sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Yakusoku no Neverland #02 e #03

DOBRADINHA DE MANGÁS (adaptados em anime) DA SHOUNEN JUMP!

Nem me liguei nisso quando programei os merchans no Twitter.
Bom, leitor, isso não importa, o que realmente vale é descobrir se este anime prossegue no blog ou faz a sua despedida com este post!

No episódio anterior...  foi a estreia. Conhecemos um orfanato que trata muito bem as crianças. Inclusive aos doze anos, sem exceção, todas são adotadas. Porém, os pequenos precisam conviver com algumas regras, como não chegar perto do portão ou passar as grades da floresta. Dois dos mais velhos, Emma e Norman, acabam descobrindo o que existe por trás dessas regras.

Já pensou em tentar a vida como cantora de musical, Irmã Krone?

Yakusoku no Neverland
2º episódio
Quando você tem que tomar uma poção para rejuvenescer, porque a quarta temporada do seu anime ainda não ficou pronta e você tem contas a pagar...
Opinião: Aparentemente escrever o post de BNHA 3 foi tão insuportavelmente chato, que contaminou a minha vontade de escrever sobre Neverland.

Anime que está a quilômetros luz de distância da chatice que está sendo o arco da licença provisória. É complicado quando você precisa assistir as coisas por obrigação.

Como é um arco que faz parte de um todo e está quase no fim, droppar agora  não faz sentido.

E a proposta do blog não é assistir todos os animes da temporada e trazer resenhas detalhadas de cada um. Para isso vocês têm a Blogosfera Otaku e a disposição deles para tanto.

Queria poder encher um pouco mais de linguiça na introdução, mas tudo o que eu quero é terminar isso o mais rápido possível e descansar meu cérebro.

Assim, talvez, ele fique saboroso para os demônios da Terra Prometida do Rei do Gado, pois do jeito que está, nem o pessoal de Tokyo Ghoul se atreve a provar.
Prometi na estreia que falaria sobre o elenco de dublagem durante os posts semanais, então vamos fazer isso agora.
Emma é dublada por Sumire Morohoshi.

Seus destaques aqui no blog são: Kyouka Izumi de Bungou Stray Dogs, Hitoka Yachi de Haikyuu!! 2, Annabel Crème de Little Witch Academia, Stella Barklem de Mahoutsukai no Yome.

Sinceramente não conseguiria reconhecer a voz dela.

Aliás, minha biblioteca auditiva na maioria das vezes só é boa com vozes masculinas, principalmente se elas têm alguma peculiaridade. Se soar como uma voz muito comum, é natural que passe pelo meu radar e eu não pegue o sinal. Exemplo entre os homens: Takuma Terashima.

Norman é dublado por Maaya Uchida.
Seu destaque aqui no blog é: Hiyori Iki de Noragami e Noragami Aragoto.

Ray é dublado por Mariya Ise.

Seus destaques aqui no blog são: Sawa Nakamura de Aku no Hana e Guila de Nanatsu no Taizai. Seus destaques gerais: Killua Zoldyck de HunterXHunter (2011) (Yoshihiro Togashi) e Levy McGarden de Fairy Tail.

Isabella, a Mamãe, é dublada por Yuuko Kaida.
Seu destaque aqui no blog é: Angelica Varley/Barley de Mahoutsukai no Yome.

Irmã Krone é dublada por Nao Fujita.
É seu quinto papel.

E falando em novatos, o dublador do Don está no seu primeiro papel!
O nome dele é Shinei Ueki.

Olha, Norman, a gente até tenta, mas é tanta derrota desde o 7 a 1, que é melhor deixar quieto.
Quem quiser ver o resto do elenco e procurar por outras informações: aqui está o MAL. Prefiro não me estender mais nesse assunto.

Coisas que eu gosto neste anime: as crianças fofas e a frieza do Norman.

Aliás, Norman pirralhinho no primeiro episódio é a coisa mais mordível do mundo! Ainda que essa força de expressão seja terrivelmente interpretada de modo errado por aqui.

Depois de descobrir a verdade sobre o que acontece com os órfãos que saem de lá, Emma e Norman precisam agir como se nada tivesse acontecido para se prepararem para uma fuga em massa.

É claro que algo do tipo precisa de planejamento e do máximo de informações que puderem descobrir.

