quarta-feira, 15 de abril de 2020

Adventure of Sinbad - Capítulo 107 e 108

O que foi, leitor? SURPRESO EM VER UMA DOBRADINHA DE MAGI praticamente um mês depois da anterior?

Pois aproveitem! A gente nunca sabe quando o Cronograma-senpai vai despertar e ESTRAGAR TODO O NOSSO PLANEJAMENTO!
Reza a lenda que ele é amigo da Arbakuei, por isso o desgosto.

ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores finalmente a nossa patota desajustada saiu da dungeon eterna de Zepar. Alguns namorando, outros deprimidos e tocando sofrência, e pelo menos uma pessoa com o seu primeiro djinn. Agora resta descobrir o mistério do nome na tumba do antigo rei. Quem irá governar Heliohapt?


Adventure of Sinbad
~Capítulo 107~
Eu se fosse a senhora NÃO CONTAVA COM O OVO DENTRO DA GALINHA...
Leitor, se eu te contar será que você acredita na zoeira?
Este post está começando a ser escrito em plena SEXTA-FEIRA 13 de março.
Resumindo de forma engraçada: a Arbakuei e o Alibaba se juntaram para estragar parte do meu planejamento de posts.

A piada: minha assinatura da Crunchyroll venceu na bendita Sexta-feira 13.
A outra piada: achei que não tinha problemas, que eu poderia aproveitar ainda as mordomias na Sexta-feira 13. Não, não podia.

Então enquanto o boleto não é pago e a CR não identifica o dimdim na conta deles, sem animus para blogar. O que acabou me "forçando" a adiantar posts que não dependem de animes, como é o caso da Dobradinha de Magi.

"Ainn, Kimono, faça como os outros mortais! Assiste com as propagandas mesmo!" - Leitor, eu não tenho NADA contra as propagandas da Crunchyroll, inclusive foi em uma delas que conheci Hakata Tonkotsu Ramens. O problema é a definição do vídeo, o tamanho do print e o tempo extra que eu não tenho.

Para você pode não fazer diferença, mas no blog faz, ainda mais no ritmo de posts. As propagandas demoram, o que acaba atrasando o meu trabalho.
Elas são importantes e eu assino o site de streaming para ter meu tempo melhor utilizado. Ponto.

Bom, situação explicada, vamos ao que interessa... DESCOBRIR O NOME DO MAIS NOVO REI DE HELIOHAPT!

Ou não.

As pessoas, elas saem de uma dungeon... PARA ENTRAR EM OUTRA!

Nós temos de tudo um pouco neste capítulo: arquitetura, História, política interna e externa, Império Rem, Partevia e... REVELAÇÕES AO MELHOR ESTILO DE NOVELA BRASILEIRA!!!

Eu gosto como está TODO MUNDO DE HELIOHAPT muito tenso para saber o que raios está escrito na tumba e o Narmes, DE BUBUIA TOTAL, está dando uma aula sobre a arquitetura de seu país para os forasteiros. Afinal, se eles enfrentaram uma dungeon, o mínimo que se pode esperar é que haja entrada VIP na tumba do antigo rei.

Enquanto a nossa patotinha aventureira fica encantada com todos os pormenores arquitetônicos e seus significados, a ficha cai quando Jafar comenta sobre como Heliohapt, por conta dessas construções incríveis, deve ser um país rico.

É igual quando você vai visitar uma classe média falida de São Paulo. Tem pompa, tem circunstância, mas se você puxar a ficha, vai descobrir que está para ser despejado por não pagar o condomínio e o IPTU está atrasado desde o início do ano passado.

As aparências enganam.

Por isso Armakan acredita que o país não se sustentará mais apenas com os próprios recursos, precisando abrir fronteiras e fazer negócios com outros países. E isso é totalmente compreensível, ainda mais se lembrarmos que eles estão cercados por deserto.

Se eu manjasse mais sobre política talvez a análise tivesse uma boa sustância, leitor. Infelizmente temos que ficar com o meu cérebro de 120MB de HD.

