sexta-feira, 1 de abril de 2022

Carnaval 2022: Primeiras Impressões de Odd Taxi

Achou que não ia ter Carnaval neste blog, otaku? ACHOU ERRADO!

Chegou o #CarnaKimono2022, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Do dia 01/04 (sexta-feira) até 05/04 (terça-feira), você confere uma programação totalmente especial para quem não aguenta desfile de escola de samba, odeia bloquinho de rua e quer mais é que confetes e serpentinas fiquem longe!

Confira a abertura oficial do CarnaKimono e venha fazer a festa conosco! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime, não existe nenhuma garantia de que eu vá analisá-lo semanalmente;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.
Ficha técnica
Título: Odd Taxi

Diretor:
Baku Kinoshita
Estúdio: OLM, P.I.C.S.
Temporada: Abril/Primavera 2021

Total de episódios: 13 + vem um filme aí
Onde assistir?: Crunchyroll
 
Odd Taxi
1º episódio
Uma das coisas que mais me intriga nos táxis japoneses, é a porta automática. Sim, ela abre e fecha automaticamente. Acho muito doido.
Opinião: E aí, leitor? Continuando os cuidados durante a pandemia da covid-19? Não se esqueça de usar máscara sempre que sair de casa, evitar aglomerações e lugares fechados, usar álcool 70% nas mãos regularmente e limpar compras com produtos à base de cloro, álcool 70% ou água e sabão.

Não dê bobeira, a pandemia ainda não acabou!

Bom, Odd Taxi foi um anime que recebeu muitas críticas boas por parte dos criadores de conteúdo otaku, principalmente sobre como se desenvolve o suspense da trama.

Cheguei a ver os dois primeiros episódios enquanto estava acompanhando minha mãe no hospital ano passado e... só não vi o terceiro, pois o pacote de dados do celular não permitiu.

Para ser sincera, agora de cabeça, não lembro muita coisa. Só que adorei ver o Natsuki Hanae dublando o taxista morsa. Prometo que falo mais sobre isso depois.

Quando o anime estreou na temporada de abril, eu não estava muito empolgada para acompanhar um suspense na programação do post. Porém, fiquei de olho para trazer a série num Carnaval. E cá estamos nós!

RAPAZ.
UMA COISA QUE EU NÃO TINHA NOTADO QUANDO ASSISTI PELA PRIMEIRA VEZ... E NOTEI AGORA. Estou chocada.

O que é?
Não vou estragar o rolê assim. Logo logo aparece um comentário dentro do anime e daí eu conto.

Eu não sei lidar com essa voz do Natsuki Hanae. É engraçado demais vê-lo dublando esse tipo de personagem.

Tudo bem querer dar um tabefe no meio da fuça desse hipopótamo que tem vontade de viralizar? É só UM TABEFE, eu juro.
 
ODOKAWA E SUAS ANÁLISES AFIADAS.
Eu já gosto muito dele e não tenho certeza se isso é bom.

ODOKAWA FALANDO PRO HIPOPÓTAMO CENSURAR O PRÓPRIO ROSTO NA FOTO!
ODOKAWA NUNCA FEZ NADA DE ERRADO E SE FIZER... a culpa é do roteirista.

Manoooo...
Eu estou rindo totalmente horrorizada, porque a sequência dessa conversa é maravilhosamente DIABÓLICA.

Odokawa: Não vai censurar o rosto?
Hipopótamo: O seu? Ah, tem gente que não gosta de exposição, né?
Odokawa: Não, o seu.
Hipopótamo puto: Por quê? Por acaso estou morto ou tem algo em mim impróprio para menores de 18 anos?

GEEEEEEEEEEEEEEEENTE, QUE PESADO!!
E ainda assim eu rio, pois... o humor do Odokawa parece uma faca bem afiada, daquelas de fazer carpaccio (algum tipo de carne cortada bem fininha). É CADA CORTADA, QUE EU IA ADORAR FICAR QUIETA NESSE TÁXI... Nossa...
Quando você ainda não assistiu Odd Taxi e o seu amigo fica te julgando por isso.
Por que estou com a impressão de que parte do elenco de dublagem é de comediantes? Nem me olha com essa cara, leitor. Não vou procurar isso agora.

Com certeza uma das coisas mais legais neste episódio é que detalhes vão ligando personagens e acontecimentos.

O cara que queria viralizar tirou uma selfie com o taxista e... LÁ NO FUNDO, dá para ver o cara que os policiais perguntaram sobre. E parece que um deles conhece o meliante. Agora a moça que trabalha na clínica aparece se encontrando justamente com esse cara suspeito.

Aí tem esse rolê da tal adolescente desaparecida em Nerima, por acaso mesmo lugar que o hipopótamo resolveu descer...

VELHO, CADA HORA QUE EU PISCO O ODOKAWA TÁ DANDO UMA CORTADA EM ALGUÉM! PENSA NUM CARA QUE A LÍNGUA É TÃO AFIADA, QUE ENTRE MORTOS E FERIDOS, NÃO SOBRA NINGUÉM!

Eu estou completamente chocada e rindo.

O médico dele, o Dr. Goriki, meio querendo zoar a enfermeira/assistente por ela não saber o que é uma fita cassete e o Odokawa na hora diz que é besteira esse negócio de "diferença de geração", pois itens do passado podem ser vistos em filmes e coisas do tipo.

CHOCADA.

Ah... Sumiram remédios psicoativos da clínica.
QUEM É QUE TAVA MAIS CEDO NESSA ALA? Ou melhor... Na noite anterior?
A alpaca. Foi essa cena que me chocou.

Certo, terminei o episódio e... É muito mais interessante assistir com calma.
O que me deixou um pouco preocupada foi a comédia.
 
