quarta-feira, 12 de julho de 2023

Salaryman's Club #04 e #05

DOBRADINHA DE BADMINTON!
DOBRADINHA DE ESPORTES!
DOBRADINHA DE... 9 meses atrás que teve o último post.
Deprimida.
 
Nos episódios anteriores... a Bebidas Sunlight jogou algumas partidas amistosas com a Unisics e saiu perdendo. Depois disso, para o desespero de Mikoto, sua proposta de gengibirra foi aceita e ele precisou viajar a trabalho para fazer uma pesquisa sobre isso. Como também era seu aniversário, o time de badminton aproveitou para comemorar e... saiu com uma análise de problemas de cada jogador.

Quer dizer que tu levava o Mikoto para o karaokê, Azuma?
(Pergunta indiscreta: ELE CANTA BEM OU MAL?)

Salaryman's Club
4º episódio
Adoro os dramas que os esportistas fazem por causa de uma falta de comunicação.
Opinião: E aí, leitor? Lembrado da existência deste anime? Já tinha esquecido que ele existia? Ainda sabe os nomes dos personagens?

O problema de ter sido muito emocionada em 2022 é que a Kimono de 2023 não tem tempo hábil para analisar os mais de 400 mil animes que ela botou na programação, toda pirilampa.

Em pensar, leitor, que houve uma época em que precisei desenterrar animes mais velhos para colocar aqui, pois estava virando terreno baldio. Saudades "Relembrar é viver"... que talvez nunca mais veremos, né?

Bom, eram outros tempos...

Agora a gente segue o pessoal da Bebidas Sunlight e descobre qual é a mais nova treta que eles estão tentando resolver na empresa e no time!
 
MIKOTO SENDO RECRUTADO PELO AZUMA PRA JOGAR BADMINTON! TÔ SÓ OS RISOS!

Minha 5ª série cai da escada quando eu leio o nome da escola de Ensino Médio desses dois: TOBA. Eu pretendo não punir o leitor com as minhas cinco piadas referentes ao termo, porque não vale a pena.

Piada, mas de outro assunto: em todos os outros animes eu agradeço pelo botão de "pular a abertura". Aqui eu não cometo esse sacrilégio. EU AMO ESSA ABERTURA E SEMPRE VOU AMAR!

Cacete, melhor abertura de janeiro do ano passado, melhor abertura da minha vida. POSSO ASSISTIR ESSA MERDA EM LOOP? EU QUERO VER ATÉ UM DIA ENJOAR! EU AMO ESSA ABERTURA! SOCORRO!

Love All Play, se tu fizesse o que Salaryman's Club faz só na abertura... MALUCO, EU TAVA TE IDOLATRANDO FEITO OTAKU!

E comeeeeeeça o torneio corporativo nacional!
Primeiro dia com disputa individual, dá a primeira vitória ao time da Bebidas Sunlight com o Sota Saeki!!!

Gente, muita informação, façam como Love All Play...
Brincadeira, na falta de "personagem orelha" eu que preciso explicar os rolês lá. Não curto tanto.
O talento do Mikoto em quadra é proporcional à falta de respeito no trabalho. Se bem que concordo com o moço do QA, como confiar em alguém que toma refrigerante de SOJA FERMENTADA? Que gosto peculiar, Mikoto!
Assim, são muitas informações específicas, mas focadas na competição, as rodadas e vitórias que a Bebidas Sunlight precisa para se consagrar campeã.

Usuyama e sua gravata muito bonita me fazendo não prestar atenção em mais nada.

NOSSA, EU LEMBRO DA ZOEIRA QUE A EQUIPE FEZ NESSA FALA DO TIOZINHO DA FAZENDA!!! "Toda essa terra é a minha fazenda" lembra aquela fala de O Rei Leão (Disney), "tudo onde o sol toca é o nosso reino, Simba".

Fora isso... CEBOLINHA.
HAJA CEBOLINHA, MINHA GENTE!
 
E a cidade de Fukaya é a MAIOR PRODUTORA DE CEBOLINHA DO JAPÃO!

Eu sempre acho doido quando vejo em anime ou via em programa de variedades na NHK, o pessoal simplesmente colhendo a planta na hora e COMENDO. ASSIM, NO PURO!

