segunda-feira, 17 de julho de 2023

#ESPECIAL - Anime Friends 2023

O "Torii" é o famoso "portal japonês", normalmente encontrado na entrada de santuários xintoístas. Pode ser de pedra, madeira, vermelho ou de outras cores.
E aí, leitor?
O que fez de bom nesse final de semana?
Um churras maneirinho, uma ida à praia, ficou jogando o dia inteiro ou maratonando animes?
 
Bom, no meu caso, eu fiz este post.
Não parece tão legal quanto a minha sexta-feira no Anime Friends, verdade.
Mas sem um texto exageradamente emocionado e com pitacos sérios, você não saberia como é um evento de animes em pleno SEXTOU!
 
Aqui eu poderia colocar o corte e te fazer descobrir mais abrindo o post, só que isso não é tamanho razoável de introdução, então vou te contar umas coisas engraçadas enquanto isso.
 
Pela primeira vez na vida, eu estava preparada para o evento.
Mentira, não estava, não. A semana foi horrível, tive muitos problemas para resolver e uma crise de ansiedade tão intensa que achei que iria morrer.
 
Ainda assim, eu tinha um planejamento: encontrar quem eu conseguisse da firma e fazer compras, porque tenho guardado dinheiro desde janeiro apenas para este propósito.
 
Sim, que nem as crianças de tempos remotos, que guardavam um negócio chamado dinheiro em papel e moeda em latinhas com abertura em cima e um cadeado fechando a tampa. Acredito que vocês podem encontrar esses itens que remontam da época paleolítica na internet.
 
Depois de engatilhar pessoas com a minha idade ou mais, acho que já deu de introdução, né? VAMOS AO QUE FOI O ROLÊ DO MEU SEXTOU!
 
SEXTANDO COMO UMA BOA OTAKU!
Enquanto os xóvens "normais" estão se preparando para baladas, ida ao bar com os amigos, jantarzinho especial e essas coisas que a sociedade acha legal, eu fui num evento de anime em pleno horário comercial, pois meu horário de trabalho é flexível.

E sabem aquele meme do rapaz com uma roupa qualquer, dizendo que aquilo era para o dia do casamento, e depois o mesmo rapaz todo alinhado, dizendo que aquilo era para algum evento "menos sério"? Basicamente eu.

Os corres cotidianos: roupa mais básica com camiseta de anime.
Evento de anime: toda arrumada e de haori do Tanjirou de Kimetsu no Yaiba.

Piada: agora eu tenho três haoris, o do Zenitsu (que usei ano passado), o do Tanjirou (que usei este ano) e o do Tomioka (que usarei ano que vem?).

Para quem não sabe, "haori" é aquele quimono aberto, colorido e mais curto que a turma do Tanjirou e alguns Hashiras usam.
Sim, tiro fotos de estandes aleatórios e depois junto tudo.
A área dos amantes de tokusatsu e onde se podia encontrar o Gustavaum.
Só não era a única pessoa de máscara PFF, porque vi MAIS UM quando cheguei no evento. E, sim, eu vou continuar usando, pois faço parte do grupo de risco e moro com pessoas nessas condições, então covid é um negócio que eu não quero pegar de jeito nenhum, mesmo com todas as vacinas em dia.

É, acho que esse é um jeito fácil de me encontrar no AF. HYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Bom, meu planejamento para aquela linda sexta-feira ensolarada e congelante era reconhecer território, tirar fotos, achar a galera da firma e fazer compras.
O terceiro não deu tão certo quanto eu esperava, mas conheci um ídolo, um revisor de legendas de vários animes que gosto e falei isso na cara dele. huahuahua~

O Gustavaum é uma pessoa muito querida e estava no estande de Tokusatsu. Ele trouxe alguns capacetes de Kamen Rider para o evento, além de ser muito requisitado. Em dois ou três minutos que passei conversando com ele, sempre chegava alguém para cumprimentar e bater um papo.

Quem pôde conhecê-lo, certamente saiu mais feliz do evento.
Quem não pôde, espero que consiga numa próxima oportunidade.
 
