GATO GRANDE, TAMBÉM CONHECIDO COMO "TIGRE DA AGÊNCIA"!
Totalmente domesticado, fofinho e que só morde se você for o Akutagawa. Aí ele não se sente na obrigação de ser legal.

Muito bem, YOKOHAMA SE RECUPERANDO DA DISGRAÇA e temos Dazai sem vontade de trabalhar, deitado no sofá da Agência com o rabo pra cima que é o que ele mais sabe fazer nessa vida.
A vibe de "corno" do Kunikida é o que me mantém rindo nessa quarentena.
NAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
CHEGOU O FUKUZAWA E RAPIDINHO O DAZAI ESTAVA SENTADO QUE NEM GENTE! Que homem poderoso esse presidente da Agência! hahaha

Eu gosto muito do Kunikida de Bungou, porque ele é todo certinho e serve perfeitamente para o papel de "corno".

Era o terceiro episódio DA PRIMEIRA TEMPORADA quando descobrimos que o Dazai foi membro da Máfia do Porto. Estamos no NONO EPISÓDIO da SEGUNDA TEMPORADA quando essa informação cai no colo do Kunikida. Eu amo um husbando tapado.

E o Dazai quer tanto ver a morte do Mori quanto a gente.
O fandom do Odasaku é absurdo de tão grande.

Mano, centenas de mortes só na Máfia.
E TODOS OS CORPOS NO SAGUÃO DE ENTRADA DA MORI CORPORATION... MANO DO CÉU.

Mentira que a gente vai ter esse flashback agora... DE QUANDO O MORI MATOU O CHEFE ANTERIOR, QUE JÁ NÃO BATIA BEM DAS IDEIAS e assumiu a liderança da organização paranormal.

Olha...
O Mori é um cu, verdade seja dita, só que com ele no comando o grupo criminoso além de ter mais conquistas, também deixou de matar a torto e a direito só porque o chefe tinha vontade de ver o mundo pegar fogo.

AH, MORI...
SE TODO CHEFE LOUCO TIVESSE UM MÉDICO COMO VOCÊ POR PERTO... fufufu

Então... Sabe essa conversa do Mori com o Dazai sobre a capa/sobretudo que ele teria dado ao rapaz? POIS BEM! VAI FAZER MUITO SENTIDO NA TERCEIRA TEMPORADA, quando é explicada essa curiosa tradição da Máfia.
Quando você é doido varrido e mesmo assim tenta ser educado com os coleguinhas.
Eu tenho quase uma tara pelas interações do Mori e do Fukuzawa, PORQUE ESSES DOIS SE ODEIAM E SE PUDESSEM SE MATAVAM SEM PROBLEMAS! Eles são os precursores do Soukoku (Chuuya e Dazai) e do Shin Soukoku (Akutagawa e Atsushi).

Governo espumaria pela boca se soubesse que Máfia do Porto e Agência de Detetives Armados estão num encontrinho secreto? O GOVERNO É TÃO CIUMENTO ASSIM, GALERA?

Aliás, Máfia e Agência em encontrinho secreto NÃO PODERIA SER UM ÓTIMO TEMA de fanfic? Ahhh, Kimono, segura seu forninho... Fanfic é um veneno que você tem que deixar de querer produzir. Não vai matar ninguém, só vai inflar seu ego.

Ai, meu Deos Matoba!
Não sei lidar com o lindo do Fukuzawa falando que as palavras do meu filho pesam, já que ele foi o que mais se fodeu nas mãos da Máfia e FOI JUSTAMENTE ELE que sugeriu essa bagaceira toda!

AWN~

Ohhh... O Fukuzawa pediu um cessar-fogo temporário mesmo que eles não cheguem num acordo! Hum... SERÁ QUE O MORI AQUIETA O CUZINHO DELE?

Mori, quem é Schelling? TU VAI ME FAZER PESQUISAR ESCRITOR A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO, SÓ PORQUE VOCÊ CITOU? EU VOU TE MATAR, RINTAROU MORI!

Kissinger?
EU VOU TE MATAR, MORI!

Dazai está dando dicas!
São pesquisadores do campo da estratégia, ensinados... PELO VOLDEMORT?!

Legal que você lê Sun Tzu, Fukuzawa. MAS QUAL A NECESSIDADE DE VOCÊS TRIPLICAREM O MEU TRABALHO NESTE POST? VOCÊS ME ODEIAM? VÃO REVOGAR MINHA CARTEIRINHA DE BUNGOU? O QUE QUE TÁ ACONTECENDO?

Editado: O que eu tenho é credencial. De onde tirei "carteirinha"? Deve ser do meu hype monstruoso com essa praga.

Mori vai dar aula de estratégia agora.
ME SEGUREM QUE EU VOU MATAR O CHEFE DA MÁFIA POR FICAR ENCHENDO O MEU POST COM INFORMAÇÕES QUE NÃO SEJAM SÓ MEUS GRITOS DE SURTOS!!!


"Há um paralelo entre um estado de guerra e de estratégias de organizações ilegais como as nossas. Caso violemos nosso acordo, ninguém haverá de nos punir."

Ok, entendi o que a peste quis dizer.
MAS COMO ASSIM A AGÊNCIA E A MÁFIA SÃO ILEGAIS? E AQUELE PAPEL PRETO QUE VOCÊ CONSEGUIU A PARTIR DO CADÁVER DO ODASAKU? E COMO ASSIM O FUKUZAWA TEM UMA ORGANIZAÇÃO ILEGAL? ELE É SUPER LEGAL... Não, pera.
Não resisti e printei essa cena da abertura. Sim, o Poe não está aí. Ele não deve se sentir bem em fotos ou... DEVE ESTAR ESCONDIDO ATRÁS DO CTHULHU! VAI SABER!!!
Bom, gente, quando ele diz isso está se referindo não só a legalidade das organizações, como também a oficialidade. O que isso quer dizer? Que eles não são reconhecidos pelo governo e pela sociedade num geral. Dá para explicar essa situação pensando no fator "paranormalidade". O mundo de Bungou contém paranormais, só que ao contrário de Boku no Hero, esse não é o "normal" da vida, é exceção. E como exceção, deve se manter às margens da sociedade.

