terça-feira, 8 de junho de 2021

Edital Kimonístico: Chegou a minha vez de tomar a vacina da covid E EU TOMEI!

Apenas neste blog você consegue ver Zé Gotinha acompanhado de Maria Macrófago, Zé Linfócito T Citotóxico e Seu Glóbulo Branco Maeno!
E aí, leitor?
 
Estranhou o meu sumiço no blog e foi checar o meu Twitter ou teve preguiça e deixou por isso mesmo?
 
Se você é da segunda turminha, vou contar aqui: tomei a 1ª dose da vacina da covid na sexta-feira, 04/06/2021.
 
E estou aqui para dizer que SE CHEGOU A SUA VEZ, VÁ TOMAR A VACINA!
 
Tem comorbidades e sua faixa etária foi contemplada? VÁ TOMAR A VACINA!
Liberou para grávidas e você está grávida? Consulte o seu médico O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL para ver se existe alguma contraindicação e VÁ TOMAR A VACINA!
Sua faixa etária foi anunciada? VÁ TOMAR A VACINA!
É uma pessoa com deficiência? VÁ TOMAR A VACINA!
Chamaram o seu nome completo e seu CPF? VÁ TOMAR A VACINA!
Disseram que quem tiver personagem tal no harém pode tomar a vacina? VÁ TOMAR A VACINA!
 
Agora que já ficou óbvio o meu posicionamento sobre tomar a vacina ou não estando dentro dos grupos que começaram a vacinar... Deixa eu explicar a situação, as minhas reações e por qual motivo você deve se vacinar ASSIM QUE ESSA BONITA CHEGAR PARA VOCÊ.

VEM NO BUBUTAN-- VEM NA FIOCRUZ-TANTAN!
Importante!!: Eu moro na cidade de São Paulo, estado de São Paulo. Então confira o calendário da SUA CIDADE, ok?
 
Na quarta-feira passada, dia 02/06, abriu a vacinação para a minha faixa etária, 30 a 39 anos, com comorbidades. O primeiro de dois problemas: EU NÃO SABIA.
Fui saber na quinta-feira à noite e avisei em casa que na sexta EU IRIA ME VACINAR E NINGUÉM ALI PODERIA ME IMPEDIR!

Ninguém impediu obviamente, pois todos sabemos a importância da vacina e o que a pandemia está fazendo com o Brasil e com o mundo desde o ano passado.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde fui me vacinar, só tinham algumas pessoas sentadas nos bancos. A piada: acho que pessoal não sabia que tinha que pegar a senha ou estavam esperando alguém, então assim que eu peguei a senha fui chamada.

Não fiz o pré-cadastro na internet, porque não lembrei.
E da última vez, quando a minha mãe foi se vacinar, ela conseguiu fazer o cadastro na hora.

Enfim...
PESSOAS QUE VÃO SE VACINAR: levem comprovante de residência.
PESSOAS COM COMORBIDADES: levem CÓPIA E ORIGINAL da receita, laudo médico ou o que comprove que você tem aquela comorbidade. As receitas/laudos/comprovantes FICAM RETIDOS, por isso FAÇA CÓPIAS!

Vou reproduzir aqui o tweet em que contei sobre um momento icônico do cadastro.

Profissional de saúde: *fazendo o cadastro* A gente tá aplicando AstraZeneca.
Eu: Moça, EU NÃO ME IMPORTO. Se a Anvisa liberou, eu tomo o que tiver.
Profissional da saúde: *rindo* Que bonitinho... <- falou bem baixinho, mas eu estava perto, então escutei.

De coração? Eu queria tomar Coronavac pelo fator: "DEIXEM A CHINA EM PAZ, CACETA! ELES QUE TÃO MANDANDO INSUMO PRAS VACINAS! E A CORONAVAC É FEITA NO BUTANTAN! RESPEITA O BUTANTAN, SUAS DESGRAÇAS!!!"

Sou BURRA de querer escolher vacina? Não. Eu quero vacina. Vacina pelo Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. Vacina aprovada pela Anvisa e que já está sendo aplicada em todo o país. Vacina com COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DE EFICÁCIA contra o agravamento da doença, caso alguém a pegue depois de vacinado.

Se fosse Coronavac, eu tomava.
Se fosse Pfizer, eu tomava.
Eu tomei AstraZeneca. Beijos de luz para a Fiocruz. ♫~
(Beijos também para o Butantan/Butãtã/Bubutantan)

Todos os procedimentos foram bem explicados.
A profissional de saúde que aplicou a vacina em mim teve que sair para pegar mais vacinas. O moço na minha frente foi contemplado com a última dose que ela tinha.

Ela me mostrou o frasco, pegou a seringa e puxou o líquido, depois mediu até o 0,5ml, mostrou a seringa cheia, passou o algodão no meu braço, botou a agulha nele, aplicou todo o líquido, colocou o algodão de onde tirou a agulha e mostrou a seringa vazia.

