quarta-feira, 11 de março de 2020

Bungou Stray Dogs 2 - #03 e #04

"Relembrar é viver", leitor!
POR ISSO CÁ ESTÁ O BLOG TE RELEMBRANDO COMO A LIMBOSFERA OTAKU É O CANTINHO MAIS GOSTOSO DA OTAKUSFERA BRASILEIRA!

É gostoso, porque tem boas análises e um conteúdo fantástico? ERRADO!
É gostoso, porque tem bolo, pudim, sorvete... e creme de milho também!

Nos episódios anteriores... conhecemos um Dazai que ainda não fazia o Kunikida morrer de estresse na Agência. Além disso, nos encontramos com seus antigos companheiros: Ango Sakaguchi e Sakunosuke Odasaku. Histórias de uma Era de Trevas em Yokohama.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como é ser incrível, André Gide original?
O personagem tinha que estar morto desde o momento que apareceu.
E não discutam comigo.


Bungou Stray Dogs 2
3º episódio
E está errado? Pena que Kafka Asagiri não concorda muito com esse seu pensamento.
Opinião: Leitor, você sabe o que este post significa, não sabe?
Sim, que eu voltei à ativa no blog.
Sim, que Bungou Stray Dogs 2 viveu além do Carnaval.
E que este é o último texto que compartilha as análises dos mesmos episódios que o do Carnaval.

E, sim, QUE TODO MUNDO VAI QUERER TACAR UM SOCO NA CARA DO MORI!

Além disso, gostaria de aproveitar o momento para MAIS UMA VEZ INDICAR o Tumblr BSD-Bibliophile para quem quiser ler curiosidades, trechos de livros e muitas outras coisas em inglês, dos escritores que aparecem no anime!

E também quero recomendar o projeto de uma incansável fã de Bungou: a Mai, @ningenshuppai, idealizadora do podcast Bungaku Nerd.

Se você quer saber um pouco mais sobre os escritores reais e quais são as relações dos personagens do anime com eles e suas obras, fique de olho nesse projeto!

Eu mal posso esperar pelo meu TIGRINHO FAVORITO e pelo idiota dos lanchinhos!

Ah, sim, bom dizer que... SERÁ EM PORTUGUÊS!!! Ou seje, menines... MELIOR AINDA!!!!

Agora que vocês já têm introdução, vamos ao que interessa... HOMENS BONITOS! Não, pera...

Eu te enganei, leitor.
Verdade seja dita: vou reler o post de Carnaval, reler o post anterior e DEPOIS DISSO TUDO assistir os episódios para trazer surtos e análises.

Com o poder da "edição"(?), ninguém vai sentir o tempo passar (além de mim, é claro).

Ok, dane-se, QUERO COMENTAR MEUS COMENTÁRIOS SOLTOS DO 3º EPISÓDIO DE BUNGOU 2 NO CARNAVAL!

Eu chamava o Odasaku de "cuidador de órfãos". Acho que deveria trazer isso de volta

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! QUANDO É QUE VOCÊ NÃO SABE QUE MERDAS VÃO ACONTECER, NÉ, KIMONO? Eu toda revoltada quando aconteceu o grande gatilho que levou o Oda a mandar o dedo do meio para todo mundo!

"(...) me falta maracujá nas veias" - Kimono revoltada é a melhor Kimono!

Certo, agora é hora de ver o que escrevi e devo ter prometido no post anterior.
SIM! EU LEMBRO QUE PROMETI ALGUMA COISA!
NÃO! NÃO LEMBRO O QUE ERA, LEITOR!

Ah... Depois de quase meia hora lendo, achei.
EU PROMETI PESQUISAR SOBRE OS ESCRITORES, NÉ?
Ok, a gente faz isso no final da análise deste episódio... ou do próximo.

Editado: AH, LEITOR, SE ARREPENDIMENTO MATASSE... MEU CÉREBRO NÃO ESTARIA MORTO... Não, pera.

CHORANDO DE RIR, PORQUE QUEM FAZ O ODASAKU MAIS NOVO, quando se encontra com AQUELE SENHOR, É DUBLADO POR YUUTO UEMURA, a voz de Atsushi Nakajima.

NUNCA SABEREI LIDAR, LEITOR.

Eu gosto que o senhorzinho ESTIMULA A ESCRITA DE FANFICS.
"Nah, moleque, a última parte dessa trilogia é uma merda. Escreve uma fanfic e tudo fica bem" - Até parece uma mensagem sobre o que acontece nessa segunda parte da "Idade das Trevas" que você acompanha neste post.

