sexta-feira, 18 de junho de 2021

Adventure of Sinbad - Capítulo 117 e 118

Ainda é 2021? E temos mais uma Dobradinha de Magi no blog? Uau...
Impressionado, né, leitor? Eu também... Pena que a programação não fica mais folgada para eu tentar desgastar mais o meu único neurônio nessas análises!
 
ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores sobrou para Masrur e Sharrkan cuidarem dos mercadores de escravos, enquanto Sinbad e Jafar tentavam convencer o chefe dos Toran de que suas intenções eram as melhores possíveis, inclusive para mudar o mundo e seu sistema injusto. Quando a gente não contava com a astúcia deles, Sharrkan mostrou que com treino pode ser um grande espadachim e Masrur... não deve ser levado tão levianamente, afinal, ele continua sendo um Fanalis.

Adventure of Sinbad
~Capítulo 117~
Eu sinto muito, sociedade, mas a comida sempre vem primeiro. Não dá pra comer mangá, sabe? Eu sou um ser humano, não uma traça...
Sabe que dia é hoje, leitor?
A antevéspera do Dia de Santo Antônio e véspera do Dia dos Namorados no Brasil.
Editado: Não rolou, porque... Eu tomei a vacina da covid e tive algumas reações (explico mais no link).
 
O mais importante é que hoje é sexta-feira e... Não dá para não dizer que saímos da tradição sobrenatural, né?

Outra nova tradição no blog são as cartinhas sobre o reforço dos cuidados que nós devemos ter durante essa pandemia.

A Companhia Sindriana me mandou várias mensagens e... eu vou ter que publicar duas neste post, visto que... uma delas é tão curta, que não sei o que dizer.

Vejam por si mesmos!

"Kimono.
Aqui é Masrur. Não gosto de escrever. Jafar não quer escrever para mim.
Diga aos seus leitores para se cuidarem. Covid-19 mata. Lavem as mãos. Usem máscaras. Fiquem em casa."

O que vale é a intenção, né?
Coitado do Masrur...

Em compensação, o coleguinha dele não teve problemas para fazer uma senhora cartinha, como a que leremos a seguir:

"Olá, Kimono!
Tudo bem com você?
Espero que sim!

O Jafar e a Rurumu pediram para escrevermos uma carta para reforçar os cuidados dos seus leitores durante a pandemia da covid-19. Eles explicaram tudinho e eu anotei em outra folha para não esquecer.

Eu sou Sharrkan, príncipe de Heliohapt, e estou atualmente trabalhando na Companhia de Sindria com o Sinbad e os outros.

Como vocês viram nas aventuras do Sinbad em Heliohapt, as informações falsas são muito perigosas, principalmente quando são criadas dentro de um ambiente que deveria lutar para trazer paz ao povo, como é o caso da família real que estava no poder. Ou melhor, de uma das facções da família real e que se opunha ao governo em vigor, o do meu irmão Armakan.

Pessoas com poder que espalham notícias falsas e que lutam contra o que é certo (como compra de vacinas ou isolamento social), não merecem nossa consideração e devem ser punidas pela lei.

No Brasil vocês precisam se cuidar não apenas por causa do vírus, mas também das variantes, que são mutações desse vírus. Elas podem ficar resistentes a medicamentos, serem mais contagiosas, mais mortais e uma série de características que preocupam bastante os pesquisadores e profissionais da saúde.

Por isso é muito importante usar a máscara de forma correta e bem ajustada ao rosto (sem folgas), cobrindo boca e todo o nariz, não só a pontinha.
Por causa das mutações, os especialistas em saúde dizem que você deve usar duas máscaras ou, se puder, invista nas máscaras PFF2 ou N95, que protegem melhor.

Se for usar duas máscaras, a descartável deve ficar por baixo e a de pano por cima. Mas, lembre-se, a máscara de cima deve ser bem ajustada para não ficar com o tecido folgado, senão você não estará se protegendo da melhor forma e corre risco de se contaminar.

Saia apenas quando precisar comprar algum item essencial ou ir ao médico.
Se você precisa trabalhar, redobre os cuidados.
Sempre quando voltar para casa, coloque todas as roupas para lavar e tome um banho completo.
Lave as mãos com água e sabão regularmente (quer dizer: de tempos em tempos) ou use álcool 70%.

