quarta-feira, 11 de março de 2020

Mob Psycho 100 - #05 e #06

E aí, leitor? Curtindo o retorno do blog?
Ainda lembra quem sou eu? Recorda este anime adorável sobre um "cabeça de lego"?

Se não está com problema de memória, SE JUNTE AOS ANORMAIS E PARANORMAIS para ler mais este post!

Nos episódios anteriores... o Mob só queria curtir sua vida na paz, tranquilidade e talvez algum ganho de músculos... MAS NÃO! Sempre tem uma pedra no meio do caminho. Quando não é a religião do Geleca, são os tretentos da escola dele arranjando confusão com gente de outra escola. SE BENZE, MOB!

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Posso te pagar um psicólogo, Ritsu?


Mob Psycho 100
5º episódio
A criança usando o uniforme de Educação Física e a outra com o uniforme normal. É tudo para "desmerecer" o protagonista e mostrar que mesmo não estando todo legal e bacanudo, ele ainda pode dar uma surra COM PALAVRAS num moleque metido? Aham.
Opinião: Não, leitor, você não perdeu a sanidade!
Se bem que por estar lendo o meu blog e visitando essa empoeirada Limbosfera, podemos até achar que perdeu, não é mesmo?

SIM, REINICIAMOS OS TRABALHOS!
Ano novo! Casa nova! Internet nova! Temporadas novas! E a mesma Kimono, uma senhora na casa dos seus duzentos anos, falando abobrinha sobre animes! YAY!

Agora que estamos todos felizes, vamos pular para o que realmente interessa: FOFOCA DAS ERA REIWA!

Não, leitor, VOCÊ NÃO ESTÁ NO POST ERRADO! ISTO AQUI NÃO É KIMETSU NO YAIBA... Se bem que, contando direitinho, acho que tenho pelo menos dois filhos fofoqueiros: Tanjirou de Kimetsu e Musa de Kaze ga.

Enfim, vamos à fofoca da Era Reiwa!

QUEM É QUE DEPOIS DE APERREAR AS IDEIAS DO MEU BEBÊ "CABEÇA DE LEGO" VAI SAIR COM UM PENTEADO NOVO NO FINAL DO POST?

Segurem suas madeixas, que hoje o babado VAI SER FORTE e o bagulho AINDA MAIS INCRÍVEL!

E não é que foi mesmo chocante para o loirinho imbecil encontrar outro paranormal?

Fico pensando aqui na merda que vira o meu cérebro quando lembro que o Yoshitsugu Matsuoka, além de fazer essa voz suave, que acaricia os nossos ouvidos, também dubla o retardado do Inosuke de Kimetsu. Sério, leitor, nunca vou conseguir superar.

Também nunca serei capaz de superar as boas lições que o Reigen passou ao Mob, mesmo sendo esse charlatão imbecil.

A impressão que dá é que o Teruki viveu uma vida de Bakugou: sempre reconhecido por seus poderes incríveis, mimado e temido por todos a sua volta.
Não tem nenhum limitador moral, porque não existiu uma conversa que criasse essa condição antes do poder subir à cabeça.

Sempre bom lembrar que o protagonista se encontra com o Reigen desde que era bem mais pirralho, e o doido foi o único a saber lidar melhor com as habilidades do garoto.

E o mais interessante, depois do flashback, é que vemos um Mob que não depende somente dos conselhos dos outros, como também tem sua própria opinião. Pode não ser para todos os assuntos, porém, relacionado aos poderes, o menino sabe bem o que quer e o que não quer fazer.

Talvez por receber esse limitador moral e ninguém tê-lo colocado numa posição de extremo destaque, além da sua própria personalidade retraída, o Mob seja bem mais consciente sobre tudo o que a paranormalidade representa dentro de uma sociedade e da vida de um indivíduo.

É, leitor, eu também queria estar gargalhando feito uma louca e fazendo piadas ruins, só que o anime pede essa seriedade. Lidem com isso.