É por isso que a Máfia representa a "noite" (totalmente ilegal), a Agência o "crepúsculo" (ilegal, mas faz coisas boas) e o governo o "dia" (totalmente dentro da lei). A primeira é criminosa desde a base, enquanto a segunda apresenta certa ética no trabalho.

A existência e legalidade/oficialidade das duas ocorrem apenas dentro de um "acordo entre cavalheiros" na Divisão Paranormal do Ministério de Assuntos Domésticos. Aquela chefiada pelo tiozinho careca de óculos.

COM CERTEZA DEVEM RECOLHER IMPOSTOS COMO QUALQUER EMPRESA, APOSTA QUANTO?

Continuando o assunto...
Realmente ninguém pode punir aquele que trair o outro grupo primeiro.
Ferrado será quem que acreditou e tomou no toba.

Por isso o Rintarou (me sinto a Elise chamando essa peste pelo nome de batismo) sugere uma COOPERAÇÃO COMPLETA. OU TODO MUNDO SE AJUDA PRA LAVAR A BUNDA OU TODO MUNDO MORRE COM A BUNDA SUJA!

Achei que ia rolar acordo aí, porém...
A Máfia quer ver a Agência chafurdar na mesma lama que eles.
E daí o Mori cita por cima que perdeu membros nessa treta com A Guilda, enquanto a turma do Fukuzawa continua de bubuia, apesar de todas as quase mortes e as merdas que já rolaram anteriormente.
É uma delícia a falta de proporção nas provocações deles.
AÍ VEM A INTERAÇÃO QUE EU GOSTO!
DOIS LÍDERES TRETANDO NO MELHOR DO ENSINO FUNDAMENTAL!
FUKUZAWA TROLLANDO, DIZENDO QUE O MORI PENSA COMO UMA GAROTINHA E O MORI PEGANDO ONDE DÓI, PERGUNTANDO SE O FUKUZAWA AINDA CONVERSA COM GATOS!

Olha, galera, sem querer ser PORRALOKA, mas...
NA TERCEIRA TEMPORADA VAI SER SUPER NORMAL CONVERSAR COM GATO! INCLUSIVE, MORI, VOCÊ SE TORNARÁ ADEPTO DESSA MODA, VIU?

Rindo, porque eu curto desmoralizar personagem de anime com spoiler disfarçado para o leitor.

E como falei no post anterior, as duas organizações têm UMA COISA EM COMUM, além do Dazai como membro em algum momento da vida: o amor pela cidade de Yokohama. E por isso não podem permitir que ela seja destruída.

O plano é recuperar o Q esta noite. E QUE NOITE BONITA QUE VAI SER, GALERA! EU CHEGO JÁ A CHORAR DE ANTECIPAÇÃO!

E daí temos Dazai e Mori na conversa de psicopatas.

Mori: Ei, Dazai, a proposta para voltar à Máfia continua de pé.
Dazai: Pensei que eu já tinha mandado o recado pelas mocinhas.
Mori: Qual é? O salário certamente é maior que o da Agência!
Dazai: Bom, para começo de conversa, foi você que me deu o pontapé.
Mori: Ué... Não foi você que se demitiu?
Dazai: Você indiretamente matou o Odasaku, isso foi um belo pontapé para eu sair da Máfia sem levar a sua cabeça comigo.

Huuuuuuuuuuuum...
Não temia o novinho cortar sua cabeça para tomar o poder e gostaria muito que ele tivesse continuado ao seu lado, pois assim A Guilda não seria um problema.

Aí eu digo que o Dazai é um demônio, ou melhor, É O SATANÁS, E NINGUÉM ME ENTENDE!

Todo esse blá blá blá do Mori para dizer que MANDOU O CHUUYA AJUDAR O DAZAI e eles vão descer a porrada na dupla do Aoba Jousai!

CHUUUUUUUUUUUUUUUYA, CASA COMIGO, MEU AMOR!!!
HOMEM LINDO DA PORRA! DESTRUIDOR DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS! HOMEM MARAVILHOSO! TAMPINHA DO CHAPÉU BONITO!!! Espera... Quê?

O negócio do Soukoku acabar com uma organização da noite para o dia é referência ao filme Dead Apple.

Só você para estar indisposto, Dazai.
Se fosse eu ESTARIA SUPER DISPOSTA PRA PULAR NESSE RUIVO MARAVILHOSO E DESCER O CACETE NO CTHULHU E NO PROLETARIADO DAS UVAS DESGRACENTAS!
Dazai sabia desde o começo do episódio que daria nisso.
Desculpa, Steinbeck. A nossa luta contra a burguesia safada vai ficar para depois. PRIMEIRO A DIVERSÃO COM O MOZÃO, DEPOIS AS PORRADAS NO FRANCIS!

Aha... Ahahaha... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
DAZAI DANDO UNS TAPINHAS NO OMBRO DO STEINBECK, COMO QUEM DIZ: "Ah, carai... Olha aí, companheiro, a merda que o seu grupo fez. Vou ter que trabalhar com o Chuuya de novo. Mano, que inferno..."

Estou totalmente morta que o Cthulu foi mandado para sabe-se lá Deos onde e o Fazendeiro de Uvas também no mesmo esquema. A galera com metralhadora está na merda e daí temos a conversa entre ex-colegas de trabalho.