Bom, mas a gente fala disso no Telecurso do Táxi - UBER É COISA DE PERDIDO, OTAKU MESMO GOSTA É DE TÁXI DE MORSA!

Ok, primeiro problema... Eu chamo de "morsa", mas não sei a diferença entre morsa, peixe-boi e leão-marinho.

Numa rápida pesquisa, já dá para tirar o "peixe-boi" da jogada, porque ele não tem dentes para fora da boca, como os outros coleguinhas.

Parece uma morsa mesmo, apesar de não conseguir confiar muito no Google que mistura os dois animais na pesquisa.

Enfim...
"Kimono, qual a preocupação com a comédia de Odd Taxi?" - Por causa do contexto, o humor é bastante japonês, ainda que tenhamos tiradas sarcásticas ótimas.

É difícil explicar esse "humor bastante japonês".
 
Sabe aquela dupla que o Odokawa sempre está escutando na rádio, dos caras que quase não passam num concurso de piadas? Então, eles são comediantes.

Sim, eu sei que você percebeu e que estou apontando algo óbvio, mas é importante entender que temos uma dupla de comediantes. Em alguns programas dedicados a comédia no Japão, inclusive os com júri de artistas e especialistas, duplas costumam se apresentar trazendo cenas do cotidiano e alguns estereótipos.

Um normalmente faz o papel de burro e o outro de inteligente.
Como é que as pessoas não amam o Odokawa? O senso de humor dele é ÓTIMO!
É um pouco do que temos em algumas esquetes de programas de humor brasileiros. Como aquele dos soldados em A Praça É Nossa (SBT), que tem o Dedé Santana. Ele é o cara entendido e o soldado que o acompanha faz o papel do idiota.

O "humor bastante japonês" não tem apenas esse detalhe, também inclua aí trejeitos e referências específicas. Bom, é como qualquer outro humor local.

Por exemplo: um estrangeiro não vai entender uma citação de algum bordão de novela, como o "ah, finalmente os refrescos", fala da atriz Ana Lúcia Torre numa cena icônica da novela Alma Gêmea (Globo).

Ou até mesmo um meme, como o "é verdade esse bilete".

São situações humorísticas (ou não, mas que ficam engraçadas se tiradas de contexto) muito típicas do Brasil. E assim acontece pelo resto do planeta. Cada lugar com suas particularidades.

Espero ter conseguido explicar.
Não olhem para mim, não sei o que é fazer um TCC na vida.

"Bom, Kimono, isso quer dizer que para achar graça em Odd Taxi, eu tenho que entender todas essas referências japonesas?" - Não necessariamente, leitor. A comédia em si é universal. Tem cenas que você vai rir por serem idiotas, desesperadoras, sarcásticas ou só engraçadas mesmo.

Especificamente este anime não tem aquela abrangência de outros títulos, como Jujutsu Kaisen, em que um moleque muito imbecil pergunta se um dedo maldito é gostoso.

Ok, talvez só eu tenha achado essa parte divertida, né? Enfim...

Tirando isso, o que dá para entender desse primeiro episódio?
Que uma adolescente desapareceu em Nerima já faz um tempo e que antes de sumir entrou num táxi. Tudo leva a crer que era justamente no carro do Odokawa.

Vamos suspeitando cada vez mais da morsa sarcástica quando o vemos falando sozinho... com o guarda-roupa/armário. E a coisa fica ainda mais assustadora quando ele fala sobre "fugir".

O episódio já começa meio bizarro, com algo dentro de um saco sendo jogado na água e preso com tijolos de concreto, ou seja... é para não deixar rastros. O Odokawa acorda desse pesadelo como se estivesse se afogando.

Será que é por isso que ele tem insônia? É uma tentativa da mente de fugir desses sonhos macabros? Teria o nosso divertidíssimo taxista cometido algum crime?

E como assim ele pensa em cinco respostas e tenta escolher a menos ofensiva antes de abrir a boca? De qualquer jeito ofende e acabo dando risada. Seria o famoso sincericídio?
Melhor que isso é a conversa sobre o trava-língua do Bruce Springsteen.
Ao que tudo indica, o sumiço dessa adolescente mexeu até mesmo com um marginal da pesada, já que ele é conhecido de um policial que parou o Odokawa num dia e no outro foi pedir pelas imagens da câmera do carro. Imagens estas que foram passadas para... o tal do marginal (que eu esqueci o nome, desculpa, muita coisa para decorar).

Além disso, todo mundo está comentando que o taxista anda estranho. Ficamos sabendo também que andaram falando com a vizinhança e... o cara está conversando sozinho.
 
PRECONCEITO.
QUEM NUNCA FALOU SOZINHO QUANDO ESTAVA DENTRO DE CASA, NÉ?
Aliás... Quem nunca falou sozinho estando FORA DE CASA TAMBÉM, né?
Sim, vale "vácuo".

Imagina que louco, se acontece um plot twist, e a gente descobre que na verdade quem está ali no armário dele é um gato de rua... tipo aquele que aparece na abertura?

"Mas, Kimono, a menina que sumiu era uma gata de pelagem escura" - Pô, leitor, aí você me complica.

Fico pensando por qual motivo a alpaca estava repassando ou vendendo medicamentos da clínica para o marginal... E... caramba... olha ela aí no táxi do Odokawa.

Bom, para um episódio de estreia é intrigante.
Chama a atenção e soube conduzir a trama de um jeito que você fica curioso para saber mais sobre as ligações entre os personagens. E, claro, descobrir o que aconteceu com a garota que sumiu.

Particularmente esse fato só me interessou por ser um ponto em comum entre os personagens. O desaparecimento em si não me deixou curiosa, porque não sou do tipo que gosta de assistir noticiário destrinchando crimes e afins. Quem gosta, com certeza deveria dar uma olhada em Odd Taxi.