Tudo bem que no programa da NHK, um que passava perto da meia-noite aqui no Brasil, as pessoas também mostravam receitas que poderiam ser feitas com o alimento. Só que o rolê de comer completamente in natura, recém-colhida, eu acho meio bizarro.

Certo, primeira parte do episódio foi um conjunto de torneio corporativo e resoluções sobre o que fazer com a cebolinha na gengibirra, e agora a gente vai ter a TRANSPORTADORA TOMARI TACANDO UM FERRO DE PASSAR LIGADO NA NOSSA CARA, porque vai ser dor e várias camadas de sofrimento.

Todo anime de esportes tem o delinquente que, por acaso, entrou num clube de esportes na adolescência e seguiu com isso.

PEL.
AMOR.
DI.
DEOS.

Eles vão perder essa partida por causa da torcida organizada da Tomari.
NÃO É POSSÍVEL, SOCIEDADE! O SONZÃO QUE LEVARAM! ISSO DEVIA SER PROIBIDO!

A filha do presidente da Transportadora Tomari virou a líder da torcida.
É BOM DEMAIS SER HERDEIRA, GENTE!!! -q

Oi, sociedade, Salaryman's Club servindo humilhação para descobrirmos por que o Takeda tem problema com torcida, muita gente o olhando e esse tipo de coisa.

MAS ESPEREM, QUE VEM AINDA MAIS PATIFARIA!
A pessoa simplesmente não conseguindo lidar com a torcida da Tomari...
...porque caiu em pilha de coleguinha e levou um fora na frente da escola toda!
Tomokazu Sugita chamado para fazer um personagem que só fala o nome do coleguinha e nada mais. A PACHORRA DESSE ANIME, SABE?

Lembra aquela análise SWOT do Mikoto bêbado? Então, estamos vemos os problemas da equipe mais de perto, agora que chegaram perto da rodada final.

O Takeda com seu trauma de público e o Sota meio Matsuda de LAP, que tem boa técnica, habilidade, mas não joga fora disso. Não parece demonstrar paixão.

USUUUUUUUUUUUUUYAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
O USUYAMA FOI ASSISTIR O JOGO!!! EU NÃO ACREDITO!!!!

Esse episódio é o dos TRAUMATIZADOS: Takeda e Mikoto.
BORA FAZER UM "AUXÍLIO PSICÓLOGO", BEBIDAS SUNLIGHT! Tem gente da sua equipe precisando, poxa!

E acabou o episódio.
Agora a gente começa com o Telecurso do Trauma - Petecas, Ansiedade e Culpa!

Bom, o torneio corporativo é dividido em cinco rodadas, que acontecem em três dias. São três partidas da mesma equipe contra a mesma equipe e com dois a três games por partida. Elas se dividem entre individual e duplas.

Depois de passar sem problemas por outros adversários, a Bebidas Sunlight chega na penúltima rodada e pega um dos times mais fortes, a Transportadora Tomari. Tão abastada quanto um Inarizaki da vida

Nesse momento, Azuma e Mikoto se reencontram depois de anos sem se ver.
Lembrando que foi o acidente do amigo que fez o nosso protagonista sair de Saitama depois de se graduar na escola e travar sempre que precisa saltar para trás.

Nos primeiros minutos, o episódio nos mostra um flashback de como os dois se conheceram, revelando que o Azuma é quem levou o Mikoto para o clube de badminton.

Apesar de faltar técnica e um conhecimento aprofundado sobre badminton, Mikoto se mostrou muito habilidoso, o que lhe rendeu uma vaga no time e alguns prêmios.
Me convençam que o Miyazumi não se sente como um pai que agora vê o filho jogando badminton com o neto. Hum... Por isso o apelido de vovô do badmi—
Com a idade a gente perde discernimento, né, Miyazumi?
Ao que parece, ele não jogava no individual, só em dupla com o Azuma. Tanto é que o garoto de óculos acabou entrando na mesma escola de Ensino Médio que o amigo, para manterem a dupla.

Depois do acidente, o Mikoto chegou a ir visitá-lo, porém, ao escutar as conversas de alguns colegas mal-intencionados, ele provavelmente desistiu.
Disseram que mesmo com a cirurgia, talvez ele não voltasse a jogar badminton.

