domingo, 31 de dezembro de 2023

FINAL: Jujutsu Kaisen 2 - #23

E a gente vai encerrar com muita desgraça e muito estilo, pois isso aqui é SACO DE JUJUBA QUE CAI PELO MENOS CEM!
 
Nos episódios anteriores... Mahito cansou de levar porrada do Palminha e do Sommelier de Dedo Maldito, e até tentou mostrar como tinha evoluído durante o Arco de Shibuya. Acontece que não foi o bastante para derrubar a força do ódio de quem perdeu gente querida numa guerra que não pediu para entrar. E quando a gente achava que ia ter missa de 7º dia na outra semana, Krangetou surgiu, e com ele o pessoal de Quioto e o Mikoto Yuzuki deste anime: Choso.
CORRE, YUDI, QUE O MANINHO VAI TE ATORMENTAR ATÉ OUVIR VOCÊ O CHAMANDO ASSIM! EHEHEHEHEHEHEHEHEHE!!!

Quantos anos de férias você quer pegar depois de todo o trabalho que teve com esse Haloween eterno, Kimono? 400 mil anos de férias, por favor.

Jujutsu Kaisen 2
23º episódio
Diga-me qual shounen de lutinha foi sacana o bastante para prender o personagem mais forte na DROGA DE UM DADO CHEIO DE OLHOS? Isso é hilário de tão ridículo!
Opinião: Leitor, chegamos ao final do ano e desta temporada de Jujutsu.
Por isso mesmo, peguei aquelas caixas de som gigantescas, coloquei aqui na beirada da Shibuya destruída e vou tocar "Ta ga Tame" do Megatera Zero NO VOLUME MÁXIMO!

O quê?
O que que foi, leitor?
"Ta ga Tame" não é a abertura de Jujutsu Kaisen?
Eu sei. Jujutsu que se exploda, EU QUERO A ABERTURA DA 2ª PARTE DE MONONOGATARI TORANDO E REVERBERANDO EM SHIBUYA!

Depois a gente toca "Ao no Sumika" de Tatsuya Kitani, PORQUE ESSA MÚSICA TRAUMATIZA TODO MUNDO. "Specialz" da banda King Gnu só traumatiza o Yudi. EU QUERO A "AO NO SUMIKA", PORQUE A GENTE PERDEU O GETOU, O HAIBARA, A RIKO E A KUROI NAQUELA PORRA DE ARCO E A MÚSICA É TODA ALEGRINHA!

Também vou tocar "Zankyou Zanka" da Aimer, pois essa é uma música tradicional de final de ano na minha casa. ME LEMBRA OS FOGOS DE ARTIFÍCIO DO KIMETSU DO ENTRETENIMENTO, SUPER CARA DE ANO NOVO!

Hoje eu vou dar a trilha sonora desse Halloween infinito!
 
"Kimono, o que que você tá tomando? Eu quero também?" - Sorvete. Recomendo.

Aproveitando que vocês ainda não estão completamente estragados da cabeça, VOU DAR UMA DE MAHITO E FAZER ESTE FAVOR: confira o (dublador do) Toudou cantando "Thinking out Loud" do Ed Sheeran. Subaru Kimura maravilhoso.

Fui xeretar os comentários na página do episódio e... FALARAM QUE O YUTA APARECE NA ABERTURA. TÁ PASSANDO A ABERTURA! VEREMOS SE É VERDADE!

CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALHO!
ELE APARECE DEPOIS DA NOBARA E ANTES DO GOJOU SENDO PRESO NO CUBO!!!!
Ah. AH CU...TAGAWA. Lembrei que prometi fazer ANÁLISE DA ABERTURA. Fodeu.

NÃO.
AAAAAAAAAAAAAAAAH NÃO, MINHA SENHORA! NEM COMEÇA A GROSELHAR, PORQUE HOJE EU NÃO ESTOU PRA GROSELHA!
 
Krangetou exigiu o pokécubo de volta e não vou mais poder brincar com a caixa que guarda o Shiny Lendário.
Sim, brinquei de pingar colírio em cada olhinho do cubo e eles me agradeceram tal qual a Cimitarra Mortal E-Ming de Heaven Official's Blessing S2.
(A véia reclama da groselhagem da outra véia enquanto groselha.)

Amo que a Yuki vai groselhando e o Krangetou faz a mesma cara de desgosto que eu. SIMPLESMENTE— Espera... Ele fez essa cara por discordar dela. Eu não creio...

A doida defende que o próximo estágio da humanidade é se libertar da energia amaldiçoada. O costurado defende que o próximo estágio da humanidade é otimizar a energia amaldiçoada. Eu defendo que vá todo mundo PRA P—
*Deos Matoba: Como visto anteriormente, a blogueira está sem paciência para groselhagem.*

Olha, eu vou ser bem sincera, entendo que esse monte de baboseira realmente seja importante para o plot, uma vez que explica a ambição de um dos principais antagonistas, só que... *Pensando em vários tipos de reclamações e desistindo, já que a função de um shounen de lutinha é criar explicações para seus planos mirabolantes*

Bom, basicamente o Krangetou quer usar as criaturas que têm energia amaldiçoada como FONTE DE ENERGIA AMALDIÇOADA. Ao contrário do Getou, que tinha essa separação de não feiticeiros e feiticeiros, querendo eliminar os "primatas" e constituir um mundo apenas com feiticeiros (aqueles que podem controlar energia amaldiçoada), o Krangetou quer uma fonte de energia. Inesgotável talvez não seja, a não ser que ele crie uma espécie de sistema autossustentável ou alguma outra bagaça que faça mais sentido.