O CHUUYA ABRIU UM VINHO CARÉSIMO DA SAFRA DO ANO QUE EU NASCI.
APENAS ESTOU CHORANDO E NÃO É POUCO, SOCIEDADE!

Em 2016, quando o anime foi exibido originalmente, o vinho e eu tínhamos 27 anos. CHORANDO NOVAMENTE COM A COINCIDÊNCIA MACABRA! Se bem que... o Chuuya disse que abriu quando o Dazai saiu da Máfia?

VAMOS FAZER CONTAS.
Se o Dazai saiu com 18 anos e atualmente tem 22, temos aí 4 anos de diferença. 27 - 4 = 23. Um vinho caro de apenas 23 anos. MEIO NOVINHO ESSE VINHO, MAS OK.

Dazai só saiu da Máfia DEPOIS DE PLANTAR UMA BOMBA NO CARRO DO CHUUYA. Quais as necessidades, Osamu Dazai, em ser tão escroto? Quer ser chamado de "Menino da Flor de Pêssego"? Bom, estaria mais para "Satanás do Cu de Pêssego", mas ok.

Descendo as escadas do covil inimigo...

Dazai: Pelo amor que o Kunikida tem à aquela agendinha dele, por que eu tenho que fazer esse trabalho do seu lado? Afe...
Chuuya: Ô, reclamão em apuros, já ouviu falar da Pétrus?
Dazai: Ah, aquele vinho que tá custando mais de 4 mil reais a safra de 2014?
Chuuya: Sim. Pois eu abri um de 1989 e bebi inteirinho no dia que você foi embora da Máfia.
Dazai: Ah, mas eu também comemorei aquele dia, plantei uma bomba no seu carro. Fui embora todo felizinho.
Chuuya: ENTÃO FOI VOCÊ, CRUZAMENTO DE SATANÁS COM ASSOMBRAÇÃO!
Dazai: Se bem que tem uma coisa que eu gosto em você, Chuuya. Seu gosto para sapatos.
Chuuya: Ah, sério? *olha para os sapatos*
Dazai: Claro que não, otário.
Uau, Dazai, não sabia que me odiava também... Não, pera... HAHAHAHAHA!
Essa é com certeza uma das cenas que eu mais gosto em Bungou por causa do trabalho dos dubladores. Cheguei a comentar sobre isso no post do OVA de Bungou Stray Dogs durante o Carnaval, fazendo uma bela consideração sobre a versão brasileira e a japonesa.

Amo as duas, no entanto, Mamoru Miyano pisa. LITERALMENTE.

Ok, eles resgatam o Q, o Dazai não matou o garoto por questão de estratégia e ainda pegou a boneca. Quando eles achavam que estava tudo sussa e poderiam cair fora, EIS QUE CTHULHU DESPERTA DE SEU COCHILINHO NOTURNO para foder com a vida deles! E aqui temos a certeza de que Lovecraft NÃO USA UM PODER.

Afinal... Qual poder paranormal resiste a anulação do Dazai?
Nenhum e fim de papo.

Os nomes que eles davam para as missões que faziam...
A POLÍCIA FEDERAL BRASILEIRA É MAIS CRIATIVA.

"Cumprir o meu contrato com o Francis"? O RICO ASSINOU A CARTEIRA DE TRABALHO DO CTHULHU?

E daí temos o Chuuya usando a Corrupção e esperando que o Dazai segure a onda dele antes que seja tarde demais.

Ah.
A Guria da Quarentena de Mob Psycho 100 tem um poder relativamente parecido com o do Chuuya, né? PENA QUE NÃO É MARAVILHOSA COMO O MEMBRO MAIS GATO DA MÁFIA DO PORTO!

Aliás... "Guria" da Quarentena... PFFF...
Poxa, poderia ter chamado o dia de hoje de "Dobradinha de Manipuladores de Gravidade" e estaria tudo certo.

O episódio acabou.
O que posso falar sobre ele?
QUE EU MATARIA O DAZAI POR ABANDONAR A COISINHA MAIS LINDA DA MÁFIA DO PORTO LÁ NO COVIL DOS INIMIGOS! E SE APARECEM LÁ E SEQUESTRAM MEU HUSBANDO?
COMO É QUE A PESSOA NÃO QUER CASAR COM ISSO AQUI?
Tão bonitinho o Chuuya roncando. Eu casava bem fácil.
"Mas, Kimono, gente roncando do seu lado na hora de dormir não seria complicado?" - O RONCO DO CHUUYA É LINDINHO, EU ACEITO.

E quem foi que dobrou o sobretudo dele e caçou o chapéu? Foi o Steinbeck, né? Porque o Dazai não teria tanta consideração, teria? Ainda mais depois de largar o coleguinha ao relento.

E O YUMENO, GALERA? ELE CAIU PARA DENTRO DA CASA DEPOIS QUE O CHUUYA FOI PEGO PELO LOVECRAFT. O QUE FOI FEITO DE KYUUSAKU YUMENO? O DAZAI LEVOU COM ELE JUNTO DA BONECA? O QUE ESTÁ ACONTECENDO, SOCIEDADE?

Muito bem, vamos ao Telecurso Bungou Stray Dogs, com o resumão do que rolou neste episódio!

Atsushi Nakajima apresentou sua ideia ao presidente que, NO MEIO DE UMA GUERRA CONTRA PARANORMAIS ESTRANGEIROS, ESTÁ ANDANDO POR AÍ QUERENDO DAR COMIDA PARA GATOS.

Dazai fez os arranjos para o encontro, Kouyou foi solta do cativeiro e a Máfia contabilizou seus mortos.