Ele manja e trabalha com tokusatsu (além de animes), por isso, se você gosta do assunto ou tem interesse em saber mais sobre, altamente recomendo que procure o Gustavaum nas redes sociais!

Infelizmente não consegui encontrar minha parceira de crimes, a Graciele.
Meu chefe não permitiu que a gente fofocasse pessoalmente, mas não tem problema, a internet está aí para juntar as "matildes". HYAHYAHYAHYAHYAHA!

Como neste ano a Crunchyroll não tinha um estande, e sim apenas três banners ao redor da loja da Bandai Namco, muita gente não veio, os que vieram estavam espalhados pelo evento e... pelo menos nenhum quadro da Hime foi roubado.

Bom, mas eu falarei sobre a falta do estande na parte dos pitacos sérios, AGORA É HORA DE FALAR SOBRE O SEXTOU DA OTAKU AQUI!

Se você não gosta de muvuca e quer aproveitar o evento sem pegar tantas filas e curtir com um pouco mais de tranquilidade, recomendo ir em dia de semana e dentro do horário comercial.

Se for interessante pedir uma folga ou mesmo tirar férias na época, acho uma boa (dentro das suas possibilidades, é claro).
 
Também gostaria de lembrar que se você não estiver dentro da categoria de meia-entrada, o Anime Friends tem a modalidade de ingresso solidário. Você paga mais barato e daí se compromete a levar 1kg de alimento não perecível.
 
"E se eu esquecer de levar?" - Você paga a diferença do ingresso inteiro na entrada. Simples.
Então, se não quer passar por isso, recomendo deixar esse quilo de alimento separado na sua bolsa.

Como fui no começo da tarde, o evento tinha alguns pontos de "trânsito" um pouco maior e outros bem mais tranquilos de andar, inclusive nas lojas.

Recomendo reconhecer primeiro o território, porque você vai acabar passando por certos "pontos de encontro" bem reconhecíveis e saber para onde precisa ir em seguida.
 
Também é bom pegar o mapinha para facilitar. Consegui antes de entrar com o pessoal que estava com uma placa de turismo de São Paulo, na parte externa, dentro do complexo do Anhembi (antes da parte coberta que é onde acontece o evento).
Quando eu olhei para cima e vi esse canalha, soube que precisava entrar aí.
Eu fico imaginando como isso deveria estar no domingo...
NewPop sempre com um estande bonito e colorido.
Tirei foto do totem, mas não da loja, porque tinha outro nome e só depois eu vi algo mencionando a JBC. Bom, tarde demais, eu já estava cheia de sacolas.
Eu mal fiz isso, mal tirei umas fotos e daí vi uma imagem da capa do 1º volume de Vanitas no estande da Panini.

Gente, JAMAIS façam compras no começo do rolê, a não ser que você queira se cansar carregando sacolas. QUEM DISSE QUE EU TIVE CONTROLE?

Comprei três volumes de Vanitas e os volumes nº 1 de MASHLE, Hataraku Saibou e Noragami.
Eu não vou colecionar, visto que, as editoras cobram por mangá o preço de um saco de 5kg de arroz, mais o litro do óleo e 1kg de feijão. E em séries longas, você vai ter que desembolsar uma pequena fortuna. Fiquei sem paciência com esse pessoal, pois além do preço caro, os volumes rapidamente esgotam. Ou você compra na pré-venda ou não compra.

Aproveitei que estava pessoalmente no local e garanti esses mangás.
Sim, eu coleciono o volume nº 1 de vários títulos. Daqui a alguns anos farei fortuna vendendo todos na internet. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!! (Não vou, se não for realmente preciso.)

"E por que três volumes de Vanitas?" - Porque eu não tenho controle e a arte de Jun Mochizuki merece o meu dinheiro.

Depois de ter batido muita perna pelo Anhembi e fazer o reconhecimento do território, fui no Artist's Alley fazer jus à minha promessa do ano passado: DAR DINHEIRO PARA ARTISTAS E LEVAR PRA CASA SUAS LINDAS ARTES.

Recomendo demais que você vá no Artist's Alley sempre que puder e em todos os eventos que tiverem essa área. Tem muita coisa bonita, bacana e você vai querer levar para lembrar como esse dia foi legal.