E quem não gosta... Bem, siga com a leitura, estamos no mesmo time.

A abertura é "ODDTAXI" de Skirt and PUNPEE com uma animação bastante artística e que parece revelar alguma coisa sobre a trama. Desconfio que depois de terminar o anime, deve ser "explodidor de mentes" assistir a abertura.

O encerramento é "Sugarless Kiss" de Suzuko Mimori e é apresentado nos cinco primeiros episódios. Bem gostoso de acompanhar.
Tem outro encerramento, creditado para o episódio 6, só que daí não sei se ele aparece até o final do anime ou não.
O segundo encerramento é "Kabe no Mukou ni Waraigoe wo Kikimashita ka" por Tony Frank.

Informações do MAL.
 
Obs.: Percebi que não expliquei o que é rakugo, citado neste episódio.
Não que a falta de compreensão estrague a experiência nesses três episódios, mas já que estamos aqui...

Rakugo é um monólogo normalmente humorístico, feito apenas por uma pessoa. Ela normalmente se veste com roupas formais (quimono, hakama, haori), senta num tatami ou almofada e faz todos os personagens envolvidos na história (costumam ser poucos).
 
Existe um anime sobre isso e que já foi analisado no blog, o Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, porém, fica um alerta: contém insinuação a suicídio. Shinjuu é "suicídio" em japonês. Se esse assunto é delicado para você, sugiro que não assista.

Odd Taxi
2º episódio
Pois é, Kaki, parece que o Odokawa é mais irrestível do que você pensava.
Opinião: MANO. Esse começo do segundo episódio é tudo de maravilhoso e bizarro que teremos por aqui.

Sério.
Eu não esperava que ela fosse dar em cima do Odokawa e ainda ARRANCASSE MAIS INFORMAÇÕES sobre o passado dele.

No episódio anterior ficamos sabendo que o taxista foi abandonado pelos pais e aqui é revelado que isso aconteceu quando ele tinha 12 anos.
É tão ruim quanto ser vendido pelos pais para um demônio? Olha, o demônio foi bem legal com o Iruma.

Gosto como o diálogo entre eles é bem construído. A alpaca vai puxando assunto, daí cai num tema espinhoso. Depois a morsa vai puxando assunto e cai num tema espinhoso.

GENTE, VOCÊS PRECISAM DE AJUDA NESSE ROLÊ?

A moça conta que pegou um empréstimo para pagar os estudos de Enfermagem, pois não queria depender dos pais. E daí aquela cena estranha dela com o marginal começa a fazer sentido (é essa daí que me deixou o puro Pikachu chocado no primeiro episódio). Talvez estivesse roubando os medicamentos da clínica para dar como "pagamento" da dívida.

Shirakawa Miho.
Não vou decorar "Shirakawa". Vou decorar "Miho" então? Também não sei. Minha memória é extremamente seletiva.

A menina que respondeu o Kaki... Hana? Hara? Se eu chamar de "Kakihara", o Tetsuya Kakihara vai ficar bravo? "Kaki" me lembra o sobrenome dele.

Enfim...
A menina que respondeu o amigo do Odokawa parece um dos membros dessa banda idol. Assim como a menina desaparecida... parece com outra da mesma banda idol.

E... A maioridade no Japão é de 20 anos. Se a garota tem 18...
KAKI, OLHA A POLÍCIA, IRMÃO! TU VAI SER ENQUA-- Se bem que o Japão não é tão rígido quanto parece com esse tipo de coisa. A gente cansa de ver notícia sobre mangaká que foi pego com pornografia infantil ou que se atreveu a fazer algum ato impróprio com menores de idade.

E como tudo isso termina? Em nada.
Multa talvez, porém... nada realmente grave. Os criminosos saem impunes.

Agora vai ser pego com posse de drogas para ver se não acaba a carreira da noite pro dia! Pois é, cada país com a sua impunidade preferida.

Por algum motivo muito confuso, eu achava que esse raposo agente do grupo idol era dublado pelo Tatsuhisa Suzuki. É pelo... Nah. VAMOS DEIXAR ESSA PIADA PARA MAIS TARDE!

Hum?
A IDOL SEM MÁSCARA E O AGENTE ESTÃO ENVOLVIDOS NO ROLO DO DESAPARECIMENTO? Ele falou de câmera no carro, perguntou nome de motorista... MAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO. Daqui a pouco todos os personagens estarão envolvidos nessa treta!

O cara tem dois mil ienes (R$ 97,26) e quer ir do ponto em que estão até Shinjuku... Que dá três mil e quinhentos ienes (aproximadamente R$ 170,20).
Com a gasolina cara do jeito que está, nem sei se essa corrida está valendo tão a pena assim...

Espera.
ESPERA UM POUCO.
A pré-venda do single das Mystery Kiss... foi em 25 de dezembro de 2021?!
DOIS MIL E VINTE E UM? NATAL DO ANO PASSADO? ODDTAXI ESTREOU EM ABRIL DE 2021 E TEM EPISÓDIO SE PASSANDO EM 25 DE DEZEMBRO DE 2021?

"Kimono, não sei se é do seu conhecimento, mas existem histórias que acontecem no futu--" - Calado, leitor. Eu sei. Só estou assustada, pois... 25 de dezembro de 2021 foi um dia desses (este post foi escrito em janeiro de 2022). Ainda lembro o sabor do frango de Natal, da maionese e da farofa...