Sem que o marido traído soubesse (governo), Máfia e Agência se reúnem. A primeira leva a Lagarto Negro e a segunda leva o Bando Desgraçadinho (Kunikida certinho, Tanizaki psicopata e Dazai Satanás).

Depois de tentarem um arranjo, Mori e Fukuzawa provam que são adeptos da 5ª série do Ensino Fundamental com lindas provocações... Ainda que sejam dois senhores BASTANTE PERIGOSOS.

A conversa fica meio nas coxas e a Agência revela que pretende resgatar o mini-fugitivo de manicômio que a Máfia deixou para trás.

Relembrando a época em que tomou o poder para si, Mori recebe o apoio de Hirotsu, um dos membros mais antigos da organização, e revela que o encontro de mais cedo terá bons resultados.

Dazai e Chuuya mais uma vez trabalhando juntos, agora para dar uma coça n'A Guilda.
"Mori, você acha que a Agência vai te trair, porque você é um traidor, boçal, desgraçado..."
E eis que temos o fanservice que todo mundo que entra nesse fandom adora: as implicâncias do Soukoku. Que terá que enfrentar a dupla do Aoba Jousai.

Conseguiram recuperar o Q e quase não saem de lá, visto que Cthulhu acordou de sua sonequinha e virou o POLVÃO ENDIABRADO que todo mundo conhece.
Chuuya então apela para a Corrupção, um poder que deixa sua manipulação de gravidade muito mais forte e tira sua consciência.

Dazai consegue pará-lo depois que Cthulhu explode e John Steinbeck descobre que não adianta mexer com esses dois, PORQUE SÃO TRETA DA BRABA!

Chuuya é deixado ao relento roncando. Fim.

Considerações razoavelmente importantes...
Imagina se a Máfia e a Agência se entendessem, hein? Acho que o governo entrava em parafuso e tentaria aniquilar as duas, né? SE JUNTAS JÁ CAUSAM, IMAGINA JUNTAS!

Contudo, uma união entre as duas maiores potências paranormais de Yokohama só acontece quando o negócio está MUITO FEIO. Tirando isso eles gostam de tretar entre si.

E quem foram Schelling, Kissinger e Sun Tzu, citados pelos líderes da 5ª série do Ensino Fundamental?

Friedrich Wilhelm Joseph Schelling (27/01/1775 - 20/08/1854) foi um filósofo alemão muito viajado na maionese. Era um crítico de Georg Wilhelm Friefrich Hegel, também alemão e filósofo, e que inclusive foi ex-colega seu. Eles se conheceram num seminário protestante na Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Henry Alfred Kissinger (22/05/1923 - atual) foi um diplomata estadunidense que atuou como conselheiro de relações exteriores. Envolveu-se nas atividades diplomáticas com a China, Vietnã, União Soviética e África. Era uma figura controversa e que apoiou muitos golpes de Estado e regimes ditatoriais.
Ganhou junto com Le Duc To (político vietnamita) o Prêmio Nobel da Paz em 1973 por sua importância no acordo de cessar-fogo com o Vietnã. Só que Le Duc To recusou o prêmio.

Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofo chinês conhecido por seu tratado militar, "A Arte da Guerra", que traz em treze capítulos suas estratégias militares. Seus ensinamentos romperam as fronteiras da China e foram usados por pessoas de outros países, sendo reconhecido e bastante lido por samurais e absorvido nos ensinamentos dos daimyo e xoguns japoneses, como Nobunaga Oda, Hideyoshi Toyotomi e Ieyasu Tokugawa.

Está ótimo de pesquisa, ok?
JÁ VOU TER QUE LER UMAS SESSENTA BIOGRAFIAS DE ESCRITORES QUE INSPIRARAM PERSONAGENS AQUI! CHEGA!

Eu vô matá o Mori.


Bungou Stray Dogs 2
10º episódio
Não sei o que é mais sexy aqui: se é a voz do Hiroshi Kamiya, a legenda ou a cara do Ranpo.
 Opinião: Começamos com Ranpo, Dra. Yosano e EDGAR ALLAN POE!
Esse eu juro que faço a pesquisa com todo o carinho do mundo. ESSE MERECE MUITO!

Edgar Allan Poe, poder: O Gato Preto da Rua Morgue.
POR ACASO LI OS DOIS CONTOS E ADORO, AINDA QUE "ASSASSINATOS NA RUA MORGUE" tenha a minha preferência por causa do Dupin.

Ele está como "arquiteto d'A Guilda", mas... ARQUITETO DO QUÊ?
Para estratégias existe a Louisa. Para o QG existe o Melville com o Moby Dick.
É ARQUITETO DO QUÊ?

Diz o doido que há seis anos o Ranpo derrotou.
O melhor é que o amante de lanchinhos nem lembra do pobre coitado. Será que é um mal de todo nascido em 21 de outubro?

Muito bem, o negócio é o seguinte... SEU POE está muito doido. Propôs um desafio ao nosso detetive e sua companheira médica, de encontrar o assassino em série no romance policial que está em seu livro, por acaso com o mesmo nome de seu poder.

Caso o membro da Agência vença o jogo, Poe está disposto a revelar os segredos sobre a base flutuante d'A Guilda, o Moby Dick, e como tomá-la. Uma importante informação nessa altura do campeonato, não é mesmo?

Depois de elogiar o poder do nosso libriano egocêntrico, Poe consegue o que quer: que Ranpo jogue seu jogo.

A história do moço com guaxinim é uma das mais batidas em romance de detetive: gente presa dentro de uma mansão, começam a ocorrer mortes, alguém metido a entendido vai ter que investigar. É isso.