Tinham quadrinhos originais e várias artes não relacionadas a animes. Tinha coisa de terror, esotérica, relacionada a elfos, BL's... Artes para todos os gostos e bolsos!

Inclusive, fiz posts lá no Instagram de algumas artes que comprei:
 
Ainda comprei camisetas num estande, pois a ex-Assistente do Blog Para Eventos, minha mãe (que não pode mais me acompanhar por conta da saúde), me pediu.

E, por fim, duas figures de husbandos, afinal, EU TAMBÉM SOU SAFADA UM SER HUMANO NORMAL! Uma é do Kurama de Yu Yu Hakusho , meu eterno marido, com a roupa do Torneio das Trevas e o segundo é do Gojou de Jujutsu Kaisen, porque todo mundo já teve um husbando vagabundo e imprestável. O meu é esse gostoso.

Cheguei a entrar na loja da Bandai Namco, mas só tinha boneco de shounen de lutinha. Achei que ia ter coisa de SPY x FAMILY por uma imagem decorativa que vi no estande. FUI ENGANADA.

Estava disposta a dar dinheiros por uma família Forger.

Só não gastei mais em figure, pois... Teria que carregar muitas caixas e os preços estavam caros. Assim, talvez dentro do esperado na conversão do iene e talz, mas eu não estava disposta a gastar uns mil reais ou mais nisso. Dinheiro não dá em árvore, sabe?

Queria tanto ter comprado uns bonequinhos lindos do Tanjirou e do Zenitsu...
Quem sabe numa próxima oportunidade?

Bom, depois de três horas batendo perna sem parar e sofrendo com as rajadas de vento GELADAS do Anhembi, fui embora para casa bastante feliz e cheia de sacolas. Da próxima vou levar uma sacola retornável, daquelas grandonas e entuchar as coisas dentro. Pelo menos é só uma sacola para carregar. (Se bem que o principal é não fazer compras no começo do rolê, né?)
Dois husbandos lindos para o meu harém e estante.
Ainda não li nada, mas tenho planos de ler.
Cosplays
Vi uns 3 Dazais, um Chuuya e um Akutagawa de Bungou Stray Dogs.
Vi dois Tighnaris de Genshin Impact e um deles acabei encontrando mais vezes pelo caminho.

Aliás, Genshin Impact tinha MUITO cosplay. Adorei, por favor, continuem.
Vou anotar aqui quem vi por lá: Eula, Tartaglia/Childe (2), Thoma, Barbara, Collei, Raiden, Andarilho, Lumine, Yae Miko e Nilou.

Muita gente de Kimetsu no Yaiba (completo ou só o haori que nem eu) e uma parcela razoável de Jujutsu. Vi um Yuji e uma Nobara na loja da Bandai Namco, alguns Sukunas andando pelo Anhembi e, inclusive, um dos Sukunas estava acompanhado de um Fushiguro e estavam distribuindo cartões quando alguém tirava foto. Achei interessante, porque daí você conhece mais o trabalho da pessoa e pode marcar nas redes sociais.

Tinha um Kisame de Naruto (Pierrot) andando com um picolezão espetado (é a espada, eu sei) e também vi um Itachi...

Enfim, muita gente com cosplays bem legais.

Eu não tiro foto por dois motivos: tenho vergonha de pedir (sou tímida, acreditem) e provavelmente não lembraria quem é quem depois que voltasse para casa e tivesse que marcar as @s. Pareço legal, mas sou desmemoriada e tapada. Sinto muito.

Mesmo assim, pessoal, continuem fazendo cosplay e sejam felizes. Faça para se divertir e curtir. E se alguém te julgar por qualquer coisa, ignora e sai de perto, porque essa pessoa é triste, a vida dela é uma merda e deve ser detestada por todo mundo.

Gente babaca tem que ser desprezada.
Vocês são lindos raios de sol que não devem dar atenção para esse tipo de erva daninha, viu?

Momento "Rolê Aleatório"
Imagina acabar de chegar no evento e dar de cara com BURNOUT SYNDROMES!
Então, eu sou uma pessoa bem sortuda, né?
Não sabia que ia ter painel com os dubladores de Jujutsu Kaisen no sábado, só descobri na quinta-feira, véspera da minha ida ao evento. Vida que segue.
 