E OLHA SÓ QUEM ESTÁ NA TRANSPORTADORA TOMARI, VESTIDO DE LARANJA COMO SE FOSSE DO KARASUNO?!

E, ao que tudo indica, o Azuma se forçou a ir para a escola que o Mikoto queria, mas não estava dando conta dos treinos. Os colegas disseram que ele já vinha exagerando a algum tempo, ou seja... Talvez o rapaz esteja carregando um peso de culpa que não lhe cabe.

E se é para relembrar desgraças, falemos do pobre Takeda que fez aquilo que toda criança e adolescente tem medo: passar vergonha na frente da escola inteira. E, pior, fazendo uma declaração de amor.

Na escola dele teve um evento de declaração de amor. Os amigos colocaram pilha, falando que uma garota que sempre olhava na sua direção, deveria estar a fim dele. O INOCENTE LEVOU ESSA IDEIA ADIANTE E... Descobriu que, na real, a menina gostava do outro amigo dele.

IMAGINA...
TU SE CONFESSAR PRA ALGUÉM...
NA FRENTE DE TODO MUNDO...
E ELA NÃO GOSTAR DE VOCÊ...

Completamente entendo o trauma do Takeda.
Só acho que esse pessoal deveria ter feito terapia, né?

Sem falar que durante uma partida também tem a questão do nervosismo, por isso o barulho pode atrapalhar.

"Ah, por que não proíbem?" - Porque não deixa de ser uma maneira válida de desestabilizar o adversário. Desde que o volume não ultrapasse o aceitável, não haja xingamento impróprio e não atrapalhe o andamento da partida, os juízes parecem bem razoáveis.

Por conta disso, a Bebidas Sunlight perde os dois games da primeira disputa em duplas. Quem trata de empatar e manter a empresa no jogo é o Sota, que mesmo dizendo gostar de badminton, não consegue entender por que as pessoas se esforçam tanto, se nem sempre isso garante a vitória.

Bom, coisas a se pensar mais para frente, né, Sota?

E a partida de desempate fica com o capitão da Tomari mais o Azuma contra o Miyazumi e o Mikoto.

A transportadora leva a melhor e alcança os 11 pontos primeiro, chegando ao intervalo de metade de game. O Mikoto está confuso com toda a situação e não consegue raciocinar. Será que o Miyazumi vai conseguir trazer o rapaz de volta para a Terra?
Sota, pelo que sei seu esporte é badminton, não boxe. PARA DE BATER NA GENTE!
Fora isso, o pessoal AINDA ESTÁ nos preparativos da famosa gengibirra de cebolinha. Com os primeiros testes e as considerações do QA, Mikoto e Miyazumi quebrar a cabeça para descobrir como tornar a bebida saborosa e estar dentro dos padrões da empresa.

Eles conseguem visitar uma fazenda em Fukaya (em inglês), conhecendo mais sobre a famosa cebolinha de Fukaya, maior produtora desse alimento no Japão.

E como é que pode, né? CEBOLINHA DOCE a ponto de ter a mesma taxa de glicose de melão e tangerina. Diz-se que o vento frio deixa a cebolinha ainda mais doce do que no verão. E pode ser consumida numa salada com maçã.

GRAVA NA SUA MENTE A CEBOLINHA COM A MAÇÃ, porque vai ser importante.
 
Salaryman's Club
5º episódio
Você poderia falar isso na cara dele que ajudaria bastante.
Opinião: Faltam 4 posts para Salaryman's Club terminar no blog e tudo o que eu queria era ter mais tempo e energia para encerrar logo os animes curtos (de 12~13 episódios). Assim eu poderia incluir os outros trezentos que estão em espera.
 
Ah, o doce desespero...
Será que eu termino os Petecalariados antes do ano de 2023 acabar? Confesso que queria e vou tentar fazer o meu melhor.

Mentira que já perderam o primeiro game por 21 a 7.

MAS COMO ASSIM JÁ VAI COMEÇAR O SEGUNDO GAME! GENTE, MIKOTO AINDA CAGADO MENTALMENTE! DÁ UM TEMPO AÍ, PÔ!

Depois de ver a situação pela perspectiva do Mikoto, agora é a vez de vermos pelo Azuma.