GENTE, BORA ESCREVER UMA FANFIC, PORQUE KAFKA ASAGIRI É TERRÍVEL E FEZ TUDO ERRADO COM A TRAMA! Inclusive deixando certo personagem só com uns cotocos de braço.

Sim, isso foi spoiler sem contexto do mangá. Quem leu, sabe o tipo de spoiler que eu tomei.

Meu.
Deos.
Amado.
Matoba.

Você sabe que a pessoa está em outro nível de loucura quando ela começa a procurar pelo em ovo. SÉRIO.
A todos que escrevem fanfic: não se deixem sucumbir pelas críticas, faça o que você gosta, pois ninguém está aqui para achar nada da sua fanfic! SEJA FELIZ!
Eu li "impecável" na legenda e rapidamente lembrei do meu post anterior com a tradução das habilidades da galera do Buraiha. Aí fui fazer umas pesquisas, encontrei outras coisas interessantes para comentar depois e... É. O senhorzinho não fala exatamente o nome do poder do Oda, eu que fui procurar pelo em ovo.

"Kimono, fala logo o nome do 'senhorzinho'. Ele merece respeito" - Leitor, não foi revelado, é chato dar spoiler assim.

Quer saber quem é o tal senhor que compartilha dublador com o Urokodaki de Kimetsu no Yaiba e só aparece lindo e majestoso na terceira temporada?

Procure você mesmo.
Aqui é um lugar livre de spoilers.
Spoilers diretos.
Os disfarçados e fora de contexto continuarão aparecendo PARA A NOSSA ALEGRIA O SEU DESESPERO!

"Escrever é falar de gente.
De como viver, de como se deve perecer."

Gosto muito dessa fala do senhorzinho, porque retrata bem a literatura da época do Buraiha.

"E você diz isso baseada em que, Kimono?" - No título "Discurso da Decadência", na vida de Osamu Dazai e em como reagiu quando o Odasaku real morreu. Ele publicou um texto pessoal culpando as críticas que o amigo recebeu como causa de sua morte.

E para que você pare de torcer o nariz, vou chamar os "senhorzinho" de "Nyanko-sensei". ENTENDEDORES RIRÃO.
A minha genialidade maquiavélica só serve para esse tipo de coisa.

Muito bem, seguindo o baile...
Odasaku, ou melhor, O CUIDADOR DE ÓRFÃOS (neste episódio, daqui a alguns minutos, vai fazer um sentido do caralho...) tem um sonho com o passado e acorda como se tivesse tomado todas e ficado com AQUELA RESSACA MARVADA.

Descobre que os subordinados do Dazai estão sendo atacados pela Mímico no museu de arte e, sim, TEM UM ÓRFÃO LÁ!

Como levar o Odasaku aos lugares: DIGA QUE TEM UM ÓRFÃO!

"Kimono, você não se arrepende dessas coisas?" - PARA QUE ME ARREPENDER SE VOU COMETER O MESMO PECADO OUTRA VEZ? A gente só se arrepende quando não for repetir a dose, saca?

É importante falar que o Ango saiu com uns soldados que pareciam de "outra organização"? Não. O próprio Dazai disse para não desvirtuarmos o assunto.

Akutagawa.
Bom dia para você também, Akutagawa.
Pedindo desculpas para o Gide por não ter sido um inimigo à altura.
Tudo bem morrer mesmo? ENTÃO PORQUE NÃO MORREU NO MAR DE YOKOHAMA EM VEZ DE QUERER MATAR MEU FILHO, SEU CUZÃO?

Quando o adolescente achava que seria finalizado... EIS QUE SURGE O "CUIDADOR DE ÓRFÃOS"! Eu amo o Odasaku pegando o Akutagawa como se ele fosse um pirralho que se meteu em encrenca! Tirei uns prints maneiros!
"Resgatando um órfão" - As caras do Akutagawa SÃO AS MELHORES!!!
Por que o Dazai é cuzão com você, Akutagawa?
Porque o Dazai É NATURALMENTE UM CUZÃO! Veja o que ele faz com o pobre do meu marido Kunikida! É UM CUZÃO AQUELE MANÍACO COMEDOR DE COGUMELO DETURPADO!

As pessoas, elas nunca entenderão como a abertura desse terceiro episódio é perfeita demais para ser verdade.

