segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Mob Psycho 100 II - #02 e #03

DOBRADINHA DE...
Sobrenatural? Paranormal?

Ah, espera...

DOBRADINHA DE FILHOOOOOOOOOOOOOOS!
Dia dos meus nenéns mais amadinhos: Kitarou e os irmãos Kageyama!

No episódio anterior... foi a estreia. Voltamos a acompanhar a vida de Shigeo Kageyama que tem poderes paranormais, trabalha meio período para Arataka Reigen, é irmão mais velho de Ritsu Kageyama e... tem crush na Tsubomi!!!

Você odeia o Reigen tanto assim, Covinhas?


Mob Psycho 100 II
2º episódio
Alô, senhor Arataka Reigen, sou eu, Kimono. Avisa o Mob que agora É POST SEMANAL!
Opinião: Vocês sabem que se eu ainda estiver analisando este anime em Abril, o que eu acho razoavelmente possível mesmo sem fazer as contas direito, teremos DOBRADINHA DE ONE, já que vai ser segunda temporada One Punch Man e segunda temporada Mob Psycho?

Bom, se não rolar a gente prossegue com a Dobradinha de Filhos, que já vale muito à pena. hehehe

Confesso que não estou tão entusiasmada com o herói careca, porque acabei com o tempo me afeiçoando mais a Mob Psycho, principalmente pelo fator "a dublagem brasileira ficou maravilhosa e eu sou assinante da Crunchyroll".

O que isso quer dizer? Que não tenho acesso a dublagem brasileira de One Punch, porque foi a Netflix que disponibilizou.

P.S.: Ser assinante da Crunchy não me faz melhor que ninguém, é só uma comodidade que resolvi investir, já que faço análises de animes e tenho pouco tempo para ficar assistindo as propagandas.

Melhor que isso, só se eu tivesse dois empregos como o Natori de Natsume Yuujinchou.

Bom, a semana está apenas começando, então acho que chega de encheção de linguiça na introdução. Bora descobrir o que há de novo nesta temporada dos meus lindos filhos paranormais!

Reli bem por cima o meu post de Carnaval sobre Mob e uma coisa é certeira desde aquele tempo: os irmãos Kageyama são muito meus filhos. Principalmente o Shigeo que precisa daquela ajuda para continuar bem inserido na sociedade.

Falando nisso, não sei se já comentei anteriormente, pois a minha memória é um lixo, mas gosto bastante do roteiro do ONE. Que é basicamente a montagem da história.

Tanto no anime do herói quanto neste, há uma boa crítica da sociedade atual (principalmente a japonesa) e o pensamento do protagonista sobre a responsabilidade no uso de seus poderes.

Tenho certeza de que comentei sobre essas semelhanças nos dois principais animes do moço... que parece o Mob na vida real.

ONE, eu te adotaria como filho. Pronto, falei.

Neste episódio, tivemos basicamente o Reigen... caçando sarna para se coçar? ERRADO, LEITOR! Se bem que um pouco certo também...

QUEM DISSE QUE O MAIOR PARANORMAL DO SÉCULO NÃO PRECISA PAGAR AS CONTAS? Pois é, até esse moço extremamente divertido e com uma voz maravilhosa precisa pagar as próprias contas.

E para isso ele resolveu que, se os clientes não vão até ele, ELE VAI ATÉ OS CLIENTES.

A ideia parecia boa... Se não envolvesse viajar para outra cidade e investigar RUMORES DE LENDAS URBANAS!

Eu tenho um arrependimento nessa minha vida de blogueira que é sempre mais relevante que os outros: CAGAÇO, PORÉM, CURIOSIDADE.
NEM SEI O QUE DIZER... Mob parece cada vez mais acostumado com as pilantragens do Reigen.
Invento de assistir aqueles vídeo da Camila Pipoka sobre lendas urbanas japonesas e depois fico com as histórias percorrendo minha cabeça por dias a fio.

E o que me aparece neste episódio? Pois é.
E que horas do dia a pessoa assiste? À NOITE.

