quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Mob Psycho 100 - #01 e #02

HOJE É DOBRADINHA DO QUE, LEITOR?
DOBRADINHA DE "ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA NESTE BLOG", LEITOR!

Hoje você curte MOB EM DOBRO! Sim, é promoção!
Às 13h você acompanhou a season finale da segunda temporada e agora... O CICLO RECOMEÇA COM A PRIMEIRA TEMPORADA! YEEEEEAH!

Mob Psycho 100 conta a história de Shigeo Kageyama, mais conhecido como "Mob", um estudante do Ensino Fundamental que só quer ter uma vida normal. Seu diferencial? Ele é um poderoso paranormal que ajuda seu mestre em casos de exorcismo.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

COMO TÁ O BEBÊ DE MAMÃE, MOB MEU AMOR?


Mob Psycho 100
1º episódio
"Droga, Mob, olha a Kimono não largando o osso! Dá para exorcizá-la?" "Não, mestre, ela é minha segunda mãe."

Opinião: OLAR, LEITOR, TURO BEIN?

Se você estiver lendo este texto EXATAMENTE NO DIA DE HOJE, quarta-feira, 21 de agosto de 2019, saiba que vou participar a partir das 21h do Bar Otaku com Raul Lima, oFoxSen, Catarino Caio e Pedro Gu4rani! Acompanhem o meu Twitter, que vou passar o link da live quando for a hora!!!

Falaremos da dublagem de Mob Psycho 100 e do trailer da coprodução da Crunchyroll, BLACKFOX. Você pode ler meus comentários sobre os dois no post do evento "Deu Bocchi". hehehe

Resumindo: a CR sorteou ingressos para conferir os três primeiros episódios de Mob 2 dublado no cinema e eu ganhei. Daí fui cobrir o evento. Sério, leia o post, ESTÁ TÃO ENGRAÇADO para rir da minha cara de idiota...

Então... Tenho duas toneladas de considerações antes de falarmos sobre o primeiro episódio da primeira temporada desse clássico da década de 10 dos anos 2000.

Para entender o caso de Mob Psycho 100 neste blog é preciso rever alguns textos meus antes de seguir.

Claro que, se você não conhece a obra, assistiu e de repente caiu de gaiato aqui, pode ignorar e seguir com a leitura.

PORÉM, altamente recomendo que dê uma olhada, POIS VAI FAZER TODA A DIFERENÇA durante os posts semanais.

Muito bem, leitor, durante a Temporada de Verão 2016 este anime estreou e não pareceu fazer tanto furor. O que se diz por aí é que a primeira temporada não é lá essas coisas, o que discordo.

Aliás, DISCORDO DE MIM MESMA.

Como dito na season finale há um hora, a primeira série de Mob serviu para apresentar os personagens e o universo, enquanto a segunda mostrou o desenvolvimento.

E, sinceramente, acho o anime do "cabeça de lego" muito mais interessante que o do Saitama. Sim, o tempo passa, as opiniões mudam e o Genos continua chato.

Depois de DROPPAR ESSA COISA LINDA DE MEU DEOS MATOBA, o que obviamente foi um erro QUE ESTOU CORRIGINDO ESTE ANO... O Carnaval de 2017 chegou com força!

E daí o leitor pode ter a ASSOMBROSA SURPRESA ao comparar as análises do início de temporada e os quatro primeiros episódios durante o CarnaKimono.

E há sete meses fiz a primeira edição da Redação de Férias 2018-2019 comentando por cima A PRIMEIRA TEMPORADA DUBLADA!

Bom, depois dessa introdução GIGANTESCA acho que podemos seguir para o que interessa...

Como Mob Psycho 100 voltou a programação do Kimono Amarelo se ele tinha sido DROPPADO e nos posts de CARNAVAL o aviso é claro: "NÃO VAI TER POST SEMANAL, CACILDA"?

A Limbosfera Otaku, o local onde reside este blog, é meu domínio.
Arataka Reigen, o Coach do Sal de Cozinha que acha que consegue exorcizar espíritos.
Ou seja, EU FAÇO, EU ACONTEÇO E EU MANDO. Não fui colocada democraticamente aqui, apenas juntei esse pedaço de pântano e proclamei como meu, o que a Blogosfera Otaku acabou concordando.