Ok, pulei a luta do Gide com o Odasaku e toda a conversa lá, eu sei, a gente segue por aqui.

MORI TÃO SEM MORAL COM O PESSOAL, QUE O CUIDADOR DE ÓRFÃOS PREFERE REVELAR PARA O LÍDER INIMIGO POR QUAL MOTIVO DEIXOU DE MATAR!

É assim que eu gosto! TROLLANDO O CHEFE!
(Depois aparece a Lagarto Negro tocando a campainha e você não entende, né, Kimono?)

Bom, como todo mundo pôde ver, os dois têm poderes idênticos.
Lembra quando falaram que o Oda não deveria nunca se encontrar com o líder da Mímico? É, aqui está a resposta, galera.

Duas pessoas com fortes ideais distintos: aquele que quer morrer sem ser de morte morrida e aquele que não quer matar para poder falar de vidas.

Oda, na moral, eu daria um tiro no meio dos cornos desse Gide e depois "PARTIU MARZÃO E ESCREVER UMAS FANFICS"! Se bem que ainda acho que todo final seria trágico, assim como o tal terceiro livro que o Nyanko-sensei comentou.

A GENTE PODE FAZER ASSIM: O ODA DEU UM TIRO NO MEIO DA CARA DO GIDE, A MÁFIA DIZIMOU O RESTO DA MÍMICO E O CUIDADOR DE ÓRFÃOS SE TORNOU UM GRANDE ESCRITOR!

Não precisa seguir com o episódio, leitor, EU JÁ FIZ ESSE CARINHO PARA VOCÊ!

CONCORDO TOTAL, ODA!
GENTE ESQUISITA ESSA QUE QUER MORRER NO MEIO DE UMA GUERRA!
ODASAKU ME REPRESENTA MUITO! Inclusive... Adotei alguns órfãos para filhos mesmo.

Só não estou a fim de morrer ainda. Não, não, obrigada.
Que eu complete meus trezentos e cinco anos escrevendo. ♥

Cuidador de órfãos 1.0 e futuro cuidador de órfão 2.0 os dois a 80km/h andando pelo beco que leva ao boteco de sempre e comentando sobre como vão dar um jeito na Mímico.

O melhor é sempre ter informação privilegiada e já que o Akutagawa estragou aquela investida do Dazai, eles precisam de OUTRO INFORMANTE.

Quem será? Quem será?
Ele mesmo, Ango Sakaguchi.

E quem é que está no bar com o GATO DO DEMÔNIO QUE EU AMO MUITO?
Outro cuzão. Só que esse, como diria meu avô: "É bom de cu, mas não mexe".
Eu já disse, mas vou repetir: o melhor personagem de Bungou É O GATO DEMÔNIO!
OLHA SÓ O NOSSO AGENTE DUPLO QUE É AGENTE TRIPLO QUE É AGENTE QUÁDRUPLO SE DEIXAR!

Vivi para ver o Ango reclamando do salário do governo.

Ok, prestei atenção na conversa do trio e já vou fazer considerações aqui, pois as cenas a seguir SERÃO DE GRITOS E CHORO.

Mano.
Eu assisti essa PORRA desse episódio umas quatro a cinco vezes, contando com esta, e AINDA NÃO ESTOU PREPARADA PARA A DOR E O ÓDIO que sinto toda vez que vejo.

Certo, vamos falar do que realmente importou naquela conversa de boteco.
Nem fodendo que eu comprei esse Ango arrependido, quero mais é ver todo mundo bater nele ou causando acidente que o leve para o hospital!

Esse "bom de cu, mas não mexe" revelou que o governo vai deixar a Máfia do Porto dar cabo da Mímico e que há uma espécie de acordo velado, em que um membro da divisão de paranormais se infiltra na organização criminosa para monitorar esses indivíduos.

Bom, foi basicamente isso, o resto é "gordura".

Não vou falar dessas últimas cenas do episódio. Não tem o que falar.
O Gide encontrou uma forma de fazer o Oda largar seu ideal para cumprir o desejo dele e dos membros restantes da Mímico. É isso.

Eu odeio esse episódio.

Bom, para não ficarmos só como esse DESGOSTO amargando a boca, vou aproveitar para fazer a pesquisa...

Bicho, fui ler se eu tinha feito pesquisa do Nyanko-sensei nos posts lá da terceira temporada e... me peguei rindo das próprias merdas que eu escrevo.