Quando cheguei no AF e estava fazendo o reconhecimento de território, escutei alguma música familiar de anime, que não vou lembrar agora qual era, e quando fui me aproximando do local... descobri que o BURNOUT SYNDROMES estava sendo entrevistado AO VIVO, BEM ALI, com tradução quase simultânea. Tirei foto.

Mais tarde, num dos palcos abertos, vi uma moça tocando a primeira abertura de Kimetsu no violino. Era a artista japonesa YURIKA.
Tanjirou e Zenitsu curtindo a Yurika tocando "Gurenge".
Bem mais tarde, estava eu andando pelo evento de boa, quando ouço "melt" de SennaRin tocando em algum lugar.

GENTE, EU SAÍ ANDANDO FEITO UMA LOUCA, PROCURANDO DE ONDE VINHA A MÚSICA E ERA NO PALCO PRINCIPAL! Consegui pegar metade para o final da apresentação da SENNARIN EM PESSOA!!!
 
Piada: eu passei por lá algumas vezes, já que era perto do Artist's Alley e vi escrito no telão "Sacra Music Festival". O que é "sacra"? Tem a ver com "sagrado", tipo o Museu de Arte Sacra no corredor norte-sul aqui de SP, então achei que era alguma coisa com música gospel e não dei bola.
 
SIMPLESMENTE A MULHER CANTANDO A MÚSICA DO MEU GINGA EIYUU DENSETSU! VOCÊ TÁ BRINCANDO COMIGO?! MEU GINGA EIYUU, MALUCO!!
Eu maratonei esse anime em três dias para trabalhar na 3ª temporada!

Kimono enlouquecida, saindo de um lado para o outro no Anhembi, por causa de música de anime. EU MESMA, LEITOR!
SennaRin tocando a música do meu Ginga Eiyuu. Quase morri ao vivo.
Daí terminou e ela foi cantar sua música de trabalho mais recente, da nova temporada de Bleach (Pierrot), aí eu fui embora.

Fãs de Bleach, nada contra vocês ou o Tite Kubo, eu só não sou fã. E como ali provavelmente iria encher, não ficaria empatando os fãs de verdade de curtirem o rolê.
 
Fora do deslumbramento, um pouco de seriedade
Acharam que não teria "Telecurso" neste texto?! POIS ACHARAM ERRADO!
Uma vez blogueira que analisa animes, para sempre blogueira que analisa... TUDO O QUE ESTIVER NA MINHA FRENTE!
 
O espaço
Acredito que o Anhembi seja muito grande para o Anime Friends, porém, gosto da distribuição dos estandes, permitindo corredores largos para que as pessoas possam transitar melhor.

E para não deixar grandes vazios, tinha arena de luta-livre, infláveis de beisebol, área de luta com "espadas" (porretes infláveis) e na margem do evento, relativamente próximo à praça de alimentação, alguns brinquedos para as crianças com monitores cuidando de tudo.

Alguns estandes eram bem grandes, como um que tinha espadas de vários animes. Além, claro, das lojas de mangás e de bonequinhos. Para todos os bolsos e nem sempre originais.

Não cheguei a ir nos banheiros e nem a comprar algo para comer. Como eu estava com máscara PFF, evitei tirar. Mesmo assim, usei uma das mesas vazias para organizar minhas bagunças e entuchar algumas na minha bolsa.
 
Inclusive, levei uma PASTA para colocar as artes dos artistas e assim evitar que amassassem enquanto eu andava pelo evento. ALIÁS, DICA DE OURO! Eu levei aquela pasta média e mais profunda, não aquelas fininhas.
 
Fora isso, o piso elevado continua sendo o inimigo das pessoas. Eu só não tropecei, pois dei sorte, mas em alguns lugares o piso estava problemático. Não é um local tão bom para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.
 