Bom, convenci a mim mesma, uma medrosa de plantão, de que uma pessoa que assiste um episódio macabro de Natsume Yuujinchou Roku e fica por isso mesmo, NÃO TEM QUE FICAR DE MIMIMI COM PORRA DE EPISÓDIO ASSIM NUNCA MAIS!

Agora me convença a assistir Junji Ito: Collection.
SÓ COM DINHEIRO PESADO EM CIMA DA MESA E EM EURO, QUE É PARA VALER MUITO À PENA!

As quatro lendas que circulam pela internet e pela cidade com nome daquilo que as mulheres vivem arrancando das unhas, são: a Capa de Chuva Vermelha, o Cachorro com Cara de Homem, A Velha Dash e a Arrastadora.

Pelo menos o cachorro com cara de gente já deu as caras aqui no blog.

Dessas quatro, apenas uma era realmente ligada ao sobrenatural.

O Capa de Chuva Vermelha era um tarado que não usava nada por baixo da capa de chuva e que perseguia garotas simplesmente pelo fetiche de se mostrar pelado para elas.

Tem muita coisa envolvida nessa história, então aguardem que vem mais coisa sobre ele.

A Velha Dash era só uma senhora corredora que se estivesse na Universidade de Kansei, certamente seria sondada pelo meu filho Oni Terrorista.
Não estraga a minha festa dizendo que a Hakone Ekiden é disputada só por homem, deixa eu curtir a fanfic.

E o pobre do Cachorro com Cara de Homem, na real, foi vítima de bullying (ou entraria como "maus tratos aos animais"?) de três crianças que não tinham mais o que fazer e rabiscaram a cara do pobre cachorrinho.

E o pior é que nem deles o cachorro é!
O dono dele é um senhor cego, tadinho...

Reigen, mostrando que de vez em quando tem uma alma boa, foi lá e deu banho no bichinho.

Engraçado que neste episódio ficou ainda mais divertido comparar o Reigen com o Deus de 5 ienes. que o Yato é pau para toda obra cobrando exatamente CINCO IENES, enquanto o Reigen tem pacote de exorcismo, como o oferecido neste episódio de 20 mil ienes. 

Dezessete centavos de real versus quase seiscentos e setenta reais.
Pelo menos é isso que deu na conversão de moedas do Google no momento em que estou escrevendo este post.

Sempre lembrando, o mais barato ainda por cima é um deus.
"Ah, mas o Mob também faz exorcismos..." - YATO = DEUS. E ainda é dublado pelo Hiroshi Kamiya, gente! PARA!

Não estou desmerecendo meu filho, estou exaltando o deus das semanas sem atividade no blog. hohoho

Muito bem, vamos falar da Arrastadora, do Reigen invadindo território alheio ou do REIGEN NÃO DEIXANDO MEU FILHO COMER BATATA FRITA?
Concordo, mas antes da porrada tem que vir o diálogo, né?
Sim, vamos falar do segundo, porque o nível de sódio daquelas batatas... Ah... Verdade, acho que realmente iria equivaler a um prato cheio de sal.

Que coisa, não?
O mar é salgado, só que mesmo dentro dele existem assombrações e youkais... Vai ver só vale se for o sal sozinho.

Desculpa, tinha que fazer essa consideração desnecessária. Foi mal.
Se bem que se você não gostar disso, já está fazendo hora extra no meu blog.

Sobre o negócio do território alheio...
Apareceu um cara com nome comprido que ninguém vai lembrar, dizendo que é o maioral da região em questão de paranormalidade. Fica tretando com o Reigen até uma cliente aparecer.

Como um dos nomes dele foi repetido algumas vezes e eu consegui copiar, ficou difícil de esquecer: Shinra.

Ao contrário do nosso charlatão que tem talentos para outros ramos de serviço, esse parece ter mais poder espiritual do que se pensava. Sério, achei que também era um pilantra.

Enquanto Reigen resolve pesquisar rumores na internet e evitar ser considerado um esquisitão perguntando para as crianças, o Shinra vai lá e faz exatamente isso.

Tanto é que acontece o encontro dele e do Capa de Chuva Vermelha nesse momento. Fiquei ofendida pela menção ao clube de atletismo, porque esse tarado merecia estar no clube dos "presos por serem babacas e nojentos demais".