LEITOR, EU BLOGO QUE É PRA EU RIR DAS PIADAS QUE EU QUERIA VER POR AÍ E NÃO VEJO! SINTO MUITO PELOS SEUS OLHOS E SUA ALMA!

"Kimono, no post de Carnaval você pesquisou sobre os escri-" - Shhh... Carnaval é carnaval, post semanal é post semanal. Relaxa e curte o rolê, leitor.
Bem-vindo, Ango, ao capitalismo. Governo exige sua alma e só paga pelos seus cílios. Nada de novo.
Quem foi Ango Sakaguchi?

No anime: Agente triplo. Oficial do governo na divisão paranormal do Ministério de Assuntos Domésticos, membro da inteligência da Máfia do Porto e integrante da Mímico.

Na vida real: Nascido como Heigo Sakaguchi, foi um escritor e ensaísta japonês que escreveu sobre o Japão pós-Segunda Guerra Mundial, participando do movimento "Buraiha", que falava sobre a crise de identidade de um país "decadente" que tinha perdido a guerra.

Seu mais importante ensaio sobre esse período foi "Discurso da Decadência" (Darakuron), que criticava o bushido e as ilusões que esse discurso criou no Japão durante a guerra. Bushido seria o código de conduta do samurai/guerreiro.

Seu poder "Discurso da Decadência" é inspirado na história de mesmo nome.

Curiosidades: Foi o décimo segundo filho de um total de treze, nasceu numa época de guerra, saiu no soco com um professor que o pegou vadiando durante estudo compulsório e depois disso foi para Tóquio. É original da cidade de Niigata, na província homônima, e teve um filho aos 48 anos. Mesma idade em que morreu por conta de um aneurisma cerebral.

Wikipédia: Ango Sakaguchi
Wiki: Bungou Stray Dogs - Ango Sakaguchi

Quem foi Sakunosuke Oda?

No anime: Cuidador de órfãos, membro de baixo escalão (peão) da Máfia do Porto e amigo de Osamu Dazai.

Na vida real: Foi um escritor japonês de vida boêmia, assim como seus amigos Osamu Dazai e Ango Sakaguchi, todos da Escola Decadente, o "Buraiha".

Muitos de seus trabalhos foram banidos na época por terem personagens com comportamentos considerados inapropriados, como teimosia e exposta humanidade (fora da costumeira perfeição talvez?). 

Sua obra "Sesou" falou das dificuldades no pós-Segunda Guerra Mundial, em que a escassez de comida era tão grande que o governo não era capaz de sustentar a população, que procurava por alimentos no mercado negro.

Seu poder "Impecável" é inspirado na obra de mesmo nome, "Ten'imuhou".

Curiosidades: Nascido na cidade de Osaka, província homônima, escreveu muito sobre a cidade e seus costumes. Sua obra "Zokushu" (Vulgaridade) foi indicada ao Prêmio Akutagawa. E, como dito no post de Carnaval, costumava ir ao restaurante Jiyuuken para comer arroz com curry.

Segundo o Wiki, o livro que o personagem provavelmente está lendo é "Kokoro" (Coração) de Souseki Natsume, que é dividido em três partes.

Teve tuberculose e uma hemorragia no pulmão, que acabou levando a óbito.

Wikipédia: Sakunosuke Oda
Wiki: Bungou Stray Dogs - Sakunosuke Oda

Acabou, leitor, não tem mais nada para ser dito sobre este episódio.
Vamos seguir o baile e descer a ribanceira com o final da "Idade das Trevas".


Bungou Stray Dogs 2
4º episódio
Essa sou eu, leitor, depois de participar daquele evento de Mob 2 dublado. Só troque "todos os lares do Japão" por BLOGOSFERA OTAKU BRASILEIRA. E nem foi premeditado...
Opinião: AH, ESSE COMEÇO DE EPISÓDIO COM O CUIDADOR DE ÓRFÃOS SE DESPEDINDO DELES ENQUANTO SE ARMA ATÉ OS DENTES... MANO, EU VOU MATAR O GIDE, O ANGO E O OUGAI MORI QUE AINDA VAI ACABAR REVOGANDO MINHA PRECIOSA CREDENCIAL!

Leitor, eu tenho É ÓDIO! ÓDIO PRA METER A PORRADA EM TODOS ESSES SACRIPANTAS!

Rindo horrores que o Ango está suando feito um porco numa reunião NUM IATE!
RAPAZ! A REUNIÃO É NUM IATE! PENSA COMO É BONITO O NEGÓCIO!

