quarta-feira, 17 de abril de 2019

Mob Psycho 100 II - #04 e #05

Hoje não vai rolar nenhuma dobradinha, mas pelo menos o anime do gato finalmente deu as caras neste blog... depois de quase três meses.

Enquanto a blogueira tenta se acertar com o Cronograma-senpai, as coisas começam a ferver em Mob Psycho e sua segunda temporada!

Nos episódios anteriores... tivemos aquela dose letal de cagaço com todo o tipo de assombração (dos mais horripilantes aos mais bonzinhos). Em compensação, o Mob começou a pensar um pouco mais sobre si mesmo e o que julga ser ou não o correto.

Você por acaso conhece o Enchu, Mogami?


Mob Psycho 100 II
4º episódio
Engraçado... Passaram-se dois meses desde o último post e cá estou eu de volta, MAIS LOUCA DO QUE NUNCA!
Opinião: Se no post de um hora atrás dei altos surtos com Bungou Stray Dogs... Vou infelizmente ter que adiantar na introdução que aqui a piada ficou séria.

Das duas, uma: a Máfia do Porto não curtiu a brincadeira e está me sacaneando ou toda a minha crítica da 1ª temporada e zoeira caíram nos ouvidos de Kafka Asagiri e Harukawa35.

O NOME DO CLIENTE que chama uma galera paranormal para dar um "socorre"... é Asagiri.

Qual o nome da pessoa que escreve a história de Bungou? Kafka... ASAGIRI.
COINCIDÊNCIA? Das mais macabras, leitor!

Até parece que estão me botando na parede para não desistir de comentar a terceira temporada do anime, que, em breve, estará estourando pela Limbosfera.

Ao que tudo indica, batalhar por seis anos para tentar entender o que eu estava fazendo na internet e manter este blog, fez com que o universo conspirasse de tal maneira... que agora me tornei famosa.

FAMOSA NA OTAKUSFERA BRASILEIRA? Não, nem fodendo. As pessoas preferem gente que gosta de anime genérico e reclama de Fruits Basket (Natsuki Takaya).

TORNEI-ME FAMOSA ENTRE OS PERSONAGENS DE ANIME! 
Sempre soube que acompanhar eventos importantes ia me dar algum crédito!

A Limbosfera agradece.

E agora que já temos uma introdução e quantidade considerável de linguiça que enchi por aqui, vamos cair de cabeça na loucura que foram esses dois episódios de Mob Psycho II.

Você sabe que a coisa foi muito bem feita, quando o seu cérebro espera pela DUBLAGEM BRASILEIRA em vez da japonesa. Sim, aconteceu novamente, leitor. Eu jurei que escutaria a voz do Vagner Fagundes no Reigen.

Não que eu tenha deixado de amar o Takahiro Sakurai, porém... o trabalho da galera no Brasil ficou de bater não apenas Palmas, mas o Tocantins inteiro!

Obrigada, hoje estou afiada para fazer piada ruim.

E a bagaça foi forte neste episódio, hein?
Uma das coisas que mais me surpreendeu em Mob é que você NÃO DÁ NADA, acha que vai ser uma coisinha sem graça e que o ONE gastou toda a criatividade dele em One Punch Man.

LEDO.
ENGANO.

O cara pode até não desenhar tão bem quanto o Yusuke Murata (que ilustra o mangá do herói careca), mas sabe fazer um roteiro que dá gosto.

A história deste episódio pode ser dividida em três partes:
-A reunião dos paranormais;
-A introdução ao Keiji Mogami;
-O início do confronto entre o Mogami e o Mob.
EXIJO QUE MEU FILHO GANHE PELO MENOS 3 MILHÕES DE IENES, OK?
A "reunião dos paranormais" se dá na mansão de um empresário chamado Asagiri, que os chamou lá para que alguém ajudasse sua filha. A garota de 14 anos parece possuída por algum espírito e por isso mesmo está amarrada à cama.

Ele promete mundos e fundos para quem conseguir se livrar do "encosto" que a pegou, e por isso o local está abarrotado.

Além do Reigen e do meu filho paranormal, ainda temos a participação do Shinra, de um tal de Jodo (que aparece na introdução de todo santo primeiro episódio deste anime) e... AQUELE MOÇO DA "GARRA" QUE TINHA COMO BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO, ESPÍRITOS MALIGNOS!

Como esquecer, não é mesmo?

Enquanto está tudo na boa e bela paz de Deos Matoba, rola comentário de bonificação (SÓ TRÊS MIL IENES, MOB?) e até mais uma das mil e uma habilidades do Reigen: ganhar no pedra, papel e tesoura.

