sexta-feira, 19 de março de 2021

Adventure of Sinbad - Capítulo 115 e 116

OLHA SÓ QUEM VOLTOU EM MENOS DE 90 MESES!
SIM, ELE MESMO, O MANGÁ QUE... só vou analisar até o capítulo 149.
A gente ri que é para fingir que não bateria na cara do Sinbad... mesmo ele merecendo apanhar mais em Magi do que aqui, né?
 
ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores a trupe do Sinbad chegou no vilarejo do povo de toran, o problema é que eles não curtiram muito a visita. Se não fosse pelo chefe, explicando toda a situação caótica com os mercadores de escravos e soltando a bomba sobre os Fanalis, a turminha não ia saber de nada. Masrur prefere ver com os seus próprios olhos, a terra onde seus ancestrais moravam. Contudo, um perigo ronda o local.

Adventure of Sinbad
~Capítulo 115~
Mas, gente, isso é perseguição? Só porque falei que assistia Jujutsu Kaisen pelo plot? (Que por acaso atende pelo nome de "Satoru Gojou")
Ah, leitor...
Tem coisas que nunca mudam.
Entre elas, a demora para trazer as análises de mangá, porque demandam mais tempo do que as de anime.

De qualquer forma, cá estamos nós novamente reunidos para descobrir SE O MASRUR VAI ENCHER A CARA DOS MERCADORES DE ESCRAVOS DE PORRADA ou se por acaso O MASRUR VAI ENCHER A CARA DOS MERCADORES DE ESCRAVOS DE PORRADA.

Sinceramente não sei qual é a opção mais louvável. Conto com o seu voto, leitor!

Sem mais delongas, bora ver o que rolou nesse encontro desafortunado entre os nossos pequetiticos e os mercadores de escravos.
 
JOGADA TOTAL NA BR COM A FOFURA E A CORAGEM DO SHARRKAN PARA DEFENDER O MASRUR. GENTE, ESSES PITICOS TÃO AMASSANDO MEU CORAÇÃO QUE NEM PÃO! SOCORRO!!!

Bom, é um capítulo de leitura rápida com algumas cenas de luta que pegam quase a página inteira, então não vai dar para enrolar muito por aqui.

Podemos separá-lo em dois acontecimentos principais: o Sinbad tentando convencer o chefe da vila Toran de que está falando sério sobre mudar o mundo e a investida do Masrur contra os mercadores de escravos.

Gosto como as duas situações acabam se encontrando quando o Sinbad fala que já foi um escravo, assim como o pequeno Fanalis.

Como bem disse o chefe, eles não conseguem mais confiar em forasteiros, afinal, foi assim que boa parte de seu povo foi levado e escravizado. As pessoas tendem a ficar mais duras conforme vão passando por situações de sofrimento. Ainda mais quando houve quebra de confiança.

E olha só que coisa, se a gente pensar nesse Sinbad como aquele de Magi do Arco Final, dá até para dizer que ele aproveitou seu passado como escravo para fazer um marketing favorável, do tipo: "Olha como estou falando a verdade. Eu até fui um escravo! É por isso que eu entendo a situação de vocês e quero ajudar!"

Não que o parteviano não tenha motivos reais para querer desmontar esse sistema de escravidão e etc, só que depois do que vimos em Sasan e dos comentários do príncipe, digo, rei Armakan, a pulga fica atrás da orelha, né?
Pois é, saí na Quarta-feira de Cinzas de casa e JÁ TINHA OVO DE PÁSCOA VENDENDO NO MERCADO. Fiquei assustada, mas... Bem... Anos estranhos em que estamos vivendo, não é mesmo, leitor?
Não estou dizendo que ele se tornou escravo de propósito. Aquilo foi um erro de cálculo por conta da soberba do Sinbad. É quase como aquela frase que o Candinho (Sérgio Guizé) de Êta Mundo Bom! (Globo) adorava repetir à exaustão: "Tudo de ruim que acontece na vida da gente é para melhorar!"

Sinbad que só conhecia a miséria da guerra, ficou sabendo como o sistema de escravidão também funcionava para corromper aquele mundo.

Foi um bom aprendizado, porém, não deu muito jeito no seu ego gigantesco.

Já na parte do heliohaptiano e do Fanalis, temos uma subdivisão: primeiro o ataque descontrolado do Masrur e depois uma amostra de que não se deve levar o Sharrkan na zoeira.