Sem falar que não temos dados completos de natalidade, mortalidade, PIB e situação econômica de Heliohapt, afinal, a história quer te fazer pensar e discutir, e não fazer uma análise séria esperando que ela saia no noticiário do horário nobre.

Aparentemente, puxando com muito esforço da memória, os negócios não pareciam ruins, apesar da briga política entre as duas facções da família real.
A instabilidade só gerava medo mesmo por causa da tal "maldição do antigo rei".

Como o coitado já estava morto e não tinha como se defender, a merda foi sendo feita em seu nome.

Ao menos pode-se dizer que as gerações atuais cuidam do legado recebido.

O que preocupa o Armakan, além de tudo que já foi comentado, é o fato de Heliohapt ser um país pequeno e isolado. "Isolado" no sentido Sasan de ser.
E que a prosperidade ficou no passado. Para evitar que o futuro seja a destruição de tudo o que foi construído, ele quer tentar novos caminhos.

Imagina uma família de seis pessoas, em que os membros se dividem entre: crianças, adultos e idosos. Dois de cada. Eles serão a população do país. Este representado pelo terreno da casa.

Plantam e produzem milho, batata e alface. A água vem de um poço artesiano.
Eles consomem apenas o que produzem.

Quando eram apenas duas pessoas (os idosos) esse esquema era tranquilo, dava para sobreviver mesmo em épocas de escassez, quando a plantação tinha problemas com pragas, chuva demais ou períodos de seca.
Aconteceu que a Kimono tem acesso a Photoshop e faz esse tipo de estrago.
Os primeiros habitantes se reproduziram e deram origem aos adultos.
Num primeiro momento davam conta do recado, pois eram mais braços para trabalhar além de "mais bocas". Porém, com o envelhecimento dos primeiros moradores, a balança inverteu. Eram mais bocas e menos braços para trabalhar, fazendo com que as coisas ficassem um pouco mais complicadas.

Os adultos, que aqui representam a segunda geração, se reproduzem e surgem as crianças. São mais bocas, ainda não servem como força de trabalho, então temos uma parcela ralando em triplo para alimentar tanta gente.

Percebendo isso, os seis membros da casa precisam optar por um caminho entre dois principais:

Opção A: Sair de casa e socializar com os vizinhos, tentando talvez arranjar um emprego na casa de alguém ou até tentar troca de produtos.

Opção B: Manter-se dentro de casa e otimista, não tendo nenhuma perspectiva de como resolver possíveis problemas com a água, as pragas, a chuva em excesso e a seca, que costumeiramente virão assombrá-los em algum momento do ano.

A "opção B" vê os vizinhos como ameaças, pessoas perigosas que podem a qualquer momento invadir o pequeno terreno da casa e roubar tudo o que eles têm, inclusive o local.

Tentei explicar a situação de Heliohapt da forma mais simples e didática possível.

A situação está insustentável. Pelo que Armakan diz o país está à beira do colapso e por isso defende a opção A. A facção liderada pela rainha viúva prefere a B e trata o Império Rem como ameaça.

BOM, NÃO DEIXA DE SER, NÃO É MESMO?
Um "império" quer expandir seu território, no entanto, qualquer pessoa com o mínimo de discernimento sabe que independente de Heliohapt abrir as portas ou não, se for de interesse de Rem, passarão por cima de um país pequeno como o deles.

O fato de estar "isolado" e ser "pequeno" não quer dizer que não gere interesse.
É quase como se dissesse: "Abrindo negociações internacionais, nos tornaremos mais prósperos e isso chamará a atenção do terrível império militar".

O que a rainha diz depõe contra seu discurso.
Um país pequeno, isolado, sem alianças e com poucos recursos não é exatamente o melhor tipo de lugar para se fazer uma investida? Se Rem fosse bastante ganancioso como é Partevia, Heliohapt já estaria em maus lençóis.