Quando o Shinra persegue o cara, eles vão parar numa floresta erma, daquelas bem medonhas e... OLHA SÓ QUEM APARECE? ELA MESMA, GALERA, A ARRASTADORA, DONA DO PÂNTANO DA REGIÃO!

Antes disso o Reigen e o Mob tinham pedido para o Covinhas ir atrás do Shinra, porque "VAI QUE DÁ AQUELA BOSTA FEDORENTA, NÉ?". Dito e feito.

Se não fosse o Covinhas, TINHA SIDO MORTE ATRÁS DE MORTE!
Não que eu particularmente sentisse pena do tarado...

E aqui nos deparamos com o modus operandi de uma lenda urbana:

A Arrastadora surge medonha perguntando se você está com sede. Se você disser que sim, ela te puxa para o pântano, berrando que vai te dar o que beber até você explodir.

Ah...
Leitor.
EU QUERIA MUITO ESTAR ESCREVENDO SOBRE TOUKEN RANBU: HANAMARU, NÃO SOBRE ISSO!

Muito bem, saindo desse cagaço, vamos voltar ao Reigen.
Ele realmente não consegue enxergar espíritos mais fracos, visto que não viu o senhor de meia-idade que perseguia a cliente. Agora os PICAS, NOSSA SENHORA ONODA, O CARA ENXERGA MELHOR DO QUE A GENTE QUERIA!
Imagem especial para aquele momento que o fã não se contenta com a história oficial e dá aquela incrementada especial que só escritor de fanfic manja! ;D
Adorei mesmo quando o Covinhas disse que se deixou menos visível para não ter que conversar com o Reigen. GENTE, ESSE DOIS SÃO A MELHOR DUPLA DE ALÍVIO CÔMICO DESSE ANIME!

O importante neste caso foi a explicação do Covinhas para o surgimento de uma lenda urbana real. E aí a gente cai num assunto bastante recorrente em animes com sobrenatural e que obviamente faz parte da crença popular japonesa: o poder dos sentimentos.

Aliás, se atentem a isso, pois o próximo episódio também beberá dessa fonte.

A Arrastadora nasceu da imaginação das massas, nutrida pelo medo e pela curiosidade. É algo que aparece no mangá de xxxHolic no tal "Jogo do Anjinho". Da vontade das pessoas para que realmente acontecesse algo medonho. É o fascínio por uma desgraça, ainda que seja inocente, inconsciente ou voluntário e cheio de más intenções.

Por ter sido criada pelo medo das pessoas é difícil derrotá-la, principalmente porque ela se alimenta desse medo.

Só o Mob consegue facilmente exorcizá-la, já que ele não é ligado nesses assuntos da moda e... Bom, ele lida com coisas ainda mais medonhas, então uma "lenda urbana" não consegue atingir sua empatia nesse sentido.

Algo que acontece só no final do episódio com a Velha Dash E PELO FATOR MAIS CONTROVERSO DE TODOS no quesito de "lenda urbana". É só porque a senhorinha corre mais do que ele que treina todos os dias.

AI, TADINHO!

Falando nisso, POR QUE VOCÊS BOTAM ESSE FLOQUINHO DE NEVE PARA CORRER, SENDO QUE ELE MAL ADQUIRIU CONDIÇÃO FÍSICA, POXA?

Agora falemos do novo encerramento.
ELE É MUITO BONITINHO, EU RECOMENDO E QUERO OUVIR A VERSÃO COMPLETA DELE!

O encerramento é "Memosepia" de sajou no hana.

Mob Psycho 100 II
3º episódio
É nesse momento que a gente diz como os personagens são parecidos, né?
Opinião: Então, acabei nem falando do tarado da capa de chuva vermelha, então vou aproveitar para juntar com o OUTRO TARADO que aparece neste episódio.

É, leitor, o japonês parece inofensivo até a página dois, assim como qualquer outro ser humano na face da Terra e de qualquer nacionalidade. E, obviamente, não estou aqui generalizando.

Neste episódio Reigen descobriu que fazer um site realmente atrai mais clientes, porém, nem todos são do tipo que ele estava acostumado.

