quarta-feira, 23 de agosto de 2017

FINAL: Zoku Natsume Yuujinchou #13

Última Dobradinha de Natsume por enquanto!
Encerrando Zoku Natsume e entrando na terceira temporada, daqui a uma hora, com Natsume San!

Cada vez mais perto de completar os posts de análises do anime de Natsume Yuujinchou.

No episódio anterior... mesmo depois de ser xingado de tudo quanto é jeito, o nosso protagonista sofredor resolve ajudar um menino que parece ser perseguido por alguém. O problema é quando ele descobre quem é esse "alguém".

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Você escolheria youkais ou humanos, Kimono?


Zoku Natsume Yuujinchou
13º episódio
Ah, Natsume... Como não aquecer nossos corações com o seu jeitinho único!
Opinião: Não vou repetir a dor de "FIQUEI DOIS MESES SEM ASSISTIR ANIME", porque se você leu os posts do começo da semana vai ficar mais repetitivo do que já é.

Só sei que está sendo uma delícia voltar a assistir Natsume por conta de uma coisa: HIROSHI KAMIYA.

Que voz gostosa, tranquila, daquelas que te bota para dormir... Se não for no tom do Levi de Shingeki no Kyojin ou na versão Yato "biscate alegre" de Noragami, é claro.

Agora vamos curtir o último episódio da segunda temporada e... Depois acompanhar o início da terceira! É daqui a uma hora, leitor!!!

NÃO CONSIGO LIDAR COM A DOR QUE É ESSE ANIME!
GENTE, YUKI MIDORIKAWA, POR QUE A SENHORA TEM QUE SER TÃO MALÉFICA COM O NOSSO CORAÇÃOZINHO?

TÁ APRENDENDO COM OS ANIMES DE ESPORTES?

Nyanko-sensei falando que está preocupado com o Natsume. O TSUNDERE DEIXOU ESCAPAR A VERDADE?

OLHA ESSA PALHAÇADA!
Natsume e Mestre Gatuno estão discutindo, de repente passam na frente de uma loja de eletrônicos e na TV está passando um comercial com o Natori. Os dois se cagam de rir e o dito cujo aparece atrás pedindo para não darem risada.

MALUCO, NESSA HORA EU TERIA MIJADO NAS CALÇAS!
Não sei se de gargalhada ou de susto. 

Aí basta o Natsume chamar o Natori de "demônio", que é basicamente o que ele realmente é, que aparece Hiiragi tomando as dores... MIGA, SEJE MENAS. TEU MESTRE É UM DEMONHO CAPIROTO DOS INFERNOS! E tenho dito!

E depois do exorcista atormentado dizer que tudo bem, A MENINA FICA EMBURRADA por não poder amaldiçoar o pobre do moleque. MIGA, SEJE MENAS, MIGA! ELE AJUDOU A SALVAR TEU RABO NUM DESSES EPISÓDIOS AÍ QUE EU JÁ NÃO LEMBRO MAIS!
REPARA que tem uma pessoa atrás do Natsume ENQUANTO ELE RI À VONTADE!
Como não rir de um exorcista que faz propaganda de carro e É ATORmentado?
Gente, olha que vida horrível a do Natsume, A TAKI CHEGA E DIZ QUE ELE ESTÁ MAIS TRISTE QUE O NORMAL!

VELHO, NATSUME, TU VIVE TRISTE? VOCÊ QUER AJUDA? QUER UMA AMIZADE? POSSO TE AJUDAR?

Ok, terminei o episódio.

Antes de comentar sobre mais um post com a tag "dor e sofrimento", vamos falar da dubladora do Kai?

SIM, DUBLADORA.

Teve uma hora que achei a voz dele muito parecida com a do Naruto, então fui dar uma olhada no MAL e... JUNKO TAKEUCHI, aquela linda!

Sim, o Kai é dublado por Junko Takeuchi, que você pode já ter ouvido em alguns personagens, como: Naruto Uzumaki de Naruto, Gon Freecss de HunterXHunter de 1999 (Yoshihiro Togashi) e Croix Meridies de Little Witch Academia. 

Ela também atuou nos antigos musicais de HunterXHunter fazendo o próprio Gon. ALIÁS, se você é fã dessa obra de Togashi com certeza sabe, ou pelo menos já ouviu falar, desses musicais.

Além dela, alguns dubladores de outros personagens também participaram, como foi o caso de: Kanako Mitsuhashi (Killua), Yuki Kaida (Kurapika), Hozumi Gouda (Leorio) e Hiroki Takahashi (Hisoka).

Lembro de assistir alguns trechos perdidos pelo YouTube em 2005 ou algo do tipo. Atualmente dá para ver completo pelo próprio YouTube (nem sempre com legenda).

Não sei de quem eu tenho mais medo dublando o Hisoka: se é do Hiroki Takahashi, que fazia um trabalho sinceramente incrível, ou do Daisuke Namikawa na versão de 2011. Os dois são grandes dubladores, fala sério! 

SAINDO DA HISTÓRIA DE TOGASHI E VOLTANDO PARA A DE YUKI MIDORIKAWA...

Seria impossível fugir da fatídica pergunta: humanos ou youkais?