O mais legal de quando o Mob está levando uma surra do "grande poder" de Seu Teru "aguarde suas madeixas caírem", é que o Covinhas começa a ficar irritado com aquilo.

Não somente pela demonstração de força, e sim por estar batendo em alguém que ele se importa. SIM, SE IMPORTA SIM E CHORA MENOS, GELECA!
Mob é aquela criança certinha que nunca se machucou com faca, já o Teruki... DOEU? DOEU MUITO QUANDO VOCÊ VIROU UM OCHIMUSHA, TERUKI?
"O mais legal de quando o Mob está levando uma surra (...)" - Coisas que você nunca esperaria ver uma mãe dizer... Desculpa, Shigeo, meu filho amado. ERA SÓ PARA FAZER SENTIDO COM O QUE EU DIRIA EM SEGUIDA!

Covinhas tenta levar na diplomacia, mas quando o guri mostra que está pouco se lixando e que vai continuar batendo no meu filho, GELECA MOSTRA SEU PODERIO!

Geleca... Que poderio, Geleca?
Bom... Seu sacrifício não terá sido em vão...

Fez até o núcleo do Covinhas desaparecer, é?
Seria uma pena, Seu Teru "em breve com o penteado do Geraldo Alckmin", se de repente eu te contasse que se livrar de fantasma japonês é bem mais complicado do que parece.

Nem sete minutos e meio e o Mob já está na metade do rumo para explosão.
Vai, metido, provoca mais até a gente ter uma bela visão do seu novo corte de cabelo...

"Poxa, Kimono, acabei de assistir o episódio e você nem para fingir que vai ficar chocada com o que acontecerá em breve?" - Leitor, melhor análise zoeira que esta você não encontrará na Limbosfera Otaku.

Talvez na Blogosfera.
Se bem que o pessoal lá é mais sério e centrado.

Teruki falando bosta, Mob lembrando das poucas coisas boas que o Geleca falava e... MEU AMIGO, O QUE FOI ESSE SOCO NO MEIO DA BOCA QUE MEU FILHO DEU só usando palavras?

Vish...
Disse que o Covinhas, comparado ao loirinho, era muito mais gente boa...
EITA QUE AGORA QUE O BAGULHO FERVE!!!

Ok, sacanagem achar estranho o Inosuke quando o Teruki fica berrando feito um idiota. Ok de novo QUE O INOSUKE PARECE QUE SAIU DO HAKONE, fugitivo total de manicômio judiciário...

Certo, o Teruki perdeu o controle da raiva e logo logo a gente vai ver o MELHOR CORTE DE CABELO DA HISTÓRIA DO JAPÃO ATUAL.

Entendo quem tenha votado em Kimetsu para melhor luta e que não era a deste episódio que foi para a votação do Anime Awards, mas... PORRA! O BONES NÃO SONEGA IMPOSTOS E FEZ UM TRABALHO MARAVILHOSO NAS DUAS TEMPORADAS DE MOB! NÃO MERECIA MESMO VENCER AQUELA CATEGORIA?

Apesar de amar Kimetsu e pagar uma colher de pau pelo ufotable, o Bones estava merecendo mais. Nem achei aquele episódio 19 tão grandioso assim.
Só é bom porque tem Tapioca depois.

Enfim, sem mais spoilers de outro anime, sigamos com Mob Psycho 100.

Os gritinhos de loucura do Teruki!!!
O INOSUKE É UM SANTO PERTO DESSE PARANORMAL DESCONTROLADO!

HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
Mob sendo jogado para outra sala depois de receber uma pressão enorme de energia e só fala "ai", como se tivesse dado uma batidinha no móvel, quase sem importância.

EU AMO UM BEBÊ PARANORMAL E ELE SE CHAMA SHIGEO KAGEYAMA!