Sério, esse cara SÓ FALTA TER PODERES, porque de resto ele está feito!
É um ótimo massagista, mexe no Photoshop como ninguém... Podia sair do charlatanismo e começar a ganhar dinheiro de forma honesta só com essas habilidades magníficas... MAS NÃO, VAMOS FINGIR QUE TEMOS PODERES APENAS PELO HUEHUEHUE!

E isso que a gente nem comentou sobre a inteligência em usar a psicologia para sacar o que estava acontecendo ali. E SEMPRE BOM COMENTAR, QUE FOI O ÚNICO QUE NÃO CAIU NA CONVERSINHA MOLE DO MOGAMI, SE PASSANDO PELA MINORI!

Um homem desses estaria rico se estivesse no ramo certo.
E acho que essa é a graça do Reigen e um dos motivos que o tornam um personagem tão carismático e divertido.

Bom, pelo menos até aqui.
Ao que parece, dos pseudo-spoilers que peguei durante o tempo de hiato, o cara vai se mostrar alguém ainda mais digno de admiração mais para frente... além de passar uns constrangimentos.

É, leitor, eu sou a pessoa que pega pseudo-spoiler.
ISSO QUANDO EU MESMA NÃO ME SABOTO, como foi o caso da Minori, a menina de 14 anos possuída pelo Mogami.

Quem não conhece a história, poderia ter caído naquela conversinha de rebeldia, de que na realidade o pai é quem está sendo abusivo e etc, no entanto... LÁ FUI EU NO MAL FUÇAR. E quem fuça, leitor, ACHA.

Sempre lembrando aqui que eu não leio o mangá, portanto, estou totalmente livre de qualquer conhecimento prévio... além das cagadas que eu faço, como citado aí em cima.

É chocante que um cara com o Reigen, que nos primórdios da história eu achava o maior mala picareta de todos, bater a real na galera depois de APENAS UMA TROCA DE MEIA DÚZIA DE PALAVRAS!

E o pior que é por conta de detalhes que passariam despercebidos por qualquer outra pessoa. É como o episódio do "Assassinato na Rua D" de Bungou Stray Dogs em que vemos o Ranpo resolver o caso e o Dazai comentar com o Atsushi sobre algumas informações que estavam ali o tempo todo e nem todo mundo "pescou".
Um homem desses nem precisa de poderes paranormais. Ele já é totalmente fora do normal...
Quando uma segunda pessoa entra no tal quarto fechado, onde a garota não poderia ouvi-los, A BOSTA ACONTECE e aí chega a vez do Covinhas.

É ele quem faz a "introdução ao Keiji Mogami" e conta uma história que data pelo menos de quarenta anos atrás.

O moço citado era um conhecido paranormal que usava seus poderes em sessões espíritas para ajudar os outros, dava consultas e entrevistas pela TV. Só que de repente ele sumiu da mídia e tempos depois foi encontrado morto.

Pelo que conta o Covinhas, e que a gente vai ter um aprofundamento no próximo episódio, apesar desses poderes maravilhosos, o Mogami acabou se tornando um assassino. Ele tinha ganhar dinheiro para pagar um tratamento bastante caro que a mãe precisava, pois estava doente.

Acontece que ela acabou falecendo e isso fez com que o rapaz entrasse em desespero e resolvesse se transformar num poderoso espírito maligno e vingativo.

Por isso vemos nos primeiros segundos de episódio, alguém se aproximando de um local que o Covinhas e seus colegas assombravam. Aliás, o Geleia quase foi embora nessa brincadeira.

Ele conseguiu se safar por MUITO POUCO, como de costume.

Depois disso o caldo foi entornando cada vez mais, ao ponto do Reigen realmente arriscar a vida e quase morrer. Ele levou uns belos de uns cacetes.

Aliás, ele e o resto da cambada paranormal.
Sobrou até para o pai da Minori, que impediu que o Mogami enforcasse o nosso charlatão preferido.

E daí foi a vez do Mob mostrar por que o estúdio Bones gasta dinheiro no lugar certo.

Já vou adiantar aqui, as sequências das lutas são simplesmente incríveis.

Depois de ver tanta temporada nova e assistir uma porrada de animes, no alto dos seis anos deste blog, acho que me sinto segura em dizer o que é realmente além do padrão. E Mob Psycho 100 II tem sim cenas incríveis, bem feitas, bem animadas e bem trabalhadas.
O Reigen é uma entidade à parte neste anime e deveria ser estudado pela Universidade de Kansei.
A equipe que se virou nos trinta para trazer esses belos resultados deveria ganhar bem mais que um parabéns! Acho que um bônus gordo em ienes não seria ruim, ainda que, segundo a indústria, um anime não arrecade nem perto do que gasta para tirá-lo do campo das ideias e torná-lo realidade.