Sem falar que o corredor interno do Artist's Alley poderia ser maior. Quando as pessoas se amontoavam em uma mesa próxima à pilastra, ficava difícil passar.
E eu que só descobri pelas fotos que tinha gacha nesses totens iluminados?
Bandai Namco só com bonequinho de shounen de lutinha.
Vi dois cadeirantes no evento.
Acredito que por ser um dia tranquilo, num horário menos movimentado, eles possam ter aproveitado um pouco mais. Só que eu sou uma pessoa sem deficiência, portanto, não sei quais dificuldades eles podem ter encontrado em outros setores.

Também passei por quatro bombeiros durante o evento, dois levando uma cadeira de rodas para alguém que provavelmente passou mal e outros dois, em outro momento, levando uma maca.

Além disso, uma questão complicada infelizmente sempre aparece em dias de evento: as pessoas que te abordam com chaveiros, desenhos e sei lá mais o quê, dizendo que é para o TCC e pedindo uma contribuição. Eles ficam fora do Anhembi, na escadaria de entrada, que é a área de embarque e desembarque.

Assim, a história é mal contada e a gente sabe que no fundo a pessoa está se virando para conseguir uma graninha extra. Se você não está a fim de ficar lá negociando, não dê conversa. Porque uma vez que eles começam a falar, não param. Agradece, fala que está apressado e vai.

O melhor mesmo foi o pessoal vendendo 1kg de arroz para quem comprou o ingresso solidário e esqueceu o alimento ou pretendia comprar essa modalidade de ingresso lá.

Estande da Crunchyroll
Ano passado a Crunchyroll estava com um estande grande, dividindo parte do espaço com a loja Piticas, numa parceria interessante.
Lá dava para pegar alguns pôsteres de animes (para assinantes do serviço), conferir alguns espaços interativos para tirar fotos e até uma sala vidro onde os dubladores conversaram e gravaram alguns vídeos para a CR.

Como a informação veio a conhecimento público, acredito que obviamente não é sigilosa, portanto, vou comentar aqui: Yuri Petnys, antigo líder regional da Crunchyroll no Brasil e em Portugal, saiu desse cargo no começo do ano. Ele foi o responsável por trazer aquele estande ao AF de São Paulo e do Rio de Janeiro ano passado.

Com sua saída, não se sabe se alguém entrou nesse cargo ou se a Crunchyroll ainda está procurando por alguém para assumi-lo.
E agora virão minhas suposições de quem já trabalhou em empresa e vai teorizar o que pode ter acontecido a respeito de "estande" este ano.

Sendo uma empresa estrangeira, se a CR quisesse fazer algo tão grande e que precisasse de funcionários trabalhando para atender alguma demanda, seria necessário ter um responsável no Brasil para encomendar em algum lugar a feitura e montagem do estande.

Isso e a contratação de pessoas para distribuir os pôsteres têm um custo, que não é barato, mesmo que você negocie com a marcenaria com o melhor custo-benefício. Provavelmente teria a questão de permissão para usar as imagens de certos animes, algo razoavelmente mais tranquilo de conseguir. Precisaria contratar gráfica para imprimir os pôsteres e fazerem a entrega no evento ou outro local escolhido pelo responsável.

Enfim, uma série de fatores trabalhosos e que envolvem dinheiro.
E, apesar daquele evento que a Netflix trouxe este ano ao Brasil, muitas considerações precisam ser feitas e dinheiro é perdido na tentativa de compensar com marketing e assinaturas ao serviço.

Empresas querem ganhar dinheiro, mas nem sempre querem perdê-lo para chamar a atenção do público. Isso envolve uma série de pormenores que não interessam neste texto, eu só queria que o leitor entendesse a situação.
Quando eu já estava indo embora, dei sorte de pegar o banner de Jujutsu 2 livre!
Sem uma pessoa responsável no local, sem planejamento antecipado e sem investimento adequado para esse marketing, não há por que ter um estande.
Então apenas fizeram banners grandes e colocaram em volta de uma loja com quem tenham feito alguma parceria.

Dando agora uma opinião como consumidora, acho um tanto problemático como essas empresas veem o público brasileiro. O investimento para trazer artistas estrangeiros é sempre bem menor e a questão não parece apenas a localização no mapa e a disponibilidade dos ídolos. Também me soa como uma "falta de vontade".

E por "vontade", não estou falando de birra ou desânimo, e sim que isso demandaria mais dinheiro do que quando fazem os eventos nos Estados Unidos ou na Europa.

