domingo, 21 de abril de 2019

Carnaval 2019 - Primeiras Desimpressões do OVA de Bungou Stray Dogs: Hitori Ayumu

O blog tarda, mas não falha!

Chegou o #CarnaKimono2019, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Agora que o feriadão passou e você deu um jeito de fugir dos confetes, serpentinas e marchinhas, venha curtir o melhor Carnaval Otaku... FORA DE HORA!

Confira a programação no post de abertura do CarnaKimono e venha fazer a festa conosco! #SeloLaFolia
Ficha técnica
Título: Bungou Stray Dogs: Hitori Ayumu

Diretor: Takuya Igarashi
Estúdio: Bones
Temporada: Bungou Stray Dogs / Bungou Stray Dogs 2
Onde assistir?: Crunchyroll


Bungou Stray Dogs
25º episódio - OVA: Hitori Ayumu
"Apertada", Atsushi, foi a pessoa iludida que participou dos blocos de Carnaval e achou que teria banheiro público perto e para todo mundo... VISH!
Opinião: Com a estreia da terceira temporada, resolvi trazer as análises do OVA "Caminhando a sós" (originalmente "Hitori Ayumu") e, claro, DO FILME QUE NINGUÉM MANDOU CONVITE só porque eu desci a lenha na primeira temporada.

MUITO CHATEADA, SATO COMPANY E CRUNCHYROLL!
Posso não ser da famosa Blogosfera Otaku brasileira, mas a LIMBOSFERA FAZ PARTE DESSA COMUNIDADE, POXA!

Ok, estou dando uma de Rei dos Quizzes (10) aqui.
Calhou que a estreia de Dead Apple no cinema foi numa época tão agitada que eu não poderia ir... MESMO ASSIM, POXA, EU QUERIA UM CONVITE! QUERIA ME SENTIR ESPECIAL!

QUERIA ME SENTIR ESPECIAL FORA DA LIMBOSFERA OTAKU!

Mas como diz a sabedoria popular: "Há males que vêm para bem".
Com o filme liberadão na CR, descobri que seriam MUITAS INFORMAÇÕES e que no cinema eu não conseguiria captar TODA A ZOEIRA possível, então daqui a uma hora vocês choram sangue lendo o post, ok?

VAMOS FALAR DESTE OVA FOCADO EM QUEM? Nele mesmo, leitor, NO MOZÃO DOS MOZÕES! NO HOMEM QUE TEM UM CRONOGRAMA IMPECÁVEL! NO IDEALISTA MAIS RADICAL DE TODOS! No homem que o Dazai quer que morra estressado!

DOPPO MARIDÃO KUNIKIDA!

E como eu não tenho controle na minha vida, principalmente se envolve esses personagens inspirados em escritores reais, resolvi assistir as versões legendada e dublada.

A análise é obviamente da primeira com direito a comentários sobre a segunda.

Este OVA aparece como o 25º episódio de Bungou 2 na Crunchyroll, apesar de mostrar a abertura "Trash Candy" da banda GRANRODEO e o encerramento "Namae wo Yobu yo" da banda Luck Life, músicas da primeira temporada do anime.

Muito bem, a história contada aqui é de mais um dia razoavelmente normal na vida da Agência de Detetives Armados, com o Kunikida cheio de compromissos, o Dazai aporrinhando e um caso sendo resolvido.

O cronograma impecável do mais idealista entre os detetives é quebrado por uma maleta suspeita entregue a um civil. Descobrindo se tratar de uma bomba, Kunikida precisa correr contra o tempo para prender esse bombardeiro e salvar o maior número de vidas possível.

Pronto, agora que pareci uma blogueira normal, VAMOS DESPIROCAR DAQUELE JEITINHO QUE SÓ A LIMBOSFERA MOSTRA!
Apenas protejam esse pobre Kunikida...
Eu fico pirada com cronograma, mas perto do maridão não sou nem a sombra da organização. Ele tem tudo programado praticamente de minuto em minuto e isso é um pouco assustador.

Além disso o "idealista radical" parece acumular mais duas funções: a de mãe da Agência e divertimento preferido do maníaco suicida.

Não é à toa que descobrimos no final do OVA que o coitado foi escolhido como sucessor do presidente Yukichi Fukuzawa. Se algo acontecer ao amante de gatos e exímio fatiador de gente, quem assume é o Kunikida.

Não é tão ruim.
Finalmente algum lugar com um vice decente e confiável.