ENTÃO EU DECIDO O QUE FAZER E PONTO FINAL!
Sem falar que... Poxa! A segunda temporada foi analisada com todo o amor e carinho, então por que não trazer a primeira e fazer o mesmo agora que conheço melhor a série?

É isso.

BORA PRO EPISÓDIO, POIS VAI TER COMPARAÇÃO COM O POST DE CARNAVAL!

Eu sou muito vendida por essa trilha sonora...
E a animação do primeiro minuto já mostra o que teremos de incrível nesse quesito durante DUAS TEMPORADAS.

Bom, caso você não saiba como funcionam as ~análises~ aqui: assisto, faço comentários soltos que podem ou não conter surtos e por fim explico toda a situação de forma mais analítica do meu jeito.

Morta na torta que durante a introdução a gente vê TRÊS PERSONAGENS que vão comer o couro na segunda temporada. ISSO É UMA EXPLOSÃO DE MENTES PRA MIM!

Gente... Os spoilers sem contexto... Até nisso Mob é bom...

É.
Esses primeiros minutos com o Reigen falando abobrinha e saindo com os clientes para ver o tal do espírito que invade os pesadelos da mulher, realmente, não dá para reclamar muito da Kimono de 2016 e sua pouca paciência na vida.

E o Takahiro Sakurai fica gritando feito um louco, então não parece o anime mais interessante da época.

Mesmo eu adorando escutar o Sakurai de qualquer jeito, seja sussurrando ou gritando feito um coach charlatão. Opa, usei um pleonasmo aí. hehe

Não se preocupem, comentarei o elenco de dublagem assim que ele for aparecendo.

TREZENTOS IENES.
Onze reais e quarenta centavos, segundo o conversor de moedas do Banco Central (no dia que estou escrevendo este texto).
É que vale aquela máxima, Mob: "O cliente sempre tem razão". Então tem que ser no horário que ele chama. Não dá para agendar... Quer dizer... DÁ, NÉ, REIGEN?

Sim, vou fazer a piada com o Yato ou a minha carteirinha otaku será revogada.
Se bem que por vinte centavos de real você consegue pedir QUALQUER SERVIÇO ao Deus dos Hiatos do Blog. Seja para cortar a grama ou exorcizar espíritos malignos.

Coisas que enchem meu coração de amor: a família do Mob.
A MÃE DANDO BRONCA QUE O MENINO NEM CONSEGUE COMER UM OMELETE COM ARROZ EM PAZ, PORQUE TORCE A COLHER SEM QUERER... TADINHO DO MEU MOB, O BEBÊ DE MAMÃE!

Sim, entre o Carnaval de 2017 e a Redação de Férias 2018-2019 eu adotei o Mob como filho. O Ritsu veio junto, pois acho horrível separar irmãos.

TÃO BONITINHO O PAI DIZENDO QUE O MENINO ESTÁ NAQUELA FASE DA PUBERDADE EM QUE TORCER COLHERES É NORMAL!

Bom, quem entendeu a deixa, entendeu.
Quem não entendeu, melhor sair do baile.

A legenda diz "Escola Média".
TODA VEZ QUE TRADUZEM "MIDDLE SCHOOL" COMO "ESCOLA MÉDIA", eu tenho vontade de dar na cara da pessoa

Até o final do post, eu explico melhor sobre o ensino japonês.

É meu filho, mas... EU ACHO TÃO LINDINHO ELE NÃO CONSEGUINDO PEGAR A BOLA OU ATÉ MESMO CHUTÁ-LA. É TÃO LINDINHO QUE EU TENHO VONTADE DE APERTAR AS BOCHECHAS. POSSO?

Não sei lidar com criança sendo fofa. Desculpa, sociedade.

E mais uma vez o Reigen ligando e pedindo para essa pobre criança encontrá-lo na estação. LÁ VAI ESSE COACH DE SAL DE COZINHA LEVAR MEU NENÉM PRAS REBIMBOCAS DA PARAFUSETA!

Curiosidade sobre o túnel Honeido: os kanjis usados para nomeá-lo são "骨" (hone), "井" (i) e "戸" (do). Respectivamente com os significados de: osso, bem/comunidade e porta. Poderia ser traduzido tanto como "Porta dos Bons Ossos" ou "Porta da Comunidade dos Ossos", o que faria mais sentido pela história.

Certo, terminei o episódio, hora de falar das coisas com um pouco mais de seriedade... ou não.