Você fala sobre Netflix em qualquer lugar e a maioria das pessoas conhece, se não forem todas. Agora, mesmo gente que gosta de anime, nem sempre conhece a Crunchyroll ou só ouviu falar e nem sabe direito do que se trata.

Eu já indiquei para um enfermeiro que assistia One Piece com o filho e que não sabia o que tinha acontecido com o anime ou quando voltava. Foi depois da época daquele hackeamento.

Indiquei para dois médicos (um assiste e o outro perguntou sobre o meu trabalho), um taxista (o filho gosta) e para dois rapazes de uma ótica (gostam de animes).
E isso que ano passado, na própria Anime Friends, muita gente passava no estande sem saber o que era aquilo.

Claro que é bom lembrar que a Crunchyroll é um streaming de nicho, ele não tem séries americanas e filmes de Hollywood, é só anime, mangá, dorama e agora clipes musicais de bandas japonesas.

Ainda assim, dentro do nicho, ela deveria ser mais forte.
Títulos muito importantes estão nesse streaming, coisa que os adolescentes gostam e que os mais velhos adoram, uma gama enorme de animes, e é um site pouco conhecido.

Será que o Brasil é mesmo um mercado pequeno ou com pouca relevância? Será que crianças, adolescentes e jovens consomem pouco desenho japonês?
Não vale a pena fazer mais do que o "mínimo esforço"? (Provavelmente não, disse o capitalismo)

Essas são as minhas opiniões como consumidora e como criadora de conteúdo de animes.

Artist's Alley
Resolvi fazer um reconhecimento específico de território por ali, então se você viu uma pessoa de máscara PFF com o haori quadriculado verde e preto, era eu.
Passei pelas duas áreas para identificar onde estavam algumas mesas específicas e dar um geralzão para contar neste post.

A parte boa de usar máscara num ambiente com som alto, é que eu posso falar "que bonitinho" e ninguém vai me escutar. E eu falei muito "que bonitinho" no Artist's Alley. Por favor, me deixem fazer comentários em voz alta em paz, não me julguem.
O Artist's Alley do lado da praça de alimentação, que é pros artistas conseguirem comer sem terem que andar quinhentos quarteirões.
Bom, um primeiro problema é que nem toda mesa tinha o número indicado. Os mais fáceis de ver essa informação eram na Sarah Chibi e na Barbara Machado.
No final dos corredores de mesas tinha uma folha sulfite grudada na estrutura com os dizeres "Mesas Nº tal a Nº tal ->" bem fininho. Acho que merecia uma placa com abraçadores na estrutura, não?

O piso elevado nessa área também estava complicado.

Sobre as artes
Tinha estilo para todos os gostos e isso é o mais legal.
Bastava você andar um pouco, que encontraria alguma coisa interessante.
Por isso é importante ir com tempo, para você poder olhar com calma, ver o que te chama a atenção e comprar.

Sobre os preços
É sempre bom lembrar que todos esses artistas não são milionários e também não devem menosprezar o custo do seu próprio trabalho. Algumas coisas eram um pouco mais "caras" por conta do material usado para imprimir, se foi numa gráfica, se teve laminação holográfica, se era fosco, isso e aquilo. É uma série de fatores que pode "encarecer" o produto.

Ainda assim, a maioria dos preços era bem convidativa, tendo muita coisa bonita por até R$ 1.

Os artistas estavam aceitando dinheiro, cartão (alguns tinham maquininha) e até Pix, então só não comprava quem não gostou do que viu, não tinha dinheiro ou estava com preguiça.

Não sei como funciona para adquirir a maquininha, mas é uma boa pedida. Assim como o Pix.