A Kimono tem informações úteis sobre as máscaras PFF2 e N95: [Oiê, leitor, se você quiser saber mais sobre o que são essas máscaras, preços, onde comprar, como reutilizar, entre outras informações, acesse: pffparatodos.com]

Bom, vou me despedindo por aqui. Espero ter ajudado.
Por favor, se cuidem e tomem a vacina quando ela chegar para você.
Fiquem bem.

Assinado: Sharrkan"
 
Fofinho o príncipe heliohaptense, né?
Como ele e o Masrur deram o que falar no último post, resolvi colocar as cartinhas dos dois aqui. hehehe

E agora vamos com próximos os capítulos dessa aventura!

EITA.
É engraçado como tem uns capítulos que eu nem lembro mais e esse era um deles.

RAPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAZ, A TRETA.

Muito bem, vamos ao COMPILADÃO do que aconteceu neste capítulo e depois breves comentários, pois ainda estou meio impactada.

Chegou, leitor... CHEGOU O TELECURSO "EITA, SINBAD" 1.0!

Sinbad e Jafar se encontram com nossos pequerruchinhos Sharrkan e Masrur, que além de dar cacete nos mercadores de escravos, ainda os prenderam. SERVIÇO DE PRIMEIRA feito por uma pirralhada tretenta.

O príncipe de Heliohapt avisou quem eram aquelas pessoas extremamente suspeitas e contou que elas estavam indo até a Vila Toran.

"O alvo deles era a Vila Toran, mas nós os capturamos. Agora o povo de Toran está salvo! Nós não ficaríamos parados, deixando uma tragédia como essa acontecer!"

Traduzindo: Muito sem querer querendo, a nossa duplinha fofa acabou dando uma prova ao chefe dos Toran que o Sinbad falava sério sobre um mundo sem conflitos, afinal, o grupo dele se livrou de uma grande ameaça em potencial.
 
Isso fez com que o coração do chefe desse uma leve amolecida, apesar de deixar claro que ainda não confiava totalmente na turminha ali. Como o dia estava acabando e o pessoal precisava repousar, o chefe ofereceu estadia.
 
No outro dia, Sinbad cordial agradece por tudo que foi feito e perguntado se os toranenses podiam resolver eles mesmos o problema com os mercadores de escravos, o nosso protagonista reforça que sim, uma vez que, eles estavam atrás daquele povo.
 
E daí o chefe acaba lembrando da antiga utopia de Alma Toran, que faz Sinbad lembrar do Arco de Sasan, quando falou com o rei Darius sobre o tal deus que eles cultuavam.

O nome dele tinha se perdido, mas o povo de Toran manteve a memória com livros e litografias* em sua vasta biblioteca, contando ao grupo do protagonista que o deus lendário que os guiou pelo antigo mundo utópico foi... o Rei Salomão.

E o mais incrível é que nesse final de conversa, O CHEFE TORAN JÁ ESTÁ CONVIDANDO PARA VISITAR A BIBLIOTECA QUANDO O SINBAD QUISER...

Mas, gente...
Salvou dos mercadores de escravos e os entregou ao povo toranense, quis saber mais sobre a história de Toran... E DAÍ O CHEFE JÁ CHAMOU PRA CONHECER O ROLÊ TODO, MANO!

PRONTO, SINBAD! PARABÉNS! JÁ FEZ AMIZADE COM A GALERA QUE DISSE QUE NÃO CONFIAVA MUITO EM VOCÊ... Mano, como que faz para ter esse carisma e sagacidade? Também quero ser bem relacionada fora do mundo dos animes. Aceito dicas!

E agora vamos com os comentários específicos.

A impressão que eu tenho é que deixando os mercadores de escravos com a Vila Toran, o Sinbad emprega a famosa Lei de Hamurabi: "Olho por olho, dente por dente".

Talvez como uma forma de mostrar seu respeito e sinceridade ou simplesmente por não confiar no sistema punitivo daquele mundo, afinal, o grupo teria a localização da vila e poderia muito bem espalhá-la ou até mesmo ser solto por alguma manobra "jurídica" e ir atrás daquele povo.