Pausei para escrever antes de ver o resto da narração do Poe.
MAS É BASICAMENTE ISSO AÍ QUE FALEI, sendo que no caso o Ranpo provavelmente será o protagonista, né?

E O PODER DA YOSANO NÃO FUNCIONA DENTRO DO LIVRO.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Isso que eu chamo de uma armadilha e tanto...

Ranpo reclamando que está sem os óculos, presente do Fukuzawa... E depois do que a doutora falou, ele acredita que seus PoDeReS também não funcionarão.
EDOGAWA RANPO, A PESSOA QUE TODO MUNDO GOSTARIA DE ENCHER DE PORRADA EM ALGUM MOMENTO DA VIDA.

RANPO NÃO QUERENDO INVESTIGAR COMO TODO HUMANO FAZ.
RANPO, POR QUE A GENTE TEM QUE FICAR À MERCÊ DA SUA FALTA DE VONTADE, SEU SACRIPANTA?
A CARA DA YOSANO de saco cheio das manhas do Ranpo, mas tendo que aguentar.
Maldição da mansão?
Pluto? Gato de um olho só?
ISSO É REFERÊNCIA AO CONTO "O GATO PRETO" DO POE? VOU TER QUE TENTAR ACHAR MEU LIVRO PARA SABER SE O NOME DO GATO TAMBÉM ERA "PLUTO"?

*Kimono não perde tempo, vai até a prateleira alta que tem no home office, onde colocou boa parte de seus livros. Na pontinha dos pés consegue alcançar com o dedo do meio o volume da L&PM Pocket e se apressa até a página 51, o começo do conto "O gato preto". Demora mais um pouco para confirmar um segundo detalhe e então retoma seu post*

O estudante, quando conta seu álibi, está fazendo referência direta ao conto já citado anteriormente. Pluto era o gato preto do protagonista da história, tinha um só olho e de uma forma ou outra realmente fez parte da maldição de uma casa.

KAFKA ASAGIRI, ESTOU CHOCADA COM VOCÊ.

Certo, certo.
Vamos ao que interessa: a negação do Ranpo depois de ter usado sua "Ultra Dedução" mesmo sem estar de óculos e num ambiente que não permite "poderes paranormais".

Terminei de assistir essa parte para poupar vocês de falsos comentários de surpresa, uma vez que, BUNGOU STRAY DOGS É A MINHA DECADÊNCIA PERANTE OS ANIMES. JÁ ASSISTI VÁRIAS VEZES AS DUAS PRIMEIRAS TEMPORADAS, ENTÃO CERTAS "NOVIDADES" já não são mais "tão novas assim".

Uma das coisas que mais gosto é dar minha "primeira impressão", totalmente livre de informações anteriores e basicamente feita no susto. Sério, essas reações são preciosas demais.

Como não vai rolar nesta temporada, vou apenas contar o que aconteceu na época: tentei seguir com a história, fiquei encafifada, quando a Yosano "morreu" eu tive uns trecos, queria saber como ela descobriu que não poderia usar seu poder e não descobri o assassino. Só achei que o Ranpo poderia parar de frescura e usar logo a habilidade que tem.

Bom, ao contrário do quinto episódio em que a história parecia ter mais sentido e deu vários elementos para que um espectador mais observador também chegasse a algumas conclusões... Aqui não foi o caso.

Essa parte do episódio serviu apenas para reafirmar que:
-O Ranpo não é paranormal, é anormal mesmo;
-Sua inteligência sobrepõe muitos poderes;
-A Agência foi fundada entorno do Ranpo e toda a conversa desse episódio faz com que a gente pense que o moço tem/tinha algum problema sério de autoestima;
-E a "inversão de papéis" feitos por Kafka Asagiri.
Eu toda vez que um personagem com nome pomposo e difícil de decorar aparece.
Na real, o escritor original Edogawa Ranpo era muito fã do também escritor Edgar Allan Poe. Tanto é que nasceu Tarou Hirai e optou por usar um pseudônimo, que o tornou conhecido por todo o mundo.

É uma brincadeira com a leitura do nome do Poe: Edoga (Edgar) Waran (Allan) Po (Poe).

Na história de Bungou, o nosso doido varrido do Poe se junta A GUILDA provavelmente depois de saber que iriam ao Japão caçar sarna para se coçar.

Ele deve ter pensando: "Hum... Japão. É onde o Ranpo mora. OBA! VOU LÁ!"
O homem é um fã incondicional do nosso detetive com péssimo senso de direção, que tem memória seletiva e uma habilidade bizarra que deixa as pessoas confusas.

BASICAMENTE EU MESMA, porém, sem fãs.

Confesso que fiquei um pouco chateada com o fato da história acontecer em 2050 (duvido que a gente chegue a morar no espaço sideral - astronautas não contam). Sobre as roupas... Bom, a mocinha da realeza disse que tinha ido ao quarto do zelador pedir por uma muda de roupas melhores, então faz sentido que todos estivessem usando roupas FORNECIDAS NO LOCAL.

O negócio do protagonista ser o assassino e do Ranpo ter encontrado as luvas... Bom, aí foi coisa puramente da pessoa que criou Bungou. É como o pay-per-view do Big Brother Brasil. O que nós assistimos nessa primeira parte do episódio foi a versão editada pela Globo, do jeito que ela achou necessário.

Achei um pouco triste, porque omitiu-se a parte REALMENTE GOSTOSA do mistério: as dicas que vão sendo dadas durante os acontecimentos.
Fornecer informações privilegiadas aos personagens e deixar o espectador com migalhas, é o tipo de sacanagem que eu não gosto.

Voltando à história...
Quando a Dra. Yosano percebe que o nosso adorável comedor de lanchinhos se recusa a "entrar no jogo" e fica de manha por causa de seus óculos, ela dá um jeito de contornar a situação, se colocando em perigo para que assim o detetive não tenha escolha.