O primeiro cliente do dia queria que o nosso "PARA, NORMAL" amaldiçoasse uma pessoa. Desejando se livrar logo do cara, ele escreveu num marca-páginas a palavra maldição e entregou de graça só para ver o cliente ir embora o mais rápido possível.

E quem dublou? ELE MESMO, GENTE! MAL DEU PARA RECONHECER O RYOUTA TAKEUCHI! Seus destaques aqui no blog são: Wakatoshi Ushijima de Haikyuu!! 3, Elias Ainsworth de Mahoutsukai no Yome e Isaac de Magi: The Kingdom of Magic.

Desconfio que ele duble o pai da família de espíritos, só que não vi nada nos créditos...

Depois do cliente que queria amaldiçoar alguém, seguimos para uma mulher que chamou Reigen e sua patota, pois se sentia observada pela janela.

Acabamos descobrindo pela ótima percepção do Mob, que o "espírito" na verdade era uma pessoa viva que aparentemente possui poderes paranormais e usava a experiência extracorpórea para xeretar a vizinha, por quem ele disse ter se apaixonado à primeira vista. 

Muito bem, antes de seguirmos para o terceiro trabalho da patota fantástica de Reigen, falemos dos tarados.

Infelizmente não é incomum esse tipo de caso no Japão, inclusive com sequestro de crianças que aparecem posteriormente mortas.

Se você der uma olhada nos vlogs de pessoas que vivem no Japão desde pequenas ou já há algum tempo, na parte de "estranhices" vira e mexe uma delas conta alguma experiência perturbadora.

E se você pesquisar um pouco mais na internet, vai descobrir que existem hanbaiki's, aquelas máquinas de venda grandes, que vendem calcinhas usadas com primeira menstruação e afins.

É uma mistura de como a sociedade se comporta (as pressões e a falta de demonstração dos próprios sentimentos) e das leis bizarras. Estou falando daquela sobre os pelos pubianos em animações. Se você é otaku há algum tempo, com certeza ouviu falar disso.

Bom, segundo as aulas de Biologia, os pelos pubianos surgem na puberdade, ou seja, quando a criança está saindo da infância e entrando na adolescência.

Por conta dessa lei BIZARRÉSIMA e de outra que diz que aos 14 anos os adolescentes já são capazes de dar consentimento ou não para um relação sexual, temos TANTO MATERIAL criado principalmente no próprio Japão com conteúdo cheio de pedofilia.

Sem falar no machismo que diz ao homem que ele está certo em se comportar como um animal e satisfazer seus desejos mais primitivos, sendo que dentro de uma sociedade esse comportamento deveria ser repreendido.

E não digo "machismo" só pensando na mulher como vítima desse homem que acha que pode subjugá-la, também falo dos homens considerados "passivos" numa relação homossexual.

Voltando ao anime, é preciso separar os dois tarados destes episódios.
O primeiro, da capa de chuva, sentia prazer em se mostrar sem roupa para meninas, enquanto o segundo escolheu o pior caminho para chamar a atenção da vizinha por quem se apaixonou.
Eu até pensei que era atuação, mas no final... Que dor, gente...
Ambos os comportamentos estão errados, só que no último caso a culpa também é do raio da criação do Japão. Os japoneses, em sua maioria, não entendem os próprios sentimentos e por isso mesmo não sabem demonstrá-los.

Então é uma grande dificuldade saírem de sua bolha e se relacionarem com os outros. E falando em bolha, costumam se fechar de tal forma que acabam sendo considerados "esquisitos".

Eles são tão presos e podados desde que nascem, que muitas vezes não conseguem desenvolver um relacionamento saudável com o que gostam e com as pessoas ao redor. É uma situação bastante complicada.

E não pense apenas nos "estranhos", pois há também muita gente que é mais sensível e carinhosa, mas que é obrigada a agir de outra forma por causa da pressão da sociedade e do papel que ela espera que seja cumprido.

Dito isto, podemos passar para o terceiro trabalho de Reigen, o "PARA, NORMAL".

Esses clientes, eu juro, que se pudesse entrar nesse anime, ESTARIA DISTRIBUINDO SURRA DE AVAIANA DE PAU!