Só que aí caímos em outra situação famosa, a do "bandido bom é bandido morto".

Num mundo perfeito, poderíamos condenar o povo toranense e o Sinbad por não entregarem os mercadores de escravos às autoridades. Por outro lado, também precisamos pensar que nesse mundo onde eles vivem muitos países permitem a escravidão, como é o caso do Império Rem, o último a aboli-la em Magi, se não me engano.

Então por conta disso "manobras jurídicas" poderiam salvar o grupo de uma condenação como prisão ou até mesmo morte.

Portanto, inclusive para manter a localização da vila a salvo (por enquanto), o mais justo para o Sinbad foi deixar os toranenses lidarem com os invasores.
E se o grupo do protagonista não tivesse interferido, provavelmente teríamos um combate entre toranenses e mercadores de escravos, com a vantagem dos últimos usarem o veneno paralisante produzido em Heliohapt. E daí o ciclo da escravidão prosseguiria.

Então qual o caminho a seguir?
Fazer o "certo" e entregar os bandidos para um sistema que pode não puni-los ou dar o "mau exemplo" e deixar que os toranenses se vinguem?
 
Leitor, infelizmente não existe uma resposta fácil e rápida para essa questão.
 
O correto seria não existir escravidão e que comerciantes desse tipo fossem punidos dentro da legislação. Mas como eu disse anteriormente, isso seria num "mundo perfeito".

E, para não deixar passar em branco, temos o Masrur se despedindo da Terra dos Fanalis com os olhinhos cheios de lágrimas. Ô, tadinho...

*Litografia: Processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executado com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica, geralmente de zinco ou de alumínio. Definição de Oxford Languages a partir de pesquisa no Google.

Adventure of Sinbad
~Capítulo 118~
Olha só quem chegou para dar o ar da sua desgraça... O COMEDOR DE PÊSSEGOS!
Tava tranquilo demais para ser verdade, né?
Tava muito de boa essa análise de Sinbad...
 
O mangá simplesmente chegou e mandou a braba pra mim...
Adventure of Sinbad: Tá fluindo legal a análise, né, Kimono?
Kimono feliz: Aham...
AoS: Então logo você termina e vai fazer introdução de outro post, né?
Kimono feliz: Sim, sim.
AoS: Ah, que pena... Parece que você vai ter que mudar seus planos...
Kimono assustada: Por quê?!
Judal: PORQUE EU CHEGUEI, SUA BLOGUEIRA REDONDA E OTAKU! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!
Kimono aponta para o pequeno comedor de pêssegos: QUE DESGRAÇA É ESSA?
AoS: O Judal criança. hehe Faça bom proveito.
Kimono: "hehe" O CACETE! VOLTA AQUI, ADVENTURE OF SINBAD!
 
Tarra bão dimais pra ser verdade...
 
Vamos então ao Telecurso "COMEDOR DE PÊSSEGO" 1.0 também conhecido como "EITA, SINBAD" 1.5!
 
Já em Catargo, território remano, nosso grupo se reencontra com seus outros amiguinhos, a patota da Serendine, o Hinahoho e o Mystras. <- Tive que olhar o nome do menino, pois em algum post anterior resolvi deixar de usar "Mistoras" e colocar "Mystras", como foi oficializado pela JBC. Como essas análises acontecem a cada passagem do cometa "consegui pegar um personagem 5 estrelas no Genshin", acabei esquecendo. Acontece...

Impressionados que os coleguinhas ainda estão por lá, nossa adorável princesa porreta diz que é mais econômico pegarem uma só embarcação do que se dividirem em duas, além disso... MAGI.

Não a série principal, leitor, UMA PESTE.
UM COMEDOR DE PÊSSEGOS.
UM DIMINUTIVO DE SATANÁS.
Ele mesmo: Judal Que Não Veio Para Judar Ninguém!

A fim de demonstrar seu poder de magi, o pirralho toca no recipiente metálico de Zepar e chama o djinn para a conversa, que explica que o nanico é um magi, um poderoso mago da criação, amado pelos rukhs e toda aquela conversa que a gente já sabe.