PELO AMOR DE DEOS MATOBA.
ATIVOU O FEITIÇO REMOTAMENTE EM DOIS NÃO FEITICEIROS MARCADOS?
O QUE A FODA?!

Nem sete minutos, episódio.
NEM SETE MINUTOS. E JÁ TEM UMA BÍBLIA DE EXPLICAÇÕES!
Gege Akutami, volta pro inferno de Exatas que é de onde você nunca deveria ter se arrastado para fora.

Pessoas que absorvem objetos amaldiçoados e pessoas que possuem encantamentos, mas cérebros de não feiticeiros. Esse último caso é das pessoas que têm aptidão, porém, faltou algo, provavelmente um detalhe físico, que as tornassem de fato feiticeiras?

Espera.
ESPERA.
A ativação do encantamento que ele roubou do Mahito é para tornar pessoas que têm aptidão para absorverem objetos amaldiçoadas a terem força para serem hospedeiras? Porque, se for isso, a pessoa que tinha condição para absorver objeto amaldiçoado e normalmente morreria, pois só Yudi é o 0,000000001% que deu muito certo, agora a chance é de 100%?

E as pessoas que têm aptidão para usarem encantamentos, só que não o fazem por algum motivo, talvez uma espécie de limitador físico, AGORA PODEM USAR?

Ah, agora vai começar o arco de torneio, digo, de "battle royale": pessoal vai se matando até sobrar o mais forte?

"Encarem como se mil Yudi Itadori malignos tivessem sido soltos" - MIL SOMMELIERS DE DEDOS MALDITOS SOLTOS POR AÍ!

Vai virar 1º de novembro e vai ser um caos. Já vi tudo.

Yuki querendo dar cacete no Krangetou. Tá atrasada, fía.

KUSAKABE ESTIRADO NO CHÃO DIZENDO: "Então, pra mim, tá bom".
Até o Kusakabe querendo ir embora e esquecer que esse dia aconteceu.

COMO A CONVERSA AINDA NÃO ACABOU? CACETE, KRANGETOU! SEREI OBRIGADA A DROPAR JUJUTSU A PARTIR DA PRÓXIMA TEMPORADA!

Dito isto, a trilha sonora está maravilhosa.

Kusakabe estirado no chão, pensando: "CARALHO, ESTA PORRA AINDA NÃO TERMINOU?! GEGE AKUTAMI, ESSE TRABALHO É INSALUBRE, CADÊ MINHAS FÉRIAS?!"

Kusakabe, só tem férias em Jujutsu quem morre. Quer morrer?

Espera... DEZ MILHÕES DE ESPÍRITOS AMALDIÇOADOS SOLTOS?
É um pouco menos que a população da cidade de São Paulo.
O quê? Comparei os moradores da cidade de São Paulo a espíritos amaldiçoados? E VOCÊ ACHA QUE A GENTE É ABENÇOADO ONDE COM ESSA BOMBA DE GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL?!
 
Ai que lindo, vão anunciar que existem espíritos amaldiçoados para a população.
AHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
O governo japonês de Jujutsu IGUALZINHO o governo japonês de GeGeGe no Kitarou (11 e 12) em questão de desordem e caos. Adoro.

Ok, eu meio que entendi o que está acontecendo.
Conforme o buraco vai aumentando em Shibuya, ou seja, VAI DANDO BOSTA PRA CARALHO no Halloween dos infernos, nós vamos acompanhando as pessoas tentando lidar com isso. Pelo menos é o que parece.

Fiquei chocada com o espírito amaldiçoado invadindo a casa enquanto as mulheres viam um cenário bem bizarro na TV. Ainda assim, achei incrível a utilização para a narração. Confesso até que ficou meio engraçado, só que daí já sou eu tendo zero respeito por Jujutsu e não aguentando mais.

Um criança sozinha numa loja de conveniências às escuras, num lugar deserto... O QUE PODE DAR DE ERRADO?

Ai que gostoso, ai que bacana, escureceu tudo e agora tem UMA UNIDADE DE ALMA PENADA DIZENDO QUE É PRA CRIANÇA IR COM ELA, POIS ALI É PERIGOSO.

AI, PORRA! MEDO DO CARALHO! OLHA A PORRA DA ASSOMBRAÇÃO DO CACETE!
VAI PRA PONTE QUE TE PARTIU, INFERNO DO CARALHO!

Chegou o protagonista de Jujutsu Kaisen... 0.
Tá atrasado em 70 anos, Yuta.

Yuta: Desculpa. Assustei você?
Kimono: Não, mas a porra do espírito amaldiçoado quase fez meu intestino liberar tudo o que ele tinha guardado.
 
MEGUMI OGATA, MINHA DEUSA!
Ai, chorando, porque a deusa está entre nós.

MANO, O INUMAKI PERDEU UM BRAÇO NAQUELA EXPANSÃO DE DOMÍNIO DO SUKUNA! PELO AMOR DE DEOS!
A típica cena de desespero do protagonista ao ser passado para trás pelo antagonista.
O quartel-general de jujutsu é burro, mas enfim...
1- Confirmado que Suguru Getou está vivo, então se restabelece sua sentença de morte;
Adendo da Kimono: Não está vivo, porém, se quiserem matar o Krangetou, 'tamos aí.
 