Toda a situação me fez pensar apenas numa solução: procuraram o cara errado. Se tivessem procurado o Muhyo, certeza que ele dava uma sentença para a família fantasma que os mandaria diretamente ao Paraíso. Sem necessidade nenhuma do Covinhas provocar o pai ali.

Sério.
Não recomendo muito que assistam o anime, contudo, a parte do Direito Mágico é simplesmente fantástica!!

Muito bem, o que querem os clientes? BOSTA.
Querem tirar uma foto "espiritual" (com um fantasma) para guardarem de recordação, já que irão se formar.

XÓVENS FAZENDO MERDA, O QUE PODE DAR ERRADO, NÃO É MESMO?

Subiram um morro, encontraram uma casa abandonada e tiraram a foto.
Pagaram o Reigen? Não. E ainda deixaram ele e o meu filho a pé.

Termina aí? Não, não termina, leitor, mas VAMOS FALAR DE COMO SHIGEO KAGEYAMA É CHEIO DOS AMIGOS, HEIN?

Uns moleques encrenqueiros quiseram criar caso com ele e...
...Convinhas possuiu um dos idiotas e fez com que ele ficasse pelado feito um maluco.
...O Ritsu quase enforcou o cara com a gravata usando os poderes paranormais...
...Chegou o clube do fomento corporal...

PRECISA DIZER O QUE MAIS DEPOIS DISSO?

Muito bem, vamos voltar para os clientes babacas.
Eles finalmente conseguiram o que queriam: um fantasma na foto.

E o que acontece? Agora resolveram que o Reigen deveria exorcizar os espíritos. Ah, escolheram o pacote mais caro e dessa vez disseram que pagariam.

Despenca a turma morro acima de novo na escuridão.
Só que chegando lá, o Mob se depara com um trio de espíritos que não era maligno. O pai explica que só desejam viver como uma família em paz e que não fazem nenhum mal.

Com a negação do garoto em destruir os fantasmas, os clientes pressionam, o Covinhas provoca o pai e o Reigen acaba resolvendo a situação.

Muito bem, tudo isso para falarmos sobre como o Shigeo está mais consciente dos seus próprios poderes e do que pessoas como ele podem fazer se seguirem para o caminho errado.

No seu pensamento é errado se guiar apenas pelos próprios sentimentos, visto que, pode-se tornar egoísta e perder o equilíbrio.

E o Mob ainda se pergunta quem o puniria, caso ele usasse seus poderes para ferir pessoas e fazer o mal.
Quem mais ficou com vontade de bater nos clientes, levanta a mão! o/
Se na primeira temporada o personagem tinha problemas para lidar com os próprios sentimentos, só liberando todo o seu potencial depois de algum grande estresse, aqui ele quer encontrar um equilíbrio para não causar situações de perigo desnecessárias.

Faz parte do seu amadurecimento como pessoa, adolescente e paranormal.

As cenas da família fantasma são bem fortes, já que até aquele momento, a gente tinha visto o Mob mexer só com espíritos encrenqueiros e realmente malignos.

Essa cena também mostra como as pessoas não sentem empatia umas pelas outras, achando que só porque um grupo não faz parte do seu "mundo"/convívio ele é menos importante.

Sobre o cliente que queria amaldiçoar alguém, como o Shigeo enxerga um mundo mais vasto que os outros, palavras do Reigen, ele sabe o que significa esse sentimento de querer tanto destruir outra pessoa e acha assustador.

E é mesmo, uma vez que, a única real prejudicada é a pessoa que deseja esse mal e que vai atrofiando a sua vida com base na desgraça do outro.

Eu me tornei o que mais temia: uma pessoa que realmente analisa de forma profunda algum aspecto do anime.

Bom, não dá para ficar fazendo palhaçada vinte quatro horas por dia, sete dias por semana, então vamos conviver com as minhas críticas e poucas piadas.

Ah, e posts enormes, porque eu SOU VICIADA EM ESCREVER e GOSTO MUITO DE ESCREVER. E, sim, vou continuar assistindo Mob II!!!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Mob Psycho 100 II!

Por Kimono Vermelho aquela que passou uma madrugada inteira fazendo este post, escutando música de anime e procrastinando mais do que deveria - 18/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/