O que fica de fora é o comentário do djinn sobre os rukhs decaídos do pivete.
NINGUÉM SABE QUE ELE É "AL-THAMEN DESDE PEQUENININHO"... literalmente.

O garoto veio chamar a Serendine para ser sua candidata a rei e TOMAR DE VOLTA PARTEVIA.

Jafar: Ah, mas Partevia está sob um cessar-fogo...
Judal: Tudo mentira. Informação manipulada. A realidade é que estão fazendo uma "limpeza" no país. Quem discorda do governo está sofrendo lavagem cerebral ou se tornando criaturas horríveis.
Kimono: E eu aqui esperando minha vez na fila para tomar a vacina da covid e finalmente me tornar um jacaré.
Judal: Cala a boca, você já é uma criatura horrível.
Kimono: Vou bater na sua versão adulta.

Fico pensando aqui como o Sinbad e o Jafar não se traumatizaram com a palavra "magi" seguida da palavra "criança", uma vez que... Em Magi, o Aladdin é um magi criança e aqui... QUE ROLÊ COM O JUDAL CRIANÇA, HEIN?

Jafar foi chamado de "sardas" e está ainda mais desgostoso com esse pivete.

Pelo que explicou o comedor de pêssegos mirim, o cessar-fogo de Partevia foi apenas um show para o mundo. Eles continuam invadindo ilhas próximas e vilas dentro do próprio país. Pelo que dá para ver na arte, a invasão é um massacre. E a palavra "purge" em inglês significa "purgar", que tem como significado: "tornar puro"; "limpar".

Ou seja, está sendo realizada uma limpeza.
O mangá não especifica se é uma limpeza étnica ou de status (por exemplo, matando os mais pobres). Podemos também chamar de massacre ou genocídio, que acaba tendo a mesma finalidade.

Eles também esperaram o Sinbad chegar, pois a Serendine disse que não tomaria nenhuma decisão sem consultar o chefe da Companhia Sindriana.

Leitor, é muita informação e estou bastante impactada.

Primeiro por ter mais uma vez um mangá da Shinobu Ohtaka conversando muito bem com o nosso mundo. E quando eu digo isso é porque conseguimos ver as similaridades em alguns países, inclusive com o nosso.

E antes que o leitor reaça venha reclamar que estou politizando o mangá ou que sou disso, sou daquilo, tanto Adventure of Sinbad quanto Magi são bastante políticos. Se você não percebeu, sinto muito pela sua falta de interpretação de texto e leitura, procure um profissional para diagnosticar o seu problema urgente.

Só o fato do Sinbad querer mudar o sistema do mundo, em que pessoas inocentes são tratadas como mercadorias e manipuladas por pessoas com poder e dinheiro, por si só é político.

Quantas vezes nos noticiários não escutamos sobre desrespeito de cessar-fogo ou de como as ditaduras controlam o que sai na mídia nacional e por sua vez internacional? E é basicamente isso que acontece em Partevia.

Não existe uma Organização das Nações Unidas, que poderíamos comparar com a Aliança dos Sete Mares, por exemplo, para ficar de olho no que está acontecendo no mundo e falar: "Ô, galera, isso aí não é legal não. Vamos aplicar sanções comerciais".

Até porque a Aliança dos Sete Mares ainda não existe em Adventure of Sinbad. Na realidade, temos uma aliança comercial entre o Sinbad e alguns reis de países menores, que cedem alguns recursos para que se faça comércio. Ainda não é uma espécie de "associação" entre países, como em Magi.

Qual é a reviravolta, leitor?
É que nós sabemos quem é o Judal e a mando de quem ele está angariando a princesa Serendine. De qualquer forma, se eu desenvolver essa conversa agora, posso cair no setor de spoilers, então melhor evitar.
 
Ainda assim, a informação trazida pelo pequeno magi é como um "vazamento", e se formos comparar com o nosso mundo, é como a mídia internacional que consegue dar notícias destoantes do que as ditaduras produzem. Informação de dentro, de quem se opõe ao governo.

No caso aqui, o Judal não é um opositor do governo atual de Partevia, até porque o moleque, por mais inteligente que seja, não parece parteviano pelas roupas, mas tem livre acesso ao país.