Primeiro vamos entender como é dividido o sistema de ensino no Japão.

Lá o período obrigatório é de nove anos de estudo.
Sendo os seis primeiros anos no shougakkou (primário/Endino Fundamental II) e os três seguintes no chuugakkou (ginásio/Ensino Fundamental II).

O koukou (Ensino Médio) não é obrigatório.

Chupinhei do meu próprio post: Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu #10 e #11.
O perigo das cascas de banana no asfalto... Cadê as campanhas de conscientização?
Muitas vezes o ginásio ou a segunda parte do Ensino Fundamental é erroneamente traduzido como "escola média", pois o kanji "chuu" de chuugakkou é 中 (naka/chuu), que significa "no meio; entre".

Dito isto, o Mob está no primeiro ano do Ensino Fundamental II e faz um bico no escritório do autoproclamado Paranormal do Século XXI, Reigen Arataka.

Verdade seja dita, o primeiro episódio não foi realmente tão interessante, ainda mais depois que você conhece One Punch. A sensação é de que não empolgou tanto quanto se esperaria de uma história do ONE, como se faltasse alguma coisa.

É uma pena que as coisas demorem a pegar no tranco, mas quando pegam... Aí pessoas como eu se arrependem amargamente de não terem seguido com o anime.

Então a dica que deixo ao espectador que tenha olhado com desdém Mob: se tiver tempo e não fizer análises por episódio, maratone, se jogue, assiste pelo menos até o próximo ou o terceiro episódio.

Não, não quer dizer que a coisa melhora a partir de momento tal, e sim que é preciso interagir um pouco mais com os personagens e esse universo para descobrir as possibilidades.

E caso você realmente não esteja com paciência, vá diretamente para a segunda temporada.

"Kimono, você ficou louca?" - Não, leitor. Apesar da sequência depender de algumas informações para melhor entendimento, talvez ver o que acontece mais para frente atice o espectador.

Não é como se ele ficasse totalmente sem sentido.
Pelo menos até o Arco do Mogami.

Para entender mais sobre o funcionamento da Garra, por exemplo, a pessoa precisará ter assistido a temporada inicial. Não tem jeito. Ainda assim, NÃO É UM TOTAL SACRILÉGIO mudar a ordem dos fatores.

Às vezes com a curiosidade atiçada, alguns poderão voltar com outra cabeça para o início e pensar: "TENHO QUE ASSISTIR E ENTENDER ESSA BODEGA, PORQUE O NEGÓCIO VAI FICAR MUITO LOUCO MAIS PRA FRENTE E QUERO SABER DE TUDO".

E olha que eu sou CHAAAAAAAAAAATA para esse tipo de coisa...

Sobre o episódio em si... Apresentação do protagonista, dos personagens principais e do tipo de coisa que vai rolar.

O Reigen nessa estreia encarnou o tom do humorista japonês em todas as suas tiradas muito loucas. E aí está uma grande diferença entre a dublagem japonesa e a brasileira, que deve ser respeitada: a localização.

Esperar imitação na hora de dublar um produto estrangeiro é NÃO ENTENDER PARA O QUE SERVE A DUBLAGEM. Os comediantes do Japão são muito diferentes dos nossos em questão de humor, é algo típico de cada local.

É claro que o Sakurai soa muito exagerado neste episódio e o personagem acaba dando a impressão de ser forçado, apesar da ótima interpretação.
Fico pensando se não é proposital exatamente para caracterizar a tentativa de esconder o charlatanismo do Reigen.
Não, Reigen, sou apenas uma blogueira perdida na Otakusfera Brasileira. Estou mais para demônio.

Muito bem...
ELENCO DE DUBLAGEM!

Shigeo Kageyama, o Mob, é dublado por Setsuo Itou.
No Brasil quem empresta a voz para ele é o incrível Ítalo Luiz.

Ritsu Kageyama é dublado por Miyu Irino.
No Brasil quem empresta a voz para ele é o Robson Kumode.

Reigen Arataka é dublado por Takahiro Sakurai.
No Brasil quem empresta a voz para ele é Vagner Fagundes.

O meu problema com dublagem brasileira é que estou defasada.
Tem muita gente que para mim é "nova", mas está nesse mercado há mais tempo do que tenho este blog. Além de não ser uma consumidora assídua de produtos novos ou relativamente recentes.