E a reunião é com o representante do governo, o Tio Careca de Barbicha, e o chefe da Máfia do Porto, SATANÁS!

Ok. Tem problema eu ter rido da gargalhada do Mori que precede a tempestade no fundo da imagem? Gente... Eu não lembrava dessas suas psicopatias, chefe... Se bem que... Chefe de máfia, né? Esperar o que dele?

O combinado para pegar o envelope preto é:
-Largar mão do Ango e não fazer nenhum mal a ele;
-Acabar com a Mímico que entrou ILEGALMENTE NO JAPÃO.

Eita, fronteiras bem cuidadas, hein?
Aí a gente descobre depois que teve FACILITAÇÃO, né, OUGAI MORI?

Eu juro que vou comentar tudo que é necessário sobre este episódio, CONTUDO... VAMOS PULAR PARA O QUE INTERESSA...

O GATO DEMÔNIO NA FRENTE DE UM RESTAURANTE, DUAS SEMANAS DEPOIS DA MORTE DO ODASAKU! Kimono, sempre tão delicada...

A pessoa em Yokohama pode ser mais ficha suja que pau de galinheiro, BASTA SUMIR POR DOIS ANOS que o governo cuida do resto. CHO-CA-DA.

E depois de quatro anos desse encontro, a história volta a atualidade!

Muito bem, leitor, agora chegou a hora que a Kimono chora e a Mamãe Kimono não vê. O que foi este episódio, não é mesmo? *tentando enrolar, pois não sabe por onde começar*

E quando a gente não sabe, A GENTE SE VIRA!

A Mímico era uma organização criminosa estrangeira que foi usada de "bode expiatório" por seu país.

Na época duas nações estavam em guerra e acabaram assinando um acordo de paz antes de avisarem o grupo. Ou melhor, nunca pensaram em avisar. Fizeram a Mímico, com número pífio perto da quantidade do inimigo, invadir uma fortaleza e matar geral, o que posteriormente foi considerado crime de guerra.

A impressão que dá é que os governantes da nação da Mímico pensaram:
"Porra! Deixa matar esses desgraçados mesmo! Essa corja não vale nada!"
"Mas, chefia, a gente já assinou o acordo de paz. Se rolar morte, vai voltar a guerra tudo de novo..."
"Ahhh... Putz! Tive uma ideia! Que tal a gente FINGIR QUE NÃO SABE DE NADA, que isso foi orquestrado por aquele grupo de forma individual?"
"GENIAL, CHEFIA!"

Sério, me diz se não foi isso que aconteceu?

Sendo caçados por compatriotas, não tendo lugar para voltar e alguns recorrendo ao suicídio, restou aos sobreviventes encontrar um campo de batalha para morrerem com as honras que sempre esperaram.

Sinceramente? Coisa de gente bitolada.
Quando não é o governo fazendo lavagem cerebral para ter os melhores soldados, é um povo que já tem probleminha levando o negócio mais a sério do que deveria.

Ainda acho que várias sessões de terapia teriam mostrado aos integrantes da Mímico QUE DÁ PARA LEVAR OUTRO TIPO DE VIDA! NÃO SERIA TÃO DIFÍCIL, SABE?
O Mori, como chefe da organização no nível de uma Máfia do Porto, ou segue esse código de conduta ou não sobrevive por mais de algumas horas.
Como soubemos previamente, eles estavam sendo caçados pela Europa, então resolveram se arriscar na Ásia.

Aí entra a Máfia do Porto afrouxando as fronteiras para garantir que exista um problema tão irritante, que vai fazer o governo ser um pouco menos arisco com eles.

Ao que parece, a Agência de Detetives Armados ainda não estava ativa ou tinha membros insuficientes, pois em outros tempos ela seria encarregada desse serviço.

Sem a Agência o governo precisava recorrer à única força equivalente que tinha na cidade. Com a situação saindo do controle, Mori conseguiu tudo o que queria: o alvará para negócios especiais, dado a organizações paranormais reconhecidas pelo governo.

E apenas precisou dispor dos peões, mesmo que um deles fosse amigo do Dazai.

Assim, eu até poderia fazer toda uma frufruzagem para enaltecer a luta e o diálogo entre o Gide e o Odasaku, mas as cenas que realmente importam são as sobre o livro e as finais com o maior comprador de bandagens de Yokohama.