Tão bonitinho esse coitado entrando na briga para salvar o pirralhinho QUE TEM TODA A RAZÃO DE QUERER METER PORRADA, NÉ? E acho que o Sharrkan se doeu ainda mais quando os mercadores de escravos disseram que usavam um medicamento/veneno produzido em Heliohapt.

Aliás, essa informação já tinha sido dada pelo chefe da vila Toran, só que ver ao vivo e sendo utilizado para imobilizar o Masrur, fez o senso de responsabilidade do príncipe aumentar consideravelmente.

E daí ele mostrou o estilo da espada da realeza, algo aprendido no palácio de Heliohapt. Por isso casou tão perfeitamente ele ser o mestre do Alibaba em Magi. OS DOIS SÃO CRIAS DE PALÁCIO! Aprenderam o básico do estilo de suas nações para depois lapidar as habilidades com a espada.

E daí descobrimos que esse estilo é conhecido como "rastejando", que usa as aberturas do oponente para atacar.

Além disso a espada do príncipe Sharrkan é de um material e desenho diferentes, chegando a cortar as empadas dos mercadores de escravos.

Mas será que um príncipe pequeno e não tão bom em sobrevivência vai dar conta desse tanto de adulto sozinho?

Adventure of Sinbad
~Capítulo 116~
Comparando com a tradução de Magi pela JBC, esse scanlator estava o mais próximo possível. O medo é pegar um negócio que a pessoa escreveu o que quis e eu não vou ter como saber se está parecido com o original (não tem Sinbad pela JBC e por nenhuma outra editora brasileira). Nem venha, estou pobre.
POIS É.
SOZINHO MENINO SHARRKAN NÃO CONSEGUE, MAS E COM O NOSSO ADORÁVEL FANALIS MUITO LOUCO DA VIDA? Rapaz, o Masrur está muito o brasileiro depois de tanta desgraça e nada sendo feito para melhorar a nossa vida nessa pandemia.
 
E ESTAMOS ERRADOS?
Ninguém aqui está errado, só os mercadores de escravos mesmo.
 
Confesso que não lembrava mais desse capítulo. Só sabia que o príncipe de Heliohapt não dava contado do recado completo.
 
De fato, nesse quesito o Alibaba e o Sharrkan crianças diferem bastante.
Enquanto um tinha bastante estamina por viver na favela e brincar o dia inteiro correndo para cá e para lá, o outro vivia recluso no palácio. Como ele mesmo disse, o treinamento com a espada era uma das poucas atividades que ele podia fazer por conta da falta de liberdade.
 
Sem combates reais e sendo uma criança, o nosso adorável príncipe estava chegando no seu limite, para a sorte dos mercadores de escravos.
 
Ou não.
Afinal, o mini-Fanalis da Companhia Sindriana de Negócios mordeu os braços para que a quantidade de veneno correndo nas veias diminuísse consideravelmente, e acabou salvando o Sharrkan de um fim prematuro.
 
Pois é, quando a gente achava que ia dar ruim e precisava pedir ajuda para as outras duas crianças mais manjadas do rolê, nesse meio tempinho o heliohaptiano recuperou um pouco de estamina e a duplinha DESCEU O MERECIDO CACETE nos mercadores de escravos.
 
E ESTÃO ERRADOS?
Que deliciosa a humilhação de um bando de adultos SURRADOS E AMARRADOS por duas crianças de... OITO E NOVE ANOS.
 
Gente.
Masrur, oito aninhos.
Sharrkan, nove aninhos.
NEM PRÉ-ADOLESCENTES ESSAS PESTINHAS SÃO E JÁ DÃO UMA PORRADARIA DESSA!
 
Bonito que depois de se unirem por um inimigo em comum, ESSA COISINHA MAIS MORDÍVEL COM BOCHECHAS MASTIGÁVEIS chamada Masrur, pede desculpas por duvidar que o nosso fofo príncipe seria útil em algum momento dessa viagem. PORQUE FOI CADA TIRAÇÃO DE SARRO, NÉ, MASRURZINHO DO CÉU?
 
O negócio dos coelhos foi muita crueldade. Aliás, a jornada do Sharrkan foi desastrosa até a vila Toran, então é compreensível ele ter ficado possesso depois da situação resolvida. Adrenalina baixou, a raiva aumentou.
 
Gente, o Masrur deve ter se arrependido de se desculpar com aquela carinha sincera, né? O MENINO QUASE MORRENDO COM A PERDA DE SANGUE E O SHARRKAN DANDO UM SERMÃO DE VIDA, QUE O FANALIS DEVERIA RESPEITÁ-LO, AFINAL, O PRÍNCIPE É MAIS VELHO E PRECISA SER TRATADO COM MAIS EDUCAÇÃO...
 