Quando Armakan sugere que tentem diplomacia com Rem, apesar das preocupações, os argumentos da mulher cessam e ela corta para o que interessa: chegar até a tumba.

Aqui, enquanto a família real se retira, temos outra realeza batendo a real na patotinha aventureira: Serendine e as tretas de Partevia.

Como bem disse a moça, essas disputas dentro do palácio são comuns. Facções diferentes defendem suas visões políticas e o rei toma partido de um lado ou de outro, dependendo da situação.

Pelo que disse a Saher, se o Barbarossa não tivesse tomado o poder, com a morte do rei de Partevia, Serendine e seu irmão (da mesma faixa etária do Sharrkan) teriam que brigar pelo trono, assim como estão fazendo em Heliohapt.

E eis que não tinha NADA ESCRITO NA TUMBA!
Mais vazio que as propostas do governo! (Não disse qual!)

O mais bizarro e engraçado aqui é que apesar do desespero de todo mundo, LÁ VAI MYSTRAS, DE BUBUIA NA LAGOA, ABRINDO O NEGÓCIO!

Mystras, seu doido.

E encontraram UM TESTAMENTO DENTRO DA TUMBA!

E o testamento dizia: Oi, eu sou o Goku antigo rei e resolvi acabar com essa palhaçada de escrever o nome do substituto aqui na tampa. Armakan e Sharrkan, vocês que trabalhem para escolher quem vai comandar o país. Tchau e bênção.

AÍ SIM EU VI VANTAGEM!!!
Quebrou tradição, deve ter visto que as coisas não se resolveriam mais como antigamente e deixou na mão das novas gerações decidir o que fazer com o futuro que os espera!

Isso que eu chamo de final surpreendente, não?
Ou melhor... FINAL PRA QUEM?


Adventure of Sinbad
~Capítulo 108~
Bom, de fato a maga ali é bem especial para o Sharrkan... Ou melhor, SERÁ ESPECIAL!
"PARECE QUE O JOGO VIROU, NÃO É MESMO?" - E para a tristeza de todo mundo, não é neste post que sairemos dessa segunda "dungeon". Espero que no próximo isso aconteça e com um bom resultado.

O antigo rei deu nó na cabeça de todo mundo com o surpreendente "testamento", dizendo que não escolheria um sucessor e que os dois príncipes deveriam decidir quem governaria o país dali para frente.

Fiquei com uma dor no coração de ver o pequeno Sharrkan metido nessa roubada e ainda tendo que aguentar os rompantes da mãe, surtada por não ver o nome dele cravado no sarcófago...

De qualquer forma, foi corajosa a atitude do garoto de mentir naquela situação. Apaziguou a discussão entre as duas facções no começo dessa jornada.
O problema é que uma hora a consequência chega.

E aqui é engraçado ver como o conservadorismo do partido da rainha viúva é só até a página dois. Uma vez que, ela sai do controle não pelo fato da tradição de séculos ter sido quebrada, e sim por conta de seu filho, o caçula da família real, não estar designado como rei.

O Narmes parece bem mais chocado com o resultado inusitado do que ela e seu grupo.

Aliás, achei MARAVILHOSO quando, tomada pelo sentimento da perversidade (como no conto homônimo de Edgar Allan Poe), a mulher não segurou a língua e confessou os crimes que cometeram para tentar tirar Armakan do poder: a tal maldição que, obviamente, nunca foi real.

Com a dungeon em cima das tumbas e o medo do desconhecido e do incerto, além da instabilidade no governo, disseminar a péssima e velha fake news foi como plantar em solo fértil.

Na verdade, pelo que deu para perceber com esse capítulo, é que o partido da rainha viúva seguia o ditado "faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

Armakan revelou que eles participam da facção "Nova Rem", um grupo subordinado do império remano dentro de Heliohapt que segue suas ordens e assim garante certa "seguridade" aos membros. Por estarmos falando de família real e, principalmente, da rainha viúva, dá a entender que ela entrou nisso para garantir a sua linha de sucessão e benefícios.