O que sabemos até agora pela dedução do Norman e da Emma:

-A qualidade padrão da carne é das crianças de seis anos;
-A melhor é das crianças de doze anos;
-A ordem de envio depende das notas que cada criança tira nas provas: as piores notas vão primeiro, ou seja, as melhores eles esperam que se desenvolvam até os doze;
-Os envios acontecem aproximadamente de dois em dois meses (aconteceu agora uma em outubro, então a próxima será entre novembro e dezembro);
-As crianças mais inteligentes são "cultivadas" até os doze anos, pois seus cérebros mais desenvolvidos podem ser de um sabor melhor.

Aí eu fico pensando... Doze anos é mais ou menos a idade em que as crianças começam a se desenvolver para a puberdade. Será que essa mudança no cérebro é que as tornam mais gostosas?

Fica jogado aí, porque esse é um mangá que no momento não tenho interesse de ler.

Uma das grandes sacadas de Neverland é mostrar crianças falando de si mesmas como mercadorias com um final certo e trágico. Além de trazer uma concepção curiosa dos adultos como inimigos. E, principalmente, da mulher que tanto confiavam e chamam de "Mamãe".

A história tem uma proposta muito interessante e tenta mostrar como o oprimido pode se juntar contra uma minoria opressora.

O problema é: o que fazer depois que passar para o outro lado.?

Ninguém faz ideia do que tem além do murão de dois a três metros de largura que cerca todo o local. Emma e Norman descobriram depois de passar pela cerca e seguir floresta adentro.

Eles ainda estão pensando em como fazer a fuga ter o melhor aproveitamento. Precisaria ser de dia, talvez durante o recreio em que ficam mais livres, e usando cordas para escalar o murão.

Só que daí vem mais um problema para a conta da duplinha: rastreadores.

Quando só uma das duas crianças voltam do recreio, depois de uma olhadinha no relógio de bolso, a Mamãe segue para a floresta e volta tempos depois com a "ovelhinha desgarrada".

ACHAVAM QUE IA SER TÃO FÁCIL ASSIM?

Quando a sua mãe te bota um GPS e sabe exatamente em qual baladinha você está.
E o que mais me atormentou nesse episódio foi:
-ENTÃO SERÁ QUE ESSA DOIDA SABE QUE FOI A EMMA E O NORMAN?
-POR QUE ELA NÃO FEZ NADA ATÉ AGORA?
-COMO VOCÊS FICAM DISCUTINDO DE PLANO POR AÍ E, principalmente, DENTRO DESSA PORRA DESSA CASA? E SE A DOIDA OUVE? E SE UMA DAS CRIANÇAS ESCUTA?
-ALIÁS, UMA GALERA SABIA QUE VOCÊS FORAM ENTREGAR O COELHINHO E VOLTARAM SEM ELE. E SE UM DESSES PIRRALHOS CONTAM PARA A DOIDA?

Assistir este anime é também aceitar ficar neurótica, pois a impressão é que o lobo está só esperando o primeiro erro.

Aquela cena da doida com a Emma no corredor.
Sério, chamar aquela mulher de "Mamãe" é ofender todas as mães mundo afora. Tinha que chamar de "AFILIADA AO CAPETA". Sei lá, criar um apelido para essa mulher dos infernos.

Falando nisso, descobri um spoiler sobre ela e que envolve outra pessoa.
Esse spoiler me deixou um tanto chocada e fiquei com uma enorme vontade de dar na cara dela. Depois disso, muitas ações da outra pessoa começaram a fazer sentido.

Não vou contar o que é.
Se quiser desgraçar sua própria cabeça, escolha você o caminho.
Estou aqui apenas com o intuito de entender e/ou aloprar, não me siga.

Chocante mesmo, leitor, é o Norman abrir porta trancada na maior ladroagem.
Como corda é um negócio que não vai aparecer magicamente, decidiram usar toalhas de mesa.

Ah tá que a Mãe Capirota não vai notar, né?
VOCÊS SABEM QUE ESTÃO LIDANDO COM UM DEMÔNIO EM PELE HUMANA? PORQUE PARECE QUE OS SENHORES NÃO ENTENDERAM AINDA COMO ESSA BANDINHA TOCA!

Melhor que isso é o Ray aparecer quando a duplinha disse que deveria envolvê-lo no plano.

Vocês dão tão na cara que não é só o Ray que anda desconfiado, aquela menina de óculos redondo também.

Esse anime é o famoso "vai dar merda".
A gente sempre fica nesse sentimento de vai acontecer e só se concretiza quando a gente menos espera.

Sobre o discurso da Emma de salvar todo mundo, do Ray falando que não vai rolar e do Norman parecendo um doido, é o clichê que se espera nesse tipo de história. Foi dentro do normal.

"Ah, Kimono, você esperava mesmo?" - Leitor inocente, já deu para entender as personalidades desse triozinho da alegria, né?