E não é por ser da realeza. É POR SER UM ANO MAIS VELHO.
Sharrkan tirando as asinhas de fora, já que não tinha nenhum novato para ele ser senpai/veterano em Heliohapt, né? É essa a impressão que dá.
 
Engraçado que o coitado do ruivinho até tenta argumentar que ele está há mais tempo na Companhia Sindriana e...
 
"QUÊ? NÃO É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM! AS PESSOAS DEVEM PELO MENOS MOSTRAR UM POUCO DE RESPEITO PELOS MAIS VELHOS!"
 
E do outro lado, o Sinbad e o Jafar conseguem convencer o chefe de Toran de que suas intenções são verdadeiras. O rapaz explica que por ter vivenciado esse sofrimento, não pode deixar que continue acontecendo com os outros.
 
A isso damos o nome de "empatia".
Nem sempre você precisa ter passado pela mesma situação, contudo, é possível mostrar sensibilidade e dar espaço para que as pessoas contem suas experiências.
 
Aparentemente o protagonista deste mangá parece ter empatia por aqueles que sofrem. O que me deixa intrigada é por não vermos os olhos dele no instante em que o Jafar pergunta se seu discurso conseguiu chegar nos Toranenses.
 
Sério, quem não tem pelo menos um pé atrás com o Sinbad está cometendo um grande erro.
 
Legal que só daí que o pessoal se dá conta que os pimpolhinhos estão sumidos há um bom tempo. E quando vão checar...
 
"Ah, parece tudo ok, apesar de estarem meio surrados..." - Sinbad, a preocupação em pessoa, só que nem tanto.
 
JAFAR AINDA MENOS PREOCUPADO.
CADÊ AS PESSOAS RESPONSÁVEIS POR ESSE BANDO DE CRIANÇA DOIDA, ME DIZ?
 
Ah... Ficaram em Heliohapt/voltaram para a Companhia Sindriana, né?
 
Em pensar que o mais velho do grupo é o Sinbad.
O SINBAD SENDO RESPONSÁVEL POR OUTRAS TRÊS CRIANÇAS.
O QUÃO ERRADO ISSO PRECISA SER PARA ALGUÉM INTERVIR?
 
E agora, os Toranenses vão comprar a conversa do ex-marinheiro?
Alguém vai salvar o Masrur de morrer de hemorragia?
O Sharrkan vai voltar a ser aquela coisinha fofa e tímida ou tirou mesmo as asinhas e pronto?
 
Essas e outras questões resolvidas, ou não, SÓ NO PRÓXIMO POST AGORA!
 
P.S.: Depois de terminar o post, me veio um pensamento sobre a ideia de "veterano" que cada um dos meninos têm.
 
Talvez o Masrur veja a relação calouro-veterano a partir da vivência dele como escravo. Independente de ter um escravo que era o chefe dos outros, a idade ali não contava muito, e sim há quanto tempo estavam ali. Sem falar que o pequeno Fanalis não era o mais sociável de todos, ficando normalmente isolado como gladiador.
 
Já o Sharrkan vem de uma criação em que os mais velhos devem ser respeitados, independente da posição deles ou desde quando chegaram lá.
 
São experiências diferentes e, por isso mesmo, opiniões diferentes sobre quem é o "veterano" entre crianças da mesma faixa etária.

"E ESTÃO ERRADOS?"
Eu já larguei mão de Ovo de Páscoa, meu negócio é perseguir bolo de aniversário.
Um milagre, leitor? UM MILAGRE, LEITOR!
Não posso dizer que vou conseguir fazer o mesmo daqui a dois meses, porém, sigo tentando pensar num modo de organizar as coisas e terminar os animes que ainda constam na programação e que já encerraram no Japão. Eles são a prioridade por enquanto.
 
E também quero manter o blog ativo sem hiatos programados.
Também por enquanto é algo que estou conseguindo fazer.
 
Bom, mais fácil prometer mais posts de Adventure of Sinbad do que de Magi (cinco capítulos por post exige bastante tempo e neurônios - estes que já nem tenho mais, graças a Shinobu Ohtaka).

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:
 
-Alibaba: Ali Babá
-Heliohapt: Heliohapto
-Sasan: Sassan
-Sinbad: Simbad
-Sindriana: Simbariana
-(Alma) Toran: (Alma) Turran

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que cuidaria da Creche Sindriana sem problemas - 19/03/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/