Eu olhei TODO O PROCESSO, inclusive a aplicação no braço.
Detalhe, leitor: eu sempre tive medo de agulha e não gosto de ver quando tiram sangue ou aplicam vacina. Mas eu estava TÃO DESESPERADA, que eu olhei e acho que definitivamente perdi o medo (de tomar vacina, de tirar sangue jamais).

E por que eu estava desesperada?
Por um misto de sentimentos.
Por não saber que já estavam vacinando a minha faixa etária com comorbidades, por estar igualmente cansada dessa pandemia, por não querer pegar essa doença, por estar me cuidando neuroticamente, por infelizmente conviver com pessoas que tem contato com gente de fora de casa e viver com medo dela trazer a covid... E simplesmente por não querer morrer.

Eu sei que vou morrer um dia.
Mas eu me recuso a morrer de covid.

Minha mãe nunca deixou faltar vacina nenhuma na minha carteirinha. Tanto é que a bichinha, apesar de grande, ESTÁ LOTADA. Toda campanha, lá estava a pequena Kimono chorando feito besta e levando uma picadinha bendita.
 
Nunca precisei desembolsar do meu bolso ou do bolso dos meus pais alguma vacina, PORQUE O SUS EXISTE e foi criado UM ANO ANTES DO MEU NASCIMENTO!

Eu não sei quem fabrica a anti-tetânica que eu tomo de 10 em 10 anos, o reforço da febre amarela, as da hepatite que eu tomei em 2002... Elas estão disponíveis no sistema de saúde público do meu país que, sim, todos sabemos de seus problemas, mas traz vacinas GRATUITAS e importantes para a vida do indivíduo e da sociedade que as toma.

A Covid-19 é uma doença nova e dentro de um ano de pandemia, alguns laboratórios conseguiram criar vacinas que ajudam as pessoas a não chegarem ao extremo da doença. Ou seja: se pegar, ter sintomas mais leves, e evitar procedimentos como entubação e até mesmo a morte.

Claro que se não forem respeitados os períodos do sistema imunológico, o número de doses e os cuidados que todos nós já conhecemos durante a pandemia, a chance de ter contato com o vírus e ficar muito mal ou até morrer, SOBE MUITO.

A vacina não é a cura.
Não é a solução para todos os nossos problemas.
Ela é A PARTE de um processo. E uma parte MUITO IMPORTANTE.
 
Agora deixa eu explicar ao leitor por qual motivo esta semana cheia de planos de posts precisou ser adiada.

Reações adversas... Até relacionamentos têm, sabia?
Aproveitando que estamos na semana do Dia dos Namorados no Brasil PARA ESFREGAR VERDADES na cara do leitor.

Sabe chifre? Reação adversa de namoro.
Sabe inveja? Reação adversa de amizade.
 
Ao contrário das vacinas, não existem estudos que comprovem a porcentagem de chance de você levar um chifre da pessoa que ama ou ser invejado por algum amigo. Traduzindo: PODE ACONTECER INDEPENDENTE DO SEU DENGO, NENÉM!

Bom, agora que você entendeu que tudo nessa vida tem reação adversa, vamos falar um pouco de como eu fiquei durante a sexta (04/06), o sábado (05/06), o domingo (06/06) e a segunda (07/06).

Sexta-feira
Trabalhei normal depois que voltei, aliás, ESTAVA NO PIQUE.
Isso provavelmente por causa da minha alegria em estar vacinada.
Eu ainda não acredito que tomei a 1ª dose. Só de ver meu cartãozinho, EU TENHO VONTADE DE GRITAR, CHORAR E PULAR PELA CASA INTEIRA.

Sintomas reais: dor de cabeça como se tivesse um peso em cima dela e calor por todo o corpo.

Sábado
Acordei grogue e resolvi medir a febre, deu 37,8°C.
Falei com um farmacêutico conhecido da família que sabe os remédios que eu tomo, e ele indicou um anti-inflamatório e anti-térmico.
 
Importante reforçar aqui: JAMAIS SE AUTOMEDIQUEM! Procurem um médico ou um farmacêutico de confiança para que eles indiquem o melhor tratamento.

E a febre foi o meu maior problema durante o sábado.
Ela acabou causando dores de cabeça mais fortes.
O remédio foi fazendo efeito (tomei as doses indicadas pelos períodos indicados).
 
Meu apetite não estava lá essas coisas, principalmente no almoço e no jantar.
Mesmo assim a regra na casa é comer, mesmo que seja só um pouco, para ajudar o corpo a lutar contra a doença (no caso, a fazer o INTENSIVÃO I da Covid-19).
 
A partir do sábado senti dor no local da vacina...
Em compensação, só consegui dormir EM CIMA DO BRAÇO DA VACINA... Dos outros lados a insônia não permitia. Sim, meu corpo me odeia, só pode.
Mesmo assim não é aqueeeeeeela dor. Se você esbarrar ou bater de leve vai doer do tipo "ai" (de incômodo), e não "AAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII CARAMBA" (de dor intensa e impossível de aguentar, tipo cólica menstrual ou renal).