Justamente por isso, depois que abriram a conversa ao Ray, nada mais normal do que:

-A Emma dizer que quer salvar todo mundo;
-O Ray, o mais racional depois do Norman, achar um absurdo e tentar puxar a coleguinha para a realidade;
-E o Norman dizer que gosta da Emma e que vai dar um jeito de tornar o plano dela em realidade.

Ninguém nunca disse que Neverland fugia dos clichês e isso também não quer dizer que a história perde pontos. Clichês bem usados, leitor, transformam uma obra em algo ainda mais mágico.

O clichê sozinho NUNCA foi problema.
Ele só se torna um se não for bem executado ou se o seu modelo for usado sem nenhuma alteração. Aí "descer o cacete" é o sentimento mais natural.

Bom, agora temos os três mais inteligentes da Casa maquinando um jeito de sair com todo mundo de lá e tomar cuidado para que a Afiliada a Capirotagem não acabe com eles antes.

Yakusoku no Neverland
3º episódio
Irmã Krone, a PUXADORA OFICIAL DE TAPETES da Casa da Trindade Fugitiva!
Opinião: Você sabe que o anime vai ser um sofrimento da porra quando ele não tem prévia. Aprendi com Yowamushi Pedal.

Muitas considerações para um cérebro como o meu, que já está complicado em 2019, IMAGINA EM 2045!

Aliás, sobre datas, eles estavam comentando sobre os rastreadores serem tecnologia de 2015. Fiquei pensando se não foi a partir desse ano que os humanos foram subjugados pelos demônios, se a Terra foi invadida ou sabe-se lá Deos Matoba o que se passa nessa história.

O mapa na biblioteca data de 2010.
Ele aparece atrás do Norman enquanto o trio vai discutindo o que pretende fazer.

Sério, me dá uma aflição essas crianças comentando as coisas dentro da biblioteca, da despensa, no meio dessa casa cheio de capiroto e de outras crianças que podem escutar tudo...

Que nem a Emma pensando alto enquanto analisava o corpo da nova irmãzinha.

Falando nisso, no episódio anterior chegaram uma bebê de um ano e a Irmã Krone, que veio dar um suporte à Isabella. As duas representam novas informações ao trio.

A primeira, de que existem lugares que preparam novas "mercadorias" depois que uma fazenda/plantação fica desfalcada e que por isso mesmo, o "orfanato" deles não deve ser o único. A segunda, de que existem outros adultos além da Mamãe. Não se sabe se já nasceram sob controle dos demônios ou se foram capturados, dando margem a vários entendimentos.

E se existirem humanos que se rebelaram contra o controle ou que servem de resistência?

Voltando à conversa sobre os rastreadores...
Eles estavam comentando que provavelmente o implante estaria num lugar de fácil remoção.

E descobrimos que o implante fica na orelha.
O interessante é que a Capirota-Rainha tinha até resposta pronta para quem perguntasse sobre aquele machucado/cicatriz. E a Emma sabia, pois tinha perguntado anteriormente.

Bom, considerações técnicas tiradas da conversa entre a Trindade Fugitiva:
-O rastreador, se tiver tecnologia humana (o mais provável), funciona a rádio;
-Não revela qual o indivíduo;
-Não alerta quando chegam perto do murão ou passam da cerca;
-Talvez gere algum alerta se for quebrado;
-Não podem remover para estudá-lo, já que ficará cicatriz atrás da orelha e daí tchauzinho plano de fingir que está tudo bem.

A primeira imagem é a inocência da expectativa e a segunda é a realidade te dando "oi".
De qualquer forma, a Dema já sabe que duas crianças conhecem a verdade, só que em vez de isolar e mandá-las direto para o abate, ela vai esperar pacientemente a próxima remessa para enviá-las.

E aí temos a Krone se revelando uma bela puxadora de tapetes.
O plano dela é denunciar o erro da Isabella capturando as duas crianças e abrindo o jogo para os demônios.

Precisa comentar sobre a cena de musical em que, como uma boa vilã, ela revela todos os seus planos? Pelo que comentam os leitores do mangá, a Krone nunca deu esse vacilo por lá.

E para que o seu sonho de se tornar uma Mamãe se torne realidade, ela foi dar uma conferida no Norman e no Ray que estavam lavando a louça.

O melhor dessa parte nem é a cara de psicopata da mulher, é o Ray dando a entender que eles deveriam matar a Mamãe e a assistente para facilitar as coisas.