Não vou entrar em mérito ou demérito desse clichê.
Seria impossível seguir a história sem tocar nessa questão, ainda mais num final de temporada.

E para quem já viu 25 episódios dessa série era óbvia a resposta do Natsume.

O que eu gosto aqui é que temos um ritmo gostoso de "slice of life", que nos permite acompanhar o desenvolvimento das relações complicadas do protagonista com ambos os grupos que deram título a este episódio.
Natsume, o menino suicida que se jogou na frente do Kai, evitando que ele fosse devorado por onis.
Enquanto Reiko (pelo que sabemos até agora) viveu na margem entre humanos e youkais, não se envolvendo muito com nenhum grupo, seu neto conseguiu cativar amigos em ambos os lados, ainda que tenha passado por poucas e boas no começo.

Por conta da história diferente de sua família, o adolescente precisou lidar com o desprezo dos humanos e as peripécias nem sempre inocentes dos youkais.

Retornar para a cidade onde sua avó viveu acabou abrindo um caminho de mudança brutal, principalmente agora que ele possuía uma herança valiosa, o Livro de Amigos. Um item cultivado por uma pessoa poderosa e que talvez não conhecesse os perigos que ele poderia representar.

No fim dessa segunda temporada Natsume tem amigos humanos e youkais, sendo que no primeiro grupo, pelo menos três sabem parte de seu segredo (que é poder enxergar o sobrenatural).

Sim, contei a vadjea Natori por motivos de:
-É humano;
-Talvez possamos considerar como "amigo".

Os seres humanos, que nem sempre tiveram compaixão e compreensão com ele, começaram a se mostrar menos preconceituosos, julgando menos e oferecendo mais apoio.

Até mesmo uma parcela das ayakashis, youkais e afins, também foram mostrando que não eram apenas criaturas violentas ou brincalhonas sem responsabilidade.

E o que dizer do casal Fujiwara?
Eles são os primeiros a tratarem o Natsume com carinho, não se deixando levar pelos comentários maldosos dos outros parentes. Tanto que o menino até fala em determinado momento (não me pergunte se para o Natori, sozinho ou para o Nyanko-sensei) que provavelmente o casal acreditaria na sua habilidade, porém, ficaria bastante preocupado.

Afinal, o nosso adorável protagonista de voz suave acabaria se metendo em encrencas um tanto perigosas, né?

Como já virou "tradição", hora falar sobre qual capítulo de mangá foi adaptado em cada episódio. SIM, LÁ VOU EU CAÇAR OS CAPÍTULOS. fufu 

Capítulo do Mangá -> Episódio do Anime:
Nove -> Um
Onze.1 e Onze.2 -> Onze
Doze -> Quatro
Treze -> Dois
Quatorze -> Três
Quinze -> Nove
Dezesseis -> Oito
Dezessete -> Seis
Dezoito -> Sete
Dezenove -> Dez
Vinte -> Doze
Vinte e Um e Vinte e Dois -> Treze
Vinte e Dois.6 -> Cinco (flashback da Hinoe)

Procurei até o capítulo 85, que é o mais recente no MangaFox, e... Nada da história do menino youkai que queria ver o mar (episódio cinco). Portanto, podemos considerá-lo filler.
A tristeza de estar tão perto e ao mesmo tempo tão longe de alguém tão especial.
Apesar de dar trabalho pesquisar esses detalhes, acho bacana passar para vocês, uma vez que alguém pode ficar curioso e não encontrar essa informação facilmente.

Neste último episódio de temporada vemos um Natsume que não sofre mais tão duramente na mão de humanos ou youkais, conseguindo uma convivência menos bruta e seca.

E o que dizer da cena em que o Kai pergunta se o Natsume odeia youkais e o rapaz responde que gosta dele? É algo parecido com o que vimos no episódio do coelhinho de neve. Sendo que antigamente a resposta seria: "Sim, odeio criaturas sobrenaturais".

Digamos que a habilidade de ver criaturas sobrenaturais vai se tornando um fardo mais leve, ao passo que ele vai tentando usar esse dom para ajudar os outros, independente da "espécie".

Nos vemos em Natsume Yuujinchou San!

Nota: Dói, mas é lindo
Pretende reassistir algum dia?: Não, chega, já maratonei esse anime demais
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Sobrenatural, shoujo, dor e sofrimento, drama, youkai, órfão, triste, slice of life sobrenatural, macumba, altas macumbas, macumba japonesa, exorcista, gente atormentada, gatos falantes, menino que vê coisa de outro mundo, lição de vida, relacionamentos, alguma comédia, muito choro.

Premiações: Melhor Guarda-Costas - Madara Costner, Melhor Atormentado de Comercial de Carro - Shuuichi Natori, Melhor Vadjea - Shuuichi Natori, Melhores Amigos Humanos do Natsume - Kaname Tanuma e Tooru Taki.
Pontos fortes: Sobrenatural, elenco de dublagem, MADARA COSTNER, as porradas do Natsume, youkais legais.
Pontos fracos: Dor e sofrimento, fillers, vadjea Natori, só um cour.

Assim se encerra a participação do doloroso, ao mesmo tempo que agradável, Zoku Natsume Yuujinchou no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que sofre muito com esse anime e mesmo assim não o larga por nada - 23/08/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/