E OLHA SÓ, AMIGOS!
NÃO É QUE TINHA UM PAR DE ÓCULOS ALI PRONTO PARA SER USADO?

Sim, existe uma importância nos óculos que o Ranpo normalmente usa, eles foram dados pelo Fukuzawa em algum momento que marcou a vida do detetive.
E ele usou isso como gatilho para ativar o seu "poder".
Eu amo uma mulher e ela se chama "Akiko Yosano".
Ainda acho que é problema sério de autoestima. Por isso ele tem essa personalidade egocêntrica e todos o "bajulam". É um jeito do Ranpo não se sentir de alguma forma inferior ou inútil.

Lembrando que não leio o mangá e sei de pouquíssimos spoilers.

Agora temos Dazai e Ranpo avaliando todas as informações dadas pelo Poe (migo, A Guilda te come frito se descobrir isso daí) e pensando num jeito de invadir Moby Dick.

DAZAI SÓ PENSA EM BOMBA!

Sem falar que...
MAMORU MIYANO E HIROSHI KAMIYA NUMA MESMA CENA É ALGO DIVINO!
São dois DEMÔNIOS de vozes lindas NUM MESMO ANIME, juntos NUMA CENA. Só os dois. Só esses satanazes da Agência. EU AMO QUEM ESCALOU ESSES DUBLADORES PARA EXATAMENTE ESSES PERSONAGENS!

"Kenji da Divisão de Operações Paranormais"?
Quem é "Kenji da Divisão de Operações Paranormais"?
O Kenji Miyazawa é da Agência. Da Divisão só conhecemos por aqui o Ango Sakaguchi.

Calma, Sushi, ninguém entendeu a conversa...
SÓ EU QUE JÁ ASSISTI ESSA MERDA UMAS QUATRO A CINCO VEZES... SEI LÁ! PERDI AS CONTAS DE QUANTAS VEZES VENDI MINHA ALMA DE BLOGUEIRA ASSISTINDO ESSE ANIME DO CAPETA!

Agora só falta eu reassistir a terceira temporada, algo que ainda não fiz.
FAREI NUMA BOA OPORTUNIDADE, AFINAL, CHUUYA DE QUINZE ANOS ENCRENCANDO COM DAZAI DE QUINZE ANOS, COMO NÃO AMAR?

O negócio de "terminar no mar"... MAAAAAAAAAAAAANO...
Essa foi só uma das minhas explosões mentais. Uau.

HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
QUEBROU A PERNA, STEINBECK? QUEM MANDA MEXER COM MEU HUSBANDO DA MÁFIA DO PORTO? Agora vamos quebrar as pernas do Burguês Safado juntos!
Quando o escritor é tão bom, que você além de entrar no livro, NÃO QUER SAIR por nada!
Mark Twain foi tão qualquer coisa durante esse arco, que na peça teatral simplesmente esqueceram sua existência. Ah, se bem que o Poe também não estava lá, né? Triste. O Poe teve só essa cena da primeira parte do episódio...

Quer dizer que tinha UMA VINHA DO DIABO, digo, DO PROLETARIADO no Quarto da Anne? Bonitinho a Lucy dizer que falou que ficaria tudo bem para o Atsushi poder pular do Moby Dick. Awn, Lucy~

E aí, Louisa Alcott? Desgraçando muito a cidade de Yokohama, fofa?

ENTÃO, GENTE...
O DAZAI NÃO MORREU NO ACIDENTE DE CARRO! (Mas cê jura, Kimono?)
O ANGO TAMBÉM NÃO! AINDA BEM QUE A DRA. YOSANO VAI DAR UM JEITO NISSO, NÉ? huehuehue

Nossa, MAS EU PAGAVA PRA VER A YOSANO QUEBRANDO O ANGO antes dele ficar bem de saúde de novo. EU PAGAVA PRA VER, SEM BRINCADEIRA NENHUMA!

E ficamos sabendo aqui que a nossa adorável Kyouka AINDA NÃO É uma integrante oficial da Agência. Para isso ela precisaria passar por um teste, como aconteceu com o Atsushi.

Aí fica a pergunta: POR QUE NÃO FIZERAM ISSO ANTES?
Estavam estudando a garota e vendo se ela não cairia nos antigos hábitos?

Ango, se o Dazai PLANTOU UMA BOMBA NO CARRO DO CHUUYA antes de deixar a Máfia do Porto, por qual motivo ele não MEXERIA NO SEU CARRO, sendo que você participou indiretamente da morte do Odasaku?

KARMA IS A BITCH.
[KARMA É UMA CARALHA.]

O airbag do lado do motorista não ativou, por isso Ango quebrou uma perna e está todo enfaixado. Aliás... DARIA PARA DIZER QUE O ANGO ESTÁ FAZENDO COSPLAY DE DAZAI?

Atsushi sendo pessimista quanto à Kyouka.
FILHO, VAMOS LUTAR PARA SERMOS MAIS OTIMISTAS, NÉ? VAMOS TER UM POUQUINHO DE FÉ NA KYOUKA!

Aí a gente descobre um dos fatores pelo qual a Agência de Detetives Armados É UMA ORGANIZAÇÃO ILEGAL: ela esconde um helicóptero dentro de uma biblioteca! Ou pelo menos é o que parece.