Bom, se não dá para lutar com o Mogami por causa do mal que ele pode fazer ao corpo da hospedeira... POR QUE NÃO LUTAR DENTRO DELA?

E lá foi menino cabelo de cuia tirar ideia errada daquela experiência extra-corporal do episódio passado.

E isso que a gente ainda tem AQUELE AGRAVANTE: ele pediu para o Covinhas possuir o corpo dele, assim não ficaria desprotegido.

ATÉ O REIGEN FICOU RECEOSO!!!
Bom, a gente sabe que é isso que o Geleia tem desejado desde sempre, o controle do corpo e das habilidades do meu pobre filho fofinho.

Enquanto isso, o Mob conseguiu entrar no corpo da Minori (gente, isso soa muito mais horrível do que parece) e está agora numa treta mental contra o Mogami.

E quando a gente acha que ia ficar tudo de boa e voltaríamos para o SOSSEGO MERECIDO... O desgracento que virou espírito maligno E VINGATIVO virou o jogo e a mesa.

Bem que eu estava supondo que essa nova temporada não seria tão adorável e de boas quanto imaginava. TAVA NA CARA QUE IA ROLAR AQUELE TONEL DE "DOR E SOFRIMENTO".

Mob Psycho 100 II
5º episódio
Bom, não está falando nenhuma mentira... Por isso o pessoal vem tretar com o coitado.
ELE JÁ NÃO ESTÁ USANDO, CACETE! Deixa meu filho em paz, projeto de amiguinho do Enchu!
Opinião: Muito bem, hora de comentar o que ficou de fora da parte de cima, porque... PRIORIDADES.

Keiji Mogami é dublado por Akira Ishida.

Ultimamente esse senhor tem feito CADA PERSONAGEM ESTRANHO, que eu me pergunto se ele estava de saco cheio de dublar homão bonitão. É a única explicação plausível.

AH, MANO.
Então... Depois que eu assisto cada episódio, faço um rascunho com os meus comentários esparsos e surtos para depois ordenar tudo no post como vocês conhecem.

MAS, BICHO, OLHA O TAMANHO DO TEXTO QUE EU TENHO QUE BOTAR EM ORDEM E COMENTAR... Eu não estou nenhum pouco animada, ainda mais quando tenho que espremer meu cérebro para explicar as coisas.

"Tá no ramo errado da Otakufera então, Kimono" - E você está no blog errado, pois não pedi a sua opinião de ranho falante.

ALIÁS, QUE CENA LINDA DE QUEBRA DE DESGRAÇA COM O MOB CHAMANDO O COVINHAS DE "RANHO FALANTE"!

Esse anime tem um cantinho muito especial no meu coração, fala sério!

Este episódio pode ser dividido também em três partes:
-O Mogami;
-O Shigeo Kageyama;
-As cenas de luta.

Como esse último assunto já foi levemente comentado anteriormente, não vou chover no molhado e a gente vai pular as psicodelagens.

VAMOS FALAR DO PAU NO CU DO ROLÊ: KEIJI MOGAMI. 

E daí vou chamar o leitor para lembrar de Muhyo to Rouji.
Se você não assistiu, está perdendo a chance de ver outro dublador FANTÁSTICO fazendo um papel de psicopata transtornado: Hiroshi Kamiya.

Em suma, temos o vilão da história, chamado Enchu, que também muda a "chavinha" e despiroca da pior forma possível quando a mãe morre. E ele não é o único que faz isso no anime, só que daí viraria um senhor spoiler.

Tanto Enchu quando Mogami passam pela mesma situação: têm boas habilidades (mesmo o Enchu não sendo um gênio como o Muhyo), a vida é mais difícil para eles, tudo dá errado, a mãe morre e daí os dois perdem o prumo.

Pelo que conta o paranormal, a mãe vira um espírito maligno e o culpa, revelando que a doença dela foi causada pelo mal que desejaram a ele. Aquela coisa básica de inveja, de querer amaldiçoar os outros (episódios anteriores) e afins.

E infelizmente não estamos muito preparados para a cruel realidade da vida: coisas ruins acontecem para pessoas boas, por mais que elas se dediquem a fazer o bem.

Ninguém é imune à desgraça.