De nada, leitor, também fiquei com fome.
ODOKAWA, CARA, ELA TÁ FLERTANDO COM VOCÊ! FLERTANDO COM VOCÊ!!!
Eita.
Primeiro uma cena estranha no episódio anterior, quando o hipopótamo perguntou por qual razão o Odokawa se tornou taxista. Daí agora ele fala que sobreviveu a um acidente quando era criança... MANO. NÃO É SÓ O SUMIÇO DA ADOLESCENTE QUE GARANTE AS TRETAS DA TRAMA NÃO!

Eita.
Primeiro leva a dupla de humoristas Homosapiens e daí quando termina a corrida... OLHA O MELIANTE AÍ, GALERA!!!

Eita, Odokawa.
E acabou o episódio.
 
Blogueira extremamente chocada tenta organizar os pensamentos e passar mais algumas informações técnicas sobre o anime no Telecurso Vou de táxi, cê sabe, tava morrendo de saudade ♫!

LEITOR, EU QUASE ESQUEÇO DE FAZER ESSA PIADA!
Quando a Angélica ainda não tinha conhecido o Luciano Huck e era uma famosa apresentadora infantil, ela lançou a música "Vou de Táxi", que combina MUITO com esse anime.

AÍ, ALPACA MIHO!
CANTA ESSA PRO ODOKAWA!

Se você é novo demais para conhecer essa música, vai no YouTube, leitor. Depois que ficar traumatizado, volte aqui ou... LEIA O RESTO DO POST COM ESSA MÚSICA DE FUNDO! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Blogueira velha assusta leitores mais jovens com seu conhecimento pré-histórico.

Maldade, né? A Angélica nem canta tão mal assim para traumatizar alguém.

ENFIM, LEITOR...
Num encontro com o velho amigo Kaki, Odokawa conta sobre a conversa que teve com a alpaca Miho, que acabou pegando seu contato. Inclusive, nos minutos finais do episódio, ela diz que quer se encontrar com o taxista!!!

Confesso que ri muito quando a Miho passou o celular e estava na câmera.
 
Odokawa: Tem foto (de quem você está interessada)?
Miho: Tenho sim. Quer ver?
Odokawa: Quero.
Miho: *passa o celular*
Odokawa: *pega o celular e está na câmera frontal*
 
A enfermeira já tinha me quebrado quando perguntou se o taxista gostava de alguém, ele disse que não, que era velho e blá blá blá... E a moça meteu um "que desperdício". ALI JÁ ERA PARA TER DESCONFIADO, SABE?

Só sei que essa sequência é sinceramente maravilhosa e eu aprovo muito.

Depois disso entramos no mundo das idols com o grupo Mystery Kiss, que tem três membros. Elas estrearam, só que as coisas não parecem tão boas assim. Primeiro pela reclamação das máscaras, que ocultam a beleza das meninas. E depois pelo desempenho delas.

Vemos que a indústria de entretenimento não é todo aquele glamour e beleza que se vê superficialmente. Os membros são pessoas normais, que têm vocabulários ruins, autoestima insuficiente ou só estão cansadas.

Para maior entendimento dessa questão, recomendo o podcast das Otaminas: "O mundo tóxico das idols".
Gente, eu adoro a cara desse raposão, que parece que comeu e não gostou.
Depois da conversa de bastidores entre a idol principal e o agente, fiquei pensando se esse grupo não lava dinheiro para algum bando de criminosos... SEI LÁ, LEITOR! ATUALMENTE TUDO DE BIZARRO PARECE POSSÍVEL MESMO DENTRO DOS ANIMES!

Só sei que tem muita gente envolvida nesse rolo do sumiço da garota.

Depois de fazer a corrida para o fã pobre de idol, Odokawa acaba pegando a dupla Homosapiens, que ele costuma ouvir no rádio durante o trabalho.

Também vemos que o mundo do entretenimento, pelo lado cômico, tem suas dificuldades. Se eu arriscar os animais e errar, NINGUÉM VIU, OK?

O mais velho e experiente no ramo, que parece um javali, é acompanhado de um mais novo, que parece um cavalo/burrinho, que não tem um bom timing/tempo de comédia.

Estranhamente eles fazem a diversão do taxista quando falam da vida do cavalinho (oi, Fantástico, lembrei de você agora), que tem uma namorada tão amarga quanto o chocolate com maior porcentagem de cacau.

A vida dele daria um bom... show de stand-up comedy. Um estilo de comédia conhecido exatamente pelo monólogo da vida do comediante e de situações cotidianas que muitas pessoas passam.

Ao que parece, os dois não funcionam como dupla, já que o cavalinho comenta que o javali foi elogiado por um veterano, algo que não acontece quando estão juntos.
A conversa azeda de vez assim que o empresário anuncia que o cavalinho foi convidado para um programa culinário matutino.

PRONTO, FOI CONVIDADO PARA O MAIS VOCÊ (Globo)! VAI COZINHAR COM A ANA MARIA BRAGA!

O mais interessante até agora é que Odd Taxi não esquece de fazer uma ligação entre o episódio anterior e atual. O primeiro terminou com a Miho e o segundo começou com o desenrolar daquela corrida. Agora vamos esperar para ver o que vai rolar com o Odokawa e o marginal.

O anime também consegue mesclar o "slice of life" (cotidiano) da profissão do Odokawa com o mistério do sumiço da tal adolescente... que continua basicamente isso: um mistério.

Fala-se muito desse assunto, só que até agora nada de realmente concreto foi mostrado sobre ela. É como aquelas notícias chocantes que passam durante uma ou mais semanas na televisão.

E antes que eu me esqueça... VAMOS FALAR DE REDES SOCIAIS.

A busca desenfreada pelos famosos "quinze minutos de fama", algo que com as redes sociais atingiu outro patamar... e bem rápido.