MENTIRA.
O KIRISHIMA DO MITSUHOSHI jogou contra o Mikoto no Ensino Médio.
COISAS QUE EU NÃO LEMBRAVA E ESTÃO ME DEIXANDO CHOCADA!
 
Tendo aí o técnico do Mitsuhoshi como olheiro...
Quer dizer que o Mikoto foi convidado para fazer parte do time... sem precisar trabalhar no banco... Assim... SÓ COMO JOGADOR?

Isso explicaria muito sobre a inexperiência do rapaz com o trabalho.

"Não foi culpa do Mikoto" - Tente convencê-lo, Azuma.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEITA POOOOOOOOOOOOOOOOOORRA!
AZUMA PUTAÇO DANDO COMIDA DE RABO NO MIKOTO EM PLENA QUADRA! QUE QUE ISSO, GENTE... Uau.

NÃO BASTASSE TODA A SITUAÇÃO... O MIYAZUMI DANDO CABEÇADA NO IMBECIL DO MIKOTO! E AINDA DIZ QUE É PRA ANIMÁ-LO!
Gente, o menino só pega doido para fazer dupla...

Eu estou vendo que a partida vai até pelo menos metade do episódio, DEPOIS DISSO... TRANSPORTADORA TOMARI SENDO UM BANDO DE FOFÍNEOS!!!

MANO.
DO CÉU.
Rapaz, quando o Azuma meteu a boca no trombone, o negócio mudou!
E não é que venceram o segundo game de forma acirrada?
Em choque com essa turminha da Bebidas Sunlight, mas não sei se eles levam, hein? Pessoal da Tomari está com sangue nos olhos!

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO...
O Miyazumi gritando pro Mikoto pular e o guri simplesmente voando e fazendo o ponto final da partida. ANIME DE ESPORTES É ISSO! É essa adrenalina, a torcida, a vontade de ver o nosso favorito vencendo!

GENTE, NÃO É UMA FOFURA A BEBIDAS SUNLIGHT E A TRANSPORTADORA TOMARI NO RESTAURANTE JUNTOS? Eu achei tão fofo, dá um quentinho no coração ver um bando de idiota juntos.

Lembrem da dica do Saruhashi para o Takeda. EU TENHO QUASE CERTEZA QUE VAI SER USADO EM ALGUM MOMENTO!

"Kimono... Você não trabalhou nesse anime?" - Leitor, faz mais de um ano. Você acha que eu lembro de alguma coisa? POUCA COISA.

Miyazumi botando o Mikoto para encher a cara, pois sabe que só assim ele vai conseguir falar com o Azuma. HYAHYAHYAHYAHYAHYAYAHYAHYAHYAHAY!

DEOS DO CÉU.
MIKOTO, TU BEBEU QUANTAS GARRAFINHAS, IRMÃO?
Sete. Sete garrafinhas de vinho de ameixa. Cada garrafinha era 888 ienes, vezes sete dá 6.216 ienes, um total de aproximadamente R$ 213,21 SÓ DE CACHAÇA.

Mikoto, é bom que isso tenha saído do bolso do Miyazumi.

MORRENDO QUE O MIYAZUMI CONTOU QUE "AINN ELE FICA ASSIM QUANDO BEBE" E O TOYA "ELE NÃO VAI LEMBRAR UM PUTO, OK?". Gente... MIYAZUMI ENFIOU CACHAÇA NO MIKOTO PRA ELE FALAR TUDO QUE TAVA SEGURANDO PRO AZUMA!

Sim, sociedade, esse flashback pós-encerramento é para CARCOMER VOSSAS ALMAS, espero que estejam preparados!

Aí não contente, a gente tem o Miyazumi carregando o Mikoto nas costas e dizendo a frase que vai DOER AINDA MAIS NA NOSSA ALMA: "Que bom que formei dupla com você antes de encerrar"!

Quando a gente acha que vai ter um pouco de paz, esse anime vem com um papel sulfite escrito:
 
AQUI É ANIME DE ESPORTES.
Pare de ser trouxa!

Eu só queria que vocês parassem de nos machucar, seus malditos!!
Eles são tão fofos juntos. QUERO QUE FIQUEM AMIGOS PRA SEMPRE!
A todos que reclamam de "rede rasgada", aí um jeito de mostrar a cara dos personagens sem parecer um furo. Nem todo mundo entende que aquilo é recurso visual.
Certo, hora de seguir para o Telecurso do Petecalariado - A bebida entra... e a declaração sincera sai.