Então o Mogami culpa a sua ingenuidade de ter se doado aos outros e não ter recebido o mesmo em troca, por isso ele diz que se você não se fortalece, vira degrau para o sucesso dos outros.
O. REIGEN. DE. BOA. Pensa num cara mais cuca fresca que esse em Mob Psycho...
Ele se sentiu usado pela sociedade.
E por isso que, quando morreu, decidiu usar seus poderes para proveito próprio.

O que o episódio tenta fazer aqui é mostrar o choque entre duas realidades extremamente diferentes, em que um dos lados foi agraciado com boas relações e pessoas a sua volta, enquanto o outro caiu totalmente em desgraça.

São circunstâncias muito diferentes.

E é engraçado que aqui não tem NEM SOMBRA da existência do Reigen nesse tal universo paralelo criado pelo Mogami, o que me faz pensar sobre A IMPORTÂNCIA daquela conversa que ele teve com o Mob pirralhinho.

O Shigeo é naturalmente tímido, então naquele momento que os moleques mexeram com o Ritsu, as emoções dele afloraram num nível que ele não tinha controle e nem sabia da necessidade de ter.

Foi depois desse acontecimento que ele acabou procurando e encontrando o Reigen, que conversou com o garoto e botou o limite de não usar os poderes em outros seres humanos.

É por isso que o Mob segurou a onda quando encontrou o Mogami pela primeira vez dentro da Minori (gente, isso é muito horrível de escrever e de ler). Só no momento em que o cara pareceu um espírito maligno, que daí o menino não teve muita dó.

Mesmo assim é bom explicar algo imprescindível para trazer o leitor à terra: apesar dos poderes, o Mob é só um pré-adolescente que ainda está descobrindo o mundo a sua volta e se conhecendo melhor.

Esperar que o garoto faça milagre apenas por ter poderes é leviano.

Por isso a necessidade da intervenção do Covinhas.
O meu filho de cabelo de cuia ainda não tem maturidade psicológica para lidar com toda a experiência de alguém que é um adulto e passou por diversas situações de limite.

Por mais inteligente e habilidosa que uma criança seja, ela nunca poderá vencer um adulto em questão de vivência.

E o poder do Mogami se sobrepôs ao do Mob exatamente por ele parecer humano e o menino ter esse limitador. Por isso o universo paralelo parecia tão real.

Outra coisa interessante de notar é o recurso dos tons apáticos nesse ambiente. Assim como aconteceu em Kaze ga (13), aqui a sequência foi cada vez mais perdendo a cor, exatamente para trazer esse tom deprimente e deixar o psicológico mais abalado.

E falando em Kaze ga, parece praga por eu ter dito que ENFIARIA UM TIJOLO DE CONCRETO GOELA ABAIXO DO SAKAKI!

O BICHO É TÃO ESCROTO, que deve estar de conluio com o Mogami, pois nessa cena o pobre do Mob foi atingido por UM TIJOLO DE CONCRETO.
O humor desse anime faz com que a minha expectativa de vida aumente 5 anos.
MANO!
NÃO SEI QUEM EU ASSASSINO PRIMEIRO COM A MINHA AVAIANA DE PAU: SE O SAKAKI PELA PRAGA TER SE VIRADO CONTRA MIM OU SE O MOGAMI, QUE É O CRIADOR DESSA PORRA TODA!

E sabe qual a piada trágica, leitor?
Eu não tinha assistido este episódio antes de terminar aquele post de Kaze ga.

Aparentemente as coincidências vêm carcomer a minha alma de forma quase cômica, se não fosse assustadora. COINCIDÊNCIA COINCIDOSAS!

Não sei lidar... Deve ser um aviso do universo... ou de Deos Matoba querendo ver a Limbosfera pegar fogo!

Voltando ao anime, vemos o Mogami falar o óbvio, que os poderes paranormais vêm dos sentimentos de um indivíduo e que quanto mais negativos eles forem, mais poderosos se tornam.

É como se para existir um equilíbrio, você precisasse manter pilares para te sustentarem. Quando eles começam a ruir e começa a perdê-los, você começa a fraquejar, a se questionar e entrar em desequilíbrio. Até que em algum momento, o que te limitava some e o que sobra é o caos.

Em trinta minutos o Mob viveu seis meses de uma vida totalmente miserável e com o acúmulo de sentimentos negativos. Ele só perdeu o controle, porque a Minori e os colegas ameaçaram OUTRA VIDA.

Enquanto as coisas aconteciam apenas com ele mesmo, o protagonista aguentava. Agora quando ameaçaram matar o gato pelo simples prazer do ato, o menino se descontrolou.