Algo que não acontece com a dublagem japonesa.

Por isso nem me atrevo a destacar alguns personagens dublados pelos nossos incríveis profissionais brasileiros. Vou passar vergonha e a minha cota por hoje já deu.

Ah, espera...
A live ainda vai acontecer...
Ainda terei mais motivos ou não para passar vergonha.


Mob Psycho 100
2º episódio
MAS ELE CONTINUA FAMOSO! "O FAMOSO FILHO PARANORMAL DA KIMONO"!

Opinião: O anime é dirigido por Yuzuru Tachikawa e o estúdio responsável pela animação é o Bones. A abertura é "99" de MOB CHOIR e o encerramento é "Refrain Boy" de ALL OUT.

Coisas que não estou querendo fazer aqui: repetir os mesmos prints do post de Carnaval e os mesmos comentários. DIFÍCIL, PORÉM, SEGUIMOS TENTANDO!

Ah.
O Mob já está no segundo ano do Ensino Fundamental II.
POR ALGUM MOTIVO MUITO LOUCO, ACHEI QUE ELE ESTAVA NO PRIMEIRO ANO. Eita, menino Kageyama... Tão jovem e tantas tretas para resolver...

Depois do papel de parede do celular do Reigen, agora o Saitama apareceu no mangá que O PROTAGONISTA DESTE ANIME está lendo. MANO, O MOB LENDO MANGÁ ESCONDIDO ENQUANTO O REIGEN RECEBE UM CLIENTE!

Enquanto isso...
Reigen falando de SITE PORNÔ.
Clicar em site pornô dá maldição nos sonhos E PESO NOS OMBROS.
Não vou comentar mais nada, podem fazer as fanfics aí entre vocês.

REIGEN, TANTOS RAMOS DE TRABALHO PRA VOCÊ GANHAR UM DINHEIRINHO MAIS HONESTO, SÓ QUE INSISTE NA PARANORMALIDADE que você não tem, NÉ?

Ok.
O menino Kageyama chegou naquela fase da vida que ele quer saber seu lugar no mundo e se realmente apenas trabalhar com o Reigen usando um pouco de seus poderes é tudo o que ele pode fazer.
Bom, o sobrenatural aprendeu que precisa se adaptar aos tempos modernos ou estará lascado!

E diz que tem sentido umas coisas diferentes...
NÃO SENDO ESPÍRITOS MALIGNOS PODEROSOS PELAS REDONDEZAS, eu diria o mesmo que o Coach do Sal de Cozinha: É A PUBERDADE, MOB, O INÍCIO DO CAOS CHAMADO ADOLESCÊNCIA.

Pensa numa fase bosta.

"Ainn pra mim não foi..." - Abençoado, ninguém está falando com você ou sobre você, rala peito daqui.

A gente pula o Clube de Telepatia (por enquanto) e vai no caso de exorcismo de uma escola feminina de Ensino Médio.

EU NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR...
Reigen e eu estamos praticamente na mesma faixa etária, então imaginem que coisa BEM BIZARRA um homem com quase TRINTA ANOS NA LOMBA fazendo cosplay de colegial. É, a noção passou longe desse "paranormal" que não aguenta coisa quente na boca: takoyaki voa, chá é cuspido...

QUAL A INCAPACIDADE DE DEIXAR AS COISAS ESFRIAREM UM POUCO, HEIN, ARATAKA REIGEN?

E tomar bebidas muito quentes pode desenvolver câncer de esôfago, viu?

Reigen.
28 anos.
Homem feito.
De sainha e meia.
As pernas peludas.
Tentando entrar em escola ESTRITAMENTE FEMININA.

Era óbvio que o Mob passaria pelo fator: AINDA É UMA CRIANÇA! AINDA É UM NENÉM! NÃO TEM VOZERÃO DE GALÃ QUE NEM O SENHOR COACH DE SAL DE COZINHA!
Se já aconteceu reforma trabalhista de Kappas, imagina quando o paranormal SE REBELAR!
E lá foi uma pobre criança que poderia se juntar ao clube "Temos Ansiedade Social e Não Sabemos Lidar com Os Outros". Seriam menino Kageyama, Bocchi e Subaru. E eu protegendo os três de todo o mal.