Lei.
Tor.
Você não sabe o que eu fiz e só percebi agora que a gente chegou na cena das facas...
Eu amo essa criança num nível, que sou capaz de dar uma surra no Teruki ainda hoje.
Eu tinha aumentado o tamanho da tela para fazer outro post e esqueci de colocar em 90% para assistir o anime, que é como faço sempre. NÃO É À TOA QUE OS PRINTS ESTÃO ENORMES! Eu tô rindo e é de desespero.

Bom, já era. Vai ficar assim por pelo menos ESTE EPISÓDIO.
De fato, Mob, "um grande acidente".

Ah.
AAAHHHHH!
Ele falava sobre o mais novo "aeroporto de mosquitos" que se instaurou na cabeça de Teruki Hanazawa... Pfff...

MANO, PELO AMOR DE DEOS MATOBA! EU NÃO CONSIGO PARAR DE RIR!
E EU REALMENTE ACHEI O TERUKI COM CARA DE SAMURAI DESONRADO USANDO A GRAVATA COMO ESPADA!

MAAAAAAAAAAAAAANO, EU VOU ROLAR NO CHÃO DE TANTO RIR DA DESGRAÇA DO PARANORMAL QUE SE ACHAVA A ÚLTIMA BOLACHINHA DO PACOTE!

ALGUÉM ME ACODE QUE EU TÔ GOSTANDO MUITO DE RIR DA CARA DESSE IDIOTA!

Meu.
Deos.
Matoba.

Mob descendo a letra bonitinho no Teruki, dizendo que ele não tem autoconfiança, que sem os poderes não sobra nada... MANINHO DO CÉU, O QUE É ESSA PORRADA QUE O LOIRINHO OCHIMUSHA ESTÁ LEVANDO sem o uso de poderes paranormais?

E é curioso que justamente nessa hora o garoto da Vinagre Negro não revide com as habilidades. Ele usa as mãos para esganar o Mob, ou seja, numa interpretação alternativa, pode-se pensar que o Teruki COMPREENDEU sua condição como ser ordinário, sem nada de excepcional além da paranormalidade. O ato de despejar seu ódio e culpar o "cabelo de cuia" é exatamente essa não aceitação, uma tentativa falha de manter aquela ilusão.

É muito doido perceber como essa história foi bem trabalhada pelo autor e lapidada como um diamante pela equipe que produziu o anime. O diálogo do Teruki com o Mob, quando este estava sendo esganado e perdia aos poucos o fôlego e a consciência, além das tentativas de socar o adversário.

Ali dá para ver que o protagonista, mesmo não sendo tão forte ou estando em condições de bater em alguém, sente pena de seu agressor e se recusa a ir contra seus próprios princípios.

Daí vemos um flashback que explica um pouco mais sobre o comportamento do irmão mais velho do Ritsu diante de embates. Mob evita-os de todos os modos, tendo ou não condições para revidar. E ainda nos revela um trauma dos irmãos Kageyama, quando são abordados por alunos mais velhos na época em que pareciam estar no jardim de infância ou primeiro Ensino Fundamental.

Ao que tudo indica, o Mob perdeu a consciência e o que viu depois disso foi sangue e gente machucada, incluindo seu irmão mais novo.

EITA, TERUKI, VOCÊ ACORDOU O MOB ???%.

"É zoeira, né? O que é que eu fui despertar?" - A pior coisa que você poderia despertar no universo, queridinho. Agora aguenta.

Doloroso essa criança passar por tanta dor...
Pelo menos chorou, botou um pouco dessa tristeza para fora, além de ter usado seu 100% para reconstruir a escola.

NÃO PEDE DESCULPAS PELAS ROUPAS NÃO! FOI MERECIDO ELE FICAR PELADO E COM A MÃO NO BOLSO! Só reforçou como o panaca é ordinário!

TERMINEI O EPISÓDIO!
E o que mais posso acrescentar ao que já foi dito?