A melhor parte fica com o Ranpo tirando o dele da reta e chegando a dizer em português para "não inventarem moda" e... COMO ASSIM AS PESSOAS TÊM A CAPACIDADE HAKONÍSTICA DE ACHAR QUE O DAZAI DARIA UM BOM SUBSTITUTO DE FUKUZAWA?

E a cereja do bolo é que quando citam essa sandice, ele está se contorcendo para encontrar um novo modo de atormentar os poucos neurônios que o mozão ainda tem funcionando naquela cabecinha metódica.

Yoshimasa Hosoya que me perdoe, mas o Fábio Azevedo vence aqui com a interpretação de MELHOR CHILIQUE!

Amo muito o Hosoya fazendo o Kunikida (na real, eu amo o Hosoya), só que o Fábio encarnou a alma do personagem e DESPIROCOU COMO UM VERDADEIRO OBCECADO PELO CADERNO E PELO MESTRE QUE O FAZ!

Os dois dubladores não merecem apenas Palmas não, MERECEM O TOCANTINS INTEIRO!

O que foi? Ah, leitor, se você caiu aqui de gaiato já vou avisando: faço piada ruim mesmo e vida que segue.

O que eu não gostei tanto na versão brasileira foi a "chamada".
Quando o telefone do Kunikida toca em japonês é possível reconhecer a voz do Mamoru Miyano naquele toque SIMPLESMENTE PERFEITO, enquanto que no áudio tupiniquim a gente fica procurando o Diego Lima e não encontra.

Por mais que o leitor venha bater o pé dizendo que ambos os áudios foram distorcidos... Releia o parágrafo acima e grife bem na sua mente a parte "reconhecer".

Já quando ouvimos o toque em português... parece mais o Otávio Mesquita na época em que usava o mesmo recurso  em um dos seus programas de final de noite (em que ele fazia um personagem).
Ué... Saiu de louco suicida para... LOUCO HOMICIDA, DAZAI?!
Sim, sou velha, vida que segue. Infelizmente não consigo escolher algumas memórias auditivas, então lidem com isso.

É claro que isso não destrói a experiência de ninguém com a história, é apenas um comentário feito por UMA BLOGUEIRA DE ANIMES. Meu trabalho aqui é dar as minhas impressões carregadas com o meu conhecimento na área e na vida.

Sem falar que... O Diego me traz a mesma sensação que tenho com o Miyano: amo e odeio as vozes deles. É algo que comentei em Kamisama Hajimemashita (só sobre o moço japonês).

E já que estamos falando de versão brasileira Unidub...
COMO A GENTE FAZ PARA CASAR COM ESSA DUBLAGEM?

Aos 04:10 minutos (sim, eu anotei) o Kunikida diz: "Se eu perdesse este trem..."

IMPOSSÍVEL A PESSOA SE SEGURAR E NÃO SOLTAR UM: "...que sai agora às onze horas, só amanhã de manhã".

Duvido muito que tenha sido proposital essa deixa para a música "Trem das Onze" dos Demônios da Garoa, no entanto, SOU VELHA E CURTO FAZER BAGUNÇA, BELEZA?

Certo, leitor, você está aqui para ler a análise ou "primeiras impressões" do OVA.

Bom, é uma história interessante, consta no mangá e Yokohama tem linha de trem de frente com uma de monotrilho. YOKOHAMA, UM DOS MELHORES LUGARES DE KANAGAWA... DEPOIS DE HAKONE É CLARO!

Afinal, lá tem muitas termas, uma corrida de final de ano e um bando de criança louca. COMO NÃO AMAR?

Eu juro, leitor, que queria ter controle nessa vida, só que eu não nasci uma televisão. Fim de papo.

Muito bem, falemos dos personagens que realmente importam aqui: Kunikida, Aya, Katsura, Dra. Yosano e CHUUYA NAKAHARA, aquele pedaço de mau caminho.
Para que andar igual as outras pessoas, SE VOCÊ PODE USAR O SEU PODER E ANDAR NO TETO, NÃO É MESMO? Chuuya, QUE HOMEM.
A parte mais relevante do episódio acontece exatamente com os três primeiros, enquanto os outros dois só aparecem para serem apreciados.

Como os planos do Dazai falharam e o Mozão dos Cronogramas seguiu com a sua "agenda", o destino teve que fazer o trabalho sujo e permitiu que o detetive visse a hora em que um suspeito entregou uma maleta para uma menina.