Bom, logo perceberiam algum problema, afinal, Isabela tem que se reportar à Vovó. E na conversa delas, peguei uma preocupação da nossa Psicopata nº 1, como se de alguma forma ela não quisesse que as três crianças mais velhas fossem para o abate.

Eu até gostaria de ir mais a fundo nessa conversa, só que envolveria o tal spoiler que eu descobri sendo xereta.

E nessa parte vemos os demônios falando que alguém tem um paladar refinado e blá blá blá. Eles falavam de um jeito que soou como se "Ele" fosse uma divindade. Afinal, é assim que religiões católicas e cristãs se referem a Deus.

Voltando para a Trindade Fugitiva, eles estão pensando em treinar as crianças durante o pega-pega, fazendo com que melhores o desempenho físico e consigam usar de estratégias para não serem pegos. Sempre com dicas dadas pelo Ray e pela Emma.

E depois temos a sequência de cenas da Krone brincando de pega-pega também, mostrando que mesmo para uma assistente de Mamãe, ela não fica muito atrás.

E AINDA JOGA UM VERDE NA EMMA PARA VER SE COLHE MADURO!

A impressão que dá é que a Emma é um dos "elos mais fracos" da trindade, afinal, ela deixa transparecer facilmente suas emoções.

"Ah, mas quando a Mamãe foi dar aquele ataque certeiro no corredor, a Emma fez a Fernanda Montenegro e passou de boa" - Pois é, contradições ou milagres da própria personagem.

Assisti o vídeo do Leonardo Kitsune comentando sopbre o terceiro episódio e ele falava sobre a Emma gabaritar a prova (juntamente com o Ray e o Norman), mas ter esse lado "burrinha" que não entende os planos.

E aqui gostaria também de incluir a inteligência emocional, já que numa situação crítica como aquela da Capirota-Rainha, a menina só faltou levar um Oscar pela atuação.

Enquanto que na brincadeira com a Krone, a menina quase morreu infartada ali com as outras duas crianças escondidas.

Sobre o lado "burrinha" da Emma, vi numa thread de Twitter da yuri.ka~ que os homens japoneses, na sua maioria, curtem as mulheres mais "burrinhas", muito provavelmente por darem menos trabalho em vários sentidos (serão dependentes do dinheiro dele e por isso não irão reclamar, brigar, descobrir traição e por aí vai).

É só ver os estereótipos que mais aparecem em animes com maior apelo sexual e voltado ao público masculino. A preferência é por mulheres mais obedientes, tontinhas, doces e frágeis.

É claro que dessas quatro características aí em cima, a Emma só tem... um e meio. Ela é doce sim, mas só com quem merece o carinho dela.

Então por esse motivo, ACHO EU, que a personagem foi construída para atender a esse tipo de público. Mesmo sendo atlética, ela lembra um pouco a Sakura Kinomoto de Cardcaptor Sakura nesse quesito, que é igualmente fofa e bobinha.

CAGAÇO! A GENTE VÊ POR AQUI! YAY!!!
A história neste episódio AINDA DEU A ENTENDER que existe um traidor entre as crianças e eu tenho quase toda a certeza do mundo de que querem que a gente acredite que é a menina de óculos.

Vou cair nessa carta armadilha virada para baixo em modo de ataque? Não, estou mais desconfiada de que isso é broto de semente da discórdia.

Então...
Até o encerramento deste post eu tinha minhas dúvidas se continuava ou não com o anime, já que não me despertou muito o interesse.

É uma boa história, a construção dos personagens e da trama até agora está boa e a animação é muito bonita e bem feita, porém, não vou dizer que fico ansiosa para acompanhar os próximos episódios.

Neverland não tem o apelo empolgante que vi em outros animes que estou acompanhando atualmente ou que já analisei. Não faz o meu tipo.

"E por que continuar?", pergunta o leitor pensativo.
Vou dar mais uma chance entre as duas que já usei nessa temporada para o anime me fisgar de vez.

Se a conversa continuar nesse tom, sinto muito, Blogosfera Otaku, mas eu droppo e você segue alegrando os otakus Brasil afora sozinha!

Bom, leitor, segundo a programação que tenho em mãos, nos veremos novamente na Terra Prometida do Rei do Gado só depois do Carnaval e do hiato pós-Carnaval.

Tirarei entre duas e três semanas de descanso, porque VAI SER UM ESTRESSE preparar tudo a tempo... justamente um negócio que me falta ultimamente, tempo.

Na semana que vem teremos mais estreias da nova temporada, como My Roommate is a Cat e Mob Psycho 100 II!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Yakusoku no Neverland!

Por Kimono Vermelho aquela que vai atrás de spoiler quando convém - 15/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/