2- Satoru Gojou é considerado cúmplice de causar o Incidente de Shibuya, está expulso permanentemente da sociedade jujutsu e qualquer tentativa de desfazer seu selo, será considerada crime;
Adendo da Kimono: Tudo que a veiarada queria era se livrar do Gojou. Deu tudo certo.
 
3- Masamichi Yaga será sentenciado à morte por incitar Suguru Getou e Satoru Gojou, causando assim o Incidente em Shibuya;
Adendo da Kimono: Isso mesmo, se livra dos poucos feiticeiros jujutsu que vocês têm, seus otários.
 
4- A suspensão da execução de Yudi Itadori está revogada e ele deve ser executado assim que possível;
Adendo da Kimono: Agora todo mundo vai atrás do Sommelier de Dedo Maldito, tadinho.
 
5- Yuta Okkotsu está apontado como executor de Yudi Itadori.
Adendo da Kimono: BRIGA PRA VER QUEM FICA DE PROTAGONISTA DA HISTÓRIA! FOI BEM ASSIM QUE ACONTECEU EM MAGI... Não, pera...
 
Certo, o episódio terminou e eu tenho algumas considerações a fazer no Telecurso de 1º de Novembro - O sol irá nascer, independente das maldições que se arrastam pela Terra.

Para um último episódio de temporada de um shounen de lutinha, que prometeu mais tortura psicológica para a equipe de animação, até que foi bom. Sim, vem aí uma 3ª temporada sabe-se lá Deos quando.

Bom, a respeito disso, estou pensando sinceramente em dropar Jujutsu Kaisen a partir da próxima temporada e vou explicar por quê.

Como acabei tomando uns spoilers meio importantes do mangá e no meio disso vi a quantidade de abobri— de explicação que as jujubas vão receber, não me empolguei muito.

Piadas à parte, leitor, obviamente entendo que toda a explicação é necessária para a compreensão da trama e das motivações dos personagens. Não é apenas "groselha" jogada, algumas coisas realmente fazem diferença para que o espectador entenda porque as coisas são assim e porque certos poderes funcionam dessa forma.

Esse é um recurso narrativo normal em histórias e que tende a ser um pouco mais confuso em shounens de lutinha para dar a complexidade à trama, senão ela ficaria vazia ou só teria lutas sem contexto.

O problema dos shounens de lutinha é que seus autores muitas vezes botam os pés pelas mãos e fazem as coisas ficarem tão confusas, que o melhor é criar um atalho na cabeça do que ficar se quebrando para entender um negócio que nem sempre tem, de fato, sentido.

Quanto mais complexa a explicação, mais presunçosa é a história, e isso não é um elogio.

Eu adoro os momentos de comédia de Jujutsu, o elenco de dublagem japonês e brasileiro, a trilha sonora, a animação (ainda que ela tenha problemas e a culpa seja completamente da administração que quer ferrar os animadores) e mais uma série de detalhes muito particulares da obra. Entretanto, eu não quero fingir que tenho paciência para quebrar a cabeça e tentar explicar o impossível para o leitor.
 
Claro que não ajuda o fato de diversos agentes externos prejudicarem a minha experiência, nada relacionado diretamente a Jujutsu.

De qualquer forma, eu não sou aquele tipo de fã apaixonado que vai fazer mil teorias da conspiração e interpretar de seis formas diferentes as groselhagens. Eu só quero me divertir.

Meu cérebro foi perdido em Magi, que é um negócio que estou realmente enfiada até o pescoço, e, ainda assim, VEJA A SITUAÇÃO DAS ANÁLISES DO MANGÁ (adendo: omiti aqui a quantidade de animes que tenho que analisar mais o meu tempo livre extremamente limitado).

Não sei se vou ter pique para uma 3ª temporada com um bando de explicação às vezes pertinente e outras vezes só de enrolação. Sem falar que a história, a meu ver, vai ficar mais chata.

Assim, leitor, vai ter uns detalhes muito loucos, altas lutas bacanudas, gente nova surgindo, uns quiprocó doido da vida e muita empolgação para quem gosta de shounen de lutinha e lutas épicas. Vai ser legal pra caramba!

Pra vocês.
 
"Ah, mas no anime tal tem duzentas explicações, você reclama e continua fazendo" - Aí que está, eu gosto do "anime tal"? Qual a relevância da trama? Ele me dá entretenimento e patifaria para escrever?

De qualquer forma, assistirei o 1º episódio e ele entrará na programação conforme o Cronograma 002.
 
Se a Kimono do futuro assistir e falar: "Porrã, quero ver a saga do Yuta dando cacete no Yudi e do Choso falando para não bater no irmãozinho dele". A gente segue o baile no melhor estilo.

Agora se a Kimono do futuro assistir e falar: "Gege Akutami pegou um galão de 20 litros de groselha e diluiu para dar 200 litros. Não, obrigada, chega". A gente encerra a participação de Jujutsu no blog.

Bom, agora que já tirei minha credencial para tretas, desmontei meu escritório itinerante e fui deitar no chão de Akihabara, falemos do episódio. E já adianto que vou dar spoilers sem contexto.
 
De forma resumida, Krangetou deu sua grande cartada: a ativação do encantamento do Mahito, a fim de fazer com que usuários de energia amaldiçoada lutem uns contra os outros. Sua ideia é otimizar o uso de energia amaldiçoada, o que dá a entender que ele quer se livrar de quem não for tão habilidoso nisso por meio do "battle royale".