Uma piada, uma situação bizarra, um comentário do cotidiano... De repente "viraliza", sendo visto por mais pessoas do que se tem controle e tornando um completo desconhecido em famoso.
 
Curiosamente o episódio 67 de GeGeGe no Kitarou (2018) falou sobre isso.
O que nos faz pensar... essas pessoas esperam atingir o quê? Satisfação pessoal? Ganhar dinheiro? Ficarem famosas?

Parece tudo muito passageiro e sem propósito, como se a vida fosse só um momento: a chegada ao objetivo. Ignorando completamente a jornada que de fato é a vida.

Não digo que gente mais velha não tenha esse mesmo problema, mas é preocupante ver uma quantidade tão grande de jovens sendo superficiais.
É como se comessem ar esperando encher a barriga. E a gente sabe que só se enche barriga com comida ou água.

E tanto aqui quanto no episódio de Kitarou, a mensagem é simples: autenticidade costuma chamar mais atenção.
 
Claro que existem aqueles que inventam algo ou copiam de uma fonte menos conhecida e mais antiga, só que nada na base da perseguição dá muito certo. Também é preciso inteligência, um estudo para entender como as coisas funcionam e... talvez um pouco de sorte?
 
Isso sem contar as pessoas que pagam para parecerem famosas e conhecidas na internet, né? Zero saudades de Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço (Globo).
Miga, vou te ajudar: ele tem um senso de humor ótimo e trabalha como taxista!
Eu fico imaginando o choque do Odokawa quando todas as expectativas foram quebradas... para melhor, diga-se de passagem!
Bom, agora a gente passa para o elenco de dublagem que é maravilhoso!

Hiroshi Odokawa, o taxista morsa, é dublado por Natsuki Hanae.
Ayumu Goriki, o médico da clínica, é dublado por Ryouhei Kimura.
 
Eiji Kakihana, o macaco amigo do Odokawa, é dublado por Kappei Yamaguchi.
Seus principais papéis são: Arslan de Arslan Senki (animate film, Albec), L Lawliet de Death Note (Madhouse), Conan Edogawa de Detective Conan (TMS Entertainment), Ittan Momen/Rolo de Algodão de GeGeGe no Kitarou (2018), Feitan Portor de Hunter x Hunter (2011) (Madhouse), Inuyasha de InuYasha (Sunrise), Kaito Kuroba de Magic Kaito 1412, Oberon de Mahoutsukai no Yome, Ranma Saotome de Ranma 1/2 (Studio Deen).

Miho Shirakawa, a enfermeira alpaca, é dublada por Riho Iida.
Seus principais papéis são: Rin Hoshizora de Love Live School Idol Project (Sunrise).

Fuyuki Yamamoto, o agente do grupo idol Mystery Kiss, é dublado por Makoto Furukawa.
Não contente em ACHAR QUE ERA O SUZUKI por causa de uma memória embaralhada, quando escutei de fato o moço falar... ACHEI QUE ERA O TAKUYA EGUCHI.

Sabe... Eu já fui muito humilhada por esses "gêmeos"! CHEGA, OK?

Rui Nikaidou, a líder das Mystery Kiss, é dublada por Suzuko Mimori.
Seus principais papéis são: Sora Takenouchi de Digimon Adventure tri. (Toei Animation), Asumi Fuurin de Healin' Good Precure (Toei Animation), Sawa Yukimura de Jouran: The Princess of Snow and Blood (Bakken Record), Nanami Momozono de Kamisama Hajimemashita, Umi Sonoda de Love Live School Idol Project.

Yuki Mitsuya, a gata mascarada da Mystery Kiss, é dublada por Manatsu Murakami. Esse foi o seu primeiro papel.
Depois dele, ela tem mais dois creditados como principais (e são de Animes da Temporada de Janeiro 2022): Komichi Akebi de Akebi-chan no Sailor-fuku (CloverWorks) e Yuzuha Kujou de Cue! (Yumeta Company, Graphinica).

Shiho Ichimura, a cadela mascarada da Mystery Kiss, é dublada por Moeka Koizumi.
Seus principais papéis são: Shioriko Mifune de Love Live! Nijigasaki Gakuen School Idol Doukoukai 2nd Season (a estrear), Nana Daiba de Shoujo Conto All Starlight (Kinema Citrus, IMAGICA Lab).

Taeko Harada, a dona do restaurante, é dublada por Tomoko Murakami (comediante). Faz parte da dupla Morisanchu.
 
Koushirou Daimon, policial cachorro amigado de bandido, é dublado por Kousei (comediante).
Kenshirou Daimon, policial cachorro de óculos, é dublado por Asei (comediante).
Kousei e Asei formam a dupla Miki, segundo o AsianWiki.

Atsuya Baba, o cavalinho do Homosapiens, é dublado por Atsuhiro Tsuda (comediante).
Kensuke Shibagaki, o javali do Homosapiens, é dublado por Yuusuke (comediante).
Atsuhiro Tsuda e Yuusuke formam a dupla Diane, segundo o AniList.

Taichi Kubasawa, o hipopótamo que quer viralizar, é dublado por Takashi (comediante). Faz parte da dupla Trendy Angel.
 
Ou seja, EU CHUTEI NO QUE ACHEI QUE VI... E ACERTEI!

O elenco ainda conta com as vozes de: Kenji Hamada (Comissário Q de The God of High School), Takaya Kuroda (Masamichi Yaga de Jujutsu Kaisen), Houchuu Ootsuka (Sakonji Urokodaki de Kimetsu no Yaiba) e Soma Saito.