Por quê? Porque é magi.
Mago e MAGI, que é mais importante ainda.

O que pega aqui, apesar das notícias chocantes, seria o interesse de uma criança em todo esse rolo. E acho que os personagens não prestaram a devida atenção nessa parte.

Tem que existir alguém por trás do Judal.
Ele sozinho não ia sair de sabe-se lá Rei Salomão onde vive, só para visitar países por aí e resolver pegar a Serendine para transformá-la rainha. E isso também indica que ele quer ter de alguma forma o controle sobre Partevia.

ALIÁS...
Lembrando aqui que a turma que invadiu a dungeon de Valefar... Não era chegadinha do Barbarossa? Ou eu estou confundindo as coisas e adiantando informação? SIM, ELA ERA CHEGADINHA DO SETO KAIBA! EU FUI PROCURAR!
O nome da maga é Fulan ("Falan" durante minhas análises, mas a JBC oficializou como "Fulan").

Bom, de qualquer forma, o grupo de assassinos que o Jafar participava estava nesse rolo e na perseguição da princesa Serendine, então aí você percebe que o negócio é muito mais amplo e profundo do que dá para imaginar.

Primeiras impressões...
Sinbad sobre Judal: Não curtiu muito a criança não. Achou tampinha, puxou as bochechas e ficou meio cabreiro.
Judal sobre Sinbad: Achou chamativo, mas não teve nada contra a cara do trapaceiro.

Eu gosto mesmo é da expressão do Jafar quando pergunta o que o "grande magi" estaria fazendo por ali. É UMA CARA DE DESCONFIANÇA TÃO ABENÇOADA! Jafar, melhor ser humaninho desse mangá!

E Serendine péssima com crianças, né?
PELO MENOS COM ESSE MINI COMEDOR DE PÊSSEGOS... Gente, ela não sabe como agir.

Certamente seria diferente se conhecesse o Aladdin.
Até porque ia dar na cara do moleque, já que certamente ele pularia nos peitos dela. Aladdin, sempre decepcionando a gente... Tsc, tsc...

Enfim, leitor, ao que tudo indica, iremos voltar à Partevia.
Quem estará falando a verdade? Existe um cessar-fogo? Barbarossa está causando desgraça no próprio país? O que pretende Judal? Quem está manipulando o garoto para conseguir a princesa Serendine?

E, por fim, ENCONTRARÁ SINBAD UM PEDAÇO DE TERRA PARA CHAMAR DE SEU ou é melhor jogar Genshin e fazer o seu Bule de Relachá? Acho até menos problemático do que um país, né?
 
Pequeno, mas problemático
Eita que o feitiço se virou contra o feiticeiro? Querendo ser protagonista em Magi e... perdendo o seu reinado justamente em Adventure of Sinbad, Sinbad?
Fico pensando se o Judal era alimentado desde a idade tenra apenas com pêssegos e como ele sobreviveu para continuar causando desgraça e desgosto em Magi.
 
Sério, Shinobu Ohtaka, poderia nos mostrar essa criança se alimentando de algo que não seja essa fruta, né?
 
Bom, leitor, sobre as análises dos mangás...
A prioridade continua sendo os animes. Estou aos poucos conseguindo recuperar o tempo perdido dos hiatos passados e desesperadamente tentando não criar novos hiatos, pois a vida está bastante complicada com essa pandemia e saúde mental não é que nem molho de tomate, que dá para comprar no mercadinho do bairro.
 
Mas eu espero sim conseguir trazer mais posts como este... e rezar para a Ohtaka não firular demais no mangá, senão meu único neurônio vivo... explode.

Vocabulário de termos:
-Genshin: Se refere ao jogo Genshin Impact (miHoYo).

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:
 
-Aladdin: Aladim
-Alma Toran: Alma Turran
-Heliohapt: Heliohapto
-Império Rem: Império Remu
-Judal: Judar
-Sasan: Sassan
-Sinbad: Simbad
-Sindria/Sindriana: Simbária/Simbariana

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que espera ansiosamente para se tornar um jacarézinho... huhuhuhu - 18/06/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/