Battle Royale é uma disputa de sobrevivência em que apenas um ou um número predeterminado sobrevivem e são considerados os vencedores.

Depois disso, vemos como os não feiticeiros fora da barreira estão lidando com que está acontecendo em Shibuya, além de determinações específicas do alto escalão jujutsu.
E é exatamente esse o problema: DEIXA A CONVERSA ACABAR, POR FAVOR!
Minha senhora, deveria ter enchido o querido de porrada faz tempo!
Krangetou x Yuki
Depois do nascimento de Satoru Gojou, alguém com duas habilidades inatas fortíssimas (Seis Olhos e Ilimitado), o mundo se desequilibrou. O nascimento de um usuário de energia amaldiçoada tão forte fez com que Maldições e espíritos amaldiçoados buscassem evoluir para cobrir esse desequilíbrio.

Acredito que a melhor forma e a mais rápida de mostrarem como essas criaturas sentiram a necessidade de evoluir, foi pela evolução do Mahito.
Ao que me parece e que comentei no post anterior, as coisas não deram certo por um fator: a falta de experiência do Mahito. Acho que ele era uma Maldição muito recente e que, mesmo tendo aprendido tanta coisa em tão pouco tempo, a experiência que poderia dar estabilidade a essa evolução, faltou.

A ideia da Yuki, se lembro de alguma coisa de toda aquela groselhagem dela, é que ela queria que os não feiticeiros pudessem controlar a energia amaldiçoada, que normalmente é dispersada por eles e acumulada viram Maldições e espíritos amaldiçoados.
 
Na real, relendo o post do arco anterior, ela disse que existiam dois caminhos: eliminar energia amaldiçoada (algo relacionado ao Toji, mas que não teve muita explicação) ou os não feiticeiros aprenderem a controlar energia amaldiçoada.

O Suguru Getou foi na segunda opção e do jeito mais reto possível: se os não feiticeiros não têm aptidão para aprenderem a controlar energia amaldiçoada, basta que eles não existam, assim sobram apenas os feiticeiros. Maldições e espíritos amaldiçoados não nascerão a partir disso.
 
Daí o Krangetou pegou a ideia original, usou o Mahito como ferramenta até que ele "quebrasse", se apropriou do encantamento Transfiguração Inerte e ativou um feitiço que permite que pessoas com aptidões relacionadas a jujutsu, consigam fazer encantamentos ou serem hospedeiras de itens amaldiçoados.

Acho que o melhor jeito de entender essa groselha é falando de Vanitas (15 e 16), usando a Fórmula Mundial e o Motor de Alteração.

Resumindo do jeito mais simples possível: a Fórmula Mundial é o que constitui todas as coisas, a "alma" no sentido de Jujutsu, e o Motor da Alteração pode modificar a Fórmula Mundial, que seria o poder de transfiguração do Mahito.

Se em Vanitas, algo modificou a Fórmula Mundial, tornando a Chloé humana em vampira, o mesmo acontece em Jujutsu quando o Krangetou usa a Transfiguração Inerte. Claro que na história de Gege Akutami, o vilão precisou fazer alguns preparativos para garantir que funcionasse especificamente em algumas pessoas.

Também é nesse momento que descobrimos que aquilo que habita o corpo de Suguru Getou tem muito mais que 150 anos, afinal, ele falou de mil anos de pactos e objetos amaldiçoados que foi obtendo durante esse tempo.

Falaram também que o Japão é onde mais nasce Maldição/espírito amaldiçoado, e que essa história de otimização de energia amaldiçoada que o Krangetou deseja, faria com que o Japão obviamente detivesse a maior concentração dessa energia, o que chamaria a atenção de outros países.

Em que sentido? Guerra.
Imagina você ter um exército de Maldições/espíritos amaldiçoados e pessoas que podem controlar essa energia tão perigosa. Arma normal e mesmo nuclear pode não dar conta de matar mesmo os seres humanos usuários de energia amaldiçoada, pois eles podem ter alguma condição especial que os faça sobreviver ou obviamente evitar que as coisas cheguem a esse ponto.

Como outros países têm poucos feiticeiros jujutsu ou conhecimento de como ligar com Maldições, seriam alvos fáceis, né?

De qualquer forma, o Krangetou ainda não revelou o que quer com o battle royale e a otimização da energia amaldiçoada. Se é destruir tudo, controlar o mundo ou fazer com que a humanidade evolua a ponto de criar coisas bizarras ou híbridos de Maldições e humanos (que é o caso dos Fetos da Pintura da Morte). Para qual finalidade? Nós que só assistimos o anime, não sabemos. Se o Krangetou fez o favor de explicar no mangá, são outros quinhentos.

Enquanto o vilão quer otimizar a energia amaldiçoada, a Yuki queria que a humanidade se libertasse dela. Mais uma vez o Toji é citado como um ponto importante, que talvez permitisse que a humanidade se livrasse da energia amaldiçoada, assim não a emitindo e muito menos criando Maldições.

Bom, se alguém avisasse sobre a Maki, quem sabe não haveria uma chance?
Menino que tinha ido tomar um tacacá, dançar, curtir e ficar de boa, voltou assim:
Assustar mesmo, quem assustou foi a Maldição aí. Você é uma fofurinha.
Yuta x Yudi
A promessa é que o Yuta chegou para executar o Yudi e obedecer a alta cúpula, portanto, o que o espectador que só assiste o anime deve esperar é a treta entre "protagonistas".