E para os curiosos de plantão, tem uma entrevista que o Omelete fez com o Ryouhei Kimura (Goriki) e a Riho Iida (Shirakawa) sobre o anime. Inclusive a Riho disse que já comeu churrasco aqui no Brasil e gostou! (Via Omelete)

 Odd Taxi
3º episódio
O sarcasmo e a frieza de quem está sendo ameaçado por um marginal.
Opinião: Por um segundo pensei: "Não acredito que teremos o Odokawa de novo na sauna, contando que foi enquadrado pelo marginal".

E EIS QUE MINHAS EXPECTATIVAS foram destruídas a pau e pedra. Chocada.

Não, espera.
GENTE, O QUE É QUE TÁ ACONTECENDO AQUI?

O anta tatuado foi falar com o Kaki, né? Muito bizarro até aí. Só que a conversa fica AINDA MAIS ESTRANHA, quando ele pergunta do Odokawa e diz que a menina desaparecida de Nerima... fugiu de casa por causa dele (o anta, não nossa morsa taxista).

DEIXA EU VER SE ENTENDI DIREITO, PORQUE AINDA ESTOU CHOCADA.

A adolescente que sumiu em Nerima entrou no carro do Odokawa, todo mundo dá isso como uma afirmação e não uma suposição.
O que descobrimos com o anta tatuado, que por acaso é dublado pelo Takaya Kuroda, é que ela FUGIU DE CASA e muito provavelmente por causa dele.

O receio do Kaki não é só por estar falando com um cara grandão, mas com alguém cheio de tatuagens.

No Japão existe algumas restrições, que pouco a pouco vão ficando mais suaves, sobre tatuagens. Essas marcas lembram os membros da Yakuza, uma organização criminosa japonesa, que tem por costume cobrir parte do corpo com essas artes.

No link indicado, você pode ler o relato de uma brasileira que vive no Japão e foi impedida de frequentar um banho termal público por causa disso. Com sorte, ela foi encaminhada para uma área particular e pôde apreciar as águas.

E isso não acontece apenas com banho termal. Se você não cobrir suas tatuagens, seja nos braços ou em locais ainda mais visíveis, pode ser impedido de entrar em alguns estabelecimentos. O Japão Nosso de Cada Dia fez um vídeo sobre isso (é de 7 anos atrás).

NÃO.
NÃO, VOCÊ NÃO FEZ ISSO COM A MINHA PERCEPÇÃO, ODD TAXI!

O anta não estava falando com o Kaki. ESTAVA AO TELEFONE ESSE TEMPO TODO.
GENTE, PELO AMOR DE DEOS MATOBA... EU NUNCA FUI TÃO TROLADA NA MINHA VIDA QUANTO NESSA CENA!

Eu genuinamente acreditei que se tratava de uma conversa com o amigo do Odokawa, afinal, o anta estava ATRÁS DOS DOIS na sauna do episódio anterior...

Pois bem, caso você não lembre mais, comentei que assisti apenas os dois primeiros episódios antes, então sabia mais ou menos o que acontecia. Agora é tudo novidade e estou chocada com o tanto de reviravolta em pouco tempo.

Rapaz... A frieza do Odokawa falando com o marginal.
ODOKAWA MAIS FRIO QUE GELO EM MONTANHA NEVADA NO INVERNO!

EU BEM DESCONFIEI QUE O ANTA ESTAVA FALANDO COM O MARGINAL!
EU BEM DESCONFIEI! TAVA NA CARA, MANO!

E parece que a menina que sumiu é filha de um tal de "Don-chan".
AÍ A GENTE VÊ A CENA COM O COITADO DO KAKI RESPONDENDO NO "SILENCIOSO"... Gente... Que sacada incrível!

Gente...
ODOKAWA SAFO DEMAIS! EU ESTOU EM ESTADO DE CHOQUE!
 
Leitor, se você ainda não se convenceu a assistir Odd Taxi, dê uma olhadinha nesses três primeiros episódios.
A constatação do Odokawa é maravilhosa. E olha que ele não contou nada a ninguém!
Para falar a verdade, acredito que o episódio de estreia já chame bastante atenção. Gosto como os personagens se entrelaçam na história do desaparecimento da garota.

Bom, já vimos que não foi um sequestro, afinal, teria alguém ligando para pedir resgate. O tal do Dobu, o marginal, foi incriminado oficialmente pela polícia, mas como podemos ver, ele é inocente.

A garota é filha de um colega de classe do anta, um figurão que tem contatos. Um deles é esse Dobu, que já está com o cartão de memória do carro do Odokawa... que foi confiscado pelo Daimon mais velho, o policial cachorro.

Mas agora eu fico pensando: o idiota do Kaki ficou sabendo de parte da conversa, porque o anta conversou do lado dele.

E AGORA, DOBU?
E AGORA, ANTA?
Literalmente uma anta... LITERALMENTE.
EU VOU CHORAR DE RIR ATÉ OUTUBRO DESTE ANO, simplesmente porque... NÃO É POSSÍVEL!

Ohhh... A garota fugiu por causa da relação entre o pai dela e o anta.
MAS ELES NÃO FORAM APENAS COLEGAS DE CLASSE? Confusa...

MA.
LU.
CO.

ODOKAWA DO CÉU!
Não, gente, não é possível esse anime não.
O ODOKAWA NÃO PODE SER TÃO GÊNIO ASSIM NÃO!
ODD TAXI, ASSIM VOCÊ ME QUEBRA! NÃO É POSSÍVEL!

Eu sabia.
ERA O CACHORRO MAIS VELHO!
EU SABIA! EU SEMPRE SOUBE!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Droga, podia ser o mais novo.

MANO, EU NÃO CONSIGO LIDAR QUE A ALPACA SABE CAPOEIRA!

GENTE.
Eu não sei o que é melhor neste episódio: Odokawa calculista com o marginal ou pedindo pra Miho não dar "queixada" nele.