Porém, antes disso, vamos de ELENCO DE DUBLAGEM!

Kotetsu Gokura, o cara que repreende falando o nome do amiguinho, é dublado por Tomokazu Sugita.
 
Yukei Saruhashi, o delinquente de dentes de tubarão, é dublado por Nobuhiko Okamoto.
 
Azuma Tachibana, ex-dupla do Mikoto, é dublado por Taku Yashiro.
Seus principais papéis são: Wei Qing de Raven of the Inner Palace, Natsuo Fujii de Domestic na Kanojo (Diomedéa), Gugu de To Your Eternity, Kakeru Juuouin de King of Prism by Pretty Rhythm (Tatsunoko Production), Kimaris Quichelight de Mairimashita! Iruma-kun, Anjyu Ikaruga de Opus.COLORS, Tsugaru Shinuchi de Undead Girl Murder Farce.
 
Shiryu Tonozaki, o capitão do time, é dublado por Daiki Hamano.
Seus principais papéis são: Samurai Sword de Chainsaw Man (MAPPA), Gorou de Darling in the FranXX (A-1 Pictures, Trigger, CloverWorks), Shirihiko Saruta, Hideki Yamamura, Gozu e Nozomu Hatori de Mob Psycho 100 e Mob Psycho 100 II, Tenji Mikasa de Tomodachi Game (Okuruto Noburu), Jean-Jacques Chastel de The Case Study of Vanitas.

Yuho Mashiba, o doido dos músculos, é dublado por Shunichi Toki.
Seus principais papéis são: Allocer Schneider de Mairimashita! Iruma-kun, Aoi Akane de Jibaku Shounen Hanako-kun, Kiyoshi (marechi) de Kimetsu no Yaiba, Leo De La Inglesia de Yuri!!! on ICE e Rei Hidaka de Yukisaki kara Honki no Netsujou 2: Koibito wa Shouboushi.
 
Kouji Matsushita, o técnico zoeiro da Tomari, é dublado por Atsushi Imaruoka.
A maioria dos seus papéis são de coadjuvantes.
Alguns de seus destaques são: Rudol von Stroheim de Jojo's Bizarre Adventures (David Production) e Cobra de Fairy Tail (Satelight, A-1 Pictures).

Neste episódio tivemos disputa entre "ex". Basicamente um... "No Badminton com o Ex... Estando no Lado Adversário". Quem pegou a péssima referência, pegou.
Tudo o que eu sei sobre programa ruim de canal de televisão fantasma, foi contra a minha vontade.

O primeiro set foi uma vitória fácil da Transportadora Tomari, porque o Mikoto não conseguiu processar vários comandos ao mesmo tempo. Ele reencontrou o Azuma, teve sentimentos conflitantes e continuou com o trauma do pulo para trás.
Tudo isso para digerir o deixou incapaz de se mover direito em quadra, dificultando a vida do vovô do badminton corporativo.

Obviamente para alguém que admirava o jogo do Mikoto, o Azuma ficou puto e na primeira oportunidade despejou tudo, afinal, ele esperava um jogo acirrado não tudo entregue de mão beijada.

Ficamos sabendo também que o acidente foi só a gota d'água num copo que já estava transbordando. Por não se achar bom o bastante para ser dupla do ex, o jovem exagerou nos treinos. E para tentar compensar sua falta de habilidade, ele se cansou bastante naquela partida.

Como o Azuma representava o "elo fraco" da dupla, a equipe adversária mirou nele. Ao tentar compensar, Mikoto acabou pulando para trás e causando o acidente.
Basicamente a mãe quando o filho começa a falar/fazer merda.
Pelo que contou o treinador da Tomari, depois da cirurgia o moço de óculos fez a fisioterapia direitinho, o que permitiu que ele se recuperasse e pudesse voltar a jogar.

Qual a resolução do Miyazumi para virar o jogo quando o segundo game estava praticamente na mão da Tomari? Gritar para ver quem ficaria com a peteca em determinada jogada. E se não fosse por ele, o Mikoto não teria pulado para fazer aquele smash.