Reclama-se muito do comedor de dedo maldito, dizendo que ele não tem protagonismo, que não tem poderzinho legal e que parece um coadjuvante com muito tempo de tela.

Bom, leitor, essa impressão talvez também se deva a similaridade do Yudi com uma pessoa comum. Ainda que ele tenha aquela força e resistência acima do normal, além de ter sobrevivido a ingestão de um item amaldiçoado que deveria tê-lo explodido por dentro, ele não tem super poderes tirados do pâncreas da autora e muito menos salva o dia.

Pelo contrário, ele quebra de tal maneira que precisa que um amigo não tão próximo chegue junto e o ajude a entender qual o seu papel naquela guerra.

Não há uma maneira de agradar o público em geral.
Se ele tem poder demais, é apelão. Se tem poder de menos, é sem graça.
Acho que em ambos os casos, o protagonista precisa depender de algo fora do protagonismo: o carisma.

O Yudi é divertido, mas já foi mais carismático.
Outros personagens foram carregando um papel de importância na história e, neste arco, sobrou para o Gojou esse trabalho. Pelo menos enquanto esteve fora do Gokumonkyo. Depois disso, a liderança ficou dispersa e o Yudi só fez parte do grupo.
 
Acredito que o personagem fale muito sobre o adolescente da atualidade, que precisa suprir expectativas quando ele mesmo não consegue ter controle sobre a própria vida e ser esse tão esperado "protagonista", ainda mais num mundo cada vez mais mesquinho e violento.
 
Há uma grande diferença entre o Yuta e o Yudi em questão de Maldição e poder.
 
Enquanto o Yuta tem uma ascendência de feitiçaria jujutsu e, por isso mesmo, aptidão para o uso de energia amaldiçoada, aparentemente o Yudi é uma pessoa normal que "ganhou" habilidades a partir do momento que consumiu um objeto amaldiçoado.

E o Yuta controla uma Maldição à parte, a Rika.
O Yudi é basicamente eu, não controla nada, a vida simplesmente leva como uma onda e arrebenta com ele.
O Sukuna não pode ser usado como auxiliar, do mesmo jeito que a Rika, sem falar que eles são considerados os soberanos das Maldições, né? O rei e a rainha.

Agora só fico pensando mesmo se o Yuta vai de fato obedecer a alta cúpula e matar o Yudi, porque eu vejo o personagem como alguém tendo muita consideração pelo Gojou e que por isso mesmo talvez esteja considerando não matar o rapaz, só ganhar um tempo. Provavelmente descer o cacete primeiro e conversar depois.

Sim, digo isso um pouco influenciada pelos spoilers que tenho. Nenhum que dê a resposta para esse rolê, e sim que mostra bem mais à frente.

Sendo sincera, leitor, Jujutsu Kaisen não é a história mais carismática e que torço pelo time principal. Não consegui ter esse apego desde a 1ª temporada e já aceitei que não vai rolar. Ainda assim, vejo Jujutsu como um bom shounen de lutinha, provavelmente um dos destaques de seu tempo e que poderia ter utilizado melhor toda a sua premissa se tivesse mais tempo para se desenvolver, e não digo de anos de publicação e sim de periodicidade de publicação. Será que um capítulo mensal não daria tempo à autora para planejar melhor a trama? Fica aí o pensamento.

Acredito que o nosso consumismo que pede por tudo de forma imediata, mais o regime capitalista que bota essa pressão, é o que atrapalha o bom desenvolvimento de histórias com premissas legais.

Estúdio MAPPA e suas péssimas escolhas
Leitor, o Sakuga ONE tem ótimos fios explicativos sobre os problemas que levaram Jujutsu Kaisen 2 a esse pedacinho de inferno na produção e que acabou vazando para a animação.

E vocês lembram que eu critiquei o fato desta temporada parecer com Chainsaw Man? SUPRISE, BITCH! É a mesma equipe de animação.
Povo mal teve tempo de lavar o rosto e já botaram para animar Jujutsu 2. TÁ TUDO EXPLICADO AGORA!

Meus últimos centavos sobre a animação é que como este episódio exigiu menos sequências de lutas, a equipe pôde usar outros recursos visuais para contar a história sem maiores desgastes.

As cenas do Krangetou ativando o encantamento e depois indo embora, mais as do Yuta aniquilando a Maldição, tiveram o mesmo tratamento das sequências de luta com fluidez e criatividade.

Tivemos também muitas cenas estáticas de locais, enquanto diálogos aconteciam, o que "ganha tempo" para a equipe que não precisa animar uma parte. Neon Genesis Evangelion (GAINAX) usava bastante esse recurso.
Não sei se é verdade, mas diziam que na época o estúdio era novo e não tinha muito dinheiro para contratar animadores, daí optou por usar cenas estáticas e diálogos por cima.

De qualquer forma, a escolha artística para contar uma história diz muito sobre como querem contar essa história.
A naturalidade com que essa moça solta essa bomba... É doida ou insensível.
Ainda assim, terminou de forma bem confusa.
A Yuki citando o Larue (o cara de coração nos mamilos), que é do grupo do Getou, como se ele estivesse a ajudando. Depois falando umas coisas sem sentido nas cenas finais, antes do Yudi aparecer.

Se era para fazer mistério, ficou mais algo nada a ver solto de qualquer jeito, do que "ohhh, tem coisas acontecendo".
 