EU PRECISO DE MAIS CENAS DO ODOKAWA COM A ALPACA, POR FAVOR!
Sim, leitor, pretendo assistir o resto da série depois que terminar esse post. Odd Taxi é muito bom mesmo! PODE CONFIAR NA INTERNET... e em mim, poxa!

Kaki, eu não queria jogar aquele balde de GELO DE MONTANHA NEVADA EM VOCÊ, mas... Sabe que pode ser golpe, né? Ainda não se encontraram... Daqui a pouco pede dinheiro... É um negócio meio comum.

MENTIRA.
MENTIRAAAAAAAA!

E terminou o episódio!!! YAAAAAAAAAAAAAAAAAY!

Sigamos então com o Telecurso Bandeira 3 - Essa corrida vai ficar cara, Odokawa!

Bora organizar os pontos mais importantes do rolê, ANTES QUE EU SURTE COM CENAS NADA A VER?

Bom, vamos destrinchar o caso do desaparecimento de Nerima.

Uma adolescente sumiu depois de sair de uma loja de conveniência e entrar no táxi do Odokawa. Essa garota é filha de "Don-chan", colega de classe e possivelmente amigo do anta tatuado, chefe de uma organização criminosa.

O anta coloca o Dobu para investigar o paradeiro dela. O que leva o marginal ao Odokawa, talvez a última pessoa que viu a garota.

O caso foi suspenso pela polícia, já que a família recebeu uma mensagem indireta de que ela estaria bem. O motivo da fuga seria a relação entre seu pai e o anta.

O cartão de memória do carro do Odokawa contendo as possíveis imagens da garota, foi confiscado pelo policial cachorro sem óculos, o Daimon mais velho. Esse cartão foi repassado ao Dobu por meio de um pagamento (aquele envelope comprido e pardo).

Quando a gente acha que no fundo do poço tem o fundo, aqui vemos um alçapão.

Dobu que foi incriminado oficialmente pela polícia e é inocente, desconfia da participação de outra pessoa: Yano.
De uma lado um taxista de 41 anos, do outro uma enfermeira de 28 anos. Se nós somarmos os dois, o ship dá certo ou a enfermeira também tá envolvida em treta?
Na hierarquia da organização, Yano é um novato e não gosta do Dobu.
O primeiro age simplesmente pelo dinheiro e pelo poder, falando mal de seu veterano. Que por sua vez, é criminoso, mas segue alguns princípios.

Yano andou espalhando umas fofoquinhas sobre a incapacidade do Dobu, que só faz trabalhos pequenos e isso chegou aos ouvidos do chefe.

Bom, basicamente tudo já poderia ter sido resolvido se não fosse a tretinha do Yano com o Dobu. O cara tem o cartão de memória, poderia ter dado ao chefe, MAS NÃO! DEIXA EU PROVAR AQUI QUE SOU FODA, PEGAR O YANO NESSA ROUBADA E ME SAIR DE GOSTOSÃO!

E também tem aquele problema: o Odokawa está falando com alguém em casa.
Será que é a menina? Será que é outra coisa? Será que a gente descobre até o último episódio ou isso vai ficar para o filme?

Apesar do nosso querido taxista morsa ter agido de forma primorosa, fazendo o marginal falar enquanto tenta chamar a atenção de alguma viatura com o botão do pânico, descobrimos que novelas e animes são lugares pequenos.

SÓ TEM A DROGA DE UMA VIATURA rodando por onde o Odokawa passa e é dos irmãos cachorrinhos.

Falando nisso, parece que algo aconteceu e fez com que pegassem raiva de taxistas. Provavelmente algum acidente envolvendo táxi e o motorista mentiu.

Bom, o Odokawa acaba pagando por algo que não tem nada a ver com ele.
 
Sem falar que essa cena recorrente "Daimon de óculos preocupado > Daimon mais velho diz que não dá para confiar em taxistas > Daimon de óculos xinga taxistas" parece uma esquete de humor. Japão gosta bastante desse tipo de repetição.

Infelizmente o plano do morsa não deu muito certo, mas a sua frieza diante da situação precisa ser elogiada.
 
O Dobu com uma arma, querendo que ele colabore, ameaçando matar... E o Onokawa: "Tá, mas eu vou ajudar como se não sei do rolê? Pra quem que eu não posso contar? Quem vai pedir o cartão, que já está com você? Ou desce a letra completa ou não vou ter como ajudar".

Foi nessa embromação que ficamos sabendo do tal do Yano.

Tem TANTA GENTE atrás de descobrir o paradeiro dessa menina que nem precisava mesmo de polícia nessa história (a cota pode ser preenchida pelos gêmeos Daimon, se for o caso).

Bom, depois dessa sequência com o Dobu, temos duas outras muito boas: Kaki no Tinder e Miho, a alpaca capoeirista.

Achei maquiavélico colocarem uma das idols mascaradas para começar um papo com o Kaki no aplicativo. Ali era um meio de monitorar um dos amigos do Odokawa e, se precisassem agir, terem uma isca. Que foi basicamente o que aconteceu no final do episódio: o taxista se recusou a ajudar o Dobu e eis que seus amigos começaram a "sofrer" as consequências.

A Miho depois ligou para o nosso morsa e comentou que o Goriki, o médico da clínica, estava sumido.

OU SEJA... TEJE LASCADO, TAXISTA.

E falando em Miho... Começou a fazer capoeira para perder peso... Treinar "queixadas"... CAPOEIRA OSTENTAÇÃO.

Tudo nesse encontro dos dois no parque é perfeito, PRINCIPALMENTE O ODOKAWA AMEDRONTADO, PEDINDO PRA ELA NÃO DAR "QUEIXADA" NELE!
Eu não o culpo, a trilha sonora é muito doida. E poucas pessoas surpreendem o Odokawa assim, hein? Acho que as chances estão aumentando, Miho!
E agora, leitor, seguiremos com as considerações finais.
 