Domingo
Acordei melhor, mas a cabeça ainda estava dolorida.
Sentia cansaço, um pouco de tontura e... a febre voltou quase perto dos horários de tomar o remédio.
 
Algumas pontadas e dores leves musculares.

Segunda
Acordei melhor, só que percebi que toda vez que tomava o remédio sentia falta de ar e a sensação de que tinha algo entalado no esôfago. Não era o comprimido, pois ele descia fácil.

Segundo problema de dois: descobri que tenho alergia ao medicamento que tomei por três dias e suspendi o uso. Sim, a falta de ar e a dificuldade para respirar eram sintomas de alergia e a desligada aqui não reparou.

Não tomei mais nenhum anti-inflamatório e anti-térmico, porque a febre não apareceu novamente.

Terça/Hoje
Não estou com febre, até pratiquei um pouco de atividade física na parte da manhã e não senti nada. Estou ainda um pouquinho tonta e prossigo com alguns sintomas da crise alérgica, coincidentemente nos mesmos horários em que tomava o remédio.

Coisas boas para fazer nesse período:
-Comer um pouco, mesmo não estando com aquele apetite de leão, e procurar comer o que tem vontade;
-Tomar BASTANTE ÁGUA (ajuda em tudo);
-Nunca se automedicar.

Também é bom saber se você tem alergia e avisar ao médico/farmacêutico sobre isso, além de outros medicamentos que você estiver tomando.
 
Altamente recomendo ler a bula antes de utilizar qualquer remédio, principalmente para verificar interações entre medicamentos, alimentos, refeições e outros detalhes.

À espera do INTENSIVÃO II dos Hataraku Saibou
Uma das coisas que me ajudou a passar por esse período com um pouco mais de tranquilidade foi todos os conhecimentos adquiridos de profissionais de saúde e especialistas íntegros, que defendem o SUS e que se baseiam em COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA.
 
Além disso, assistir Hataraku Saibou/Cells at Work! também me deu noção de como as minhas células do sistema imunológico estavam lutando bravamente para dar uma surra no corpo estranho que chegou.

Como a minha 2ª dose da vacina da covid só chega daqui a 3 meses, vou esperar os 15 dias recomendados pela profissional da saúde para tomar a vacina da gripe, afinal, sou do grupo das comorbidades e toda vacina que tiver para mim, vou tomar SIM!

Aliás, se você não juntou "lé" com "cré", eu tenho comorbidade e estou na faixa etária de 30 a 39 anos (tenho 31 no momento).

"Qual comorbidade?" - Essa daqui.
"Por que não deixou para quando chegasse na sua faixa etária?" - Não sei, reza a lenda que tenho direito de tomar a vacina.
"Se queria tomar Coronavac, por que não foi embora e procurou por um lugar que tivesse?" - Porque eu só curto um tipo de sommelier, o do dedo do Sukuna, não o de vacina.

E se você quiser saber mais sobre os tipos de tecnologias usadas para fazer a vacina da AstraZeneca-Oxford e da Coronavac, dê uma olhada nesse fio da Dra. Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, que é mais versada nesse assunto do que eu. Aliás, extremamente versada, diga-se de passagem.

Bom, 1ª dose tomada, então... TUDO LIBERADO? Não. Máscara na cara, sair só quando for realmente necessário, lavando mão adoidada, usando álcool 70% na rua, evitando lugares com pouca ventilação e muita gente, chegando em casa e limpando tudo, roupa, corpo, acessórios, compras...

E depois da 2ª dose? NÃO TAMBÉM!
Não quero contato com a covid-19, não quero que ela passe na minha rua e muito menos frequente a minha casa.

EU QUERO TODO MUNDO SE VACINANDO E CONTINUANDO COM OS CUIDADOS!
Aliás... Não sei se vou deixar de usar máscara mais. Estou muito bem assim, tomando todas as precauções possíveis. Não contem comigo para nenhuma farra.

A minha farra é continuar viva e longe dessa doença.

Então quando chegar a sua vez, não escolha vacina, ESCOLHA O BRAÇO!
Não deixe para "outras pessoas", elas não serão priorizadas enquanto você não tomar a sua!
Não se preocupe com as reações comuns, elas mostram que o seu corpo identificou o "problema" e está lutando com todas as armas que têm para derrubá-lo de forma eficiente.
Se tiver alguma reação incomum, procure uma unidade de saúde.

É isso, leitor.
Usando a minha "alguma" influência na internet para dizer: VACINE-SE! ACREDITE NA CIÊNCIA! CONTINUE OS CUIDADOS! A PANDEMIA NÃO ACABOU!

Por Kimono Vermelho aquela que apoia o SUS ACIMA DE QUALQUER GOVERNANTE, ACIMA DE QUALQUER PARTIDO, ACIMA DE TUDO, e que vai defendê-lo, porque é o que as pessoas devem fazer - 08/06/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/