Especial... Ou nem tanto
Eu prometi, né? Eu deveria parar de prometer coisas.

Acho interessante que no primeiro segundo, temos o Yudi e atrás dele a "procissão". Ou seja, ele está no final desse "desfile".

Aí temos os feiticeiros jujutsu, corta para o Vulcãozinho, a Hanami e o Choso, e depois temos uma visão de cima dos feiticeiros passando por um portão torii à noite. Finalizando com Gojou e Krangetou divididos pela tela, andando para frente.

Essa primeira parte é o que comentei no 6º episódio, dá uma sensação de Hyakki Yakou. Vou chupinhar meus comentários de lá:

Essas fileiras andando num caminho de pedra com torii's, que são portais normalmente presentes em santuários xintoístas, pareceu muito uma procissão.
Isso acontecendo à noite e com a presença do sobrenatural japonês que é a base da história, acaba lembrando um famoso evento chamado "Hyakki Yakou", livremente traduzido como "Desfile Noturno de Cem Demônios" ou procissão ou parada e todos os sinônimos para a primeira palavra.

Hyakki Yakou ou Hyakki Yagyou (em inglês) é um evento sobrenatural que acontece mensalmente em noites infortunadas ligadas ao zodíaco chinês.
Esse Pandemônio é liderado pelo Supremo Comandante de Todos os Youkais, Nurarihyon, e os youkais Nozuchi e Otoroshi.
Assemelha-se a um festival com comida, bebida, danças e diversão para os youkais.
Apesar de não ser pensado como um acontecimento para ser visto por humanos ou fazê-los mal, a pessoa azarada o bastante ou curiosa demais para xeretar um desses desfiles pode ter sua alma levada.

Apesar dessa sensação específica, se você não conhecer folclore japonês, dá para notar que é uma marcha para a batalha. Os feiticeiros jujutsu em maior número, com seus estandartes e um quê de tradição e retidão do exército, e o grupo do Krangetou em menor número e de forma mais despojada. Posteriormente, vemos seus "comandantes" aparecendo antes do logo do anime.

Seguindo com o vídeo, a câmera sai da superfície de Shibuya e vai para baixo, onde temos pessoas num fundo vermelho, depois os estandartes e um objeto que parece ter uma simbologia sagrada por causa dos papéis em forma de losango, que remetem ao shide (em inglês), um papel dobrado normalmente em zigue-zague.
A questão é que o shide é do xintoísmo, enquanto muitos dos poderes dos feiticeiros jujutsu são relacionados ao budismo.

Ainda que uma coisa não desabone a outra e ambas as religiões sejam praticadas e respeitadas no Japão, elas não são a mesma coisa.

Depois vemos um inseto saindo do casulo (que representa a evolução do Mahito/aparição do Mahoraga) e o Gokumonkyo, o pokécubo.

Seguimos para os feiticeiros jujutsu na escola, se preparando para a batalha, com seu "comandante" no meio das pessoas. Talvez uma referência ao Gojou quando se encontrou pela última vez com o Getou ou pelo fato do Krangetou ter usado não feiticeiros para chamarem o Gojou até Shibuya?

Mahito no vagão de trem transfigurando humanos. Basicamente o que ele fez nas estações de metrô. E nos trilhos, vemos o grupo do antagonista caminhando.
Vamos para a coleção de dedos gashapon do Vulcãozinho, ele usou para tirar o Sukuna cinco estrelinhas, causador de caos e desgraça.

Passamos para o Yudi atormentado na frente das gavetas funerárias com as sombras de pessoas passando, para dar a entender que ele foi o causador da morte dessas pessoas.

Depois disso, passamos para alguém iluminando uma espécie de mural antigo com uma vela, onde vemos na primeira parte, Dagon e Jougo, e depois Hanami e Mahito. Talvez tenha algo a ver com o fato de Dagon, Jougo e Hanami serem espíritos amaldiçoados que surgiram da natureza, como uma forma de se rebelar contra os seres humanos que destroem o meio ambiente. Teve uma conversa mais ou menos sobre isso lá no começo da 1ª temporada quando o bagulho estava torando na missão do primeiro Feto Amaldiçoado.
Cena inédita da blogueira jogada em Shibuya pensando sobre novas temporadas.
Aoi Toudou beijando seu pingente que tem as fotos do Yudi e da Takada. Mekamaru Evangelion. Aparentemente a Nobara juntando as mãos no centro da tela. Uraume chorando (no Twitter disseram que era a Miwa). A boca do Yudi gashapon e a transformação do menino no Sukuna e fogo em volta. Que é basicamente o que o maldito fez: botar fogo em Shibuya e matar um monte de gente. AH! E ACABAR COM O BRAÇO ESQUERDO DO INUMAKI!
 
Depois disso, aquele bicho que se levanta e joga água e gente para todo lado, provavelmente é o Dagon amadurecido lutando contra a Maki, o Nanami e o Naobito.

Aí temos um monte de braços, Toudou e Yudi lutando contra o Mahito.
Vulcãozinho feliz que está tacando fogo no cabaré (leia: Shibuya).
Choso chorando desesperado no meio do vazamento do banheiro, percebendo que o Yudi é seu irmão mais novo.
Toji aparecendo no domínio de Dagon. Krangetou absorvendo o Mahito. Mei Mei rindo da desgraça alheia enquanto seus corvos voam no túnel do metrô. Alguém se levantando em meio ao fogo e que a gente pode ter certeza de que era nosso querido Nanami.
 