Bom...
Talvez que a relação pacífica dos irmãos Kageyama se deve principalmente ao medo do Ritsu, de que aquele acidente com os estudantes mais velhos se repetisse.

É notável o desespero dele quando vê o noticiário.
Eu gosto muito em como o design de personagem aqui deixa o "bonitinho" feio. É como se quisesse mostrar o que tem debaixo desse rostinho bonito com personalidade horrível.
Era ou não era melhor TER IDO NA PADOCA com a crush, Teruki? PFFF...
Melhor ainda é a menininha dizendo que viu um ochimusha voando.
EU NUNCA VOU RIR O BASTANTE DA DESGRAÇA EM QUE CAIU TERUKI HANAZAWA!

Bom, foi um episódio basicamente para mostrar que ninguém, até o momento, é mais forte e perigoso que o Mob, e por isso o personagem tem essa forte determinação em não abusar de seus dons.

Além disso foi a primeira vez que o garoto se encontrou com outro paranormal da sua idade. Digamos que para um encontro desses, tudo saiu muito fora do planejado, ainda que depois do acidente das facas eles tenham se apresentado.

É bem coisa de shounen de lutinha.

Teruki: Eu te reconheço. Qual o seu nome?
Mob: Kageyama, Tobio Shigeo Kageyama.
Teruki: Kageyama... Eu sou Hanazawa, Kana Teruki Hanazawa.
Mob: Ah. Prazer em conhecê-lo.
Teruki: PRAZER É O ESCAMBAU, MOLEQUE DOS INFERNOS! EU TE RECONHEÇO COMO RIVAL! COMO INIMIGO!
Kimono: A famosa frase que inicia amizades em shounens de lutinha.
Teruki: CALA A BOCA, BLOGUEIRA DOS INFERNOS!
Kimono: Tá certo. Se eu sou "dos infernos", obviamente meu filho teria que ser do mesmo lugar.
Teruki: WTF?!
Mob: Mãe...

Ah, sim!
Conhecemos o Mob ???%!!!
Afinal, das outras vezes 100% de alguma coisa surgia para tomar conta do protagonista.

A narração do Covinhas é perfeita.
Aliás... Saudades, Covinhas. Por onde anda, Covinhas? Beijos, Covinhas!
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Próximo episódio, criançada! Não tem mais nada para ser visto por aqui! CIRCULANDO, CIRCULANDO!

Ou rolando de rir do cabelo do Seu Terochimusha!


Mob Psycho 100
6º episódio
Quem não conhece aquela pessoa que fica de orelha em pé quando tem briga no vizinho?
Opinião: Ritsu e seus problemas em não ter poderes paranormais que nem o irmão.

Essa cena na cozinha, que é simplesmente hilária e um tanto triste, mostra que independente de tudo, ainda temos uma criança aí. Aliás... Não seria a grande graça da história pensarmos que essa vontade do Ritsu em ter habilidades psíquicas não passa do desejo de uma criança, que inveja seu irmão mais velho?

Contudo, por que alguém com "status" como ele, iria querer esse tipo de coisa?
Ao que tudo indica o garoto não sofre bullying na escola e todos já o respeitam. Ritsu quer ter esse poder apenas por ter ou se sente inferior ao Mob?

Eu não sei lidar com o Reigen tratando espírito como se fosse download de internet.

Melhor ainda é o cliente querer SENHA DE COFRE e buscar por um médium que incorpore o espírito do pai. Não é mais fácil contratar alguém que arrombe o cofre?

Então, antes que algum leitor reclame que NÃO FALEI DO NEGÓCIO DA FACA... Bom, você assistiu o episódio, né? Pegou a referência, não pegou? ENTÃO PRA QUE QUE EU TENHO QUE FICAR REPETINDO AS COISAS?

"Mas, Kimono, você é a blogueira aqui..." - *Ignora* Bom, como bem disse o Reigen, tudo depende do uso da faca. O que o Mob fez no episódio passado foi se defender com a barreira, a partir daí as facas jogadas pelo Teru foram voando para todos os cantos... Até que aconteceu o acidente.