Isso quer dizer que o trauma dele foi 100% resolvido? Naquele momento, acho que não. O que ajudaria seria uma conversa franca entre ele e o Azuma, a explicação de todos os bastidores daquela época, e que a situação foi uma infeliz coincidência.

Puxando esse assunto... Quer dizer que menino Mikoto vivia isolado e só descobriu o que era sair com os amigos, quando o moço de óculos apareceu naquele dia ensolarado do Ensino Fundamental II?

O cara bêbado, emocionado, contando as histórias como se fosse o finado "Arquivo Confidencial". Aliás, essa foi uma inserção minha na legenda. Achei que cabia no contexto, mas envelheceu mal porque... o Faustão saiu da Globo e esse quadro de homenagem a famoso, com seus amigos e familiares contando peripécias do passado, morreu.

Também achei que era uma boa ideia pelo tamanho da frase e o tempo em que a legenda ficava em tela. O texto que estava era muito comprido.

Enfim... Minha primeira temporada de animes como revisora de legendas, né? Ninguém começa perfeito, a gente sempre faz umas cagadas.

Trocando de assunto, gostaria de dizer que Salaryman's Club traz algumas cenas com animações belíssimas, como no momento em que o Mikoto pulou para dar o smash. Acabou me lembrando o que vimos nas quatro temporadas de Haikyuu!!.

Entendo as inconstâncias do projeto, afinal, a indústria de animes parece um pedacinho do inferno em questão de prazos, pagamentos e cronograma nada saudável para a equipe, só que algumas cenas merecem um trabalho mais caprichado e aqui eles entregaram.

Aliás, os Petecalariados entregam sequências mais bem animadas de jogos do que LAP. O que é uma pena, pois parte do grande furor do anime de esporte é a animação em algumas sequências de partidas.

Claro que a história também tem que ser trabalhada, só que não dá para fazer uma coisa e deixar a outra capenga. Quando o espectador pega um anime mais caprichado, ele percebe a diferença. E como espectadora, eu sou bastante crítica.

Antes de encerrar, falemos sobre as cenas pós-créditos.

Sim, ao que tudo indica, o Mikoto e o Miyazumi se conheceram quando o primeiro era uma criança e foi exatamente o Miyazumi que apresentou badminton para ele.
OU SEJA, aquela cena na fazenda de cebolinha deve ter sido nostálgica para o nosso vovô do badminton.
A melhor parte é que no dia seguinte ele não lembra de nada e vai trabalhar de ressaca.
Sobre ele parar de jogar... Bom, assim como todo atleta com mais de 30 anos, fisicamente as coisas vão ficando mais complicadas, principalmente em esportes de impacto e força.

Ele não é um praticante de esporte que quer manter a saúde ou ter uma vida menos sedentária, ele é um atleta e os anos de prática desgastam ainda mais todo o corpo.

É compreensível querer parar por conhecer seus limites, ainda mais, antes de ter uma lesão séria, que pode tirá-lo desse esporte. (Sempre bom lembrar que existem esportes adaptados para pessoas com deficiência e muitos outros esportes que não envolvem impacto e força.)

No caso do Azuma, ele ainda era uma criança, seu corpo estava em desenvolvimento e por isso conseguiu se recuperar. Infelizmente, a idade é um fator importante nesses casos. O rendimento não é o mesmo.

Daí a gente pode começar a teorizar loucamente que o Miyazumi ensinou badminton pro Mikoto e quando descobriu que aquele molequinho tinha virado um atleta, pensou: "Caceta, eu quero ser dupla desse moleque enquanto ainda estou jogando. Eu preciso disso! Vai ser muito legal!"
 
Agora... Só Deos Matoba sabe quando essa dobradinha volta.
Mas saibam que estou de olho nos animes curtos e nos longos, mais próximos de chegar ao fim.
 
De qualquer forma, para não enjoar o leitor só com o mesmo conteúdo, vou fazendo essa mistureba. Até porque eu acharia chato acompanhar alguma coisa que só fala de um mesmo assunto e espera esse terminar para começar outro.
Não é a minha diversão. Fique de boa se for a sua e vai ser feliz.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Salaryman's Club!

Por Kimono aquela que não tem mais bateria para isso e gostaria de tirar férias das responsabilidades por uma semana - 12/07/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/