"Yogarasu" está mais para "Corvo da Noite" ou "Corvo Noturno", do que "Pássaro da Noite". Podia ter menção honrosa ao Karasuno, sabe, Crunchyroll? (Olha a louca sendo louca)

Por que mandar Sushi sozimnho na invasão?
a) Ele já esteve lá e se for capturado, o manterão vivo (sob quais circunstâncias, aí já é pedir demais);
b) Trabalha bem sobre pressão, ainda mais tendo a habilidade que tem;
c) SE A MÁFIA DO PORTO MANDAR O AKUTAGAWA, A CHANCE DELES EXPLODIREM TUDO É MAIOR;
d) Todas as opções anteriores.
Gostaria que os outros personagens reconhecessem o quanto matam a gente com sua beleza, como o Ranpo reconhece sua função na história-desafio do Poe.
Vocês deveriam levar o Tanizaki muito a sério.
Além de assassino e psicopata por causa da Naomi, ele ainda pilota helicóptero E CONSEGUE USAR O PODER DELE PARA DISFARÇAR O MEIO DE TRANSPORTE!

Ok que eles se aproveitaram do fato de que um helicóptero da própria Guilda estava entrando no Moby Dick e os sensores deles ficam fora do ar por dois minutos e dez segundos.

Aí o que aparece dentro desse helicóptero: O CÃO SILENTE E RAIVOSO DA MÁFIA DO PORTO!

Por um instante eu me iludi bonito e pensei que o Tanizaki ESTAVA CRIANDO OUTRO TRANSPORTE VOADOR com o seu poder!!! EU JÁ VI ESSA TEMPORADA UMAS TRÊS A CINCO VEZES! COMO É QUE ESQUECI DE QUE FORMA O IDIOTA DO AKUTAGAWA ENTRAVA NESSA MERDA DE LUGAR?

Ah.
Quem se importa com o Akutagawa? Eu não me importo! SÓ QUANDO ELE MEXE COM O MEU FILHOTINHO DE TIGRE!

Aí acabou o episódio.

Atsushi: Não acabou não, mãe! Explica o negócio direito!

TÁ BÃO, SUSHI DE TIGRE, TÁ BÃO.
A invasão no Moby Dick FOI UM VERDADEIRO SUCESSO, tanto para a Agência quanto para a Máfia.

Atsushi Nakajima, antes de descobrir que seu coleguinha favorito de Jardim de Infância também está por lá, ficou sabendo que A Guilda evacuou praticamente todos os membros.

Lovecraft está dormindo por aí.
O Poe deve ter dado um tempo, uma vez que, FOI ELE QUEM REVELOU OS SEGREDOS SOBRE A FORTALEZA FLUTUANTE.
Louisa Alcott, Mark Twain, Lucy Montgomery e John Steinbeck estão de carro passando pela ponte Rio-Niterói... Não, pera...

Aliás...
AINDA BEM QUE A EMBREAGEM NO JAPÃO DEVE SER DO LADO DIREITO, NÉ? PORQUE SE NÃO ME ENGANO O STEINBECK QUEBROU A PERNA ESQUERDA ou algo do tipo... E AINDA BOTAM O PROLETÁRIO PARA DIRIGIR... Nem para isso você serve, Mark Twain?
Todos nós somos a Dra. Yosano nessa cena. Menos eu, que estaria gargalhando.
Nível de relevância de membros d'A Guilda (de mais tempo de tela para menos):
-Burguês Safado;
-John Steinbeck;
-Lovecraft;
-Lucy Montgomery;
-Margaret Mitchell;
-Nathaniel Hawthorne;
-Louisa Alcott;
-Herman Melville;
-Edgar Allan Poe;
-Mark Twain.

Muito bem, o plano é tornar Moby Dick uma bomba e jogá-la bem em cima das sedes da Máfia do Porto e da Agência de Capirotos Ativos. E dado o tamanho dessa coisa, É PRA DESTRUIR YOKOHAMA JUNTO.

Atsushi: Sr. Dazai, escutou isso?
Dazai: Sim.
Atsushi: E...?
Dazai: Bom, agora é fazer o que o vovô aí disse e ir atrás do terminal que está muito bem guardado, assumindo assim o controle do Moby Dick.
Atsushi: Sr. Dazai, o plano era invadir o Moby Dick e neutralizá-lo.
Dazai: E esse continua sendo o plano, ué.
Atsushi: SÓ QUE AGORA FICOU MAIS DIFÍCIL!
Dazai: Que foi? Quer dar pra trás AGORA?
Atsushi: ...Não.
*tururu tururu*
Dazai: Atsushi, aguarda aí. *atende a outra linha* Alô?
Mori: Oi, Dazai, tudo bem?
Dazai: Tava antes de você ligar. Que foi?
Mori: Mandei um presentinho para o pessoal d'A Guilda.
Dazai: UMA BOMBA?! o_o
Mori: Não, coisa pior. :3
Dazai: O CHUUYA?! O_o
Mori: O Akutagawa.
Dazai: Ah... *desliga na cara do Mori* ATSUSHI!
Atsushi: Oi, Sr. Dazai. -_-
Dazai: Relaxa que mandaram reforço pra te ajudar!
Atsushi: Sério? Quem? *-*
Dazai: Descubra com três dicas! Tem uma capona preta, faz "cof cof" sem parar e te chama de "HOMEM TIGRE".
Atsushi: ...
Dazai: ...
Dazai: Atsushi? Ainda está aí?
Atsushi: Eu odeio esse emprego.
Dazai: JÁ EU AMO MUITO! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

E depois disso...

Atsushi encontra o Akutagawa.
Akutagawa: Homem tigre!
Atsushi: Ah, cu...
Akutagawa: ?!
Atsushi: ...TAGAWA!!!
Eu queria ver esse Ango ligando para o Ango de Bungou to Alchemist vir dar uma surra no Dazai de Bungou Stray Dogs. ACHO QUE SERIA MUITO LINDO, NÃO?
Ainda não acredito que o Ango aceitou ser tratado pela Dra. Yosano num acordo com a Agência. ESSE IMBECIL NEM DEVE SABER COMO A YOSANO TRATA DAS FERIDAS DAS PESSOAS!