Futuramente, se ela quisesse dar um golpe como foi feito em Balbad, poderia usar o exército e até mesmo o poder de Rem para tirar Armakan do trono. Acontece que Heliohapt acabaria, muito provavelmente, refém de Rem como Balbad ficou do Império Kou.

E não pense que eles estão fazendo isso pelo bem da população, é tudo para manter a ilusória sensação de que nada vai mudar e que não terão que lidar com novidades e estrangeiros. Além de depender do "bom humor" de um país conhecido pela guerra e por seu poderio militar.

A facção da rainha viúva acredita que apenas abaixando a cabeça para o maior e mais poderoso, é que conseguirão continuar vivendo do jeito de sempre e, claro, recebendo ajuda dessa mão zelosa que uma hora irá cobrar. Na hora do "oba oba" ninguém lembra dessa parte, né?

É como se não existisse nenhum outro jeito e que a diplomacia não tivesse funcionalidade. Até compreendo um pouco o pensamento deles, afinal, Heliohapt ficou fechado por muito tempo e um país pequeno querer se abrir apenas agora enfrentará muitas dificuldades.

E aí que entra o nosso aventureiro e sua maravilhosa Aliança dos Sete Mares.

Sinbad tem contato com outros países pequenos e ainda assim poderosos, como Sasan, Imuchakk e Artemyra, além de negócios no próprio Império Rem.

Não deixa de ser uma relação de dependência, ainda que bem menos invasiva e perigosa.

Só que isso é conversa para a próxima análise, quando o nosso marinheiro sedutor irá colocar todas as cartas na mesa.

Bom, tirando isso, gostaria apenas de comentar, antes que alguém por ventura venha me cobrar, sobre o omake do capítulo 108. Não é nada relevante ou com imagens novas.

A Yoshifumi Ohtera reaproveitou algumas páginas do Arco da Escravidão para compartilhar o seu amor por chaveirinhos de borracha, aqueles que têm para vender no Japão com os personagens dos animes, sabe?

Apenas gostaria de lembrar a todos que: a patota aventureira saiu da dungeon e já caiu nessa sinuca de bico, o Jafar é o mais fodido de todos e está de pé como se nada tivesse acontecido, Sinbad finge que levou numa boa a saraivada de argumentos da Serendine e não quer pensar nisso no momento.

O QUE SERÁ QUE AGUARDA A NOSSA TURMINHA DOIDA E O FUTURO DE HELIOHAPT?

Dobradinha de Magi uma vez por mês?
Será que eu consigo, leitor?
Acho melhor não fazer promessas, já que sou péssima em cumpri-las, especialmente quando dependem do futuro.

É sempre hilário ler a tag "comentário semanal" quando NUNCA CONSEGUI manter esse ritmo. Jurava que seriam posts tranquilos de fazer até a prática me atingir como um tijolo provando a Lei da Gravidade.

Eu até gostaria de tornar essas análises mais recorrentes, só que veja bem os cinco capítulos de Magi que tenho que ler, entender, queimar meus neurônios para analisar e escrever sobre. Requer tempo, pelo menos uns três dias para fazer tudo de cabo a rabo. Nesse período consigo produzir três posts de animes, salvo algumas exceções.

Ainda assim, peço para que confie em mim, leitor!
Estou nessa jornada desde o começo e pretendo segui-la até o fim!
Vem comigo?

Vocabulário de termos:
-Mystras/Mistoras: estou trocando o nome do menino cavaleiro de "Mistoras" para "Mystras" como oficializado no mangá da JBC. Por quê? Porque deu vontade e vida que segue.

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Alibaba: Ali Babá
-Balbad: Barbad
-Heliohapt: Heliohapto
-Império Kou: Império Huang
-Império Rem: Império Remu
-Mistoras: Mystras
-Sasan: Sassan
-Sinbad: Simbad

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que acredita em circunstâncias favoráveis para a zoeira - 15/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/