E aí vemos um moleque que tem poder para EXORCIZAR TODO O TIPO DE ESPÍRITO MALIGNO, vestido com um uniforme feminino do Ensino Médio e tendo que se virar sozinho nesse atendimento às clientes.

Primeiro encontra umas encrenqueiras e depois é desacreditado pelas garotas que entraram em contato com o escritório do Reigen.

ESSAS PIVETAS DE UMA FIGA FICAM TROLLANDO O COITADO DO MOB, DIZENDO QUE ELE SE TREME TODO POR FALAR COM GAROTAS... DEIXEM MEU FILHO EM PAZ! ESSA CRIANÇA ABENÇOADA E CUTI-CUTI DE MAMÃE! ESSE BEBÊ BONZINHO QUE SÓ QUERIA SAIR COM A AMIGUINHA DE INFÂNCIA E VIRAR NAMORADINHO DELA!

Desconfio que além dos poderes, o Mob exorcize espíritos malignos somente com a sua pureza de coração.

Foi hilário as meninas falando de sutiã voando e o protagonista com cara de "quê?".

MORTA NA TORTA quando o garoto entrou na frente de uma das jogadoras de basquete, que o espírito queria tomar como refém, e a adolescente ficou como? Só nos "uau" pelo meu filho maravilhoso.

Poucas coisas nessa vida são mais puras que os meus filhos. POUCAS COISAS!

O ensinamento do episódio foi sobre escolhermos o que fazer no nosso tempo, para que possamos viver sem arrependimentos e com coisas que nos proporcionem boas sensações.

A puberdade trouxe ao Mob a vontade de ser alguém diferente, de conseguir reunir coragem para se declarar e finalmente sair com a pessoa que gosta.
Pensa numa pessoa boa para você ter por perto quando for assistir filme de terror: Mob.
Mob rodeado por meninas que ficaram encantadas com os poderes psíquicos dele!

Por isso as últimas falas do espírito maligno, que nada mais era que um estudante frustrado que morreu provavelmente sem experimentar o amor e um namoro, impactaram tanto o pequeno paranormal.

Nada melhor que UM PLOT TWIST do tamanho de bater a cara numa porta de vidro: MOB ENTRANDO NO CLUBE DO FOMENTO CORPORAL!

Está certo.
Para um garoto que pediu a ajuda de um coach de sal de cozinha para entender e saber usar melhor seus poderes, NADA MELHOR DO QUE APRIMORAR O FÍSICO!

Pra que mané de clube de telepatia? Naaaah! VAMOS NOS EXERCITAR E GANHAR RESISTÊNCIA FÍSICA! Quem sabe assim as colheres param de se torcer sozinhas enquanto essa pobre criança come!

Falemos então de elenco de dublagem, pois o assunto é importante.

Hikaru Tokugawa, o vice-presidente do grêmio estudantil, é dublado por Yoshitsugu Matsuoka.
No Brasil quem empresta a voz para ele é Yuri Chesman.

O DUBLADOR BRASILEIRO DO SAITAMA!

Pois é, não bastasse essa coincidência hilária...
Quem foi que disse que o Matsuoka só fazia personagens com aquela voz suave e sedutora, não é mesmo? OLHA ELE DANDO UMA DE ESTRUPÍCIO E ENGROSSANDO A VOZ NO VICE-PRESIDENTE!

DEPOIS EU RECLAMO DO CABEÇA DE JAVALI QUE BERRA QUE TÁ PASSANDO SABE-SE LÁ DEOS MATOBA POR ONDE!
Deveria ser crime gente do Ensino Médio praticando bullying com estudante do Ensino Fundamental...
Matsuoka aprecio muito as suas três versões de voz: Titus Alexius, Tokugawa e Cabeça de Javali.

Rindo, mas ele com certeza dá conta de muitos outros tons.

Bom, especialmente em 2017 o Carnaval teve QUATRO episódios analisados, então este e o próximo post ainda ficarão um pouco atrelados ao texto da época dos confetes e serpentinas.

E então, leitor?
QUE TAL ESSE "RELEMBRAR É VIVER" esticando um pouquinho mais a estadia do paranormal mais adorável dos animes?

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo episódio de Mob Psycho 100!

Por Kimono Vermelho aquela que nunca viu TANTO MOB PSYCHO COMO NESTA SEMANA... Não reclamo, esse anime é ótimo! - 21/08/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/