Achei incrível a ideia de chamar comediantes para fazerem parte do elenco de dublagem, pois apesar do "drama" e do "mistério", Odd Taxi também tem comédia. Talvez não do tipo que te faça dar uma gargalhada histérica (pelo menos não nesses três primeiros episódios) ou a ponto de cuspir o que está bebendo na tela. Ainda assim, dá para se divertir bastante com as cenas do cotidiano.

Considero curiosa a escolha da antropomorfização dos animais, assim como temos em Zootopia (Disney) e Beastars (Orange).

Escrevi bonito ali, né? Se não fosse a ajuda do Google, não teria acontecido.
 
Sobre essa "antropomorfização dos animais" (quando animais ganham características físicas e mentais humanas), não sei se tem alguma relação com o animal que cada um foi baseado. Bonde da biologia está aí para entrar no nicho otaku, fazendo favor. Precisamos de otakus em todas as esferas de conhecimento!!

Essa escolha de design de personagens talvez tenha deixado a história ainda mais interessante. Não sei se seria tão legal se tivéssemos humanos.
 
Será que os espectadores acompanhariam com tanto afinco?
O protagonista é um homem de 41 anos, não um novinho de 20 ou quaaaase 30. Ou seja, não seria tão apelativo para boa parte do público. O que é sinceramente uma pena, pois o anime merece todos os elogios que a internet lhe deu e mais alguns!

Adoraria embromar aqui falando sobre arte e animação, mas, de coração, não entendo dessa joça. O que eu posso dizer é que está tudo muito bom e satisfatório. Tenho particular carinho pela animação da abertura e do encerramento. São muito lindinhas.

O meu destaque vai para o Natsuki Hanae fazendo a voz do Odokawa.
É o tipo de voz que as pessoas não estão acostumadas a ouvir do Hanae, já que boa parte de seus personagens são menininhos adoráveis... alguns podendo ficar macabros mais para frente, é claro.

Esse tipo de entonação é mais visto nos gameplays do seu canal no YouTube, quando ele interpreta alguns personagens dos jogos durante a leitura de textos.
Vai do mais idiotinha ao mais zoado. O Hanae se diverte fazendo isso e nos diverte por tabela.

Odd Taxi é um anime original, ou seja, não foi adaptado de nenhum material anterior, como: jogos, mangás, light novels e afins. Acabou recebendo uma adaptação em mangá com o texto de Kazuya Konomoto (roteirista do anime) e arte de Takeichi Abaraya.
 
É uma boa pedida para um feriadão? COM CERTEZA, LEITOR!
Treze episódios apenas e uma história que não vai pedir doutorado ou diploma para ser entendido. Você pode curtir mesmo sem saber todas as referências.
 
E aí, vai dar uma chance ao taxista morsa?
 
Vai ter troco?
Gosto que ela reagiu à palavra "ostentação" ANTES DE SABER o significado.
Ao contrário de alguns animes que eu disse durante o Carnaval que assistira depois, Odd Taxi é realmente interessante e acredito que vá entregar uma boa história até o final.

Acredito. Posso estar errada. VAI QUE ZOA TUDO, NÉ?

Depois de dois anos enrolando, larguei Zombie Land Saga no 7º ou 8º episódio. O anime nunca chegou a realmente me empolgar, então... foi tarde.

Pronto, sociedade otaku, Odd Taxi está elegível para ganhar várias premiações no Kimono de Ouro do ano que vem! ehehehe
 
Gostaria de aproveitar para acrescentar algumas informações (que não tinham saído quando terminei de escrever o texto).
 
No Anime Awards Brasil, premiação otaku brasileira, a série venceu CINCO categorias: Anime do Ano, Anime da Temporada de Primavera, Melhor Roteiro Original, Direção e Trilha Sonora. (via Omelete)

Inclusive, a nossa premiação foi citada no painel sobre o filme de Odd Taxi no evento Anime Japan (é a segunda do lado direito).

Neste ano fiz parte novamente do júri geral, formado por influenciadores digitais, blogs e portais que falam sobre anime. Fiquei do lado do JBox (na lista do site), uma honra!!!
 
EDITADO 23/03/2022: Terminei esse anime e... vale muito a experiência. Fiquei feliz por ter acertado alguns palpites e muito surpresa com o final. Se você puder assistir, assista. Vai ser bem doido.
 
Confete colorido
Serpentina enrolada
Carnaval é aqui comigo
Feriadão da otakada! #CarnaKimono2022
 
Nos vemos hoje às 13h com The Case Study of Vanitas!
Não, não é o da programação normal do blog. É o Vanitão dublado em português! Sim! Vou analisar a versão brasileira de Os Estudos de Vanitas!!!!
 
Por Kimono Vermelho aquela pegaria o táxi do Odokawa só para aproveitar a conversa e as fofocas. - 01/04/2022

2 comentários:

  1. NICK-Pessoa Aleatória
    Cara vi muita gente falando desse anime, eu não vi por que fiquei receosa, não dá história ser ruim é que eu sou frecurenta pra começar a ver animes mesmo, prefiro análises, mas bem eu sei que suas análise ficam mil vezes melhor vendo o anime o que torna tudo muito legal. Eu vou tentar ver o anime, na só pra saber, o final é feliz? E o filme é continuação direta do final do anime? Ou é contando algo extra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pessoa Aleatória!
      Eu não gosto de dar spoilers mesmo nos comentários. O que posso dizer sobre o final está no texto.
      Sobre o filme, você pode se informar lá no link de cima.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/