Tudo isso para reaverem a Kyouka.
Obviamente o governo sabe que ela não é membro oficial do grupo do Fukuzawa e por isso a mantém presa num avião não tripulado. Prisão para paranormais perigosos.

E o Fifi vocês enfiam aonde?
Kimono, deixa o personagem que ainda não apareceu em paz...

Bom, não tem mais nada para acrescentar sobre o episódio, né?
NÃO, NÃO TEM, LEITOR! Só as pesquisas e outro detalhe.

Edgar Allan Poe é dublado por Toshiyuki Morikawa.

Quem foi Edgar Allan Poe?

No anime: Membro e arquiteto(?) d'A Guilda. Anteriormente, detetive.

Seu poder "O Gato Preto na Rua Morgue" é inspirado em dois contos. O primeiro é "O gato preto" , que conta a história de um homem casado que tem vários bichinhos de estimação, entre eles um belo gato preto muito carinhoso. Com o passar do tempo e talvez do abuso do álcool, a relação desse homem com outros seres vivos vai se modificando.

O segundo é "Assassinatos na/da Rua Morgue". Auguste Dupin, morador de Paris, resolve desvendar o mistério das mortes na Rua Morgue, arrastando seu amigo (que é o narrado dar história) junto. Dupin é dono de uma mente dedutiva incrível e acaba se envolvendo na resolução do crime apenas por diversão.

Na vida real: Foi um escritor, poeta, editor e crítico literário estadunidense. 

Apesar de ser considerado um integrante do movimento romântico, seus contos além de conter mistérios também pendiam fortemente para o macabro. É considerado o inventor do gênero de ficção policial e um contribuidor da ficção científica, quando esta ainda começava a surgir na literatura.

Diz-se que foi um dos primeiros escritores a tentar viver apenas de seus trabalhos literários. Seu personagem C. Auguste Dupin, um detetive não-profissional, foi inspiração para Sherlock Holmes de Sir Conan Doyle.

(E como alguém que leu ambas as obras, sinceramente acho o Dupin do Poe muito mais carismático e interessante do que o Holmes de Doyle. Opinião estritamente particular.)

Também contam que era um crítico literário ferrenho.

Poe gostava muito de criptografia e mensagens cifradas.
Por conta de sua mente analítica bem trabalhada pela cultura dos jornais e periódicos, escreveu "O Escaravelho de Ouro" usando o mais básico da criptografia. Se aproveitou do crescente interesse do público no assunto e do pouco conhecimento que tinham para resolvê-lo.

Apesar de todas essas genialidades, teve problemas financeiros.
E problemas com álcool. Esse era boêmio até a raiz dos cabelos, tanto é que foi expulso da Universidade de Virgínia durante sua adolescência, depois de apenas um ano de frequência por lá.

Curiosidades: Casou-se secretamente com sua prima Virgínia que tinha apenas 13 anos na época do matrimônio (1836), enquanto Poe já era um homem de 27 anos. Pedofilia oi?

Ela morreu dois anos depois de tuberculose.

A morte de mulheres importantes na vida de Poe é um tema recorrente também em suas escritas. Perdeu a mãe quando tinha pouco mais de um ano, a tia que o adotou quando era jovem e por fim a esposa.

Segundo o Wiki de Bungou, o autor tinha um gato de estimação que vivia em seus ombros. Acredita-se que o fato do personagem ter um guaxinim como mascote é influência do filme "O Corvo" (2012), em que John Cusack (no papel do escritor) aceita ficar com um guaxinim que ganhou.

O guaxinim do Poe de Bungou se chama "Karl".

Wikipedia: Edgar Allan Poe
Wiki: Bungou Stray Dogs - Edgar Allan Poe
Como é que uma COISINHA ADORÁVEL como esta foi parar n'A Guilda? Sim, estou falando do Karl.
Quem foi Herman Melville?

No anime: Antigo líder d'A Guilda (sim, foi spoiler).

Seu poder "Moby Dick" é inspirado na obra de mesmo nome.
Conta a história de um grupo de marinheiros que perseguem a baleia Moby Dick. É inspirado no naufrágio do barco baleeiro Essex.

Na vida real: Foi um escritor, poeta e ensaísta estadunidense.
Teve um início de carreira muito bom financeiramente e em questão de crítica, com seus livros "Typee" e "Omoo", resultados de suas aventuras como marinheiro, incluindo algumas semanas vivendo com uma tribo de canibais (Typee) e sua participação no motim de um navio que havia acabado de entrar, sendo posteriormente preso no Tahiti (Omoo).

Depois disso suas histórias foram recebendo tons mais melancólicos e desagradando o público. "Moby Dick" não foi bem recebido na época da publicação por mostrar o lado mais destrutivo do homem. Em compensação, depois de muito tempo de sua morte, já no século XX, a obra da baleia branca foi aclamada mundialmente.

Morreu no ostracismo e no obituário do The New York Times seu nome foi atribuído como "Henry Melville".

Curiosidades: Em 1850 conheceu Nathaniel Hawthorne e chegou a dedicar "Moby Dick" ao amigo. Antes disso acabaram "trocando" análises de suas histórias. Hawthorne sobre "Typee" e Melville sobre "Power of Blackness".

Wikipedia: Herman Melville
Wiki: Bungou Stray Dogs - Herman Melville


Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos na season finale de Bungou Stray Dogs!

Por Kimono Vermelho aquela que pensa seriamente em escrever fanfics deste anime e fortuitamente sempre desiste - 20/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/