Nyanko-sensei... Quer dizer, Souseki Natsume, revela seu nome e entrega o volume final da história para o cuidador de órfãos. Porém, para a sua surpresa, as páginas que concluíam a história tinham sido arrancadas e a última frase antes disso parecia dialogar exatamente com quem ele era: "As pessoas vivem para salvar a si mesmas".

Nesse período o Odasaku era um matador de aluguel e viu naquele encontro fortuito um motivo para mudar de vida.

E mais uma vez a gente ri do Mori, porque até o Dazai fica sabendo por qual motivo o amigo não matava mais. PENSA NUM CHEFE QUE FOI ZOADO E PESOU A MÃO NA HORA DE "ZOAR"?

De qualquer forma, o discurso dele sobre liderança casa perfeitamente com o que foi dito ao Chuuya no Arco dos Quinze Anos na terceira temporada. Se brincar são até as mesmas palavras.

Para manter a Máfia do Porto funcional, ele fez tudo o que estava ao alcance, mesmo tendo que "cortar da própria carne" para que o seu objetivo fosse alcançado.

A animação da "Idade das Trevas" junto com os enquadramentos são sinceramente muito perfeitos. A história é muito bem contada.
De fato, leitor, não manjo muito desses detalhes técnicos, ainda assim, no básico, é isso que dá para dizer.

Não sou muito fã da trilha sonora também, só que daí já é por minha chatice pura.

Muito bem, vamos passar agora para a grande cena, que é quando temos o último diálogo entre os velhos amigos.

É interessante quando o Oda diz que é preciso se apegar a alguma coisa nessa vida para que assim ela tenha sentido e todo esse brilho que o Dazai achava que encontraria na máfia.

E constatou algo terrível: nada preencheria esse vazio.
Independente de estar entre o sangue e as guerras da organização criminosa ou ajudando pessoas, o vazio permaneceria sem encontrar uma "tábua de salvação".

E se a vida é realmente esse sofrimento, esse recipiente que nunca se enche, por que não estar do lado de quem socorre? É como se dissesse que a existência dele não seria em vão.

É uma pena que o Dazai só tenha aberto seu coração quando ocorreu o desastre com os órfãos.

Se lermos novamente a minha rápida pesquisa, é interessante perceber que o Odasaku é exatamente o tipo de personagem que o Sakunosuke Oda real escreveria: alguém teimoso, que vai até o fim pelos seus ideais e que também se deixa levar por sentimentos mundanos.

Ah.
AAAAHHHHHH.
ANDRÉ GIDE, FILHO DA-
ESSE PORRA É ESCRITOR, NÉ?
AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, CARALHO! NÃO ACREDITO QUE VOU TER QUE PESQUISAR MAIS UM ESCRITOR! É SÓ PORQUE EU TÔ COM SONO! NÃO PODE SER REAL ISSO...

É PRAGA DE OUGAI MORI, AQUELE SATANÁS DA MÁFIA!

Eu bem adiantei que aqui a Kimono chora e a Mamãe Kimono não vê.
Eu fico pensando se, para o Odasaku, o Dazai também não era um de seus estimados órfãos. Alguém que estivesse numa faixa etária que pudesse considerar como "companheiro".
Quem foi André Gide?
(Além da pessoa que não vai me deixar dormir tão cedo?)

No anime: Era líder da Mímico com o poder de prever entre cinco a seis segundos do futuro antes de algum perigo iminente.

Na vida real: Foi melhor que seu personagem. Foi um escritor francês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1947 com "Corydon", um livro destinado a combater os preconceitos homofóbicos de sua época. Era abertamente homossexual e se posicionava a favor dos direitos dos homossexuais.

Apesar da origem fortemente burguesa, acabou se encantando pelo comunismo, ainda que não tenha, durante toda a sua vida, se filiado a nenhum partido. Para Gide, o importante era a literatura.

Seu poder "A Porta Estreita" é inspirado na história de mesmo nome.

Curiosidades: O Wiki não soube dizer a relação entre o personagem e a religião católica, algo que o Wikipédia complementa.
O André Gide real tinha base católica por parte de pai e protestante por parte de mãe, o que acabou corroborando para a visão de "pecado" e "sujidade" com a sua sexualidade quando ainda era um estudante. Assim como não se filiou a nenhum partido político, também resistiu a conversão religiosa.

Acabou se casando com uma prima, por quem tinha adoração e um amor especial, ainda que nunca tenha consumado o casamento. Teve uma filha com outra mulher, que só foi assumida depois da morte da esposa.