Fushiguro se deparando com o Toji descontrolado enquanto cacos de vidro caem. Lembrando que o Toji jogou o filho para fora pelo janelão de vidro, depois que saíram do domínio do Cthulinho.
No centro de cadeiras vazias, Nobara segurando o olho esquerdo. Uma cena que une aquela conversa dela de ter cadeiras na vida dela para pessoas próximas e, claro, o ataque do Mahito.

A Shoko com o cigarro, porque ela fumava no Ensino Médio e aparentemente não fumava mais depois de adulta. No último episódio, a cena da Shoko é trocada pelo Yuta desembanhando a espada.

Seguimos para o Gojou chocado, provavelmente naquela cena em que escutou o Krangetou imitar o Getou ao chamá-lo de "Satoru".

E aí passamos para os selos de mão de expansão de domínio e ataques próprios. Achou que era de Naruto (Pierrot), né? Se bem que...
Por ordem de aparecimento: Sukuna (domínio), Mahito (domínio), Dagon (domínio), Jougo (domínio), Choso (ataque), Toudou (ataque), Fushiguro - Mahoraga (ataque) e Gojou (domínio).

Até o episódio 19, temos Shibuya toda iluminada e os feiticeiros jujutsu no final, com os prédios atrás em perfeito estado. A partir do episódio 20, essa área de Shibuya começa a escurecer e parecer um buracão, daí não temos mais os feiticeiros, apenas os prédios destruídos.

Isso não só representa a destruição que o Sukuna causou, como um aviso de que não há mais ninguém para proteger as pessoas.
Da esquerda para a direita, temos: Fushiguro (fora de combate), Ijichi entre o Fushi e o Nanami (vivo, mas provavelmente fora de combate), Nanami (morto), Ui Ui e Mei Mei (fugiram para a Malásia), Ino (fora de combate), Yaga e Shoko (vivos, na retaguarda), Maki (fora de combate), Panda (vivo), Inumaki (fora de combate), Nobara (fora de combate), Naobito (fora de combate) e Kusakabe (vivo).

E para encerrar, Yudi no que parece ser o nascer do sol depois de uma noite infernal. O que casa com a última cena do anime, que é exatamente o Yudi aparecendo no raiar do sol.

Ele começa a abertura olhando para frente e depois se virando para a câmera, e termina olhando para a câmera (não diretamente) e depois olhando para frente.
Essas duas cenas se complementam ao mostrar alguém que estava seguindo os outros e parece ter acompanhado conosco a abertura, já que ele olha para a câmera, e que depois de assistir tudo o que aconteceu, dá novamente as costas à câmera e segue em frente. Desta vez, sem ninguém. Parece uma forma de mostrar o Yudi desamparado, que é o que acontece no final do episódio.

Esqueci completamente que tinha o Krangetou se aproveitando da beleza do corpo do Getou e o Gojou abaixando a venda no olho que estava descoberto.

Jujutuário - Portas Fechadas
Bom, acho que dá para dizer que o status de todo mundo vai ficar como está.
Maki e Naobito não se sabe onde estão, se sobreviveram, se foram levados à Shoko ou qualquer outra coisa.
Fushiguro foi deixado lá na frente da unidade de tratamento da Shoko, mas não tivemos novas informações sobre isso.
Toudou está sendo cuidado, contudo, mais informações também não foram dadas.
A Nobara segue como status desconhecido, já que recebeu tratamento do Arata Nitta, mas constava como sem respiração e sem batimentos cardíacos.
 
Bom, aos espectadores do anime, peguem uma cadeira e esperem sentados.
Aos leitores do mangá... TÁ LEGAL AÍ A MATANÇA GERAL? Todo mundo concordando que Gege Akutami resolveu deixar de usar a borracha, para usar o recurso narrativo de morte?
Preferia que você liberasse os números da Mega Sena da Virada...
Últimas considerações
Acho que o grande problema do estúdio MAPPA é obviamente a ganância, seja de querer ter os maiores e melhores projetos ou do tamanho da receita que vai ser gerada com isso.

Não é digno e muito menos interessante ver profissionais exaurindo suas vidas e sua saúde física e mental para trazer episódios incríveis, "apesar do cronograma". O público não quer milagres às custas da vida dos outros, nós queremos uma boa animação e isso pode ser alcançado com um cronograma mais longo e uma quantidade menor de produções.
Ou, se há tanto desespero assim, que contratem mais profissionais e separem equipes para animes específicos, como é o caso de Chainsaw Man e Jujutsu Kaisen, que tiveram estreias muito próximas umas das outras, desgastando seus profissionais desnecessariamente. Se as coisas são assim, que tivesse uma equipe só pra Chainsaw e outra só para Jujutsu.

Com o anúncio do filme de Chainsaw e uma nova temporada de Jujutsu, a equipe de animação vai colapsar e, no pior dos casos, teremos consequências sérias e irreparáveis.
 
Falando apenas da história, foi importante entender o que motivou o Getou a se tornar aquele de Jujutsu 0, além de acompanhar o maior plot twist: um dos feiticeiros mais poderosos da atualidade, se não o maior de todos, impossibilitado de lutar e o caos se instaurando.