O bom é que o Kunikida tem uma memória maravilhosa e lembrou do Tanizaki dizendo que tinham recebido uma denúncia que descrevia exatamente a mesma situação.

IMAGINA QUE HOMÃO DA PORRA ESSE KUNIKIDA, CORRENDO PELA ESTAÇÃO COM APENAS 34 SEGUNDOS PARA A BOMBA EXPLODIR!

Lembro que na primeira vez que assisti este OVA (e já tem mais de ano), fiquei embasbacada ao ver o moço PULAR A CATRACA. Bom, se é para salvar vidas, regras às vezes podem ser quebradas.

Se isso aqui fosse uma corrida de revezamento, o Dazai teria passado o bastão para Aya Kouda, a menina que recebeu a maleta do estranho e quer porque quer ir atrás dele para dar uns sopapos.

Sim, muito termo de velho que é para o leitor jovenzíneo ter mais vocabulário quando chegar na redação do ENEM. De nada.

Risadas constrangidas à parte, ONDE QUE CIVIL TEM QUE SE METER NUM TRABALHO ARRISCADO DESSES? Ok, não sei se a Agência de Detetives Armados conta os membros como reles civis ou não. E isso que a gente tem que lembrar que lá dentro trabalham alguns capirotos com poderes.

Antes que a gente fique discutindo por uma coisa dessas, vamos falar sobre como coisas desnecessárias aconteceram neste episódio e poderiam simplesmente não ter rolado.

A Aya forçando a ida com o Kunikida na base de uma falsa acusação de abuso/estupro. O planeta já deveria ter aprendido que apesar de isso realmente existir no nosso mundo, é um recurso que inviabiliza AINDA MAIS a vida da vítima.

Normalmente elas são desacreditadas e colocadas como "culpadas", quando na realidade não são, e esse é um dos fatores que prejudica a denúncia desse crime.

A segunda coisa que também poderia não ter existido é aquela conversa dos minutos finais em que a Aya comenta que o Kunikida parece não ter namorada e nem esposa, insinuando que eles poderiam se conhecer melhor uma hora dessas.

Não é comentada a idade da garota em NENHUM LUGAR, porém, julgando pelo tipo de história que acompanhamos em Bungou, ela muito provavelmente é menor de idade. A Aya parece menor que a Kyouka Izumi, que tem 14 anos e é membro da Agência.

E para quem não sabe, na série o Kunikida tem 22 anos.

Eu poderia gastar alguns parágrafos aqui para falar sobre o Japão fechar os olhos para a pedofilia, além de comentar casos realmente perturbadores, contudo, o texto já está meio grande e o Blogger costuma dar problema para salvá-lo nesse caso.

Passemos agora para o bombardeiro, Katsura Shousaku.
Ao contrário daquele teatro com o Tanizaki (02), aqui o rapaz realmente tem raiva da Agência, ou melhor, do Kunikida e suas doze horas de sermão.
Sabe aquela pesquisa do "salva um ou salva vários"? Cá está mais um uso prático.
Ele foi preso pelo detetive quando ainda era estudante e fez uma bomba que destruiu um prédio da escola! Todo aquele papo de ideais deixou o garoto tão fulo que ele resolveu agora DAR A LOUCA e EXPLODIR TUDO!

E não no modo mais ou menos saudável do Bakugou.

O bom é que tudo acabou corroborando para terminar da melhor forma possível: a Dra. Yosano na estação bem quando o Kunikida estava nas mãos do Katsura e... o Chuuya chegando só para nos agraciar com a sua linda voz, chamando o Dazai de "burro".

E que sacada incrível a de usar o poder sem necessariamente precisar segurar o caderno, hein? KUNIKIDA E SEUS TRUQUES DE MESTRE!

Aliás, sempre me impressiono com a resistência dos personagens de animes. O bonitão não só levou uma porretada na cabeça que o fez desmaiar, como apanhou tantas vezes QUE A CABEÇA COMEÇOU A SANGRAR E ELE NÃO MORREU!

Saindo disso, descobrimos que o alvará que permite o trabalho da Agência dentro da legalidade não foi dado à empresa, e sim AO PRESIDENTE Yukichi Fukuzawa.

Pelo menos é isso que o tiozinho do governo disse.
Lembram? O Mori fez um inferno para conseguir um também.

Por isso recebemos a importante informação que, quando o amante de gatos está fora, quem comanda a bagaça é o Mozão dos Cronogramas!

