segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

FINAL: Rokuhoudou Yotsuiro Biyori #12

OLHA SÓ QUE CURIOSO!Além de termos uma DOBRADINHA DE ANIMES ACABANDO HOJE, o final de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori acabou casando com o MILÉSIMO POST da tag "animes" aqui no blog!!!

Se fosse combinado não teria saído tão perfeito! hehehe

Nos episódios anteriores... uma menina e sua tia decidem seguir mais uma vez a recomendação das avaliações de um site e acabaram caindo na Rokuhoudou. Também foi época do delicioso napolitano que encheu a cafeteria de clientes. E, por fim, um reencontro com o passado e uma tentativa de transformar o que estava quebrado em novamente unido.

Por qual motivo você iria passear na Rokuhoudou, Kimono?


Rokuhoudou Yotsuiro Biyori
12º episódio
Desculpa se eu pequei, leitor, mas vai dizer que essa imagem não é linda?
Opinião: Ah, leitor, confesso que com tudo que aconteceu este ano, o episódio final estar caindo JUSTAMENTE NUM FINAL DE ANO fez com que meus sentimentos ficassem ainda mais mexidos.

Tudo bem que a véspera de Ano Novo ainda está RELATIVAMENTE LONGE, principalmente se pensarmos que eu estava escrevendo esse texto na madrugada da segunda para a terça da semana passada! hoho

Ainda assim...
Como não dar aquela aquecidinha gostosa no coração, né?

E então, preparados para se despedirem de um anime que está dando adeus só agora no blog? EU JÁ COMENTEI QUE NA LIMBOSFERA OTAKU O TEMPO PASSA DE OUTRA FORMA? huhuhu

"Kimono. Ei! KIMONO! Vai ter comentário solto para nós lembrarmos como você fazia antigamente?" - Então, leitor... Tudo depende de uma decisão que ainda não tomei e que será decidida enquanto estou aqui batendo no teclado... Não com a minha cabeça por causa do sono ainda, e sim com os meus dedos.

Algumas partes dos surtos e comentários soltos que mostram aquela "análise REAÇÃO" normalmente não têm sentido E SÃO CHEIOS DE ERROS DE PORTUGUÊS, porque a minha preocupação é pausar, escrever para passar a ideia do que está acontecendo e voltar a assistir o episódio.

É ISSO OU DEPENDER DO MAIOR PROBLEMA QUE EU TENHO: a falta de memória.

Tudo isso para não dar nenhum gostinho do que vem pelo texto e... Mentira, tudo isso é para ver se cabem DEZ PRINTS.

Eram treze, mas eu me esforcei para diminuir um pouco.

Pior é que eu avisei em algum post por aí que O DEDO QUE APERTA O BOTÃO DO PRINT PERDEU O CONTROLE E ACREDITA PIAMENTE QUE QUASE TODA CENA COM DIÁLOGO MINIMAMENTE IMPORTANTE OU IMAGEM ESPECÍFICA PRECISA SER MOSTRADO.
Dois nenéns desses... Eu apertava as bochechas até começar a chorar com tanta fofura.
Awn... Tokitaka NÃO SÓ ARRUMOU A XÍCARA QUEBRADA, como colocou numa caixa. ♥
E pela primeira vez no anime vemos os gêmeos já adultos juntos. MANO, OLHA QUE FOFOS!
Controle, leitor?
Não sou televisão para ter controle.

Agora que já bati todas as cotas possíveis de asneiras, vamos falar sobre a véspera de Ano Novo, o famoso 31 DE DEZEMBRO, que não reuniu a família para uma ceia de gente falsa que fica trocando presente e fingindo que se importam uns com os outros.

Não, não.
Na cafeteria o esquema é reunir, verdade, só que mais do que isso, é compartilhar bons momentos com os clientes que estiveram durante todo o ano aparecendo por lá.

E como bem disse o assalariado doido por tendon, se não fosse pela noite de réveillon da Rokuhoudou, ele teria passado a virada SOZINHO. Bom, cada cultura com o seu jeito de comemorar final de ano.

Às vezes melhor sozinho do que mal acompanhado, né?

O melhor, aliás, um dos vários "melhor" que eu vou acabar citando neste post já começa com Yakyou ACORDANDO NO SOFÁ DO PRÓPRIO ESCRITÓRIO!

Gente, esse homem não tem casa? Ela fica longe pra burro? Ele ficou fazendo serão e resolveu ficar por lá mesmo?

E aquele sofá parece um pau.
É FEITO DE CIMENTO?