E não seria essa cena uma metáfora sobre o nosso próprio comportamento com os outros? É como a lei do retorno: o que você faz para alguém, volta em dobro, seja para o bem ou para o mal.

Curti muito a autodefesa do Reigen.

E não é que o rolê da Vinagre Negro DEU MESMO O QUE FALAR?
Agora é o Onigawara querendo implantar o tal esquema de "ás secreto", é a guria aspirante a jornalista indagando o Mob, perguntando se ele não encontrou outro paranormal e os dois saíram no pau...

EITA NÓIS, MOBIZINHO DO CÉU!

O Reigen é o que, filho?
Não sente poder paranormal vindo dele, então pode ser um médium paranormal...? Concordo com a coleguinha aí, que raio de regras são essas, neném?

É muito doido pensar que o Ritsu tem tanto medo que o irmão perca o controle, que depois de ver a turma do Onigawara tendo uma rápida conversa com ele, RESOLVE DENUNCIAR OS MOLEQUES PRO GRÊMIO!

Ritsu, querido, o trauma foi tão grande assim?

OI?
O RITSU TÁ NO TOPO DOS MAIS INTELIGENTES DO PAÍS?
Tem certeza, Kamuro? Não é fake news? Kamuro, está sofrendo da Síndrome de Oitava Série?

MANO, A GURIA BATEU NO MEU FILHO, CABELO DE CUIA!
MAAAAAAAAAAAAAAANO, GURIA!
Tome, amiga, você é doida de bater no paranormal que destruiu e reconstruiu a Vinagre Negro?
Vish...
Quem é esse guri mesmo? Acho que é o vice-presidente do grêmio, não?
A conversa dele com o Ritsu deu uma sensação de que o pré-adolescente não estava sendo o protagonista de sua vida, usufruindo de todo o seu status, e sim vivendo como auxiliar/escada para o irmão.

Revendo a cena e...
YOSHITSUGU MATSUOKA, É VOCÊ?
E pior que é mesmo...

Por algum motivo eu pensei que seria o Makoto Furukawa...
Acho que acabei associando ao Furukawa, porque quem dubla o Saitama e o vice-presidente do grêmio no Brasil é o Yuri Chesman. hahahaha

Enquanto o protagonista da nossa história está sentado num banco olhando os transeuntes, lá vai seu irmãozinho sendo angariado por um maluco de roupa estranha. É uma sensação de crente da "Hahaha" tentando algum assunto que faça um Kageyama segui-lo...

E no caso aqui, temos o tal Mitsuura, que faz pesquisas com paranormais.
Isso por si só poderia ser algo bem de vilão, porém, o que o tiozinho quer ali é desenvolver poderes em pessoas que nasceram naturalmente sem (para proveito próprio, sempre bom lembrar).

E aí somos apresentados a essa patota que eu não decorei o nome até a segunda temporada, então imagine se hoje vai rolar...

O telepata que torce a colher depois de muito esforço, a intuitiva com 62% de acertos (o que já é bem melhor que o Reigen... pfff), o moleque a pirocinese que só faz fogo por menos de um segundo e os gêmeos que podem se comunicar mesmo afastados. Esses dois são os mais interessantes.

E temos o Ritsu sendo chamado de "Shigeo". HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Eu ia deixar para comentar depois, tudo direitinho, sobre esse plano do Kamuro até a "revelação" do bode expiatório, só que...

GENTE.
QUEM É QUE TRABALHOU TRADUZINDO MOB PSYCHO 100? QUE SER HUMANO MARAVILHOSO FOI ESSE, QUE MERECE UM ABRAÇO AMIGO E UM PEDAÇO DE BOLO QUENTINHO?

Eu não sei lidar com o Kamuro dizendo: "Corre, que o tarado ficou puto!".