Sim, durante a juventude teve casos hétero e homossexuais... O que poderia revelar uma bissexualidade talvez?

Wikipédia: André Gide
Wiki: Bungou Stray Dogs - André Gide

Como o Twitter é mágico e pessoas maravilhosas interagem comigo, estava eu reclamando do tamanho do texto sobre o Gide, quando a Mai (mencionada lá no início do post) fez uns questionamentos muito interessantes que acho que valem a pena ser discutidos aqui.

Primeiro tweet: Acho que sim, que existe uma relação entre o personagem ser líder de um milícia e sua versão real. Pela rápida pesquisa que fiz (GENTE, NÃO SOU ESPECIALISTA, VOCÊS PODEM LER TUDO ISSO NO PRÓPRIO WIKIPÉDIA), o autor não se meteu em luta armada, PORÉM, por ter sido fundador da revista Nouvelle Revue Française e por conta de suas próprias escritas, sofreu muitos ataques. Se defendendo algumas vezes, em outras deixados os amigos fazerem isso e em mais algumas "cagando e andando".

Sem falar que o estilo de vida dele (por ser homossexual) já rendia ataques totalmente gratuitos.
Talvez a relação entre o Gide de BSD e o real fosse exatamente essa de resistência e de não ter um lugar para se sentir acolhido.

Segundo tweet: É um tanto engraçado os personagens no anime terem poderes idênticos, uma vez que, de uma forma ou de outra, ambos foram inspirados no que a sociedade considerava "decadente": a boemia e os personagens "inapropriados" para a época de Sakunosuke Oda e a vida íntima e os escritos igualmente "inapropriados" de André Gide.

Sobre a escolha do nome da organização, meu chute leviano seria exatamente pela brincadeira dos poderes idênticos do líder e de um membro do baixo escalão inimigo.

A habilidade? Aparentemente não mostra relação com a obra "A Porta Estreita".
Agora o fim do personagem sim, já que a protagonista do escritor morre por uma doença auto-imposta. Não deixa de ser o que o Gide da Mímico buscou: uma condição especial para a sua própria morte.

Muito bem... Do que é mesmo que eu estava falando anteriormente? *chora*

Antes disso, deixa eu aproveitar o espaço e ENCHER LINGUIÇA e comentar sobre esse curioso "achado" que fiz durante a pesquisa do Ango Sakaguchi. Existiu um anime publicado na Temporada de Outono de 2011 chamado Aoi Bungaku (Madhouse) e que adaptou em alguns episódios histórias de Osamu Dazai, Ango Sakaguchi, Souseki Natsume e Ryuunosuke Akutagawa.

Opa.
No MAL tem alguns trailers... OBA! VAMOS INCLUIR AS ANÁLISES NO POST, PORQUE SIM! Pelo menos dá uma sustância nesse meu texto mirrado...

Sakura no Mori no Makai no Shita (Ango Sakaguchi) - Trailer curto PRA PORRA! Fala de um romance entre um bandido da montanha e a moça que ele sequestra. Também conhecido como "Síndrome de Estocolmo". Parece bom. Nada mais a declarar.

Ningen Shikkaku (Osamu Dazai) - Ainda bem que vocês não podem ver a minha cara, que está num misto de susto, horror e confusão.

Bom, o Dazai original não é nem de perto um dos meus favoritos, e não digo pela obra, pois só li trechos aleatórios em inglês, é pelo conjunto de vida também. Ainda assim, o tanto de adaptações especificamente desse livro nos últimos tempos é realmente curioso.

Tem animação na Netflix (Human Lost com participação de Mamoru Miyano no elenco), tinha um filme live-action/dorama também...
Fico sinceramente instigada para ler "Declínio de Um Homem".

Qual meu autor favorito entre os japoneses de Bungou? Com certeza começa com o Atsushi Nakajima e depois passa por Edogawa Ranpo. Já os estrangeiros, que tive acesso à leitura, são: Edgar Allan Poe, Agatha Christie (rainha, o resto nadinha) e Lucy Montgomery.

Tenho o "Mulherzinhas" de Louisa May Alcott e "Memórias da Casa dos Mortos" de Fiódor Dostoiévski, que ainda não foram lidos.

Sim, Bungou destruiu a minha vida. Num ótimo sentido.