A questão agora é saber se a história consegue se desenvolver bem a partir desse grande ponto de virada. Além disso, temos dois antagonistas principais: o Krangetou e o Sukuna. Eles irão se unir, vão disputar o reinado ou o quê?
E como os feiticeiros jujutsu remanescentes vão lidar com o novo grande B.O. que surgiu, que é esse battle royale? Aliás, no que esse battle royale se tornará?
 
Lembrando que Gege Akutami anunciou que em 2024 Jujutsu Kaisen acaba e uma coisa meio triste que percebi com o mangá de Magi, quando anunciou que estava perto do fim, é que a autora perdeu completamente a mão com a trama e finalizou de forma corrida e meio sem sentido. Aliás, o arco final de Magi não parece bem trabalhado.

Claro que Magi tinha seus próprios problemas, com hiatos por conta da saúde da autora e outras situações que na época geraram uma preocupação quanto à qualidade da trama. E a coisa degringolou de vez a partir do Arco de Guerra Civil do Império Kou/Huang.

Não sei se o modelo de capítulo semanal é quem acaba estragando o desenvolvimento da trama, os pedidos para alongar a história por ela vender bastante ou ambos e mais outros detalhes.

Ainda que eu não leia assiduamente Jujutsu e tenha pego apenas alguns spoilers soltos, vejo um pouco do "descontrole" do final de Magi nesse mangá, praticamente um carro capotando numa ribanceira.

E um último aviso: NUNCA MAIS vou fazer post semanal de anime que está passando no Japão, como foi com Jujutsu 2. Não deu certo, porque a minha vida não é estável e eu tenho que lidar com um monte de problemas que aparecem do nada. A pior coisa que eu fiz esse ano foi analisar Jujutsu semanalmente. Preciso de tempo para fazer as coisas e não posso me fechar nesse tipo de cronograma. A gente volta aos posts esparsos com os hiatos pelo bem da minha saúde mental.

- JUJUTUÁRIO: TABELINHA DOS FODIDOS/BAIXAS DO INCIDENTE EM SHIBUYA -
Patota do Krangetou
Hanami/Florista: morreu.
Jiro Awasaka: levou muita porrada, desmaiado e aparentemente vivo.
Ogami (avó): levou porrada do Toji, morta.
Ogami (neto): morto pelo Toji.
Espírito Amaldiçoado da Varíola: erradicado.
Dagon/Cthulinho: morreu.
Mimiko: morreu.
Nanako: morreu.
Jougo/Vulcãozinho: morreu.
Haruta Shigemo (loirinho): morreu.
Mahito: absorvido pelo Krangetou.

Feiticeiros Jujutsu
(pré-incidente) Mekamaru: morreu.
Gojou: selado.
Ijichi: gravemente ferido, vivo graças à Shoko.
Ino: gravemente ferido, vivo graças à Shoko.
Naobito: perdeu o braço direito e foi queimado, não se sabe o status.
Maki: queimada, não se sabe o status.
Fushiguro: gravemente ferido e desacordado, provavelmente vivo.
Nanami: morreu.
Nobara: foi tocada pelo Mahito e aparentemente morreu, recebeu tratamento de Arata Nitta, que disse existir chance de recuperação. Situação oficial: desconhecida.
Toudou: levou um Kokusen do Mahito, vomitou sangue e está desacordado. Atualização: Acordou; está vivo.
Choso: acredita que Yudi Itadori é seu irmãozinho.
Mei Mei e Ui Ui: fugiram para a Malásia.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Simplesmente a cara de quem precisa de uma terapia a partir do ano que vem.
Nota: A equipe de animação merece tudo, inclusive, aumento de salário, descanso e menos insalubridade nas próximas temporadas.
Pretende reassistir algum dia?: Dublado em português, pela patifaria
Recomenda a série?: Sim, mas com ressalvas
Categoria: Sobrenatural, shounen de lutinha, comédia, maldição, espíritos amaldiçoados, porradaria sobrenatural, maior quantidade de fanservice masculino dentro de um shounen de lutinha, fanservice de homem bonito, divertido, pecado, maior quantidade de homem bonito por metro quadrado em shounen de lutinha
Premiações: Prêmio "Mikoto Yuzuki" da Temporada - Mikoto Yuzuki de The Yuzuki Family's Four Sons e Choso de Jujutsu Kaisen, Prêmio de MVP (Jogadores de Destaque do Jogo) - Equipe de animação de Jujutsu Kaisen, Melhor Item do Anime - Gokumonkyo (POKÉCUBO), Melhor Revelação - Família: Choso, Noritoshi bonzinho e Yudi Itadori, Pai Bosta - Toji Fushiguro, Prêmio do Gostoso Que Deu Fanservice Safado - Satoru Gojou, Toji Fushiguro e Kento Nanami, Melhores Interpretações - Junya Enoki e Nobunaga Shimazaki.
Pontos fortes: Fanservice de homem bonito, fanservice auditivo com o elenco de dublagem japonês e o elenco de dublagem brasileiro, a equipe de animação de Jujutsu fazendo milagre
Pontos fracos: Groselhagem e estúdio MAPPA pagando mal os animadores, fazendo-os assinar um termo dizendo que não reclamarão do estúdio em redes sociais, tendo total desrespeito pelos direitos humanos, trazendo prazos curtíssimos e exigindo uma qualidade impossível no resultado.

Assim se encerra a participação de Jujutsu Kaisen 2 no Kimono Amarelo.

Por Kimono aquela que vai picar a mula do Japão o quanto antes... Digo, depois de comprar todos os produtos de anime em Akihabara, claro - 31/12/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/