Crunchyroll, eu sei que demorei para confiar em você, minha linda, mas por que tão perfeita, me diz?

Muito bem, o episódio terminou COM O RETORNO DE GELECA!
E agora não tem como fugir, preciso fazer a análise.

O título "dissonância" representa perfeitamente tudo o que aconteceu nessa "metade do caminho". A relação que inicialmente parecia harmônica entre irmãos, causando estranheza, afinal, ser humano é um bicho que gosta de tretar, se mostra aqui totalmente falsa. Pelo menos por um dos lados.

O Ritsu tem uma mistura de admiração, medo e inveja do Mob, uma vez que, seus "padrões" não estão na inteligência de alguém, beleza ou se ela é boa de conversa. Tudo aquilo que o Reigen disse ao pequeno Shigeo e que foi lembrado na batalha contra o Teruki é exatamente o que não interessa ao irmão do garoto.

O frágil limitador moral de dois frustrados fez com que ambos "explodissem".
Aproveitando o problema com os delinquentes da escola, Kamuro, que também se sentia inferiorizado pelo irmão (ainda que por outros motivos), se alia ao filho exemplar do casal Kageyama.

No começo o garoto até acha desproporcional a ideia de desmoralizar o Onigawara, porém, depois que segue com o plano, até se empolga.

O bode expiatório perfeito: delinquente-chefe.
Apesar do surpreendente esforço em nunca faltar a uma aula ou chegar atrasado.

E, veja só, justamente no momento em que está melhorando seu comportamento, puxado pelo capitão do clube do Fomento Corporal, uma coisa dessas acontece.
Quando você critica o coleguinha, mas também adoraria abrir seus sonhos assim!
É engraçado perceber que o Kamuro se sente inferiorizado por não ser tão inteligente ou bom em alguma coisa como o irmão mais velho, mesmo sendo "presidente do grêmio estudantil" e, na escola, considerado "elite". É uma pressão pesada, que une o que os outros e o que você mesmo espera de si.

Enquanto no caso do Ritsu, o Mob é quem tem uma inveja SAUDÁVEL, sempre encantado com as boas notas e em como ele sabe lidar com a maioria das situações sem dificuldades.

A impressão deixada pelos últimos minutos de episódio é que o garoto tem potencial e o despertou a partir da frustração e raiva de não ser naturalmente como o irmão. A colher entortou toda e... OLHA SÓ QUEM VEMOS NO PORTÃO!

Lembrando que em episódios passados ele não enxergou o Covinhas, que conversava com o pobre protagonista que tinha acabado de acordar.

Sem falar que não é porque um irmão ou alguém da família tem talento para algo, que o outro necessariamente terá. A presunção, mostrada pelos flashbacks e posteriormente pelo comentário do Reigen, é o que mais pressiona o Ritsu.

E é importante lembrar que os principais personagens estão no início da puberdade, momento da vida em que estão começando a encontrar sua própria identidade e sentirem tudo de forma mais intensa.

Então apesar do julgamento em cima do Mitsuura como sendo "fantasia de criança", ele também quer realizar sua própria fantasia de criança.

Bom, leitor, se você tiver condições de assinar a Crunchyroll ou receber um passe de 48hrs, fica aqui a minha recomendação: assista Mob dublado em português.

O trabalho feito pela Úrsula Bezerra (diretora de dublagem) e o estúdio Unidub ficou MUITO BOM! E olha que eu sou uma chata com essas coisas!!!
Esse eu recomendo de coração mesmo!

E, não, não recebo nenhum mimo da Crunchyroll ou pagamento por essa propaganda gratuita. CRUNCHY, SUA LINDA, PATROCINA A LIMBOSFERA OTAKU!

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Mob Psycho 100!

Por Kimono Vermelho aquela que não gostava do Ritsu na primeira temporada por causa desse comportamento revoltado e que depois acabou adotando junto com o Shigeo - 11/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/