Ou seja, até onde pôde, ele se manteve firme, sem usar seus poderes.
Por mais que o próprio Mogami tenha imposto essa regra, era mais para proibi-lo de ajudar alguém e não exatamente a si mesmo.

E como o Mob era a única vítima preferida, as coisas fluíram daquele modo.

Fico pensando se, não dependesse da influência do Mogami, as coisas não poderiam ter sido diferentes? Na vida real, muitas vezes as próprias pessoas impõem que a vida é isso e aquilo e não procuram mudar.

Ok que não é sempre que isso é possível, no entanto, há oportunidades para que algo seja feito.
Esse é um neném que eu vou pegar no colo, abraçar com muito carinho e fazer cafuné no final desse anime!
Uma das críticas sobre a sociedade e principalmente a sociedade claustrofóbica japonesa é quando ele diz que a Minori pratica bullying com o garoto para manter o status social, para mostrar quem é que manda. E que o Mob ali serve de degrau para que os outros tenham sucesso, além de reforçar o quanto a ingenuidade dele é prejudicial num mundo como esse.

Sem esquecer quando o Mogami diz que alguém abençoado como ele, preferia ter habilidades sociais do que aqueles poderes ditos como incríveis. Pois para o Mob eles eram inúteis.

Toda essa situação e o resgate do Covinhas fizeram com que o garoto percebesse que deveria ser mais grato por todas as coisas boas que aconteceram, além de fazê-lo entender um pouco mais sobre si mesmo e o que pode fazer com as habilidades que nasceu.

Ele foi capaz de mudar por estar cercado de pessoas e que não conseguiria isso sozinho. O que acaba casando perfeitamente com a mensagem passada por outros animes, como Tsurune no caso do Minato e Kaze ga no caso do Kakeru.

O quanto é importante conviver com outras pessoas, algo que o japonês evita a quase todo custo, não se abrindo ou permitindo aprender com outras experiências.

Eu só sei que brotou uma flor na minha cabeça também quando vi isso acontecer com o Mob no instante em que o Covinhas falou da Tsubomi.

PRÉ-ADOLESCENTE NÃO TEM JEITO MESMO!

Apesar das tristezas desse universo paralelo e do desespero que ele vivenciou ao ser engolido por aquela massa de espíritos malignos em sofrimento, tudo isso serviu de experiência para que o adorável menino de cabelo de cuia entendesse o que pretende fazer com os poderes que possui.

Desde o primeiro episódio, quando ele decidiu mudar e foi absorvendo os conselhos que recebeu daquela "falsa namorada", que está aberto a entender mais o mundo a sua volta e o que pode fazer para que ele se torne melhor.

O Mob está amadurecendo.
E juntamente com a sua forte esperança, agora ele quer servir como agente de mudança para aqueles que perderam a crença em dias melhores.
Essa cena do Mob seme, que nem o Hinahoho, deixou o Covinhas confuso!
Achei uma gracinha quando ele diz que foi bom conhecer a Minori, agora já livre do Mogami, e ela ficou emocionada (já tinha pedido desculpas antes por tudo que rolou). E aí eu fico pensando se aquela garota do universo paralelo não era a real Minori antes de ser possuída...

O traste que só deu nervoso na mãe dos irmãos Kageyama aqui FOI PEGO PELO MOÇO DA "GARRA". Eita que eu sinto que ainda vai dar aquela merdinha básica até o final dessa temporada.

Eu deveria muito comentar sobre o pessoal do site da religião do Mob que recebeu QUINHENTOS E FUCKING MILHÕES DE IENES, que vale um pouco mais de DEZESSETE MILHÕES E DUZENTOS E OITO REAIS?

É menos do que a Mega Sena acumulada.
Pelo menos da última vez que eu vi (08/04).

Reigen não indo pedir o prêmio, porque não queria se responsabilizar por todas as merdas que tinham acontecido.

"Bom, nada de bom vem em se afogar em dinheiro e poder." (REIGEN, Arataka)

AH TÁ QUE UM CHARLATÃO IA DEIXAR DE PEGAR UMA GRANA PRETA DESSA.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH TÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!
De vez em quando gosto de me enganar e pensar que o Reigen é uma boa pessoa...

É isso, cambada, chega de texto por hoje, já fritei os nossos cérebros demais.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Mob Psycho 100 II!

Por Kimono Vermelho aquela que quer montar um esquadrão de proteção ao Mob, pois essa criança é mais pura e abençoada que a água da fonte da novela da nove - 17/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/