E um homem daquela metragem num treco desse, COMO NÃO ESTÁ COM TODAS AS DORES POSSÍVEIS NO CORPO?

É algo importante a ser discutido, leitor? Não, mas você está na Limbosfera Otaku, então não reclame de barriga cheia.

E o mais legal é que não vimos em nenhum momento, pela memória do Yakyou, cenas tristes. É sempre algo divertido que ele fazia com o irmão, seja disputar para ver quem comeria qual mochi ou quem chegaria primeiro na porta de entrada.
TÃO LINDINHOS ESSES DOIS, QUE EU TENHO VONTADE DE APERTAR!
Para irmãos que nunca brigavam, a relação deles atual é infelizmente representação de algo MUITO GRAVE. É como digo nas minhas teorias: a culpa provavelmente não é dos gêmeos, é do pai. 

Depois passamos para a Rokuhoudou e uma constatação que me faz gritar: KINAKO NA CAMA DO SUI. KINAKO! MAAAAAAAAAAAAAAANO! IMAGINA VOCÊ AMAR GATOS, TER UM E ELE DORMIR COM VOCÊ NA CAMA!

Eu queria ficar olhando eternamente para aquela cena lindinha do Kinako na cama do Sui. TEM QUE SER NA CAMA DO SUI! NÃO FAZ SENTIDO SER NA CAMA DE MAIS NINGUÉM!

Melhor[2] mesmo é o Tsubaki ter preparado os doces À NOITE, quando deveria estar puxando aquele ronquinho gostoso que, aliás, eu queria estar puxando, e o Gure levar UMA CABEÇADA por tentar "acordá-lo".

É claro que o episódio não vai ser só o puro suco do amorzinho, claro que não, TEM QUE ROLAR AQUELA COTA DE SOFRIMENTO QUE É PARA REALÇAR O CHORO, digo, O SABOR ADOCIDADO DESTE ANIME!

Tokitaka, o nosso mestre ceramista, cozinheiro incrível e homão da porra, conseguiu consertar a caneca quebrada do Yakyou, bem o que eu tinha achado que aconteceria quando o Sui fez um pedido para ele.

A técnica que ele usou foi a kintsugi, também conhecida como "kintsukuroi", que consiste em usar ouro para consertar o quebrado. Além disso a peça é considerada ainda mais bonita por ter sido quebrada e possuir esse reparo.

Seria talvez a mensagem de que as imperfeições fazem parte de nós e é isso que nos torna perfeitos?

Bonde dos filósofos e românticos, aí está a questão.

Como é uma espécie de festa obviamente o jantar era totalmente gratuito. Quem chegasse lá poderia comer e beber à vontade. Por motivos de FALTA DE MEMÓRIA, na primeira vez que assisti o episódio, fiquei surpresa.

Dislexia, falta de memória... O que falta de estranho a blogueira desenvolver?
NÃO, LEITOR, NÃO ESTOU ACEITANDO SUGESTÕES!

E mais uma vez pudemos observar a DESTREZA de Kyosui, um amante de gatos, passando do "obcecado por tirar fotos do Kinako" para "o incrível gerente da cafeteria".

E OLHA SÓ QUEM APARECEU: O SENHOR TSUNDERE DA LOJA DE CHÁ!
No pacote vieram a esposa, a neta e a amiga da neta, aquela que não gostava de chá.

ANOTA AÍ: EU TINHA DEZESSEIS FILHOS, dentre eles APENAS TOMOYO DE MENINA! Agora são dezessete, porque não posso adotar o Naruko de Yowamushi Pedal e ignorar a irmã separada por um anime de cafeteria!
ISSO É UM GATO COM CARA DE QUEM ESTÁ TRAMANDO ALGO!
O melhor [3] é com certeza dar de cara com VÁRIOS DOS CLIENTES que conhecemos durante a temporada! E o SUPRASSUMO DA DELÍCIA: a interação entre eles!

Ah, gente, tem como não amar esse anime?
A Rokuhoudou é um lugar que une vários tipos de pessoas diferentes que normalmente não costumam interagir entre si, no entanto, na noite de réveillon estavam todos juntos comemorando a virada do ano!

NEM TENHO COMO DESCREVER A MINHA FELICIDADE!
Adoro esse tipo de história, já que nem sempre dá para fazer com que personagens de núcleos/episódios diferentes convivam e até conversem.

É algo que acontece bastante em Tsukumogami Kashimasu e me deixa igualmente animada!

E se você olhou as comidas que servem de "cobertura" para o sobá da virada de ano e não entendeu exatamente o que são, TIA KIMONO ESTÁ AQUI PARA AJUDAR COM AS DÚVIDAS!