Kumo no Ito/Jigoku Hen (Ryuunosuke Akutagawa) - Bom, os trailers não mostram praticamente nada e são trinta segundos de várias imagens passando sem muita conexão. Bom, Kimono, acho que é assim que trailers funcionam... Não, pera...

Hashire, Melos! (Osamu Dazai) - Aparece um cara escrevendo ao pior estilo Death Note E EU PENSEI DE CORAÇÃO QUE ALGO ESTAVA MUITO ERRADO! Daí tem uns caras lutando e muda para outro jogando as folhas de seus escritos para o alto... Tá bom.

Kokoro (Souseki Natsume) - Não tem trailer, mas faz parte dessa coletânea.
Eu poderia ter falado do ato de retirar a bandagem do olho direito do Dazai, uma espécie de herança que o Odasaku acaba deixando para o amigo. É como quem diz: "Veja a vida com os dois olhos, não apenas com a 'falta de cor' do esquerdo e a escuridão do direito. há um mundo lá fora que deve ser visto por completo".
Certo, leitor, essa parte do post virou praticamente uma miscelânea.
AINDA FALTA ALGUMA COISA PARA SER COMENTADA?

Ah.
Lembrei.
Cu.

Falta falar do Tiozinho Careca de Barbicha!
Mano, eu desisto de Bungou. Não existe mais surto ou comentário aleatório para esse anime. É só pesquisa, pesquisa, mais pesquisa, outra pesquisa, PESQUISA...

SENHOR BONES, TEJE PROIBIDO DE TRAZER UMA QUARTA TEMPORADA, POIS A KIMONO ESTÁ MORTA DESDE A PRIMEIRA. DÁ NÃO! TENHO CONDIÇÃO NÃO! SÓ TEM PESQUISA NESSE TEXTO! EU NÃO AGUENTO MAIS! EU VOU MATAR O ANGO!

Por quê?
Porque a culpa de tudo de escroto que aconteceu foi dele.
O Mori tem imunidade por ser chefe da máfia e não ter revogado minha credencial.

Quem foi Santouka Taneda?
Não quero saber e, no momento, tenho raiva de quem sabe.

PUTA QUE PARIU!
O PERSONAGEM É A CARA CUSPIDA E ESCARRADA DO ESCRITOR!
EU ESTOU RODOPIANDO FEITO O PIÃO DA CASA PRÓPRIA, LEITOR!

No anime: É diretor da Departamento de Habilidades Especiais. É conhecido do presidente da Agência, foi responsável por liberar o alvará que deixa a Máfia do Porto fazer e acontecer em Yokohama, e arranjou um emprego menos escroto para o Dazai.

Seu poder não foi revelado durante as três temporadas de anime e pouco se sabe sobre o Taneda de Bungou.

ATENÇÃO!!!: NÃO PROSSIGA A LEITURA SE TIVER GATILHO COM O TEMA >> SUICÍDIO << !!!

Na vida real: Nascido Shouichi Taneda, foi um escritor japonês e um poeta de haiku. É conhecido por seu estilo de verso livre, que vai contra as regras formais desse tipo de poesia. Seu mestre foi Seisensui Ogiwara.

Teve problemas com bebida alcoólica e o suicídio era um tema relativamente recorrente na sua vida, visto que, sua mãe se jogou no poço de casa por não aguentar mais as traições do marido, seu irmão mais novo morreu assim e ele mesmo tentou algumas vezes esse tipo de morte, não conseguindo concluí-la.

Inicialmente de uma família bem abastada, sofreu com a má gestão do pai para negócios e suas dívidas.

Morreu dormindo aos cinquenta e sete anos, tendo publicado sete coleções de poemas e várias edições da revista Sambaku, criada por ele mesmo.

Curiosidade: O dublador do personagem é Fumihiko Tachiki. Seus principais destaques são Kenpachi Zaraki de Bleach, Gendou Ikari de Neon Genesis Evangelion (GAINAX) e Terada de Mob Psycho 100.

O escritor real foi preso por comunismo após o Grande Terremoto de Kanto.

Wikipédia: Santouka Taneda
Wiki: Bungou Stray Dogs - Santouka Taneda

Agora chega, leitor.
Não há mais nada para ser comentado sobre este episódio. A gente se vê no próximo! Tchau!

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Bungou Stray Dogs 2!

Por Kimono Vermelho aquela que fez este post a partir das quatro da manhã, tomou um belíssimo café da manhã e vai dormir depois das dez... Tudo isso em plena TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL! - 11/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/