E FALANDO EM OUGAI MORI, toda essa situação que envolveu o coitado do Kunikida estaria mais do agrado do chefe da máfia (na parte da pedofilia), enquanto aquele momento de suicídio a dois (quando o idealista escolhe não deixar a Aya morrer sozinha) seria pErFeITo para o "burro do Dazai".

E aproveitando a deixa para falar do mais lindo ser da Máfia do Porto...
Eu sinto muito, Kishou Taniyama, mas o amor pelo Felipe Zilse no Chuuya é MUITO MAIOR.

Ok que algumas cenas de humor, na minha visão, funcionaram melhor em japonês do que em português. E não digo isso reclamando de entrosamento entre dubladores ou tradução, e sim de diferença de interpretação e talvez... localização?

Os diálogos entre o Miyano e o Taniyama têm um diferencial muito por causa do trabalho do primeiro, que consegue dar facilmente à sua voz qualquer característica que seja exigida.

Na segunda temporada quando o Dazai e o Chuuya precisam trabalhar juntos, aquela conversa enquanto descem as escadas é simplesmente perfeita. Não temos uma grande reação visual do Dazai quando diz que era mentira sobre achar que o Chuuya tinha bom gosto para sapatos, no entanto, a voz do Miyanoum tom que nos faz cair na gargalhada.

O mesmo acontece no primeiro episódio quando ele desmente que se pendurar em vigas era bom para espasmos nos ombros.
Espero que a condição 31 seja sobre a Esposa Ideal precisar ser maior de idade.
Por mais que o Diego Lima tenha feito um trabalho incrível, aquele tom piadista do Miyano se sobressai e torna o Dazai naquele personagem que a gente não sabe lidar. Ou você ama muito ou odeia na mesma proporção. Ficar alheio a ele é algo muito estranho.

Ainda bem que os dubladores não foram instruídos e muito menos resolveram imitar a versão japonesa. Essa decisão poderia ter estragado a obra numa proporção desgracenta.

Por isso não encarem meus comentários aqui como críticas.
São apenas pontuações sobre diferenças, o que não desmerece o trabalho de ninguém!

Falei tanto de dublador que chegou a hora de comentar o que mais gosto quando assisto animes!

Aya Kouda é dublada por Minako Kotobuki.

Seus destaques são: Asuka Tanaka de Hibike! Euphonium (Kyoto Animation), Natsu Takasaki de Baby Steps e Tsumugi Kotobuki de K-ON! (Kyoto Animation).

Katsura Shousaku é dublado por Masakazu Morita.
Seus destaques são: Ichigo Kurosaki de Bleach, Barnaby Brooks Jr. de Tiger & Bunny (Sunrise) e Ki-ja de Akatsuki no Yona.

Não encontrei os cditos dos dubladores brasileiros no Dublanet.

Acabei chutando que o Katsura Shousaku poderia ter sido dublado pelo José Otávio Guarnieri. Lembrei por causa do papel dele que mais me marcou: Kenshin Himura de Samurai X/Rurouni Kenshin.

A dubladora da Aya... eu não tenho nem sombra de ideia.

Agora falando sobre os personagens...

Aya Kouda foi uma romancista e ensaísta japonesa, que parecia ter no sangue o dom para a escrita, já que seu pai era escritor e sua filha e neta seguiram esse ramo.

Ou seja, temos aí mais uma vez Bungou trazendo um personagem inspirado em um escritor real.

Já Katsura Shousaku foi nomeado a partir de um personagem da obra "An Uncommom Commom Man" de Doppo Kunikida, segundo o Bungou Wikia.

Não serei vencida pelo cansaço!
Eu acho engraçado que esse "armados" da Agência só vai fazer TOTAL SENTIDO no post de daqui uma hora. hohoho
Está aí o meu poder inspirado no "Undefeated by the Rain" (originalmente Ame ni mo Makezu) de Kenji Miyazawa.

Hoje é um dia especial com DOBRADINHA DE BUNGOU STRAY DOGS!

E aí, leitor, está curtindo o Carnaval atrasado do blog?
MELHOR TARDE DO QUE NUNCA, NÃO É MESMO?

P.S.: 58 condições no Projeto da Esposa Ideal. Kunikida quer morrer sem casar.

Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir essa festa FORA DE ÉPOCA comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos hoje às 14h com o filme Bungou Stray Dogs: Dead Apple!

Por Kimono Vermelho aquela que provavelmente falha em 57 das 58 definições de Projeto "Esposa Ideal" do Kunikida - 21/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/