Ebi tempura = é tempurá de camarão. Símbolo de longevidade, pelo que contou o Tokitaka.

Datemaki = rocambole de ovo com massa de peixe, é doce. É símbolo de prosperidade.

Abura-age = tofu frito. Serve como representação de Inari, Deus do Sucesso. Se envolver arroz no tofu frito e fazer em forma de "orelha de raposa", damos o nome de "Inarizushi".

Nishin = peixe arenque. Serve como oração para que tenham filhos saudáveis.

Traduzindo: COMA O SOBÁ DE VIRADA DE ANO COM TUDO ISSO E, com , COISAS BOAS ACONTECERÃO!

Além disso, o senhor da loja de chá comentou sobre o santate de sobá, as três condições para fazer um bom sobá: recém-moído, recém-amassado e recém-cozido. Ou seja, o macarrão do sobá é fresquinho, feito na hora.
Parece o Sui, mas eu duvido que perca a compostura por causa de um gato.

E quando você acha que não vai rolar encontro dos gêmeos...
Na saída de uma primeira patota da cafeteria, EIS QUE SUI VÊ AO LONGE ALGUÉM QUE PARA NA FRENTE DA ENTRADA E RESOLVE IR EMBORA!

Mano, a vontade que eu tenho é passar aquela cola porreta no Yakyou e grudá-lo na Rokuhoudou.

CACETE, MANO!
TANTOS ANOS SE PASSARAM!
A CULPA NEM É SUA E DO SEU IRMÃO POR TODA ESSA TORTA DE CLIMÃO HORROROSA!

O QUE QUE CUSTA BAIXAR A GUARDA E SE PERMITIR SER FELIZ NAQUELE AMBIENTE?

E quando ele diz que nunca mais vai voltar lá?
RAPAZ, CHAMA O GURE PARA ME SEGURAR QUE EU TENHO VONTADE DE DAR NA CARA DO "OUTRO" SUI!

Caramba... Tão bonitinho ele relembrando os bons momentos que teve ali com o irmão e ficando surpreso por ver a sua xícara, aquela que tinha sido quebrada quando eles eram pré-adolescentes, reparada com o kintsugi...

Yakyou, SE PERMITA SER FELIZ DE NOVO COM O SEU IRMÃO NO LUGAR QUE VOCÊS CRESCERAM, CACETE!

TINHA QUE SER UM PERSONAGEM DUBLADO PELO TOMOAKI MAENO! ARGH!
(E o que o coitado tem a ver com isso?)

Melhor [4] mesmo é o Sui falando que ELE SEMPRE SERÁ BEM-VINDO!

YAKYOOOOOOOOOOOU, CACETE!
AJUDA NÓIS, TSUNOZAKI!

Pelo menos ele bebeu todo o chá, mesmo dizendo que ainda não chegava aos pés do chá do avô, aliás, concordando com a afirmação do Sui e que acabou o deixando contente.

E acabei reparando que o anime não mostra os dois de frente (e de perto). Num único take, não dava para ver a cara deles. Em compensação tivemos algumas cenas deles lado a lado.

MANO, COMO SOBREVIVE A PESSOA DEPOIS DE TANTA PORRADA COM A QUE TEVE NESSE EPISÓDIO? PARA DE ESMURRAR MEU CORAÇÃO, CARAMBA!

Depois da saída do gêmeo POBREMÁTICO, a galera saiu e chamou o Sui para o Hatsumoude, que é a primeira visita num santuário xintoísta ou num templo budista.
Deu vontade de dar uma choradinha? Deu. Mas eu queria que eles se entendessem logo!
Agora que caiu a ficha e, sim, só agora.
Quando os irmãos estavam nos finalmentes da conversa, o sino do Ano Novo tocou.

MANO.
ELES PASSARAM A VIRADA DO ANO JUNTOS.
TROCOU O ANO E ELES ESTAVAM ALI, UM DO LADO DO OUTRO.
MANO, EU JÁ ESTAVA TENTANDO CONTROLAR OS SENTIMENTOS, AGORA LASCOU DE VEZ!

DEOS MATOBA, ME ACODE!

Tão fofo o Sui resolvendo deixar as xícaras ali juntas enquanto eles vão para o Hatsumoude.

PRIMEIRO DIA DO ANO É DIA DO QUÊ?
DE FAZEEEEEEEEEEEEEEER AQUELA COISA HORROROSA QUE TODO MUNDO GOSTA: mochi.

Eles conseguiram o pilão e o martelo com um cliente que pediu para que eles usassem, já que suas costas não permitiam mais tanto esforço.