E se você prefere fazer as compras no dinheiro, separe os valores mais baixos para não precisarem dar tanto troco e ficarem sem. Eu levei várias notas de R$ 2 e R$ 5. <- Sim, por isso eu disse que estava juntando dinheiro desde janeiro.
Barbara Machado - Instagram: @barbaramachadoart / Twitter: @_barbsmachado / E-mail: barbaramachadoart@gmail.com / Contatos: linktr.ee/barbaramachadoart
Lady Melo - Instagram: @ladymelo.art / TikTok: ladymeloart / Twitter: @ladymelo / E-mail: ladyd.melo@gmail.com / Site: ladyart.com.br
Katia Numakura - Instagram: @katia.numakura / Site: katianumakura.com.br
Kira Studios - Instagram: @by.fades / Carrd: kirastudios.carrd.co
Sarah Chibi - Facebook/Twitter/Instagram: @sarahchibiarts / E-mail: sarah.c.rangel@gmail.com / Twitch: www.twitch.tv/sarahchibiarts / Artstation: sarah-chibi.artstation.com/ - Patreon: www.patreon.com/sarahchibiarts
Alguns comentários para os artistas da Artist's Alley
Primeiro de tudo, parabéns por conseguirem entrar na seleção do AF, vocês são merecedores! (Quem não conseguiu esse ano, tentem novamente no próximo e fiquem de olho em outros eventos! Uma hora vai dar certo!)

E tudo bem se nem tudo deu tão certo, se você gaguejou, se era sua primeira vez, se isso ou aquilo não saíram do jeito que você queria, acho que faz parte da experiência. Numa próxima vez vai ser melhor.

De todas as artistas que comprei artes, duas eu não tirei foto do estande por já estar meio cansada de andar e uma delas não colocou o cartão dentro da sacolinha, então preferi não tirar foto das artes por não ter como marcar a pessoa.

Não precisa mandar fazer cartão em gráfica se as coisas estiverem complicadas financeiramente, pode ser algo impresso no sulfite mesmo, mais simples, não tem problema. Eu respeito o trabalho independente disso. Entendo que nem sempre dá para investir muito, pois temos outras responsabilidades que precisam do dinheirinho suado que ganhamos. Não se apeguem a isso.

De qualquer forma, acho importante ter a assinatura do artista na arte ou, se não puder, pelo menos na embalagem. Foi assim que consegui creditar a Kira Studios no Instagram.

Todos os itens que comprei no Artist's Alley foi por eu ter gostado e por querer mostrar o meu respeito e carinho pelo artista que fez aquele produto. Então a assinatura e as redes sociais são itens importantes, afinal, se cada um compartilhar o que comprou e viu por lá, mais gente vai conhecer esses trabalhos incríveis.
Mais fotos de estandes aleatórios e bonitos.
Considerações finais
Num geral, é um evento interessante e foi bom demais poder esquecer os problemas durante as três horas que passei por lá. Eu estava precisando muito desse tipo de higiene mental intensa.

Bom, fora isso, adorei poder andar num evento sem ser espremida como se estivesse num vagão de metrô lotado na Sé em horário de pico. Já passei por essa experiência e foi desagradável.

Infelizmente o clima ajudou só pelo fator "não teremos chuva", visto que o vento frio se fez presente direto. Fiquei com pena de alguns cosplayers que estavam com as pernas ou o torso de fora. Por favor, não adoeçam! Se cuidem!!

As atrações internacionais são interessantes, principalmente para quem é muito fã. A organização do Anime Friends trouxe bandas conhecidas por diversas músicas em animes e ainda agradou o pessoal do tokusatsu com as atrizes japonesas de algumas séries.

É aquilo que comentei no AF2022, sobre trazer os mais jovens e os mais velhos. Um evento desse tamanho, no lugar onde acontece, tem sempre que agregar mais, chamar MAIS PÚBLICO e, consequentemente, aumentar a arrecadação, o que é sempre bom.

Não sei se existe recurso financeiro e de pessoas para aumentar o evento de dentro do complexo do Anhembi e nem sei se valeria tanto a pena. Num dia mais vazio é tranquilo de ver tudo com calma, só que nos dias mais cheios talvez uma parcela de expositores acabasse saindo prejudicada.

Bom, daqui a meia hora tem a análise do 2º episódio de Jujutsu Kaisen 2.
Preparados para descobrir em qual rolo se meteu nossa duplinha tretenta favorita?
 
Por Kimono aquela que agora fica olhando para a figure do Gojo sentado em cima dos mangás que comprei e não consegue controlar a vontade de dar um tabefe nesse pateta lindo! - 17/07/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/