E que suor frio da galera quando o Gure pegou o martelo e ia meter toda a força ali, hein? Ainda bem que o Tokitaka interveio, senão "BYE BYE PILÃO".

O arroz para fazer mochi é diferente do arroz de consumo diário, digamos assim. Se quiser saber mais, dê uma olhada nesse post do Japão em Foco.

Esse arroz precisa ser cozido e daí vai para o pilão.
Antes de começar a bateção, que precisa de pelo menos duas pessoas, é necessário dar uma amassadinha para que não saia voando grão para todo lado.

Não é força, é jeito, e também precisa ter ritmo.
Um coleguinha vai molhando as mãos para dobrar a massa e o outro bate nela. Preferencialmente quando as mãos do coleguinha não estiverem por perto.

Dobra-se de fora para dentro para que ele seja amassado direitinho.
Não tem como não amar os clientes da Rokuhoudou. ♥ Eles fazem parte de todo esse amor!
Que o Sui e o Tokitaka são a dupla perfeita, o refinamento japonês ambulante, isso a gente sabe, agora... O QUE SERIA GURE E TSUBAKI?

Gure é mestiço e, pelo que deu para entender, viveu boa parte da juventude na Itália. Tsubaki é uma criança japonesa com problemas de comunicação.

Estão mais para dupla da despirocação, ainda que a sincronia dos dois tenha surtido um efeito de admiração e pavor no gerente e no cozinheiro da cafeteira.

Final bonitinho, final fofinho... É isso que você pensa quando assiste os clientes comendo mochi e mais uma vez interagindo uns com os outros, até que você descobre que DEPOIS DE ONZE EPISÓDIOS, no décimo segundo você vai ouvir cantoria.

Pois é, sabia que estava faltando um pouco de pecado para servir de cobertura a esta maravilhosa sobremesa.

Começa matando com o Daisuke Ono, parte para o maravilhoso Yuuichi Nakamura, segue para o Daiki Yamashita (o rei das dobradinhas de BNHA 3 e Pedal Glory Line) e encerra com o Junichi Suwabe, que é para a morte ser mais gostosa.

Ainda melhor [5] foram duas ceninhas PERFEITAS que passaram no encerramento: Tsunozaki trabalhando e Yakyou provando um doce (provavelmente para aprovação do cardápio).

TSUNOZAKI TRABALHANDO.
QUANDO É QUE O DEMONHO CONFEITEIRO TRABALHOU NESSES EPISÓDIOS, GENTE? NUNCA O VIMOS DENTRO DA COZINHA FAZENDO ALGUMA COISA!

Só apareceu lindo e maravilhoso tretando na base da zoeira...
QUEM VÊ ATÉ ACHA QUE PARECE GENTE!

"Mesmo que caminhemos por estradas diferentes, talvez estejamos conectados em algum ponto."

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.
Nas horas vagas o Tsunozaki é confeiteiro, no resto da vida É UM DEMONHO.
Nota: Eu quero ir nessa cafeteria
Pretende reassistir algum dia?: Na verdade... Já reassisti para fazer os posts, mas tirando isso... Com certeza!
Recomenda a série?: MUITO!
Categoria: Cotidiano (slice of life), cafeteria, homens bonitos, gato, fofura, candidatos a husbandos, maravilhoso elenco de dublagem, gêmeos, divertido
Premiações: Demônio do Anime - Tsunozaki, Amigos Tretentos - Gure e Tsubaki, Prêmio Drew e Jonathan Scott de Bom Trabalho - Yakyou e Sui, Melhor Cafeteria - Rokuhoudou, Melhor Gato - Kinako, Melhor Clube do Anime - Clube do Pedalinho de Pato, Pior Melhor Latte Art - Gure, Melhor Professor de Cerâmica - Tokitaka, Pior Ser Humano na Cozinha - Sui
Pontos fortes: Comidas, homens bonitos, elenco de dublagem, enredo, Kinako
Pontos fracos:
Apenas 12 episódios e nenhuma resolução e melhor explicação sobre a relação entre os gêmeos


Assim se encerra a participação do tranquilo e gostoso Rokuhoudou Yotsuiro Biyori no Kimono Amarelo.

Eu seria muito zoada em dizer que adoraria levar um caderno ou até mesmo um notebook para escrever enquanto provo as delícias da cafeteria?

E você, leitor, por qual motivo entraria na Rokuhoudou?

Por Kimono Vermelho aquela que amou acompanhar este anime e torce para que um dia haja uma nova temporada - 17/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/